CESSNA CITATION XLS
CESSNA CITATION XLS
CESSNA CITATION XLS+
CESSNA CITATION EXCEL
INTRODUÇÃO
Nos Estados Unidos e na Europa Ocidental os aviões da família Citation Excel estão entre os principais integrantes da frota da empresa de propriedade compartilhada e de táxi-aéreo NetJets, a maior operadora de aviões executivos do mundo. Aqui no Brasil, esses modelos são operados por várias empresas de táxi-aéreo, entre elas a TAM Aviação Executiva e a Icon Aviation.
CESSNA CITATION XLS+
CESSNA CITATION EXCEL
INTRODUÇÃO
Logo acima, o confortável Citation Excel, o primeiro modelo dessa moderna família de jatos executivos de porte médio, fabricado pela Cessna Aircraft a partir da década de 1990. Logo abaixo, o Citation XLS, uma sub-versão melhorada do Citation Excel, fabricado a partir da década de 2000, com algumas melhorias de sistemas, incluindo novos aviônicos.
O Cessna Citation Excel é uma confortável aeronave bimotor executiva de porte médio e alta performance, com capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com motorização turbofan da marca americana Pratt & Whitney, projetada para viagens interestaduais e internacionais, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Cessna Aircraft, que utilizou como base para sua criação dois projetos de jatos executivos, o Cessna Citation V e o Cessna Citation III, ambos também de porte médio.
Os principais concorrentes dos aviões da família Citation Excel são os modelos de jatos executivos de porte médio Embraer Phenom 300, Bombardier Learjet 45, Israel Astra SPX / Gulfstream G100 e Bombardier Learjet 31A. Além desses modelos de jatos executivos citados, o bimotor turboélice de alta performance de fabricação italiana Piaggio P180 Avanti também pode ser considerado um sério concorrente nessa faixa de assentos e velocidade, embora não seja um jato.
O jato executivo de porte médio Beechcraft Hawker 750, que faz parte da tradicional e respeitada família de jatos Hawker 800, está na mesma faixa de capacidade e alcance, embora seja um pouco maior, mais sofisticado e ainda mais confortável.
A TEXTRON AVIATION
Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.
Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o portfólio de produtos da Textron Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Na década de 1970 surgiram os jatos executivos da primeira geração, o Citation I e o Citation II, ambos para viagens interestaduais e internacionais. Depois, na década de 1980, vieram o Citation V e o Citation III, ambos de médio porte, sendo este intercontinental. O sucesso da Cessna Aircraft foi mantido na década de 1990 com o início da fabricação em série de outros modelos, entre eles o Citation Ultra e o Citation VII, este um derivado direto do Citation III, também com alcance intercontinental.
Os principais concorrentes dos aviões da família Citation Excel são os modelos de jatos executivos de porte médio Embraer Phenom 300, Bombardier Learjet 45, Israel Astra SPX / Gulfstream G100 e Bombardier Learjet 31A. Além desses modelos de jatos executivos citados, o bimotor turboélice de alta performance de fabricação italiana Piaggio P180 Avanti também pode ser considerado um sério concorrente nessa faixa de assentos e velocidade, embora não seja um jato.
O jato executivo de porte médio Beechcraft Hawker 750, que faz parte da tradicional e respeitada família de jatos Hawker 800, está na mesma faixa de capacidade e alcance, embora seja um pouco maior, mais sofisticado e ainda mais confortável.
A TEXTRON AVIATION
A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronave executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron Company, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.
Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.
Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o portfólio de produtos da Textron Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima e logo abaixo, o Citation Excel, o modelo original da família, tem vocação para transportar passageiros entre grandes, médios e pequenos aeroportos e aeródromos de grandes metrópoles e de municípios do interior. A combinação de asas retas com trem de pouso do tipo trailing link tende a resultar em pousos com toques suaves na pista. Um avião moderno, eficiente, refinado, confortável e seguro, ele não passa despercebido e causa uma boa impressão por onde passa.
O Cessna Citation Excel é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance interestadual e internacional, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 nos Estados Unidos pela Cessna Aircraft.
Conhecido também como Citation 560 XL, ele é um dos três projetos da família Citation Excel, todos eles pertencentes à linhagem Cessna Citation, esta composta por dezenas de modelos de jatos executivos, variando de jatinhos interestaduais e internacionais até sofisticados jatos intercontinentais de médio porte. O Cessna Citation Excel (pronuncia-se Césna Saitêchan Écssél) é um projeto derivado de dois modelos bem sucedidos da linhagem Cessna Citation, o Cessna Citation V, de asas retas e alcance interestadual e internacional, e o sofisticado Cessna Citation III, de alcance intercontinental.
Desde o início de sua fabricação em série, em 1998, o Cessna Citation Excel já saía de fábrica com um moderno e sofisticado conjunto de aviônicos EFIS - ElectronicFlight Instrument System, composto por duas telas PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e a tela MFD - Multi Function Display, ou multifunção, complementadas pelo FMS - Flight Management System, este o sistema de gerenciamento de voo, com interface localizada no console central.
O consagrado e confiável motor turbofan canadense Pratt & Whitney PW545A de alto desempenho que impulsiona o Cessna Citation Excel é uma das versões da série Pratt & Whitney PW500, uma opção moderna, racional e eficiente de propulsão projetada principalmente para jatos executivos, usada também para impulsionar outros modelos de sucesso no mercado mundial de aviação executiva, entre eles o Embraer Phenom 300 e o Cessna Citation Encore. Projetado nos Estados Unidos e no Canadá e fabricado no Canadá pela renomada fabricante americana Pratt & Whitney, ele possui um fan de estágio único acoplado a uma turbina de baixa pressão com dois estágios. O seu projeto é composto também de um compressor centrífugo de alta pressão acoplado a uma turbina de alta pressão com um estágio.
Esse motor é mais potente, mais eficiente, mais refinado e um pouco mais econômico que a tradicional e também consagrada e confiável motorização Pratt & Whitney JT15D usada para impulsionar a 1ª geração dos jatinhos da Série 500 da Cessna Aircraft. Ele consome menos combustível que os modelos clássicos de motores turbofans de geração anterior usados para impulsionar a 1ª geração da Série 500 de aviões executivos da fabricante americana. Ele foi projetado para um maior intervalo entre as revisões, com TBO - Time Between Overhaul de 5.000 horas no caso do Cessna Citation Excel, resultando em um menor custo operacional que as turbinas da geração anterior, estas largamente adotadas no clássico jato executivo CessnaCitation II, por exemplo.
Os freios do Cessna Citation Excel possuem anti-skid e o trem de pouso é do tipo trailing link, com haste de arrasto, para pousos mais suaves. As asas semi-retas do Cessna Citation Excel foram projetadas para permitir a operação tranquila em pistas de pouso pavimentadas de comprimento limitado. Por exemplo: Em um dia quente, com quatro passageiros adultos a bordo e metade dos tanques com combustível é possível decolar de uma pista de pouso de 1.300 metros de uma fazenda no interior do Estado de Goiás, no interior do Estado de Mato Grosso do Sul ou no interior do Estado de Santa Catarina e pousar em Campinas, por exemplo, apenas uma hora e meia depois, com reservas de combustível. Essas asas foram projetadas para terem bom desempenho em pistas curtas ou de tamanho médio, dependo da temperatura ambiente e do peso da aeronave, entre outros detalhes, o que resulta em um jato executivo confortável e confiável, com boa margem de sustentação para pousos suaves e previsíveis.
Porém, pra quem precisa viajar com frequência para Europa, África, Ásia e América do Norte é aconselhável comprar ou alugar um avião de alcance maior, um avião intercontinental.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima e logo abaixo, duas confortáveis e refinadas opções de configuração de assentos e de acabamento para o Citation Excel e suas duas subversões, o Citation XLS e o Citation XLS+, com espaço interno satisfatório para até sete ou oito passageiros. Essa cabine tem um corredor central rebaixado e totalmente plano, o suficiente para que passageiros com até 1,6 metro acessem a galley, na frente, e o toalete, atrás, sem necessidade de se curvar.
Os aviões com a marca Citation fazem parte de uma linhagem dividida em várias famílias ou ramificações de projetos de jatos executivos que, para efeito de marketing e para não confundir o cliente, foram mantidos quase totalmente distintos e com propostas diferentes ao longo de suas trajetórias, a linhagem mais econômica e mais simples, digamos, com uma proposta um pouco mais modesta (se é que isso é possível, já que estamos falando de jatos executivos), com asas retas, batizada pela fabricante Cessna Aircraft de Série 500 e as famílias mais sofisticadas, projetadas para viagens intercontinentais, batizadas pelo fabricante de Série 650, Série 750, Série 680 e, a mais recente, Série 700, a maior parte deles com asas enflechadas.
Na década de 1970 surgiram os jatos executivos da primeira geração, o Citation I e o Citation II, ambos para viagens interestaduais e internacionais. Depois, na década de 1980, vieram o Citation V e o Citation III, ambos de médio porte, sendo este intercontinental. O sucesso da Cessna Aircraft foi mantido na década de 1990 com o início da fabricação em série de outros modelos, entre eles o Citation Ultra e o Citation VII, este um derivado direto do Citation III, também com alcance intercontinental.
É praticamente impossível fabricar um avião intercontinental que não seja sofisticado, faz parte do negócio, porque ninguém gosta ser fechado em uma cabine de passageiros por horas e horas seguidas, sobrevoando oceanos, desertos e florestas, sem um mínimo de conforto biológico, tecnologia de entretenimento, telecomunicações e alimentação. Assim, os jatos intercontinentais possuem, quase que obrigatoriamente, um certo nível mínimo necessário de sofisticação, começando pela pressurização de cabine com climatização, passando pelo toalete e pela galley com água mineral, sucos, refrigerantes e refeições rápidas, estas geralmente aquecidas por microondas e / ou forno elétrico.
Mas a Série 560 XL não tem a proposta de voos intercontinentais, embora esse nível mínimo de sofisticação citado acima também esteja presente nela. Além disso, a travessia de oceanos, desertos e florestas é possível, em algumas situações ou casos, nos aviões dessa família, já que todos eles possuem a certificação FAR PART 25, embora as viagens intercontinentais não sejam o foco desses produtos da família Citation Excel, principalmente no aspecto de alcance.
Os três modelos de aviões da família Citation Excel possuem basicamente, em linhas gerais, os seguintes elementos:
- Fuselagem, incluindo cabine de comando e cabine de passageiros, criada originalmente para formar o confortável Cessna Citation III e, posteriormente, o Cessna Citation VII;
- Asas retas criadas para formar o Cessna Citation V e, posteriormente, o Citation Citation Ultra;
- Cauda, principalmente estabilizadores horizontais e deriva, criados para formar o Cessna Citation V e, posteriormente, o Cessna Citation Ultra;
- Motorização turbofan de alto desempenho Pratt & Whitney PW545, da mesma família de motores que impusiona o Cessna Citation Encore e o Cessna Citation Bravo;
O Cessna Citation Excel é uma aeronave derivada do Cessna Citation III e do Cessna Citation V, entretanto com um número significativo de mudanças, modernizações e melhorias que o torna um projeto diferente. Os engenheiros da Cessna Aircraft aproveitaram o projeto bem sucedido de asas retas e cauda do Citation V, porém as asas retas do Citation Excel não invadem o espaço da cabine reservado para os passageiros, pelo contrário, elas são fixadas totalmente sob a fuselagem, o que torna o corredor da cabine de passageiros plano, começando da porta de entrada da aeronave até o toalete.
O resultado é uma aeronave confortável e confiável, projetada para viagens interestaduais e internacionais, com novos e potentes motores Pratt & Whitney PW545A, e com capacidade bastante razoável de pousar e decolar em pistas de pouso curtas, com até 1.500 metros de comprimento, quando em temperatura ambiente amena e quando leve, ou pousar e decolar em pistas de pouso de tamanho médio, entre 1.500 metros e 2.000 metros, em dias mais quentes e com a cabine lotada de passageiros.
CITATION EXCEL
O Cessna Citation Excel é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas retas e motorização turbofan, com capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e internacionais, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Cessna Aircraft, que utilizou como base para sua criação dois projetos de jatos executivos de sucesso, o Cessna Citation III e o Cessna Citation V, entretanto com uma quantidade significativa de mudanças, modernizações e melhorias, incluindo refinamentos aerodinâmicos, que torna o Citation Excel um projeto quase completamente novo.
Durante a década de 1990, os executivos e projetistas da Cessna Aircraft acreditavam que havia uma pequena lacuna no mercado a ser preenchida entre o Citation Encore, que, aliás, ainda estava em desenvolvimento, e o Citation VII, principalmente nos aspectos de alcance e espaço interno, o que deu origem ao Cessna Citation Excel, que na prática é um meio termo entre os dois modelos de aeronaves. O curioso é que o projeto do Citation Excel não tinha a pretensão de tirar mercado de nenhum desses dois modelos, pois ele tinha mais espaço interno (volume de cabine) que o Citation Encore e um alcance menor que o do Citation VII.
Na verdade, foi uma decisão incomum da Cessna Aircraft, pois o Citation Encore e Citation VII já tinham condições de satisfazer proprietários e usuários de jatos executivos com vários perfis diferentes, como empresários, executivos, governantes, turistas, artistas e fazendeiros. Não foi, exatamente, um erro de estratégia da fabricante, porque a família Citation Excel é um grande sucesso de vendas, mas alguns anos depois o Citation VII saiu de linha de produção seriada, embora tenha sido bem vendido.
Durante a década de 1990, os executivos e projetistas da Cessna Aircraft acreditavam que havia uma pequena lacuna no mercado a ser preenchida entre o Citation Encore, que, aliás, ainda estava em desenvolvimento, e o Citation VII, principalmente nos aspectos de alcance e espaço interno, o que deu origem ao Cessna Citation Excel, que na prática é um meio termo entre os dois modelos de aeronaves. O curioso é que o projeto do Citation Excel não tinha a pretensão de tirar mercado de nenhum desses dois modelos, pois ele tinha mais espaço interno (volume de cabine) que o Citation Encore e um alcance menor que o do Citation VII.
Na verdade, foi uma decisão incomum da Cessna Aircraft, pois o Citation Encore e Citation VII já tinham condições de satisfazer proprietários e usuários de jatos executivos com vários perfis diferentes, como empresários, executivos, governantes, turistas, artistas e fazendeiros. Não foi, exatamente, um erro de estratégia da fabricante, porque a família Citation Excel é um grande sucesso de vendas, mas alguns anos depois o Citation VII saiu de linha de produção seriada, embora tenha sido bem vendido.
Considerando sua estrutura de asas e fuselagem, o Citation Excel é o resultado de uma combinação de características de pelo menos dois modelos de aviões da linhagem Cessna Citation, o Citation V e o Citation III. De certa forma, ele é um produto híbrido que aproveita o que a linhagem Cessna Citation tem de mais competitivo para o segmento de mercado no qual está inserido, porém a Cessna Aircraft decidiu encaixá-lo cuidadosamente numa faixa de volume de cabine e alcance que não afetasse negativamente o Cessna Citation Encore e o Cessna Citation X, optando pela nomenclatura já existente para os jatos da família Citation 560, nomeando-o para Citation 560XL.
A rigor, o projeto do Cessna Citation Excel, conhecido também como Citation 560XL, é uma combinação bem sucedida dos conceitos de fuselagem, cauda e asas de dois modelos de aeronaves bem diferentes da própria Cessna Aircraft, o Cessna Citation III, sofisticado jato executivo de porte médio, com alcance intercontinental, e o Cessna Citation V, jato executivo de porte médio com asas retas e alcance interestadual e internacional, porém combinando todos esses conceitos de partes e componentes com uma motorização não usada nessas duas aeronaves, o turbofan Pratt & Whiney PW545.
O Cessna Citation Excel é impulsionado por dois modernos motores turbofan Pratt & Whitney PW545 com 3.800 libras de potência / empuxo cada, totalizando 7.600 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de quase 800 km / h em uma altitude de 13.500 metros. O seu peso máximo de decolagem é de 8.700 kg, com alcance de cerca de 3.300 quilômetros, com a cabine lotada de passageiros e com reservas de combustível.
Ele é um dos mais confiáveis modelos de jatos executivos de toda a história da indústria aeronáutica mundial, com baixíssimo número de acidentes graves com vítimas fatais. Ele é um dos mais vendidos modelos de jatos executivos, com mais de 900 unidades fabricadas, incluindo os números de suas duas sub-versões, o Cessna Citation XLS e o Cessna Citation XLS+, esta equipada com FADEC - Full Authority Digital Engine Control, um sistema de monitoramento e controle dos parâmetros de funcionamento dos motores, que impede que eles ultrapassem níveis seguros de funcionamento.
Eles estão entre as melhores opções de jatos executivos disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas, embora a sub-versão mais recente Cessna Citation XLS+ ainda esteja em linha de produção seriada.
Os pára-brisas do Cessna Citation Excel são aquecidos eletricamente, ao contrário de outros modelos da Série 500, cuja maioria usa ar quente para aquecer os pára-brisas. Outra mudança ou modernização muito bem vinda no Citation Excel, em relação aos modelos clássicos da Série 500, é o ponto único de reabastecimento, que torna as escalas para reabastecimento mais ágeis, sem perda de segurança de voo. Além disso, uma peça extra de borracha foi acrescentada junto à porta principal para melhor vedação em voo de cruzeiro, o que ajudou a reduzir um pouco mais os níveis de ruído a bordo em relação aos outros modelos Cessna Citation fabricados anteriormente.
O serviço de esgotamento sanitário foi facilitado com o ponto de acesso pelo lado externo da aeronave.
CITATION XLS
CITATION XLS+
O Cessna Citation XLS é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas retas e motorização turbofan, com capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e internacionais, também desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 2000 pela Cessna Aircraft.
Basicamente, o projeto do Citation Excel foi mantido, mas com algumas melhorias, modernizações e atualizações do projeto original. Assim, o Citation XLS+ (pronuncia-se Plâs) passou a ter um cockpit ainda mais moderno e preciso em relação ao seu antecessor, com o conjunto de aviônicos digitais Collins ProLine 21, com quatro telas de cristal líquido, sendo duas primárias e duas multifuncionais, e a interface do FMS - Flight Management System no console central.
Além disso, a sua motorização passou a contar com o sistema FADEC - Full Authority Digital Engine Control, para atender a pedidos de potencias operadores.
ALTA TECNOLOGIA
Os aviões da família Citation Excel são o resultado de pelo menos duas décadas seguidas de acúmulo de experiências e conhecimento dos investidores, executivos e projetistas da Cessna Aircraft na fabricação de aeronaves de alto desempenho, com motorização a jato. Esses aviões reúnem uma boa parte do que de melhor a fabricante já possuía em know-how em Administração de Empresas e Engenharia Aeronáutica, inclusive com a implementação de mudanças, modernizações e melhorias em relação aos projetos anteriores de jatos executivos Cessna Citation.
O Cessna Citation Excel foi projetado e anunciado ao mercado, pela Cessna Aircraft, em 1994, a sua fase de testes práticos para certificação foi iniciada em 1996 e sua fabricação em série foi iniciada em 1998. Durante as suas fases de criação e desenvolvimento, verificou-se que seria possível reduzir o arrasto aerodinâmico em várias partes da estrutura do novo projeto, implemento várias tecnologias, entre elas a regra de área, para redução de arrasto aerodinâmico, com a fixação de carenagens em quase toda a parte inferior da fuselagem, começando próximo à porta principal até chegar ao seu cone de cauda. O objetivo disso é fazer com que o ar flua ou escoe harmonicamente ou suavemente, reduzindo o máximo possível a geração de arrasto. Além disso, optou-se por estreitar a fuselagem e o cone de cauda da aeronave bem ao lado dos motores, para reduzir o máximo possível a probabilidade de arrasto aerodinâmico entre as naceles dos motores, os pilones, a fuselagem e o cone de cauda.
Mas as melhorias e refinamentos não pararam por aí, optou-se também pela fixação de aletas ventrais no cone de cauda, para tornar ainda mais dóceis as aproximações para pousos, em velocidades mais baixas que as velocidades de voo de cruzeiro. E como se tudo isso fosse pouco, a aerodinâmica foi ainda mais refinada com a adição de fendas de estol nas asas e geradores de vórtices no extradorso. Todo esse esforço para tornar possível o trecho final de aproximação em torno de 198 km/h, próximo à cabeceira, em condições típicas de missão, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da temperatura ambiente, da altitude do aeródromo e do peso da aeronave.
Outra mudança em relação aos modelos da Série 560 foi a instalação de bordos de ataque de asas aquecidos pelo ar quente extraído do interior dos motores. Esse ar quente é extraído diretamente da parte interna dos motores e levado por dutos de metal até o bordo de ataque das asas, aquecendo-as e evitando assim a formação de gelo nas asas em altas altitudes de cruzeiro, o que é comum em jatos executivos, que, por natureza, têm melhor desempenho acima de 10.000 metros de altitude, lembrando que quanto mais alto mais frio é.
Por outro lado, os bordos de ataque dos estabilizadores horizontais continuam com as botas pneumáticas convencionais.
O Cessna Citation Excel, que é o modelo original da Série 560 XL, e o Cessna Citation XLS, que é uma subversão da família Citation Excel, não possuem FADEC - Full Authority Digital Engine Control, que é um sistema de controle de funcionamento e proteção para os motores. Em vez disso, eles possuem um aparelho um pouco mais simples, para ajuste automático de rotação dos compressores e acompanhamento da temperatura interna do motores, com avisos de alerta sobre eventual mau funcionamento, chamado EEC - Electronic Engine Control ou DEEC - Digital Electronic Engine Control, o que, na prática, é como se fosse um FADEC, mas sem a sua complexidade e elevada sofisticação, o que, naturalmente, teria um custo.
Os pára-brisas do Cessna Citation Excel são aquecidos eletricamente, ao contrário de outros modelos da Série 500, cuja maioria usa ar quente para aquecer os pára-brisas. Outra mudança ou modernização muito bem vinda no Citation Excel, em relação aos modelos clássicos da Série 500, é o ponto único de reabastecimento, que torna as escalas para reabastecimento mais ágeis, sem perda de segurança de voo. Além disso, uma peça extra de borracha foi acrescentada junto à porta principal para melhor vedação em voo de cruzeiro, o que ajudou a reduzir um pouco mais os níveis de ruído a bordo em relação aos outros modelos Cessna Citation fabricados anteriormente.
O serviço de esgotamento sanitário foi facilitado com o ponto de acesso pelo lado externo da aeronave.
CITATION XLS
O Cessna Citation XLS é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas retas e motorização turbofan, com capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e internacionais, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 2000 pela Cessna Aircraft.
A Cessna Aircraft deu continuidade ao programa de desenvolvimento de sua família de aeronaves Citation Excel, com o lançamento da sub-versão Citation XLS (pronuncia-se Écs-Él-És ou, simplesmente, Chís-Éli-Éssi, pra nós aqui no Brasil), que na verdade é um derivado direto do Citation Excel, com motores mais potentes. O Citation Excel e sua sub-versão melhorada Citation XLS são aeronaves praticamente idênticas no design e na estrutura de fuselagem e asas, entretanto o Citation XLS tem um peso máximo de decolagem aumentado em relação ao modelo original Cessna Citation Excel.
A Cessna Aircraft deu continuidade ao programa de desenvolvimento de sua família de aeronaves Citation Excel, com o lançamento da sub-versão Citation XLS (pronuncia-se Écs-Él-És ou, simplesmente, Chís-Éli-Éssi, pra nós aqui no Brasil), que na verdade é um derivado direto do Citation Excel, com motores mais potentes. O Citation Excel e sua sub-versão melhorada Citation XLS são aeronaves praticamente idênticas no design e na estrutura de fuselagem e asas, entretanto o Citation XLS tem um peso máximo de decolagem aumentado em relação ao modelo original Cessna Citation Excel.
CITATION XLS+
O Cessna Citation XLS é uma moderna aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com asas retas e motorização turbofan, com capacidade para transportar confortavelmente sete ou oito passageiros em viagens interestaduais e internacionais, também desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 2000 pela Cessna Aircraft.
Basicamente, o projeto do Citation Excel foi mantido, mas com algumas melhorias, modernizações e atualizações do projeto original. Assim, o Citation XLS+ (pronuncia-se Plâs) passou a ter um cockpit ainda mais moderno e preciso em relação ao seu antecessor, com o conjunto de aviônicos digitais Collins ProLine 21, com quatro telas de cristal líquido, sendo duas primárias e duas multifuncionais, e a interface do FMS - Flight Management System no console central.
Além disso, a sua motorização passou a contar com o sistema FADEC - Full Authority Digital Engine Control, para atender a pedidos de potencias operadores.
ALTA TECNOLOGIA
Os aviões da família Citation Excel são o resultado de pelo menos duas décadas seguidas de acúmulo de experiências e conhecimento dos investidores, executivos e projetistas da Cessna Aircraft na fabricação de aeronaves de alto desempenho, com motorização a jato. Esses aviões reúnem uma boa parte do que de melhor a fabricante já possuía em know-how em Administração de Empresas e Engenharia Aeronáutica, inclusive com a implementação de mudanças, modernizações e melhorias em relação aos projetos anteriores de jatos executivos Cessna Citation.
O Cessna Citation Excel foi projetado e anunciado ao mercado, pela Cessna Aircraft, em 1994, a sua fase de testes práticos para certificação foi iniciada em 1996 e sua fabricação em série foi iniciada em 1998. Durante as suas fases de criação e desenvolvimento, verificou-se que seria possível reduzir o arrasto aerodinâmico em várias partes da estrutura do novo projeto, implemento várias tecnologias, entre elas a regra de área, para redução de arrasto aerodinâmico, com a fixação de carenagens em quase toda a parte inferior da fuselagem, começando próximo à porta principal até chegar ao seu cone de cauda. O objetivo disso é fazer com que o ar flua ou escoe harmonicamente ou suavemente, reduzindo o máximo possível a geração de arrasto. Além disso, optou-se por estreitar a fuselagem e o cone de cauda da aeronave bem ao lado dos motores, para reduzir o máximo possível a probabilidade de arrasto aerodinâmico entre as naceles dos motores, os pilones, a fuselagem e o cone de cauda.
Mas as melhorias e refinamentos não pararam por aí, optou-se também pela fixação de aletas ventrais no cone de cauda, para tornar ainda mais dóceis as aproximações para pousos, em velocidades mais baixas que as velocidades de voo de cruzeiro. E como se tudo isso fosse pouco, a aerodinâmica foi ainda mais refinada com a adição de fendas de estol nas asas e geradores de vórtices no extradorso. Todo esse esforço para tornar possível o trecho final de aproximação em torno de 198 km/h, próximo à cabeceira, em condições típicas de missão, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da temperatura ambiente, da altitude do aeródromo e do peso da aeronave.
Outra mudança em relação aos modelos da Série 560 foi a instalação de bordos de ataque de asas aquecidos pelo ar quente extraído do interior dos motores. Esse ar quente é extraído diretamente da parte interna dos motores e levado por dutos de metal até o bordo de ataque das asas, aquecendo-as e evitando assim a formação de gelo nas asas em altas altitudes de cruzeiro, o que é comum em jatos executivos, que, por natureza, têm melhor desempenho acima de 10.000 metros de altitude, lembrando que quanto mais alto mais frio é.
Por outro lado, os bordos de ataque dos estabilizadores horizontais continuam com as botas pneumáticas convencionais.
O Cessna Citation Excel, que é o modelo original da Série 560 XL, e o Cessna Citation XLS, que é uma subversão da família Citation Excel, não possuem FADEC - Full Authority Digital Engine Control, que é um sistema de controle de funcionamento e proteção para os motores. Em vez disso, eles possuem um aparelho um pouco mais simples, para ajuste automático de rotação dos compressores e acompanhamento da temperatura interna do motores, com avisos de alerta sobre eventual mau funcionamento, chamado EEC - Electronic Engine Control ou DEEC - Digital Electronic Engine Control, o que, na prática, é como se fosse um FADEC, mas sem a sua complexidade e elevada sofisticação, o que, naturalmente, teria um custo.
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coréia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.
O Citation Excel, o Citation XLS e o Citation XLS+ são considerados modelos de aeronaves seguras, com um acidente grave com vítimas fatais registrado desde o início da fabricação.
No dia 13 de agosto de 2014, um Cessna Citation XLS+, matrícula PR-AFA, foi envolvido em um acidente grave na cidade de Santos, aqui no Brasil, matando os cinco passageiros e dois tripulantes a bordo. Essa aeronave era usada na campanha do candidato à Presidência da República Eduardo Campos, que também esteve entre as vítimas. As causas do acidente foram investigadas pelo CENIPA - Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, órgão militar da Aeronáutica do Brasil.
MERCADO
O alcance do Cessna Citation Excel pode variar. Segundo o fabricante, ele pode decolar com os tanques cheios de combustível, dois passageiros adultos e duas crianças a bordo e viajar non-stop cerca de 3.800 quilômetros. Mas à medida que o planejamento prévio da viagem contempla mais passageiros a bordo é necessário reprogramar a missão, talvez acrescentando uma parada para reabastecimento antes da chegada ao destino, dependendo da distância total entre origem e destino.
Na prática, o alcance do avião com seis passageiros adultos e duas crianças a bordo é de cerca de 3.300 quilômetros, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da velocidade de cruzeiro escolhida pela tripulação; do tempo (no sentido de meteorologia) em rota, na origem e no destino; e do comprimento da pista de pouso pavimentada na origem.
Neste caso, quanto lotado, não é possível decolar com os tanques cheios, mesmo assim é um bom alcance, o suficiente para decolar de Campinas, por exemplo, e viajar até Boa Vista, Macapá e Rio Branco sem necessidade de parada para reabastecimento no meio do caminho.
Não por acaso, então, ele é um dos modelos de jatos executivos mais usados por empresas de táxi-aéreo no Brasil, no transporte de empresários, executivos, fazendeiros e até artistas.
A americana Textron Aviation é a maior fabricante de jatos executivos do mundo, com cerca de 9.000 unidades fabricadas desde a década de 1970, incluindo os números de vendas das marcas Cessna, Beechcraft e Hawker. Em seguida vem a canadense Bombardier, com cerca de 5.500 unidades, incluindo os números dos produtos Learjet, Challenger e Global. Logo atrás vem a francesa Dassault Falcon, com cerca de 2.500 unidades, a americana Gulfstream, com cerca de 2.000 unidades, e a brasileira Embraer, com cerca de 1.200 unidades. Mas há também mais três grandes emergentes nesse mercado, a Honda Aircraft, a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft.
Nos últimos anos, o jatos executivos Embraer Phenom 300 e Honda HA-420 HondaJet têm conseguido se manter como os mais vendidos dos segmentos de médio porte e de pequeno porte, respectivamente, o que pode ser interpretado como um sinal de que está na hora da Textron Aviation enfrentar a concorrência com dois produtos completamente novos ou atualizados nesses segmentos, conhecidos também como mid light e very light.
Aqui no Brasil, segundo o RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro, havia em 2017 um total de 51 unidades de aviões da família Citation Excel registradas e operadas por pessoas físicas e pessoas jurídicas, inclusive empresas de táxi-aéreo, a maioria viajando dentro do Brasil e para países vizinhos, dentro da América do Sul, e, eventualmente, para Caribe, Estados Unidos, México e Canadá.
Nos Estados Unidos e na Europa Ocidental os aviões da família Citation Excel estão entre os principais integrantes da frota da empresa de propriedade compartilhada e de táxi-aéreo NetJets, a maior operadora de aviões executivos do mundo. Aqui no Brasil, esses modelos são operados por várias empresas de táxi-aéreo, entre elas a TAM Aviação Executiva e a Icon Aviation.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
CITATION EXCEL
- Capacidade: 7 ou 8 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 800 km/h;
- Comprimento: Aprox. 16 metros;
- Envergadura: Aprox. 17 metros;
- Altura: Aprox. 5,2 metros;
- Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW545A (3.800 libras / cada);
- TBO (tempo entre revisões): 5.000 horas;
- APU: Honeywell (opcional);
- Aviônicos: EFIS Honeywell Primus 1000;
- Aviônicos: FMS Universal, TCAS e GPWS;
- Aviônicos: Radar meteorológico Primus 880;
- Climb (subida): Aprox. 900 metros / minuto;
- Peso máximo decolagem: Aprox. 8.700 kg;
- Alcance: Aprox. 3.300 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (quatro passageiros / dias quentes / tanques cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 13.500 metros;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 3,5 milhões (usado / bom estado de conservação);
CITATION XLS+
- Capacidade: 7 ou 8 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 800 km/h;
- Comprimento: Aprox. 16 metros;
- Envergadura: Aprox. 17 metros;
- Altura: Aprox. 5,2 metros;
- Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW545C (4.100 libras / cada);
- Motorização: Com FADEC;
- TBO (tempo entre revisões): 5.000 horas;
- APU: Honeywell (opcional);
- Aviônicos: EFIS Collins ProLine 21;
- Aviônicos: FMS Universal, TCAS e GPWS;
- Aviônicos: Radar meteorológico;
- Climb (subida): Aprox. 900 metros / minuto;
- Peso máximo decolagem: Aprox. 9.100 kg;
- Alcance: Aprox. 3.400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.650 metros (quatro passageiros / dias quentes / tanques cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 13.500 metros;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$
A importação de unidades usadas de Cessna Citation Excel também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Controller (em inglês): http://www.controller.com
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/Private-Jet
- Aircraft 24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com/search/search-jet.htm
- AvBuyer (em inglês): https://www.avbuyer.com/aircraft/private-jets
- AvPro Jets (em inglês): http://www.avprojets.com/listings.html
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.
Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a Japi Aeronaves e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.
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- Gates Learjet 25
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- Cessna Citation X
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Beechcraft Hawker 800
- Cirrus SR20
- Beechcraft Hawker 4000
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Gulfstream G200
- Dassault Falcon 2000
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer Phenom 300
- Dassault Falcon 50
- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Bombardier Challenger
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Gulfstream III
- Leonardo AW119 Koala
- Socata TB
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- Bell 407
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Gulfstream G100
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bell 222
- Dassault Falcon 900
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX
- Vector Fox V5
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD600 Notar
- Inércia (Física)
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Airbus H125 / Helibras AS350 Esquilo
- Cessna Citation CJ3
- Bombardier Global 6000
- Cessna Citation Ultra
- Projeto FX-2 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 208A Caravan
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Global 5000
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Beechcraft King Air 350
- Beechcraft King Air B-200
- Beechcraft King Air C-90
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/preparese/aviao-voar_e_seguro-01.shtml
- TAM Aviação Executiva: http://www.tamaviacaoexecutiva.com.br/easyleg/frota_CitationExcel.html
- Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/preparese/aviao-voar_e_seguro-02.shtml
- TAM Aviação Executiva: http://www.tamaviacaoexecutiva.com.br/easyleg/frota_CitationXLS.html
- Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/preparese/aviao-voar_e_seguro-03.shtml
- Flight Safety Foundation (em inglês): http://aviation-safety.net/database/types/Cessna-560-Citation-Excel/statistics
- Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/preparese/aviao-voar_e_seguro-04.shtml
- Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/preparese/aviao-voar_e_seguro-06.shtml
- Mountain Aviation (em inglês): http://mountainaviation.com/citation-excel/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_Excel
- Image Air Charter (em inglês): https://www.iacharter.com/image-air-charter-fleet/citation-excel.php
- Flight Safety Foundation (em inglês): http://aviation-safety.net/database/record.php?id=20140813-0
- Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/preparese/aviao-voar_e_seguro-07.shtml
- Folha de São Paulo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/turismo/preparese/aviao-voar_e_seguro-09.shtml
- Site Top Speed (em inglês): https://www.topspeed.com/aviation/aviation-reviews/cessna/2008-2010-cessna-citation-xls-ar84654.html
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/
- Captmoonbean (em inglês): http://captmoonbeam.com/?p=80
- Desert Jet (em inglês): https://www.desertjet.com/fleet/cessna-citation-excel-desert-jet-private-jet-charter-flights/
- Textron Aviation (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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