BRITISH AEROSPACE 125-800
BRITISH AEROSPACE 125-800 (A PARTIR DE 1983)
BRITISH AEROSPACE 125-1000 (A PARTIR DE 1991)
RAYTHEON HAWKER 800 (A PARTIR DE 1993)
RAYTHEON HAWKER 1000 (A PARTIR DE 1993)
RAYTHEON HAWKER 800XP (A PARTIR DE 1995)
RAYTHEON HAWKER 800SP (RETROFITADO)
RAYTHEON HAWKER 800A (MERCADO AMERICANO)
RAYTHEON HAWKER 800B (DEMAIS MERCADOS)
RAYTHEON HAWKER 800XPi
BEECHCRAFT HAWKER 850XP (A PARTIR DE 2007)
BEECHCRAFT HAWKER 900XP (A PARTIR DE 2007)
BEECHCRAFT HAWKER 750 (A PARTIR DE 2007)
PROJETO BRITISH AEROSPACE 125
INTRODUÇÃO
Logo acima, o sofisticado Raytheon Hawker 800, um dos mais bem sucedidos membros da moderna, veloz e segura família Hawker 800 de jatos executivos de porte médio e de alcance intercontinental, fabricado pela americana Raytheon Aircraft a partir da década de 1990. Logo abaixo, uma opção refinada, confortável e elegante de cabine retrofitada de passageiros do mesmo modelo de aeronave, uma das mais bem sucedidas versões da família Hawker 800, com fuselagem com pé-direito de 1,75 metro de altura, com galley na parte da frente e toalete totalmente privativo atrás.
O confortável Raytheon Hawker 800 é uma sofisticada aeronave bimotor executiva de porte médio e de alta performance, com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com motorização turbofan da marca americana Garrett, projetada para viagens internacionais e intercontinentais, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Raytheon Aircraft, que utilizou como base para sua criação o projeto semelhante de jato executivo inglês British Aerospace 125-800, também de porte médio, o modelo original da família Hawker 800, com poucas diferenças entre os dois.
Os principais concorrentes dos aviões da família Hawker 800 são os sofisticados modelos de jatos executivos de porte médio e alcance intercontinental Gulfstream G100 / Israel Astra SPX, Bombardier Learjet 60, Dassault Falcon 50 / Dassault Falcon 50 EX, Bombardier Challenger 604, Gulfstream G200 / Israel Astra Galaxy e Bombardier Challenger 300 / Bombardier Challenger 350.
O jato executivo de porte médio e de alta performance Cessna Citation X também está na mesma faixa de capacidade e alcance.
A TEXTRON AVIATION
A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronave executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que por sua vez é uma subsidiária da holding americana Textron Company, proprietária também da fabricante de helicópteros Bell Helicopter e da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.
Ela é proprietária também da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.
Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o portfólio de produtos da Textron Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.
A BAE SYSTEMS
A BAE Systems é uma grande multinacional inglesa do ramo de defesa, segurança eletrônica, aeroespacial e espacial, o resultado da fusão, em 1999, de duas grandes empresas também britânicas, a British Aerospace e a Marconi Electronic, formando assim a terceira maior fabricante do ramo de defesa do planeta, considerando receitas brutas. Os seus principais mercados estão nos Estados Unidos, na Inglaterra, na Austrália, na Índia e na Arábia Saudita. É uma das maiores fabricantes de aviões militares, embarcações militares, veículos militares blindados, incluindo tanques de guerra, armamentos e sistemas para uso em embarcações.
Já a Bristish Aerospace foi uma das maiores fabricantes de aeronaves civis e militares do mundo, conhecida anteriormente como British Aircraft Corporation e Hawker Siddeley Group, que, por sua vez, estiveram também entre as maiores fabricantes de aeronaves civis e militares do mundo. Olhando para trás, a British Aerospace foi resultado de agrupamentos (fusões e incorporações) de uma variedade de indústrias aeronáuticas e aeroespaciais europeias, entre elas a de Havilland, a Handley Page, a Avro, a Bristol Aeroplane Company, a Vickers Aircraft e, é claro, a Hawker Siddeley, a fabricante do Hawker Siddeley 125.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o jato executivo intercontinental bimotor Raytheon Hawker 800XP, uma versão melhorada da família Hawker 800, fabricada também pela Raytheon Aircraft, com algumas melhorias de performance. Logo abaixo, a belíssima cabine de passageiros desse modelo de aeronave, deslumbrante, muito confortável, elegante e refinada, com cores agradáveis em tons pastel, com espaço de sobra para até oito passageiros, com galley para refeições rápidas na frente e toalete totalmente privativo atrás.
O bonito Raytheon Hawker 800 é uma sofisticada aeronave bimotor de médio porte e de alta performance, com motorização turbofan e alcance internacional e intercontinental, com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos pela então fabricante americana Raytheon Aircraft a partir da década de 1990, que utilizou como base para sua criação o projeto semelhante, quase idêntico, de jato executivo intercontinental inglês British Aerospace 125-800, o modelo original da família Hawker 800, a partir do qual todos os demais modelos subsequentes foram criados e desenvolvidos.
Ele é uma das mais sofisticadas, elegantes e confortáveis aeronaves fabricadas pela então Raytheon Aircraft, um modelo de jato executivo veloz, com uma já conhecida estrutura robusta e confiável, composta por fuselagem e asas de alumínio e ligas metálicas, bem projetadas e bem construídas, com asas enflechadas de perfil supercrítico, com potente e confiável motorização turbofan Garrett, já consagrada no mercado aeronáutico mundial, o que o torna um jato executivo veloz e de alcance intercontinental. A configuração típica da cabine de passageiros é composta por um club seat de quatro assentos na primeira metade da cabine de passageiros, dianteira, complementada por um sofá de três lugares e mais um assento avulso na segunda metade, traseira. É um avião chique e muito confortável, com acabamento refinado, com uso de materiais nobres, com capacidade para transportar com muito conforto até 8 passageiros, mas o comprador pode optar também por uma configuração de alta densidade para até 10 passageiros, com uma combinação mista de sofás e assentos individuais.
A sua produção seriada foi iniciada em 1993, impulsionado por motores turbofan Garrett TFE731-5R, com potência / empuxo de 4.200 libras / cada, totalizando 8.400 libras, potência suficiente para dar-lhe uma velocidade de cruzeiro de cerca de 780 km/h e um teto de serviço de cerca de 12.000 metros, com alcance de cerca de 4.200 quilômetros, com oito passageiros a bordo e reservas de combustível.
Apesar dos preços altos no mercado de aeronaves novas, os aviões da família Hawker 800 foram muito bem aceitos no mercado aeronáutico mundial nas décadas de 1990 e 2000. Atualmente, o Raytheon Hawker 800XP é uma das melhores opções de jatos executivos intercontinentais disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas. É um dos aviões mais chiques fabricados pela Raytheon Aircraft.
Além do Bristish Aerospace 125-800, do Raytheon Hawker 800 e do Raytheon Hawker 800XP, estiveram em linha de produção seriada também outros modelos da família Hawker 800, entre eles o British Aerospace 125-1000, de fuselagem alongada, para transportar 10 ou 12 passageiros em viagens internacionais e intercontinentais, o Raytheon Hawker 1000, também com fuselagem alongada e também para transporte internacional e intercontinental, o Raytheon Hawker 850XP, com winglets nas pontas das asas, para melhorar o alcance em mais 150 quilômetros, e o Raytheon Hawker 750, com alcance menor, entretanto com maior capacidade de transportar bagagem.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima, o ainda moderno cockpit EFIS do jato executivo americano Raytheon Hawker 800, com as telas primárias e multifuncionais no painel principal e com o computador de gerenciamento de voo no console central. Logo abaixo, a moderna cabine de comando do Raytheon Hawker 800XP, ainda melhor que o cockpit de seu antecessor, com telas de cristal líquido e completa para voos por instrumentos, também dentro do conceito glass cockpit.
Os aviões com a marca Hawker fazem parte de uma longa e tradicional linhagem dividida em várias famílias ou ramificações de projetos de jatos executivos que, para efeito de marketing e para não confundir o cliente, foram mantidos quase totalmente distintos e com propostas diferentes ao longo de suas trajetórias, a família mais econômica e mais simples, digamos, com uma proposta um pouco mais modesta (se é que isso é possível, já que estamos falando de jatos executivos), batizada pela fabricante Raytheon Aircraft de Hawker 400 ou Beechjet (não confundir com Hawker Siddeley HS125 Série 400, da década de 1970) e as famílias mais sofisticadas, projetadas para viagens interestaduais, internacionais e intercontinentais, batizadas pelo fabricante de British Aerospace 125, Hawker 800 e Hawker 4000, todos eles com asas enflechadas.
Na década de 1960 surgiu um dos primeiros modelos de jatos executivos da história da indústria aeronáutica mundial, o clássico Hawker Siddeley HS125 ou Hawker Siddeley DH125, o primeiro modelo, o modelo original, de jato executivo da 1ª geração do chamado Projeto Hawker Siddeley HS125, conhecido posteriormente como Projeto British Aerospace 125, um dos mais bem sucedidos projetos de aviões executivos da história da indústria aeronáutica mundial, um sucesso de vendas. As versões subsequentes desse modelo original de avião foram renomeadas para Bristish Aerospace 125 quando a fabricante britânica British Aerospace comprou a sua conterrânea Hawker Siddeley, absorvendo então o projeto de seu maior best seller do segmento executivo.
O antigo avião executivo a jato foi projetado originalmente para viagens interestaduais e internacionais, com antiga motorização turbojato, peso máximo de decolagem limitado e alcance limitado, se levarmos em consideração os padrões atuais da indústria aeronáutica, embora na época já com a pretensão nada modesta de satisfazer um público mais exigente e endinheirado. Depois, nas décadas seguintes, cada nova modernização e atualização do projeto, com consequente melhoria de conforto, segurança e desempenho, implementada nas versões posteriores, resultava em uma nomenclatura cada vez maior e mais complicada. Esses modelos de aviões tiveram uma variedade quase interminável de nomes, confundindo quem ainda não tem alguma experiência no mercado aeronáutico.
Por uma razão de praticidade (e para evitar confundir o eventual comprador ou usuário) o próprio mercado aeronáutico convencionou informalmente dividir o Projeto British Aerospace 125 em duas famílias, a primeira delas, a mais antiga e clássica, com a grande maioria dos modelos impulsionada por motores turbojato britânicos Bristol Siddeley Viper, conhecidos anos mais tarde como Rolls Royce Viper, portanto com pesos máximos de decolagem limitados e alcances limitados, nomeada como família British Aerospace 125, e a segunda, mais moderna e bonita, mais confortável, mais segura, mais sofisticada e refinada, superior em todos os aspectos, nomeada como família Hawker 800, composta por modelos que melhor representam a excelência da engenharia britânica moderna, tanto no aspecto subjetivo de estética, como em aspectos mais pragmáticos de aerodinâmica, de qualidade de construção, integridade e confiabilidade de sistemas.
Isso não significa que os modelos da primeira família fossem ruins, muito pelo contrário, eles eram icônicos, emblemáticos, na época eles estavam entre os melhores produtos do mercado, com a melhor tecnologia disponível na época, comparáveis aos modelos fabricados pela Dassault Falcon e Gulfstream / Northrop, o melhor que o dinheiro poderia comprar. Muito dinheiro, aliás. Eles estavam entre os mais caros modelos de jatos executivos do mercado. Porém, concluindo o raciocínio, olhando para trás e comparando com a tecnologia atual, eles estão totalmente ultrapassados.
É praticamente impossível fabricar um avião intercontinental que não seja sofisticado, faz parte do negócio, porque ninguém gosta ser fechado em uma cabine de passageiros por horas e horas seguidas, sobrevoando oceanos, desertos e florestas, sem um mínimo de conforto biológico, tecnologia de entretenimento, telecomunicações e alimentação. Assim, os jatos intercontinentais possuem, quase que obrigatoriamente, um certo nível mínimo necessário de sofisticação, começando pela pressurização de cabine com climatização, passando pelo toalete e pela galley com água mineral, sucos, refrigerantes e refeições rápidas, estas geralmente aquecidas por microondas e / ou forno elétrico.
No início da década de 1990, os executivos, projetistas e investidores da Raytheon Aircraft acreditavam que seria possível comprar da fabricante britânica Bristish Aerospace o projeto de jato executivo mid-size British Aerospace 125 e melhorá-lo em vários aspectos, partindo de uma significativa melhoria anterior já realizada no modelo British Aerospace 125-800, que já possuía motores turbofan, mais eficientes, mais econômicos e com menor nível de ruído, e cockpit EFIS - Electronic Flight Instrument System mais moderno, preciso e seguro. Num primeiro momento a Raytheon Aircraft transferiu para os Estados Unidos a montagem final desse modelo de aeronave, renomeando-o para Raytheon Hawker 800, com algumas pequenas melhorias pontuais. Na sequência, a partir de 1995, foi introduzida a versão Raytheon Hawker 800XP, com performance melhorada e um “banho de loja” na cabine de passageiros, pra ninguém botar defeito.
O ainda moderno jato executivo de médio porte e de alcance intercontinental British Aerospace 125-800 foi projetado e desenvolvido pelos engenheiros e técnicos da fabricante inglesa British Aerospace com uma variedade de melhorias, modernizações, atualizações e refinamentos em relação aos modelos anteriores da linhagem British Aerospace 125. Na sequência, a partir de 1993, veio o seu irmão quase gêmeo Raytheon Hawker 800 e, mais adiante, a partir de 1995, para melhorar o que já era bom, entrou em produção seriada o Raytheon Hawker 800XP, já que se tratava de um produto dedicado a manter a boa fama de alguns de seus irmãos anteriores, com boa performance e qualidade superior, com bom desempenho, com velocidade de cruzeiro elevada, bom teto de serviço e bom alcance intercontinental. Assim os projetistas da Raytheon Aircraft optaram por aproveitar praticamente toda a estrutura de fuselagem e asas do British Aerospace 125-800 para dar origem a um modelo ainda melhor.
A equilibrada combinação de velocidade e alcance do Raytheon Hawker 800XP possibilita ao proprietário particular do jato, pessoa física ou pessoa jurídica, e aos operadores de fretamento (empresas de táxi-aéreo) e de propriedade compartilhada, cumprirem missões típicas dentro da América do Sul, entre Curitiba - PR e Bogotá, na Colômbia, por exemplo, sem necessidade de paradas para reabastecimento, e viajarem da costa oeste dos Estados Unidos, partindo de Los Angeles ou San Francisco, por exemplo, até a costa leste, Nova York ou Washington, por exemplo, também sem necessidade de parada para reabastecimento. A travessia de oceanos, desertos e florestas é possível, já que o modelo possui a certificação FAR PART 25, com a redundância de um sistema hidráulico duplo, e a certificação RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum, um novo padrão de separação vertical reduzida entre aeronaves dentro de uma aerovia de tráfego aéreo controlado.
O objetivo dos executivos e projetistas da Raytheon Aircraft era fabricar um jato executivo para competir em um segmento de mercado da aviação executiva formado por clientes com poder aquisitivo muito alto, para viagens non-stop interestaduais, e viagens internacionais e intercontinentais com ou sem paradas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino, a bordo de um jato executivo bem confortável, com cabine de passageiros de bom tamanho para até 8 ou 10 passageiros; com toalete totalmente privativo, inclusive com pia para lavar as mãos e escovar os dentes; com bagageiro interno e dianteiro pressurizado e aquecido; com galley com refrigerador para bebidas e água mineral, microondas ou forno elétrico para aquecer refeições semipreparadas; e com conjunto de aviônicos moderno, preciso e confiável.
O confortável, veloz e seguro Raytheon Hawker 800XP é uma aeronave derivada do British Aerospace 125-800, mas com um bom número de mudanças, modernizações e melhorias em relação ao projeto do seu antecessor, incluindo motores mais potentes, um pequeno aumento no peso máximo de decolagem em dias quentes, um pequeno aumento na capacidade de combustível em dias quentes, alcance um pouco maior partindo de aeroportos e aeródromos quentes e altos e aviônicos ainda mais modernos e precisos. Os engenheiros da Raytheon Aircraft aproveitaram os conhecimentos e experiências adquiridos durante o desenvolvimento e a fabricação seriada dos primeiros modelos da família Hawker 800 para dar origem a um modelo de aeronave ainda melhor. Por exemplo, a cabine de comando foi modernizada com aviônicos Rockwell Collins ProLine 21, com quatro telas de cristal líquido, sendo duas PFD – Primary Flight Display, ou primárias, e duas MFD – Multi Function Display, ou multifuncionais, complementadas pelas interfaces do FMS – Flight Management System ou FMC – Flight Management Computer, instaladas no console central.
O resultado é uma aeronave confortável e confiável, projetada para viagens internacionais e intercontinentais, com modernos e potentes motores americanos Honeywell TFE731-5R, com TBO – Time Between Overhaul ou tempo entre revisões gerais de 4.200 horas, com capacidade bastante razoável de pousar e decolar em pistas de pouso de médio tamanho, com algo entre 1.500 metros e 2.000 metros de comprimento, dependendo do número de passageiros a bordo e da quantidade de bagagem, da altitude do aeroporto ou aeródromo, da temperatura ambiente e do volume de combustível nos tanques. Para viagens interestaduais o avião é mais flexível. Por exemplo, em um dia com temperatura ambiente alta, com cerca de 35º de temperatura, com até seis passageiros adultos a bordo e com pouca bagagem, é possível decolar tranquilamente de uma pista de pouso pavimentada de apenas 1.400 metros de comprimento em uma fazenda no interior do Estado de Mato Grosso, por exemplo, e pousar no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro apenas duas horas depois.
A FAMÍLIA HAWKER 800
Logo acima, o moderno Beechcraft Hawker 850XP, uma das melhores versões da família Hawker 800, com winglets de série para aumentar seu alcance em cerca de 150 quilômetros em relação aos seus antecessores. Logo abaixo, a belíssima cabine de passageiros do modelo de jato executivo, com muito bom gosto no design e no acabamento, projetada e fabricada para atender as expectativas dos mais exigentes proprietários e usuários, com assentos largos, com telefone por satélite, com sistema de mídia com DVD player com telas individuais e CD player com saídas estéreo para fones de ouvido, com galley na frente e toalete privativo atrás, entre outros itens.
De modo geral, os aviões da família Hawker 800 são bimotores turbofan com alta taxa de bypass e com asas metálicas moderadamente enflechadas, com fuselagem de construção convencional semimonocoque em alumínio e ligas metálicas, projetados para viagens internacionais e intercontinentais, todos com cabines pressurizadas, com ar condicionado a bordo e com trem de pouso triciclo retrátil. Todos os modelos possuem opções de configurações executivas com capacidades que variam entre 8 passageiros e 12 passageiros, dependendo do modelo e da configuração de assentos adotada, com alcances variando entre 3.500 quilômetros e 5.100 quilômetros, dependendo do modelo, do número de passageiros a bordo e da quantidade de bagagem, da temperatura ambiente no aeroporto ou aeródromo de origem, do comprimento da pista de pouso e da sua altitude e das condições meteorológicas na rota.
Os sistemas hidráulicos também são semelhantes, com duas bombas, sendo uma de cada lado, acopladas aos motores, para acionamento dos flaps, do trem de pouso, dos speedbrakes ou spoilers, do controle de direção da roda de nariz e dos freios. Eles possuem sistema hidráulico redundante, com aproximadamente 3.000 psi de pressão. O sistema elétrico também redundante, com 28 volts DC, com dois geradores, também um para cada motor.
Todas as facilidades e conveniências disponíveis nos aviões da família Hawker 800 podem ser utilizadas e acessadas por tempo indeterminado e com a aeronave ainda no solo, com os motores desligados, incluindo o sistema de ar-condicionado, a galley, o toalete e os sistemas de mídia e telecomunicações, todos alimentados pela eletricidade gerada pela APU - Auxiliary Power Unit, uma unidade independente fornecedora de energia.
BRITISH AEROSPACE 125-800
Logo acima, o ainda moderno jato inglês Bristish Aerospace 125-800, o modelo original da família Hawker 800, com belo design, com motorização turbofan e uma variedade de modernizações em relação aos modelos anteriores, mas preservando a mesma lendária robustez estrutural e impressionante integridade de sistemas. Logo abaixo, ilustração simplificada da cabine de passageiros do modelo de avião da década de 1980, ainda moderna, com espaço interno de sobra para oito passageiros. Essa cabine tem um corredor central rebaixado e totalmente plano, o suficiente para que passageiros com até 1,7 metro acessem o bagageiro e a galley, na frente, e o toalete, atrás, sem necessidade de se curvar.
O British Aerospace 125-800 é uma aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance internacional e intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com eficiente motorização turbofan Garrett TFE731-5R com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada em série a partir da década de 1980 na Inglaterra pela British Aerospace, na época uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas e comerciais do mundo, conhecida atualmente como BAE Systems.
Ele ainda pode ser considerado um modelo moderno de aeronave e está disponível no mercado mundial de aeronaves usadas por preços bem razoáveis, a maioria em bom estado de conservação. Ele é um derivado direto do jato executivo bimotor intercontinental Bristish Aerospace 125-700, que por sua vez é um dos modelos da clássica família British Aerospace 125, a 1ª geração do Projeto Hawker Siddeley 125 ou Projeto British Aerospace 125, composta por vários modelos de jatos executivos projetados para viagens interestaduais e internacionais.
O British Aerospace 125-800 (pronuncia-se Bretich Eirospêis) é um projeto diretamente derivado do modelo de jato executivo British Aerospace 125-700, que, por sua vez já havia apresentado, na década de 1970, uma modernização realmente importante em relação aos clássicos modelos anteriores da mesma família British Aerospace 125, a introdução da motorização turbofan Garrett TFE731-3, com aceleração mais vigorosa na pista de pouso, durante a decolagem, uma motorização mais moderna, muito mais econômica e com menor nível de ruído que os motores turbojato.
A partir de 1983, o British Aerospace 125-800 marcou o início da família Hawker 800, que é a 2ª geração do Projeto Bristh Aerospace 125, com uma variedade de modernizações estruturais e de sistemas. Desde o início de sua fabricação em série, ele já saía de fábrica com um moderno e preciso conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, composto por cinco telas de tubos de raios catódicos. No console central estão fixadas as interfaces do FMC - Flight Management Computer, que é o sistema de gerenciamento de voo. Ele foi um dos primeiros modelos de jatos executivos da indústria aeronáutica mundial com aviônicos EFIS, formando um conjunto completo para voos por instrumentos, com quase tudo o que havia de melhor na época para transporte de passageiros.
O consagrado e confiável motor turbofan americano Garrett TFE731-5R de alto desempenho que impulsiona o British Aerospace 125-800 faz parte da família de motores turbofan Garrett TFE731, desenvolvida originalmente pela fabricante americana de motores aeronáuticos Garrett Air Reseach. Essa versão Garrett TFE-731-5R, usada para impulsionar o British Aerospace 125-800, desenvolve cerca de 4.200 libras de empuxo / potência na decolagem, em cada motor, totalizando 8.400 libras de empuxo, o suficiente para operar com boa margem de segurança em aeroportos ou aeródromos quentes e com pistas de pouso de comprimento limitado, mesmo com o peso máximo de decolagem de cerca 12.000 kg desse modelo.
Essa linha de motores Garrett TFE731 era produzida em larga escala pela fabricante americana Garrett Air Research na década de 1970 e 1980 e, posteriormente, na década de 1990, passou a ser fabricada, também em larga escala, pela também americana Allied Signal Incorporated, até que na década de 2000 passou a ser fabricada pela americana Honeywell Incorporated. Na verdade, estas três fabricantes foram sendo fundidas / incorporadas ao longo dessas décadas, até assumir definitivamente o nome Honeywell Aerospace, uma dos maiores fornecedoras mundiais de peças e componentes da indústria aeroespacial, com cerca de 100 anos de experiência nessa área.
Essa linha de motores turbofan Garrett TFE731 é um best seller do mercado aeronáutico mundial, com mais de 11.000 unidades fabricadas. Os jatos executivos Learjet 35 e Learjet 45 e seus derivados, os jatos Dassault Falcon 50 e Dassault Falcon 900 e seus derivados, e o Cessna Citation III e o Cessna Citation VII, por exemplo, entre outros, são impulsionados por versões de motores dessa linha.
Em relação ao seu clássico irmão British Aerospace 125-700, o emblemático jato executivo bimotor intercontinental British Aerospace 125-800 possui um design mais aerodinâmico e bonito de para-brisa, formando um conjunto mais harmônico com o nariz e o restante da fuselagem; asas maiores, com maior envergadura; cabine de comando mais moderna, dentro do conceito glass cockpit; um tanque de combustível adicional, para aumentar o alcance; e motores mais potentes;
No compartimento do nariz do British Aerospace 125-800 estão fixados aviônicos em geral e garrafas de oxigênio que alimentam as máscaras de oxigênio na cabine de comando. O sistema elétrico desse modelo de avião é redundante. O sistema hidráulico do avião também é redundante, caso contrário não estaria falando de um avião intercontinental. Caso a sofisticada redundância de sistemas falhe completamente, o que é pouquíssimo provável, quase impossível, o controle de voo da aeronave pode, teoricamente, ser mantido por meio de cabos e roldanas ligados diretamente aos manches da cabine de comando.
As asas de suave enflechamento foram projetadas para permitir a operação em altas velocidades e altas altitudes, com pousos tranquilos em pistas de pouso pavimentadas de comprimento médio, graças aos dispositivos hipersustentadores chamados de flaps, localizados nos bordos de fuga. Por exemplo: É possível decolar do Aeroporto de Viracopos, em Campinas – S.P., com seis passageiros a bordo e tanques cheios, de manhã, bem cedo, com uma escala para reabastecimento em Port Of Spain, no Caribe, e chegar a Chicago, nos Estados Unidos, ao anoitecer.
Resumindo: O icônico jato executivo British Aerospace 125-800 é uma das melhores opções de jatos executivos disponíveis atualmente no mercado de aeronaves usadas, uma das opções mais equilibradas, por preços bem razoáveis. Ele é um divisor de águas dentro do Projeto British Aerospace 125, com os modelos anteriores fazendo parte do passado e os modelos posteriores fazendo parte do presente do mercado aeronáutico mundial, com a família Hawker 800 apresentando um conjunto equilibrado de características positivas, com conforto, performance e segurança.
BRITISH AEROSPACE 125-1000
O British Aerospace 125-1000 é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 10 ou 12 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada e desenvolvida na década de 1980 e fabricada em série na Inglaterra a partir da década de 1990 pela British Aerospace.
O British Aerospace 125-1000 é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 10 ou 12 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada e desenvolvida na década de 1980 e fabricada em série na Inglaterra a partir da década de 1990 pela British Aerospace.
Basicamente, de forma resumida, usando uma linguagem simples, ele é um British Aerospace 125-800 com fuselagem alongada em quase um metro para acomodar um número maior de passageiros e com motores mais potentes da fabricante Pratt & Whitney, modelo Pratt & Whitney PW-305, com potência / empuxo de 5.200 libras em cada motor, com capacidade de combustível aumentada, o que resultou em um alcance melhorado para 5.000 quilômetros.
Essa moderna motorização da família Pratt & Whitney PW300 possui FADEC - Full Authority Digital Engine Control, que é um sistema computadorizado de controle do funcionamento do motor, evitando que seus parâmetros de segurança de funcionamento sejam ultrapassados inadvertidamente (involuntariamente) pela tripulação, seja por distração ou inexperiência. O seu alcance de 5.100 quilômetros, com oito passageiros adultos a bordo, permite-lhe ligar Nova York e Dublin, na Irlanda, sem necessidade de parada para reabastecimento. Além disso, é possível ligar Campinas - S.P. e Winnipeg, no Canadá, com uma parada para reabastecimento em Porto Rico, no Caribe.
Essa moderna motorização da família Pratt & Whitney PW300 possui FADEC - Full Authority Digital Engine Control, que é um sistema computadorizado de controle do funcionamento do motor, evitando que seus parâmetros de segurança de funcionamento sejam ultrapassados inadvertidamente (involuntariamente) pela tripulação, seja por distração ou inexperiência. O seu alcance de 5.100 quilômetros, com oito passageiros adultos a bordo, permite-lhe ligar Nova York e Dublin, na Irlanda, sem necessidade de parada para reabastecimento. Além disso, é possível ligar Campinas - S.P. e Winnipeg, no Canadá, com uma parada para reabastecimento em Porto Rico, no Caribe.
RAYTHEON HAWKER 800
O bonito Raytheon Hawker 800 é uma aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com eficiente motorização turbofan Garrett TFE731-5R com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, desenvolvida e fabricada em série a partir da década de 1990 nos Estados Unidos pela Raytheon Aircraft, na época uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo, fabricante também dos aviões Beechcraft Beechjet, Beechcraft King Air, Beechcraft Baron e Beechcraft Bonanza.
Ele ainda pode ser considerado um modelo moderno de aeronave e está disponível no mercado mundial de aeronaves usadas por preços bem razoáveis, a maioria em bom estado de conservação. Ele é um derivado direto do jato executivo bimotor intercontinental inglês British Aerospace 125-800, na verdade quase idêntico a esse modelo de aeronave, exceto por uma cabine de passageiros mais bonita, entre outros detalhes.
A sua fabricação seriada foi iniciada nos Estados Unidos em 1993, com dimensões e números de desempenho quase idênticos ao seu irmão British Aerospace 125-800, com motorização Allied Signal TFE731-5R, com 4.200 libras de potência disponíveis na decolagem, em cada motor, totalizando 8.400 libras, o suficiente para que o avião desenvolva uma velocidade de cruzeiro de 780 km / h acima de 10.000 metros de altitude, com teto de serviço de 12.000 metros e alcance de cerca de 4.200 quilômetros, o suficiente para viajar entre Porto Alegre – R.S. e Roma, na Itália, por exemplo, com paradas para reabastecimento em Natal – R.N. e Dacar, na África, somando cerca de 13 horas de viagem.
Entre os destaques do Raytheon Hawker 800 está o controle eficiente do nível de ruído a bordo, em voo de cruzeiro, de cerca de 68 decibéis, que pode ser considerado bastante razoável, o suficiente para que o usuário consiga assistir um filme ou ouvir músicas normalmente enquanto viaja.
O conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System do Raytheon Hawker 800 é composto por cinco telas de tubos de raios catódicos, modelo Honeywell SPZ-8000, um dos melhores da década de 1990, incluindo GPS – Global Positioning System integrado; GPWS – Ground Proximity Warning System, um sistema de alerta de proximidade com o solo; TCAS – Traffic Collision Avoidance System, sistema de alerta de colisão contra aeronaves no mesmo tráfego; piloto automático duplo; complementados por um FMC – Flight Management Computer.
Mais de 270 unidades de British Aerospace 125-800 e Raytheon Hawker 800 foram fabricadas entre 1983 e 1995, quando este foi substituído pela versão melhorada Raytheon Hawker 800XP. Considerando o preço elevado das unidades novas de fábrica da época, ambos podem ser considerados sucessos de vendas.
RAYTHEON HAWKER 1000
O Beechcraft Hawker 1000 é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 10 ou 12 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada em série nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Raytheon Aircraft.
Basicamente, de forma resumida, usando uma linguagem simples, ele é um Raytheon Hawker 800 com fuselagem alongada em quase um metro para acomodar um número maior de passageiros e com motores mais potentes da fabricante Pratt & Whitney, modelo Pratt & Whitney PW-305, com potência / empuxo de 5.200 libras em cada motor, com capacidade de combustível aumentada.
Foram fabricadas 52 unidades desse modelo de aeronave e de seu irmão quase gêmeo British Aerospace 125-1000.
RAYTHEON HAWKER 800XP
O veloz Raytheon Hawker 800XP é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada em série nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Raytheon Aircraft, conhecida posteriormente, anos depois, como Hawker Beechcraft e conhecida atualmente como Textron Aviation, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo.
Ele é um dos oito projetos principais da família Hawker 800, todos eles pertencentes à linhagem British Aerospace 125, composta por dezenas de modelos de jatos executivos. O jato executivo intercontinental Raytheon Hawker 800XP (pronuncia-se Rêition Róker) é um projeto derivado diretamente do modelo de jato executivo Raytheon Hawker 800, acrescentando algumas melhorias de performance, aviônicos e design interno.
Desde o início de sua fabricação em série, em 1995, o Hawker 800XP já saía de fábrica com um moderno e preciso conjunto de aviônicos EFIS - Electronic Flight Instrument System, modelo Rockwell Collins ProLine 21, composto por duas telas PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e duas telas MFD - Multi Function Display, ou multifunção, com moving map, inclusive, complementadas pelo FMS - Flight Management System ou sistema de gerenciamento de voo, modelo Collins FMS-6000. O conjunto de aviônicos é composto também por um GPS 4000A, para receber sinais do sistema de posicionamento global GPS – Global Positioning System; um radar meteorológico TWR-850; um TCAS – Traffic Colision Avoidance System Collins modelo TCAS-4000, que é um sistema de alerta contra colisão contra outras aeronaves no mesmo tráfego; um radar altímetro Collins ALT-4000; entre outros aparelhos importantes, precisos e seguros, a maioria da marca Collins.
Os dois motores turbofan Honeywell TFE731-5R que impulsionam tiveram suas potências ou empuxos na saída (decolagem) melhorados para 4.600 libras, em cada motor, melhorando a performance do jato em dias quentes ou aeroportos de altitude mais elevada, com reversores de empuxo Dee Howard, com extintores de incêndio BCF e aquecimento das bordas de entradas de ar com ar quente do motor. Esses motores possuem o DEEC – Digital Electronic Engine Control, que é um sistema de controle de funcionamento dos motores que evita que parâmetros mínimos de segurança sejam ultrapassados. Esse sistema é o predecessor do FADEC – Full Authority Digital Engine Control, que, por sua vez, é mais completo e mais abrangente.
O sistema elétrico do Raytheon Hawker 800XP é redundante, com três geradores de 28 volts, sendo um gerador movido por cada motor e um gerador complementar que integra a APU – Auxiliary Power Unit, a unidade independente para geração de energia complementar. O sistema hidráulico do avião também é redundante, com uma bomba para cada motor. O sistema hidráulico é responsável pela movimentação e/ou acionamento do trem de pouso, dos flaps, dos spoilers ou speedbrakes, do wheel steering (controle da roda de nariz), os freios e os reversores de empuxo.
Os freios do Raytheon Hawker 800XP possuem anti-skid, as asas de enflechamento suave foram projetadas para permitir a operação em altas velocidades e altas altitudes, com pousos tranquilos em pistas de pouso pavimentadas de comprimento médio, graças a dispositivos hipersustentadores chamados de flaps nos bordos de fuga, com a possibilidade de seleção da posição de até 45º graus para pousos mais suaves.
Para quem precisa viajar com frequência para a Europa Ocidental, África e América do Norte o Raytheon Hawker 800XP é uma opção tecnicamente e economicamente viável, já que seu alcance de 4.300 quilômetros com oito passageiros a bordo é suficiente para chegar a essas regiões com uma ou duas escalas para reabastecimento, dependendo do ponto de origem e destino. Pra quem viaja pouco, duas ou três vezes por ano, para essas regiões é mais aconselhável, por uma razão econômica, alugar esse modelo de aeronave ou seus principais concorrentes. Várias empresas de táxi-aéreo no Brasil alugam esses modelos intercontinentais de porte médio.
O moderno Raytheon Hawker 800XP possui três tanques de combustível, um em cada asa e mais um tanque complementar na parte posterior da fuselagem, próximo ao cone de cauda, com bombas de transferência, com ponto único para reabastecimento, o que torna as escalas para reabastecimento de combustível mais ágeis. O sistema elétrico do jato executivo é composto por uma APU – Auxiliary Power Unit da marca Honeywell, modelo Honeywell 36-150, para complementar o fornecimento de energia elétrica ou manter os sistemas da aeronave energizados no solo, quando os motores estão desligados, o que significa que praticamente todos os itens de telecomunicações, mídia, alimentação e saneamento (higiene) podem ser usados antes da decolagem e depois do pouso.
O avião possui até cinco pequenas telas de cristal líquido na cabine de passageiros, que integram o sistema multimídia com DVD player e CD player, com saída para fone de ouvido estéreo em cada uma delas. A cabine possui ainda uma tela de cristal líquido Airshow conectada ao sistema de navegação da aeronave, que permite aos passageiros observar a progressão do voo em um moving map. O acabamento é requintado, impecável, com assentos revestidos em couro, galley e toalete com detalhes em madeira nobre. A cabine de passageiros possui um isolamento acústico exemplar, com baixo nível de ruído a bordo no voo de cruzeiro. O bagageiro dianteiro, próxima à porta principal, tem espaço suficiente para malas e bolsas de até 8 passageiros, com pressurização e aquecimento, já que está integrado à cabine de passageiros. Assim, os passageiros não precisam se preocupar com um eventual congelamento de seus shampoos, perfumes e desodorantes.
Entre os itens operacionais de sofisticação do Raytheon Hawker 800XP está o pára-brisas aquecido eletricamente para evitar condensação do lado de dentro do cockpit e acúmulo de gelo do lado de fora.
Todos os modelos de aeronaves da família Hawker 800 sãos bons, mas o Raytheon Hawker 800XP se destaca dos demais pela sua performance excepcional. Mais de 470 unidades foram fabricadas até 2006, quando foi substituído na linha de montagem pelo Beechcraft Hawker 850XP.
BEECHCRAFT HAWKER 850XP
O Beechcraft Hawker 850XP é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada e desenvolvida pela Raytheon Aircraft e fabricada em série nos Estados Unidos a partir da década de 2000 pela Hawker Beechcraft, conhecida atualmente como Textron Aviation.
Basicamente, de forma resumida, usando uma linguagem simples, ele é um Raytheon Hawker 800XP com winglets de material composto nas pontas das asas, o que resultou num aumento de aproximadamente 150 quilômetros no alcance, nas viagens mais longas, sem aumento no consumo de combustível. Também houve algumas melhorias nos aviônicos e na cabine de passageiros.
BEECHCRAFT HAWKER 900XP
O Beechcraft Hawker 900XP é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance intercontinental, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada e desenvolvida pela Raytheon Aircraft e fabricada em série nos Estados Unidos a partir da década de 2000 pela Hawker Beechcraft, conhecida atualmente como Textron Aviation.
Basicamente, de forma resumida, usando uma linguagem simples, ele é um Raytheon Hawker 850XP com motores um pouco mais potentes, com novo formato cimitarra das palhetas do fan, mais eficiente, o que o torna cerca de 4% mais econômico. Também houve algumas melhorias pontuais nos aviônicos, como, por exemplo, a inclusão do conceito IFIS – Integrated Flight Instrument System que, na prática, é uma versão melhorada do EFIS – Electronic Flight Instrument System, mas com a vantagem de uma maior integração entre os instrumentos, inclusive com a certificação WAAS – Wide Area Augmentation System, e na cabine de passageiros foi acrescentada a iluminação LED, mais eficiente.
Os motores turbofan Honeywell TFE731-50R Dash 50 do Beechcraft Hawker 900XP possuem um TBO – Time Between Overhaul maior, com 6.000 horas para cada revisão geral, o que resulta em um custo de manutenção até 10% mais baixo em relação aos motores turbofan anteriores.
BEECHCRAFT HAWKER 750
O Beechcraft Hawker 750 é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de médio porte e de alcance interestadual e internacional, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com motorização turbofan com alta taxa de bypass e com capacidade para transportar confortavelmente 8 ou 10 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada e desenvolvida pela Raytheon Aircraft e fabricada em série nos Estados Unidos a partir da década de 2000 pela Hawker Beechcraft, conhecida atualmente como Textron Aviation.
Basicamente, de forma resumida, usando uma linguagem simples, ele é um Raytheon Hawker 800XP sem o terceiro tanque de combustível fixado dentro da fuselagem, próximo ao cone de cauda, o que resultou em um modelo de aeronave mais leve, mais econômico para viagens interestaduais e internacionais, com maior capacidade de bagagem, embora com alcance reduzido para cerca de 3.500 quilômetros, com oito passageiros a bordo. Esse tanque de combustível ventral deu lugar a um espaçoso bagageiro traseiro aquecido.
Os motores Honeywell TFE731-5R do Beechcraft Hawker são bem parecidos com os motores dos demais modelos de aeronaves da família Hawker 800, com 4.600 libras de empuxo ou potência disponíveis na decolagem. Além disso, os modernos aviônicos Collins ProLine 21 foram mantidos, com o sistema IFIS – Integrated Flight Instrument System, com mapas em três dimensões do terreno sobrevoado e com instalação de ACARS e ATIS. O avião está equipado de fábrica com APU – Auxiliary Power Unit da marca Honeywell, modelo Honeywell GTCP36-150.
Foram fabricadas 48 unidades do modelo Beechcraft Hawker 750, parte deles comprada pela empresa americana e europeia de propriedade compartilhada e táxi-aéreo NetJets.
ALTA TECNOLOGIA
Os aviões da família Hawker 800 são o resultado de pelo menos duas décadas seguidas de acúmulo de experiências e conhecimento dos investidores, executivos e projetistas da de Havilland (não confundir com de Havilland Canada), da Hawker Siddeley e da British Aerospace na fabricação de aeronaves de alto desempenho, com motorização a jato. Esses aviões reúnem praticamente tudo o que de melhor essas fabricantes já possuíam em know-how em Administração de Empresas e Engenharia Aeronáutica, inclusive com a implementação de mudanças, modernizações e melhorias gradativas nos projetos.
Todo esse esforço para tornar possível o trecho final de aproximação em torno de 210 km/h, próximo à cabeceira, em condições típicas de missão, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da temperatura ambiente, da altitude do aeródromo e do peso da aeronave. Pode até parecer muito para alguns, mas lembre-se que se trata de modelos de aeronave velozes e de bom alcance.
A parte interna dos bordos de ataque das asas e da empenagem dos aviões da família Hawker 800 recebem um produto chamado TKS para evitar congelamento em altas altitudes de voo, lembrando que quanto mais alto mais frio é.
Os aviões da família Hawker 800 dão um show de estética, com diz o ditado, ele são realmente bonitos, deixam uma ótima impressão por onde passam. Os designers da British Aerospace foram felizes quando projetaram o British Aerospace 125-800, com suas linhas harmônicas e elegantes. A aeronave não passa despercebida nos aeroportos e aeródromos que frequenta, até mesmo nos grandes aeroportos internacionais.
SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coréia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.
Os aviões da família Hawker 800 são considerados modelos de aeronaves seguros, com seis acidentes graves com vítimas fatais registrados desde o início da fabricação seriada do primeiro modelo da família, o British Aerospace 125-800, o equivalente a cerca de 1% do número total de aeronaves fabricadas.
- 2003 – British Aerospace 125-800 – México – CFIT / Aproximação mal sucedida sob mau tempo, colidindo com terreno montanhoso ou colina próxima do aeródromo;
- 2008 – British Aerospace 125-800 – Estados Unidos – Pouso ILS mal executado, ultrapassando os limites da pista de pouso;
- 2009 – British Aerospace 125-800 – Bielorússia / Europa Oriental – Aproximação ILS mal executada, causada por confusão na comunicação entre a tripulação e o controle de tráfego / torre de controle e um provável stress mental da tripulação;
- 2011 – Raytheon Hawker 850XP – Iraque – Decolagem mal sucedida, causada por acúmulo de neve / gelo nas asas e no estabilizador horizontal;
- 2015 – Raytheon Hawker 800 – Estados Unidos – Aproximação mal sucedida sob mau tempo;
- 2016 – Raytheon Hawker 800 / U-125 – Japão – CFIT / Colisão contra o solo durante voo militar de rotina, causada por inexperiência e imprudência da tripulação;
Embora não tenha sido um acidente com vítimas fatais, vale citar aqui uma ocorrência ou caso excepcional ocorrido em 1988, sobre o continente africano, que causou perplexidade na comunidade aeronáutico mundial. Um jato executivo Bristish Aerospace 125-800, usado pelo Governo de Botswana, transportando ninguém menos que o então presidente do país africano, foi atingido por um míssil ar-ar disparado pela Força Aérea de Angola. Na verdade, dois mísseis ar-ar foram disparados contra o jato executivo do país vizinho, com um deles acertando o motor direito e o segundo míssil buscador de calor vindo logo atrás que “interpretou” os destroços do motor caindo em chamas, que se separou da fuselagem, como sendo o “alvo” a ser alcançado.
A aeronave conseguiu se manter em voo com apenas um motor em funcionamento, fazendo um pouso de emergência em um aeródromo alternativo, dentro do território angolano.
MERCADO
Logo acima, o alcance possível do jato executivo intercontinental Beechcraft Hawker 900XP partindo de Nova York, uma versão melhorada da família Hawker 800, fabricada pela Hawker Beechcraft até alguns anos atrás, com algumas melhorias de performance. Logo abaixo, o cockpit EFIS do modelo de aeronave, com aviônicos modernos e precisos, preservando a mesma lendária robustez estrutural e impressionante integridade de sistemas do modelo original Bristish Aerospace 125-800.
Os aviões das famílias British Aerospace 125 e Hawker 800 fazem parte de uma notável linhagem de aeronaves de alto padrão, inicialmente projetados e desenvolvidos na década de 1960 pela então empresa britânica de Havilland, cujo objetivo era atender clientes de altíssimo poder aquisitivo, principalmente empresários e executivos norte-americanos e europeus que precisavam de um modelo de aeronave para viagens internacionais. Porém, na época de lançamento da aeronave o fabricante entendeu que só havia viabilidade técnica e econômica na Inglaterra de projetar e fabricar aeronaves executivas de médio porte com a motorização turbojato Rolls Royce Viper 522 com 3.360 libras de empuxo em cada motor. Na prática, era a melhor ou uma das melhores tecnologias disponíveis na época de lançamento da aeronave.
Os aviões da família Hawker 800 estão entre os mais bem sucedidos e respeitados projetos de jatos executivos de médio porte da história da aviação executiva mundial, um sucesso de vendas. A divisão de aeronaves civis da corporação gigante norte-americana Raytheon Company foi vendida na década de 2000 para os fundos de investimentos GS e Onex Partners e a aquisição incluiu as divisões Beechcraft e Hawker de aeronaves executivas de pequeno e médio portes.
Posteriormente, a Hawker Beechcraft foi comprada pela holding americana Textron Company, que na época fundiu da fabricante de aeronaves Cessna Aircraft com a Hawker Beechcraft, dando origem à atual Textron Aviation, e mantendo suas fabricantes Bell Helicopter, de helicópteros, e Lycoming Engines, de motores aeronáuticos.
Atualmente, os modelos usados da família Hawker 800 estão sendo atualizados pela Textron Aviation para a versão retrofitada Hawker XPR, a pedido dos proprietários desses aviões. As melhorias incluem a instalação de winglets nas pontas das asas, aviônicos atualizados e cabines de passageiros reformadas.
O alcance dos aviões da família Raytheon Hawker 800 pode variar. Segundo o fabricante, o Raytheon Hawker 800, por exemplo, pode decolar em um dia quente, sob o sol do meio dia, com os tanques quase cheios de combustível, quatro passageiros adultos e duas crianças a bordo e viajar non-stop cerca de 4.500 quilômetros. Mas à medida que o planejamento prévio da viagem contempla mais passageiros a bordo é necessário reprogramar a missão, talvez acrescentando uma parada para reabastecimento antes da chegada ao destino, dependendo da distância total entre origem e destino.
Na prática, o alcance do avião com oito passageiros adultos a bordo e bagagem é de cerca de 4.200 quilômetros, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da velocidade de cruzeiro escolhida pela tripulação; do tempo (no sentido de meteorologia) em rota, na origem e no destino; e do comprimento da pista de pouso pavimentada na origem.
Neste caso, quanto lotado, não é possível decolar com os tanques cheios, mesmo assim é um bom alcance, o suficiente para decolar de Porto Alegre – R.S., por exemplo, e viajar até a ilha de Fernando de Noronha, sem necessidade de parada para reabastecimento no meio do caminho.
A americana Textron Aviation é a maior fabricante de jatos executivos do mundo, com cerca de 9.000 unidades fabricadas desde a década de 1970, incluindo os números de vendas das marcas Cessna, Beechcraft e Hawker. Em seguida vem a canadense Bombardier Aerospace, com cerca de 5.500 unidades, incluindo os números dos produtos Learjet, Challenger e Global. Logo atrás vem a francesa Dassault Falcon, com cerca de 2.500 unidades, a americana Gulfstream Aerospace, com cerca de 2.000 unidades, e a brasileira Embraer, com cerca de 1.200 unidades. Mas há também mais três grandes emergentes nesse mercado, a Honda Aircraft, a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft.
O Brasil é um grande consumidor de produtos de alto luxo. Aqui no Brasil, segundo o RAB – Registro Aeronáutico Brasileiro, havia em 2017 um total de 46 unidades de aviões da família Hawker 800 registradas e operadas por pessoas físicas e pessoas jurídicas, inclusive empresas de táxi-aéreo, fazendo viagens interestaduais, internacionais e intercontinentais.
Nos Estados Unidos e na Europa Ocidental os aviões da família Hawker 800 estão entre os principais integrantes das frotas das empresas de propriedade compartilhada e de táxi-aéreo NetJets, a maior operadora de aviões executivos do mundo. Aqui no Brasil, esses modelos são operados por várias empresas de táxi-aéreo, entre elas a Líder Aviação.
A FAB – Força Aérea Brasileira também opera jatos da família Hawker 800, usados para transporte de autoridades governamentais e militares, transporte de órgãos para transplante e para serviços de manutenção e ajuste dos equipamentos de navegação aeronáutica instalados em aeroportos brasileiros. Os modelos dessa família são operados também pela Força Aérea do Japão, pela Força Aérea do Malawi, pela Força Aérea de Moçambique, pela Força Aérea da Nigéria, pela Marinha do Paquistão, pela Força Aérea Real Saudita e pela Força Aérea da Coreia do Sul.
Os aviões do Projeto British Aerospace 125 estão entre os maiores sucessos comerciais da história da indústria aeronáutica mundial, com mais de 1.700 unidades fabricadas entre 1964 e 2013.
A Textron Aviation é representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva.
A Textron Aviation é representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
RAYTHEON HAWKER 800
- Capacidade: 8 ou 10 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária (opcional);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 780 km/h (85% potência);
- Comprimento: Aprox. 16 metros;
- Envergadura: Aprox. 16 metros;
- Altura: Aprox. 6 metros;
- Motorização (potência): 2 X Garrett TFE731-5R (4.200 libras / cada);
- TBO (tempo entre revisões): 4.200 horas;
- APU:
- Aviônicos: EFIS Honeywell SPZ8000;
- Aviônicos: FMS Honeywell FMZ-800, TCAS e EGPWS;
- Aviônicos: VOR, NDB, GPS e radar meteorológico;
- Opcionais (upgrade): Telefone por satélite e Internet por satélite;
- Climb (subida): Aprox.
- Peso máximo decolagem: Aprox. 12.000 kg;
- Alcance: Aprox. 4.200 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 980 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 0,12 litro / passageiro / km voado;
- Pista de pouso: Aprox. 1.850 metros (seis passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 12.000 metros;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 1,2 milhão (usado / bom estado de conservação);
RAYTHEON HAWKER 800XP
- Capacidade: 8 ou 10 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária (opcional);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 800 km/h (85% potência);
- Comprimento: Aprox. 16 metros;
- Envergadura: Aprox. 16 metros;
- Altura: Aprox. 6 metros;
- Motorização (potência): 2 X Garrett TFE731-5R (4.600 libras / cada);
- TBO (tempo entre revisões): 4.200 horas;
- APU: Honeywell 36-150;
- Aviônicos: EFIS Collins ProLine 21;
- Aviônicos: FMS Colllins FMS-6000, TCAS e EGPWS;
- Aviônicos: VOR, NDB, GPS e radar meteorológico;
- Opcionais (upgrade): Telefone por satélite e Internet por satélite;
- Climb (subida): Aprox.
- Peso máximo decolagem: Aprox. 12.500 kg;
- Alcance: Aprox. 4.300 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 980 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 0,12 litro / passageiro / km voado;
- Pista de pouso: Aprox. 1.850 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques quase cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 12.500 metros;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 1,8 milhão (usado / bom estado de conservação);
RAYTHEON HAWKER 1000
- Capacidade: 10 ou 12 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 comissária (opcional);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 820 km/h (85% potência);
- Comprimento: Aprox.
- Envergadura: Aprox.
- Altura: Aprox. 6 metros;
- Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW305 (5.200 libras / cada);
- TBO (tempo entre revisões):
- APU:
- Aviônicos: EFIS Honeywell SPX-8000 / EDZ-818;
- Aviônicos: FMS Honeywell FMZ-2000, TCAS e EGPWS;
- Aviônicos: VOR, NDB, GPS e radar meteorológico;
- Opcionais (upgrade): Telefone por satélite e Internet por satélite;
- Climb (subida): Aprox.
- Peso máximo decolagem: Aprox.
- Alcance: Aprox. 5.100 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (oito passageiros / dias quentes / tanques cheios);
- Teto de serviço: Aprox. 13.000 metros;
- Preço (no Brasil): Aprox.
ONDE COMPRAR
A importação de unidades usadas dos aviões da família Hawker 800 também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Controller (em inglês): http://www.controller.com
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/Private-Jet
- Aircraft 24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com/search/search-jet.htm
- AvBuyer (em inglês): https://www.avbuyer.com/aircraft/private-jets
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.
Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a Líder Aviação, a Global Aircraft, a Goal e a Icon Aviation. Algumas delas oferecem também o serviço de manutenção e gerenciamento de aeronaves.
VEJA TAMBÉM
- Aileron
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan
- Trimotor
- Saab JAS 39 Gripen
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor
- Beechcraft
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor
- Piper Arrow
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Bombardier Global 6000
- Ônibus Espacial
- Bombardier Learjet 45
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Bombardier Learjet 60
- Monomotor
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Explorer (MD 900 Explorer)
- Cessna 210 Centurion
- MD Helicopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Cessna Citation Encore
- Gates Learjet 35
- Cessna Citation Excel
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Cessna Citation X
- Cirrus SR20
- Beechcraft Hawker 4000
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Gulfstream G200
- Dassault Falcon 2000
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Gulfstream G550 e Gulfstream GV
- Embraer Legacy (ERJ-135 BJ)
- Embraer Phenom 300
- Dassault Falcon 50
- ooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390
- Cessna 182 Skylane
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Bombardier Challenger
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Socata TBM
- Gulfstream III
- Leonardo AW119 Koala
- Cessna 210 Centurion
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft
- Mooney M20K Encore
- Gulfstream G100
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bell 222
- Dassault Falcon 900
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX
- Vector Fox V5
- Boeing V-22 Osprey
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD600 Notar
- Inércia (Física)
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Airbus H125 / Helibras AS350 Esquilo
- Cessna Citation CJ3
- Bombardier Global 6000
- Cessna Citation Ultra
- Cessna 208A Caravan
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Bombardier Global 5000
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Sistema Métrico Decimal
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bell 427
- Cessna Citation XLS
- Bell 430
- Gates Learjet 36
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Cessna Citation I
- Gates Learjet Corporation
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation VII
- Bombardier Learjet 40
- Gulfstream G450 e Gulfstream IV
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Beechcraft (em inglês): http://www.beechcraft.com/Employment/college/products/750.aspx
- Revista Flap Internacional: http://www.revistaflap.com.br/web/noticias/noticias/1904-hawker-750-realiza-primeiro-voo-de-teste
- Site Distance: https://pt.distance.to/Bogota/Curitiba,Paran%C3%A1,BRA
- Jet Advisors (em inglês): https://jetadvisors.com/hawker-800a/
- Jet Advisors (em inglês): https://jetadvisors.com/hawker-900xp/
- Oxigen Aviation (em inglês): http://www.oxygenaviation.com/hawker-750
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/BAE_Systems
- Líder Aviação: https://www.lideraviacao.com.br/pt-br/hawker-800
- Flying Magazine (em inglês): http://www.flyingmag.com/pilot-reports/jets/hawker-900xp?page=0,0
- Site Distance: https://pt.distance.to/Nova-York,NY,USA/San-Francisco,CA,USA
- Adoair (em inglês): http://www.adoair.aero/pages/data/Ressources/4-Hawker800XP_Spec_Description.pdf
- Textron Aviation (em inglês): https://hawker.txtav.com/en
- Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/British_Aerospace_125
- Aerospace Technology (em inglês): http://www.aerospace-technology.com/projects/hawker_800xp/
- Beechcraft (em inglês): http://xpr.beechcraft.com/800xpr/
- Jet Advisors (em inglês): http://jetadvisors.com/hawker-750/
- Aerospace Technology (em inglês): http://www.aerospace-technology.com/projects/hawkerbeachcraft750/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Beechcraft_Hawker_800
- Site Distance (em francês): https://fr.distance.to/Dakar/Roma,ITA
- Site Distance (em francês): https://fr.distance.to/Dakar/Natal,Rio-Grande-do-Norte,BRA
- Site Distance (em francês): https://fr.distance.to/Porto-Alegre,Rio-Grande-do-Sul,BRA/Natal,Rio-Grande-do-Norte,BRA
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/record.php?id=20031027-0
- Textron Aviation (em ingles): https://txtav.com/en/service/aftermarket-upgrades
- Wikipédia: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Hawker_800
- Jet Advisors (em inglês): http://jetadvisors.com/hawker-800xp/
- Líder Aviação: https://www.lideraviacao.com.br/pt-br/hawker-800
- Net Jets (em inglês): https://www.netjets.com/fleet/Hawker-900XP800XP/
- Líder Aviação: https://www.lideraviacao.com.br/pt-br/centro-de-manutencao
- Class G (em inglês): http://www.classg.com/aircraft-performance-specs/Hawker-750-specs/178
- BAE Systems: Imagem
- Beechcraft (divulgação): Imagem
- Wikimedia: Imagens
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