HYUNDAI TERRACAN
HAWTAI TERRACAN (CHINA)
HYNDAI TERRACAN (VÁRIOS MERCADOS)
INTRODUÇÃO
Logo acima, o confortável e moderno modelo de
utilitário esportivo Hyundai Terracan, que chegou a ser vendido no Brasil por
cerca de 10 anos, com duas econômicas opções de motorização turbodiesel. Logo abaixo, o modelo
de utilitário esportivo visto de outro ângulo, atualmente disponível somente no
mercado de automóveis usados.
O Hyundai Terracan é um moderno utilitário esportivo
de luxo de tamanho médio, com capacidade para transportar confortavelmente até sete pessoas,
incluindo o motorista, projetado na Coreia do Sul na década de 1990 e fabricado
em larga escala na Coreia do Sul e na Índia durante a década de 2000 pela
multinacional fabricante sul-coreana Hyundai Motor Company, uma das maiores e
mais tradicionais fabricantes de automóveis do mundo.
Durante a década de 2000, os principais concorrentes do Hyundai Terracan foram os
utilitários esportivos de luxo Ford Edge, Chevrolet Trailblazer, Jeep Grand Cherokee, Mitsubishi Pajeto Full, Land Rover Discovery, Volvo XC90,
Mitsubishi Pajeto Dakar, Porsche Cayenne, Subaru Forester, Toyota SW4,
Volkswagen Touareg, Nissan Pathfinder, Toyota RAV4, Honda CRV e Mitsubishi
Airtrek .
Os utilitários esportivos Kia Sorento e Kia Mohave,
ambos fabricados pela sul-coreana Kia Motors, estão na mesma categoria de automóveis.
Na década seguinte foram colocados no mercado o Chevrolet Trailblazer e o Fiat Freemont.
Na década seguinte foram colocados no mercado o Chevrolet Trailblazer e o Fiat Freemont.
A HYUNDAI MOTOR
A Hyundai Motor Company é uma grande e tradicional multinacional sul coreana fabricante de automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. Ela foi fundada em 1967 na Coreia do Sul, inicialmente com apoio técnico da Ford Motor Company, e, posteriormente, a partir de 1975, com um modelo próprio de veículo motorizado. Atualmente, ela faz parte do grupo Hyundai Motor Group, juntamente com sua irmã sul coreana Kia Motors, ambas formando um dos dez maiores grupos fabricantes de automóveis e comerciais leves do mundo, com mais de 6,1 milhões de unidades fabricadas em 2018.
Ela é representada no Brasil, desde a década de 1990,
pelo grupo empresarial brasileiro CAOA, uma empresa atuante no segmento de
comercialização e manutenção de automóveis e comerciais leves, que, inclusive,
possui duas fábricas de automóveis no Brasil, uma em Anápolis, no interior do
Estado de Goiás, onde o Hyundai HR é fabricado desde 2007, e outra em Jacareí,
interior do Estado de São Paulo.
A Hyundai Motor Company conseguiu formar no Brasil uma
rede de concessionárias com mais de 100 unidades de vendas e manutenção, com
cinco modelos de veículos fabricados no Brasil, entre eles o caminhão leve
Hyundai HD 80, o utilitário esportivo Hyundai ix35 e o automóvel de passeio
compacto Hyundai HB20, este fabricado em sua fábrica própria em Piracicaba, no
interior do Estado de São Paulo.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, imagem do painel e do volante do Hyundai Terracan, completo, elegante e com bom acabamento, inclusive com câmbio automático de quatro marchas. Logo abaixo, imagem dos assentos dianteiros em couro do utilitário esportivo de luxo, com posição alta de dirigir, típica dos utilitários esportivos.
O Hyundai Terracan é um confortável, robusto e moderno utilitário esportivo de tamanho médio com capacidade para transportar confortavelmente até sete pessoas, incluindo o motorista, fabricado na Coreia do Sul e na Índia, durante a década de 2000, pela Hyundai Motor Company. Ele é um legítimo representante da multinacional sul-coreana no segmento de utilitários esportivos de tamanho médio, com robustez estrutural, tração 4X4, duas opções de motorização turbodiesel, quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta-malas.
Ele também foi fabricado na China, durante a década de
2000, pela fabricante chinesa Hawtai, neste caso sob licença da Hyundai Motor
Company.
Parte dos conceitos utilizados para criação,
desenvolvimento e fabricação do utilitário esportivo japonês Mitsubishi Pajero
de 2ª geração, principalmente o seu chassi, foi utilizada também para o projeto
do Hyundai Terracan, inclusive com duas opções de motores a diesel, sendo uma delas da própria Mitsubishi. A Hyundai Motor
Company utilizou como base para sua fabricação os conceitos de chassi do
Pajero, por isso os dois modelos de automóveis orientais tem tamanhos e níveis
de conforto semelhantes.
Entre as principais características das unidades do
Hyundai Terracan vendidas no Brasil estão o design com linhas semi-retas,
levemente conservadoras; o conforto, com espaço interno suficiente para até
cinco adultos e duas crianças ou adolescentes, neste caso na terceira fileira
de assentos; a robustez estrutural proporcionada pela carroceria de aço sobre chassi;
e a modernidade dos sistemas hidráulico, elétrico, eletrônico e mecânico, com duas
opções de motores a diesel, inclusive, combinadas com duas opções de câmbio, uma manual de
cinco velocidades ou marchas e outra automática de quatro velocidades.
O utilitário esportivo Hyundai Terracan pode ser
considerado um modelo completo de automóvel, bem construído e bem confortável. Ele
tem ar condicionado e ar quente; direção hidráulica; airbags frontais; freios a
disco com ABS (sistema anti-travamento); bancos em couro; tração 4X4; vidros elétricos e trava central elétrica das portas, com
alarme; e sistema de som completo, com rádio, leitor de CD e entrada USB; entre
outros itens de conforto e segurança.
MERCADO
O utilitário esportivo de luxo Hyundai Terracan vendeu bem em outros países, mas no Brasil parece ter encontrado alguma resistência do mercado, o que é uma pena, pois o veículo apresenta uma boa combinação de características positivas, entre elas a robustez, a praticidade, o conforto, a funcionalidade e a segurança. Além disso, a Hyundai Motor Company conseguiu se estabelecer no Brasil, a partir da década de 2000, com uma rede de concessionárias capaz de atender de forma adequada e satisfatória os compradores do Hyundai Terracan, inclusive com estoque de peças de reposição e preços razoáveis de peças e mão de obra.
Até hoje, depois de 20 anos, os proprietários de
Hyundai Terracan usados não reclamam de preços exagerados de peças de
reposição e de mão de obra, nem de grandes dificuldades de encontrar peças para o veículo.
Os modelos Hyundai Terracan podem ser encontrados no
mercado brasileiro de automóveis usados, a maioria em bom estado de conservação
e a preços razoáveis. A primeira opção, com motor Mitsubishi EVO 4D56 2.5 turbodiesel,
com quatro cilindros em linha, desenvolve 130 cavalos de potência e 26 kgfm de
torque, e a segunda opção, a Hyundai CRDI 2.9 turbodiesel, desenvolve 165 cavalos de
potência e 35 kgfm de torque. É bom ressaltar que ambas as versão turbodiesel consomem menos combustível que outros modelos equivalentes a gasolina.
Uma das principais inovações tecnológicas presentes no
Hyundai Terracan é o sistema de injeção direta de combustível conhecido como
CRDI - Common Rail Direct Injection, que equipa a econômica motorização
turbodiesel de 2.900 cilindradas, resultando num conjunto com baixo nível de
ruído e com menos vibrações dentro do habitáculo do veículo, aumentando assim o
conforto para os ocupantes, principalmente em longas viagens.
Já o motor Mitsubishi EVO 4D56 2.5 turbodiesel é o
mesmo que traciona a pick-up média Mitsubishi L200 da mesma época.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: 1 motorista e 5 passageiros;
- Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
- Entre eixos: Aprox. 2,8 metros;
- Largura: Aprox. 1,9 metro;
- Altura: Aprox. 1,8 metro;
- Motorização (potência / torque): Mitsubishi EVO 4D56 2.5 turbodiesel (130 cavalos / 26 kgfm);
- Alimentação:
- Taxa de compressão:
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 15 segundos (lotado);
- Consumo (cidade): Aprox.
- Consumo (rodovia): Aprox.
- Motorização (potência / torque): Hyundai CRDI 2.9 turbodiesel (165 cavalos / 35 kgfm);
- Alimentação: CRDI – Common Rail Direct Injection;
- Taxa de compressão: 19:1;
- Aceleração 0 a 100 km/h:Aprox. 13 segundos (lotado);
- Consumo (cidade): Aprox. 8 quilômetros / litro;
- Consumo (rodovia): Aprox. 10 quilômetros / litro;
- Câmbio: Manual de 5 velocidades ou marchas;
- Câmbio: Automático de 4 velocidades;
- Tração: 4X4;
- Suspensão dianteira: Independente, de braços sobrepostos;
- Suspensão traseira:
- Rodas e pneus: Liga leve e 265 / 65 R16;
- Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira;
- Porta malas: Aprox.
- Peso (vazio): Aprox. 2.100 kg;
- Preço: R$ 35 mil (usado / bom estado de conservação);
VEJA TAMBÉM
- Volvo XC90
- Abdução (Ufologia)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Extraterrestre (Ufologia)
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Pesos e Medidas
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Land Rover Range Rover
- Caso ET de Varginha
- Citroen XM
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Disco Voador (Ufologia)
- Embraer KC-390
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Operação Prato (Ufologia)
- Chevrolet Classic
- Área 51 (Ufologia)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Drones
- Projeto J-Car (Chevrolet)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Projeto M (Ford do Brasil)
- Volvo 850
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Mercedes-Benz Classe M
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX
- Chevrolet Zafira
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Inércia (Física)
- Volkswagen Fusca
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Toyota Land Cruiser Prado
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Chassis Iveco Scudato
- Citroen Xantia
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- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
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- Volkswagen Delivery
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- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Chassis Mercedes-Benz LO
- Chevrolet Omega
- Toyota Hilux SW4
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Fiat Uno (1ª Geração)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Volvo XC90 Momentum
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Alumínio (Metalúrgica)
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Hyundai_Terracan
- Forum 4X4 Brasil: https://www.4x4brasil.com.br/forum/suv-s-sport-utility-vehicles-/90511-hyundai-terracan-2-9-crdi-suv-luxo-baratissimo-compro-2.html
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hyundai_Terracan
- Site Vrum / Estado de Minas: https://www.vrum.com.br/fichatecnica/Hyundai/TERRACAN/2006/015059-2
- Hyundai (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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