PORSCHE 911

PORSCHE 911 (DE 1964 ATÉ 1989)
PORSCHE 912 (DE 1965 ATÉ 1976)
PORSCHE 930 (DE 1975 ATÉ 1989)
PORSCHE 911 TURBO (A PARTIR DE 1975)
PORSCHE CARRERA 3.2 (DE 1984 ATÉ 1989)
PORSCHE 964 (DE 1989 ATÉ 1993)
PORSCHE 993 (DE 1993 ATÉ 1998)
PORSCHE 996 (DE 1998 ATÉ 2004)
PORSCHE 997 (DE 2004 ATÉ 2012)
PORSCHE 991 (DE 2012 ATÉ 2018)
PORSCHE 992 (A PARTIR DE 2019)

INTRODUÇÃO
Logo acima, o gracioso, moderno, sofisticado e refinado modelo esportivo cupê de alto luxo Porsche 911 Carrera (Porsche 992), para até quatro ocupantes, incluindo o condutor, produzido em série a partir de 2019, a oitava geração da linhagem Porsche 911, com opção de teto solar elétrico, inclusive. Logo abaixo, o interior do modelo de cupê esportivo, produzido em série a partir de 2019 e disponível no mercado brasileiro de automóveis novos por meio das concessionárias da marca.

O nome Porsche 911 é usado pela tradicional fabricante alemã de automóveis premium Porsche AG para sua longa e variada linhagem de automóveis esportivos de alto luxo com carrocerias de formatos cupê, targa e conversível, com capacidade para transportar até quatro pessoas, incluindo o motorista, projetada, desenvolvida e fabricada em larga escala na Alemanha desde a década de 1960 pela icônica fabricante alemã Porsche AG, atualmente uma subsidiária do grupo automobilístico ou automotivo alemão Volkswagen AG, por sua vez um dos maiores grupos automobilísticos ou automotivos do mundo.

Essa tradicional linhagem de automóveis do tipo esportivos de alto luxo já está em sua 8ª geração, ainda mais sofisticada, mais refinada, mais moderna, mais bonita e, é claro, mais performante que as gerações anteriores, portanto mais cara, embora seus predecessores das décadas de 1990 e 2000 também tenham boas características, entre as mais apreciadas pelo mercado americano, europeu e brasileiro, o design ousado e a performance.

Nas décadas de 1990, 2000 e 2010, os principais concorrentes do Porche 911 foram as belíssimas italianas Ferrari 360 e Ferrari 430, ambas da década de 2000, e a mais recente Ferrari California, o charmoso inglês Aston Martin DB9, o também inglês Jaguar F-Type, a bonita e ainda moderna Ferrari F355, o icônico best seller americano Ford Mustang, o italiano Maserati 3200, o best seller americano e canadense Chevrolet Camaro, a Ferrari 456M, o japonês Nissan 300ZX, o best seller americano Chevrolet Corvette e o ousado japonês Honda NSX, neste caso em duas gerações.

Nessas décadas, os alemães Lamborghini Diablo, Lamborghini Gallardo e Lamborghini Murciélago também estiveram no mesmo segmento de automóveis esportivos de alto luxo.

Uma parte  desses modelos citados acima não é mais fabricada ou não é mais importada para o Brasil.

A PORSCHE AG

A Porsche AG é uma famosa e tradicional fabricante alemã de automóveis esportivos premium, fundada em 1931 pelo projetista austríaco Ferdinand Porsche. É uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de automóveis de alto desempenho do mundo, uma das mais conhecidas e conceituadas. Em 2012 ela passou a ser propriedade do grupo automobilístico alemão Volkswagen AG, que, por sua vez, é propriedade da Família Porsche, do Governo da Alemanha e do Governo do Qatar.

Considerando margem de lucro, receita bruta e unidades fabricadas, ela é a maior e mais lucrativa fabricante de automóveis esportivos de alto luxo do mundo, com as suas principais fábricas na Alemanha, com mais de 235.000 unidades fabricadas em 2015, por exemplo.

O GRUPO VOLKSWAGEN

O grupo alemão Volkswagen AG é um gigante do setor automobilístico ou automotivo, um tradicional fabricante de automóveis, um dos maiores fabricantes de automóveis e utilitários do mundo, incluindo caminhões e ônibus. Também fazem parte do Grupo Volkswagen a Scania e a MAN, duas grandes e conhecidas fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas, a Audi, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, a Lamborghini, uma fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, a Seat, uma fabricante espanhola de automóveis populares, e a Ducati, fabricante de motos de alta performance.

Em 2017, por exemplo, o Grupo Volkswagen foi o maior fabricante de automóveis do planeta, com mais de 10,4 milhões de unidades fabricadas, incluindo os números de vendas da Audi, da Seat e da Porsche. Aqui no Brasil, em 2016 a Volkswagen do Brasil foi a 3ª maior fabricante de veículos do Brasil, com quase 230 mil unidades fabricadas.

Também fazem parte do Grupo Volkswagen a Porsche, famosa fabricante de automóveis esportivos de alto luxo; a Scania e a MAN, dois grandes fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas; a Lamborghini, uma fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo; a Seat, uma fabricante espanhola de automóveis populares; e a Ducati, fabricante de motos de alta performance.

Por razões óbvias, a matriz alemã Volkswagen A.G. anunciou recentemente que suas marcas Volkswagen, Audi, Porsche, Scania, MAN, Lamborghini e Ducati estão abandonando o mercado russo de automóveis, motocicletas e utilitários...

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, um dos modelos Porsche 911 (Porsche 996) da década de 2000, na sua moderna quinta geração, o primeiro da família com motor arrefecido a água, com o típico design ousado, gracioso e inconfundível dos modelos Porsche 911, com linhas suaves e harmônicas, e, é claro, com aerodinâmica refinada. Logo abaixo, um símbolo de status durante a década de 1990, o Porsche 911 (Porsche 964), da terceira geração. A linhagem Porsche 911 sempre foi considerada premium, desde seu lançamento, deixando para trás, definitivamente, a fama de automóvel comum do Volkswagen Fusca, que, aliás, caso você ainda não saiba, foi uma criação de Ferdinand Porsche.

Os modelos Porsche 911 são clássicos ou modernos modelos de automóveis esportivos de alto luxo, dependendo do ano de fabricação, com capacidade para transportar até quatro pessoas, incluindo o motorista, fabricados em larga escala na Alemanha, desde a década de 1960, pela tradicional fabricante de automóveis Porsche AG, a maior fabricante de automóveis esportivos premium do mundo. Esses modelos de automóveis são legítimos representantes da icônica e famosa fabricante no segmento de carros esportivos, com estabilidade e dirigibilidade, mecânica esmerada, inclusive com motor boxer traseiro, com robustez estrutural de sua carroceria monobloco de aço, com duas portas laterais e porta-malas dianteiro, inclusive com modelos com tração 4X4 e com opções de carrocerias conversíveis e targa.

Ele é o primo rico do Volkswagen Fusca, uma longa linhagem composta por um modelo original, o clássico Porsche 911, com entre eixos curto, com fabricação em série iniciada em 1964; seguido dos modelos de 2ª geração, o Porsche 911 Turbo (Porsche 930), a partir de 1975; por sua vez seguido pela 3ª geração, ainda moderna, o Porsche 911 (Porsche 964), a partir de 1989; passando pelas gerações seguintes, o Porsche 911 (Porsche 993), o Porsche 911 (Porsche 996), o Porsche 911 (Porsche 997), o Porsche 911 (Porsche 991); até chegar a atual 8ª geração, o Porsche 911 (Porsche 992), a partir de 2019; os mais antigos com design conservador e os mais recentes com linhas mais suaves, harmônicas e ousadas, mas que ainda lembram vagamente, no seu aspecto, a clássica geração.

Por uma razão de Marketing, a fabricante Porsche AG decidiu manter o nome Porsche 911 na comercialização de todos esses modelos de todas essas gerações, embora na prática, sejam modelos diferentes, com as gerações mais recentes apresentando um nível de sofisticação, refinamento e desempenho bem superior aos modelos clássicos. Por exemplo, o processo de fabricação dos monoblocos com a tecnologia de galvanização (proteção contra corrosão) foi introduzido em 1975, na 2ª geração da família Porsche 911, o que obviamente tornou os modelos anteriores coisa do passado, apenas para colecionadores ricos e saudosistas. Além disso, a tão aguardada injeção eletrônica de combustível foi introduzida em 1984, por meio do Porsche 911 Carrera SC, também de 2ª geração.

Todos os modelos fabricados nas décadas mais recentes são completíssimos, com uma grande variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, dentre eles ar-condicionado e ar quente; direção hidráulica ou direção elétrica, dependendo do modelo e do ano de fabricação; câmbio mecânico de cinco, seis ou sete velocidades ou marchas, também dependendo do modelo e do ano de fabricação, embora versões com câmbio automático também tenham sido e são oferecidas; airbags frontais, laterais e de cortina, dependendo do ano de fabricação; freios a discos nas quatro rodas com ABS ou sistema antitravamento, EBD ou distribuidor eletrônico de frenagem e BAS ou auxílio eletrônico de frenagem; controle de tração e estabilidade; faróis xenon ou LED, dependendo do modelo e do ano de fabricação; bancos em couro com ajustes elétricos; piloto automático adaptativo, com assistente de permanência em faixas; assistente de saída em aclives ou declives; teto solar disponível como opcional na maioria dos modelos; detalhes de acabamento prateados no painel e nas portas, dependendo do modelo e do ano de fabricação; tração 4X4 ou traseira, dependendo do modelo e do ano de fabricação; vidros elétricos e trava central elétrica das portas, com alarme; aparelho de som com subwoofer para reforçar sons graves, incluindo rádio AM e FM, CD Player, DVD Player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3, dependendo do modelo e do ano de fabricação; sistema multimídia em tela de cristal líquido, com GPS integrado, dependendo do modelo e do ano de fabricação; rodas de liga leve; sensor de chuva para acionamento automático do limpador de para-brisa; sensor de estacionamento, com câmera de ré, na maioria dos modelos; computador de bordo; volante com regulagem de altura e profundidade; desembaçador e limpador do vidro traseiro; faróis de neblina; e suspensão traseira com eixo autodirecional e sistema pneumático para ajustar a altura da carroceria em relação ao solo para condução em vias irregulares e aumentar a firmeza da suspensão em velocidades mais altas; entre outros.

Os automóveis da família Porsche 911 não devem ser confundidos com os automóveis da família Porsche Boxster (aberto) e Porsche Cayman (fechado), pois aquele é um conversível e este é um roadster, ambos com apenas dois lugares. Além disso, ambos possuem motor central, entre os dois eixos, enquanto o Porsche 911 possui motor sobre ou atrás do eixo traseiro, o que permite a fixação de um assento para crianças ou adolescentes.

PORSCHE 911 (1ª GERAÇÃO)

O clássico modelo Porsche 911 da década de 1960 é um automóvel esportivo totalmente original, isso significa que ele foi criado por designers e projetistas da Porsche AG a partir do zero, a partir de uma folha de papel em branco, literalmente. Na época não existia softwares de computação gráfica instalados em computadores para facilitar e tornar mais precisos os projetos de veículos. Um dos projetistas desse modelo foi o neto do fundador da Porsche, homônimo do seu avô, Ferdinand Alexander Porsche, com auxílio de outros projetistas, com o objetivo de substituir o modelo Porsche 356.

Eles pensavam em criar um carro superior ao seu antecessor, robusto, com motorização potente e moderna, aerodinamicamente eficiente, com estabilidade exemplar, tudo isso para os padrões da época, é claro, capaz de fazer acelerações e retomadas de velocidade sem dificuldades, para satisfazer consumidores mais exigentes, dispostos a pagar mais para ter um carro premium na garagem, embora com um entre eixos curto, o que, obviamente, limitava o seu potencial público comprador a jovens e adultos solteiros e ricos, além de adultos casados com dinheiro suficiente para ter dois automóveis, um maior e mais espaçoso, para o dia a dia de utilização da família, para levar os filhos na escola, por exemplo, e o Porsche 911 para desfrutar de momentos especiais, nos finais de semana, com a esposa ao lado, ou no autódromo, acompanhado dos amigos, por exemplo. De fato, a intenção deles não era modesta, essa série de automóveis deveria se tornar uma referência entre automóveis esportivos e um dos maiores símbolos de status da indústria automobilística mundial, desejado por muitos, o que, de fato, se tornou uma realidade.

Desde o início, o seu projeto já contemplava um design ousado e inconfundível, com linhas fluidas, harmônicas e aerodinâmicas, com bom acabamento interno e mecânica esmerada em cada detalhe, começando pelo compacto motor traseiro projetado por Hans Mezger, com bloco e cabeçote de liga de alumínio, com pistões horizontais e opostos, o chamado motor boxer, com seis cilindros aspirados, três de cada lado, totalizando dois litros, com carburador de corpo duplo e arrefecido a ar, com 130 cavalos de potência e 17 kgfm de torque, com câmbio manual de quatro velocidades ou marchas de série ou cinco marchas como opcional. O objetivo do fabricante era encantar os compradores com um design gracioso e de vanguarda, com boa performance e acabamento caprichado, considerando os padrões da época.

Inicialmente, a fabricante Porsche planejava nomear o seu então novo modelo de automóvel como Porsche 901, mas a fabricante francesa Peugeot reclamou, alegando que essa nomenclatura já era usada para nomear seus modelos. Assim, a Porsche nomeou o seu novo veículo como Porsche 911.

O pequeno Porsche 911 de 1ª geração já possuía o formato cupê desde o início, que foi mantido quase que religiosamente pelos designers da Porsche por mais de 50 anos, mas naquela época havia um problema, o entre-eixos curto, o que só foi resolvido anos depois, com as novas versões. Ele foi fabricado com duas portas laterais, motor sobre ou atrás do eixo traseiro e porta-malas dianteiro, acompanhado anos depois pela versão Porsche 911 (Porsche 912) com motorização de quatro cilindros boxer, que, aliás, durou pouco tempo e saiu de linha em 1969.

Enquanto estiver lendo esta página / artigo lembre-se que o Volkswagen Fusca é um modelo diferente de automóvel, um carro popular. Não passava pela cabeça dos projetistas do Porsche 911 torná-lo um carro barato, muito pelo contrário, o Porsche 911 é outra história, são outros quinhentos, como diz o ditado. A única coisa do Fusca de 1ª geração mantida no Porsche 911 foi o conceito de motor boxer traseiro, só isso. Além disso, o motor boxer usado no Porsche era mais sofisticado e mais refinado, mais potente e mais leve, inclusive. Embora os primeiros números de desempenho do primeiro Porsche 911 não impressionem hoje em dia, na época era considerado um conjunto de respeito, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos e velocidade máxima de 200 km/h.

Vale relembrar que o limite médio de velocidade em rodovias no Brasil é de 100 km/h... Mais que isso só em ambientes controlados, como em autódromos e pistas de pouso, por exemplo...

A construção do monobloco do Porsche 911 de 1ª geração é convencional em aço e com carroceria baixa, com cerca de 1,35 metro de altura total, o suficiente para dois adultos na frente e duas crianças ou adolescentes atrás. A partir de 1966, eles passaram a ter freios a discos ventilados e barra estabilizadora na suspensão traseira. A partir de 1967, eles passaram a ter câmbio mecânico de cinco velocidades ou marchas e freios de duplo circuito. Note que o número de inovações é realmente impressionante, para os padrões da época, é claro. Até câmbio automático de quatro marchas ele tinha, vendido como opcional, embora a grande maioria dos compradores tenha optado pelo câmbio mecânico. Para melhorar a estabilidade e dirigibilidade, a partir de 1968 o entre-eixos do Porsche 911 foi aumentado em 5 centímetros, o que também melhorou o espaço interno para os dois passageiros do assento traseiro, embora insuficiente para dois adultos. Nas versões mais caras, foi acrescentada a injeção mecânica de combustível Bosch, para melhorar o desempenho.

A partir de 1965, o modelo básico do Porsche 911 passou a ser oferecido ao mercado americano em versões coupé ou cupê, mas na década de 1970 ele passou a ser oferecido lá com motorização maior, com bloco de liga de magnésio de 2,2 litros, com mais torque e mais potência, com 180 hp de potência e 17 kgfm de torque, com para-choques maiores na frente e na traseira, com suspensão convencional com amortecedores na frente e atrás e braços arrastados na traseira, pneus radiais (uma novidade na época) e freios a discos.

A partir de 1971 o Porsche 911 recebeu a motorização de 2.300 cilindradas. A partir de 1972, foi introduzida a motorização de 2.700 cilindradas, com cárter de magnésio, rodas mais largas e novo design da traseira, apelidado de “rabo de pato”, sem conotação pejorativa.

Em 1973 uma nova motorização foi introduzida, com 3.000 cilindradas, com para-choques maiores, para cumprir a legislação americana. Mas nem tudo foram “flores” nos primeiros anos de fabricação da 1ª geração da família Porsche 911, pois os blocos de liga de alumínio se revelaram menos resistentes do que o fabricante previa, posteriormente trocados por blocos de liga de magnésio, o que melhorou a situação, mas ainda fora dos padrões de exigência do próprio fabricante, trocando novamente anos depois, desta vez por liga de aço.

A 1ª geração e a 2ª geração do Porsche 911 são consideradas como as gerações clássicas do automóvel, o que faz sentido, pois a partir da 3ª geração, da década de 1990, o número de modernizações e melhorias foi realmente significativo, a ponto de ainda poder ser considerada moderna, com suspensão com molas helicoidais combinadas com amortecedores pressurizados e barra estabilizadora, por exemplo. A Volkswagen do Brasil comercializou aqui mais de 600 unidades novas da 1ª geração do Porsche 911 clássico, entre 1967 e 1975, e a partir de então houve uma ausência quase que total da Porsche no mercado brasileiro, entre 1975 e 1990, pois nesse período a importação de automóveis novos era proibida. A partir de 1990 a marca voltou ao Brasil com seus modelos Porsche 911 de 3ª geração, conhecidos também como Porsche 964, que, por sua vez, repetindo, ainda podem ser considerados modernos.

As versões Porsche 911 Carrera RS de 1ª geração possuem performance melhorada em relação aos demais modelos, com motores mais potentes, dentre eles um motor boxer de seis cilindros aspirados de 2,7 litros, com 210 cavalos e 25 kgfm de torque, com injeção mecânica de combustível, suspensão reforçada, spoiler traseiro “rabo de pato”, freios maiores e mais eficientes, rodas mais largas, pneus radiais 185/70 na frente e 215/60 atrás. Os números de desempenho melhoraram em relação aos demais modelos de 1ª geração, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7 segundos e 220 km/h de velocidade máxima.

PORSCHE 911 (2ª GERAÇÃO)

A partir de 1974 foi iniciada a fabricação da 2ª geração da família Porsche 911, com a versão Porsche 911 Turbo, conhecida também como Porsche 930, o primeiro modelo Porsche 911 com carroceria galvanizada e o primeiro da família com motorização turbo de série, com motor boxer de seis cilindros, com 3.000 cilindradas, com 260 cavalos de potência e 34 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. Essa versão foi seguida em 1978 pela versão Porsche 911 Turbo de 3.300 cilindradas, com intercooler (resfriador de ar para o motor), com 300 cavalos de potência e 41 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h.

No entanto, a Porsche não deixou de oferecer motores aspirados de 2ª geração, com o lançamento em 1978 do Porsche 911 Carrera SC, com motor boxer de liga de alumínio, desta vez mais resistente, com seis cilindros horizontais opostos, com 3.000 cilindradas e injeção mecânica de combustível Bosh K-Jetronic, com transmissão mecânica de cinco velocidades ou marchas. Houve um aumento gradual de potência e de torque a cada ano de fabricação, começando com 180 hp de potência e 23 kgfm de torque, seguido de 190 hp de potência e 24 kgfm de torque e 200 hp de potência e 25 kgfm de torque. Além disso, pela primeira vez na história da linhagem Porsche 911 era colocada em linha de produção seriada o modelo Porsche 911 Cabriolet, a versão conversível da família Porsche, com mais de 4.200 unidades fabricadas em seu primeiro ano de fabricação, mas lembre-se que há uma pequena diferença entre os modelos Targa, que são semi-conversíveis, e os modelos Cabriolet, que são totalmente conversíveis.

Pela primeira vez, em 1979, a Porsche AG estava considerando seriamente a possibilidade de substituir o clássico Porsche 911 por um modelo esportivo com motorização dianteira e refrigeração a água, o Porsche 924. O curioso é que o Porsche 911 sempre vendeu muito bem, para os padrões de vendas da categoria premium, apesar do preço pra lá de alto. De fato, a Porsche introduziu o então novo Porsche 924, sem o resultado em vendas esperado, substituído posteriormente, pelo Porsche 928, também sem resultado. E mais, Porsche 944 e Porsche 968, também sem resultado.

Voltando ao Porsche 911 Carrera SC, ele estava disponível na Europa, nos Estados Unidos e em outros mercados com ar condicionado de série, teto solar opcional, spoiler traseiro opcional, retrovisores elétricos opcionais e rodas Fuchs de 16 polegadas opcionais. Aliás, um detalhe importante para quem quer ter um Porsche na garagem, a grande maioria dos modelos Porsche 911 tem rodas traseira maiores e mais largas as rodas dianteiras, com pneus mais largos que os pneus dianteiros.

Em 1984, o Porsche 911 Carrera SC foi substituído pelo seu irmão Porsche 911 3.2 Carrera, com motor boxer aspirado de seis cilindros, com 3,2 litros e uma taxa de compressão mais alta de 10:1, comando simples de válvulas no cabeçote, injeção eletrônica Bosch DME, uma novidade na época, e novos coletores de admissão e escapamento. Em 1987, um novo câmbio manual de cinco marchas Getrag foi incorporado nesse modelo, com embreagem hidráulica. A produção de potência e torque foi melhorada para 210 hp nos Estados Unidos e 230 hp em outros mercados, com 28 kgfm de torque, combinada com suspensão dianteira independente McPherson, com barra de torção e amortecedores telescópicos e suspensão traseira independente, com braços arrastados, barras de torção e amortecedores telescópicos, tudo isso complementado por freios a discos nas quatro rodas. Mais uma vez, a Porsche conseguiu manter o peso do Porsche 911 3.2 Carrera sob controle, com apenas 1.165 kg, quando vazio, com desempenho melhorado, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.

Mais de 73.400 unidades do Porsche 911 3.2 Carrera foram fabricadas, um sucesso de vendas se levarmos em consideração o preço elevado de US$ 35 mil na versão básica cupê, lá nos Estados Unidos, o equivalente hoje a cerca de US$ 98 mil ou cerca de R$ 510 mil, lembrando que na época não era possível importá-lo para o Brasil.

PORSCHE 911 (3ª GERAÇÃO)

A partir de 1989 foi iniciada a fabricação, na Alemanha, da 3ª geração da família Porsche 911, conhecida também como Porsche 964, inclusive com sua importação para o Brasil a partir de 1991. Esse é considerado o início da era moderna do Porsche 911, deixando para trás os modelos clássicos, com uma variedade de modernizações, inovações e refinamentos que a tornou uma das melhores opções de compra de modelos esportivos premium da época, embora pouquíssimas unidades estejam disponíveis hoje no mercado brasileiro de automóveis usados, por um preço mais acessível, digamos, já que os modelos novos Porsche 911 (Porsche 992) são caríssimos.

O monobloco galvanizado do Porsche 911 (Porsche 964) passou uma reformulação (não necessariamente uma renovação), embora o seu desenho ou layout básico de motorização traseira, porta-malas dianteiro e quatro lugares no habitáculo tenha sido mantido, com um coeficiente de penetração aerodinâmica ou CX melhorado para 0,32, inclusive com a adição de um spoiler traseiro móvel, acionado em alta velocidade e retraído em baixa velocidade ou parado.

Uma versão com motorização turbo de série foi importada, o Porsche 911 Turbo, com motor boxer de seis cilindros refrigerados a ar, com 3.300 cilindradas, com taxa de compressão de 7:1, duas válvulas por cilindro e injeção eletrônica Bosch Motronic, com 320 cavalos de potência e generosos 46 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos na versão com câmbio mecânico de cinco marchas, com embreagem hidráulica.

Esteve disponível também no Brasil a versão Porsche 911 Carrera 4 (Porsche 964), com tração 4X4, no início da década de 1990, com motor boxer aspirado de 3.600 cilindradas refrigerados a ar, com taxa de compressão de 11:1, duas válvulas por cilindro e injeção eletrônica Bosch Motronic, com 250 cavalos e 31 kgfm de torque, o suficiente para apresentar um comportamento dentro do padrão de um esportivo premium, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos e velocidade máxima de 220 km/h, com retomadas de velocidade de 80 km/h até 120 km/h, necessária para ultrapassagem, em apenas 6 segundos, em 4ª marcha, lembrando que a 5ª marcha desse modelo é bem longa, portanto não recomendada para ultrapassagens. O então inovador câmbio automático Tiptronic esteve disponível como opcional em alguns desses modelos Porsche 911 de 3ª geração, com a possibilidade de trocas automáticas ou manuais, ao gosto do condutor.

Embora o Porsche 911 (Porsche 964) não seja um veículo econômico, decepcionando na cidade, inclusive, consumido 1 litro para percorrer apenas 6 quilômetros, os números de consumo na rodovia foram mantidos sob controle, principalmente nas versões aspiradas, consumindo 1 litro para percorrer 10 quilômetros na rodovia, com condução moderada.

Essa 3ª geração do Porsche 911 foi lançada com sucesso no mercado de automóveis de alto luxo, inspirada, em certa medida, é claro, no design das gerações clássicas, mas suavizando as linhas e dando-lhes um toque de modernidade, tornando o resultado final mais elegante, mais agradável e mais atraente. Na essência, essa 3ª geração mudou em vários aspectos e melhorou em quase tudo, mais sofisticada, com molas helicoidais, freios ABS e direção hidráulica, um modelo de automóvel mais moderno que seu antecessor. Só o entre-eixos que não apresentou melhoria significativa, ainda com apenas 2,3 metros, o suficiente para dois adultos e duas crianças.

Por outro lado, os modelos possuem comando de altura dos faróis; conta-giros no painel; marcador da pressão, nível e temperatura do óleo lubrificante; ar condicionado e ar quente; computador de bordo; spoiler ou aerofólio com ajuste eletrônico (não automático); lavador do farol; airbag duplo frontal; bancos em couro, com ajustes elétricos, inclusive; trava central elétrica e vidros elétricos, com alarme; piloto automático, com controlador de velocidade; teto solar elétrico de série ou opcional, dependendo do modelo; rádio AM e FM, com CD player; limpador e desembaçador do vidro traseiro; grandes freios a discos nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio; direção hidráulica; rodas aro 16, com 6 polegadas na frente e 8 polegadas atrás, com pneus Pirelli P700Z de 205 milímetros de largura na frente e 225 milímetros atrás; suspensão independente McPherson na dianteira, com braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora, e suspensão traseira independente, com braços triangulares, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora. É uma suspensão bem firme, um pouco áspera, ou não seria primo de um típico Volkswagen, o que favorece a estabilidade na rodovia.

O esportivo Porsche 911 (Porsche 964) pode ser considerado um modelo um passo à frente em relação aos modelos clássicos da 1ª e da 2ª gerações, com uma variedade de modernizações, com melhorias nos aspectos de design, mecânica, elétrica, hidráulica, eletrônica e acabamento. As suas linhas ousadas, arredondadas e suaves agradaram ao seu público alvo da classe alta, que não abre mão do ronco típico de carro esportivo.

PORSCHE 911 (4ª GERAÇÃO)

A fabricação em série da 4ª geração do Porsche 911, conhecida também como Porsche 993, foi iniciada na Alemanha em 1994 e logo em seguida eles chegaram ao Brasil, um dos principais mercados automobilísticos ou automotivos fora dos Estados Unidos e da Europa. As linhas harmônicas e graciosas, desenhadas pelos projetistas Tony Hatter e Harm Lagaay, típicas da família Porsche 911, foram mantidas, mas com algumas melhorias de mecânica, eletrônica, hidráulica e elétrica, com a introdução da suspensão multi-link na traseira, com comando de válvulas variável nos motores de 3.600 cilindradas e 3.800 cilindradas, com potências variando entre 268 cavalos e 402 cavalos, dependendo do modelo e do ano de fabricação, inclusive com uma versão com turbo duplo, com números impressionantes de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.

Todos os itens de sofisticação, conforto e segurança da 3ª geração da família Porsche 911 foram mantidos na 4ª geração dessa família, incluindo a injeção eletrônica; a direção hidráulica e o ar condicionado; os vidros elétricos, a trava central elétrica e o alarme; e o airbag duplo frontal.

PORSCHE 911 (5ª GERAÇÃO)

A partir de 1998 foi iniciada a fabricação, na Alemanha, da 5ª geração da família Porsche 911, conhecida também como Porsche 996, inclusive com sua importação para o Brasil. Para atender os limites de emissão de poluentes vigentes na Europa e nos Estados Unidos foi necessário desenvolver uma motorização boxer de seis cilindros refrigerada a água. O Porsche 911 (Porsche 996) foi a primeira geração da família Porsche 911 com refrigeração a água, deixando para trás os modelos refrigerados a ar, com uma variedade de modernizações, inovações e refinamentos, com um monobloco totalmente reformulado.

O monobloco galvanizado do Porsche 911 (Porsche 996) passou por uma reformulação quase completa, com nova plataforma, inclusive, melhoria da penetração aerodinâmica, para CX 0,30, embora o seu desenho ou layout básico de motorização traseira, porta malas dianteiro e quatro lugares no habitáculo tenha sido mantido, com design ainda mais atraente, com novos desenhos de faróis e lanternas, inclusive, e interior ainda mais refinado.

Mais de dez versões do Porsche 911 (Porsche 996) foram fabricadas, combinando motorizações com volumes diversos, variando de 3,4 litros até 3,6 litros, com ou sem turbocompressor, com comando de válvulas variável, trações 4X2 traseira e 4X4, direção hidráulica, com potências variando entre 296 hp até 420 hp e torques variando entre 34 kgfm até 64 kgfm, com câmbio manual de 6 marchas ou automático de 5 marchas, com controle de estabilidade, com carrocerias cupê, targa e conversível.

Dentre as versões oferecidas estava a Porsche 911 Targa, semi-conversível, com amplo teto solar, com motor de 3.600 cilindradas, com sistema de abertura variável de válvulas VarioCam, com 320 cavalos e 38 kgfm, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos e 280 km/h de máxima.

A versão Porsche 911 GT3 (Porsche 996) não possui assento traseiro.

Uma das versões oferecidas ao mercado brasileiro entre 1999 e 2004 foi o Porsche 911 Carrera 4 (Porsche 996), com tração 4X4 e controle de estabilidade, este conhecido também como PSM - Porsche Stability Management, que, em situações extremas, com risco de perda de aderência das rodas / pneus com o solo, reduz automaticamente a potência / torque e bloqueia temporariamente uma ou mais rodas até que o veículo volte à sua condição normal. Além disso, ele possui uma distribuição variável da potência / torque entre as rodas traseiras e dianteiras; aerofólio automático na traseira, acionado a partir de 150 km/h; e rodas de liga leve; dentre outros itens de performance.

No início da década de 2000, essa versão já estava disponível na Europa com central multimídia com rádio AM/FM, CD player e navegador GPS integrado ao painel, em tela LCD, mas, infelizmente, ainda não havia mapeamento digitalizado disponível para o Brasil.

Outra versão fabricada na Alemanha, a Porsche 911 Targa, possui amplo teto solar de cristal; reforços estruturais nas colunas do para-brisa e na coluna intermediária, com tubos de 30 milímetros de aço de alta resistência; rodas traseiras aro 17, com pneus 205/50 na dianteira e 255/40 na traseira, com freios a discos perfurados e ventilados, com 318 milímetros de diâmetro na frente e 299 milímetros atrás, com pinças acionadas por quatro pistões; com controle de tração e controle de estabilidade; além, é claro, do ótimo acabamento, com plásticos de ótima qualidade no painel e nas portas e couro costurado a mão nos bancos e no volante.

Outra versão dessa 5ª geração foi a Porsche 911 Turbo, com motor boxer de 3,6 litros, biturbo de 6 cilindros, com 420 cavalos e 64 kgfm, com a opção de câmbio Tiptronic de cinco velocidades, com tração 4X4 e faróis xenon, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos, graças a um CX de apenas 0,31 e pneus traseiros de quase 30 centímetros de largura, vendido no Brasil por US$ 300 mil (novo), na época.

Durante a década de 2000, a fábrica europeia usada para a montagem da 5ª geração do Porsche 911 (Porsche 996), importada para o Brasil, inclusive, manteve os padrões de qualidade da Porsche, já conhecidos pelo mercado, com construção exemplar. As revisões anuais devem incluir a checagem de vários itens, como qualquer outro modelo de automóvel importado do segmento premium, mas com atenção especial ao estado de conservação do eixo intermediário entre o virabrequim e o comando de válvulas, incluindo o rolamento, com eventual troca preventiva ou corretiva, se necessário, principalmente nos modelos com motorização M96 e M97, com volumes entre 3,4 litros e 3,6 litros.

Todo automóvel sofisticado tem custo de manutenção mais alto que o custo de manutenção de automóveis populares, isso é óbvio. Atualmente, o Porsche 911 (Porsche 996) só está disponível no mercado de automóveis usados, a maioria em bom estado de conservação. Mesmo assim é aconselhável que o eventual comprador verifique se a unidade que lhe interessa está realmente em bom estado. Na dúvida, solicite uma vistoria técnica de um profissional de confiança.

O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há concessionária da marca Porsche e/ou oficinas mecânicas independentes que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.

PORSCHE 911 (6ª GERAÇÃO)
A fabricação em série da 6ª geração do Porsche 911, conhecida também como Porsche 997, foi iniciada na Alemanha em 2005 e logo em seguida eles chegaram ao Brasil. As linhas harmônicas e graciosas, típicas da família Porsche 911, foram mantidas, mas com penetração aerodinâmica melhorada para CX 0,28 e melhorias de mecânica, eletrônica, hidráulica e elétrica, com cerca de 2/3 (dois terços) do número total de peças, partes e componentes totalmente novos em relação ao seu antecessor Porsche 911 (Porsche 996), embora semelhantes no aspecto estético, inclusive com a introdução da suspensão pneumática, da injeção direta de combustível e dos faróis xenon, além de rodas de 19 polegadas, freios maiores e a então nova caixa de câmbio automático PDK, com dupla embreagem.

Todos os itens de sofisticação e conforto da 5ª geração da família Porsche 911 foram mantidos na 6ª geração dessa família, quando não trocados por tecnologias mais avançadas.

Basicamente, o Porsche 911 de 6ª geração é um modelo de automóvel esportivo com duas portas laterais e quatro lugares, com motorização traseira refrigerada a água e tração traseira ou tração 4X4, dependendo do modelo. Mais de dez versões do Porsche 911 (Porsche 997) foram fabricadas, combinando motorizações com volumes diversos, variando de 3,6 litros até 3,8 litros, com ou sem turbocompressor, trações 4X2 traseira e 4X4, neste caso com o nome Porsche 911 Carrera 4, com potências variando entre 321 hp até 523 hp e torques variando entre 37 kgfm até 68 kgfm, com câmbio manual de 6 marchas ou automático PDK de 7 marchas e carrocerias cupê, targa e conversível.

A versão Porsche 911 Turbo recebeu o sistema PTM - Porsche Traction Management, de tração nas quatro rodas, com distribuição variável de torque entre as rodas dianteiras e traseiras.

PORSCHE 911 (7ª GERAÇÃO)

A fabricação em série da 7ª geração do Porsche 911, conhecida também como Porsche 991, foi iniciada na Alemanha em 2011 e logo em seguida eles chegaram ao Brasil. As linhas harmônicas e graciosas, típicas da família Porsche 911, foram mantidas, incluindo a ótima penetração aerodinâmica da geração anterior, mas a plataforma e a carroceria eram totalmente novas, incluindo a construção do monobloco com uso intensivo em alumínio, complementada com melhorias de mecânica, eletrônica e elétrica, com cerca de 2/3 (dois terços) do número total de peças, partes e componentes totalmente novos em relação ao seu antecessor Porsche 911 (Porsche 997), embora semelhantes no aspecto estético.

O veículo foi projetado por profissionais da própria Posche A.G. alemã, dentre eles do designer Michael Mauer, com o compromisso prévio de tornar a carroceria mais confortável, mais estável e mais leve, em relação à geração anterior, com conseqüências diretas no consumo de combustível, lembrando que o quesito de consumo nunca foi um ponto forte dos automóveis da família Porsche 911, já que as prioridades sempre foram performance e boa aparência.

Foram diversas melhorias aplicadas à 7ª geração da família Porsche 911, incluindo um monobloco fabricado quase inteiramente em alumínio, com aumento do espaço interno para os passageiros do assento traseiro, com quase 10 centímetros a mais de entre-eixos.

As versões Posche 911 Carrera e Posche 911 Carrera S, que estão entre as mais vendidas, possuem motores boxer aspirados com cilindradas variando entre 3,4 litros e 3,8 litros, com 355 cavalos e 40 kgfm e 400 cavalos e 46 kgfm, respectivamente, combinados com câmbio automático PDK melhorado em relação à geração anterior, mas com opção de câmbio mecânico de 7 velocidades ou marchas, e direção elétrica combinada com sistema start / stop, para economia de combustível, resultando em um veículo que, segundo o fabricante, é 15% mais econômico na cidade e 10% mais econômico na rodovia que as versões equivalentes da geração anterior, em condução moderada, é claro.

Para completar o pacote de tecnologias, essas versões citadas acima possuem a chamada vetorização de torque, um sistema eletrônico que freia levemente e automaticamente a roda interna à curva para melhorar a estabilidade, melhorar a dirigibilidade e aumentar a segurança nas rodovias, durante as curvas. Além disso, o veículo possui a suspensão pneumática, opcional no Porsche Carrera e de série no Porsche Carrera S, mais alta na cidade, para facilitar a condução por vias irregulares, e mais baixa nas rodovias, para melhorar a estabilidade em alta velocidades.

Também foram fabricadas as versões Porsche 911 Turbo e Porsche 911 Turbo S, ainda mais caras, com 520 cavalos e 560 cavalos, com aceleração de 0 a 100 km/h em, acredite, 3 segundos. E como se tudo isso fosse pouco, tem ainda o esterçamento da roda traseira, conhecido também como eixo traseiro autodirecional, que acompanha o esterçamento das rodas dianteiras em altas velocidades, para auxiliar as curvas, e realiza um esterçamento inverso em baixas velocidades, para auxiliar nas manobras em estacionamentos e garagens.


MERCADO

Logo acima, painel completo, recheado de alta tecnologia, com volante e assentos elegantes e charmosos, confortáveis e ergonômicos, com vários ajustes de posição comandados eletricamente. Essa é a 8ª geração do Porsche 911, conhecida também como Porsche 992, na sua versão conversível, chamada Porsche 911 Cabriolet, com acabamento de primeira e design interno sóbrio. Logo abaixo, o design externo ousado do modelo de automóvel esportivo, aqui na versão conversível.

A linhagem Porsche 911 está entre as séries de automóveis esportivos premium mais vendidas do mundo, com mais de 1.000.000 de unidades fabricadas até o momento. São automóveis caríssimos, mas, aparentemente, isso não assusta ou afasta compradores. Ela está entre as 10 famílias de automóveis esportivos de alto luxo mais vendidas do mundo, uma lista pequena da qual faz parte também os icônicos Ford Mustang  e Chevrolet Camaro, com mais de 10.000.000 e mais de 5.000.000 de unidades fabricadas, respectivamente.

Logicamente e naturalmente, todas as versões do Porsche 911 de cada geração ou ramo são semelhantes para cada geração, com melhorias de estrutura, acabamento, sistemas e motorização para cada nova geração introduzida no mercado. Todas as gerações do Porsche 911 foram conhecidas assim, por esse nome mesmo, na América do Norte, na América do Sul, na Europa, na Ásia e na Austrália, todos fabricados na Alemanha.

A linhagem Porsche 911 de automóveis esportivos é a segunda mais bem sucedida da Porsche AG, logo atrás do Porsche Cayenne, com cerca de 1.100.000 unidades fabricadas, o carro mais vendido da história da Porsche, ambos, o 911 e o Cayenne, formando, atualmente, o tripé de sustentação da fabricante Porsche no mercado mundial, juntamente com a família Porsche Boxster, da qual o Porsche Cayman também faz parte. Aliás, até a própria fabricante reconhece e a imprensa especializada afirma que o Cayenne foi o principal responsável por salvar a empresa da falência na década de 2000, embora a família Boxster também tenha dado sua contribuição. 

Aqui no Brasil, o Porsche 911 se beneficiou da onda de importações de automóveis da década de 1990 no Brasil. Muitos consumidores brasileiros das classes média e alta, deslumbrados com as inúmeras opções de automóveis importados, a maioria de boa qualidade e de marcas com credibilidade, passaram a considerar a possibilidade de ter um automóvel importado e chique na sua garagem. E como a qualidade dos automóveis fabricados pela Porsche já era conhecida aqui no Brasil, os modelos passaram a ser comercializados imediatamente após o início das importações.

De lá pra cá, todos os modelos da Porsche, tanto os maiores quanto os menores, passaram a ser considerados símbolos de status aqui no Brasil e conquistaram o seu espaço no mercado brasileiro.

A fabricante alemã Porsche AG, por meio de sua subsidiária Porsche Brasil, conseguiu formar até agora uma rede de 10 concessionárias no Brasil, a maioria delas nas regiões Sudeste e Sul do Brasil.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

PORSCHE 996 CARRERA 4 (5ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência / torque): 3.400 cilindradas, gasolina (300 cavalos / 35 kgfm);
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Taxa de compressão:
  • Câmbio: Mecânico ou manual de 6 marchas;
  • Tração: 4X4;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 270 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado): Aprox.
  • Consumo (rodovia / lotado): Aprox.
  • Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas e amortecedores a gás;
  • Suspensão traseira: Independente, multi-link de cinco braços, molas, amortecedores a gás;
  • Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
  • Direção:
  • Rodas e pneus dianteiros:
  • Rodas e pneus traseiros:
  • Peso: Aprox. 1.420 kg (vazio);
  • Porta-malas: 100 litros;
  • Tanque combustível: 64 litros;
  • Projetista:
  • Preço: Aprox. R$ 

PORSCHE 964 CARRERA 4 (3ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência / torque): 3.600 cilindradas, gasolina (250 cavalos / 31 kgfm);
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Taxa de compressão: 11:1;
  • Câmbio: Mecânico ou manual de 5 marchas;
  • Tração: 4X4;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 220 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado): Aprox. 6 km / litro;
  • Consumo (rodovia / lotado): Aprox. 10 km / litro;
  • Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, braços triangulares, molas e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, molas, amortecedores e barra;
  • Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
  • Direção: Hidráulica;
  • Rodas e pneus dianteiros: Aro 16, tala 6 polegadas, pneus 205/55 ZR16;
  • Rodas e pneus traseiros: Aro 16, tala 8 polegadas, pneus 225/50 ZR16;
  • Peso: Aprox. 1.450 kg (vazio);
  • Porta-malas: 80 litros;
  • Tanque combustível: 77 litros;
  • Projetista:
  • Preço: R$

PORSCHE 964 TURBO (3ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência / torque): Turbo de 3.300 cilindradas, duas válvulas por cilindro,bloco de alumínio, refrigerado a ar, gasolina (250 cavalos / 31 kgfm);
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Taxa de compressão: 7:1;
  • Câmbio: Mecânico ou manual de 5 marchas;
  • Tração: Traseira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 5 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 270 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado): Aprox. 5 km / litro;
  • Consumo (rodovia / lotado): Aprox. 11 km / litro;
  • Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, braços triangulares, molas e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, molas, amortecedores e barra;
  • Freios: Hidráulico, duplo circuito, discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
  • Direção: Hidráulica;
  • Rodas e pneus dianteiros: Aro 17, tala 7 polegadas, pneus 205/50 ZR17;
  • Rodas e pneus traseiros: Aro 17, tala 9 polegadas, pneus 255/40 ZR17;
  • Peso: Aprox. 1.470 kg (vazio);
  • Porta-malas: 80 litros;
  • Tanque combustível: 77 litros;
  • Projetista:
  • Preço: R$

PORSCHE 911 (2ª GERAÇÃO / ANO 1983)
  • Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox.
  • Largura: Aprox.
  • Entre-eixos: Aprox.
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência / torque): 3.200 cilindradas, gasolina (230 cavalos / 28 kgfm);
  • Alimentação: Injeção eletrônica Bosch DME;
  • Taxa de compressão:
  • Câmbio: Mecânico ou manual de 5 marchas;
  • Tração: Traseira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 240 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado):
  • Consumo (rodovia / lotado):
  • Nível de ruído (100 km/h):
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, barras e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, braços arrastados, amortecedores e barra;
  • Freios: Discos nas quatro rodas;
  • Direção:
  • Rodas e pneus dianteiros:
  • Rodas e pneus traseiros:
  • Peso: Aprox. 1.170 kg (vazio);
  • Porta-malas: 80 litros;
  • Tanque combustível:
  • Projetista:
  • Preço: R$

PORSCHE 996 TARGA (5ª GERAÇÃO / ANO 2002)
  • Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox.
  • Largura: Aprox.
  • Entre-eixos: Aprox.
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência / torque): 3.600 cilindradas, gasolina (320 cavalos / 38 kgfm);
  • Motorização: 24 válvulas;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Taxa de compressão: 11:1;
  • Câmbio: Mecânico ou manual de 6 marchas;
  • Tração: Traseira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 280 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado):
  • Consumo (rodovia / lotado):
  • Nível de ruído (100 km/h):
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, molas, barra e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, braços de alumínio e amortecedores;
  • Freios: Discos nas quatro rodas;
  • Direção: Hidráulica;
  • Rodas e pneus dianteiros: Alumínio, aro 17, 205/50 ZR17;
  • Rodas e pneus traseiros: Alumínio, aro 17, 255/40 ZR 17;
  • Peso: Aprox. 1.415 kg (vazio);
  • Porta-malas: 130 litros;
  • Tanque combustível: 64 litros;
  • Projetista:
  • Preço: R$

PORSCHE 964 CARRERA 2 (3ª GERAÇÃO / 1990)
  • Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Motorização (potência / torque): 3.600 cilindradas, gasolina (250 cavalos / 31 kgfm);
  • Bloco: Boxer, 6 cilindros horizontais opostos;
  • Posição: Traseiro e longitudinal;
  • Alimentação: Injeção Bosch Motronic, eletrônica multiponto;
  • Distribuição: Duplo comando no cabeçote, com dupla ignição;
  • Taxa de compressão: 11:1;
  • Câmbio: Mecânico ou manual de 5 velocidades ou marchas;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 260 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado): Aprox. 6 km / litro;
  • Consumo (rodovia / lotado): Aprox. 10 km / litro;
  • Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, braços triangulares, molas e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, molas, amortecedores e barra;
  • Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS da marca Bosch;
  • Direção: Hidráulica;
  • Rodas e pneus dianteiros: Aro 16, tala 6 polegadas, pneus 205/55 ZR16;
  • Rodas e pneus traseiros: Aro 16, tala 8 polegadas, pneus 225/55 ZR16;
  • Peso: Aprox. 1.350 kg (vazio);
  • Porta-malas: 90 litros;
  • Tanque combustível: 77 litros;
  • Projetista:
  • Preço: R$

PORSCHE 991 GT3 (7ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 
  • Comprimento: Aprox. 4,6 metros;
  • Largura: Aprox. 1,9 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,4 metros;
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência / torque): 4.000 cilindradas, gasolina (500 cavalos / 46 kgfm);
  • Bloco: Boxer de 6 cilindros horizontais opostos;
  • Alimentação: Injeção direta e eletrônica multiponto;
  • Distribuição: 24 válvulas, com abertura variável;
  • Taxa de compressão:
  • Câmbio: PDK, automatizado de dupla embreagem e sete velocidades;
  • Tração: 4X2 traseira, diferencial com bloqueio eletrônico;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 4 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 318 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado): Aprox. 5 quilômetros / litro;
  • Consumo (rodovia / lotado): Aprox. 11 quilômetros / litro;
  • Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, multi-link de cinco braços, molas, amortecedores;
  • Freios: Discos ventilados de cerâmica nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio;
  • Direção: Elétrica;
  • Rodas e pneus dianteiros: 245/35 ZR20, Aro 20;
  • Rodas e pneus traseiros: 305/30 ZR20, Aro 20;
  • Peso: Aprox. 1.500 kg (vazio);
  • Porta-malas: 125 litros;
  • Tanque combustível: 64 litros;
  • Projetista:
  • Preço: Aprox. R$ 

PORSCHE 996 TURBO (5ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência / torque): 3.600 cilindradas, gasolina (420 cavalos / 57 kgfm);
  • Bloco: Boxer com 6 cilindros horizontais opostos;
  • Alimentação: Turbo e intercooler, com injeção eletrônica multiponto;
  • Distribuição: 4 válvulas por cilindro;
  • Taxa de compressão: 9,4:1;
  • Câmbio: Tiptronic, automático de 5 velocidades;
  • Câmbio: Mecânico de 6 velocidades ou marchas;
  • Tração: 4X4;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 4 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 300 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado): Aprox.
  • Consumo (rodovia / lotado): Aprox.
  • Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas e amortecedores a gás;
  • Suspensão traseira: Independente, multi-link de cinco braços, molas, amortecedores a gás;
  • Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
  • Direção: Hidráulica;
  • Rodas e pneus dianteiros: 225/40 R18, Aro 18;
  • Rodas e pneus traseiros: 295/30 R18, Aro 18;
  • Peso: Aprox. 1.580 kg (vazio);
  • Porta-malas: 100 litros;
  • Tanque combustível: 64 litros;
  • Projetista:
  • Preço: Aprox. R$ 

PORSCHE 911 2.2T (1ª GERAÇÃO / ANO 1969)
  • Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox.
  • Largura: Aprox.
  • Entre-eixos: Aprox.
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência / torque): 2.200 cilindradas, gasolina (123 cavalos / 18 kgfm);
  • Bloco: Boxer de seis cilindros horizontais opostos;
  • Alimentação: Carburador de corpo duplo;
  • Taxa de compressão:
  • Câmbio: Mecânico ou manual de 5 marchas;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 10 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 200 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado):
  • Consumo (rodovia / lotado):
  • Nível de ruído (100 km/h):
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, barras e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, braços arrastados, amortecedores e barra;
  • Freios: Discos nas quatro rodas;
  • Direção: Mecânica, sem assistência;
  • Rodas e pneus dianteiros: 165 R15;
  • Rodas e pneus traseiros: 165 R15;
  • Peso: Aprox. 1.050 kg (vazio);
  • Porta-malas: 80 litros;
  • Tanque combustível:
  • Projetista:
  • Preço: R$

PORSCHE 930 3.0 SC (2ª GERAÇÃO / ANO 1978)
  • Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox.
  • Largura: Aprox.
  • Entre-eixos: Aprox.
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência / torque): 3.000 cilindradas, gasolina (185 cavalos / 26 kgfm);
  • Bloco: Boxer de 6 cilindros horizontais opostos;
  • Alimentação: Injeção mecânica;
  • Taxa de compressão:
  • Câmbio: Mecânico ou manual de 5 velocidades;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 7 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 225 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado):
  • Consumo (rodovia / lotado):
  • Nível de ruído (100 km/h):
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, barras e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, braços arrastados, amortecedores e barra;
  • Freios: Discos nas quatro rodas;
  • Direção: Mecânica, sem assistência;
  • Rodas e pneus dianteiros: 185/70 R15, aro 15;
  • Rodas e pneus traseiros: 215/60 R15, aro 15;
  • Peso: Aprox. 1.120 kg (vazio);
  • Porta-malas: 80 litros;
  • Tanque combustível:
  • Projetista:
  • Preço: R$

PORSCHE 930 3.2 CARRERA (2ª GERAÇÃO / ANO 1984)
  • Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox.
  • Largura: Aprox.
  • Entre-eixos: Aprox.
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência / torque): 3.164 cilindradas, gasolina (228 cavalos / 28 kgfm);
  • Bloco: Boxer de 6 cilindros horizontais opostos;
  • Alimentação: Injeção eletrônica Bosch DME;
  • Taxa de compressão:
  • Câmbio: Mecânico ou manual de 5 velocidades;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 240 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado):
  • Consumo (rodovia / lotado):
  • Nível de ruído (100 km/h):
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, barras e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, braços arrastados, amortecedores e barra;
  • Freios: Discos nas quatro rodas;
  • Direção: Mecânica, sem assistência;
  • Rodas e pneus dianteiros: 185/70 R15, aro 15;
  • Rodas e pneus traseiros: 215/60 R15, aro 15;
  • Peso: Aprox. 1.280 kg (vazio);
  • Porta-malas: 80 litros;
  • Tanque combustível:
  • Projetista:
  • Preço: R$

PORSCHE 993 CARRERA (4ª GERAÇÃO / 1993)
  • Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Motorização (potência / torque): 3.600 cilindradas, gasolina (260 cavalos / 32 kgfm);
  • Bloco: Boxer, 6 cilindros horizontais opostos;
  • Posição: Traseiro e longitudinal;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Distribuição: Comando de válvulas variável;
  • Taxa de compressão: 11:1;
  • Câmbio: Mecânico ou manual de 6 velocidades ou marchas;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 5 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 260 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado): Aprox. 6 km / litro;
  • Consumo (rodovia / lotado): Aprox. 10 km / litro;
  • Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, braços triangulares, molas e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente multilink;
  • Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
  • Direção: Hidráulica;
  • Rodas e pneus dianteiros: Aro 16, pneus 205/55 ZR16;
  • Rodas e pneus traseiros: Aro 16, pneus 245/55 ZR16;
  • Peso: Aprox. 1.370 kg (vazio);
  • Porta-malas: 90 litros;
  • Tanque combustível: 77 litros;
  • Projetistas: Tony Hatter e Harm Lagaay;
  • Preço: R$

PORSCHE 996 CARRERA (5ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência / torque): 3.400 cilindradas, gasolina (296 cavalos / 34 kgfm);
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Taxa de compressão:
  • Câmbio: Mecânico ou manual de 6 marchas;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 280 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado): Aprox.
  • Consumo (rodovia / lotado): Aprox.
  • Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas e amortecedores a gás;
  • Suspensão traseira: Independente, multi-link de cinco braços, molas, amortecedores a gás;
  • Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
  • Direção:
  • Rodas e pneus dianteiros: 205/50 R17, aro 17;
  • Rodas e pneus traseiros: 255/40 R17, aro 17;
  • Peso: Aprox. 1.320 kg (vazio);
  • Porta-malas: 100 litros;
  • Tanque combustível: 64 litros;
  • Projetista:
  • Preço: Aprox. R$ 

PORSCHE 997 CARRERA (6ª GERAÇÃO / ANO 2005)
  • Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência / torque): 3.600 cilindradas, gasolina (321 cavalos / 37 kgfm);
  • Alimentação: Injeção eletrônica e direta multiponto;
  • Taxa de compressão:
  • Câmbio: Mecânico ou manual de 6 marchas;
  • Câmbio: PDK, automático de dupla embreagem, com 7 velocidades;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 5 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 280 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado): Aprox.
  • Consumo (rodovia / lotado): Aprox.
  • Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas e amortecedores a gás;
  • Suspensão traseira: Independente, multi-link de cinco braços, molas, amortecedores a gás;
  • Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
  • Direção: 
  • Rodas e pneus dianteiros: 235/40 R18, aro 18;
  • Rodas e pneus traseiros: 265/40 R18, aro 18;
  • Peso: Aprox. 1.350 kg (vazio);
  • Porta-malas: 100 litros;
  • Tanque combustível: 64 litros;
  • Projetista:
  • Preço: Aprox. R$ 

PORSCHE 991 CARRERA (7ª GERAÇÃO / ANO 2013)
  • Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,4 metros;
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Motorização (potência / torque): 3.436 cilindradas, gasolina (345 cavalos / 38 kgfm);
  • Alimentação: Injeção eletrônica e direta multiponto;
  • Taxa de compressão:
  • Câmbio: Mecânico ou manual de 7 marchas;
  • Câmbio: PDK, automático de dupla embreagem, com 7 velocidades;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 5 segundos / lotado;
  • Velocidade máxima: Aprox. 290 km/h;
  • Consumo (cidade / lotado): Aprox.
  • Consumo (rodovia / lotado): Aprox.
  • Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas e amortecedores a gás;
  • Suspensão traseira: Independente, multi-link de cinco braços, molas, amortecedores a gás;
  • Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
  • Direção: Elétrica;
  • Rodas e pneus dianteiros: 235/40 R19, aro 19;
  • Rodas e pneus traseiros: 285/35 R19, aro 19;
  • Peso: Aprox. 1.350 kg (vazio);
  • Porta-malas: 100 litros;
  • Tanque combustível: 64 litros;
  • Projetista: Michael Mauer;
  • Preço: Aprox. R$ 

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Porsche_911
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Porsche_911
  • Porsche (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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