PORSCHE 911
O nome Porsche 911 é usado pela tradicional fabricante alemã de automóveis premium Porsche AG para sua longa e variada linhagem de automóveis esportivos de alto luxo com carrocerias de formatos cupê, targa e conversível, com capacidade para transportar até quatro pessoas, incluindo o motorista, projetada, desenvolvida e fabricada em larga escala na Alemanha desde a década de 1960 pela icônica fabricante alemã Porsche AG, atualmente uma subsidiária do grupo automobilístico ou automotivo alemão Volkswagen AG, por sua vez um dos maiores grupos automobilísticos ou automotivos do mundo.
A Porsche AG é uma famosa e tradicional fabricante alemã de automóveis esportivos premium, fundada em 1931 pelo projetista austríaco Ferdinand Porsche. É uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de automóveis de alto desempenho do mundo, uma das mais conhecidas e conceituadas. Em 2012 ela passou a ser propriedade do grupo automobilístico alemão Volkswagen AG, que, por sua vez, é propriedade da Família Porsche, do Governo da Alemanha e do Governo do Qatar.
O grupo alemão Volkswagen AG é um gigante do setor automobilístico ou automotivo, um tradicional fabricante de automóveis, um dos maiores fabricantes de automóveis e utilitários do mundo, incluindo caminhões e ônibus. Também fazem parte do Grupo Volkswagen a Scania e a MAN, duas grandes e conhecidas fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas, a Audi, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta, a Lamborghini, uma fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, a Seat, uma fabricante espanhola de automóveis populares, e a Ducati, fabricante de motos de alta performance.
Logo acima, um dos modelos Porsche 911 (Porsche 996) da década de 2000, na sua moderna quinta geração, o primeiro da família com motor arrefecido a água, com o típico design ousado, gracioso e inconfundível dos modelos Porsche 911, com linhas suaves e harmônicas, e, é claro, com aerodinâmica refinada. Logo abaixo, um símbolo de status durante a década de 1990, o Porsche 911 (Porsche 964), da terceira geração. A linhagem Porsche 911 sempre foi considerada premium, desde seu lançamento, deixando para trás, definitivamente, a fama de automóvel comum do Volkswagen Fusca, que, aliás, caso você ainda não saiba, foi uma criação de Ferdinand Porsche.
Os modelos Porsche 911 são clássicos ou modernos modelos de automóveis esportivos de alto luxo, dependendo do ano de fabricação, com capacidade para transportar até quatro pessoas, incluindo o motorista, fabricados em larga escala na Alemanha, desde a década de 1960, pela tradicional fabricante de automóveis Porsche AG, a maior fabricante de automóveis esportivos premium do mundo. Esses modelos de automóveis são legítimos representantes da icônica e famosa fabricante no segmento de carros esportivos, com estabilidade e dirigibilidade, mecânica esmerada, inclusive com motor boxer traseiro, com robustez estrutural de sua carroceria monobloco de aço, com duas portas laterais e porta-malas dianteiro, inclusive com modelos com tração 4X4 e com opções de carrocerias conversíveis e targa.
O clássico modelo Porsche 911 da década de 1960 é um automóvel esportivo totalmente original, isso significa que ele foi criado por designers e projetistas da Porsche AG a partir do zero, a partir de uma folha de papel em branco, literalmente. Na época não existia softwares de computação gráfica instalados em computadores para facilitar e tornar mais precisos os projetos de veículos. Um dos projetistas desse modelo foi o neto do fundador da Porsche, homônimo do seu avô, Ferdinand Alexander Porsche, com auxílio de outros projetistas, com o objetivo de substituir o modelo Porsche 356.
Vale relembrar que o limite médio de velocidade em rodovias no Brasil é de 100 km/h... Mais que isso só em ambientes controlados, como em autódromos e pistas de pouso, por exemplo...
A partir de 1974 foi iniciada a fabricação da 2ª geração da família Porsche 911, com a versão Porsche 911 Turbo, conhecida também como Porsche 930, o primeiro modelo Porsche 911 com carroceria galvanizada e o primeiro da família com motorização turbo de série, com motor boxer de seis cilindros, com 3.000 cilindradas, com 260 cavalos de potência e 34 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. Essa versão foi seguida em 1978 pela versão Porsche 911 Turbo de 3.300 cilindradas, com intercooler (resfriador de ar para o motor), com 300 cavalos de potência e 41 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h.
A partir de 1989 foi iniciada a fabricação, na Alemanha, da 3ª geração da família Porsche 911, conhecida também como Porsche 964, inclusive com sua importação para o Brasil a partir de 1991. Esse é considerado o início da era moderna do Porsche 911, deixando para trás os modelos clássicos, com uma variedade de modernizações, inovações e refinamentos que a tornou uma das melhores opções de compra de modelos esportivos premium da época, embora pouquíssimas unidades estejam disponíveis hoje no mercado brasileiro de automóveis usados, por um preço mais acessível, digamos, já que os modelos novos Porsche 911 (Porsche 992) são caríssimos.
Essa 3ª geração do Porsche 911 foi lançada com sucesso no mercado de automóveis de alto luxo, inspirada, em certa medida, é claro, no design das gerações clássicas, mas suavizando as linhas e dando-lhes um toque de modernidade, tornando o resultado final mais elegante, mais agradável e mais atraente. Na essência, essa 3ª geração mudou em vários aspectos e melhorou em quase tudo, mais sofisticada, com molas helicoidais, freios ABS e direção hidráulica, um modelo de automóvel mais moderno que seu antecessor. Só o entre-eixos que não apresentou melhoria significativa, ainda com apenas 2,3 metros, o suficiente para dois adultos e duas crianças.
A fabricação em série da 4ª geração do Porsche 911, conhecida também como Porsche 993, foi iniciada na Alemanha em 1994 e logo em seguida eles chegaram ao Brasil, um dos principais mercados automobilísticos ou automotivos fora dos Estados Unidos e da Europa. As linhas harmônicas e graciosas, desenhadas pelos projetistas Tony Hatter e Harm Lagaay, típicas da família Porsche 911, foram mantidas, mas com algumas melhorias de mecânica, eletrônica, hidráulica e elétrica, com a introdução da suspensão multi-link na traseira, com comando de válvulas variável nos motores de 3.600 cilindradas e 3.800 cilindradas, com potências variando entre 268 cavalos e 402 cavalos, dependendo do modelo e do ano de fabricação, inclusive com uma versão com turbo duplo, com números impressionantes de aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.
A partir de 1998 foi iniciada a fabricação, na Alemanha, da 5ª geração da família Porsche 911, conhecida também como Porsche 996, inclusive com sua importação para o Brasil. Para atender os limites de emissão de poluentes vigentes na Europa e nos Estados Unidos foi necessário desenvolver uma motorização boxer de seis cilindros refrigerada a água. O Porsche 911 (Porsche 996) foi a primeira geração da família Porsche 911 com refrigeração a água, deixando para trás os modelos refrigerados a ar, com uma variedade de modernizações, inovações e refinamentos, com um monobloco totalmente reformulado.
Uma das versões oferecidas ao mercado brasileiro entre 1999 e 2004 foi o Porsche 911 Carrera 4 (Porsche 996), com tração 4X4 e controle de estabilidade, este conhecido também como PSM - Porsche Stability Management, que, em situações extremas, com risco de perda de aderência das rodas / pneus com o solo, reduz automaticamente a potência / torque e bloqueia temporariamente uma ou mais rodas até que o veículo volte à sua condição normal. Além disso, ele possui uma distribuição variável da potência / torque entre as rodas traseiras e dianteiras; aerofólio automático na traseira, acionado a partir de 150 km/h; e rodas de liga leve; dentre outros itens de performance.
No início da década de 2000, essa versão já estava disponível na Europa com central multimídia com rádio AM/FM, CD player e navegador GPS integrado ao painel, em tela LCD, mas, infelizmente, ainda não havia mapeamento digitalizado disponível para o Brasil.
PORSCHE 911 (7ª GERAÇÃO)
A fabricação em série da 7ª geração do Porsche 911, conhecida também como Porsche 991, foi iniciada na Alemanha em 2011 e logo em seguida eles chegaram ao Brasil. As linhas harmônicas e graciosas, típicas da família Porsche 911, foram mantidas, incluindo a ótima penetração aerodinâmica da geração anterior, mas a plataforma e a carroceria eram totalmente novas, incluindo a construção do monobloco com uso intensivo em alumínio, complementada com melhorias de mecânica, eletrônica e elétrica, com cerca de 2/3 (dois terços) do número total de peças, partes e componentes totalmente novos em relação ao seu antecessor Porsche 911 (Porsche 997), embora semelhantes no aspecto estético.
O veículo foi projetado por profissionais da própria Posche A.G. alemã, dentre eles do designer Michael Mauer, com o compromisso prévio de tornar a carroceria mais confortável, mais estável e mais leve, em relação à geração anterior, com conseqüências diretas no consumo de combustível, lembrando que o quesito de consumo nunca foi um ponto forte dos automóveis da família Porsche 911, já que as prioridades sempre foram performance e boa aparência.
Foram diversas melhorias aplicadas à 7ª geração da família Porsche 911, incluindo um monobloco fabricado quase inteiramente em alumínio, com aumento do espaço interno para os passageiros do assento traseiro, com quase 10 centímetros a mais de entre-eixos.
As versões Posche 911 Carrera e Posche 911 Carrera S, que estão entre as mais vendidas, possuem motores boxer aspirados com cilindradas variando entre 3,4 litros e 3,8 litros, com 355 cavalos e 40 kgfm e 400 cavalos e 46 kgfm, respectivamente, combinados com câmbio automático PDK melhorado em relação à geração anterior, mas com opção de câmbio mecânico de 7 velocidades ou marchas, e direção elétrica combinada com sistema start / stop, para economia de combustível, resultando em um veículo que, segundo o fabricante, é 15% mais econômico na cidade e 10% mais econômico na rodovia que as versões equivalentes da geração anterior, em condução moderada, é claro.
Para completar o pacote de tecnologias,
essas versões citadas acima possuem a chamada vetorização de torque, um sistema
eletrônico que freia levemente e automaticamente a roda interna à curva para
melhorar a estabilidade, melhorar a dirigibilidade e aumentar a segurança nas
rodovias, durante as curvas. Além disso, o veículo possui a suspensão
pneumática, opcional no Porsche Carrera e de série no Porsche Carrera S, mais alta
na cidade, para facilitar a condução por vias irregulares, e mais baixa nas
rodovias, para melhorar a estabilidade em alta velocidades.
Também foram fabricadas as versões Porsche 911 Turbo e Porsche 911 Turbo S, ainda mais caras, com 520 cavalos e 560 cavalos, com aceleração de 0 a 100 km/h em, acredite, 3 segundos. E como se tudo isso fosse pouco, tem ainda o esterçamento da roda traseira, conhecido também como eixo traseiro autodirecional, que acompanha o esterçamento das rodas dianteiras em altas velocidades, para auxiliar as curvas, e realiza um esterçamento inverso em baixas velocidades, para auxiliar nas manobras em estacionamentos e garagens.
Logo acima, painel completo, recheado de alta tecnologia, com volante e assentos elegantes e charmosos, confortáveis e ergonômicos, com vários ajustes de posição comandados eletricamente. Essa é a 8ª geração do Porsche 911, conhecida também como Porsche 992, na sua versão conversível, chamada Porsche 911 Cabriolet, com acabamento de primeira e design interno sóbrio. Logo abaixo, o design externo ousado do modelo de automóvel esportivo, aqui na versão conversível.
A linhagem Porsche 911 está entre as séries de automóveis esportivos premium mais vendidas do mundo, com mais de 1.000.000 de unidades fabricadas até o momento. São automóveis caríssimos, mas, aparentemente, isso não assusta ou afasta compradores. Ela está entre as 10 famílias de automóveis esportivos de alto luxo mais vendidas do mundo, uma lista pequena da qual faz parte também os icônicos Ford Mustang e Chevrolet Camaro, com mais de 10.000.000 e mais de 5.000.000 de unidades fabricadas, respectivamente.
- Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
- Altura: Aprox. 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): 3.400 cilindradas, gasolina (300 cavalos / 35 kgfm);
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão:
- Câmbio: Mecânico ou manual de 6 marchas;
- Tração: 4X4;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 270 km/h;
- Consumo (cidade / lotado): Aprox.
- Consumo (rodovia / lotado): Aprox.
- Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas e amortecedores a gás;
- Suspensão traseira: Independente, multi-link de cinco braços, molas, amortecedores a gás;
- Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
- Direção:
- Rodas e pneus dianteiros:
- Rodas e pneus traseiros:
- Peso: Aprox. 1.420 kg (vazio);
- Porta-malas: 100 litros;
- Tanque combustível: 64 litros;
- Projetista:
- Preço: Aprox. R$
- Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
- Altura: Aprox. 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): 3.600 cilindradas, gasolina (250 cavalos / 31 kgfm);
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão: 11:1;
- Câmbio: Mecânico ou manual de 5 marchas;
- Tração: 4X4;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 220 km/h;
- Consumo (cidade / lotado): Aprox. 6 km / litro;
- Consumo (rodovia / lotado): Aprox. 10 km / litro;
- Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, braços triangulares, molas e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, molas, amortecedores e barra;
- Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
- Direção: Hidráulica;
- Rodas e pneus dianteiros: Aro 16, tala 6 polegadas, pneus 205/55 ZR16;
- Rodas e pneus traseiros: Aro 16, tala 8 polegadas, pneus 225/50 ZR16;
- Peso: Aprox. 1.450 kg (vazio);
- Porta-malas: 80 litros;
- Tanque combustível: 77 litros;
- Projetista:
- Preço: R$
- Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
- Altura: Aprox. 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): Turbo de 3.300 cilindradas, duas válvulas por cilindro,bloco de alumínio, refrigerado a ar, gasolina (250 cavalos / 31 kgfm);
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão: 7:1;
- Câmbio: Mecânico ou manual de 5 marchas;
- Tração: Traseira;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 5 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 270 km/h;
- Consumo (cidade / lotado): Aprox. 5 km / litro;
- Consumo (rodovia / lotado): Aprox. 11 km / litro;
- Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, braços triangulares, molas e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, molas, amortecedores e barra;
- Freios: Hidráulico, duplo circuito, discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
- Direção: Hidráulica;
- Rodas e pneus dianteiros: Aro 17, tala 7 polegadas, pneus 205/50 ZR17;
- Rodas e pneus traseiros: Aro 17, tala 9 polegadas, pneus 255/40 ZR17;
- Peso: Aprox. 1.470 kg (vazio);
- Porta-malas: 80 litros;
- Tanque combustível: 77 litros;
- Projetista:
- Preço: R$
- Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox.
- Largura: Aprox.
- Entre-eixos: Aprox.
- Altura: Aprox. 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): 3.200 cilindradas, gasolina (230 cavalos / 28 kgfm);
- Alimentação: Injeção eletrônica Bosch DME;
- Taxa de compressão:
- Câmbio: Mecânico ou manual de 5 marchas;
- Tração: Traseira;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 240 km/h;
- Consumo (cidade / lotado):
- Consumo (rodovia / lotado):
- Nível de ruído (100 km/h):
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, barras e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente, braços arrastados, amortecedores e barra;
- Freios: Discos nas quatro rodas;
- Direção:
- Rodas e pneus dianteiros:
- Rodas e pneus traseiros:
- Peso: Aprox. 1.170 kg (vazio);
- Porta-malas: 80 litros;
- Tanque combustível:
- Projetista:
- Preço: R$
- Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox.
- Largura: Aprox.
- Entre-eixos: Aprox.
- Altura: Aprox. 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): 3.600 cilindradas, gasolina (320 cavalos / 38 kgfm);
- Motorização: 24 válvulas;
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão: 11:1;
- Câmbio: Mecânico ou manual de 6 marchas;
- Tração: Traseira;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 280 km/h;
- Consumo (cidade / lotado):
- Consumo (rodovia / lotado):
- Nível de ruído (100 km/h):
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, molas, barra e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente, braços de alumínio e amortecedores;
- Freios: Discos nas quatro rodas;
- Direção: Hidráulica;
- Rodas e pneus dianteiros: Alumínio, aro 17, 205/50 ZR17;
- Rodas e pneus traseiros: Alumínio, aro 17, 255/40 ZR 17;
- Peso: Aprox. 1.415 kg (vazio);
- Porta-malas: 130 litros;
- Tanque combustível: 64 litros;
- Projetista:
- Preço: R$
- Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
- Altura: Aprox. 1,4 metro;
- Motorização (potência / torque): 3.600 cilindradas, gasolina (250 cavalos / 31 kgfm);
- Bloco: Boxer, 6 cilindros horizontais opostos;
- Posição: Traseiro e longitudinal;
- Alimentação: Injeção Bosch Motronic, eletrônica multiponto;
- Distribuição: Duplo comando no cabeçote, com dupla ignição;
- Taxa de compressão: 11:1;
- Câmbio: Mecânico ou manual de 5 velocidades ou marchas;
- Tração: 4X2 traseira;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 260 km/h;
- Consumo (cidade / lotado): Aprox. 6 km / litro;
- Consumo (rodovia / lotado): Aprox. 10 km / litro;
- Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, braços triangulares, molas e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente, braços triangulares, molas, amortecedores e barra;
- Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS da marca Bosch;
- Direção: Hidráulica;
- Rodas e pneus dianteiros: Aro 16, tala 6 polegadas, pneus 205/55 ZR16;
- Rodas e pneus traseiros: Aro 16, tala 8 polegadas, pneus 225/55 ZR16;
- Peso: Aprox. 1.350 kg (vazio);
- Porta-malas: 90 litros;
- Tanque combustível: 77 litros;
- Projetista:
- Preço: R$
- Capacidade:
- Comprimento: Aprox. 4,6 metros;
- Largura: Aprox. 1,9 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,4 metros;
- Altura: Aprox. 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): 4.000 cilindradas, gasolina (500 cavalos / 46 kgfm);
- Bloco: Boxer de 6 cilindros horizontais opostos;
- Alimentação: Injeção direta e eletrônica multiponto;
- Distribuição: 24 válvulas, com abertura variável;
- Taxa de compressão:
- Câmbio: PDK, automatizado de dupla embreagem e sete velocidades;
- Tração: 4X2 traseira, diferencial com bloqueio eletrônico;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 4 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 318 km/h;
- Consumo (cidade / lotado): Aprox. 5 quilômetros / litro;
- Consumo (rodovia / lotado): Aprox. 11 quilômetros / litro;
- Nível de ruído (100 km/h): Aprox.
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente, multi-link de cinco braços, molas, amortecedores;
- Freios: Discos ventilados de cerâmica nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio;
- Direção: Elétrica;
- Rodas e pneus dianteiros: 245/35 ZR20, Aro 20;
- Rodas e pneus traseiros: 305/30 ZR20, Aro 20;
- Peso: Aprox. 1.500 kg (vazio);
- Porta-malas: 125 litros;
- Tanque combustível: 64 litros;
- Projetista:
- Preço: Aprox. R$
- Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
- Largura: Aprox. 1,8 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
- Altura: Aprox. 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): 3.600 cilindradas, gasolina (420 cavalos / 57 kgfm);
- Bloco: Boxer com 6 cilindros horizontais opostos;
- Alimentação: Turbo e intercooler, com injeção eletrônica multiponto;
- Distribuição: 4 válvulas por cilindro;
- Taxa de compressão: 9,4:1;
- Câmbio: Tiptronic, automático de 5 velocidades;
- Câmbio: Mecânico de 6 velocidades ou marchas;
- Tração: 4X4;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 4 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 300 km/h;
- Consumo (cidade / lotado): Aprox.
- Consumo (rodovia / lotado): Aprox.
- Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas e amortecedores a gás;
- Suspensão traseira: Independente, multi-link de cinco braços, molas, amortecedores a gás;
- Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
- Direção: Hidráulica;
- Rodas e pneus dianteiros: 225/40 R18, Aro 18;
- Rodas e pneus traseiros: 295/30 R18, Aro 18;
- Peso: Aprox. 1.580 kg (vazio);
- Porta-malas: 100 litros;
- Tanque combustível: 64 litros;
- Projetista:
- Preço: Aprox. R$
- Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox.
- Largura: Aprox.
- Entre-eixos: Aprox.
- Altura: Aprox. 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): 2.200 cilindradas, gasolina (123 cavalos / 18 kgfm);
- Bloco: Boxer de seis cilindros horizontais opostos;
- Alimentação: Carburador de corpo duplo;
- Taxa de compressão:
- Câmbio: Mecânico ou manual de 5 marchas;
- Tração: 4X2 traseira;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 10 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 200 km/h;
- Consumo (cidade / lotado):
- Consumo (rodovia / lotado):
- Nível de ruído (100 km/h):
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, barras e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente, braços arrastados, amortecedores e barra;
- Freios: Discos nas quatro rodas;
- Direção: Mecânica, sem assistência;
- Rodas e pneus dianteiros: 165 R15;
- Rodas e pneus traseiros: 165 R15;
- Peso: Aprox. 1.050 kg (vazio);
- Porta-malas: 80 litros;
- Tanque combustível:
- Projetista:
- Preço: R$
- Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox.
- Largura: Aprox.
- Entre-eixos: Aprox.
- Altura: Aprox. 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): 3.000 cilindradas, gasolina (185 cavalos / 26 kgfm);
- Bloco: Boxer de 6 cilindros horizontais opostos;
- Alimentação: Injeção mecânica;
- Taxa de compressão:
- Câmbio: Mecânico ou manual de 5 velocidades;
- Tração: 4X2 traseira;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 7 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 225 km/h;
- Consumo (cidade / lotado):
- Consumo (rodovia / lotado):
- Nível de ruído (100 km/h):
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, barras e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente, braços arrastados, amortecedores e barra;
- Freios: Discos nas quatro rodas;
- Direção: Mecânica, sem assistência;
- Rodas e pneus dianteiros: 185/70 R15, aro 15;
- Rodas e pneus traseiros: 215/60 R15, aro 15;
- Peso: Aprox. 1.120 kg (vazio);
- Porta-malas: 80 litros;
- Tanque combustível:
- Projetista:
- Preço: R$
- Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox.
- Largura: Aprox.
- Entre-eixos: Aprox.
- Altura: Aprox. 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): 3.164 cilindradas, gasolina (228 cavalos / 28 kgfm);
- Bloco: Boxer de 6 cilindros horizontais opostos;
- Alimentação: Injeção eletrônica Bosch DME;
- Taxa de compressão:
- Câmbio: Mecânico ou manual de 5 velocidades;
- Tração: 4X2 traseira;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 240 km/h;
- Consumo (cidade / lotado):
- Consumo (rodovia / lotado):
- Nível de ruído (100 km/h):
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, barras e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente, braços arrastados, amortecedores e barra;
- Freios: Discos nas quatro rodas;
- Direção: Mecânica, sem assistência;
- Rodas e pneus dianteiros: 185/70 R15, aro 15;
- Rodas e pneus traseiros: 215/60 R15, aro 15;
- Peso: Aprox. 1.280 kg (vazio);
- Porta-malas: 80 litros;
- Tanque combustível:
- Projetista:
- Preço: R$
- Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
- Altura: Aprox. 1,4 metro;
- Motorização (potência / torque): 3.600 cilindradas, gasolina (260 cavalos / 32 kgfm);
- Bloco: Boxer, 6 cilindros horizontais opostos;
- Posição: Traseiro e longitudinal;
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Distribuição: Comando de válvulas variável;
- Taxa de compressão: 11:1;
- Câmbio: Mecânico ou manual de 6 velocidades ou marchas;
- Tração: 4X2 traseira;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 5 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 260 km/h;
- Consumo (cidade / lotado): Aprox. 6 km / litro;
- Consumo (rodovia / lotado): Aprox. 10 km / litro;
- Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, braços triangulares, molas e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente multilink;
- Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
- Direção: Hidráulica;
- Rodas e pneus dianteiros: Aro 16, pneus 205/55 ZR16;
- Rodas e pneus traseiros: Aro 16, pneus 245/55 ZR16;
- Peso: Aprox. 1.370 kg (vazio);
- Porta-malas: 90 litros;
- Tanque combustível: 77 litros;
- Projetistas: Tony Hatter e Harm Lagaay;
- Preço: R$
- Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
- Altura: Aprox. 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): 3.400 cilindradas, gasolina (296 cavalos / 34 kgfm);
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão:
- Câmbio: Mecânico ou manual de 6 marchas;
- Tração: 4X2 traseira;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 280 km/h;
- Consumo (cidade / lotado): Aprox.
- Consumo (rodovia / lotado): Aprox.
- Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas e amortecedores a gás;
- Suspensão traseira: Independente, multi-link de cinco braços, molas, amortecedores a gás;
- Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
- Direção:
- Rodas e pneus dianteiros: 205/50 R17, aro 17;
- Rodas e pneus traseiros: 255/40 R17, aro 17;
- Peso: Aprox. 1.320 kg (vazio);
- Porta-malas: 100 litros;
- Tanque combustível: 64 litros;
- Projetista:
- Preço: Aprox. R$
- Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,3 metros;
- Altura: Aprox. 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): 3.600 cilindradas, gasolina (321 cavalos / 37 kgfm);
- Alimentação: Injeção eletrônica e direta multiponto;
- Taxa de compressão:
- Câmbio: Mecânico ou manual de 6 marchas;
- Câmbio: PDK, automático de dupla embreagem, com 7 velocidades;
- Tração: 4X2 traseira;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 5 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 280 km/h;
- Consumo (cidade / lotado): Aprox.
- Consumo (rodovia / lotado): Aprox.
- Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas e amortecedores a gás;
- Suspensão traseira: Independente, multi-link de cinco braços, molas, amortecedores a gás;
- Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
- Direção:
- Rodas e pneus dianteiros: 235/40 R18, aro 18;
- Rodas e pneus traseiros: 265/40 R18, aro 18;
- Peso: Aprox. 1.350 kg (vazio);
- Porta-malas: 100 litros;
- Tanque combustível: 64 litros;
- Projetista:
- Preço: Aprox. R$
- Capacidade: 4 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,4 metros;
- Altura: Aprox. 1,3 metro;
- Motorização (potência / torque): 3.436 cilindradas, gasolina (345 cavalos / 38 kgfm);
- Alimentação: Injeção eletrônica e direta multiponto;
- Taxa de compressão:
- Câmbio: Mecânico ou manual de 7 marchas;
- Câmbio: PDK, automático de dupla embreagem, com 7 velocidades;
- Tração: 4X2 traseira;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 5 segundos / lotado;
- Velocidade máxima: Aprox. 290 km/h;
- Consumo (cidade / lotado): Aprox.
- Consumo (rodovia / lotado): Aprox.
- Nível de ruído (100 km/h): Aprox. 72 decibéis;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas e amortecedores a gás;
- Suspensão traseira: Independente, multi-link de cinco braços, molas, amortecedores a gás;
- Freios: Discos ventilados nas quatro rodas, com ABS;
- Direção: Elétrica;
- Rodas e pneus dianteiros: 235/40 R19, aro 19;
- Rodas e pneus traseiros: 285/35 R19, aro 19;
- Peso: Aprox. 1.350 kg (vazio);
- Porta-malas: 100 litros;
- Tanque combustível: 64 litros;
- Projetista: Michael Mauer;
- Preço: Aprox. R$
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/
- Webmotors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Ivermectina (Agropecuária)
- Oxitetraciclina (Agropecuária)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Gesso Agrícola (Agricultura e Pecuária)
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Fenitrothion (Agropecuária)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Mastite Bovina (Agropecuária)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Embraer
- Ordenhadeira Mecânica (Agropecuária)
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Segurança Privada
- Produção Florestal
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Doramectina (Agropecuária)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Propoxur (Veterinária)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Pastagem ou Pasto (Agropecuária)
- Chevrolet Zafira
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Airbus A321
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Água (Biologia e Química)
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Chevrolet Prisma
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda CR-V
- Ridley Scott (Cinema)
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Jean Michel Jarre (Música)
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Lamborghini Gallardo
- Legião Urbana (Música)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Propriedade Intelectual (Direito)
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz Classe GLE
- BMW Z3
- Volvo 850 GLT
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
- Audi A3 Sedan
- Volkswagen Gol (2ª Geração)
- Volkwagen Parati (2ª Geração)
- Volkwagen Saveiro(2ª Geração)
- Honda Civic
- Fiat Doblò
- Audi TT
- Chrystian & Ralf (Música)
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Lamborghini Murciélago
- Toyota Corolla
- BMW X5
- Mercedes-Benz Classe C
- Volkswagen Tiguan
- Mitsubishi Pajero TR4
- Renault Kangoo
- Jaguar I-Pace
- Audi A3 Sportback
- Citroen Jumper
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Porsche: https://www.porsche.com/brazil/pt/
- Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/correio-tecnico-o-que-e-um-automovel-targa/
- FlatOut Brasil: https://www.flatout.com.br/um-porsche-911-sc-muito-bonito-e-original-a-venda-no-brasil/
- Auto Data Net (em inglês): https://www.auto-data.net/en/porsche-911-964-carrera-2-3.6-250hp-6626
- Gramaticando: http://www.blogdogramaticando.com/2013/04/nem-tudo-sao-flores-ou-nem-tudo-e-flores.html
- Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Porsche_911
- Auto Esporte / Globo.com: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2015/10/porsche-revela-o-novo-sistema-de-suspensao-do-911-carrera.html
- Jornal a Crítica: http://www.acritica.net/editorias/automoveis/alta-estabilidade-mesmo-na-chuva/352366/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Porsche_911
- FlatOut Brasil: https://www.flatout.com.br/o-que-mudou-e-o-que-nao-mudou-no-porsche-911-em-mais-de-50-anos/
- Porsches Clássicos / Editora On Line: https://books.google.com.br/books/about/Carros_dos_Sonhos_02_Porsches_Cl%C3%A1ssicos.html?id=e1csDwAAQBAJ&redir_esc=y
- Revista Autoesporte / Globo.com: https://autoesporte.globo.com/servicos/noticia/2015/10/entenda-diferentes-carrocerias-dos-carros.ghtml
- Porsche (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.