FIAT TEMPRA
O GRUPO STELLANTIS
Logo acima, o logotipo da nova holding gigante Stellantis, formada a partir da fusão das holdings FCA Fiat Chrysler Automobiles, holandesa, e PSA Peugeot Citroen, francesa. Logo abaixo, o logotipo anterior da Fiat, que se tornou uma das marcas da então FCA Fiat Chrysler Automobiles, a empresa também detentora das marcas Chrysler, Dodge, Jeep e RAM até 2020.
O grupo empresarial Stellantis NV é uma gigante multinacional holandesa que atende interesses americanos, italianos e franceses, formado em 2021 pela fusão (ou consolidation, na linguagem americana) de duas grandes holdings multinacionais do setor automobilístico, a francesa PSA Peugeot Citroen e a também holandesa FCA Fiat Chrysler Automobiles, esta, por sua vez, uma gigante multinacional que atendia interesses americanos e italianos do ramo automobilístico ou automotivo, formada em 2014 pela fusão de duas grandes holdings multinacionais, a italiana Fiat SpA e a americana Chrysler Group, passando então a englobar as marcas Fiat, Chrysler, Jeep (utilitários esportivos), Alfa Romeo e Maserati (automóveis premium), Dodge e RAM (caminhões, pickups e comerciais leves), dentre outras.
Em 2019, os grupos automobilísticos PSA Peugeot Citroen, da França, e FCA Fiat Chrysler Automobiles, dos Estados Unidos e da Itália, anunciaram a intenção de promover uma nova fusão para juntar todas as suas marcas em um único grupo automotivo, para reforçar sua posição entre os dez maiores fabricantes de automóveis do mundo, com economia de escala no compartilhamento de plataformas e chassis (bases estruturais, motores e câmbios) e compartilhamento de uma variedade de peças, partes e componentes, com aquisição de matérias primas (aços e alumínios, por exemplo) em conjunto, com consequente aumento de competitividade.
Antes disso, em 2016, a marca Ferrari foi separada do então Grupo FCA em uma entidade empresarial sediada na Europa, mas também é controlada pela Família Agnelli, por sua vez formada pelos filhos e netos de Giovanni Agnelli, o fundador da Fiat, a fabricante automotiva italiana. Já as marcas Case e New Holland (tratores e outros utilitários), foram reunidas em 2012 em outra holding, a holandesa e britânica CNH Industrial, e a marca Iveco (vans, caminhões e chassis para micro-ônibus e ônibus) é controlada pela também holandesa Iveco Group, também controladas pela Família Agnelli.
As ações do atual Grupo Stellantis estão disponíveis nas bolsas dos Estados Unidos e da Europa. O então Grupo FCA foi o 8º maior fabricante de automóveis do mundo em 2018, por exemplo, com mais de 4.070.000 unidades fabricadas, enquanto o então Grupo PSA foi o 9º maior fabricante de automóveis, com mais de 3.460.000 unidades. Atualmente, a nova holding Stellantis é a 4ª maior fabricante de automóveis do mundo, com 400.000 funcionários; com instalações produtivas em 30 países; e com escritórios e representantes de vendas em mais de 130 países.
Uma das subsidiárias do Grupo Stellantis no Brasil é a FCA do Brasil, oficialmente FCA Automóveis Ltda, com suas fábricas principais localizadas no município de Betim, que faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte, a capital do estado de Minas Gerais; e Goiana, município da região metropolitana de Recife, no estado de Pernambuco. Em 2019, por exemplo, esse grupo foi o maior fabricante de automóveis do Brasil, com mais de 496.000 unidades fabricadas, somando os números de vendas das marcas Fiat e Jeep, incluindo os números de vendas do Jeep Compass, do Jeep Renegade, da Fiat Strada e da Fiat Toro, esta uma pickup leve, de carroceria monobloco.
Outra subsidiária do grupo, a PSA do Brasil, foi a 11ª maior fabricante e vendedora de automóveis do país em 2019, por exemplo, com mais de 48.000 unidades fabricadas e comercializadas.
Por razões óbvias, a Stellantis NV anunciou recentemente que está abandonando o mercado russo de automóveis e utilitários...
Logo acima, o sedan Fiat Tempra com carroceria de quatro portas, um dos modelos de automóveis do Projeto Tipo 3, lançado pela gigante italiana Fiat SpA, fabricado em larga escala durante a década de 1990 também no Brasil, para atender o mercado brasileiro, inicialmente, no primeiro ano, com motorização carburada de 2.000 cilindradas, e, posteriormente, um ano depois, com injeção eletrônica. Logo abaixo, o painel da versão de uma das primeiras versões de entrada do sedan de luxo da marca italiana.
O Fiat Tempra é um modelo de automóvel de carroceria sedan de tamanho médio, com quatro portas laterais e carroceria de aço galvanizado, com motorização dianteira e tração dianteira, com capacidade para transportar confortavelmente até quatro adultos e uma criança, criado na década de 1980 pela multinacional italiana Fiat SpA, desenvolvido também na década de 1980 por ela e por algumas de suas subsidiárias, incluindo a brasileira, e fabricado em larga escala durante a década de 1990 na Itália, no Brasil e na Turquia, inclusive para exportação para países sul-americanos e asiáticos.
Logo acima, imagens de uma das primeiras versões do Fiat Tempra, o primeiro sedan médio de luxo produzido pela Fiat do Brasil. Logo abaixo, com um olhar atento percebe-se o equilíbrio e a elegância das formas internas, o refinamento e bom gosto do acabamento interno e o cuidado do fabricante em projetar um automóvel com dimensões moderadas, com o máximo possível de conforto por dentro, com espaço suficiente para cabeças e pernas de todos os ocupantes.
O Projeto Tipo 3, do qual o Fiat Tempra faz parte, conhecido também como Projeto Tipo Tre, em italiano, foi a primeira proposta concreta de automóvel mundial de tamanho médio da Fiat SpA a chegar no Brasil. Antes dele, só havia aqui no mercado brasileiro os automóveis compactos da marca italiana, dentre eles o Fiat Prêmio, um simpático sedan. O modelo que mais se aproximava do Fiat Tempra era o Fiat Prêmio, um sedan compacto derivado do Fiat Uno.
A
PRODUÇÃO DO FIAT TEMPRA NO BRASIL
|
||
LANÇAMENTO
|
VERSÃO
|
CARACTERÍSTICAS
|
1991
|
Prata (básica)
|
Quatro portas, gasolina ou etanol, carburador e 8
válvulas
|
1991
|
Ouro (intermediária)
|
Quatro portas, gasolina ou etanol, carburador e 8
válvulas
|
1992
|
Stile / Turbo (esportiva)
|
Quatro ou duas portas, dependendo do modelo, ambos
com turbo
|
1992
|
Tempra i.e. (básica)
|
Quatro portas, gasolina ou etanol, injeção
eletrônica, 8 válvulas
|
1993
|
Tempra 16V (top)
|
Quatro portas, gasolina, injeção eletrônica, 16
válvulas e ABS (opcional)
|
1995
|
Tempra SW
|
Versão perua, com injeção eletrônica
|
1997
|
SX (básica)
|
Quatro portas, gasolina ou etanol, injeção
eletrônica e 8 válvulas
|
1997
|
SX 16V (intermediária)
|
Quatro portas, gasolina, injeção eletrônica e 16
válvulas
|
1997
|
HLX 16V (top)
|
Quatro portas, gasolina, injeção eletrônica e 16
válvulas
|
O Fiat Tempra foi bem vendido no mercado brasileiro entre 1991 e 1998, com mais de 204.000 unidades fabricadas, um número razoável, considerando o seu preço na faixa dos automóveis sedans de luxo. Porém esse número não foi o suficiente para levá-lo a uma 2ª geração, tendo sido então substituído definitivamente no mercado brasileiro pelo sedan médio de luxo Fiat Marea, um modelo de automóvel um pouco maior e mais espaçoso.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Sedan médio, monobloco de aço galvanizado e quatro portas;
- Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Altura do veículo: Aprox. 1,5 metro;
- Altura livre do solo: Aprox. 14 centímetros;
- Projetista: Fiat SpA / Estúdio IDEA;
- Motorização (potência / torque): Fiat Twin Cam 2.0 de 8 válvulas (99 cavalos / 16 kgfm);
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com carburador de corpo duplo;
- Taxa de compressão: 9:1;
- Direção: Hidráulica;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 14 segundos (motorista);
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 16 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro (lotado / ar desligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro (ar desligado / lotado):
- Ruído interno (100 km/h): Aprox. 68 dB (decibéis);
- Transmissão: Manual de 5 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,32;
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Tambores, com servo;
- Porta-malas: 410 litros;
- Tanque de combustível: 70 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Peso vazio / com ar: Aprox. 1.300 kg;
- Preço: Aprox. R$ 14 mil (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Sedan médio, monobloco de aço galvanizado e quatro portas;
- Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Altura do veículo: Aprox. 1,5 metro;
- Altura livre do solo: Aprox. 14 centímetros;
- Projetista: Fiat SpA / Estúdio IDEA;
- Motorização (potência / torque): Fiat Twin Cam 2.0 de 16 válvulas (127 cavalos / 18 kgfm);
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão: 9,5:1;
- Direção: Hidráulica;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 10 segundos (motorista);
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 12 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro (lotado / ar desligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro (ar desligado / lotado):
- Ruído interno (100 km/h): Aprox. 68 dB (decibéis);
- Transmissão: Manual de 5 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,32;
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Tambores, com servo;
- Porta-malas: 410 litros;
- Tanque de combustível: 70 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Peso vazio / com ar: Aprox. 1.350 kg;
- Preço: Aprox. R$ 15 mil (usado / bom estado de conservação);
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o motorista;
- Carroceria: Sedan médio, monobloco de aço galvanizado e quatro portas;
- Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Altura do veículo: Aprox. 1,5 metro;
- Altura livre do solo: Aprox. 14 centímetros;
- Projetista: Fiat SpA / Estúdio IDEA;
- Motorização (potência / torque): Fiat Twin Cam 2.0 de 16 válvulas (127 cavalos / 18 kgfm);
- Motorização: 4 cilindros em linha, transversal, com injeção eletrônica multiponto;
- Taxa de compressão: 9,5:1;
- Direção: Hidráulica;
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 10 segundos (motorista);
- Aceleração 0 a 100 km/h: Aprox. 12 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro (lotado / ar desligado);
- Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro (ar desligado / lotado):
- Ruído interno (100 km/h): Aprox. 68 dB (decibéis);
- Transmissão: Manual de 5 velocidades;
- CX (aerodinâmica): Aprox. 0,32;
- Tração: Dianteira;
- Freios dianteiros: Discos ventilados;
- Freios traseiros: Tambores, com servo;
- Porta-malas: 410 litros;
- Tanque de combustível: 70 litros;
- Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Independente McPherson, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
- Peso vazio / com ar: Aprox. 1.350 kg;
- Preço: Aprox. R$ 15 mil (usado / bom estado de conservação);
- Mercado Livre (classificados): http://www.mercadolivre.com.br
- OLX Brasil (classificados): http://www.olx.com.br
- Webmotors (classificados): https://www.webmotors.com.br
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Ivermectina (Agropecuária)
- Oxitetraciclina (Agropecuária)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Gesso Agrícola (Agricultura e Pecuária)
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Fenitrothion (Agropecuária)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Mastite Bovina (Agropecuária)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Embraer
- Ordenhadeira Mecânica (Agropecuária)
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Segurança Privada
- Produção Florestal
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Doramectina (Agropecuária)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Propoxur (Veterinária)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Pastagem ou Pasto (Agropecuária)
- Chevrolet Zafira
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Airbus A321
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Água (Biologia e Química)
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Chevrolet Prisma
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda CR-V
- Ridley Scott (Cinema)
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Jean Michel Jarre (Música)
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Lamborghini Gallardo
- Legião Urbana (Música)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Propriedade Intelectual (Direito)
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz Classe GLE
- BMW Z3
- Volvo 850 GLT
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
- Audi A3 Sedan
- Volkswagen Gol (2ª Geração)
- Volkwagen Parati (2ª Geração)
- Volkwagen Saveiro(2ª Geração)
- Honda Civic
- Fiat Doblò
- Audi TT
- Chrystian & Ralf (Música)
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Lamborghini Murciélago
- Toyota Corolla
- BMW X5
- Mercedes-Benz Classe C
- Volkswagen Tiguan
- Mitsubishi Pajero TR4
- Renault Kangoo
- Jaguar I-Pace
- Audi A3 Sportback
- Citroen Jumper
- Clube do Tempra: https://www.clubedotempra.com.br/tempra/historia/
- Revista Quatro Rodas: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-brasileiros-fiat-tempra-stile/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_Tempra
- Revista Autoesporte: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI146820-17042,00.html
- Best Cars / UOL: https://www1.uol.com.br/bestcars/classicos/tempra-1.htm
- Revista Oficina Mecânica
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fiat_Tempra
- Best Cars / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=fomgDatGB-k
- Wikipedia (em italiano): https://it.wikipedia.org/wiki/Fiat_Tempra
- Clube do Tempra: http://www.clubedotempra.com.br/downloads/manual_tempra.pdf
- Stellantis (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.