CHEVROLET ASTRA
A GENERAL MOTORS
A General Motors Corporation é uma grande e tradicional fabricante americana de automóveis, caminhões e pickups. Em 2018, por exemplo, ela foi a quarta maior fabricante de veículos do planeta, com mais de 7.100.000 milhões de unidades fabricadas. Ela foi fundada em 1908 nos Estados Unidos pelo empresário americano William Durant e está sediada em Detroit, no estado de Michigan. Ela foi formada a partir do agrupamento de várias outras indústrias do ramo automotivo. Em 1921, o alto executivo americano Alfred Sloan Junior assumiu o controle da organização, dando início a um amplo programa de profissionalização das suas gerências, o que contribuiu para torná-la a líder mundial na fabricação de automóveis naquela época, posição alcançada até 2008.
Atualmente, a General Motors está presente em quase todos os países do mundo, com mais de 396 instalações de diversos tipos e finalidades, incluindo fábricas próprias, de suas subsidiárias ou de empresas nas quais tem participação societária, atuando inclusive na importação e comercialização de automóveis de suas marcas, fabricados em outros países. Ela emprega, no total, mais de 250.000 pessoas e possui no seu portfólio várias marcas, entre elas a Buick, a Chevrolet, a Cadillac, a GMC, a ACDelco, esta uma fabricante de peças e componentes automotivos, e a GM Coreia / Daewoo, da Coreia do Sul, com uma participação societária de cerca de 77% nesta fabricante.
A subsidiária brasileira da General Motors é a General Motors do Brasil, ela foi a segunda maior fabricante e vendedora de veículos do Brasil em 2019, incluindo automóveis e pick-ups, com mais de 475.000 unidades vendidas, entre nacionais e importados. Ela foi fundada no Brasil em 1925, mas nos primeiros cinco anos de suas atividades aqui só montava no Brasil os automóveis quase prontos importados dos Estados Unidos. Somente a partir de 1930 a General Motors do Brasil passou a fabricar, de fato, veículos no Brasil. O primeiro modelo de automóvel de passeio fabricado no Brasil pela empresa foi o Chevrolet Opala, em 1968.
Em 2017, a General Motors vendeu as fabricantes europeias Opel e Vauxhall para o então Grupo PSA, conhecido atualmente como Stellantis.
No Brasil, nos primeiros anos da fabricação nacional, as primeiras versões disponíveis do Chevrolet Astra fastback da 2ª geração eram a básica Astra GL, com duas portas e com econômica motorização de 1.800 cilindradas com injeção eletrônica multiponto, e a mais completa Astra GLS, também com duas portas e com motorização de 2.000 cilindradas, também com injeção eletrônica multiponto, sendo esta com um número maior de equipamentos de segurança, conforto e desempenho, entre eles o computador de bordo; o volante com regulagens manuais de altura e profundidade; o ar-condicionado (opcional) e aquecedor; os assentos dianteiros com regulagem manual de altura e inclinação; o duplo airbag (opcional); os comandos elétricos dos vidros; os cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes; as barras de proteção laterais; as bonitas rodas de liga leve com pneus 185/65 R14; faróis com lentes de policarbonato; os freios ABS (opcionais); e os faróis de neblina; entre outros.
O desenvolvimento da família GM Astra de 2ª geração foi um dos mais completos da indústria automobilística mundial na década de 1990. Ele contou com a participação de engenheiros da matriz americana e de várias subsidiárias, inclusive brasileiros. Foram utilizados cerca de 600 protótipos, com alguns deles rodando no Brasil, inclusive, somando cerca de 9 milhões de quilômetros em várias partes do mundo.
FAMÍLIA GM ASTRA DE 2ª GERAÇÃO NO
BRASIL
|
|
ANO (S)
|
LANÇAMENTO (S)
|
1998 e 1999
|
Astra
GLS 2.0 16 válv., Astra GLS 2.0 8 válv. e Astra GL 1.8 8 válv.
|
2001
|
Astra
Sport 2.0 8 válv.
|
2002
|
Astra
CD 2.0 8 válv. e Astra CD 2.0 16 válv.
|
2003
|
Astra
GSi 2.0 16 válv. e versão hatch de 5 portas
|
2004
|
Astra
Comfort, Elegance e Elite e motorização flex
|
2006
|
Astra
Advantage
|
2009
|
Motorização
flexpower
|
FICHA TÉCNICA
- Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
- Comprimento: Aprox. 4,1 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Altura: Aprox. 1,4 metro;
- Porta-malas: Aprox. 370 litros;
- Motorização (potência): GM 1.8 8 valv. aspirado (110 cavalos / 15 kgfm);
- Motorização (potência): GM 2.0 8 valv. aspirado (112 cavalos / 17 kgfm);
- Motorização: Quatro cilindros, transversal, com injeção multiponto;
- Taxa de compressão: 9,2:1;
- Câmbio: Mecânico de 5 marchas;
- Câmbio: Automático de 4 marchas;
- Direção: Eletro-hidráulica;
- Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 9 km / litro (cidade / com ar);
- Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 10 km / litro (cidade / sem ar);
- Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 13 km / litro (rodovia / com ar);
- Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 14 km / litro (rodovia / sem ar);
- Consumo / gasolina (1.8): Aprox. 10 km / litro (cidade / com ar);
- Consumo / gasolina (1.8): Aprox. 11 km / litro (cidade / sem ar);
- Consumo / gasolina (1.8): Aprox. 14 km / litro (rodovia / com ar);
- Consumo / gasolina (1.8): Aprox. 15 km / litro (rodovia / sem ar);
- Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 2.0): Aprox. 10 segundos (vazio);
- Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 2.0): Aprox. 12 segundos (lotado);
- Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 1.8): Aprox. 12 segundos (vazio);
- Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 1.8): Aprox. 14 segundos (lotado);
- Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
- Estrutura: Monobloco em aço galvanizado;
- Peso (vazio): Aprox. 1.150 kg (com ar-condicionado);
- Tanque combustível: Aprox. 52 litros;
- Suspensão dianteira: Independente, com amortecedores e molas helicoidais;
- Suspensão traseira: Eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores;
- Ruído interno (100 km / h): Aprox. 70 decibéis;
- Pneus (GLS 2.0): 185/65 R14;
- Freios: Discos na dianteira e tambores na traseira;
- CX (eficiência aerodinâmica): 0,30 (três portas);
- Preço: Aprox.
- Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
- Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Altura: Aprox. 1,4 metro;
- Porta-malas: Aprox. 460 litros;
- Motorização (potência): GM 1.8 8 valv. aspirado
- Motorização (potência): GM 2.0 16 valv. aspirado (128 cavalos / 19 kgfm);
- Motorização: Quatro cilindros, transversal, com injeção multiponto;
- Taxa de compressão: 9,6:1;
- Câmbio: Mecânico de 5 marchas;
- Câmbio: Automático de 4 marchas;
- Direção: Eletro-hidráulica;
- Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 8 km / litro (cidade / com ar);
- Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 9 km / litro (cidade / sem ar);
- Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 14 km / litro (rodovia / com ar);
- Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 15 km / litro (rodovia / sem ar);
- Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 2.0): Aprox. 10 segundos (vazio);
- Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 2.0): Aprox. 12 segundos (lotado);
- Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
- Estrutura: Monobloco em aço galvanizado;
- Peso (vazio): Aprox. 1.200 kg (com ar-condicionado);
- Tanque combustível: Aprox.
- Suspensão dianteira: Independente, com amortecedores e molas helicoidais;
- Suspensão traseira: Eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores;
- Ruído interno (100 km / h): Aprox. 70 decibéis;
- Pneus (GLS 2.0): 195/60 R15;
- Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira;
- CX (eficiência aerodinâmica): 0,29;
- Preço: Aprox.
- Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
- Comprimento: Aprox. 4,1 metros;
- Largura: Aprox. 1,7 metro;
- Altura: Aprox. 1,4 metro;
- Porta-malas: Aprox. 370 litros;
- Motorização (potência): GM 2.0 8 valv. aspirado (116 cavalos / 17 kgfm);
- Motorização: Quatro cilindros, transversal, com injeção multiponto;
- Taxa de compressão: 9,2:1;
- Câmbio: Mecânico de 5 marchas;
- Direção:
- Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 9 km / litro (cidade / com ar);
- Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 10 km / litro (cidade / sem ar);
- Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 13 km / litro (rodovia / com ar);
- Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 14 km / litro (rodovia / sem ar);
- Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 2.0): Aprox. 11 segundos (vazio);
- Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 2.0): Aprox. 13 segundos (lotado);
- Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,5 metros;
- Estrutura: Monobloco em aço galvanizado;
- Peso (vazio): Aprox. 1.150 kg (com ar-condicionado);
- Tanque combustível: Aprox. 52 litros;
- Suspensão dianteira: Independente, com amortecedores e molas helicoidais;
- Suspensão traseira: Eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores;
- Ruído interno (100 km / h): Aprox.
- Pneus (GLS 2.0): 175/65 R14;
- Freios: Discos na dianteira e tambores na traseira;
- CX (eficiência aerodinâmica): 0,32;
- Preço: Aprox.
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Abdução (Ufologia)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Beechcraft Corporation
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Indústria Automobilística
- Disco Voador (Ufologia)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Área 51 (Ufologia)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Projeto BX (Volkswagen)
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Projeto J-Car (Chevrolet)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Projeto M (Ford do Brasil)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Catalisador (Indústria Automobilística)
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Jeep Grand Cherokee
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Franquia de Internet (Telecomunicações)
- Embraer E-175
- Crase (Gramática)
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Suzuki EN125 Yes
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Chassis Iveco Scudato
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Airbus A330
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Chassis Mercedes-Benz LO
- Chevrolet Omega
- Toyota Hilux SW4
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- New Order (Música)
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Fiat Uno (1ª Geração)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Volvo XC90 Momentum
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Caminhões Hyundai HD
- Aquecedor Solar de Água
- Chevrolet Prisma
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Honda CR-V
- Boeing 777
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Lamborghini Gallardo
- Chevrolet Corsa Classic
- Chevrolet Corsa Sedan
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Revista Auto Esporte: http://revistaautoesporte.globo.com/Autoesporte/0,6993,EAD717178-1694-8,00.html
- Revista Quatro Rodas: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/grandes-brasileiros-chevrolet-astra-gls-sucessor-do-kadett/
- Site Maxpress: https://www.maxpress.com.br/e/gm/gm_12-01-10.html
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Astra
- Revista Mecânica:
- Revista Carro: https://revistacarro.com.br/
- Auto & Técnica / Band: http://autoetecnica.band.uol.com.br/do-kadett-ao-astra-11-geracoes-de-muito-sucesso/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Opel_Astra
- Revista Motor Show: https://motorshow.com.br/
- Site Best Cars / UOL: http://bestcars.uol.com.br/cpassado2/astra-1.htm
- General Motors (divulgação): Imagem
- Wikimedia: Imagem
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.