CHEVROLET ASTRA

CHEVROLET ASTRA (BRASIL)
OPEL ASTRA (EUROPA OCIDENTAL)
VAUXHALL ASTRA (INGLATERRA E JAPÃO)
HOLDEN ASTRA (AUSTRÁLIA)
SATURN ASTRA (EUA E CANADÁ)

INTRODUÇÃO
Logo acima, o bonito design do Chevrolet Astra fastback da 2ª geração, fabricado no Brasil com duas boas opções de motorização, inclusive uma econômica aspirada de 1.800 cilindradas e injeção eletrônica. Na década de 2000, ele esteve entre as melhores e mais modernas opções de automóveis de tamanho médio no Brasil, com preços competitivos e manutenção simples e barata, um pouco acima da faixa dos automóveis populares compactos de baixa cilindrada. Logo abaixo, o bonito interior do mesmo modelo, com linhas simples, mas agradáveis.
O Chevrolet Astra é um econômico automóvel de tamanho médio, nos formatos hatch, fastback, sedan e perua, com capacidade para transportar com razoável conforto até cinco pessoas, incluindo o motorista, criado e desenvolvido a partir da década de 1980, e fabricado em larga escala inicialmente pelas subsidiárias da General Motors na Europa Ocidental a partir do início da década de 1990, cujas versões fastback e sedan de 2ª geração foram produzidas em larga escala no Brasil pela General Motors do Brasil a partir de 1998.

No Brasil, o Chevrolet Astra dois volumes e meio (fastback) da  geração internacional foi lançado para substituir o hatch compacto Chevrolet Kadett, este também um projeto de carro mundial da General Motors, mas lançado aqui anos antes, no final da década de 1980, também um sucesso de vendas da gigante americana, tanto lá fora como aqui.

O Chevrolet Astra foi, aqui no Brasil e no exterior, um sucesso de vendas, resultado de uma combinação equilibrada de características estéticas e mecânicas, entretanto adaptadas para as duras condições das estradas, rodovias, ruas e avenidas brasileiras. Aliás, pode-se dizer que a verdadeira prova definitiva das qualidades mecânicas de durabilidade do Chevrolet Astra foi realizada no Brasil a partir de 1998.

Os principais concorrentes do Chevrolet Astra no mercado nacional nas décadas de 1990 e 2000 foram o Ford Focus (sedan e hatch), o Citroen Xantia (fastback) e Citroen Xsara (fastback), o Volkswagen Golf (hatch), o Fiat Stilo (hatch), o Ford Escort (fastback), o Mitsubishi Lancer (sedan), o Seat Cordoba (sedan), o Subaru Impreza (sedan), o Fiat Brava (hatch) e Fiat Bravo (hatch); e o Volkswagen Polo (hatch).

A GENERAL MOTORS

General Motors Corporation é uma grande e tradicional fabricante americana de automóveis, caminhões e pickups. Em 2018, por exemplo, ela foi a quarta maior fabricante de veículos do planeta, com mais de 7.100.000 milhões de unidades fabricadas. Ela foi fundada em 1908 nos Estados Unidos pelo empresário americano William Durant e está sediada em Detroit, no estado de Michigan. Ela foi formada a partir do agrupamento de várias outras indústrias do ramo automotivo. Em 1921, o alto executivo americano Alfred Sloan Junior assumiu o controle da organização, dando início a um amplo programa de profissionalização das suas gerências, o que contribuiu para torná-la a líder mundial na fabricação de automóveis naquela época, posição alcançada até 2008.


Atualmente, a General Motors está presente em quase todos os países do mundo, com mais de 396 instalações de diversos tipos e finalidades, incluindo fábricas próprias, de suas subsidiárias ou de empresas nas quais tem participação societária, atuando inclusive na importação e comercialização de automóveis de suas marcas, fabricados em outros países. Ela emprega, no total, mais de 250.000 pessoas e possui no seu portfólio várias marcas, entre elas a Buick, a Chevrolet, a Cadillac, a GMC, a ACDelco, esta uma fabricante de peças e componentes automotivos, e a GM Coreia / Daewoo, da Coreia do Sul, com uma participação societária de cerca de 77% nesta fabricante.


A subsidiária brasileira da General Motors é a General Motors do Brasil, ela foi a segunda maior fabricante e vendedora de veículos do Brasil em 2019, incluindo automóveis e pick-ups, com mais de 475.000 unidades vendidas, entre nacionais e importados. Ela foi fundada no Brasil em 1925, mas nos primeiros cinco anos de suas atividades aqui só montava no Brasil os automóveis quase prontos importados dos Estados Unidos. Somente a partir de 1930 a General Motors do Brasil passou a fabricar, de fato, veículos no Brasil. O primeiro modelo de automóvel de passeio fabricado no Brasil pela empresa foi o Chevrolet Opala, em 1968.


Em 2017, a General Motors vendeu as fabricantes europeias Opel e Vauxhall para o então Grupo PSA, conhecido atualmente como Stellantis.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima e logo abaixo, o Chevrolet Astra sedan de 2ª geração fabricado aqui no Brasil também a partir do final da década de 1990. Ele esteve entre os automóveis de tamanho médio mais bem sucedidos no mercado brasileiro, resultado de uma combinação equilibrada de conforto bem razoável, preço de aquisição competitivo e nível de segurança dentro da média dos veículos nacionais na época.
O Chevrolet Astra é um econômico automóvel de tamanho médio, comercializado no Brasil, nas décadas de 1990 e 2000, nos formatos hatch, fastback, sedan e perua, com capacidade para transportar com razoável conforto até cinco pessoas, incluindo o motorista, criado e desenvolvido a partir da década de 1980, e fabricado em larga escala inicialmente pelas subsidiárias da General Motors na Europa Ocidental a partir do início da década de 1990, cujas versões fastback e sedan de 2ª geração foram produzidas no Brasil em larga escala pela General Motors do Brasil a partir de 1998.

No Brasil, nos primeiros anos da fabricação nacional, as primeiras versões disponíveis do Chevrolet Astra fastback da 2ª geração eram a básica Astra GL, com duas portas e com econômica motorização de 1.800 cilindradas com injeção eletrônica multiponto, e a mais completa Astra GLS, também com duas portas e com motorização de 2.000 cilindradas, também com injeção eletrônica multiponto, sendo esta com um número maior de equipamentos de segurança, conforto e desempenho, entre eles o computador de bordo; o volante com regulagens manuais de altura e profundidade; o ar-condicionado (opcional) e aquecedor; os assentos dianteiros com regulagem manual de altura e inclinação; o duplo airbag (opcional); os comandos elétricos dos vidros; os cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes; as barras de proteção laterais; as bonitas rodas de liga leve com pneus 185/65 R14; faróis com lentes de policarbonato; os freios ABS (opcionais); e os faróis de neblina; entre outros.

A linha Chevrolet Astra, tanto nas versões fastback como nas versões sedan, reafirmaram o compromisso da General Motors de fabricar e comercializar no Brasil produtos competitivos e modernos. A simplicidade é uma virtude, a General Motors do Brasil soube aproveitar o gosto do consumidor brasileiro por produtos práticos e funcionais, que cumpram de forma satisfatória seu papel, sem complicações, com soluções inovadoras nos pontos que fazem sentido, nos pontos que interessam. Assim, a fabricante optou por um conjunto relativamente simples de suspensão independente na dianteira, do tipo McPherson com barra estabilizadora, com braço transversal inferior, com amortecedor e mola helicoidal.

Na suspensão traseira semi-independente foi adotada a solução de eixo de torção, com molas helicoidais, em formato de barril, e amortecedores pressurizados.

Nas décadas de 1990 e 2000, entre as características comuns de todas os modelos Chevrolet Astra de  2ª geração, tanto os fastbacks como os sedans, estavam a manutenção simples e barata, o baixo consumo de combustível das versões com motor Powertech / Família II aspirado de 1.800 cilindradas e o consumo bem razoável de combustível das versões com motor Powertech / Família II aspirado de 2.000 cilindradas. Essa família de motores tem bloco de ferro e cabeçote de alumínio. O sistema de alimentação de combustível por injeção eletrônica multiponto foi adotado pela General Motors do Brasil em todos os modelos Chevrolet Astra, desde o início da fabricação em série.

Verdade seja dita, a família de motores europeia Ecotech, adotada nos modelos da família GM Astra fabricados lá e vendidos por lá é melhor. Tem bloco de alumínio, que dissipa melhor o calor e otimiza o desempenho, mantendo os níveis de consumo sob controle, já que são mais leves.

Outro detalhe importante: Todos os modelos Chevrolet Astra fabricados no Brasil tinham motorização transversal. Automóveis com essa configuração são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
O Chevrolet Astra foi lançado no Brasil em 1994, inicialmente na sua versão hatch, importado da Bélgica e comercializado como um econômico automóvel de tamanho médio, ou seja, um automóvel com dois volumes e cinco portas, sendo duas laterais e uma porta traseira para acesso ao seu porta-malas, mas com uma medida entre eixos um pouco acima do espaço interno disponível em automóveis da chamada categoria popular, com baixa cilindrada. Além disso, ele foi comercializado aqui no Brasil com uma boa quantidade e variedade de itens de segurança, conforto e desempenho, chegando até perto, aliás, da categoria premium, na qual já estava o Audi A3, por exemplo.

Quando o ainda moderno Chevrolet Astra chegou à sua 2ª geração na Europa Ocidental, a matriz General Motors dos Estados Unidos, em conjunto com a General Motors do Brasil, chegaram à conclusão que as condições de mercado no Brasil, apesar da recessão econômica da época, possibilitavam a nacionalização da fabricação da família GM Astra, com carroceria galvanizada e razoavelmente leve, com proporções bem equilibradas entre o cofre / vão do motor e o próprio motor, o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros) e o porta malas, dentro do segmento médio de automóveis, que é aquele segmento em que, em relação aos carros compactos populares atuais de 1.000 cilindradas, os fabricantes oferecem um pouco mais de espaço interno para as pernas do motorista e seu acompanhante e para os passageiros do banco de trás, porém não tão espaçosos e confortáveis como os sedãs de luxo.

A 2ª geração do Chevrolet Astra, fabricada em larga escala no Brasil a partir de 1998, baseada no modelo europeu, tinha um formato estético levemente vincado, bem agradável, um pouco mais elegante que os modelos da geração anterior. Aliás, se considerarmos a época em que foi lançado, o Chevrolet Astra fastback tinha um visual bem moderno para aquela época, com o capo do motor bem inclinado para melhorar a visibilidade que o motorista tem à sua frente e traseira com vidro inclinado do porta-malas, favorecendo a aerodinâmica. A sua estética ainda pode ser considerada moderna.

Em relação aos modelos da 1ª geração, houve uma melhoria no design externo e interno (no sentido estrito de estética) quando o Chevrolet Astra fastback foi lançado, com a adoção de um elegante design de linhas levemente vincadas, mais bonitas que nos modelos da geração anterior, com um envolvente conjunto de para-choques na mesma cor da carroceria e um bonito conjunto de assentos dianteiros e traseiro com linhas agradáveis, perfeitamente combinados com o painel e o volante, também com linhas levemente vincadas e até um pouco arredondadas em alguns pontos. Na prática, uma “aula de bom gosto” para os demais fabricantes de automóveis brasileiros da época.

A partir de 1998, o Chevrolet Astra fastback brasileiro foi fabricado com três portas e no ano seguinte passou a ser fabricado na versão sedan de quatro portas, também um sucesso de vendas. A terceira porta do Chevrolet Astra fastback é a peça metálica traseira articulável para acesso ao porta-malas, com o vidro traseiro integrado, com limpador traseiro e desembaçador.

O desenvolvimento da família GM Astra de 2ª geração foi um dos mais completos da indústria automobilística mundial na década de 1990. Ele contou com a participação de engenheiros da matriz americana e de várias subsidiárias, inclusive brasileiros. Foram utilizados cerca de 600 protótipos, com alguns deles rodando no Brasil, inclusive, somando cerca de 9 milhões de quilômetros em várias partes do mundo.

A 1ª GERAÇÃO DO ASTRA (ASTRA F)
Logo acima, um exemplar da primeira geração do Chevrolet Astra, com formato hatch, com quatro portas laterais e uma porta traseira para acesso ao porta-malas. Esse modelo de automóvel foi lançado em 1991 na Europa, mas só chegou ao Brasil em 1994, importado da Bélgica, aqui somente com motorização de 2.000 cilindradas. Logo abaixo, o painel do veículo, com proporções equilibradas e design de linhas suaves, sem exageros, bem ao gosto do típico consumidor brasileiro de classe média.
Em 1991, a matriz americana General Motors decidiu adotar nomenclaturas padronizadas para todas as suas famílias de automóveis, em todos os mercados em que atuava. Assim, dessa forma, se evitava eventuais confusões em relação aos nomes das famílias de veículos que fabricava. Por exemplo, o automóvel que nós, aqui no Brasil, conhecemos como Chevrolet Kadett, fabricado aqui em parte das décadas de 1980 e 1990, era conhecido em alguns mercados europeus como Vauxhall Astra, na Inglaterra, inclusive. Então, para evitar isso, a família GM Astra substituiu definitivamente o Chevrolet Kadett em todos os mercados em que a General Motors atuava.

Então, a partir de 1994, chegava ao Brasil o Chevrolet Astra, que faz parte da geração Astra F, neste caso importado da Bélgica, na versão top de linha Astra GLS 2.0, com cinco portas e com motor de 2.000 cilindradas e injeção eletrônica, movido a gasolina, completo de fábrica, com ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e trava central elétrica.

A 2ª GERAÇÃO DO ASTRA (ASTRA G)
O Chevrolet Astra fastback fabricado em larga escala no Brasil a partir de 1998 foi baseado nos modelos europeus Opel Astra e Vauxhall Astra, com para-choques envolventes. Os designers e engenheiros da General Motors acertaram em cheio nessa reestilização, tudo bem proporcional e equilibrado, com o cofre compacto do motor em formato de cunha, com espaço suficiente para incluir ali os motores de média cilindrada fabricados pela General Motors na época, o ar condicionado e o câmbio mecânico de cinco marchas ou automático de quatro velocidades ou marchas. 

O motor Chevrolet 2.0, por exemplo, consegue tracionar o Chevrolet Astra fastback de forma satisfatória, ele produz 112 cavalos de potência e 17 kgfm de torque, o que, combinado com câmbio mecânico de cinco velocidades ou marchas, resulta em 10 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, apenas com o motorista a bordo, ou 12 segundos quando lotado de passageiros e bagagem.

A 2ª geração do Chevrolet Astra, tanto os modelos fastback como os modelos sedan, deixou de ser produzida gradativamente, modelo por modelo, nos últimos anos da década de 2000 e nos primeiros anos da década de 2010. A General Motors substituiu a linha GM Astra por outros modelos da mesma categoria de tamanho médio com apelo popular, mas sem o mesmo sucesso.

FAMÍLIA GM ASTRA DE 2ª GERAÇÃO NO BRASIL
ANO (S)
LANÇAMENTO (S)
1998 e 1999
Astra GLS 2.0 16 válv., Astra GLS 2.0 8 válv. e Astra GL 1.8 8 válv.
2001
Astra Sport 2.0 8 válv.
2002
Astra CD 2.0 8 válv. e Astra CD 2.0 16 válv.
2003
Astra GSi 2.0 16 válv. e versão hatch de 5 portas
2004
Astra Comfort, Elegance e Elite e motorização flex
2006
Astra Advantage
2009
Motorização flexpower

A 3ª GERAÇÃO DO ASTRA (ASTRA H)
Quando decidiu fabricar no Brasil o substituto do Chevrolet Vectra de 2ª geração, que por sua vez foi fabricado no Brasil e foi bem vendido, a General Motors do Brasil adotou a família GM Astra de 3ª geração, simplesmente renomeando-a aqui para Chevrolet Vectra. Num primeiro momento, pode até parecer estranho para o internauta / leitor que a fabricante tenha adotado um projeto de automóvel médio meio popular para cumprir a tarefa de representar a marca num segmento de mercado para um público de poder aquisitivo mais alto, mais exigente e mais atento a detalhes. Mas o fato é que o GM Astra europeu de 3ª geração já possuía atributos suficientes para ocupar esse espaço, inclusive com um entre-eixos bem razoável de 2,6 metros.

O Chevrolet Vectra de 3ª geração foi vendido aqui no Brasil também em uma versão hatch, o Chevrolet Vectra GT, com quatro portas laterais e uma porta traseira para acesso ao porta-malas. O Chevrolet Vectra sedan de 3ª geração conseguiu ocupar de forma adequada e satisfatória, tanto para o cliente quanto para o fabricante, a faixa de mercado dos sedans médios de luxo, mas a entrada definitiva da General Motors no segmento premium aqui no Brasil só foi realizada com o sedan Chevrolet Cruze, a partir de 2010.

MERCADO
O Chevrolet Astra de 2ª geração, incluindo as versões fastback e sedan, foi um dos mais bem sucedidos projetos da fabricante americana General Motors na década de 2000. Ele vendeu em vários mercados, principalmente na Europa Ocidental, onde as marcas Opel e Vauxhall são bem lembradas por lá, com mais de 500.000 unidades fabricadas, de 1998 até 2011, e vendeu bem aqui na América do Sul também, onde a marca Chevrolet também é forte, com mais de 300.000 unidades fabricadas no Brasil. No total, foram mais de 1.000.000 de unidades fabricadas em vários formatos, incluindo fastback, sedan e perua, inclusive para o Japão e Austrália.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ASTRA FASTBACK DE 2ª GERAÇÃO
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,1 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Porta-malas: Aprox. 370 litros;
  • Motorização (potência): GM 1.8 8 valv. aspirado (110 cavalos / 15 kgfm);
  • Motorização (potência): GM 2.0 8 valv. aspirado (112 cavalos / 17 kgfm);
  • Motorização: Quatro cilindros, transversal, com injeção multiponto;
  • Taxa de compressão: 9,2:1;
  • Câmbio: Mecânico de 5 marchas;
  • Câmbio: Automático de 4 marchas;
  • Direção: Eletro-hidráulica;
  • Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 9 km / litro (cidade / com ar);
  • Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 10 km / litro (cidade / sem ar);
  • Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 13 km / litro (rodovia / com ar);
  • Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 14 km / litro (rodovia / sem ar);
  • Consumo / gasolina (1.8): Aprox. 10 km / litro (cidade / com ar);
  • Consumo / gasolina (1.8): Aprox. 11 km / litro (cidade / sem ar);
  • Consumo / gasolina (1.8): Aprox. 14 km / litro (rodovia / com ar);
  • Consumo / gasolina (1.8): Aprox. 15 km / litro (rodovia / sem ar);
  • Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 2.0): Aprox. 10 segundos (vazio);
  • Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 2.0): Aprox. 12 segundos (lotado);
  • Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 1.8): Aprox. 12 segundos (vazio);
  • Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 1.8): Aprox. 14 segundos (lotado);
  • Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
  • Estrutura: Monobloco em aço galvanizado;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.150 kg (com ar-condicionado);
  • Tanque combustível: Aprox. 52 litros;
  • Suspensão dianteira: Independente, com amortecedores e molas helicoidais;
  • Suspensão traseira: Eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores;
  • Ruído interno (100 km / h): Aprox. 70 decibéis;
  • Pneus (GLS 2.0): 185/65 R14;
  • Freios: Discos na dianteira e tambores na traseira;
  • CX (eficiência aerodinâmica): 0,30 (três portas);
  • Preço: Aprox.

ASTRA SEDAN DE 2ª GERAÇÃO
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Porta-malas: Aprox. 460 litros;
  • Motorização (potência): GM 1.8 8 valv. aspirado
  • Motorização (potência): GM 2.0 16 valv. aspirado (128 cavalos / 19 kgfm);
  • Motorização: Quatro cilindros, transversal, com injeção multiponto;
  • Taxa de compressão: 9,6:1;
  • Câmbio: Mecânico de 5 marchas;
  • Câmbio: Automático de 4 marchas;
  • Direção: Eletro-hidráulica;
  • Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 8 km / litro (cidade / com ar);
  • Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 9 km / litro (cidade / sem ar);
  • Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 14 km / litro (rodovia / com ar);
  • Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 15 km / litro (rodovia / sem ar);
  • Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 2.0): Aprox. 10 segundos (vazio);
  • Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 2.0): Aprox. 12 segundos (lotado);
  • Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,6 metros;
  • Estrutura: Monobloco em aço galvanizado;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.200 kg (com ar-condicionado);
  • Tanque combustível: Aprox.
  • Suspensão dianteira: Independente, com amortecedores e molas helicoidais;
  • Suspensão traseira: Eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores;
  • Ruído interno (100 km / h): Aprox. 70 decibéis;
  • Pneus (GLS 2.0): 195/60 R15;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira;
  • CX (eficiência aerodinâmica): 0,29;
  • Preço: Aprox.

ASTRA HATCH DE 1ª GERAÇÃO
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,1 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Porta-malas: Aprox. 370 litros;
  • Motorização (potência): GM 2.0 8 valv. aspirado (116 cavalos / 17 kgfm);
  • Motorização: Quatro cilindros, transversal, com injeção multiponto;
  • Taxa de compressão: 9,2:1;
  • Câmbio: Mecânico de 5 marchas;
  • Direção: 
  • Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 9 km / litro (cidade / com ar);
  • Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 10 km / litro (cidade / sem ar);
  • Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 13 km / litro (rodovia / com ar);
  • Consumo / gasolina (2.0): Aprox. 14 km / litro (rodovia / sem ar);
  • Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 2.0): Aprox. 11 segundos (vazio);
  • Aceleração de 0 a 100 km / h (GM 2.0): Aprox. 13 segundos (lotado);
  • Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,5 metros;
  • Estrutura: Monobloco em aço galvanizado;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.150 kg (com ar-condicionado);
  • Tanque combustível: Aprox. 52 litros;
  • Suspensão dianteira: Independente, com amortecedores e molas helicoidais;
  • Suspensão traseira: Eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores;
  • Ruído interno (100 km / h): Aprox.
  • Pneus (GLS 2.0): 175/65 R14;
  • Freios: Discos na dianteira e tambores na traseira;
  • CX (eficiência aerodinâmica): 0,32;
  • Preço: Aprox.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Astra
  • Revista Mecânica:
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Opel_Astra
  • General Motors (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagem

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