KIA CLARUS

KIA CLARUS (EUROPA E BRASIL)
KIA CREDOS (COREIA DO SUL E AUSTRÁLIA)
KIA PARKTOWN (VERSÃO PERUA)

INTRODUÇÃO
Logo acima, as linhas externas de design elegante e charmoso do sedan médio de luxo Kia Clarus, um dos produtos da Kia Motors sul-coreana na década de 1990, também vendido no Brasil. Logo abaixo, as linhas externas suaves e fluidas, com detalhes estéticos externos em cromados, foram pensadas justamente para atender consumidores discretos.
O Kia Clarus é um sofisticado automóvel sedan de luxo de tamanho médio, projetado, desenvolvido e fabricado em série na Coreia do Sul na década de 1990 pela multinacional sul-coreana Kia Motors, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas, incluindo o motorista, cuja versão com motor 2.0 aspirado a gasolina foi importada para o Brasil na década de 1990.

Os principais concorrentes do Kia Clarus na década de 1990 foram os sedans de luxo Alfa Romeo 164, Volvo 850, Mercedes C-180 e Mercedes C-230, Audi A6 e Audi A4, BMW 328 e BMW 325, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Nissan Maxima, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Ford Taurus e Ford Mondeo, Toyota Camry e Honda Accord e o hatch de luxo francês Citroen XM.

A KIA MOTORS

A Kia Motors Corporation é uma grande e tradicional multinacional sul coreana fabricante de automóveis e comerciais leves. Ela foi fundada em 1944 na Coreia do Sul, inicialmente como fabricante de bicicletas, e, posteriormente, a partir de 1965, como fabricante de veículos motorizados. Atualmente, ela faz parte do grupo Hyundai Motor Group, por sua vez um dos dez maiores fabricantes de automóveis e comerciais leves do mundo, com mais de 6,1 milhões de unidades fabricadas em 2018, por exemplo.

Ela é representada no Brasil, desde a década de 1990, pelo grupo empresarial brasileiro Gandini Participações e Representações, uma tradicional empresa atuante no segmento de comercialização e manutenção de automóveis e comerciais leves e distribuidora de combustíveis, que, inclusive, possui uma fábrica de automóveis no Uruguai, onde lá é fabricada a geração atual do Kia Bongo, desde 2010, e então importada para o Brasil com o nome Kia Bongo K2500.

A Kia Motors Corporation não possui fábricas de automóveis no Brasil, mas conseguiu formar uma rede de concessionárias com mais de 80 unidades de vendas e manutenção, com mais de 400.000 veículos vendidos aqui desde sua entrada no país com a abertura das importações de automóveis no início da década de 1990 e mais de 11.700 unidades comercializadas em 2018, por exemplo.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, com um olhar mais atento percebe-se o design elegante de linhas harmônicas e fluidas do painel e do volante do Kia Clarus, uma tendência estética da marca na década de 1990. Logo abaixo, o design da carroceria também com linhas fluidas e harmônicas do sedan de luxo sul-coreano, uma presença discreta nas ruas, rodovias e estacionamentos, bem ao gosto do cliente.
O Kia Clarus é um sofisticado automóvel sedan de luxo de tamanho médio, com quatro portas laterais e tração dianteira, com capacidade para até cinco ocupantes, incluindo o condutor, projetado, desenvolvido e fabricado em série na Coreia do Sul na década de 1990 pela multinacional sul-coreana Kia Motors e comercializado em vários países, desenvolvidos e emergentes, cuja versão 2.0 aspirada a gasolina foi importada para o Brasil e vendida por 57 concessionárias da marca na época, principalmente em grandes e médias cidades brasileiras.

Originalmente, a Kia Motors usou o nome Kia Credos em mercados de língua inglesa e coreana, como Austrália e Coreia do Sul, por exemplo, mas, por uma razão óbvia, em mercados de língua portuguesa e espanhola, como Brasil e alguns mercados europeus, por exemplo, ela usou o nome Kia Clarus.

Durante a década de 1990, como não queria correr riscos com a criação e desenvolvimento de um modelo totalmente novo e original de automóvel sedan, em um segmento de luxo em que ainda não tinha muita experiência, com consumidores exigentes, inclusive, a fabricante sul-coreana Kia Motors decidiu fechar um acordo de uso compartilhado de plataforma, câmbio e motores com uma montadora mais experiente nesse mercado, a japonesa Mazda, com sua plataforma Mazda GF, utilizada também para a construção do sedan médio de luxo Mazda 626, que inclusive chegou a ser comercializado no Brasil também.

Essa mesma plataforma também foi usada para a construção do sedan médio de luxo nipo-americano Ford Telstar, que, por sua vez, não foi trazido para o Brasil. Isso explica, pelo menos em parte, as características de boas mecânica, elétrica, eletrônica e hidráulica do Kia Clarus, praticamente sem problemas crônicos, embora, infelizmente, o veículo tenha tido vendas tímidas no Brasil, mesmo apresentando bom nível de qualidade e sofisticação, com ênfase nos aspectos de design sóbrio, discreto e elegante, com performance razoável para os padrões da época e acabamento refinado em couro, com vários itens de sofisticação disponíveis de série ou opcionais.

Na década de 1990, os aspectos de elegância, conforto e refinamento foram reafirmados no Brasil pelo modelo Kia Clarus, de tamanho médio, com bom entre-eixos de quase 2,7 metros, o suficiente para três passageiros adultos no banco traseiro. É um elegante modelo de automóvel de luxo, projetado e fabricado para estar entre os melhores de sua categoria de sedans de luxo, com bom gosto na escolha dos materiais utilizados no acabamento interno e baixo nível de ruído interno e vibrações, inclusive, desde que, é claro, esteja bem conservado.

O Kia Clarus é um automóvel de três volumes, ou seja, considerando basicamente o aspecto externo das partes do carro que abrigam o motor, os ocupantes e a bagagem, respectivamente, todas estão bem definidas, com dimensões equilibradas e uma carroceria monobloco em aço de peso razoável, com proporções bem equilibradas entre o cofre do motor e o próprio motor, o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros) e o porta malas, dentro do segmento de automóveis sedans de luxo de tamanho médio, que é aquele segmento em que, em relação aos carros compactos populares atuais de 1.000 cilindradas vendidos no Brasil, os fabricantes em geral oferecem mais espaço interno para as pernas do motorista e seu acompanhante e para os passageiros do banco de trás.

Esse modelo de automóvel, apesar do aspecto externo levemente conservador das suas linhas de design e da época em que foi fabricado, ainda pode ser considerado moderno. Ele está na categoria premium de automóveis, que é um segmento elegante e confortável, seguro e sofisticado, para atender consumidores de poder aquisitivo mais alto, mais atentos a detalhes e que não abrem mão de tecnologia. É um público de classes média e alta mais exigente, disposto a pagar mais por um veículo mais completo e de qualidade superior.

Um detalhe importante: Todas as versões do Kia Clarus fabricadas na Coreia do Sul têm motorização transversal. Uma dessas versões da família Kia Clarus, importada para o Brasil, nomeada Kia Clarus GLX, já vinha de série com motor 2.0 na posição transversal, com 2.000 cilindradas, com quatro válvulas por cilindro e injeção eletrônica multiponto, com 133 cavalos e quase 20 kgfm de torque, o suficiente para mover moderadamente sua carroceria, com aceleração de 0 a 100 km/h em 15 segundos, quando lotado. Automóveis com configuração transversal são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.

Na década de 1990, esse modelo de automóvel sul-coreano estava disponível no Brasil com um dos menores preços da categoria de automóveis sedans médios premium, um dos seus principais atrativos. Ele já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de segurança e conforto, a maioria como itens de série, Dentre eles o ar condicionado e o aquecedor; a direção hidráulica progressiva; os vidros elétricos e a trava central elétrica, com alarme; os assentos com revestimento em couro, com controle elétrico de altura e inclinação dos assentos dianteiros (opcional); a injeção eletrônica multiponto, lembrando que essa tecnologia era uma novidade no Brasil; o câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas; a suspensão dianteira independente McPherson e traseira independente, combinando conforto e estabilidade; a carroceria monobloco; os faróis de neblina; as rodas de liga leve; o rádio AM/FM com mostradores digitais; os freios ABS (opcional) e a abertura do porta-malas por meio de botão no painel do veículo. O sistema de airbag duplo frontal foi disponibilizado aqui no Brasil como opcional.

O acabamento interno do Kia Clarus é refinado e sóbrio, com seleção criteriosa de materiais usados no painel, no volante e nos revestimentos dos assentos.

MERCADO

Logo acima, os encantos do Kia Clarus, um sedan de luxo de tamanho médio com design típico da década de 1990, sem as ousadias estéticas comuns hoje em dia, um símbolo de status no Brasil. Logo abaixo, também com um olhar atento, percebe-se o acabamento refinado em couro dos assentos desse modelo de automóvel sedan médio de luxo, com espaço interno suficiente para três passageiros adultos no banco de trás.

O sedan de luxo Kia Clarus chegou ao Brasil em 1996 para satisfazer consumidores exigentes e de alto poder aquisitivo. Ele veio para disputar a faixa premium com os modelos sedans de tamanhos médio e grande BMW Série 3, Audi A4, Mercedes Classe C, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Honda Accord, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Ford Taurus, Alfa Romeo 164, Toyota Camry e Infinity Q45 e o hatch de alto luxo francês Citroen XM.

Quando trouxe o Kia Clarus, importado da Coreia do Sul, a Kia Motors conseguiu deixar uma boa impressão nos consumidores brasileiros de alto poder aquisitivo e até mesmo a imprensa com o seu nível de sofisticação, com ênfase nos aspectos de conforto e refinamento. Porém, há quem diga que se a fabricante Kia tivesse ousado um pouco mais, disponibilizando aos seus consumidores de vários continentes a motorização Mazda V6 de 2.500 cilindradas então provavelmente tivesse conseguido mais sucesso comercial com o seu Kia Clarus, já que em muitos casos os potenciais consumidores pretendiam submeter o veículo ao serviço de blindagem, o que acrescenta peso ao veículo.

Embora tenha sido vendido no Brasil com preço bem competitivo, o Kia Clarus não fez muito sucesso por aqui, o que é uma pena, pois o projeto em si é bem equilibrado, com boa durabilidade, embora não seja páreo para um Mercedes-Benz, Audi ou BMW, por exemplo. Anos depois, a partir da década de 2000, a Kia Motors entrou definitivamente, pra valer, na disputa pelo coração do consumidor mais endinheirado, com modelos como Kia Optima e Kia Cadenza, esses sim à altura dos alemães.

O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra, inclusive verificando se o veículo está realmente em bom estado de conservação. Além disso, é bom verificar antes se há alguma concessionária da marca Kia na região onde mora. O proprietário do Kia Clarus deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há oficinas mecânicas competentes e que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.

O motor 2.0 do Kia Clarus é o mesmo do utilitário esportivo Kia Sportage da década de 1990, e considerando que o Kia Sportage de 1ª geração vendeu bem aqui no Brasil então não há dificuldades para encontrar peças novas no mercado para o motor do Kia Clarus.

A manutenção do Kia Clarus não é barata, mas o carro compensa o seu dono com prazer de dirigir, com conforto e segurança.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
  • Carroceria: Sedan de 4 portas;
  • Plataforma: Mazda GF / Ford;
  • Motorização (potência / torque): Mazda 2.0 de 16 valv. (133 cavalos / 20 kgfm);
  • Motorização: Dianteira e transversal;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Transmissão: Manual (5 marchas) ou automática (4 marchas);
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 13 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 15 segundos (lotado);
  • Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro (lotado);
  • Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro;
  • Suspensão dianteira: McPherson;
  • Suspensão traseira: Independente;
  • Freios: Discos nas quatro rodas, com ABS (opcional);
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Porta-malas: 350 litros;
  • Pneus: 195 / 60;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.400 kg (câmbio automático);
  • Design da carroceria:
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$ 15 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Kia_Clarus
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Kia_Credos
  • Kia Motors (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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