KIA CLARUS
KIA CLARUS (EUROPA E BRASIL)
A Kia Motors Corporation é uma grande e tradicional multinacional sul coreana fabricante de automóveis e comerciais leves. Ela foi fundada em 1944 na Coreia do Sul, inicialmente como fabricante de bicicletas, e, posteriormente, a partir de 1965, como fabricante de veículos motorizados. Atualmente, ela faz parte do grupo Hyundai Motor Group, por sua vez um dos dez maiores fabricantes de automóveis e comerciais leves do mundo, com mais de 6,1 milhões de unidades fabricadas em 2018, por exemplo.
Logo acima, com um olhar mais atento percebe-se o design elegante de linhas harmônicas e fluidas do painel e do volante do Kia Clarus, uma tendência estética da marca na década de 1990. Logo abaixo, o design da carroceria também com linhas fluidas e harmônicas do sedan de luxo sul-coreano, uma presença discreta nas ruas, rodovias e estacionamentos, bem ao gosto do cliente.
Logo acima, os encantos do Kia Clarus, um sedan de luxo de tamanho médio com design típico da década de 1990, sem as ousadias estéticas comuns hoje em dia, um símbolo de status no Brasil. Logo abaixo, também com um olhar atento, percebe-se o acabamento refinado em couro dos assentos desse modelo de automóvel sedan médio de luxo, com espaço interno suficiente para três passageiros adultos no banco de trás.
O sedan de luxo Kia Clarus chegou ao Brasil em 1996 para satisfazer consumidores exigentes e de alto poder aquisitivo. Ele veio para disputar a faixa premium com os modelos sedans de tamanhos médio e grande BMW Série 3, Audi A4, Mercedes Classe C, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Honda Accord, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Ford Taurus, Alfa Romeo 164, Toyota Camry e Infinity Q45 e o hatch de alto luxo francês Citroen XM.
KIA CREDOS (COREIA DO SUL E AUSTRÁLIA)
KIA PARKTOWN (VERSÃO PERUA)
KIA PARKTOWN (VERSÃO PERUA)
INTRODUÇÃO
Logo acima, as linhas externas de design
elegante e charmoso do sedan médio de luxo Kia Clarus, um dos produtos da Kia
Motors sul-coreana na década de 1990, também vendido no Brasil. Logo abaixo, as linhas
externas suaves e fluidas, com detalhes estéticos externos em cromados, foram
pensadas justamente para atender consumidores discretos.
O Kia Clarus
é um sofisticado automóvel sedan de luxo de tamanho médio, projetado,
desenvolvido e fabricado em série na Coreia
do Sul na década de 1990 pela multinacional sul-coreana Kia Motors, com capacidade para
transportar confortavelmente até cinco pessoas, incluindo o motorista, cuja
versão com motor 2.0 aspirado a gasolina foi importada para o Brasil na década
de 1990.
Os principais concorrentes do Kia Clarus na década de 1990
foram os sedans de luxo Alfa Romeo 164,
Volvo 850, Mercedes C-180 e Mercedes C-230, Audi A6 e Audi A4, BMW 328 e BMW 325, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Nissan
Maxima, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Ford Taurus e Ford Mondeo, Toyota Camry e Honda
Accord e o hatch de luxo francês Citroen
XM.
A KIA MOTORS
A Kia Motors Corporation é uma grande e tradicional multinacional sul coreana fabricante de automóveis e comerciais leves. Ela foi fundada em 1944 na Coreia do Sul, inicialmente como fabricante de bicicletas, e, posteriormente, a partir de 1965, como fabricante de veículos motorizados. Atualmente, ela faz parte do grupo Hyundai Motor Group, por sua vez um dos dez maiores fabricantes de automóveis e comerciais leves do mundo, com mais de 6,1 milhões de unidades fabricadas em 2018, por exemplo.
Ela é
representada no Brasil, desde a década de 1990, pelo grupo empresarial
brasileiro Gandini Participações e Representações, uma tradicional empresa
atuante no segmento de comercialização e manutenção de automóveis e comerciais
leves e distribuidora de combustíveis, que, inclusive, possui uma fábrica de
automóveis no Uruguai, onde lá é fabricada a geração atual do Kia Bongo, desde
2010, e então importada para o Brasil com o nome Kia Bongo K2500.
A Kia
Motors Corporation não possui fábricas de automóveis no Brasil, mas conseguiu
formar uma rede de concessionárias com mais de 80 unidades de vendas e
manutenção, com mais de 400.000 veículos vendidos aqui desde sua entrada no
país com a abertura das importações de automóveis no início da década de 1990 e
mais de 11.700 unidades comercializadas em 2018, por exemplo.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, com um olhar mais atento percebe-se o design elegante de linhas harmônicas e fluidas do painel e do volante do Kia Clarus, uma tendência estética da marca na década de 1990. Logo abaixo, o design da carroceria também com linhas fluidas e harmônicas do sedan de luxo sul-coreano, uma presença discreta nas ruas, rodovias e estacionamentos, bem ao gosto do cliente.
O Kia Clarus é um sofisticado automóvel sedan de luxo
de tamanho médio, com quatro portas laterais e tração dianteira, com capacidade
para até cinco ocupantes, incluindo o condutor, projetado, desenvolvido e
fabricado em série na Coreia do Sul na década de 1990 pela multinacional
sul-coreana Kia Motors e comercializado em vários países, desenvolvidos e
emergentes, cuja versão 2.0 aspirada a gasolina foi importada para o Brasil e
vendida por 57 concessionárias da marca na época, principalmente em grandes e
médias cidades brasileiras.
Originalmente, a Kia Motors usou o nome Kia Credos em
mercados de língua inglesa e coreana, como Austrália e Coreia do Sul, por
exemplo, mas, por uma razão óbvia, em mercados de língua portuguesa e
espanhola, como Brasil e alguns mercados europeus, por exemplo, ela usou o nome Kia
Clarus.
Durante a década de 1990, como não queria correr
riscos com a criação e desenvolvimento de um modelo totalmente novo e original
de automóvel sedan, em um segmento de luxo em que ainda não tinha muita experiência,
com consumidores exigentes, inclusive, a fabricante sul-coreana Kia Motors decidiu
fechar um acordo de uso compartilhado de plataforma, câmbio e motores com uma
montadora mais experiente nesse mercado, a japonesa Mazda, com sua plataforma Mazda
GF, utilizada também para a construção do sedan médio de luxo Mazda 626, que inclusive chegou a ser
comercializado no Brasil também.
Essa mesma plataforma também foi usada para a
construção do sedan médio de luxo nipo-americano Ford Telstar, que, por sua vez, não foi trazido para o Brasil. Isso
explica, pelo menos em parte, as características de boas mecânica, elétrica,
eletrônica e hidráulica do Kia Clarus, praticamente sem problemas crônicos, embora,
infelizmente, o veículo tenha tido vendas tímidas no Brasil, mesmo apresentando
bom nível de qualidade e sofisticação, com ênfase nos aspectos de design
sóbrio, discreto e elegante, com performance razoável para os padrões da época e
acabamento refinado em couro, com vários itens de sofisticação disponíveis de
série ou opcionais.
Na década de 1990, os aspectos de elegância, conforto
e refinamento foram reafirmados no Brasil pelo modelo Kia Clarus, de tamanho
médio, com bom entre-eixos de quase 2,7 metros, o suficiente para três
passageiros adultos no banco traseiro. É um elegante modelo de automóvel de luxo,
projetado e fabricado para estar entre os melhores de sua categoria de sedans
de luxo, com bom gosto na escolha dos materiais utilizados no acabamento
interno e baixo nível de ruído interno e vibrações, inclusive, desde que, é
claro, esteja bem conservado.
O Kia Clarus é um automóvel de três volumes, ou seja,
considerando basicamente o aspecto externo das partes do carro que abrigam o
motor, os ocupantes e a bagagem, respectivamente, todas estão bem definidas,
com dimensões equilibradas e uma carroceria monobloco em aço de peso razoável,
com proporções bem equilibradas entre o cofre do motor e o próprio motor,
o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros)
e o porta malas, dentro do segmento de automóveis sedans de luxo de tamanho
médio, que é aquele segmento em que, em relação aos carros compactos populares
atuais de 1.000 cilindradas vendidos no Brasil, os fabricantes em geral
oferecem mais espaço interno para as pernas do motorista e seu acompanhante e
para os passageiros do banco de trás.
Esse modelo de automóvel, apesar do aspecto externo
levemente conservador das suas linhas de design e da época em que foi
fabricado, ainda pode ser considerado moderno. Ele está na categoria premium de
automóveis, que é um segmento elegante e confortável, seguro e sofisticado,
para atender consumidores de poder aquisitivo mais alto, mais atentos a
detalhes e que não abrem mão de tecnologia. É um público de classes média e
alta mais exigente, disposto a pagar mais por um veículo mais completo e de
qualidade superior.
Um detalhe importante: Todas as versões do Kia Clarus
fabricadas na Coreia do Sul têm motorização transversal. Uma dessas versões da
família Kia Clarus, importada para o Brasil, nomeada Kia Clarus GLX, já vinha
de série com motor 2.0 na posição transversal, com 2.000 cilindradas, com
quatro válvulas por cilindro e injeção eletrônica multiponto, com 133 cavalos e
quase 20 kgfm de torque, o suficiente para mover moderadamente sua carroceria,
com aceleração de 0 a 100 km/h em 15 segundos, quando lotado. Automóveis com configuração
transversal são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto
frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.
Na década de 1990, esse modelo de automóvel sul-coreano
estava disponível no Brasil com um dos menores preços da categoria de
automóveis sedans médios premium, um dos seus principais atrativos. Ele já saía
de fábrica com uma boa variedade de itens de segurança e conforto, a maioria
como itens de série, Dentre eles o ar condicionado e o aquecedor; a direção
hidráulica progressiva; os vidros elétricos e a trava central elétrica, com
alarme; os assentos com revestimento em couro, com controle elétrico de altura
e inclinação dos assentos dianteiros (opcional); a injeção eletrônica
multiponto, lembrando que essa tecnologia era uma novidade no Brasil; o câmbio
manual de cinco marchas ou automático de quatro marchas; a suspensão dianteira
independente McPherson e traseira independente, combinando conforto e
estabilidade; a carroceria monobloco; os faróis de neblina; as rodas de liga
leve; o rádio AM/FM com
mostradores digitais; os freios ABS (opcional) e a abertura do
porta-malas por meio de botão no painel do veículo. O sistema de airbag duplo
frontal foi disponibilizado aqui no Brasil como opcional.
O acabamento interno do Kia Clarus é refinado e
sóbrio, com seleção criteriosa de materiais usados no painel, no volante e nos
revestimentos dos assentos.
MERCADO
Logo acima, os encantos do Kia Clarus, um sedan de luxo de tamanho médio com design típico da década de 1990, sem as ousadias estéticas comuns hoje em dia, um símbolo de status no Brasil. Logo abaixo, também com um olhar atento, percebe-se o acabamento refinado em couro dos assentos desse modelo de automóvel sedan médio de luxo, com espaço interno suficiente para três passageiros adultos no banco de trás.
O sedan de luxo Kia Clarus chegou ao Brasil em 1996 para satisfazer consumidores exigentes e de alto poder aquisitivo. Ele veio para disputar a faixa premium com os modelos sedans de tamanhos médio e grande BMW Série 3, Audi A4, Mercedes Classe C, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Honda Accord, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Ford Taurus, Alfa Romeo 164, Toyota Camry e Infinity Q45 e o hatch de alto luxo francês Citroen XM.
Quando trouxe o Kia Clarus, importado da Coreia do Sul,
a Kia Motors conseguiu deixar uma boa impressão nos consumidores brasileiros de
alto poder aquisitivo e até mesmo a imprensa com o seu nível de sofisticação,
com ênfase nos aspectos de conforto e refinamento. Porém, há quem diga que se a
fabricante Kia tivesse ousado um pouco mais, disponibilizando aos seus
consumidores de vários continentes a motorização Mazda V6 de 2.500 cilindradas
então provavelmente tivesse conseguido mais sucesso comercial com o seu Kia
Clarus, já que em muitos casos os potenciais consumidores pretendiam submeter o
veículo ao serviço de blindagem, o que acrescenta peso ao veículo.
Embora tenha sido vendido no Brasil com preço bem
competitivo, o Kia Clarus não fez muito sucesso por aqui, o que é uma pena,
pois o projeto em si é bem equilibrado, com boa durabilidade, embora não seja
páreo para um Mercedes-Benz, Audi ou BMW, por exemplo. Anos depois, a partir da
década de 2000, a Kia Motors entrou definitivamente, pra valer, na disputa pelo
coração do consumidor mais endinheirado, com modelos como Kia Optima e Kia
Cadenza, esses sim à altura dos alemães.
O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar
alguns cuidados na hora da compra, inclusive verificando se o veículo está
realmente em bom estado de conservação. Além disso, é bom verificar antes se há
alguma concessionária da marca Kia na região onde mora. O proprietário do Kia Clarus
deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na
região onde mora há oficinas mecânicas competentes e que entendam de automóveis
premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.
O motor 2.0 do
Kia Clarus é o mesmo do utilitário esportivo Kia Sportage da década de 1990, e considerando que o Kia Sportage de 1ª geração vendeu bem aqui no Brasil então não há dificuldades para encontrar peças novas no mercado para o motor do Kia
Clarus.
A manutenção do Kia Clarus não é barata, mas o carro
compensa o seu dono com prazer de dirigir, com conforto e segurança.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
- Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
- Largura: Aprox. 1,8 metro;
- Altura: Aprox. 1,4 metro;
- Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
- Carroceria: Sedan de 4 portas;
- Plataforma: Mazda GF / Ford;
- Motorização (potência / torque): Mazda 2.0 de 16 valv. (133 cavalos / 20 kgfm);
- Motorização: Dianteira e transversal;
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
- Transmissão: Manual (5 marchas) ou automática (4 marchas);
- Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 13 segundos (vazio);
- Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 15 segundos (lotado);
- Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro (lotado);
- Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro;
- Suspensão dianteira: McPherson;
- Suspensão traseira: Independente;
- Freios: Discos nas quatro rodas, com ABS (opcional);
- CX (eficiência aerodinâmica):
- Porta-malas: 350 litros;
- Pneus: 195 / 60;
- Peso (vazio): Aprox. 1.400 kg (câmbio automático);
- Design da carroceria:
- Preço (no Brasil): Aprox. R$ 15 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br
- OLX Brasil (classificados): http://www.olx.com.br/brasil
- Webmotors (classificados): https://www.webmotors.com.br
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Ivermectina (Agropecuária)
- Oxitetraciclina (Agropecuária)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Gesso Agrícola (Agricultura e Pecuária)
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Fenitrothion (Agropecuária)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Mastite Bovina (Agropecuária)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Embraer
- Ordenhadeira Mecânica (Agropecuária)
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Segurança Privada
- Produção Florestal
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Doramectina (Agropecuária)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Propoxur (Veterinária)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Pastagem ou Pasto (Agropecuária)
- Chevrolet Zafira
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Airbus A321
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Água (Biologia e Química)
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Chevrolet Prisma
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda CR-V
- Ridley Scott (Cinema)
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Jean Michel Jarre (Música)
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Lamborghini Gallardo
- Legião Urbana (Música)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Propriedade Intelectual (Direito)
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz Classe GLE
- BMW Z3
- Volvo 850 GLT
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
- Audi A3 Sedan
- Volkswagen Gol (2ª Geração)
- Volkwagen Parati (2ª Geração)
- Volkwagen Saveiro(2ª Geração)
- Honda Civic
- Fiat Doblò
- Audi TT
- Chrystian & Ralf (Música)
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Lamborghini Murciélago
- Toyota Corolla
- BMW X5
- Mercedes-Benz Classe C
- Volkswagen Tiguan
- Mitsubishi Pajero TR4
- Renault Kangoo
- Jaguar I-Pace
- Audi A3 Sportback
- Citroen Jumper
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Kia_Clarus
- Site iCarros (fórum): https://www.icarros.com.br/kia/clarus/1998/opiniao-do-dono
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Kia_Credos
- Site Carro Club (fórum): http://www.carroclub.com.br/kia/clarus/visao-geral/clube-kia-clarus.aspx
- Kia Motors (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.