FERRARI 360
FERRARI 360 MODENA
A belíssima Ferrari 360 é um automóvel esportivo de alto luxo, criado e desenvolvido na década de 1990 e fabricado em série na década de 2000 pela famosa e conceituada fabricante italiana Ferrari SpA, uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma empresa independente. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central (entre os dois eixos) e longitudinal V8 a gasolina, capaz de gerar 400 cavalos de potência e 38 kgfm de torque em altas rotações.
A Ferrari SPA é uma famosa e tradicional fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, fundada em 1939 pelo piloto italiano de carros de corrida Enzo Ferrari, inicialmente com o nome Auto Avio Costruzione, inicialmente como uma subsidiária da tradicional fabricante italiana de automóveis Alfa Romeo. É uma das mais lendárias e respeitadas fabricantes de automóveis de alto desempenho do mundo, uma das mais conhecidas e conceituadas.
Logo acima, o interior refinado da Ferrari 360, com capacidade para apenas duas pessoas, incluindo o condutor, com painel com detalhes em alumínio e freio de mão do lado direito do motorista. Logo abaixo, o coração da máquina, um possante V8 aspirado, com bloco de alumínio e injeção eletrônica multiponto.
A icônica Ferrari 360 é um automóvel esportivo de alto luxo, fabricado em série na Itália entre 1998 e 2007 pela tradicional fabricante Ferrari SpA, uma das mais icônicas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma empresa semi-independente. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central e longitudinal de alumínio V8 a gasolina, com duplo comando variável de válvulas, aspirada e com injeção eletrônica multiponto, com cinco válvulas por cilindro, capaz de gerar 400 cavalos de potência e 38 kgfm de torque em altas rotações, com pneus bem largos e freios a discos ventilados nas quatro rodas, com ABS, o sistema antitravamento, para melhorar as frenagens.
Logo acima, o vizinho do condomínio morre de inveja: A versão conversível Ferrari 360 Spider, um dos mais atraentes modelos de automóveis da década de 2000. Logo abaixo, pra quem não cansa de apreciar o que é bonito, mais uma imagem da emblemática versão Ferrari 360 Modena, com carroceria do tipo cupê, para duas pessoas.
FERRARI 360 SPIDER
FERRARI 360 STRADALE
INTRODUÇÃO
Logo acima, a dianteira da belíssima e ousada Ferrari
360, uma escultura de alumínio sobre quatro rodas, o automóvel esportivo
premium italiano com tecnologia de Fórmula 1, principalmente o motor V8
aspirado e o câmbio com troca de marchas por aletas atrás do volante. Logo
abaixo, a traseira marcante do veículo europeu, com as charmosas lanternas
circulares.
A belíssima Ferrari 360 é um automóvel esportivo de alto luxo, criado e desenvolvido na década de 1990 e fabricado em série na década de 2000 pela famosa e conceituada fabricante italiana Ferrari SpA, uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma empresa independente. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central (entre os dois eixos) e longitudinal V8 a gasolina, capaz de gerar 400 cavalos de potência e 38 kgfm de torque em altas rotações.
É um dos melhores, mais bonitos e mais desejados automóveis
esportivos de alto luxo do planeta, um ícone do mercado premium, um dos mais
desejados automóveis esportivos do mundo, um sonho de consumo, um símbolo de
status, e impressiona observadores e usuários pelo design ousado do famoso
estúdio italiano Pininfarina, combinado com a sua altíssima performance, com
aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. É um modelo de automóvel
moderno, com motorização central e longitudinal V8 a gasolina, aspirada, com
tração traseira, com controle eletrônico de tração e carroceria quase
inteiramente construída em alumínio de alta resistência.
O nome de uma de suas versões é uma homenagem da
fabricante Ferrari à cidade italiana de Modena (pronuncia-se Módena), onde
nasceu o fundador da empresa, o piloto de carros de corrida Enzo Ferrari, na
mesma região onde está localizada a sua fábrica, em Maranello. As outras duas
versões receberam o nome de Spider, conversível, e Stradale, a mais
performática da família.
Os principais concorrentes da Ferrari 360 são o
futurista carro italiano Lamborghini Diablo, o charmoso inglês Aston Martin
DB9, o também inglês Jaguar XKR, o icônico best seller americano Ford Mustang,
o italiano Maserati 3200, o best seller americano e canadense Chevrolet Camaro,
o belíssimo italiano Lamborghini Gallardo, o japonês Nissan 300ZX, o best
seller americano Chevrolet Corvette, o ousado japonês Honda NSX e, é claro, o ousado e icônico carro alemão Porsche 911.
A FERRARI
A Ferrari SPA é uma famosa e tradicional fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, fundada em 1939 pelo piloto italiano de carros de corrida Enzo Ferrari, inicialmente com o nome Auto Avio Costruzione, inicialmente como uma subsidiária da tradicional fabricante italiana de automóveis Alfa Romeo. É uma das mais lendárias e respeitadas fabricantes de automóveis de alto desempenho do mundo, uma das mais conhecidas e conceituadas.
Em 1969 ela passou a ser propriedade da fabricante italiana de automóveis populares
Fiat SpA e a partir de 2014, durante o processo de fusão da Fiat com a americana
Chrysler, a Ferrari se tornou uma empresa independente, separada da holding FCA
Fiat Chrysler. Atualmente, ela é uma subsidiária da empresa holandesa
Ferrari NV, por sua vez controlada pela Família Agnelli, por meio da empresa de
investimentos Axor, e por Piero Ferrari, filho do fundador da empresa.
A sua fábrica, com 250.000 m², está localizada em Maranello,
na Itália, e exporta seus produtos para vários países desenvolvidos e em
desenvolvimento, incluindo o Brasil.
Por razões óbvias, a marca Ferrari abandonou o mercado russo de automóveis esportivos de alto luxo...
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o interior refinado da Ferrari 360, com capacidade para apenas duas pessoas, incluindo o condutor, com painel com detalhes em alumínio e freio de mão do lado direito do motorista. Logo abaixo, o coração da máquina, um possante V8 aspirado, com bloco de alumínio e injeção eletrônica multiponto.
A icônica Ferrari 360 é um automóvel esportivo de alto luxo, fabricado em série na Itália entre 1998 e 2007 pela tradicional fabricante Ferrari SpA, uma das mais icônicas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma empresa semi-independente. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central e longitudinal de alumínio V8 a gasolina, com duplo comando variável de válvulas, aspirada e com injeção eletrônica multiponto, com cinco válvulas por cilindro, capaz de gerar 400 cavalos de potência e 38 kgfm de torque em altas rotações, com pneus bem largos e freios a discos ventilados nas quatro rodas, com ABS, o sistema antitravamento, para melhorar as frenagens.
Ele é um dos mais atraentes automóveis esportivos
premium do mundo, o sucessor da Ferrari F355 da década de 1990.
Quando em movimento na cidade ou na rodovia, ou até mesmo parado, a Ferrari 360
é realmente impressionante, é impossível não chamar a atenção por onde passa,
especialmente por suas linhas muito ousadas e fluidas, com aerodinâmica refinada
em mais de 5.400 horas de testes em túnel de vento, com a respeitada assinatura
Ferrari na carroceria, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos e
retomada de velocidade, necessária para ultrapassagem em rodovia, de apenas 6
segundos, de 80 km/h até 120 km/h em 4ª marcha.
O fabricante recomenda a 4ª marcha nas
ultrapassagens, já que a 5ª marcha e a 6ª marcha foram desenvolvidas
principalmente para extrair o máximo do motor em velocidades acima de 150 km/h,
o que só é possível em ambientes controlados, como autódromos e em rodovias em
que não há limites de velocidade estabelecidos, como na Alemanha, por exemplo.
Aqui no Brasil não é possível extrair o máximo do motor nas rodovias, a
legislação brasileira não permite...
Ele é um automóvel moderno, com motorização
extremamente refinada, em bloco de alumínio central e longitudinal V8 a
gasolina, com bielas de titânio, com 3.600 cilindradas, com alimentação
aspirada e injeção eletrônica multiponto, com tração traseira, controle eletrônico de
tração e controle eletrônico de estabilidade. Recomenda-se verificar sempre antes de sair de casa se o controle
eletrônico de tração está acionado, já que o generoso torque do motor e o peso
reduzido da carroceria de alumínio podem fazer o motorista mais impaciente e
ansioso perder o controle do veículo nas acelerações abruptas.
É um modelo
sofisticado de automóvel, com carroceria em alumínio Alcoa de alta resistência,
suspensão independente nas quatro rodas, com braços triangulares duplos, também
de alumínio, com barra antimergulho, com molas helicoidais, barras estabilizadoras e amortecedores telescópicos hidráulicos na dianteira e na traseira.
MERCADO
Logo acima, o vizinho do condomínio morre de inveja: A versão conversível Ferrari 360 Spider, um dos mais atraentes modelos de automóveis da década de 2000. Logo abaixo, pra quem não cansa de apreciar o que é bonito, mais uma imagem da emblemática versão Ferrari 360 Modena, com carroceria do tipo cupê, para duas pessoas.
Praticamente todas as versões da Ferrari 360 foram comercializadas
nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e em outros mercados desenvolvidos e
emergentes por preços na faixa de US$ 150 mil até US$ 300 mil na década de 2000,
o equivalente hoje a algo entre US$ 250 e US$ 500 mil, em valores atualizados. Aqui
no Brasil, algumas dezenas de unidades novas foram comercializadas por preços bem salgados, entre R$ 400 mil e R$ 800 mil, em valores da época, ou não seria uma Ferrari de
verdade, como diz o ditado. Apenas para comparar: Uma unidade nova da Ferrari Roma, uma das mais recentes da marca italiana, não sai hoje por menos de R$ 3,4 milhões, aqui no Brasil. E olha que esta não é a mais cara da marca.
Voltando à Ferrari 360, principalmente a sua versão mais
vendida, a Ferrari 360 Modena, um modelo cupê ou coupé com teto rígido de alumínio, foi comercializada aqui no Brasil, entre 1999 e 2007, com ar-condicionado e
aquecedor; com airbag duplo e bancos em couro Connolly, com ajustes elétricos; com trava elétrica, vidros de acionamento elétricos e alarme; com
direção hidráulica; com rádio AM e FM com CD player; com rodas de liga leve e
freios ABS ou antitravamento, com discos ventilados nas quatro rodas e pneus 215/45
ZR18 na dianteira e 275/40 ZR18 na traseira; com faróis xenon; dentre outros.
Essa versão esteve disponível no Brasil com duas opções de câmbio, mecânica ou manual de 6 velocidade ou marchas ou automática F1 de seis velocidades, com a possibilidade de troca de marchas por meio de borboletas ou aletas atrás do volante. Além disso, o veículo possui suspensão com a possibilidade de alterar a rigidez ao rodar, com a opção normal, mais suave ou macia, para rodar na cidade, e a opção esportiva, mais rígida, e, portanto, mais estável na rodovia.
Entre as explicações para esses preços tão altos em
automóveis das marcas Ferrari, Lamborghini e Aston Martin, por exemplo, entre
outras, está a produção em pequenas quantidades, a maioria na faixa de 1.000
unidades até 5.000 unidades para cada geração de automóveis, com a utilização de mão de obra
intensiva e altamente especializada, ao contrário das produções de automóveis
em larga escala das linhas de montagem automatizadas das grandes fábricas populares, que
utilizam robôs em praticamente todas as fases do processo de montagem.
Por
exemplo: Cerca de 8.800 unidades da Ferrari 360 Modena e 7.500 unidades da
Ferrari 360 Spider foram fabricadas na Itália, a maioria para exportação. É
como se fosse a montagem de um relógio Rolex, por exemplo, com peças projetadas
especialmente para determinado modelo, com número limitado de unidades
fabricadas para cada modelo, montados a mão por empregados treinados pela
própria fábrica, com longa experiência nessa função.
Entre outros detalhes que influenciam o preço do
veículo, que os seus potenciais compradores também levam em consideração na
hora da compra, está o design diferenciado, mais ousado ou mais charmoso,
dependendo do gosto do cliente; o acabamento impecável, com costuras e
montagens feitas a mão; e a sofisticação dos materiais usados na construção,
entre eles a fibra de carbono e o alumínio, dependendo de cada caso.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
FERRARI 360 MODENA
- Capacidade: 1 motorista e 1 acompanhante;
- Comprimento: Aprox. 4,5 metros;
- Largura: Aprox. 2 metros;
- Altura: Aprox. 1,3 metro;
- Entre-eixos: Aprox. 2,6 metros;
- Motorização: Central, longitudinal, V8 aspirado, 3.600 cilindradas, bloco de alumínio;
- Taxa de compressão: 11:1;
- Potência e torque: 400 cavalos e 38 kgfm;
- Câmbio: Manual de 6 velocidades ou marchas;
- Câmbio: Automático F1 de 6 velocidades;
- Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos;
- Retomada (80 a 120 km/h): Aprox. 6 segundos (4ª marcha);
- Velocidade máxima: Aprox. 300 km/h;
- Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares duplos, amortecedores telescópicos, barra antimergulho e molas helicoidais;
- Suspensão traseira: Independente, braços triangulares duplos, amortecedores telescópicos, barra antimergulho e molas helicoidais;
- Tanque de combustível: 95 litros;
- Porta-malas: 220 litros;
- Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS ou antibloqueio;
- Pneus: 215/45 ZR18 na dianteira e 275/40 ZR18 na traseira;
- Rodas: Liga leve de 18 polegadas;
- Peso (vazio): Aprox. 1.350 kg;
- Preço (no Brasil): R$ 480 mil (usado / bom estado de conservação);
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/
- Webmotors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
GALERIA DE IMAGENS
VEJA TAMBÉM
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Ivermectina (Agropecuária)
- Oxitetraciclina (Agropecuária)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Gesso Agrícola (Agricultura e Pecuária)
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Fenitrothion (Agropecuária)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Mastite Bovina (Agropecuária)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Embraer
- Ordenhadeira Mecânica (Agropecuária)
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Segurança Privada
- Produção Florestal
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Doramectina (Agropecuária)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Propoxur (Veterinária)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Pastagem ou Pasto (Agropecuária)
- Chevrolet Zafira
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Airbus A321
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Água (Biologia e Química)
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Chevrolet Prisma
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda CR-V
- Ridley Scott (Cinema)
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Jean Michel Jarre (Música)
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Lamborghini Gallardo
- Legião Urbana (Música)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Propriedade Intelectual (Direito)
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz Classe GLE
- BMW Z3
- Volvo 850 GLT
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
- Audi A3 Sedan
- Volkswagen Gol (2ª Geração)
- Volkwagen Parati (2ª Geração)
- Volkwagen Saveiro(2ª Geração)
- Honda Civic
- Fiat Doblò
- Audi TT
- Chrystian & Ralf (Música)
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Lamborghini Murciélago
- Toyota Corolla
- BMW X5
- Mercedes-Benz Classe C
- Volkswagen Tiguan
- Mitsubishi Pajero TR4
- Renault Kangoo
- Jaguar I-Pace
- Audi A3 Sportback
- Citroen Jumper
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Luxury and Expensive (em inglês): https://www.luxuryandexpensive.com/Ferrari-360-Modena-Coupe-Gated-6-Speed-RECENTLY-SERVICED.html
- Acelerados / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=J-jNkTOAijA
- Site Portal Auto: https://portalauto.com.br/manutencao/cambio-curto-longo/
- Ferrari (concessionária): https://saopaulo.ferraridealers.com/pt-PT/ferrari-roma
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrari_360
- Korn Cars / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=aIK85BqORxY
- Michaelis / UOL: http://michaelis.uol.com.br/busca?id=Xp9xX
- Best Cars / UOL: http://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/passado/historia-ferraris-v8-uma-longeva-serie-no-centro-das-atencoes/6/
- Ferrari (divulgação): Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.