FERRARI 360

FERRARI 360 MODENA
FERRARI 360 SPIDER
FERRARI 360 STRADALE

INTRODUÇÃO
Logo acima, a dianteira da belíssima e ousada Ferrari 360, uma escultura de alumínio sobre quatro rodas, o automóvel esportivo premium italiano com tecnologia de Fórmula 1, principalmente o motor V8 aspirado e o câmbio com troca de marchas por aletas atrás do volante. Logo abaixo, a traseira marcante do veículo europeu, com as charmosas lanternas circulares.

A belíssima Ferrari 360 é um automóvel esportivo de alto luxo, criado e desenvolvido na década de 1990 e fabricado em série na década de 2000 pela famosa e conceituada fabricante italiana Ferrari SpA, uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma empresa independente. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central (entre os dois eixos) e longitudinal V8 a gasolina, capaz de gerar 400 cavalos de potência e 38 kgfm de torque em altas rotações.

É um dos melhores, mais bonitos e mais desejados automóveis esportivos de alto luxo do planeta, um ícone do mercado premium, um dos mais desejados automóveis esportivos do mundo, um sonho de consumo, um símbolo de status, e impressiona observadores e usuários pelo design ousado do famoso estúdio italiano Pininfarina, combinado com a sua altíssima performance, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos. É um modelo de automóvel moderno, com motorização central e longitudinal V8 a gasolina, aspirada, com tração traseira, com controle eletrônico de tração e carroceria quase inteiramente construída em alumínio de alta resistência.

O nome de uma de suas versões é uma homenagem da fabricante Ferrari à cidade italiana de Modena (pronuncia-se Módena), onde nasceu o fundador da empresa, o piloto de carros de corrida Enzo Ferrari, na mesma região onde está localizada a sua fábrica, em Maranello. As outras duas versões receberam o nome de Spider, conversível, e Stradale, a mais performática da família.

Os principais concorrentes da Ferrari 360 são o futurista carro italiano Lamborghini Diablo, o charmoso inglês Aston Martin DB9, o também inglês Jaguar XKR, o icônico best seller americano Ford Mustang, o italiano Maserati 3200, o best seller americano e canadense Chevrolet Camaro, o belíssimo italiano Lamborghini Gallardo, o japonês Nissan 300ZX, o best seller americano Chevrolet Corvette, o ousado japonês Honda NSX e, é claro, o ousado e icônico carro alemão Porsche 911.

A FERRARI

A Ferrari SPA é uma famosa e tradicional fabricante italiana de automóveis esportivos de alto luxo, fundada em 1939 pelo piloto italiano de carros de corrida Enzo Ferrari, inicialmente com o nome Auto Avio Costruzione, inicialmente como uma subsidiária da tradicional fabricante italiana de automóveis Alfa Romeo. É uma das mais lendárias e respeitadas fabricantes de automóveis de alto desempenho do mundo, uma das mais conhecidas e conceituadas.

Em 1969 ela passou a ser propriedade da fabricante italiana de automóveis populares Fiat SpA e a partir de 2014, durante o processo de fusão da Fiat com a americana Chrysler, a Ferrari se tornou uma empresa independente, separada da holding FCA Fiat Chrysler. Atualmente, ela é uma subsidiária da empresa holandesa Ferrari NV, por sua vez controlada pela Família Agnelli, por meio da empresa de investimentos Axor, e por Piero Ferrari, filho do fundador da empresa.

A sua fábrica, com 250.000 m², está localizada em Maranello, na Itália, e exporta seus produtos para vários países desenvolvidos e em desenvolvimento, incluindo o Brasil.

Por razões óbvias, a marca Ferrari abandonou o mercado russo de automóveis esportivos de alto luxo...

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, o interior refinado da Ferrari 360, com capacidade para apenas duas pessoas, incluindo o condutor, com painel com detalhes em alumínio e freio de mão do lado direito do motorista. Logo abaixo, o coração da máquina, um possante V8 aspirado, com bloco de alumínio e injeção eletrônica multiponto.

A icônica Ferrari 360 é um automóvel esportivo de alto luxo, fabricado em série na Itália entre 1998 e 2007 pela tradicional fabricante Ferrari SpA, uma das mais icônicas fabricantes de automóveis esportivos premium do planeta, atualmente uma empresa semi-independente. Ele tem capacidade para transportar até duas pessoas, incluindo o condutor, possui uma potente motorização central e longitudinal de alumínio V8 a gasolina, com duplo comando variável de válvulas, aspirada e com injeção eletrônica multiponto, com cinco válvulas por cilindro, capaz de gerar 400 cavalos de potência e 38 kgfm de torque em altas rotações, com pneus bem largos e freios a discos ventilados nas quatro rodas, com ABS, o sistema antitravamento, para melhorar as frenagens.

Ele é um dos mais atraentes automóveis esportivos premium do mundo, o sucessor da Ferrari F355 da década de 1990. Quando em movimento na cidade ou na rodovia, ou até mesmo parado, a Ferrari 360 é realmente impressionante, é impossível não chamar a atenção por onde passa, especialmente por suas linhas muito ousadas e fluidas, com aerodinâmica refinada em mais de 5.400 horas de testes em túnel de vento, com a respeitada assinatura Ferrari na carroceria, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos e retomada de velocidade, necessária para ultrapassagem em rodovia, de apenas 6 segundos, de 80 km/h até 120 km/h em 4ª marcha.

O fabricante recomenda a 4ª marcha nas ultrapassagens, já que a 5ª marcha e a 6ª marcha foram desenvolvidas principalmente para extrair o máximo do motor em velocidades acima de 150 km/h, o que só é possível em ambientes controlados, como autódromos e em rodovias em que não há limites de velocidade estabelecidos, como na Alemanha, por exemplo. Aqui no Brasil não é possível extrair o máximo do motor nas rodovias, a legislação brasileira não permite...

Ele é um automóvel moderno, com motorização extremamente refinada, em bloco de alumínio central e longitudinal V8 a gasolina, com bielas de titânio, com 3.600 cilindradas, com alimentação aspirada e injeção eletrônica multiponto, com tração traseira, controle eletrônico de tração e controle eletrônico de estabilidade. Recomenda-se verificar sempre antes de sair de casa se o controle eletrônico de tração está acionado, já que o generoso torque do motor e o peso reduzido da carroceria de alumínio podem fazer o motorista mais impaciente e ansioso perder o controle do veículo nas acelerações abruptas.

É um modelo sofisticado de automóvel, com carroceria em alumínio Alcoa de alta resistência, suspensão independente nas quatro rodas, com braços triangulares duplos, também de alumínio, com barra antimergulho, com molas helicoidais, barras estabilizadoras e amortecedores telescópicos hidráulicos na dianteira e na traseira.

MERCADO

Logo acima, o vizinho do condomínio morre de inveja: A versão conversível Ferrari 360 Spider, um dos mais atraentes modelos de automóveis da década de 2000. Logo abaixo, pra quem não cansa de apreciar o que é bonito, mais uma imagem da emblemática versão Ferrari 360 Modena, com carroceria do tipo cupê, para duas pessoas. 
Praticamente todas as versões da Ferrari 360 foram comercializadas nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e em outros mercados desenvolvidos e emergentes por preços na faixa de US$ 150 mil até US$ 300 mil na década de 2000, o equivalente hoje a algo entre US$ 250 e US$ 500 mil, em valores atualizados. Aqui no Brasil, algumas dezenas de unidades novas foram comercializadas por preços bem salgados, entre R$ 400 mil e R$ 800 mil, em valores da época, ou não seria uma Ferrari de verdade, como diz o ditado. Apenas para comparar: Uma unidade nova da Ferrari Roma, uma das mais recentes da marca italiana, não sai hoje por menos de R$ 3,4 milhões, aqui no Brasil. E olha que esta não é a mais cara da marca.

Voltando à Ferrari 360, principalmente a sua versão mais vendida, a Ferrari 360 Modena, um modelo cupê ou coupé com teto rígido de alumínio, foi comercializada aqui no Brasil, entre 1999 e 2007, com ar-condicionado e aquecedor; com airbag duplo e bancos em couro Connolly, com ajustes elétricos; com trava elétrica, vidros de acionamento elétricos e alarme; com direção hidráulica; com rádio AM e FM com CD player; com rodas de liga leve e freios ABS ou antitravamento, com discos ventilados nas quatro rodas e pneus 215/45 ZR18 na dianteira e 275/40 ZR18 na traseira; com faróis xenon; dentre outros.

Essa versão esteve disponível no Brasil com duas opções de câmbio, mecânica ou manual de 6 velocidade ou marchas ou automática F1 de seis velocidades, com a possibilidade de troca de marchas por meio de borboletas ou aletas atrás do volante. Além disso, o veículo possui suspensão com a possibilidade de alterar a rigidez ao rodar, com a opção normal, mais suave ou macia, para rodar na cidade, e a opção esportiva, mais rígida, e, portanto, mais estável na rodovia.

Entre as explicações para esses preços tão altos em automóveis das marcas Ferrari, Lamborghini e Aston Martin, por exemplo, entre outras, está a produção em pequenas quantidades, a maioria na faixa de 1.000 unidades até 5.000 unidades para cada geração de automóveis, com a utilização de mão de obra intensiva e altamente especializada, ao contrário das produções de automóveis em larga escala das linhas de montagem automatizadas das grandes fábricas populares, que utilizam robôs em praticamente todas as fases do processo de montagem.

Por exemplo: Cerca de 8.800 unidades da Ferrari 360 Modena e 7.500 unidades da Ferrari 360 Spider foram fabricadas na Itália, a maioria para exportação. É como se fosse a montagem de um relógio Rolex, por exemplo, com peças projetadas especialmente para determinado modelo, com número limitado de unidades fabricadas para cada modelo, montados a mão por empregados treinados pela própria fábrica, com longa experiência nessa função.

Entre outros detalhes que influenciam o preço do veículo, que os seus potenciais compradores também levam em consideração na hora da compra, está o design diferenciado, mais ousado ou mais charmoso, dependendo do gosto do cliente; o acabamento impecável, com costuras e montagens feitas a mão; e a sofisticação dos materiais usados na construção, entre eles a fibra de carbono e o alumínio, dependendo de cada caso.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

FERRARI 360 MODENA
  • Capacidade: 1 motorista e 1 acompanhante;
  • Comprimento: Aprox. 4,5 metros;
  • Largura: Aprox. 2 metros;
  • Altura: Aprox. 1,3 metro;
  • Entre-eixos: Aprox. 2,6 metros;
  • Motorização: Central, longitudinal, V8 aspirado, 3.600 cilindradas, bloco de alumínio;
  • Taxa de compressão: 11:1;
  • Potência e torque: 400 cavalos e 38 kgfm;
  • Câmbio: Manual de 6 velocidades ou marchas;
  • Câmbio: Automático F1 de 6 velocidades;
  • Aceleração (0 a 100 km/h): Aprox. 6 segundos;
  • Retomada (80 a 120 km/h): Aprox. 6 segundos (4ª marcha);
  • Velocidade máxima: Aprox. 300 km/h;
  • Suspensão dianteira: Independente, braços triangulares duplos, amortecedores telescópicos, barra antimergulho e molas helicoidais;
  • Suspensão traseira: Independente, braços triangulares duplos, amortecedores telescópicos, barra antimergulho e molas helicoidais;
  • Tanque de combustível: 95 litros;
  • Porta-malas: 220 litros;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS ou antibloqueio;
  • Pneus: 215/45 ZR18 na dianteira e 275/40 ZR18 na traseira;
  • Rodas: Liga leve de 18 polegadas;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.350 kg;
  • Preço (no Brasil): R$ 480 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

GALERIA DE IMAGENS






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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrari_360
  • Ferrari (divulgação): Imagens

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