FORD EXPLORER
O belo e novo Ford Explorer é um moderno utilitário esportivo de luxo de tamanho médio, com capacidade para transportar até sete pessoas, incluindo o motorista, projetado e desenvolvido durante a década de 2010 e fabricado em larga escala nos Estados Unidos desde 2019 pela multinacional fabricante americana Ford Motor Company, cujo projeto atualizado já está em sua 6ª geração, inclusive com opções de versões híbridas, com combinação de motorizações a gasolina e elétrica.
Logo acima, as seis gerações da família Ford Explorer reunidas, começando da esquerda, com a primeira geração, da década de 1990, até chegar à sexta geração, à direita, lançada recentemente. Logo abaixo, uma imagem deslumbrante da sexta geração da família Ford Explorer, fabricada desde 2019 e disponível no Brasil apenas por meio de importadores independentes.
As três primeiras gerações da família Ford Explorer são compostas por modelos de utilitários esportivos de tamanho médio, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco ou sete pessoas, incluindo o motorista, dependendo do modelo e do ano de fabricação, fabricadas nos Estados Unidos a partir de 1990, 1994 e 2000, respectivamente. Essas três gerações também foram fabricadas na Venezuela.
Logo acima e logo abaixo, mais duas belas imagens, desta vez do Ford Explorer de quinta geração, realmente bonito, lançado em 2011 nos Estados Unidos e que também foi importado para o Brasil somente por meio de importadores independentes. Já faz algum tempo que as ruas, avenidas e rodovias deixaram de ser apenas vias públicas e se tornaram passarelas.
De modo geral, todos os modelos Ford Explorer de todas as gerações fabricados nos Estados Unidos pela Ford Motor Company a partir de 1990 são utilitários esportivos de tamanho médio, fabricados com quatro portas laterais em todas as gerações, para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta malas. Algumas versões com duas portas laterais, chamadas Ford Explorer Sport, também foram fabricadas, mas nunca foram importadas para o Brasil. As quatro primeiras gerações do Ford Explorer foram fabricadas com chassis idênticos ou semelhantes para cada geração, com melhorias de estrutura, acabamento e motorização para cada nova geração introduzida.
A partir da 5ª geração eles passaram a ser fabricados com tecnologia unibody, em inglês, o equivalente aqui no Brasil a monobloco, mas nem por isso deixaram de encarar estradas esburacadas e poças de lama, até um certo limite, é claro.
Logo acima, o primeiro modelo de utilitário esportivo da família Ford Explorer, fabricado nos Estados Unidos e comercializado aqui no Brasil por meio da importadora oficial da marca, a Ford do Brasil. Quadrado sim, mas sem perder a elegância. Logo abaixo, o interior com acabamento caprichado do modelo da década de 1990, ainda hoje deixa uma boa impressão pelo nível de tecnologia e conforto, considerando os padrões da época.
A família Ford Explorer de automóveis utilitários esportivos é um dos mais bem sucedidos projetos da multinacional Ford Motor Company. Ela nasceu na década de 1980, a partir da percepção dos executivos, engenheiros e designers da montadora americana sobre o crescente mercado mundial de automóveis de carroceria alta e, portanto, posição de dirigir também alta, com pneus de tamanho médio, com vão livre do solo maior que a distância do solo encontrada em automóveis sedans, tração 4X4 ou tração 4X2 traseira, dependendo da versão, bom espaço interno e aspecto estético externo levemente conservador, com linhas semi-retas. Esses modelos de automóveis também são definidos tecnicamente e mercadologicamente pelas expressões cross-over / all-terrain e off-road, que significa todo terreno e fora-de-estrada, numa tradução livre.
Logo acima, um modelo da segunda geração da família Ford Explorer, fabricado nos Estados Unidos e comercializado aqui no Brasil por meio da importadora oficial da marca, a Ford do Brasil, a partir de 1996. Logo abaixo, para melhorar o que já era bom, o interior remodelado do modelo da década de 1990, também deixa uma boa impressão pelo nível de tecnologia e pelo nível de conforto e acabamento. Com um olhar atento percebe-se a seletora do câmbio automático ao lado do volante.
A fabricação em série dos modelos de 2ª geração da família Ford Explorer foi iniciada em 1995, mas ele só chegou ao Brasil em 1996, importado dos Estados Unidos. Ele foi fabricado na Venezuela também. O seu desenho, um pouco mais moderno e um pouco menos conservador que os modelos de 1ª geração, com linhas um pouco mais suaves e fluidas, foi o resultado do trabalho do designer Bob Aikins.
Logo acima, um modelo da terceira geração da família Ford Explorer, fabricado nos Estados Unidos e comercializado aqui no Brasil por meio da importadora oficial da marca, a Ford do Brasil, a partir do ano 2000. Logo abaixo, acabamento bem caprichado, bom nível de tecnologia e espaço interno para até sete pessoas, incluindo o condutor, com três fileiras de assentos.
O sofisticado Ford Explorer de 3ª geração foi fabricado a partir do ano 2000 pela multinacional americana Ford Motor Company nos Estados Unidos e em sua subsidiária na Venezuela. Ele foi desenhado por Edward Golden e foi desenvolvido nos Estados Unidos, com foco principal no gosto do consumidor americano. Não é uma surpresa, portanto, o seu generoso nível de conforto e a sua estética elegante, já que os americanos gostam de automóveis grandes e elegantes.
FORD EXPLORER (4ª GERAÇÃO)
Logo acima, um modelo da quarta geração da família Ford Explorer, fabricado nos Estados Unidos, mas não comercializado aqui no Brasil por meio da importadora oficial da marca. Logo abaixo, acabamento bem caprichado, bom nível de tecnologia, considerando os padrões da época, e espaço interno para até sete pessoas, incluindo o condutor.
O sofisticado Ford Explorer de 4ª geração, foi fabricado a partir de 2006 pela multinacional americana Ford Motor Company nos Estados Unidos e em sua subsidiária na Venezuela. Ele foi desenhado por Jeff Nowak e foi desenvolvido nos Estados Unidos, com foco principal no gosto do consumidor americano, ou seja, um automóvel grande e elegante.
Conhecida também como geração Ford U251, ela foi projetada para receber um novo chassi, mais robusto, fabricado pela empresa canadense Magna International, mas, como já dito acima, com carroceria montada nos Estados Unidos, em duas fábricas americanas da Ford Motor Company, uma em Louisville, no estado norte-americano do Kentucky, e outro em St. Louis, no estado norte-americano do Missouri, além da montagem na Venezuela.
Ele esteve disponível nos Estados Unidos, no Canadá e em vários outros mercados com duas opções principais de motorização, o motor Ford 4.0L V6 SOHC Cologne a gasolina de 4.000 cilindradas, com 12 válvulas, aspirado e com injeção eletrônica multiponto, com 210 cavalos de potência e 34 kgfm de torque; e um motor Ford 4.6L V8 SOHC Modular a gasolina de 4.600 cilindradas, com 24 válvulas, também aspirado, com 292 cavalos e 42 kgfm; ambos os motores combinados com duas opções de câmbio, a primeira Ford 6R, automática, de seis velocidade ou marchas, e a segunda Ford 5R55S, também automática, de cinco velocidades.
O veículo esteve disponível com opções de tração 4X4 ou
tração 4X2 traseira, dependendo da versão, com freios ABS ou antibloqueio; com trava central elétrica, vidros
elétricos e alarme; com câmbio automático de cinco ou seis velocidades ou
marchas; com faróis de neblina; com sete assentos no total, com controle
elétrico dos dois assentos
dianteiros, com revestimento dos assentos em couro disponível como opcional;
com computador de bordo e piloto automático; com sistema de airbag duplo
frontal, airbags laterais e airbags de cortina, dependendo do ano de fabricação;
com ar condicionado de duas zonas e aquecedor com saída de ar para passageiros
da segunda fileira de assentos; ótimo isolamento acústico; com direção
hidráulica e volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; com controle de tração e controle
de estabilidade; com rodas de liga leve e sistema de monitoramento de pressão
dos pneus; com sistema multimídia Ford SYNC opcional, com rádio AM / FM, CD player e navegador GPS integrado; detalhes em madeira nobre no painel e
nas portas e vários porta objetos dentro do veículo.
FORD EXPLORER (5ª GERAÇÃO)
Logo acima, o bonito modelo de quinta geração da
família Ford Explorer, após face lift de meia vida, fabricado nos Estados Unidos, mas não comercializado
aqui no Brasil por meio da importadora oficial da marca. Ele só esteve disponível no Brasil por meio de importadores independentes, em pequeno volume. Logo abaixo, acabamento bem caprichado, ótimo nível de tecnologia, considerando os padrões da época, e espaço interno para
até sete pessoas, incluindo o condutor.
O sofisticado e refinado Ford Explorer de 5ª geração foi fabricado a partir de 2011 pela multinacional americana Ford Motor Company nos Estados Unidos e em suas subsidiárias na Venezuela e na Rússia. Ele foi desenhado por Jim Holland, Brian Izard, George Bucher e Mike Arbaugh, foi desenvolvido nos Estados Unidos, com foco principal no gosto do consumidor americano, ou seja, um automóvel grande e elegante, mas desta vez com dirigibilidade melhorada em razão da adoção da construção do tipo monobloco e suspensão independente nas quatro rodas.
Conhecida também como geração Ford U502, a sua bela carroceria foi projetada para receber a plataforma Ford D4, um projeto global de plataforma da Ford Motor Company, com suspensão independente melhorada nas quatro rodas, capaz de absorver melhor as irregularidades das vias, sem perda de estabilidade, desde que em condução moderada, é claro, com carroceria montada nos Estados Unidos, na fábrica americana da Ford Motor Company em Chicago, no estado norte-americano de Illinois, além da montagem na Venezuela e na Rússia.
Ele esteve disponível nos Estados Unidos, no Canadá e em vários outros mercados com pelo menos cinco opções de motorização de nova geração, mais eficientes que os motores utilizados na geração anterior, dentre elas o motor Ford 2.0L EcoBoost, a gasolina, com turbocompressor, de 2.000 cilindradas, o motor Ford 2.3L EcoBoost, a gasolina, com turbocompressor, de 2.300 cilindradas, o motor Ford 3.5 V6 Duratec, aspirado e a gasolina, de 3.500 cilindradas, e o motor Ford 3.5 V6 Ecoboost, a gasolina, com turbocompressor, de 3.500 cilindradas, dentre outras opções.
Um grande volume de versões policiais dessa 5ª geração da família Ford Explorer foi vendido, por meio de concorrência pública, à forças policiais dos Estados Unidos. Com um olhar atento, é possível notar a presença dos modelos de automóveis dessa família em filmes e séries ambientadas nos Estados Unidos, produzidos a partir da década de 2010.
Para o mercado consumidor premium, o veículo esteve disponível com opções de tração 4X4 ou tração 4X2 traseira, dependendo da versão; com freios ABS ou antibloqueio, com controle de tração e controle de estabilidade; com chave presencial e botão start stop, com trava central elétrica, vidros elétricos e alarme; com câmbio automático Ford 6F de seis velocidades ou marchas ou Ford SelectShift de seis velocidades, com ou sem aletas para mudanças de marcha atrás do volante, dependendo da versão; com faróis HID, faróis de neblina e lanternas de LED; com sete assentos no total, com controle elétrico dos dois assentos dianteiros, com revestimento dos assentos em couro disponível como opcional; com computador de bordo e piloto automático, com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de estacionamento; com sensor de chuva para acionamento dos limpadores de pára-brisa e sensor de luminosidade para acionamento dos faróis; com sistema de airbag duplo frontal, airbags laterais e airbags de cortina, dependendo da versão; com ar condicionado e aquecedor com saída de ar para passageiros da segunda fileira de assentos; ótimo isolamento acústico, incluindo pára-brisa com isolamento acústico; com direção hidráulica e volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; com rodas de liga leve e sistema de monitoramento de pressão dos pneus; com sistema multimídia Ford SYNC, com rádio AM / FM, CD player, DVD player e navegador GPS integrado; detalhes prateados ou em madeira nobre no painel e nas portas; e vários porta objetos dentro do veículo.
FORD EXPLORER (6ª GERAÇÃO)
Logo acima, o bonito e sofisticado modelo da atual sexta geração da família Ford Explorer, fabricado nos Estados Unidos, mas não comercializado aqui no Brasil por meio da importadora oficial da marca. Só é possível comprá-lo por meio de importadores independentes. Logo abaixo, acabamento bem caprichado, ótimo nível de tecnologia e espaço interno para até sete pessoas, incluindo o condutor.
O sofisticado e refinado Ford Explorer de 6ª geração é fabricado desde 2020 pela multinacional americana Ford Motor Company nos Estados Unidos e em sua subsidiária chinesa Ford Changan. Ele foi desenhado por projetistas da Ford americana e foi desenvolvido nos Estados Unidos, com foco principal no gosto do consumidor americano e chinês, mais uma vez combinando o benefício da dirigibilidade melhorada em razão da adoção da construção do tipo monobloco combinada com a suspensão independente McPherson na frente e multilink atrás.
Conhecida também como geração Ford U625, a sua bela carroceria foi projetada para receber a plataforma Ford CD6, um projeto global de plataforma da Ford Motor Company, com generosos três metros de entre-eixos, com suspensão independente melhorada nas quatro rodas, capaz de absorver melhor as irregularidades das vias, sem perda de estabilidade, desde que em condução moderada, é claro, com carroceria montada nos Estados Unidos, na fábrica americana da Ford Motor Company em Chicago, no estado norte-americano de Illinois, além da montagem na China.
Ele está disponível para comercialização nos Estados Unidos, no Canadá e em vários outros mercados com pelo menos quatro opções de motorização de nova geração, sendo pelo menos uma delas uma combinação híbrida de motor a gasolina e motor elétrico, começando pelo motor Ford 2.3L EcoBoost, a gasolina, com turbocompressor, de 2.300 cilindradas; o motor Ford 3.0L V6 EcoBoost, a gasolina, com turbocompressor, de 3.000 cilindradas; e o motor Ford 3.0L V6 EcoBoost, a gasolina, com turbocompressor e injeção direta, de 3.000 cilindradas, com 360 cavalos de potência e 56 kgfm de torque, combinado com motor elétrico de 100 cavalos e 30 kgfm, na versão híbrida, dentre outras opções.
A versão híbrida, top de linha, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos e, numa condução moderada, consegue percorrer até 16 quilômetros, na média cidade / rodovia, com 1 litro de gasolina.
Desde 2020, versões policiais dessa 6ª geração da família Ford Explorer estão disponíveis para forças policiais americanas por meio de licitação.
Para o mercado consumidor premium, o veículo está disponível, desde 2020, com opções de tração 4X4 ou tração 4X2 traseira, dependendo da versão; com freios ABS ou antibloqueio, com controle de tração e controle de estabilidade; com chave presencial e botão start stop, com trava central elétrica, vidros elétricos e alarme; com câmbio automático Ford 10R60 SelectShift de dez velocidades ou marchas, com ou sem aletas para mudanças de marcha atrás do volante, dependendo da versão; com faróis LED, faróis de neblina e lanternas de LED; com sete assentos no total, com controle elétrico dos dois assentos dianteiros, com revestimento dos assentos em couro disponível como opcional; com computador de bordo e piloto automático, com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de estacionamento; com sensor de chuva para acionamento dos limpadores de pára-brisa e sensor de luminosidade para acionamento dos faróis; com sistema de airbag duplo frontal, airbags laterais e airbags de cortina, de série; com ar condicionado de três zonas e aquecedor com saída de ar para passageiros da segunda fileira de assentos; ótimo isolamento acústico, incluindo pára-brisa com isolamento acústico; com direção elétrica e volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; com rodas de liga leve e sistema de monitoramento de pressão dos pneus; com sistema multimídia Ford SYNC 3, com rádio AM / FM, CD player, DVD player, entrada USB para arquivos em MP3, conectividade Android Auto e Apple CarPlay, com navegador GPS integrado; detalhes prateados ou em madeira nobre no painel e nas portas; e vários porta objetos dentro do veículo.
É notável o volume de vendas de utilitários esportivos nos Estados Unidos, um sonho de consumo dos norte-americanos, em geral mais espaçosos e confortáveis. No Brasil essa tendência também existe e é muito forte. Em 2019, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 27% do número total de automóveis fabricados no Brasil, com mais de 600.000 unidades fabricadas, com os modelos Jeep Compass, Ford EcoSport, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Volkswagen T-Cross, Renault Captur, Chevrolet Tracker, Mitsubishi ASX, Renault Duster, Citroen C4 Cactus e Peugeot 2008, não exatamente nessa ordem, entre os mais vendidos.
SUV’S MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2019 |
||
POSIÇÃO |
MODELO |
UNIDADES |
1ª |
Jeep
Renegade |
68.726 |
2ª |
Jeep
Compass |
60.362 |
3ª |
Hyundai
Creta |
57.460 |
4ª |
Nissan
Kicks |
56.062 |
5ª |
Honda
HR-V |
49.488 |
6ª |
Volkswagen
T-Cross |
37.081 |
7ª |
Ford
EcoSport |
34.206 |
8ª |
Renault
Captur |
28.660 |
9ª |
Renault
Duster |
26.090 |
10ª |
Citroen
C4 Cactus |
16.438 |
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
- Comprimento: Aprox. 4,8 metros;
- Entre eixos: Aprox. 2,8 metros;
- Largura: Aprox. 1,8 metro;
- Altura: Aprox. 1,7 metro;
- Motorização (combustível): Cologne V6 3 litros (gasolina);
- Alimentação: Injeção eletrônica multipoint;
- Potência e torque: 162 cv e 31 kgfm;
- Câmbio: Manual de 5 marchas;
- Câmbio: Automático de 5 marchas;
- Tração: 4X4 ou 4X2, dependendo do modelo;
- Aceleração 0 a 100 km / h (vazio): Aprox. 13 segundos;
- Aceleração 0 a 100 km / h (lotado): Aprox. 15 segundos;
- Consumo: Aprox.
- Consumo: Aprox.
- Suspensão dianteira: Independente, com barra de torção longitudinal;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com molas semi-elípticas;
- Rodas e pneus: Alumínio e 235/75 R15;
- Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS;
- Porta malas: Aprox. 1.200 litros;
- Peso (vazio): Aprox. 1.980 kg;
- Preço: R$ 50 mil (usado / bom estado de conservação)
ONDE COMPRAR
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX Brasil (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
EXPLORER (5ª GERAÇÃO)
EXPLORER (6ª GERAÇÃO)
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Volvo XC90
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Nissan Pathfinder
- Galvanização (Química)
- Ivermectina (Agropecuária)
- Oxitetraciclina (Agropecuária)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Gesso Agrícola (Agricultura e Pecuária)
- Bombardier Learjet
- Land Rover Range Rover
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Fenitrothion (Agropecuária)
- Citroen XM
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Mastite Bovina (Agropecuária)
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Embraer
- Ordenhadeira Mecânica (Agropecuária)
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Hyundai Terracan
- Ford Escort
- Energia Solar Fotovoltaica
- Chevrolet Classic
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Ford Fusion
- Audi Q7
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Segurança Privada
- Produção Florestal
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Doramectina (Agropecuária)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Propoxur (Veterinária)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Mercedes-Benz Classe M
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Jeep Grand Cherokee
- Alfa Romeo 164
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Volvo 960
- Ford EcoSport
- Chevrolet Astra
- Citroen C5
- Alfa Romeo 156
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Pastagem ou Pasto (Agropecuária)
- Chevrolet Zafira
- Maconha (Segurança Pública)
- Renault Scénic
- Ford do Brasil
- Volkswagen Fusca
- Airbus A320
- Citroen Xsara Picasso
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Chevrolet Monza
- Ford Corcel
- Embraer E-190
- Toyota Land Cruiser Prado
- Airbus A321
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- Peugeot 206
- Citroen Xantia
- Ford Edge
- BMW Série 3
- Audi A3
- Ford Versailles
- Volkswagen Santana
- Mercedes-Benz Classe A (1ª geração)
- Ford Belina
- Ford Del Rey
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Ford Mondeo
- Chevrolet Opala
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Lamborghini Diablo
- Bateria (Química e Física)
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Água (Biologia e Química)
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Kia Bongo
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Porsche 911
- Mercedes-Benz ML 320
- Ferrari 360
- Álcool (Agroindústria)
- Ford Explorer
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Chrysler Stratus
- Kia Clarus
- Fiat Tempra
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Chevrolet Prisma
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda CR-V
- Ridley Scott (Cinema)
- Dodge Journey
- Fiat Freemont
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- Jean Michel Jarre (Música)
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Volkswagen Gol (1ª Geração)
- Volkswagen Voyage (1ª Geração)
- Volkswagen Parati (1ª Geração)
- Volkswagen Saveiro (1ª Geraçao)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Lamborghini Gallardo
- Legião Urbana (Música)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Volvo S70
- Mercedes-Benz 190E
- Modem (Telecomunicações)
- Land Rover Range Rover Evoque
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Ferrari F355
- Propriedade Intelectual (Direito)
- Mercedes-Benz SLK
- Volkswagen New Beetle
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Mini Cooper
- Mercedes-Benz Classe GLE
- BMW Z3
- Volvo 850 GLT
- Chevrolet Trailblazer
- Chevrolet Blazer
- Toyota Hilux
- Saab 9000 CD
- Audi A3 Sedan
- Volkswagen Gol (2ª Geração)
- Volkwagen Parati (2ª Geração)
- Volkwagen Saveiro(2ª Geração)
- Honda Civic
- Fiat Doblò
- Audi TT
- Chrystian & Ralf (Música)
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Lamborghini Murciélago
- Toyota Corolla
- BMW X5
- Mercedes-Benz Classe C
- Volkswagen Tiguan
- Mitsubishi Pajero TR4
- Renault Kangoo
- Jaguar I-Pace
- Audi A3 Sportback
- Citroen Jumper
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Best Cars / UOL: https://www.autolivraria.com.br/cpassado3/ford-explorer-1.htm
- Direct Imports: http://www.directimports.com.br/
- Vrum / Estado de Minas: https://estadodeminas.vrum.com.br/fichatecnica/ford/explorer/1999/003074-0
- Auto Esporte / Globo.com: https://revistaautoesporte.globo.com/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_Explorer
- Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/novo-ford-explorer-um-suv-do-jeito-que-seu-carro-deveria-ser/
- Ford (em
inglês): https://www.ford.com/suvs/explorer/?gnav=header-all-vehicles
- Revista Exame: https://exame.abril.com.br/negocios/lista-dos-suvs-mais-vendidos-de-2019-no-mercado-brasileiro-tem-novatos/
- Quatro Rodas / Abril: https://quatrorodas.abril.com.br/testes/apos-20-anos-ford-explorer-pode-voltar-ao-brasil-mas-agora-hibrido/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Explorer
- Best Cars / UOL: https://www1.uol.com.br/bestcars/cpassado3/ford-explorer-1.htm
- Vrum / Estado de Minas: https://estadodeminas.vrum.com.br/fichatecnica/Ford/EXPLORER/2005/003290-5
- Revista Auto & Técnica / Band: http://autoetecnica.band.uol.com.br/
- Ford (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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