FORD EXPLORER

FORD EXPLORER
MAZDA NAVAJO
MERCURY MOUNTAINEER
LINCOLN AVIATOR

INTRODUÇÃO
Logo acima, o moderno modelo de utilitário esportivo Ford Explorer de terceira geração, que chegou a ser vendido no Brasil por alguns anos da década de 2000, importado dos Estados Unidos e disponível somente com motorização a gasolina. Logo abaixo, o modelo de utilitário esportivo Ford Explorer de segunda geração, vendido no Brasil por alguns anos da década de 1990, também fabricado nos Estados Unidos.

O belo e novo Ford Explorer é um moderno utilitário esportivo de luxo de tamanho médio, com capacidade para transportar até sete pessoas, incluindo o motorista, projetado e desenvolvido durante a década de 2010 e fabricado em larga escala nos Estados Unidos desde 2019 pela multinacional fabricante americana Ford Motor Company, cujo projeto atualizado já está em sua 6ª geração, inclusive com opções de versões híbridas, com combinação de motorizações a gasolina e elétrica.

Atualmente, ele é o terceiro modelo de automóvel mais vendido pela Ford nos Estados Unidos e sua família, composta por seis gerações de modelos de utilitários esportivos fabricados desde a década de 1990, está entre os mais bem sucedidos projetos de automóveis da marca americana, com mais de 7.600.000 unidades fabricadas. Entretanto, o belo e imponente modelo atual só está disponível no Brasil por meio de importadores independentes, ou seja, ele não é importado oficialmente pela subsidiária brasileira da fabricante americana.

Os principais concorrentes das seis gerações do Ford Explorer são os utilitários esportivos de luxo Nissan Pathfinder, Chevrolet Trailblazer, Fiat Freemont e Dodge Journey, Hyundai Santa Fe, Jeep Grand Cherokee, Kia Sorento, Mitsubishi Pajeto Full, Land Rover Discovery, Volvo XC90, Mitsubishi Pajeto Dakar, Porsche Cayenne, Subaru Forester, Toyota SW4, Volkswagen Touareg, Toyota RAV4, Honda CRV e Mitsubishi Airtrek.

Atualmente, alguns desses modelos não são mais comercializados no Brasil.

Os automóveis da família Ford Explorer também foram e/ou são comercializados nos Estados Unidos sob as marcas Lincoln, Mercury e Mazda, com os nomes Lincoln Aviator, Mercury Mountaineer e Mazda Navajo, com poucas diferenças de projeto, basicamente com design um pouco diferenciado.

A FORD MOTOR COMPANY
A americana Ford Motor Company é uma grande e tradicional fabricante de automóveis. Ela foi a sexta maior fabricante de veículos do planeta em 2017 e 2018, com mais de 6,2 milhões e mais de 4,7 milhões de unidades fabricadas, respectivamente. Ela foi fundada em 1903 por Henry Ford e está sediada em Dearborn, na região metropolitana de Detroit, nos Estados Unidos. A subsidiária da Ford Motor Company no Brasil é a Ford do Brasil, ela foi a quinta, quarta e sexta maior fabricante e vendedora / importadora de veículos do Brasil em 2019, 2017 e 2016, respectivamente, com mais de 218.000, mais de 206.000 e mais de 180.000 unidades. Ela foi fundada no Brasil em 1919, mas nos primeiros anos só importava peças e partes de veículos e os montava no Brasil. A partir de 1921, a Ford passou a fabricar efetivamente, em linha de montagem, automóveis no Brasil.

Atualmente, a Ford do Brasil atua no país apenas como uma importadora de veículos. Em 2021, a empresa anunciou o encerramento das atividade de fabricação de automóveis aqui.

A Ford Motor Company possui participações societárias / acionárias nas fabricantes de automóveis Changan Ford, na China; Ford Sollers, na Rússia; AutoAlliance, na Tailândia; Ford Otosan, na Turquia; Jingling Motors, na China; e Aston Martin, uma fabricante de automóveis esportivos de alto luxo, na Inglaterra.

Por razões óbvias, a matriz americana Ford Motor Company anunciou recentemente que está abandonando o mercado russo de automóveis e utilitários...

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, as seis gerações da família Ford Explorer reunidas, começando da esquerda, com a primeira geração, da década de 1990, até chegar à sexta geração, à direita, lançada recentemente. Logo abaixo, uma imagem deslumbrante da sexta geração da família Ford Explorer, fabricada desde 2019 e disponível no Brasil apenas por meio de importadores independentes.

As três primeiras gerações da família Ford Explorer são compostas por modelos de utilitários esportivos de tamanho médio, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco ou sete pessoas, incluindo o motorista, dependendo do modelo e do ano de fabricação, fabricadas nos Estados Unidos a partir de 1990, 1994 e 2000, respectivamente. Essas três gerações também foram fabricadas na Venezuela.

Elas foram legítimas representantes da multinacional americana Ford Motor Company no segmento de utilitários esportivos de tamanho médio, com robustez estrutural, tração 4X4 ou tração 4X2, dependendo do modelo, com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao generoso porta-malas. Por algum motivo, a fabricante americana se recusou a fabricar esses modelos com motorização a diesel, o que é uma pena.

A partir da 4ª geração, os modelos da família Ford Explorer não foram mais importados para o Brasil por meio da importadora oficial Ford do Brasil. Somente algumas dezenas de unidades foram importadas para o Brasil por meio de importadores independentes. Atualmente, a 6ª geração, mais moderna, bonita, sofisticada e refinada também está disponível no Brasil, mas somente por meio de importadores independentes, como a Direct Imports, por exemplo.

Parte dos conceitos utilizados para criação, desenvolvimento e fabricação da 3ª geração da família Ford Explorer foi utilizada também para o projeto da pickup de cabine dupla Ford Explorer Trac, que nunca esteve no Brasil, pois aqui já estava sendo importada, inicialmente dos Estados Unidos e posteriormente da Argentina, a famosa e bem sucedida pickup média Ford Ranger, em versões de cabine simples, cabine dupla e cabine estendida, dependendo do modelo e do ano de fabricação.

As três primeiras gerações do utilitário esportivo Ford Explorer foram projetadas e desenvolvidas dentro do conceito de carroceria sobre chassi, o que teve reflexos positivos nos aspectos de robustez ou resistência, durabilidade ou longevidade, de capacidade de transporte de pessoas e suas bagagens e capacidade de superar obstáculos, características típicas também presentes na pickup Ford Ranger, que, aliás, compartilharam chassis, motores e câmbios com as duas primeiras gerações.

Entre as características mais marcantes das três primeiras gerações do Ford Explorer é o design tipicamente country, mais retilíneo na 1ª geração e, posteriormente, um pouco suavizado na 2ª geração e na 3ª geração, com linhas um pouco mais arredondadas. Mas vale ressaltar que a partir da 5ª geração, o conservadorismo country típico (levemente rude) dos projetos focados no público rural foi deixado de lado, para dar origem a um projeto muito mais bonito, mais ousado, mais sofisticado, mais refinado, enfim, um novo DNA, tipicamente misto, metade urbano e metade rural, agora com carroceria sobre plataforma, e, como o próprio fabricante diz, tipicamente crossover, ou seja, levemente esportivo. Isso significa que ele ainda conserva algumas características do fora-de-estrada, mas agora com a classe, a beleza, o refinamento e a elegância de um carro tipicamente urbano e rodoviário, um top-model.

Durante as décadas de 1990 e 2000, a família Ford Explorer foi uma das mais bem sucedidas linhas de automóveis de tamanho médio da marca americana, principalmente para os mercados estadunidense, canadense e mexicano, com uma gigantesca legião de fãs da zona urbana e da zona rural. Ela foi importada dos Estados Unidos para o Brasil, pela Ford do Brasil, a subsidiária da gigante americana, durante a década de 1990 e parte da década de 2000. Atualmente, ela está em sua 6ª geração, ainda mais imponente, com design mais ousado, mais confortável, mais segura, mais sofisticada e bem refinada, porém não é importada oficialmente para o Brasil e está disponível somente por meio de importadores independentes.

O utilitário esportivo Ford Explorer de 6ª geração pode ser considerado um modelo completo de automóvel, sofisticado, refinado, bonito e bem confortável. Ele está disponível nos Estados Unidos com duas opções de motores a combustão, ambas a gasolina e ambas com turbo, e duas opções híbridas, com combinações de motores a combustão e elétricos.

Ele tem ar condicionado e ar quente, com filtro de ar e com saída de ar para passageiros da fileira intermediária de bancos, inclusive; airbags frontais, laterais, de cortina e de joelhos; freios a discos, com o sistema ABS ou anti-travamento; controle de tração e estabilidade, com auxílio eletrônico para declives; tração 4X4 ou 4X2, dependendo da versão; piloto automático, com auxílio de permanência em faixas; rodas de 18 polegadas, com pneus P255/65R18 e monitoramento de pressão dos pneus; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; câmera de ré; sistema multimídia Microsoft e Sony, com rádio AM/FM, entrada USB para MP3 e navegador GPS integrado; faróis e lanternas de LED; câmbio automático de 10 marchas; bancos em couro com ajustes elétricos nos dois dianteiros; detalhes de acabamento em madeira e/ou prateados no painel, vidros elétricos e trava central elétrica das portas, com alarme; dentre outros itens.

FAMÍLIA FORD EXPLORER

Logo acima e logo abaixo, mais duas belas imagens, desta vez do Ford Explorer de quinta geração, realmente bonito, lançado em 2011 nos Estados Unidos e que também foi importado para o Brasil somente por meio de importadores independentes. Já faz algum tempo que as ruas, avenidas e rodovias deixaram de ser apenas vias públicas e se tornaram passarelas.

De modo geral, todos os modelos Ford Explorer de todas as gerações fabricados nos Estados Unidos pela Ford Motor Company a partir de 1990 são utilitários esportivos de tamanho médio, fabricados com quatro portas laterais em todas as gerações, para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta malas. Algumas versões com duas portas laterais, chamadas Ford Explorer Sport, também foram fabricadas, mas nunca foram importadas para o Brasil. As quatro primeiras gerações do Ford Explorer foram fabricadas com chassis idênticos ou semelhantes para cada geração, com melhorias de estrutura, acabamento e motorização para cada nova geração introduzida.

A partir da 5ª geração eles passaram a ser fabricados com tecnologia unibody, em inglês, o equivalente aqui no Brasil a monobloco, mas nem por isso deixaram de encarar estradas esburacadas e poças de lama, até um certo limite, é claro.

A família Ford Explorer é a linha de utilitários esportivos mais vendida nos Estados Unidos desde a década de 1990, com mais de 8.200.000 de unidades fabricadas até o momento, incluindo as versões específicas para uso policial.

FORD EXPLORER (1ª GERAÇÃO)

Logo acima, o primeiro modelo de utilitário esportivo da família Ford Explorer, fabricado nos Estados Unidos e comercializado aqui no Brasil por meio da importadora oficial da marca, a Ford do Brasil. Quadrado sim, mas sem perder a elegância. Logo abaixo, o interior com acabamento caprichado do modelo da década de 1990, ainda hoje deixa uma boa impressão pelo nível de tecnologia e conforto, considerando os padrões da época.

A família Ford Explorer de automóveis utilitários esportivos é um dos mais bem sucedidos projetos da multinacional Ford Motor Company. Ela nasceu na década de 1980, a partir da percepção dos executivos, engenheiros e designers da montadora americana sobre o crescente mercado mundial de automóveis de carroceria alta e, portanto, posição de dirigir também alta, com pneus de tamanho médio, com vão livre do solo maior que a distância do solo encontrada em automóveis sedans, tração 4X4 ou tração 4X2 traseira, dependendo da versão, bom espaço interno e aspecto estético externo levemente conservador, com linhas semi-retas. Esses modelos de automóveis também são definidos tecnicamente e mercadologicamente pelas expressões cross-over / all-terrain e off-road, que significa todo terreno e fora-de-estrada, numa tradução livre.

Essa tendência de mercado favorável aos veículos SUV – Sport Utility Vehicle, em inglês, ou utilitário esportivo, em português, foi iniciada na década de 1940 pelo pequeno Jeep Willys, um utilitário aberto fabricado pela Willys Overland e pela Ford, foi seguida na década de 1950 pela inglesa Land Rover, com a fabricação do Land Rover Serie I, e reforçada pela Toyota em 1960, com a fabricação do Toyota Bandeirante no Brasil, equivalente ao Toyota Land Cruiser. Esses são alguns dos pioneiros de um mercado crescente no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos, no Brasil e na Austrália, três países de forte tradição rural.

Essa 1ª geração do Ford Explorer foi um sucesso imediato de vendas, principalmente nos Estados Unidos e no Canadá. Ela foi fabricada nos Estados Unidos e na Venezuela e exportada para vários países, inclusive o Brasil. Ela foi fabricada com quatro portas laterais e uma porta traseira para acesso ao generoso porta-malas, com assentos para cinco pessoas no total, o motorista e quatro passageiros.

A Ford Motor Company fabricou várias versões do Ford Explorer de 1ª geração, e comercializou todas elas em vários países, incluindo o Brasil. Elas foram comercializadas com apenas uma motorização, a Ford V6 Cologne, com 4.000 cilindradas, movida somente a gasolina, combinada com câmbio mecânico de cinco velocidades ou marchas ou automático de quatro velocidades. Aqui no Brasil, a partir do início da década de 1990, com a mudança na legislação sobre o mercado automobilístico ou automotivo, tornou-se possível importar automóveis. Assim, centenas de unidades do Ford Explorer começaram a chegar ao país em 1993, por meio de importação oficial.

O Ford Explorer da geração Ford UN46, a 1ª geração da família Ford Explorer, se beneficiou da onda de importações de automóveis da década de 1990 no Brasil. Muitos consumidores brasileiros de classes média e alta, deslumbrados com as inúmeras opções de automóveis importados, a maioria de boa qualidade e de marcas com credibilidade, passaram a considerar a possibilidade de ter um automóvel importado na sua garagem. Assim, os veículos Ford Explorer passaram a ser considerados também símbolos de status e conquistaram o seu espaço, tanto na cidade como no campo.

Mesmo não sendo uma maravilha tecnológica, o Ford Explorer chegou ao Brasil com um número surpreendente e admirável de itens de segurança, conforto e desempenho. O seu motor, por exemplo, possui o EEC – Electronic Engine Control, uma tecnologia de Fórmula 1 usada para o controle de funcionamento, resultando em 160 cavalos de potência e 31 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 13 segundos. Ele era fabricado na Alemanha, com bloco de ferro fundido, e enviado para os Estados Unidos, para a linha de montagem do Ford Explorer, de onde era importado para o Brasil.

Para os padrões da década de 1990, o Ford Explorer estava entre os modelos de automóveis do tipo SUV – Sport Utility Vehicle mais completos e modernos do mercado, inclusive com injeção eletrônica de combustível, uma novidade tecnológica naquela época. Assim, ele conseguiu se firmar no mercado nacional de utilitários esportivos, principalmente entre fazendeiros brasileiros, que geralmente adoram automóveis versáteis, principalmente os de carroceria alta, a maioria deles com bom espaço interno.

Na década de 1990, o utilitário esportivo Ford Explorer de 1ª geração já estava disponível com uma boa quantidade e variedade de itens de conforto, segurança e desempenho, a grande maioria deles como itens de série, dentre eles direção hidráulica; tração 4X4 ou tração 4X2 traseira, dependendo da versão; motor V6 a gasolina, combinado com câmbio manual de cinco velocidades ou marchas ou automático de quatro marchas; vidros elétricos, trava central elétrica e alarme anti-roubo; rádio AM / FM e toca fitas; teto solar (opcional); encostos de cabeça no assento traseiro (opcional); assentos em couro (opcional) e banco do motorista com regulagem elétrica de altura e inclinação; desembaçador e limpador do vidro traseiro; airbag e freios ABS ou antibloqueio; ar-condicionado e ar quente; rodas de liga leve e estepe no assoalho do porta-malas. Lembre-se que estamos falando da década de 1990 e, se todos esses itens são comuns em utilitários esportivos hoje em dia, na época eles formavam um conjunto de respeito e admiração no Brasil.

Embora o Ford Explorer tenha apresentado alguns problemas de qualidade e de projeto no exterior, dentre eles falha de funcionamento da corrente de comando, com afrouxamento após os 50.000 quilômetros, inclusive, e fragilidade dos pneus Firestone, aqui no Brasil o modelo ganhou fama de automóvel quase inquebrável, com pouquíssimas reclamações de clientes sobre a qualidade e o projeto do veículo. O único pecado dos automóveis das três primeiras gerações da família Ford Explorer é o alto consumo de combustível dos seus motores a gasolina, em torno de 5 quilômetros por litro na cidade e 8 quilômetros na rodovia.

É provável que o Ford Explorer tivesse vendido muito mais aqui no Brasil se estivesse disponível com pelo menos uma opção de motorização a diesel, ele tinha quase tudo para ser o campeão de vendas do segmento aqui. É uma pena.

FORD EXPLORER (2ª GERAÇÃO)

Logo acima, um modelo da segunda geração da família Ford Explorer, fabricado nos Estados Unidos e comercializado aqui no Brasil por meio da importadora oficial da marca, a Ford do Brasil, a partir de 1996. Logo abaixo, para melhorar o que já era bom, o interior remodelado do modelo da década de 1990, também deixa uma boa impressão pelo nível de tecnologia e pelo nível de conforto e acabamento. Com um olhar atento percebe-se a seletora do câmbio automático ao lado do volante.

A fabricação em série dos modelos de 2ª geração da família Ford Explorer foi iniciada em 1995, mas ele só chegou ao Brasil em 1996, importado dos Estados Unidos. Ele foi fabricado na Venezuela também. O seu desenho, um pouco mais moderno e um pouco menos conservador que os modelos de 1ª geração, com linhas um pouco mais suaves e fluidas, foi o resultado do trabalho do designer Bob Aikins.

O utilitário esportivo Ford Explorer de 1ª geração já era um dos modelos da categoria off-road mais conhecidos nos Estados Unidos na década de 1990, quando a Ford Motor Company decidiu dar continuidade ao projeto e levá-lo à 2ª geração. Ele já era um sucesso de vendas da fabricante americana em vários mercados, mas a reformulação quase completa do projeto melhorou ainda mais as vendas nos Estados Unidos, o seu principal mercado.

A 2ª geração do utilitário esportivo da Ford Motor Company, conhecida também como geração Ford UN105 / UN150, chegou ao Brasil em 1996, remodelada e reformulada, com uma nova suspensão dianteira inclusive. Melhorou em relação à geração anterior, com mais itens de segurança, conforto e desempenho, com acabamento mais caprichado, com mais recursos tecnológicos, inclusive com airbag duplo; barras de proteção fixadas nas portas laterais; freios a discos nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio; rádio AM/FM com CD player; piloto automático; ar condicionado e ar quente, com saídas extras de ar para os passageiros do assento traseiro; porta-malas grande, com estepe; vidros elétricos e trava central elétrica, com alarme; teto solar (opcional); direção hidráulica; bloqueio preventivo da alimentação de combustível em caso de colisão; ótimo acabamento, em tecidos finos ou couro, este como opcional; volante com regulagem de altura; assentos do motorista e do passageiro da frente com regulagens elétricas de altura e distância, mas com ajuste de inclinação manual; vários porta-copos; luzes de leitura no teto; e rodas de liga leve.

No Brasil, o Ford Explorer de 2ª geração esteve disponível em versões com a motorização Ford V6 Cologne de 4 litros, somente a gasolina, com injeção eletrônica multipoint, com 162 cavalos de potência e 31 kgfm de torque. Além disso, o Ford Explorer de 2ª geração foi comercializado no Brasil com câmbio automático de cinco velocidades ou marchas. Uma outra versão de motor, com V8 de 5 litros e também a gasolina, esteve disponível. Na dúvida entre elas, fique com uma das versões V6, pois são um pouco mais econômicas (ou menos beberronas). Essa geração do veículo utilitário esportivo da Ford esteve disponível aqui no Brasil em versões com tração traseira e versões com tração 4X4, com opções de câmbio automático, com overdrive, inclusive, e câmbio manual.

O vão livre do solo, o espaço entre o solo e o assoalho do carro é de cerca de 17 centímetros. Não é muito, mas é o suficiente para o uso off-road ou cross-over / all-terrain, já que o torque de 31 kgfm compensa essa limitação. Os números de desempenho e consumo são praticamente os mesmos das versões V6 a gasolina da 1ª geração, com 13 segundos para alcançar os 100 km / h, quando vazio, ou 15 segundos, quando lotado.

FORD EXPLORER (3ª GERAÇÃO)

Logo acima, um modelo da terceira geração da família Ford Explorer, fabricado nos Estados Unidos e comercializado aqui no Brasil por meio da importadora oficial da marca, a Ford do Brasil, a partir do ano 2000. Logo abaixo, acabamento bem caprichado, bom nível de tecnologia e espaço interno para até sete pessoas, incluindo o condutor, com três fileiras de assentos.

O sofisticado Ford Explorer de 3ª geração foi fabricado a partir do ano 2000 pela multinacional americana Ford Motor Company nos Estados Unidos e em sua subsidiária na Venezuela. Ele foi desenhado por Edward Golden e foi desenvolvido nos Estados Unidos, com foco principal no gosto do consumidor americano. Não é uma surpresa, portanto, o seu generoso nível de conforto e a sua estética elegante, já que os americanos gostam de automóveis grandes e elegantes.

Ele foi importado dos Estados Unidos para o Brasil pela Ford do Brasil a partir de então, com duas opções de motorização, o motor Ford V6 Cologne a gasolina de 4.000 cilindradas, aspirado e com injeção eletrônica multiponto, e um motor V8 a gasolina de 4.600 cilindradas, também aspirado. Ambas as versões foram importadas com as opções de tração 4X4 ou tração 4X2 traseira, dependendo da versão, com freios ABS ou antibloqueio e controle de ração; com trava central elétrica, vidros elétricos e alarme; com câmbio automático de cinco velocidades ou marchas; com faróis de neblina; com sete assentos no total, com controle elétrico de inclinação dos encostos e de altura e distância dos dois assentos dianteiros; com computador de bordo e piloto automático; com sistema de airbag duplo frontal; com ar condicionado de duas zonas e aquecedor com saída de ar para passageiros da segunda fileira de assentos; ótimo isolamento acústico; com direção hidráulica e volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; com rodas de liga leve; com revestimento dos assentos em couro; com rádio AM / FM e CD player; detalhes em madeira nobre no painel e nas portas e vários porta objetos dentro do veículo.

Os modelos Ford Explorer da 3ª geração, conhecida como geração Ford U152, podem ser encontrados no mercado brasileiro de automóveis usados, a maioria em bom estado de conservação e a preços razoáveis. A primeira opção, o motor Ford V6 Cologne a gasolina, de 4.000 cilindradas, desenvolve 210 cavalos de potência e 34 kgfm de torque e a segunda opção, o motor Ford V8 a gasolina, de 4.600 cilindradas, desenvolve 238 cavalos de potência e 38 kgfm de torque.

FORD EXPLORER (4ª GERAÇÃO)

Logo acima, um modelo da quarta geração da família Ford Explorer, fabricado nos Estados Unidos, mas não comercializado aqui no Brasil por meio da importadora oficial da marca.  Logo abaixo, acabamento bem caprichado, bom nível de tecnologia, considerando os padrões da época, e espaço interno para até sete pessoas, incluindo o condutor.

O sofisticado Ford Explorer de 4ª geração, foi fabricado a partir de 2006 pela multinacional americana Ford Motor Company nos Estados Unidos e em sua subsidiária na Venezuela. Ele foi desenhado por Jeff Nowak e foi desenvolvido nos Estados Unidos, com foco principal no gosto do consumidor americano, ou seja, um automóvel grande e elegante.

Conhecida também como geração Ford U251, ela foi projetada para receber um novo chassi, mais robusto, fabricado pela empresa canadense Magna International, mas, como já dito acima, com carroceria montada nos Estados Unidos, em duas fábricas americanas da Ford Motor Company, uma em Louisville, no estado norte-americano do Kentucky, e outro em St. Louis, no estado norte-americano do Missouri, além da montagem na Venezuela.

Ele esteve disponível nos Estados Unidos, no Canadá e em vários outros mercados com duas opções principais de motorização, o motor Ford 4.0L V6 SOHC Cologne a gasolina de 4.000 cilindradas, com 12 válvulas, aspirado e com injeção eletrônica multiponto, com 210 cavalos de potência e 34 kgfm de torque; e um motor Ford 4.6L V8 SOHC Modular a gasolina de 4.600 cilindradas, com 24 válvulas, também aspirado, com 292 cavalos e 42 kgfm; ambos os motores combinados com duas opções de câmbio, a primeira Ford 6R, automática, de seis velocidade ou marchas, e a segunda Ford 5R55S, também automática, de cinco velocidades.

O veículo esteve disponível com opções de tração 4X4 ou tração 4X2 traseira, dependendo da versão, com freios ABS ou antibloqueio; com trava central elétrica, vidros elétricos e alarme; com câmbio automático de cinco ou seis velocidades ou marchas; com faróis de neblina; com sete assentos no total, com controle elétrico dos dois assentos dianteiros, com revestimento dos assentos em couro disponível como opcional; com computador de bordo e piloto automático; com sistema de airbag duplo frontal, airbags laterais e airbags de cortina, dependendo do ano de fabricação; com ar condicionado de duas zonas e aquecedor com saída de ar para passageiros da segunda fileira de assentos; ótimo isolamento acústico; com direção hidráulica e volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; com controle de tração e controle de estabilidade; com rodas de liga leve e sistema de monitoramento de pressão dos pneus; com sistema multimídia Ford SYNC opcional, com rádio AM / FM, CD player e navegador GPS integrado; detalhes em madeira nobre no painel e nas portas e vários porta objetos dentro do veículo.


FORD EXPLORER (5ª GERAÇÃO)

Logo acima, o bonito modelo de quinta geração da família Ford Explorer, após face lift de meia vida, fabricado nos Estados Unidos, mas não comercializado aqui no Brasil por meio da importadora oficial da marca. Ele só esteve disponível no Brasil por meio de importadores independentes, em pequeno volume. Logo abaixo, acabamento bem caprichado, ótimo nível de tecnologia, considerando os padrões da época, e espaço interno para até sete pessoas, incluindo o condutor.

O sofisticado e refinado Ford Explorer de 5ª geração foi fabricado a partir de 2011 pela multinacional americana Ford Motor Company nos Estados Unidos e em suas subsidiárias na Venezuela e na Rússia. Ele foi desenhado por Jim Holland, Brian Izard, George Bucher e Mike Arbaugh, foi desenvolvido nos Estados Unidos, com foco principal no gosto do consumidor americano, ou seja, um automóvel grande e elegante, mas desta vez com dirigibilidade melhorada em razão da adoção da construção do tipo monobloco e suspensão independente nas quatro rodas.

Conhecida também como geração Ford U502, a sua bela carroceria foi projetada para receber a plataforma Ford D4, um projeto global de plataforma da Ford Motor Company, com suspensão independente melhorada nas quatro rodas, capaz de absorver melhor as irregularidades das vias, sem perda de estabilidade, desde que em condução moderada, é claro, com carroceria montada nos Estados Unidos, na fábrica americana da Ford Motor Company em Chicago, no estado norte-americano de Illinois, além da montagem na Venezuela e na Rússia.

Ele esteve disponível nos Estados Unidos, no Canadá e em vários outros mercados com pelo menos cinco opções de motorização de nova geração, mais eficientes que os motores utilizados na geração anterior, dentre elas o motor Ford 2.0L EcoBoost, a gasolina, com turbocompressor, de 2.000 cilindradas, o motor Ford 2.3L EcoBoost, a gasolina, com turbocompressor, de 2.300 cilindradas, o motor Ford 3.5 V6 Duratec, aspirado e a gasolina, de 3.500 cilindradas, e o motor Ford 3.5 V6 Ecoboost, a gasolina, com turbocompressor, de 3.500 cilindradas, dentre outras opções.

Um grande volume de versões policiais dessa 5ª geração da família Ford Explorer foi vendido, por meio de concorrência pública, à forças policiais dos Estados Unidos. Com um olhar atento, é possível notar a presença dos modelos de automóveis dessa família em filmes e séries ambientadas nos Estados Unidos, produzidos a partir da década de 2010.

Para o mercado consumidor premium, o veículo esteve disponível com opções de tração 4X4 ou tração 4X2 traseira, dependendo da versão; com freios ABS ou antibloqueio, com controle de tração e controle de estabilidade; com chave presencial e botão start stop, com trava central elétrica, vidros elétricos e alarme; com câmbio automático Ford 6F de seis velocidades ou marchas ou Ford SelectShift de seis velocidades, com ou sem aletas para mudanças de marcha atrás do volante, dependendo da versão; com faróis HID, faróis de neblina e lanternas de LED; com sete assentos no total, com controle elétrico dos dois assentos dianteiros, com revestimento dos assentos em couro disponível como opcional; com computador de bordo e piloto automático, com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de estacionamento; com sensor de chuva para acionamento dos limpadores de pára-brisa e sensor de luminosidade para acionamento dos faróis; com sistema de airbag duplo frontal, airbags laterais e airbags de cortina, dependendo da versão; com ar condicionado e aquecedor com saída de ar para passageiros da segunda fileira de assentos; ótimo isolamento acústico, incluindo pára-brisa com isolamento acústico; com direção hidráulica e volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; com rodas de liga leve e sistema de monitoramento de pressão dos pneus; com sistema multimídia Ford SYNC, com rádio AM / FM, CD player, DVD player e navegador GPS integrado; detalhes prateados ou em madeira nobre no painel e nas portas; e vários porta objetos dentro do veículo.


FORD EXPLORER (6ª GERAÇÃO)

Logo acima, o bonito e sofisticado modelo da atual sexta geração da família Ford Explorer, fabricado nos Estados Unidos, mas não comercializado aqui no Brasil por meio da importadora oficial da marca. Só é possível comprá-lo por meio de importadores independentes. Logo abaixo, acabamento bem caprichado, ótimo nível de tecnologia e espaço interno para até sete pessoas, incluindo o condutor.

O sofisticado e refinado Ford Explorer de 6ª geração é fabricado desde 2020 pela multinacional americana Ford Motor Company nos Estados Unidos e em sua subsidiária chinesa Ford Changan. Ele foi desenhado por projetistas da Ford americana e foi desenvolvido nos Estados Unidos, com foco principal no gosto do consumidor americano e chinês, mais uma vez combinando o benefício da dirigibilidade melhorada em razão da adoção da construção do tipo monobloco combinada com a suspensão independente McPherson na frente e multilink atrás.

Conhecida também como geração Ford U625, a sua bela carroceria foi projetada para receber a plataforma Ford CD6, um projeto global de plataforma da Ford Motor Company, com generosos três metros de entre-eixos, com suspensão independente melhorada nas quatro rodas, capaz de absorver melhor as irregularidades das vias, sem perda de estabilidade, desde que em condução moderada, é claro, com carroceria montada nos Estados Unidos, na fábrica americana da Ford Motor Company em Chicago, no estado norte-americano de Illinois, além da montagem na China.

Ele está disponível para comercialização nos Estados Unidos, no Canadá e em vários outros mercados com pelo menos quatro opções de motorização de nova geração, sendo pelo menos uma delas uma combinação híbrida de motor a gasolina e motor elétrico, começando pelo motor Ford 2.3L EcoBoost, a gasolina, com turbocompressor, de 2.300 cilindradas; o motor Ford 3.0L V6 EcoBoost, a gasolina, com turbocompressor, de 3.000 cilindradas; e o motor Ford 3.0L V6 EcoBoost, a gasolina, com turbocompressor e injeção direta, de 3.000 cilindradas, com 360 cavalos de potência e 56 kgfm de torque, combinado com motor elétrico de 100 cavalos e 30 kgfm, na versão híbrida, dentre outras opções.

A versão híbrida, top de linha, consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos e, numa condução moderada, consegue percorrer até 16 quilômetros, na média cidade / rodovia, com 1 litro de gasolina.

Desde 2020, versões policiais dessa 6ª geração da família Ford Explorer estão disponíveis para forças policiais americanas por meio de licitação.

Para o mercado consumidor premium, o veículo está disponível, desde 2020, com opções de tração 4X4 ou tração 4X2 traseira, dependendo da versão; com freios ABS ou antibloqueio, com controle de tração e controle de estabilidade; com chave presencial e botão start stop, com trava central elétrica, vidros elétricos e alarme; com câmbio automático Ford 10R60 SelectShift  de dez velocidades ou marchas, com ou sem aletas para mudanças de marcha atrás do volante, dependendo da versão; com faróis LED, faróis de neblina e lanternas de LED; com sete assentos no total, com controle elétrico dos dois assentos dianteiros, com revestimento dos assentos em couro disponível como opcional; com computador de bordo e piloto automático, com controle de cruzeiro adaptativo e assistente de estacionamento; com sensor de chuva para acionamento dos limpadores de pára-brisa e sensor de luminosidade para acionamento dos faróis; com sistema de airbag duplo frontal, airbags laterais e airbags de cortina, de série; com ar condicionado de três zonas e aquecedor com saída de ar para passageiros da segunda fileira de assentos; ótimo isolamento acústico, incluindo pára-brisa com isolamento acústico; com direção elétrica e volante com regulagem de altura e distância ou profundidade; com rodas de liga leve e sistema de monitoramento de pressão dos pneus; com sistema multimídia Ford SYNC 3, com rádio AM / FM, CD player, DVD player, entrada USB para arquivos em MP3, conectividade Android Auto e Apple CarPlay, com navegador GPS integrado; detalhes prateados ou em madeira nobre no painel e nas portas; e vários porta objetos dentro do veículo.


MERCADO

É notável o volume de vendas de utilitários esportivos nos Estados Unidos, um sonho de consumo dos norte-americanos, em geral mais espaçosos e confortáveis. No Brasil essa tendência também existe e é muito forte. Em 2019, por exemplo, todos eles juntos somaram quase 27% do número total de automóveis fabricados no Brasil, com mais de 600.000 unidades fabricadas, com os modelos Jeep Compass, Ford EcoSport, Jeep Renegade, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Volkswagen T-Cross, Renault Captur, Chevrolet Tracker, Mitsubishi ASX, Renault Duster, Citroen C4 Cactus e Peugeot 2008, não exatamente nessa ordem, entre os mais vendidos.

Há quem diga que no futuro, daqui a alguns anos, eles serão o segmento mais vendido, ultrapassando as vendas de carros compactos populares, inclusive. E não seria difícil entender o porquê: Conforto. E mais, a Ford Motor Company e General Motors Corporation já sinalizaram que poderão deixar de fabricar sedans médios e grandes e hatches médios nos próximos anos. Portanto, vai se acostumando com a ideia de ter um SUV na garagem, porque é possível que as demais gigantes do setor sigam a mesma tendência.

SUV’S MAIS VENDIDOS NO BRASIL EM 2019

POSIÇÃO

MODELO

UNIDADES

Jeep Renegade

68.726

Jeep Compass

60.362

Hyundai Creta

57.460

Nissan Kicks

56.062

Honda HR-V

49.488

Volkswagen T-Cross

37.081

Ford EcoSport

34.206

Renault Captur

28.660

Renault Duster

26.090

10ª

Citroen C4 Cactus

16.438

Fonte: Anfavea

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

EXPLORER (2ª GERAÇÃO)
  • Capacidade: 1 motorista e 4 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,8 metros;
  • Entre eixos: Aprox. 2,8 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,7 metro;
  • Motorização (combustível): Cologne V6 3 litros (gasolina);
  • Alimentação: Injeção eletrônica multipoint;
  • Potência e torque: 162 cv e 31 kgfm;
  • Câmbio: Manual de 5 marchas;
  • Câmbio: Automático de 5 marchas;
  • Tração: 4X4 ou 4X2, dependendo do modelo;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (vazio): Aprox. 13 segundos;
  • Aceleração 0 a 100 km / h (lotado): Aprox. 15 segundos;
  • Consumo: Aprox.
  • Consumo: Aprox.
  • Suspensão dianteira: Independente, com barra de torção longitudinal;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com molas semi-elípticas;
  • Rodas e pneus: Alumínio e 235/75 R15;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira e na traseira, com ABS;
  • Porta malas: Aprox. 1.200 litros;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.980 kg;
  • Preço: R$ 50 mil (usado / bom estado de conservação)

ONDE COMPRAR

GALERIA DE IMAGENS

EXPLORER (1ª GERAÇÃO)

EXPLORER (2ª GERAÇÃO)

EXPLORER (3ª GERAÇÃO)

EXPLORER (4ª GERAÇÃO)

EXPLORER (5ª GERAÇÃO)

EXPLORER (6ª GERAÇÃO)


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ford_Explorer
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Ford_Explorer
  • Ford (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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