ACESSO DEDICADO (TELECOMUNICAÇÕES)

ACESSO DEDICADO

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Em um contexto de telecomunicações, o termo técnico acesso dedicado pode ser usado em centrais de atendimento telefônico e em provedores de acesso à Internet. O acesso dedicado consiste em uma conexão permanente e/ou exclusiva entre um telefone, entre um sistema telefônico, um distribuidor automático de chamadas, por exemplo, e/ou entre um aparelho PABX e uma empresa de telecomunicações, uma operadora de telecomunicações de longa distância via cabo / fibra ótica ou via satélite, por exemplo.

Neste caso a ligação telefônica é realizada por meio de uma linha dedicada de voz que mantém os dois sistemas de telefonia conectados permanentemente. A linha tem todas as suas camadas roteadas automaticamente para uma linha específica que leva ao PABX ou equipamento similar existente na empresa operadora, de modo que as chamadas entre escritórios localizados em diferentes locais podem ser realizadas apenas com a discagem de um ramal telefônico, como se fossem ligações internas.

A expressão acesso dedicado pode ser usada também para designar uma forma de acesso ou conexão com a Internet em que o computador fica permanentemente conectado com a rede mundial de computadores. Esse tipo de acesso é mais utilizado por empresas provedoras de acesso à Internet, ou seja, que prestam serviços de conexão com a Internet aos usuários finais, sejam eles pessoas físicas ou pessoas jurídicas.

O acesso dedicado é usado frequentemente também por empresas e governos que mantêm servidores de alta capacidade de processamento e armazenamento de dados e de comunicação, geralmente servidores para acesso do tipo WWW, o mais comum, esse mesmo que você está usando agora para acessar este blog, e do tipo FTP.

Nesse caso, o servidor de acesso dedicado recebe um endereço único para ser localizado.

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Acesso_dedicado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)