ERASURE (MÚSICA)

ERASURE
VINCE CLARKE
ANDY BELL

INTRODUÇÃO
Bem criativo e original, o Erasure é uma das mais emblemáticas bandas musicais de house music, techno music e dance music, com auge alcançado nas décadas de 1980 e 1990, e ainda hoje é usado como ponto de referência em qualidade musical por produtores musicais, pela indústria fonográfica, por músicos, pela mídia e pela crítica. É um exemplo ainda hoje lembrado de música urbana sofisticada e ousada para casas noturnas, danceterias, discotecas e festas privadas.
O Erasure é uma criativa, inovadora e ousada dupla de música pop, com elementos integrados de música house, música techno e música dance, formada na década de 1980 em Londres, na Inglaterra, e com as primeiras músicas de qualidade reconhecida pelo mercado, pela mídia e pela crítica Who Needs Love Like That, Heavenly Action e Oh L’amour, do primeiro trabalho Wonderland, lançadas em 1986 pela Sire Records e pela Mute Records, a primeira uma subsidiária da Warner Music Group dos Estados Unidos e a segunda uma gravadora independente.

Essa dupla é formada pelo compositor e vocalista britânico Andy Bell e pelo tecladista, compositor e guitarrista também britânico Vince Clarke. Ela foi uma das mais populares e bem sucedidas bandas de música urbana eletrônica e dançante nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e até na América Latina na década de 1990.

A WARNER MUSIC
A Sire Records é uma gravadora de música pop americana fundada em 1966 por Seymor Stein e Richard Gottehrer. Atualmente ela é propriedade da Warner Music Group, uma holding que controla uma variedade de gravadoras e/ou selos dos mais variados estilos musicais. A Warner Music, por exemplo, é uma subsidiária da Warner Music Group, a terceira maior companhia proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da Universal Music, a maior, e a Sony Music, a segunda maior do planeta.

A Warner Music Group foi propriedade do conglomerado gigante de telecomunicações e mídia Time Warner até 2004, teve ações colocadas no mercado acionário americano a partir de então e atualmente é propriedade da Acces Industries. Ela possui atualmente as gravadoras e/ou selos Continental / East West Music, Atlantic Records, Rhino Entertainment, Warner Bros Records, Parlophone, Warner Music Nashville (música country), Maverick Records, Warner Chappell, WEA International, Elektra Records e a própria Sire Records, que é a gravadora que detém os direitos autorais no mercado estadunidense sobre os títulos lançados pelo Erasure nas décadas de 1980 e 1990.

Essa holding emprega atualmente mais de 3.500 pessoas e opera em mais de 50 países. No entanto, vale relembrar que a distribuição das músicas do Erasure na Europa Ocidental sempre foi realizada pela Mute Records, que é uma gravadora independente.

PERFIL DA BANDA
O Erasure é uma criativa, inovadora e ousada dupla de música pop, com elementos integrados de música house, música techno e música dance, formada na década de 1980 em Londres, na Inglaterra. Ele (ou ela, se você preferir) é formado pelo compositor e vocalista britânico Andy Bell e pelo tecladista, compositor e guitarrista também britânico Vince Clarke. Atualmente, ele é considerado uma das mais icônicas bandas de música eletrônica do mundo, um exemplo de bom gosto musical, com vários hits considerados clássicos da música pop.

Com mais 200 músicas escritas e arranjadas, incluindo versões remasterizadas e remixadas da mesma música, com mais de 28 milhões de cópias de álbuns vendidos, o Erasure (pronuncia-se Irêjâr) é uma das mais bem sucedidas bandas de música eletrônica do mundo. Ele ainda está em atividade, com sua formação original, fazendo apresentações musicais em várias partes do mundo, embora agora em ritmo bem mais tranquilo que antes.

A rigor, o nome Erasure seria uma alusão ao termo erasure, em inglês, com a tradução literal rasura, mancha, remendo ou falha. Não está claro qual o sentido do nome Erasure, o mais provável é que se trate de alguma ironia, algo comum em bandas ocidentais de rock e de pop das décadas de 1980 e 1990.

CARREIRA MUSICAL
O Erasure teve origem em 1985, quando Vince Clarke, um ex-integrante da também famosa, mas meio polêmica, banda de música pop Depeche Mode, decidiu seguir em diante, mas separadamente, em projetos, digamos, mais moderados ou mais leves. Dono de um talento incomum para criar músicas e fazer arranjos instrumentais eletrônicos impecáveis, sofisticados e de uma precisão impressionante, ele precisava de um vocalista para dar o toque final às suas obras de arte. A solução foi fazer um anúncio em classificados de jornais locais da Inglaterra (lembrando que na época ainda não existia Internet) oferecendo uma vaga de vocalista para uma nova banda de música. Por sorte, um dos candidatos foi justamente Andy Bell, que também possuía talento para compor músicas e letras de boa qualidade estética.

Embora as primeiras músicas de qualidade tenham sido lançadas em 1986 e em 1987, nos álbuns Wonderland e Circus, respectivamente, o sucesso comercial, de mídia e de crítica chegou um pouco depois, em 1988, com o lançamento do álbum The Innocents, com a música The Little Respect, marcando presença nas paradas de sucesso das rádios FM dos Estados Unidos, da Europa Ocidental e até do Brasil, e curiosamente, alavancando o sucesso de várias músicas lançadas em álbuns anteriores, anos antes, entre elas Who Needs Love Like That, Heavenly Action, Oh L’amour, Victim Of Love e Sometimes.

A partir de então, o Erasure ajudou a redefinir os padrões para o cenário da música eletrônica, ao inserir uma boa dosagem de humor, de criatividade, de ousadia, de crítica social e até de sofisticação às suas músicas, e a criatividade dos arranjos instrumentais e de voz é comparável a de outras influentes bandas populares de dance music, techno music e de house music, entre elas Pet Shop Boys, Deee-Lite, New Order e C+C Music Factory.

Em geral, grupos de dance music fazem sucesso, mas têm vida curta, enquanto grupos de techno music e house music não alcançam público de massa e se mantêm em nicho de mercado, o que não é necessariamente ruim, pois nem sempre música de bom gosto é a mais consumida. Mas o Erasure é uma das exceções em quase todos os aspectos, tanto no aspecto comercial, pois eles foram bem, quanto no aspecto de crítica e de mídia. Eles conseguiram vender bem, o que para as gravadoras é uma questão de sobrevivência no mercado, foram bem tocados nas rádios, conseguiram a atenção do público, sem perder o respeito dele, embora tenham cometido alguns erros e exageros ou extravagâncias.

Nas décadas de 1980 e 1990, o Erasure ajudou a popularizar a dance music e ajudou a difundir a techno music e a house music nas rádios FM, na TV aberta, em casas noturnas, danceterias, discotecas, festas privadas e, atualmente, ele ainda está presente na Internet, em sites de vídeos musicais, como o YouTube, por exemplo, e ainda é ouvido em sites de música, como Spotify e Deezer, por exemplo.

PRINCIPAIS ÁLBUNS

WONDERLAND (1986)
Esse foi o primeiro álbum do Erasure, lançado na Europa Ocidental pela Mute Records e nos Estados Unidos pela Sire Records. Apesar desse primeiro álbum da banda ter sido lançado em 1986, somente após o lançamento do terceiro álbum The Innocents, em 1988, é que as vendas dos dois álbuns anteriores, entre eles o Wonderland, deslancharam de vez. As músicas de maior sucesso desse álbum foram Who Needs Love Like That, Heavenly Action e Oh L’Amour.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Casas Bahia, Saraiva.com e Livrarias Curitiba. Também é possível adquirir e baixar on-line as suas faixas pelo Google Play e YouTube.

THE CIRCUS (1987)
Esse é o segundo álbum de estúdio do Erasure, também lançado na Europa Ocidental pela Mute Records e nos Estados Unidos pela Sire Records. Esse álbum também se beneficiou do sucesso do terceiro álbum The Innocents, lançado em 1988. As músicas de maior sucesso desse álbum foram Sometimes, It Doesn’t Have To Be, Victim Of Love e The Circus.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Casas Bahia, Saraiva.com e Livrarias Curitiba. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

THE INNOCENTS (1988)
Esse álbum marcou o início do sucesso comercial e de crítica do Erasure. Ele foi lançado em 1988 pela Mute Records e pela Sire Records. Os principais sucessos desse álbum são Ship Of Fools, Chains Of Love e A Little Respect. A partir de então o Erasure foi exposto com frequência nas MTV’s americana, europeia e, alguns anos depois, na brasileira também. A partir de 1988 o Erasure foi exposto com frequência também em rádios FM dos Estados Unidos, da Europa Ocidental e até do Brasil, da Argentina, do Chile e do Peru. Na época, ele foi uma das poucas bandas europeias de dance music com videoclipes, entrevistas e apresentações ao vivo em programas de massa em TV aberta aqui no Brasil, inclusive em programas de auditório da TV Globo.

Foi o álbum mais vendido da banda na década de 1980, com mais de 1.000.000 de unidades fabricadas, e o álbum mais vendido da banda até hoje em todo o mundo, com mais de 5.000.000 de unidades fabricadas. É o terceiro e o mais bem sucedido álbum da banda, com dance music, house music e techno music tão sofisticadas como nos álbuns anteriores, sem perda de qualidade.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Casas Bahia, Saraiva.com e Livrarias Curitiba. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

WILD (1989)
Já com uma carreira bem encaminhada, o Erasure não se acomodou, não abandonou o seu esforço em produzir músicas bem elaboradas. O resultado, em 1989, foi o álbum Wild!, com várias faixas bem originais e criativas. Esse foi o quarto álbum de estúdio do Erasure, lançado pela Mute Records e pela Sire Records. As músicas de maior sucesso desse álbum foram Drama, Blue Savannah e Star.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Casas Bahia, Saraiva.com e Livrarias Curitiba. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

Na faixa Blue Savannah, por exemplo, o Erasure ousou dar uma passadinha sutil por outros ritmos mais refinados, como o R&B contemporâneo, e ainda mais sofisticados, como o trance, mas não errou a mão, conseguiu se sair bem.

CHORUS (1991)
Consolidando a sua carreira, o Erasure lançou o quinto álbum de estúdio em 1991, também pela Mute Records e pela Sire Records. As músicas de maior sucesso desse álbum foram Chorus, Am I Right e Breath Of Life.

Esse álbum foi lançado em LP ou vinil e CD no Brasil. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce. Também é possível adquirir e baixar as faixas on-line.

POP!
Esse álbum é uma coletânea em CD dos primeiros 10 anos de carreira do Erasure. É uma coletânea com 20 dos mais conhecidos hits da carreira da dupla britânica. Para quem ainda não conhece bem a música dessa banda eletrônica ele é o produto mais recomendado. É como se fosse um “the best of” do Erasure, com as músicas mais conhecidas e bem sucedidas do grupo.

Ele pode ser encontrado em lojas de e-commerce e também em sites de classificados on-line, como Mercado Livre, por exemplo.

I SAY (1994)
Já desfrutando de uma carreira musical sólida, o Erasure lançou o sexto álbum de estúdio em 1994, também pela Mute Records e pela Sire Records. A música de maior sucesso desse álbum foi Always, que conseguiu alcançar a 20 posição da Billboard, o que significa que também fez sucesso nas rádios FM dos Estados Unidos.

Esse álbum foi lançado em LP ou vinil e CD no Brasil. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas.

OUTROS ÁLBUNS DO ERASURE

ANO

ÁLBUM

RESULTADO

1995

Erasure

 

1997

Cowboy

 

2000

Loveboat

 

2003

Other People’s Song

 

2005

Nighbird

 

2006

Union Street

 

2007

Light at the End

 

2011

Tomorrow’s World

 

2013

Snow Globe

 

2014

Violet Flame

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


INTEGRANTES

ANDY BELL
Andrew Ivan Bell: O vocalista do grupo, um talentoso compositor de nacionalidade britânica. Ele é gay assumido, já teve um relacionamento estável com Paul Hickey e, atualmente, está casado com Stephen Moss.

Em 2004, Andy Bell revelou ser soropositivo desde 1998. Em uma entrevista, ele afirmou que os trabalhos do Erasure são direcionados para heterossexuais, bissexuais e homossexuais, pois falam sobre relacionamentos entre pessoas, independente das suas preferências sexuais.

VINCE CLARKE
Vincent John Martin: Um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo, um mestre da música eletrônica, respeitado no meio artístico e na mídia, uma referência em música pop dançante noturna. Ele é tecladista, violinista, pianista, violonista e guitarrista.

Ele seu casou em 2004 com sua namorada, Tracy Hurley, e, juntos, tiveram um filho, Oscar. Atualmente, o casal mora nos Estados Unidos.

VIDEOCLIPES
O videoclipe é um filme de curta duração elaborado para a apresentação ou acompanhamento de uma música, com edição própria de imagens usadas para a promoção da música na TV aberta, na TV paga, na Internet e até em DVD’s e Blu-Ray's. Conhecido também como telefilme, em Portugal, ou music video, em inglês, o videoclipe pode ser considerado a “embalagem” da música e entre os primeiros artistas e bandas a darem valor a esse formato de distribuição de música estiveram Elvis Presley e The Beatles.

Ao contrário de Michael Jackson, por exemplo, que dava grande importância aos videoclipes, ao ponto de tirar dinheiro do próprio bolso para cobrir seus custos de produção, o Erasure parece não ter sido muito feliz na produção de seus videoclipes, com alguns chegando mesmo a beirar o mau gosto e à vulgaridade, como, por exemplo, Love To Hate You e Take Chance Of Me, este uma sátira mal sucedida da banda sueca Abba.

Se por um lado não há como reclamar da qualidade estética das músicas do Erasure, por outro lado, considerando os primeiros 10 anos de carreira da dupla britânica de música eletrônica, é possível contar nos dedos das mãos os videoclipes que possam ser considerados obras de arte, entre eles Am I Right, Breath Of Life, The Circus, Heavenly Action e Ship Of Fools.

O ponto forte do Erasure é a sonoridade dos sintetizadores e os vocais humanos. Portanto, não espere músicas “embaladas” em lindos videoclipes.

OS CLÁSSICOS DO ERASURE

FICHA TÉCNICA
  • Gravadoras: Mute Records, Sire Records, Maverick e BMG;
  • Integrantes da banda: Vince Clarke e Andy Bell;
  • Origem: Inglaterra;
  • Lançamento: 1986;
  • Auge da carreira: Décadas de 1980 e 1990;
  • Gênero: Eletrônica (dance, house e techno);
  • Resultado comercial: 28.000.000 de cópias;
  • Site oficial: http://erasureinfo.com

BANDAS SIMILARES
  • C&C Music Factory
  • Pet Shop Boys
  • Information Society
  • Technotronic
  • Ace Of Base
  • Deee-Lite
  • KC & The Sunshine Band
  • Earth Wind & Fire
  • Soul II Soul
  • Jamiroquai
  • Black Eyed Peas
  • New Order

MAIS MÚSICA ELETRÔNICA

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Vince_Clarke
  • Wikipedia (em inglês): https://en.m.wikipedia.org/wiki/Andy_Bell_(singer)
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Erasure
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Techno
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Videoclipe
  • Warner (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)