VECTOR FOX V2

VECTOR FOX V2 (TANDEM)
VECTOR FOX V4 (TANDEM)
VECTOR FOX V5 (LADO A LADO)
VECTOR FOX V5 (TANDEM)
VECTOR FOX V5 ANFÍBIO


INTRODUÇÃO
O pequeno ultraleve Vector Fox V5 é um aeronave monomotor aberta da categoria experimental, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e um passageiro em voos de curta duração, locais e intermunicipais, criada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 pela Vector Ultralight, uma das maiores fabricantes brasileiras de aeronaves da categoria LSA – Light Sport Aircraft / ALE – Aeronave Leve Experimental, com baixo peso máximo de decolagem e construção simples, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento os também pequenos e bem sucedidos ultraleves Vector Fox V2 e Vector Fox V4, também monomotores e também abertos.

A STARFOX E A VECTOR
Starfox Indústria Aeronáutica, conhecida anteriormente como Starflight Indústria Aeronáutica Ltda, é uma fabricante brasileira de aeronaves leves monomotoras da categoria LSA – Light Sport Aircraft / ALE – Aeronave Leve Experimental, fundada em 1998 em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, cuja antecessora, a Vector Ultralight Ltda, foi fundada em 1983, também no estado do Rio de Janeiro.

Aviões da categoria LSA – Light Sport Aircraft / ALE – Aeronave Leve Experimental são todos aqueles cujo peso máximo de decolagem está abaixo de 600 kg e cuja fabricação não tem o mesmo rigor técnico ao qual são submetidos os aviões que se enquadram nos requisitos de homologação FAR Part 23 / RBAC 23 e FAR Part 25 / RBAC 25, não significando necessariamente que os aviões considerados experimentais ou ultraleves sejam inseguros.

De modo geral, de forma resumida, os aviões LSA – Light Sport Aircraft / ALE – Aeronave Leve Experimental só podem ser operados de dia, em voos VFR – Visual Flight Rules, só podem transportar duas pessoas, incluindo o piloto, devem ter velocidade máxima de 220 km/h, só podem ser tracionados por um motor e não podem ser utilizados em atividades de táxi-aéreo.

Os ultraleves são usados principalmente para transporte pessoal não remunerado, a trabalho ou lazer, voos recreativos ou desportivos, também não remunerados, e para turismo remunerado (somente voos panorâmicos) e passeio, tanto que alguns desses modelos são oferecidos também com trem de pouso com flutuadores para pouso e decolagem na água.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O pequeno e econômico ultraleve Vector Fox V5 é uma aeronave monomotor a pistão da categoria experimental, com construção convencional em tubos de alumínio aeronáutico, com cockpit semi-aberto e com trem de pouso triciclo fixo, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e um passageiro em voos de curta duração, locais e intermunicipais, para desporto e passeio, inclusive, criada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1990 pela Vector Ultralight, uma das maiores fabricantes de pequenos aviões ultraleves do Brasil.

Ele foi projetado pelo conceituado designer suíço Hanz Gygax, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento os também pequenos e bem sucedidos ultraleves Vector Fox V2 e Vector Fox V4, também monomotores.

Tecnicamente e mercadologicamente, é um dos mais bem sucedidos modelos nacionais de ultraleves de cockpit semi-aberto para transporte pessoal, para uso desportivo ou recreativo e de passeio, com várias melhorias em relação aos seus predecessores, entre elas a carenagem parcial do cockpit, a carenagem completa do trem de pouso triciclo fixo, o pequeno bagageiro atrás dos dois assentos e os tanques de combustível que totalizam 36 litros.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Para entender a origem do ultraleve monomotor biplace Vector Fox V5 é necessário entender a origem de seus predecessores e as suas respectivas contribuições em termos de conhecimento e experiência adquiridos pelos executivos, engenheiros e técnicos da Vector Ultralight para a sua realização:

VECTOR FOX MONO
Foi o primeiro modelo de ultraleve fabricado pela então Vector Ultralight, fundada em 1983 no Estado do Rio de Janeiro. É um pequeno ultraleve com capacidade para transportar apenas uma pessoa, apenas o seu piloto, também fabricado em tubos de alumínio aeronáutico, com asas e empenagem revestidas, também com trem de pouso triciclo, mas com uma configuração de motorização pouco adequada (já que é um avião aberto) de motor fixado a frente do piloto, para tração em vez de impulso.

Poucas unidades foram vendidas, mas o fabricante afirma que a sua criação, o seu desenvolvimento e a sua fabricação contribuíram decisivamente no sentido de aprendizado para o projeto seguinte, que foi um grande sucesso de vendas, o Vector Fox V2, desta vez biplace e com motorização na configuração semi-push, esta mais adequada, já que também se trata de um avião com cockpit semi-aberto.

VECTOR FOX V2
O pequeno ultraleve monomotor a pistão Vector Fox V2, apelidado carinhosamente como Foquinho, é um modelo de aeronave com capacidade para transportar duas pessoas, o piloto e o passageiro, em voos locais e intermunicipais, em atividades recreativas e de passeio, cuja fabricação em série foi iniciada em 1990.

Entre as principais diferenças e vantagens em relação ao seu predecessor Vector Fox Mono estão a configuração semi-push do seu motor e a capacidade geral e desempenho geral aumentados, tornando-se então um sucesso de vendas, com mais de 300 unidades vendidas.

VECTOR FOX V4
O também pequeno Vector Fox V4 é uma aeronave monomotor a pistão com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e um passageiro em voos de curta duração, locais e intermunicipais, para turismo e passeio, inclusive, criada no Brasil em 1991 pelo designer Hans Gigax, desenvolvida no Brasil e no exterior, e fabricada a partir de 1992 pela Vector Ultralight.

Ele também foi bem vendido, mas o lançamento do Vector Fox V5 no ano seguinte desviou parcialmente a atenção do público para esse modelo seguinte, ainda mais bonito e agradável que o seu antecessor, com dois assentos lado a lado, inclusive.

VECTOR FOX V5
Apenas um ano após o lançamento do Vector Fox V4, a Vector Ultralight iniciou a fabricação em série do Vector Fox V5, um modelo de ultraleve monomotor, com dois assentos lado a lado, com cockpit parcialmente carenado, com trem de pouso triciclo totalmente carenado, criado e desenvolvido pelos projetistas e técnicos Hans Gygax, Ciro Queiroz e Augusto Barroso, com base nos exigentes padrões europeus de aeronaves ultraleves, fabricado em larga escala pela Vector Ultralight a partir de 1993, com construção convencional em tubos de alumínio aeronáutico revestidos de material Dracon, impulsionado pelo motor Bombardier Rotax 503 de dois tempos, com até 46 hp disponíveis na decolagem, e hélice de fibra de carbono de passo fixo.

Pode-se dizer que o Vector Fox V5 foi o modelo que ajudou a estabelecer no Brasil um novo padrão de qualidade em aeronaves ultraleves, um passo a frente em termos de qualidade na fabricação de aviões experimentais no Brasil. Algumas sub-versões de performance melhorada também foram fabricadas, entre elas o Vector Fox V5 Advanced, com 65 hp disponíveis na decolagem, e o Starfox V5 Super, este o modelo mais recente.

O pequeno Vector Fox V5 é um dos melhores modelos de ultraleves semi-abertos fabricados no Brasil, com um projeto simples, mas bem cuidado, fácil de pilotar e com manutenção simples e barata. Ele possui uma asa simples, com flaps e ailerons convencionais, com bom acabamento geral e pára-brisa em Lexan.

MERCADO
O Brasil tem um grande mercado de aeronaves leves para uso recreativo, de turismo e de passeio. Além disso, o país tem um gigantesco mercado com potencial turístico inexplorado e capaz de gerar milhões de empregos nas áreas de hotelaria, serviços de alimentação e transporte. Para um país que sofre com altos índices de desemprego em massa, o turismo pode estar entre as soluções de curto e médio prazos para geração de empregos, ao lado da agricultura, da agroindústria, da indústria, da infraestrutura e da construção civil.

A empresa brasileira Starfox Indústria Aeronáutica e suas antecessoras, por exemplo, já fabricaram mais de 2.300 unidades de modelos ultraleves em mais de 30 anos de fabricação, desde a década de 1980, muitas delas exportadas para outros países da América do Sul.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

VECTOR FOX V5
  • Capacidade: 1 piloto e 1 passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 120 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 7 metros;
  • Envergadura: Aprox. 10 metros;
  • Altura: Aprox. 1,8 metro;
  • Motorização V5 (potência): Rotax 503 (46 hp);
  • Motorização V5 Advanced (potência): Rotax 582 (64 hp);
  • Peso máximo de decolagem (V5): Aprox. 400 kg;
  • Peso máximo de decolagem (V5 Advanced): 450 kg;
  • Alcance: Aprox. 350 quilômetros;
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$ 48 mil (usado / bom estado de conservação);

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