DIRE STRAITS (MÚSICA)

DIRE STRAITS (BANDA ORIGINAL)
DIRE STRAITS LEGACY (COVER)
MARK KNOPFLER (A PARTIR DE 1977)
JOHN ILLSLEY (A PARTIR DE 1977)
DAVID KNOPFLER (A PARTIR DE 1977)
PICK WITHERS (A PARTIR DE 1977)
ALAN CLARK (A PARTIR DE 1981)
GUY FLETCHER (A PARTIR DE 1985)


INTRODUÇÃO

Dire Straits é o nome de uma icônica e muito bem sucedida banda britânica de música pop com elementos e tendências de rock, soul, rock progressivo, country e blues, entre outros ritmos e estilos, formada na Inglaterra na década de 1970 pelo vocalista e guitarrista Mark Knopfler, pelo vocalista e baixista John Illsley, pelo também guitarrista David Knopfler e pelo baterista Pick Withers, todos os quatro músicos de nacionalidade britânica, sendo Mark e John os músicos que se mantiveram como integrantes da banda por mais tempo.


A banda europeia Dire Straits (pronuncia-se Dáir Strêits) foi eleita para diversos prêmios importantes, entre eles Melhor Banda Britânica (Brit Awards), Melhor Álbum Britânico (Brit Awards), Melhor Álbum (Grammy), Melhor Performance de Rock (Grammy), Melhor Videoclipe (MTV Awards) e Melhor Gravação (Grammy), entre outros. O videoclipe de rock progressivo Money for Nothing, por exemplo, foi escolhido para ser a primeira música a ser exibida pela MTV britânica, em sua inauguração, em 1986. Além disso, a banda participou de vários eventos beneficentes em várias partes do mundo, como o Live Aid, por exemplo, em 1985.


O reconhecimento da crítica musical internacional pelo bom gosto, pela estética elegante, pela sofisticação dos arranjos instrumentais e pelo refinamento musical foi imediato, já a partir do primeiro álbum Dire Straits, lançado em 1978, que também foi um sucesso de público.


O reconhecimento do público veio bem cedo, já na década de 1970, com o lançamento do seu primeiro álbum, no qual estão as músicas Sultans of Swing e Down to the Waterline, seguidas anos depois por outras músicas bem sucedidas, como, por exemplo, Portobello Belle, Twisting by the Pool, Tunnel of Love, Romeo and Juliet, Where do You Think, Walk of Life, Private Investigations, Telegraph Road, Money for Nothing e Brothers in Arms, algumas dessas consideradas obras primas.


A banda encerrou definitivamente suas atividades em 1995, embora alguns de seus ex-integrantes, incluindo Mark Knopfler, continuem em atividade, em carreiras solo. Posteriormente, a partir da década de 2000, uma segunda banda foi criada, desta vez com o nome Dire Straits Legacy, formada por ex-integrantes da banda original, incluindo o tecladista Alan Clark.


A UNIVERSAL MUSIC

A americana UMG - Universal Music Group é a maior empresa controladora de gravadoras do mundo, que detém cerca de 25% do mercado fonográfico mundial e os direitos de comercialização da maioria dos álbuns lançados pelo Dire Straits, por meio da Mercury Records e da Vertigo / Phonogram. Ela é uma gigante do mundo do entretenimento e também possui outras gravadoras, entre elas a Interscope Geffen A&M Records, a Capitol Music / EMI, a Republic Records, a Island Records e Def Jam Recordings.


Ela é a maior empresa fonográfica do mundo, com mais de 8.300 empregados, uma subsidiária da holding de mídia francesa Vivendi, que por sua vez possui participações na empresa europeia de TV por assinatura Canal + e na empresa de telefonia móvel TIM – Telecom Italia Mobile, entre outras empresas. Recentemente, uma participação minoritária de 10% na Universal Music Group foi comprada pela empresa chinesa Tencent.


INICIO DE CARREIRA

A banda Dire Straits foi formada em 1977, quando os então jovens músicos Mark Knopfler e seu irmão David Knopfler decidiram se unir aos seus amigos John Illsley e Pick Withers para formar uma banda de rock. O nome Café Racers, usado inicialmente pela banda, foi trocado para Dire Straits, “sugerido” por um dos amigos de Pick Withers, que emprestava seu apartamento para eles ensaiarem.


Dizem que o nome Dire Straits (Terrivelmente em Apuros, numa tradução livre) era uma “ironia” à situação financeira “difícil” em que se encontravam os integrantes da banda em 1977, antes do lançamento do primeiro disco. Na época, antes do lançamento do primeiro álbum, cada um dos integrantes da banda tinha “que se virar” do que jeito que era possível, já que todos vinham de famílias humildes e a renda das apresentações musicais ainda não era suficiente para eles se sustentarem. Por exemplo, Mark era professor, David era assistente social e Pick era baterista free lancer de outras bandas desconhecidas.


Mas tudo mudou pra melhor a partir de 1978, com o lançamento do primeiro álbum Dire Straits (sim, esse é o nome do primeiro álbum), pela então recém formada banda Dire Straits, que se tornou um ícone da música pop britânica em todo o mundo, uma referência em bom gosto musical, com arranjos musicais impecáveis, parte formada por instrumentos eletrônicos, como guitarra, baixo e teclado, por exemplo, e parte de instrumentos de percussão, como bateria, por exemplo.


As primeiras músicas de estúdio da banda Dire Straits foram lançadas em 1978, por meio da Vertigo Records, uma gravadora da então holding europeia Phonogram / Philips, com grande sucesso comercial. Com a ajuda de experientes produtores musicais da Vertigo Records, eles conseguiram deslanchar pelo menos três músicas do primeiro álbum, Sultans of Swing, Down to the Waterline e Water of Love, mas agora reformuladas, regravadas e remixadas, em relação aos demos apresentados à gravadora em 1977, com a introdução de alguns elementos sutis de soul, de R&B, de country (neste caso para agradar o público rural americano) e de blues sobre uma base de rock criada previamente pelos integrantes da banda, que formavam até então, essencialmente, uma banda de rock juvenil talentosa, mas ainda em fase de amadurecimento musical.


Esse primeiro álbum teve uma grande e surpreendente aceitação do público logo no início, com uma forte repercussão na mídia internacional, inclusive no Brasil, com mais de 1.000.000 de cópias vendidas em todo o mundo, na época, e mais de 4.200.000 cópias vendidas em todo o mundo, até o momento, principalmente no Reino Unido, nos Estados Unidos, na França, no Canadá e na Alemanha.


No Brasil, eles também fizeram sucesso, tanto em termos de execução nas rádios FM daqui quanto em termos de vendas de LP’s ou discos de vinil e fitas cassetes, lembrando que, na época, esses eram os meios mais comuns de ouvir música.


PRINCIPAIS ÁLBUNS

A Dire Straits (ou o Dire Straits, se você preferir) é considerada uma das mais emblemáticas bandas de música pop do mundo, uma referência, um exemplo de bom gosto musical, com vários hits considerados clássicos do rock. Com mais 60 músicas escritas e arranjadas, incluindo versões diferentes da mesma música, com mais de 100 milhões de cópias de álbuns vendidos, incluindo duas coletâneas do tipo the best of, a Dire Straits é uma das mais bem sucedidas e respeitadas bandas de música pop do mundo.


Ela está no topo da indústria fonográfica mundial e faz parte de uma pequena lista de artistas que conseguiram ultrapassar a barreira de 100.000.000 de cópias vendidas em toda a história da indústria fonográfica. Esse número é realmente significativo, pouquíssimos artistas conseguem fazer tanto sucesso.


Desde o início da carreira, eles vendiam milhões de cópias de discos de vinil, fitas cassetes e CD’s, lembrando que nas décadas de 1970 (vinil e cassete), 1980 (vinil, cassete e CD) e 1990 (vinil, cassete e CD) esses eram os meios físicos mais comuns para se ouvir música. Eles estão entre os maiores vendedores da indústria fonográfica mundial, comparáveis a Michael Jackson, Madonna, Elvis Presley, Tina Turner, Pet Shop Boys, Julio Iglesias, Donna Summer, Roberto Carlos, Elton John e Diana Ross.


DIRE STRAITS (1978)

Esse foi o primeiro álbum do Dire Straits, lançado pela gravadora Phonogram / Vertigo / Philips / Mercury na Europa Ocidental e Warner Records nos Estados Unidos e no Canadá. O sucesso de público, de crítica e de mídia foi imediato, conseguindo alcançar o topo das paradas de sucesso nas rádios AM e FM do Reino Unido e dos Estados Unidos, conseguindo alcançar vários discos de ouro e de platina em várias partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França, no Canadá, na Alemanha, na Holanda e na Suíça, na contagem total atual.


Ele é um dos mais bem sucedidos álbuns da banda em todo o mundo, com mais de 1.000.000 de cópias vendidas em várias partes do mundo no final da década de 1970 e início da década de 1980 e mais de 4.200.000 cópias vendidas até o momento, na contagem total atual. As músicas de maior sucesso desse álbum foram Sultans of Swing, Water of Love e a obra prima Down to Waterline.


Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Livrarias Curitiba, Casas Bahia e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as suas faixas pelo Google Play e YouTube.


COMMUNIQUÉ (1979)

Esse foi o segundo álbum de estúdio do Dire Straits, lançado na Europa Ocidental pela Phonogram / Vertigo / Mercury / Philips e nos Estados Unidos pela Warner Records, em 1979. Esse álbum se beneficiou, pelo menos em parte, do sucesso do primeiro álbum Dire Straits, lançado pela banda apenas um ano antes. Mas não foi só isso, as músicas desse segundo álbum também foram realmente bem produzidas, cantadas e tocadas. A música de maior sucesso desse álbum foi a obra prima Portobello Belle.


Ele também foi bem em várias partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos, no Reino Unido, no Canadá, na França, na Alemanha, na Suíça e na Espanha, com mais de 2.400.000 cópias comercializadas até o momento.


Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Livrarias Curitiba, Casas Bahia e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.


MAKING MOVIES (1980)

Esse foi o terceiro álbum de estúdio do Dire Straits, lançado na Europa Ocidental e no Canadá pela Phonogram / Vertigo / Mercury / Philips e nos Estados Unidos pela Warner Records, em 1980. Esse álbum também se beneficiou, pelo menos em parte, do sucesso do primeiro e do segundo álbuns do Dire Straits, lançados pela banda anos antes. As músicas desse terceiro álbum foram bem produzidas, cantadas e tocadas. As músicas de maior sucesso foram Romeo and Juliet, claramente pendendo para o lado da country music, e Tunnel of Love, com um toque de rock mais convencional, típico da década de 1980.


Ele também foi bem em várias partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França, na Alemanha, na Itália e na Austrália, com mais de 2.500.000 cópias comercializadas até o momento, no total da contagem certificada.


Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Livrarias Curitiba, Casas Bahia e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.


LOVER OVER GOLD (1982)

Esse foi o quarto álbum de estúdio do Dire Straits, lançado na Europa Ocidental e no Canadá pela Phonogram / Vertigo / Mercury / Philips e nos Estados Unidos pela Warner Records, em 1982. Esse álbum também se beneficiou, pelo menos em parte, do sucesso dos álbuns anteriores. As músicas foram bem produzidas, cantadas e tocadas. As músicas de maior sucesso foram Telegraph Road e a obra prima Private Investigations, desta vez pendendo para lado do blues.

 

Ele também foi bem em várias partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França, na Alemanha e na Austrália, com mais de 2.500.000 cópias comercializadas até o momento, no total da contagem certificada.


Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Livrarias Curitiba, Casas Bahia e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.


BROTHERS IN ARMS (1985)

Esse quinto álbum de estúdio foi lançado na Europa Ocidental pela Mercury / Vertigo / Phonogram / Philips e nos Estados Unidos pela Warner Records, em 1985. Os principais sucessos desse álbum foram Walk of Life, pendendo para o lado do rock convencional, Money for Nothing, pendendo para o lado do rock progressivo, e a obra prima Brother in Arms, que, segundo Mark Knopfler, é uma crítica social leve, sutil, sensível e delicada ao envolvimento do Reino Unido na Guerra das Malvinas, embora há quem diga que, na verdade, trata-se de uma crítica generalizada e mais ampla ao envolvimento de países europeus, membros da OTAN, em outras guerras e dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, nas décadas de 1960, 1970 e 1980.


A faixa Brother in Arms, pendendo para o lado do blues, impressionou críticos da música, a mídia em geral e o público, pela sonoridade refinada, pela ousadia da letra e pelo excelente videoclipe, muito bem produzido e filmado, baseado em uma animação desenhada em carvão, com cenas da banda tocando, intercaladas com cenas de soldados no campo de batalha.


Foi o mais bem sucedido álbum do Dire Straits, com mais de 30.000.000 de cópias vendidas em várias partes do mundo, com fortes vendas certificadas nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália, no Canadá, na França, na Alemanha, na Itália, na Holanda, na Nova Zelândia, na Espanha e na Suíça, alcançando a posição de um dos álbuns mais vendidos do mundo em toda história da indústria fonográfica, ao lado de outros álbuns muito bem sucedidos, como, por exemplo, Thriller (Michael Jackson), Dark Side of the Moon (Pink Floyd), Bodyguard (Whitney Houston), Saturday Night (Bee Gees) e Come on Over (Shania Twain), entre outros.


Foi um dos primeiros álbuns de grande tiragem lançados em CD em várias partes do mundo. Foi um dos primeiros álbuns em que praticamente todo o seu desenvolvimento (ensaios, gravação e mixagem) e produção de cópias foram realizados em bases digitais. Ainda hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Livrarias Curitiba, Casas Bahia e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.


INTEGRANTES


MARK KNOPFLER

MARK FREUDER KNOPFLER

O principal vocalista do grupo, um talentoso cantor e compositor de nacionalidade britânica, com ascendência britânica, por parte da mãe, e judaica, por parte do pai. Ele foi um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo, respeitado no meio artístico e na mídia por ter sido um dos principais compositores e arranjadores da banda. Ele também é guitarrista e produtor musical. Aliás, como produtor musical ele teve passagens importantes pelos trabalhos de Tina Turner, Eric Clapton, Bob Dylan e B.B. King, entre outros.


Ele teve um relacionamento estável com Lourdes Salomone, até 1993, com quem teve dois filhos, e, posteriormente, se casou com Kitty Aldridge em 1997, com quem teve duas filhas. Ele é torcedor do time de futebol Newcastle United e possui uma coleção de carros clássicos. Após o encerramento das atividades do Dire Straits, ele seguiu carreira solo, com alguns álbuns lançados.


Atualmente, ele mora na Inglaterra.


DAVID KNOPFLER

Ele é irmão de Mark Knopfler e também foi um dos fundadores da banda Dire Straits. Ele é guitarrista, baterista, pianista, cantor e compositor. Ele também foi um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo, também respeitado no meio artístico e na mídia por ser um dos principais músicos da banda.


Ele foi casado com Anna Perera, com quem teve um filho, e é casado com Leslie Stroz.


Atualmente, ele também mora na Inglaterra.


JOHN ILLSLEY

JOHN EDWARD ILLSLEY

Também foi um dos fundadores da banda Dire Straits. Ele é guitarrista, baixista, compositor e violonista. Ele também foi um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo, também respeitado no meio artístico e na mídia por ser um dos principais músicos da banda.


Atualmente ele mora na Inglaterra com sua segunda esposa Stephanie Illsley, com quem teve filhos.


Ele é sócio de hotéis e é dono de um pub. Nas horas vagas, ele pinta quadros.


PICK WITHERS

DAVID WITHERS

Também foi um dos fundadores da banda Dire Straits. Ele é baterista e produtor musical. Ele também foi um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo.


Ele é casado e mora com sua família na Inglaterra.


O DIRE NO YOUTUBE


FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: Universal (Phonogram, Vertigo, Mercury e Philips) e Warner;
  • Vocalista principal: Mark Knopfler;
  • Instrumentistas: Mark Knopfler, David Knopfler, John Illsley e Pick Withers;
  • Origem: Inglaterra;
  • Início de carreira: Década de 1970;
  • Auge da carreira: Décadas de 1970 e 1980;
  • Gênero: Musica pop (rock, country, soul e blues);
  • Resultado comercial: + de 100 milhões de cópias;


MAIS BOM GOSTO


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dire_Straits
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Dire_Straits
  • Universal (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)