SIMPLY RED (MÚSICA)

SIMPLY RED
MICK HUCKNALL (DESDE 1985)
IAN KIRKHAM (DESDE 1986)

INTRODUÇÃO
Simply Red é o nome de uma icônica e bem sucedida banda britânica de música pop com elementos e tendências de lounge, R&B, soul e blues, dentre outros ritmos e estilos, formada na Inglaterra na década de 1980 pelo vocalista e guitarrista Mick Hucknall e pelo saxofonista Ian Kirkham, ambos de nacionalidade britânica, seguidos anos depois de outros integrantes que tiveram passagens marcantes pela banda, mas não permaneceram nela por muito tempo.

Os trabalhos do Simply Red foram enriquecidos com participações nobres de vários instrumentistas ao longo da existência do grupo musical, dentre eles o guitarrista brasileiro Heitor Pereira, o trombonista John Johnson, o trompetista Kevin Robinson, o guitarrista Kenji Suzuki, o tecladista Fritz McIntyre, o tecladista Dave Clayton e o baixista Steve Lewinson, embora não esteja claro quais deles tenham sido membros efetivos da banda e quais tenham sido apenas contratados, dependendo da fonte consultada.

A banda europeia Simply Red (pronuncia-se Simpli Réd) foi eleita para alguns prêmios do mundo da música, dentre eles Melhor Banda Britânica, do British Awards, a premiação da indústria fonográfica britânica, mas os dois primeiros álbuns da banda tiveram uma recepção, digamos, ambígua, boa pelo lado do público e razoável pelo lado da crítica. Ao longo da trajetória da banda, em mais de 30 anos de atividade, 10 músicas suas estiveram no ranking das 10 mais executadas nas rádios FM britânicas e americanas e o seu álbum Star, de 1991, conseguiu alcançar o topo de vendas no Reino Unido, na época, com mais de 9.000.000 de cópias vendidas até agora em todo o mundo.

O reconhecimento da crítica musical internacional pelo bom gosto, pela estética elegante, pela sofisticação dos arranjos instrumentais e pelo refinamento musical demorou um pouco a chegar, tendo sido mais intenso e perceptível a partir do álbum A New Flame, em 1989, com vários hits bem produzidos, agradáveis de ouvir, dentre eles Its Only Love, A New Flame, You’ve Got It e If You Dont Know, inclusive com uma seleção mais acertada dos diretores desses videoclipes, com uma melhora geral na produção deles, já que a maioria dos videoclipes dos álbuns anteriores tem gosto duvidoso.

Apesar disso, é possível afirmar que houve sim um reconhecimento imediato do público, em 1985, com o lançamento do seu primeiro álbum Picture Book, com mais de 4.000.000 de cópias vendidas até agora, com o lançamento da música Holding Back The Years, um grande clássico da música pop internacional, com um videoclipe bem produzido, tendo alcançado o primeiro lugar nas paradas de sucesso americanas, inclusive, publicadas por meio da Revista Billboard, e o segundo lugar das paradas britânicas, seguido, anos depois, de outras músicas de grande sucesso, como, por exemplo, A New Flame, Stars, Thrill Me, Fairground, Never Never Love, Remembering The First Time, e as obras primas Its Only Love, If You Dont Know, You Got It, For Your Babies e Say You Love Me.

A WARNER MUSIC

Atualmente, a Warner Music Group é uma holding que controla uma variedade de gravadoras dos mais variados estilos musicais. A Warner Music, por exemplo, é uma subsidiária da Warner Music Group, a terceira maior companhia proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da Universal Music, a maior, e da Sony Music, a segunda maior do planeta.

A Warner Music Group foi propriedade do conglomerado gigante de telecomunicações e mídia Time Warner até 2004, teve ações colocadas no mercado acionário americano a partir de então e atualmente é propriedade da Acces Industries. Ela possui atualmente as gravadoras e/ou selos Continental / East West Music, Atlantic Records, Rhino Entertainment, Warner Bros Records, Parlophone, Warner Music Nashville (música country), Maverick Records, Warner Chappell, WEA International, a Elektra Records e a Sire Records.

Essa holding emprega atualmente mais de 3.500 pessoas e opera em mais de 50 países.

CARREIRA

A sofisticada, refinada e elegante banda britânica Simply Red foi criada em 1984 pelo vocalista, compositor e guitarrista inglês Mick Hucknall, e, um ano depois, em 1985, passou a ter como integrante permanente o saxofonista e tecladista Ian Kirkham, ambos acompanhados de vários outros talentosos artistas, dentre eles o trompetista Tim Kellett, o tecladista Fritz McIntyre, o baixista Tony Bowers e o baterista Chris Joyce. O nome Simply Red é uma alusão aos cabelos ruivos do vocalista Mick Hucknall.

Na verdade, os músicos britânicos do Simply Red são remanescentes de outras bandas de pouco sucesso de anos anteriores, como Frantic Elevator, inclusive com esta banda tendo lançado a primeira versão de Holding Back The Years.

Quando a banda Simply Red foi criada, em 1985, o produtor musical Ellio Raschman concordou com a necessidade de uma regravação da faixa Holding Back The Yars, com novo arranjo instrumental e nova mixagem de som, para o novo álbum Picture Book, a ser lançado pela gravadora Elektra Records, hoje uma subsidiária da Warner Music Group. O resultado comercial foi positivo, com um número suficiente de cópias na época para o lançamento do segundo álbum do grupo, Men and Women, em 1987, com resultado idem, até alcançar o auge em 1989, com o álbum A New Flame, elevando a banda para o cenário pop mundial, com todo o seu glamour, é claro, com turnês em várias partes do mundo, inclusive nos Estados Unidos.

Aliás, já que estamos falando de glamour, um detalhe curioso, desde aquela época o vocalista Mick Hucknall já fazia questão de aparecer nos videoclipes rodeado de mulheres bonitas e refinadas, ao contrário do que insinuavam as “más linguas” de plantão.

A partir de 1989, com o lançamento do terceiro álbum A New Flame a banda britânica Simply Red se tornou um ícone da música pop britânica em todo o mundo, uma referência em bom gosto musical, com arranjos musicais impecáveis, parte formada por instrumentos eletrônicos e parte por instrumentos convencionais, inclusive de percussão, como bateria, por exemplo.

As primeiras músicas de estúdio da banda Simply Red foram lançadas em 1985, por meio das gravadoras WEA Records e Elektra Records, dependendo da região atendida, com sucesso comercial. Posteriormente, em 1989, com a ajuda de experientes produtores musicais, eles conseguiram deslanchar quatro músicas de uma só vez, presentes no mesmo álbum, A New Flame, Its Only Love, You’ve Got It, If You Dont Know, por meio das gravadoras WEA Records e Elektra Records, sem grandes alterações na sonoridade convencional da banda, ou seja, sem ceder à onda de música eletrônica que tomava conta do cenário musical europeu, japonês, australiano, americano, canadense e até brasileiro da época, característica mantida até hoje pelo líder da banda, Mick Hucknall.

Esse terceiro álbum teve grande e surpreendente aceitação do público logo no início, com mais de 6.000.000 de cópias vendidas até hoje, principalmente nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Itália e na França.

No Brasil, eles também fizeram sucesso, tanto em termos de execução nas rádios FM daqui quanto em termos de vendas de LP’s ou discos de vinil e fitas cassetes, lembrando que, na época, esses eram os meios mais comuns de ouvir música. Naquela época e nas décadas seguintes, para reforçar o sucesso da banda aqui no Brasil, foram assinados acordos entre a gravadora WEA Records / Elektra Records para incluir algumas das faixas da banda em novelas da TV Globo e a produção licenciada de alguns álbuns e DVD’s pela Som Livre, a então gravadora do Grupo Globo, atualmente propriedade da Sony Music. Além disso, o vocalista Mick Hucknall aceitou o convite para uma participação especial na novela Celebridades, em 2003, ao lado da atriz Malu Mader.

A banda Simply Red esteve no Brasil em diversas ocasiões, incluindo duas apresentações na década de 2010, no Citibank Hall SP e Citibank Hall Rio, ambas em 2015 e 2016, respectivamente.

PRINCIPAIS ÁLBUNS

A banda Simply Red é considerada uma das mais emblemáticas bandas de música pop do mundo, uma referência, um exemplo de bom gosto musical, com vários hits considerados clássicos da música pop. Com mais 120 músicas escritas e arranjadas, incluindo versões diferentes da mesma música, com mais de 60.000.000 de cópias de álbuns vendidos, é uma das mais bem sucedidas bandas de música pop do mundo, embora também tenha tido alguns altos e baixos comerciais na carreira, inclusive com o anunciado encerramento das atividades da banda em 2010, mas com um retorno em 2015.

Não há relatos públicos de tensões entre os integrantes da banda Simply Red, mas comenta-se nos bastidores da indústria fonográfica que Mick Hucknall não abre mão de definir quase que sozinho os rumos musicais da banda, inclusive incluindo e/ou afastando integrantes, o que, provavelmente, teria a ver com algum excesso de perfeccionismo. Só pra se ter uma ideia disso, mais de 25 instrumentistas de alto nível passaram pelo Simply Red em apenas 30 anos de atividades, um número alto demais, um sinal de comportamento possessivo do líder da banda.

Apesar disso, o grupo musical Simply Red está no topo da indústria fonográfica mundial, eles são comparáveis a Coldplay, U2, Take That, Tears For Fears, Sade, A-Ha, Oasis, Pet Shop Boys e Erasure, por exemplo, dentre outros.

PICTURE BOOK (1985)

Esse foi o primeiro álbum do Simply Red, lançado pela gravadora WEA Records / Elektra Records na Europa Ocidental e nos Estados Unidos. O sucesso de público foi imediato, embora o de crítica nem tanto, com uma das músicas do álbum conseguindo alcançar o topo das paradas de sucesso nas rádios FM do Reino Unido e dos Estados Unidos, conseguindo alcançar vários discos de platina e de ouro nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália, na Áustria, na Bélgica, na França, na Alemanha, na Itália, na Holanda, na Espanha e na Suíça.

Ele é um dos mais bem sucedidos álbuns da banda em todo o mundo, com mais de 4.000.000 de cópias vendidas em várias partes do mundo durante as décadas de 1980 e, a partir da década de 1990, em formato de CD. A música de maior sucesso desse álbum foi Holding Back the Years.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Livrarias Curitiba, Casas Bahia, Saraiva.com e Magazine Luiza. Também é possível adquirir e baixar on-line as suas faixas pelo Google Play e YouTube.

MEN AND HOMEN (1987)

Esse é o segundo álbum de estúdio do Simply Red, lançado na Europa Ocidental e nos Estados Unidos pela WEA Records / Elektra Records em 1987. Esse álbum se beneficiou, pelo menos em parte, do sucesso do primeiro álbum Picture Book, lançado pela banda dois anos antes, e se beneficiou, pelo menos em parte, do sucesso do terceiro álbum A New Flame.

Ele conseguiu alcançar a marca de mais de 2.000.000 de cópias vendidas durante as décadas de 1980 e 1990, principalmente no Reino Unido, na Alemanha e na França. A recepção desse álbum por parte da crítica musical foi positiva, mas sem entusiasmo.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Livrarias Curitiba, Casas Bahia, Saraiva.com e Magazine Luiza. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

A NEW FLAME (1989)

Esse terceiro álbum de estúdio foi lançado nos Estados Unidos e na Europa Ocidental pela WEA Records / Elektra Records em 1989. Os principais sucessos desse álbum foram A New Flame, You’ve Got It, Its Only Love e If You Don’t Know Me By Now. Com esse album o Simply Red se consolidou como uma das mais importantes bandas de música pop do mundo, com mais de 6.000.000 de cópias vendidas, principalmente nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Itália, na Alemanha e na França.

Esse é considerado um dos melhores álbuns do Simply Red, com um conteúdo acima da média, em termos de bom gosto, qualidade musical, sofisticação e refinamento, em relação ao que a indústria fonográfica mundial produzia na época.

Inicialmente, esse álbum foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Livrarias Curitiba, Casas Bahia, Saraiva.com e Magazine Luiza. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

STARS (1991)

Esse é o quarto álbum de estúdio do Simply Red e as músicas de maior sucesso desse álbum foram Someting Got Me Started, Stars, Thrill Me e a obra prima For You Babies. O álbum foi lançado pela gravadora East West / Warner Music e o resultado comercial foi muito bom, conseguindo alcançar a marca de 9.000.000 de cópias vendidas até agora, principalmente nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Alemanha, na Itália, na França e, acredite, até no Brasil, neste caso com mais de 250.000 cópias, vendidas aqui.

Ele foi lançado em CD no Brasil. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Livrarias Curitiba, Casas Bahia, Saraiva.com e Magazine Luiza. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

LIFE (1995)

Esse é o quinto álbum de estúdio do Simply Red e as músicas de maior sucesso desse álbum foram Fairground, Never Never Love e Remembering The First Time. O álbum foi lançado pela gravadora East West / Warner Music e resultado comercial foi bom, com mais de 3.700.000 cópias vendidas até agora, principalmente no Reino Unido, na Alemanha, na Itália e na França.

Ele foi lançado em CD no Brasil. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Livrarias Curitiba, Casas Bahia, Saraiva.com e Magazine Luiza. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

GREATEST VIDEO HITS (DVD)

Esse álbum é uma coletânea em DVD dos primeiros anos de carreira do Simply Red, mas com algumas faixas adicionais de músicas lançadas anos depois em outros álbuns, como, por exemplo, Your Eyes, que, por sua vez, vale ser vista e ouvida. É uma coletânea com 26 dos mais conhecidos hits da carreira da banda britânica. Para quem ainda não conhece bem a música dessa banda pop ele é um dos produtos mais recomendados. É como se fosse um “the best of” do Simply Red, com várias das músicas mais conhecidas e bem sucedidas do grupo.

A qualidade de imagem e som são boas.

INTEGRANTES

  • Mick Huckhall (Michael James Huckhall): Ele é filho único de uma família simples e humilde do subúrbio de Manchester, uma das maiores metrópoles da Inglaterra. A sua mãe abandou a família quando Mick tinha apenas três anos de idade, que continuou sendo sustentado pelo seu pai. Do ponto de vista psicológico, talvez isso explique a predominância de ritmos derivados do soul, R&B e do blues americanos em suas canções, pois são ritmos mais sensíveis e delicados. Embora, oficialmente, não seja gay, ele apoia a união estável entre pessoas do mesmo sexo, reconhecida pelo Estado. Ele é casado com Gabriella Wesberry e juntos têm uma filha. Ele é um cantor e compositor de nacionalidade britânica, um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo, respeitado no meio artístico e na mídia por ser um dos principais compositores e arranjadores da banda. Ele também é guitarrista e produtor musical. Atualmente, ele mora na Inglaterra e na Itália. Além de músico, é um empresário da construção civil e produz vinhos na Itália. É torcedor do time de futebol britânico Manchester United.
  • Ian Kirkham: Ele é saxofonista. Na prática, ele é o único membro remanescente do grupo musical, desde a década de 1980, que não foi “dispensado” por Mick Hucknall. Ele também é um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical da banda, também respeitado no meio artístico e na mídia por ser um dos principais instrumentistas e arranjadores da banda. Ele também é tecladista e pianista.

RED NO YOUTUBE

FICHA TÉCNICA
  • Gravadoras: Warner Music Group (Elektra, WEA e East West), dentre outras;
  • Vocalistas: Mick Hucknall;
  • Instrumentistas: Vários, dentre eles Ian Kirkham e Heitor Pereira;
  • Origem: Inglaterra;
  • Início de carreira: Década de 1980;
  • Auge da carreira: Décadas de 1980 e 1990;
  • Gênero: Musica pop (soul, R&B, lounge e blues);
  • Resultado comercial: + de 60 milhões de cópias;
  • Site oficial: http://www.simplyred.com/

MAIS BOM GOSTO


VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Simply_Red
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Simply_Red
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_recordistas_de_vendas_de_discos_no_Brasil
  • Warner Music (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)