LEGIÃO URBANA (MÚSICA)

RENATO RUSSO
MARCELO BONFÁ
DADO VILLA-LOBOS
RENATO ROCHA


INTRODUÇÃO

Legião Urbana é o nome de uma talentosa, sensível e bem sucedida banda brasileira de música pop urbana, com elementos e tendências de rock, punk, soul music, MPB, country e blues, dentre outros ritmos e estilos, formada no Brasil, na década de 1980, pelo vocalista, baixista e compositor Renato Russo, pelo baterista Marcelo Bonfá e pelo guitarrista Dado Villa-Lobos, todos brasileiros. Atualmente, a banda ainda existe e faz apresentações eventuais, mas sem a presença marcante e inconfundível de Renato Russo, que muitos fãs afirmam ser insubstituível.


Durante o período de intensa atividade, entre 1982 e 1996, quando Renato Russo estava vivo, a banda Legião Urbana teve o reconhecimento da crítica musical brasileira, da indústria fonográfica, da mídia em geral e do público pelo bom gosto e refinamento musicais, pela originalidade, pela sensibilidade musical e pela precisão na execução dos arranjos. Além disso, o próprio Renato, em seus álbuns solo, também teve seu trabalho reconhecido e respeitado. Entre as faixas mais marcantes da banda Legião Urbana, consideradas até mesmo pelos mais exigentes críticos musicais como obras primas e clássicos da música pop brasileira, estão Será, Ainda é Cedo, Por Enquanto, Vento no Litoral, Perfeição, Pais e Filhos, Que País é Este?, Love In The Afternoon, Tempo Perdido, Monte Castelo e Meninos e Meninas.


Dentre os trabalhos solo de Renato Russo, destacaram-se também Strani Amori, La Solitudine, La Forza Della Vitta, A Cruz e a Espada e Mais Uma Vez, algumas dessas faixas também consideradas obras primas.


A UNIVERSAL MUSIC

A americana UMG - Universal Music Group é a maior empresa controladora de gravadoras do mundo, que detém cerca de 25% do mercado fonográfico mundial e os direitos de comercialização da maioria dos álbuns lançados pela banda Legião Urbana e por Renato Russo, neste caso como artista solo, lançados nas décadas de 1980 e 1990, por meio da EMI-Odeon, atualmente EMI Music Brasil, uma de suas gravadoras. Ela é uma gigante do mundo do entretenimento e também possui outras gravadoras, entre elas a Interscope Geffen A&M Records, a Capitol Music / EMI, a Republic Records, a Island Records, a Def Jam Recordings, a Philips Records, a Mercury Records e a Fontana Records.


Ela é a maior empresa fonográfica do mundo, com mais de 8.300 empregados, uma subsidiária da holding de mídia francesa Vivendi, que por sua vez possui participações na empresa europeia de TV por assinatura Canal + e na empresa de telefonia móvel TIM – Telecom Italia Mobile, entre outras empresas. Recentemente, uma participação minoritária de 10% na Universal Music Group foi comprada pela empresa chinesa Tencent.


CARREIRA

A banda Legião Urbana foi formada em 1982, quando o então jovem vocalista, baixista, compositor, violonista e tecladista Renato Russo decidiu sair pacificamente da banda Aborto Elétrico, por não concordar com os seus rumos musicais, e fundar a banda Legião Urbana, tendo o baterista e compositor Marcelo Bonfá, o tecladista Paulo Paulista e o guitarrista Eduardo Paraná na formação original, posteriormente, um ano depois, com Dado Villa-Lobos assumindo definitivamente a função de guitarrista, compositor e violonista.


O nome da banda seria uma alusão à frase em latim Urbana Legio Omnia Vincit, que teria sido dita pelo imperador romano Júlio César, cuja tradução é Legião Urbana (ou Romana) Tudo Vence. Não se sabe ao certo porque Renato Russo escolheu (ou teria escolhido) essa suposta frase como base para dar origem ao nome da banda.


Por outro lado,  as letras reflexivas, uma parte delas com crítica social e religiosa a outra parte representando personagens depressivos, com problemas pessoais mal resolvidos, e que, dizem, tem, no fundo no fundo, algo a ver com os próprios problemas de relacionamento de Renato Russo com suas namoradas e seus namorados, estão entre as características mais marcantes do grupo e, talvez, por isso mesmo, tenha chamado tanto a atenção de uma parcela do público jovem.


Os três principais integrantes do grupo, Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos personificaram os típicos jovens de classe média e/ou classe média-alta brasileiros das décadas de 1980 e 1990, que, embora desfrutassem dos confortos e da posição social de suas famílias, sinceramente não concordavam com as injustiças sociais e os vícios do sistema político e jurídico brasileiros da época. De certa forma, isso ajudou a alavancar também a aceitação, o respeito e a simpatia da banda junto ao público adulto urbano daquela época, não necessariamente um público conservador.


Mas não foi só isso, a banda Legião Urbana conseguiu vencer a barreira do rótulo pejorativo de bandinha juvenil de rock do tipo “jovens e adolescentes rebeldes sem causa” ou “filhinhos de papai se aventurando no mundo da música”, o que significa que eles realmente possuíam um trabalho sólido, com letras bem escritas e músicas de qualidade e bom gosto, com arranjos esmerados e execução primorosa dos arranjos. Desde o início eles conquistaram o respeito do público, da mídia, da indústria fonográfica e da crítica de música. Aliás, a crítica musical não ousou tratá-los como mais uma daquelas “bandinhas descartáveis” de jovens com pretensões musicais, porque já sabia que se tratava de um caso à parte, um caso a ser olhado com mais atenção.


A primeira apresentação oficial em público da banda Legião Urbana foi em 1982, em Minas Gerais, mas o domicílio da banda era Brasília, a capital do Brasil, com o lançamento do primeiro álbum em 1985, com o nome Legião Urbana (sim, esse é o nome do primeiro álbum), por meio da gravadora EMI-Odeon, com sucesso imediato de público e de crítica e com a produção, colaboração e apoio musical dos produtores musicais José Rondeau e Mayrton Bahia e do executivo Jorge Davidson, após Renato Russo ter conseguido contato com a gravadora por intermédio do vocalista Herbert Viana, da banda Paralamas do Sucesso.


Na verdade, o perfeccionismo e o comportamento meio temperamental dos integrantes da banda Legião Urbana, principalmente de Renato Russo, quase impediu que o primeiro álbum fosse concluído e lançado, com alguns produtores musicais, músicos e técnicos recusando o trabalho antes mesmo do início das gravações.ou desistindo do trabalho no meio do caminho. 


Após a boa aceitação do público, da mídia e da crítica com o lançamento do álbum Legião Urbana, com o sucesso imediato dos hits Será, Ainda é Cedo, Geração Coca-Cola e Por Enquanto, totalizando mais de 500.000 cópias, contabilizadas durante a década de 1980, a direção da gravadora EMI-Odeon e os seus produtores contratados passaram a tolerar um pouco mais o “perfeccionismo cansativo e quase interminável” de Renato Russo. Só pra se ter uma ideia do sucesso praticamente instantâneo da banda, eles conseguiram chegar e se manter por várias semanas no top 30 das paradas das rádios FM brasileiras na época, o que, convenhamos, não é pouco.


Mas nem sempre de faixas unânimes foi composto o trabalho da banda Legião Urbana, algumas foram polêmicas, como Metal Contra as Nuvens, Geração Coca-Cola, Meninos e Meninas, 1964 e Montanha Mágica, por exemplo, com conteúdo pendendo para o lado punk-rock, com críticas sociais e religiosas moderadas e abordando problemas pessoais, como dependência de drogas e compulsão por sexo, por exemplo. Dizem que parte dessas letras polêmicas não é interpretativa. Elas seriam, na verdade, autobiográficas e refletiriam os próprios problemas de Renato Russo com drogas lícitas e ilícitas, com uma tentativa de suicídio, inclusive, sua compulsão por sexo (não há relatos confiáveis de pedofilia) e sua discordância com os preceitos de religiões mais conservadoras.


PRINCIPAIS ÁLBUNS

A Legião Urbana é considerada uma das mais icônicas e respeitadas bandas de música pop urbana do Brasil, um exemplo de bom gosto musical, com vários hits considerados clássicos da música pop brasileira. Embora a morte prematura de Renato Russo, vítima de Aids, em 1996, tenha interrompido os planos da banda para lançamento de álbuns com conteúdo totalmente novo, é possível afirmar que o legado deixado por Renato Russo em pouco mais de 10 anos de trabalho em estúdio e nos palcos é digno de ser apreciado pelos ouvidos mais exigentes e refinados.


Com mais 100 músicas escritas e arranjadas, incluindo versões diferentes da mesma música, com mais de 25 milhões de cópias de álbuns vendidos, dependendo da fonte consultada, a Legião Urbana é uma das mais bem sucedidas bandas de música pop do Brasil, embora não tenha sido uma unanimidade entre as comunidades mais conservadoras, avessas ao conteúdo rebelde do pop-rock em geral. Mas, como diz o ditado: Nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos. Então paciência.


Além das mais de 100 músicas da banda Legião Urbana, presentes em mais de 16 álbuns inéditos e coletâneas remasterizadas e remixadas, Renato Russo manteve um trabalho paralelo, conseguindo em apenas 10 anos lançar quatro álbuns solo, com mais 50 músicas, totalizando mais de 150 músicas, algumas delas inclusive incluídas em trilhas sonoras de novelas da TV Globo. A banda ainda está em atividade, com dois dos principais integrantes, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, fazendo apresentações musicais eventuais, mas agora em ritmo bem mais tranquilo que antes.


A Legião Urbana está no topo da indústria fonográfica brasileira, eles estão entre as bandas mais bem sucedidas do rock nacional, ao lado de Barão Vermelho, Titãs, Roupa Nova, Paralamas do Sucesso, Engenheiros do Hawaii, Capital Inicial, Skank, Jota Quest, Pato Fu e Kid Abelha, entre outros.


LEGIÃO URBANA (1985)

Foi o primeiro álbum da banda Legião Urbana, com a sua formação original, incluindo Renato Russo, Dado Villa-Lobos, Marcelo Bonfá e Renato Rocha. O resultado comercial foi positivo, com mais de 500.000 cópias na época. As faixas mais bem sucedidas são Será, Ainda é Cedo, Geração Coca-Cola e Por Enquanto. Esse álbum abriu caminho para a Legião Urbana na mídia em geral, inclusive em canais de TV aberta (na época, ainda não existia TV paga), em jornais e revistas.


Ele foi lançado, inicialmente, em Long Play’s ou discos de vinil e fitas cassete e, posteriormente, anos depois, em CD’s. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Casas Bahia, Saraiva.com e Livrarias Curitiba. Atualmente, ele também está disponível em plataformas digitais, como YouTube, Spotify e Deezer, por exemplo.


DOIS (1986)

Foi o segundo álbum da banda Legião Urbana, ainda com a sua formação original. O resultado comercial também foi positivo, com mais de 900.000 cópias na época, atualmente somando mais de 1.800.000 cópias. As faixas mais bem sucedidas são Quase Sem Querer, Eduardo e Mônica e Tempo Perdido.


Embora tenha sido muito bem elaborado, dentro do padrão de qualidade já estabelecido pela banda e pela gravadora, havia pressa entre os executivos da gravadora pelo seu lançamento, já que o primeiro álbum tinha sido bem sucedido. Seria uma forma de “aproveitar a onda” do primeiro disco, uma estratégia de Marketing que estava sendo usada também por outras gravadoras e para outras bandas nacionais de rock juvenil da época.


Ele foi lançado, inicialmente, em Long Play’s ou discos de vinil e fitas cassete e, posteriormente, anos depois, em CD’s.  Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Casas Bahia, Saraiva.com e Livrarias Curitiba. Atualmente, ele também está disponível em plataformas digitais, como YouTube, Spotify e Deezer, por exemplo.


QUE PAÍS É ESTE? (1987)

Foi o terceiro álbum da banda Legião Urbana, também com a sua formação original, mas o último com a participação de Renato Rocha, que saiu da banda por problemas com a banda, com a gravadora e com os produtores. O resultado comercial desse álbum também foi positivo, com mais de 1.000.000 de cópias vendidas até o momento. As faixas mais bem sucedidas são Que País é Este?, Faroeste Caboclo e Eu Sei. Embora também tenha sido muito bem elaborado, dentro do padrão de qualidade já estabelecido pela banda e pela gravadora, mais uma vez havia pressa pelo seu lançamento.


Ele foi lançado, inicialmente, em Long Play’s ou discos de vinil e fitas cassete e, posteriormente, anos depois, em CD’s.  Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Casas Bahia, Saraiva.com e Livrarias Curitiba. Atualmente, ele também está disponível em plataformas digitais, como YouTube, Spotify e Deezer, por exemplo.


QUATRO ESTAÇÕES (1989)

Foi o quarto álbum da banda Legião Urbana, desta vez com sua formação clássica, incluindo Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos. Como era de se esperar, o resultado comercial desse álbum também foi positivo, com mais de 700.000 cópias vendidas na época e mais de 2.600.000 cópias vendidas até o momento. As faixas mais bem sucedidas são Pais e Filhos, Monte Castelo e Meninos e Meninas. O álbum foi muito bem elaborado, sem a pressa e a pressão de antes, pois a banda já desfrutava de prestígio junto ao público e à mídia.


Ele foi lançado, em Long Play’s ou discos de vinil, em fitas cassete e em CD’s.  Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Casas Bahia, Saraiva.com e Livrarias Curitiba. Atualmente, ele também está disponível em plataformas digitais, como YouTube, Spotify e Deezer, por exemplo.


V (1991)

Foi o quinto álbum da banda Legião Urbana, com sua formação clássica. Desta vez houve, ao que parece, uma guinada nos rumos musicais da banda, com letras mais reflexivas, introspectivas e levemente depressivas. Embora a qualidade musical tenha sido mantida, o álbum teve um desempenho médio, aquém do esperado, com mais de 465.000 cópias, o que não era pouco, na verdade, mas abaixo da expectativa da própria banda e da gravadora. Por outro lado, pelo menos uma das faixas desse álbum é considerada uma obra prima, Vento no Litoral.


Ele foi lançado, em Long Play’s ou discos de vinil, em fitas cassete e em CD’s.  Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Casas Bahia, Saraiva.com e Livrarias Curitiba. Atualmente, ele também está disponível em plataformas digitais, como YouTube, Spotify e Deezer, por exemplo.


DESCOBRIMENTO DO BRASIL (1993)

Foi o sexto álbum da banda Legião Urbana, com sua formação clássica. Esse álbum foi criado, desenvolvido (arranjado, ensaiado, gravado e mixado) e fabricado em larga escala em um momento de tensão no relacionamento da banda com a gravadora EMI-Odeon, após um novo executivo ter assumido a direção artística da empresa. Na verdade, a gravadora já estava “cansada de saber” que os integrantes da banda, principalmente Renato, tinham um comportamento meio temperamental. Só “esqueceram de avisar” o então novo executivo disso.


Foi então que ele quis, simplesmente e inocentemente, lançar um álbum de coletânea, do tipo “The Best Of”, muito comum na época entre praticamente todas as gravadoras do mundo, e a Legião Urbana reagiu de forma inesperada e arredia. O “raciocínio” era o seguinte: “Todo o nosso trabalho é bom, portanto não há um the best of porque não há faixas de qualidade inferior misturadas com faixas de qualidade superior”. O que, de fato, não deixa de ser verdade, mas, por uma razão de Marketing, por uma razão de sobrevivência da gravadora, a coletânea precisava ser realizada.


Se fosse uma “bandinha qualquer” já estavam “no olho da rua”, mas a Legião Urbana era a Legião Urbana, portanto a gravadora entendeu melhor recuar temporariamente dessa estratégia de Marketing e decidiu seguir adiante com os trabalhos inéditos da banda, dando origem ao álbum Descobrimento do Brasil. Ele vendeu bem, é claro, com mais de 950.000 cópias e entre as músicas mais bem sucedidas estão Perfeição e Love In The Afternoon.


Ele foi lançado, em Long Play’s ou discos de vinil, em fitas cassete e em CD’s.  Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Casas Bahia, Saraiva.com e Livrarias Curitiba. Atualmente ele também está disponível em plataformas digitais, como YouTube, Spotify e Deezer, por exemplo.


A TEMPESTADE (1996)

O LIVRO DOS DIAS

Foi o sétimo álbum da banda Legião Urbana, com sua formação clássica, o último com Renato Russo ainda vivo. Mais uma vez, houve uma guinada nos rumos musicais da banda, com letras mais reflexivas, introspectivas e levemente depressivas. A qualidade musical foi mantida e o álbum teve um bom desempenho, com mais de 1.100.000 cópias vendidas até o momento. Nas rádios FM brasileiras, as faixas mais bem tocadas foram A Via Láctea e Dezesseis.


Já debilitado fisicamente pela Aids, Renato Russo não tinha condições de acompanhar pessoalmente todas as etapas de arranjos, ensaios, gravações e mixagens desse álbum, algo que ele fazia antes com muito cuidado, esmero e capricho, em todos os álbuns anteriores. Quando perguntado se estava satisfeito com o resultado final do trabalho, já praticamente pronto para ser lançado, ele dizia que não.


Ele foi lançado, em Long Play’s ou discos de vinil, em fitas cassete e em CD’s.  Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Casas Bahia, Saraiva.com e Livrarias Curitiba. Atualmente, ele também está disponível em plataformas digitais, como YouTube, Spotify e Deezer, por exemplo.


OUTRA ESTAÇÃO (1997)

Foi o oitavo álbum da banda Legião Urbana, ainda com sua formação clássica, o primeiro após a morte de Renato Russo, produzido a partir de sobras de materiais de estúdio que não tinham sido lançados nos álbuns anteriores, seja por questões estéticas, seja por questões econômicas ou simplesmente porque não havia tempo disponível para a sua conclusão. Por exemplo, o álbum A Tempestade estava sendo desenvolvido para ser duplo, mas por uma questão econômica e de tempo disponível foi lançado como um álbum simples.


Logo após o lançamento de Outra Estação, houve uma divisão nas opiniões da crítica musical sobre a qualidade e o gosto musical da banda nesse álbum, mas o fato é que até mesmo as sobras da Legião Urbana mantinham uma qualidade estética elevada, o que significa que o conteúdo produzido por eles era nivelado por cima, não era nivelado por baixo. Assim, a qualidade musical foi mantida e o álbum teve um desempenho bastante razoável, com mais de 700.000 cópias vendidas até o momento.


Ele foi lançado, em Long Play’s ou discos de vinil, em fitas cassete e em CD’s. Atualmente ele também está disponível em plataformas digitais, como YouTube, Spotify e Deezer, por exemplo.


ACÚSTICO MTV (1999)

Esse álbum é o aproveitamento do material produzido pelo canal de TV aberta MTV Brasil e pela gravadora EMI-Odeon, em 1992, com Renato Russo ainda vivo, com a apresentação da banda Legião Urbana para plateia reduzida de expectadores no local da apresentação, com conteúdo transmitido em rede nacional e reprisado diversas vezes pelo canal de TV.


O resultado comercial foi bem positivo, com mais de 2.000.000 de cópias vendidas nos formatos de CD, DVD e fita VHS, até o momento.


INTEGRANTES

  • Renato Russo (Renato Manfredini Júnior): O vocalista do grupo, um talentoso cantor e compositor de nacionalidade brasileira, com ascendência italiana. É considerado o principal responsável pela qualidade e estética musical da banda Legião Urbana. Ele fez parte de uma típica família de classe média brasileira das décadas de 1970, 1980 e 1990, filho de um bancário e de uma professora. Desde muito jovem, Renato mostrava um nível cultural elevado, provavelmente por influência direta da mãe. Por exemplo, ele falava inglês e italiano fluentemente, tanto que aos 18 anos foi escolhido pelo Governo Brasileiro para participar, entre outros jovens e adolescentes, dos eventos sociais diplomáticos em que o Príncipe Charles, da Inglaterra, esteve presente, em sua visita oficial ao Brasil, em 1978. De comportamento meio temperamental, não está claro se Renato Russo era homossexual ou bissexual, pois ele era discreto, evitava falar publicamente sobre o assunto. Por exemplo, ele teve um filho com uma fã. Ele morreu de Aids em 1996, contraída de um de seus amantes, um jovem americano, e seu corpo foi cremado.
  • Dado Villa-Lobos (Eduardo Dutra Villa-Lobos): Também um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo, respeitado no meio artístico e na mídia por ser um dos principais instrumentistas, compositores e arranjadores da banda. Ele é sobrinho-neto do compositor e maestro de música clássica e instrumental Heitor Villa-Lobos e filho do diplomata brasileiro Jaime Villa-Lobos. Embora tenha nascido na Bélgica, a sua nacionalidade atual é brasileira. Ele é tecladista, violonista, guitarrista, vocalista e compositor. Desde 1984, ele é casado com a executiva Fernanda Villa-Lobos, que também trabalhou junto à banda Legião Urbana, como empresária. Juntos, eles tiveram dois filhos, Nicolau e Miranda. Ele também lançou álbuns solo, incluindo Jardim de Cactus e O Passo do Colapso.
  • Marcelo Bonfá (Marcelo Augusto Bonfá): Também um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo, respeitado no meio artístico e na mídia por ser um dos principais instrumentistas, compositores e arranjadores da banda. Ele também fez parte de uma típica família de classe média brasileira das décadas de 1970, 1980 e 1990, filho de um bancário e de uma dona de casa. Atualmente, ele é fazendeiro, produtor de bebidas alcoólicas, mas não largou completamente a bateria. Ele foi casado duas vezes, com Simone Bonfá, com quem tem um filho, Tiago Bonfá, e com a atriz Isabela Garcia, da TV Globo, com quem teve João Pedro Bonfá.


O LEGIÃO NO YOUTUBE


RENATO NO YOUTUBE


FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: EMI-Odeon e Universal;
  • Vocalista: Renato Russo;
  • Instrumentistas: Renato, Marcelo e Dado;
  • Origem: Brasil;
  • Início de carreira: Década de 1980;
  • Auge da carreira: Décadas de 1980 e 1990;
  • Gênero: Musica pop (soul, rock, country e blues);
  • Resultado comercial: + de 25 milhões de cópias, dependendo da fonte consultada;


MAIS BOM GOSTO


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Legi%C3%A3o_Urbana
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Renato_Russo
  • Universal (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)