A-HA (MÚSICA)

A-HA
MORTEN HARKET
MAGNE FURUHOLMEN
PAUL WAAKTAAR

INTRODUÇÃO
A-Ha é o nome de uma elegante, refinada, sensível, delicada e bem sucedida banda norueguesa de música pop com elementos e tendências de soul music, rock indie, R&B, new wave, blues e rock progressivo, dentre outros ritmos e estilos, formada na Noruega na década de 1980 pelo vocalista norueguês Morten Harket e pelos talentosos instrumentistas também noruegueses Magne Furuholmen e Paul Waaktaar.

A banda europeia A-Ha (pronuncia-se Á-Rá) foi indicada ao prêmio Grammy uma vez e ganhou vários prêmios MTV Awards, no entanto o reconhecimento da crítica musical internacional pelo bom gosto, pela estética elegante e pelo refinamento musical veio bem cedo, já na década de 1980, com o lançamento do seu primeiro álbum Hunting High and Low, com o lançamento das músicas Take on Me e Hunting High and Low, seguidas, anos depois, por outras músicas também agradáveis de ouvir, como, por exemplo, Stay On These Roads, You’ll End Up Crying, You Are The One, The Blood That Moves The Body, e as obras primas Scoundrel Days, Crying In The Rain e There’s Never A Forever Thing.

A banda A-Ha, também escrita a-ha, com iniciais minúsculas mesmo, também se destacou no cenário da música pop mundial com outros hits de sucesso e de bom gosto, dentre eles Manhattan Skyline, Early Morning, I Call Your Name, Dark Is The Night For All e Summer Moved On.

A WARNER MUSIC

Atualmente, a Warner Music Group é uma holding que controla uma variedade de gravadoras dos mais variados estilos musicais. A Warner Music, por exemplo, é uma subsidiária da Warner Music Group, a terceira maior companhia proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da Universal Music, a maior, e a Sony Music, a segunda maior do planeta.

A Warner Music Group foi propriedade do conglomerado gigante de telecomunicações e mídia Time Warner até 2004, teve ações colocadas no mercado acionário americano a partir de então e atualmente é propriedade da Acces Industries. Ela possui atualmente as gravadoras Continental / East West Music, Atlantic Records, Rhino Entertainment, Warner Bros Records, Parlophone, Warner Music Nashville (música country), Maverick Records, Warner Chappell, WEA International, Elektra RecordsSire Records.

Esse grupo empresarial emprega atualmente mais de 3.500 pessoas e opera em mais de 50 países.

CARREIRA

A banda A-Ha foi formada em 1982, quando os então jovens tecladista Magne Furuholmen e guitarrista Paul Waaktaar, amigos e colegas de escola, buscavam um vocalista para formar uma banda de rock, até encontrarem Morten Harket, formando então a banda A-Ha. O nome foi encontrado meio por acaso, quando folheando cadernos de anotações, os integrantes da banda encontraram a expressão “aha!”, escrita a mão, um termo que denota uma surpresa, uma admiração, uma descoberta, geralmente agradáveis.

Os três integrantes dessa banda europeia personificavam o tipo de rapaz que toda mãe sonha em ver casado com sua filha. De certa forma, isso ajudou a alavancar a aceitação, o respeito e a simpatia da banda também junto ao público adulto, mais conservador, das décadas de 1980 e 1990. Mas não foi só isso, a banda A-Ha conseguiu ultrapassar a barreira do rótulo um pouco pejorativo de “boy band”, o que significa que eles realmente sabem cantar e tocar. Desde o início eles conquistaram o respeito do público e da crítica de música, que costuma ser impiedosa e implacável com as “bandinhas descartáveis” de jovens com pretensões musicais.

A primeira apresentação oficial em público da banda A-Ha foi ainda em 1982, mas o lançamento do primeiro álbum Hunting High and Low foi em 1985, após algumas tentativas fracassadas de emplacar a primeira versão de Take On Me. Com a ajuda do experiente produtor musical Alan Tarney, eles conseguiram deslanchar essa música, com a introdução de alguns elementos de house music em uma base de rock criada previamente pelos três integrantes do A-Ha, que formavam até então, essencialmente, uma banda de rock juvenil talentosa, mas ainda em fase de amadurecimento musical.

Em 1985, a banda A-Ha lançou seu primeiro álbum pela Warner Music inglesa, após ter conseguido contatos com alguns nomes do meio musical, entre eles John Ratcliff e Terry Slater, com grande e surpreendente aceitação do público e da crítica logo no início, com sucesso imediato dos hits Take On Me e Hunting High and Low, totalizando mais de 10.000.000 de cópias do respectivo álbum contabilizadas até a década de 2000. Só pra se ter uma ideia do sucesso praticamente instantâneo da banda, eles conseguiram alcançar a 3ª e a 15ª posições das paradas musicais das rádios FM inglesas e americanas na época, o que, convenhamos, não é pouco.

No Brasil, eles também fizeram muito sucesso. Aliás, o grupo musical A-Ha tem um caso de amor com o Brasil, eles sempre foram muito bem recebidos aqui. Só pra se ter uma ideia, eles tiveram um dos maiores públicos de toda a carreira, com quase 200.000 pessoas no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em 1991, durante o festival Rock In Rio.

PRINCIPAIS ÁLBUNS

O A-Ha (ou a A-Ha, se você preferir) é considerado uma das mais icônicas bandas de música pop do mundo, um exemplo de bom gosto musical, com vários hits considerados clássicos da música pop. Com mais 100 músicas escritas e arranjadas, incluindo versões diferentes da mesma música, com mais de 60.000.000 de cópias de álbuns vendidos, o A-Ha é uma das mais bem sucedidas bandas de música pop do mundo, embora também tenha tido alguns altos e baixos comerciais na carreira, inclusive com algumas pausas para descanso e reformulação do trabalho, entre 1994 e 1998 e entre 2010 e 2015, o que, na verdade, não é raro na indústria fonográfica.

Eles aproveitaram essas duas pausas na carreira para desenvolver projetos musicais solo, meio independentes, entre outros projetos nas áreas das artes, além de projetos sociais. A banda ainda está em atividade, com sua formação original, fazendo apresentações musicais em várias partes do mundo, embora agora em ritmo bem mais tranquilo que antes.

O A-Ha está no topo da indústria fonográfica mundial, eles são comparáveis a Coldplay, Take That, Simply Red, Sade, Tears For Fears, Oasis, Pet Shop Boys e Erasure, dentre outros.

HUNTING HIGH AND LOW (1985)

Esse foi o primeiro álbum do A-Ha, lançado pela Warner Music na Europa Ocidental e nos Estados Unidos. O sucesso de público e de crítica foi imediato, conseguindo alcançar três discos de platina no Reino Unido, um de platina nos Estados Unidos e um de platina na Alemanha, um disco de ouro na Holanda e um disco de ouro no Brasil. É o álbum mais bem sucedido da banda em todo o mundo, com mais de 10.000.000 de cópias vendidas até o momento. As músicas de maior sucesso desse álbum foram Take On Me, Hunting High and Low e The Sun Aways Shine on TV.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Livrarias Curitiba, Magazine Luiza, Saraiva.com e Casas Bahia. Também é possível adquirir e baixar on-line as suas faixas pelo Google Play e YouTube.

SCOUNDREL DAYS (1986)

Esse é o segundo álbum de estúdio do A-Ha, também lançado na Europa Ocidental e nos Estados Unidos pela Warner Music em 1986. Esse álbum se beneficiou, pelo menos em parte, do sucesso do primeiro álbum Hunting High and Low, lançado pela banda um ano antes. Mas não é só isso, as músicas desse segundo álbum também são realmente bem produzidas, cantadas e tocadas. As músicas de maior sucesso desse álbum foram Scoundrel Days e Manhattan Skyline.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Magazine Luiza, Livrarias Curitiba, Casas Bahia e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

STAY ON THESE ROADS (1988)

Esse terceiro álbum de estúdio foi lançado nos Estados Unidos e na Europa Ocidental em 1988 pela Warner Music. Os principais sucessos desse álbum são Stay On These Roads, The Blood That Moves on Body, Touchy!, You Are The One e a obra prima There's Never a Forever Thing, cujo videoclipe faz uma abordagem sensível e delicada sobre problemas sociais. Segundo os próprios integrantes da banda esse foi o álbum mais difícil de fazer, foi o mais elaborado. O resultado agradou ao público e a crítica musical, com mais de 4.000.000 de cópias vendidas até o momento.

Na época, ele foi uma das poucas bandas europeias de pop com videoclipes, entrevistas e apresentações ao vivo em programas de massa na TV aberta aqui no Brasil, inclusive em programas da TV Globo.

Inicialmente, esse álbum foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Livrarias Curitiba, Magazine Luiza, Saraiva.com e Casas Bahia. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

EAST OF THE SUN (1990)

Já com uma carreira bem encaminhada, o A-Ha não se acomodou, não abandonou o seu esforço em produzir músicas bem elaboradas. O resultado, em 1990, foi o álbum East Of The Sun, com várias faixas elegantes e refinadas, bem produzidas. Esse é o quarto álbum de estúdio do A-Ha, lançado nos Estados Unidos e na Europa Ocidental pela Warner Music. As músicas de maior sucesso desse álbum foram Crying In The Rain, Early Morning e I Call Your Name.

Ele foi lançado em LP ou vinil, fita cassete e CD no Brasil. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Livrarias Curitiba, Magazine Luiza, Saraiva.com e Casas Bahia. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

Também foi um sucesso comercial, com mais de 3.200.000 de cópias vendidas até o momento.

BEST IN BRAZIL

Esse álbum é uma coletânea em CD dos primeiros anos de carreira do A-Ha. É uma coletânea com 11 dos mais conhecidos hits da carreira da banda norueguesa. Embora esteja claro que faltam hits de sucesso nessa coletânea, como, por exemplo, Summer Moved On, Early Morning, Dark Is The Night For All, Lifelines e I Call Your Name, para quem ainda não conhece bem a música dessa banda de pop ele é um dos produtos mais recomendados. É como se fosse um “the best of” do A-Ha, com as algumas das músicas mais conhecidas e bem sucedidas do grupo.

Ele foi lançado e distribuído no Brasil pela BMG Ariola, sob licença da Warner Music.

Ele pode ser encontrado em lojas de e-commerce e também em sites de classificados on-line, como Mercado Livre, por exemplo. As suas faixas também estão disponíveis online pelos serviços de streaming Spotify e Deezer.

INTEGRANTES
  • Morten Harket: O vocalista do grupo, um talentoso cantor e compositor de nacionalidade norueguesa. Ele é um dos cinco filhos de uma típica família evangélica europeia de classe média, formada por um pai médico e uma mãe professora. Ele foi namorado da atriz Bunty Bailey, aquela moça que aparece no videoclipe Take On Me, depois casou-se com a atriz sueca Camila Malmquist, com quem teve três filhos, se separou e teve mais uma filha com Anne Mette e, atualmente, está namorando sua assistente pessoal Inez Anderson. Ele mora em Londres, na Inglaterra.
  • Paul Waaktaar (Pal Waaktarr): Um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo, respeitado no meio artístico e na mídia por ser um dos principais compositores e arranjadores da banda. Ele é tecladista, violonista, guitarrista, vocalista, pianista, baterista e compositor. Ele possui nacionalidade norueguesa e é casado com a escritora, diretora e compositora Lauren Savoy, com a qual teve um filho.
  • Magne Furuholmen: Ele é tecladista, pianista, guitarrista, flautista e violonista. Ele possui nacionalidade norueguesa e é casado com Heidi Rydjord, com quem teve dois filhos.

O A-HA NO YOUTUBE

FICHA TÉCNICA
  • Gravadoras: Warner e Universal;
  • Vocalista: Morten Harket;
  • Instrumentistas: Paul Waaktaar e Magen Furuholmen;
  • Origem: Noruega;
  • Início de carreira: Década de 1980;
  • Auge da carreira: Décadas de 1980 e 1990;
  • Gênero: Musica pop (soul, rock e blues);
  • Resultado comercial: + de 60 milhões de cópias;
  • Site oficial: https://a-ha.com/

MAIS BOM GOSTO

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)