INFORMATION SOCIETY (MÚSICA)

INFORMATION SOCIETY
JAMES CASSIDY (BAIXISTA, TECLADISTA E VOCALISTA)
KURT HARLAND (COMPOSITOR, VOCALISTA E BATERISTA)
PAUL ROBB (PRODUTOR, TECLADISTA E BATERISTA)
AMANDA KRAMER (TECLADISTA E COMPOSITORA)
CHRISTOPHER ANTON (VOCALISTA)

INTRODUÇÃO

Logo acima, o grupo de música eletrônica Information Society, em sua formação original, de 1982, com o primeiro álbum de sucesso, Information Society, lançado anos depois, em 1988, por meio da gravadora Warner Records, uma das maiores gravadoras do mundo. Logo abaixo, uma imagem mais recente, de 2014, ainda com a formação original da década de 1980, Harland, Cassidy e Robb, da esquerda para a direita.
O Information Society é uma criativa, inovadora e ousada banda americana de música pop, com elementos integrados de música house e música techno, dentre outros ritmos e estilos musicais, formada na década de 1980 nos Estados Unidos e com as primeiras músicas de qualidade, reconhecidas pelo mercado, pela mídia e pela crítica, Whats On Your Mind, Repetition, Walking Away e Running, do primeiro trabalho Information Society, lançadas em 1988 pela gravadora americana Tommy Boy Music, na época uma subsidiária da Warner Records dos Estados Unidos, mas tornando-se, posteriormente, uma gravadora independente.

Basicamente, essa banda é formada por três músicos de nacionalidade americana, o compositor e vocalista Kurt Harland, o tecladista e baixista James Cassidy e o tecladista e baterista Paul Robb, os três integrantes originais da banda, desde 1982. Ao longo dos anos, outros talentosos músicos também estiveram presentes nessa banda eletrônica, dentre eles a tecladista e compositora Amanda Kramer, que ficou pouco tempo no grupo, apenas nos primeiros anos, e o vocalista Christopher Anton, que também ficou pouco tempo na banda, entre 2004 e 2008.

O Information Society (pronuncia-se Informêchan Soçáiti) foi uma das mais populares e bem sucedidas bandas de música urbana eletrônica, noturna e dançante nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e até na América Latina durante as décadas de 1980 e 1990, inclusive no Brasil, onde venderam bem os seus primeiros álbuns e coletâneas e fizeram diversas apresentações musicais em casas noturnas e grandes festivais, como o Rock In Rio, por exemplo. A banda marcou época com hits de sucesso em países ocidentais e em alguns países orientais, como Japão, por exemplo, nas décadas de 1980 e 1990, incluindo Peace and Love, Cry Baby, Think, How Long e Watts Of Love, dentre outros.

Ao contrário do que muitos pensam, o Information Society ainda existe, com três de seus integrantes originais, com sua formação original, porém sem a tecladista Amanda Krammer, que, a partir de então, seguiu carreira em outros projetos musicais.

A WARNER MUSIC

A Tommy Boy Music é uma gravadora de música pop americana fundada em 1981 por Tom Silverman, tornando-se, posteriormente, anos depois, uma propriedade da Warner Music Group, uma holding que controla uma variedade de gravadoras dos mais variados estilos musicais. A partir de 2002, a Tommy Boy tornou-se novamente uma gravadora independente, mas os direitos de distribuição das músicas até então gravadas e lançadas por ela passaram a ser detidos pela Warner Music Group.

A Warner Music Group foi propriedade do conglomerado gigante de telecomunicações e mídia Time Warner até 2004, teve ações colocadas no mercado acionário americano a partir de então e, atualmente, é propriedade da Acces Industries, por sua vez de propriedade do bilionário ucraniano, americano e britânico Leonard Blavatnik.

Essa holding americana possui atualmente as gravadoras / editoras Continental / East West Music, Atlantic Records, Rhino Entertainment, Warner Bros Records, Parlophone, Warner Music Nashville (música country), Maverick Records, Warner Chappell, Sire Records, a Elektra Records e a WEA Records, algumas dessas detentoras dos direitos de distribuição dos principais álbuns e das principais coletâneas do Information Society.

Essa holding emprega atualmente mais de 3.500 pessoas e opera em mais de 50 países. A Warner Music, por exemplo, é uma subsidiária da Warner Music Group, a terceira maior companhia proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da Universal Music, a maior, e a Sony Music, a segunda maior do planeta.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, os já veteranos integrantes da banda de música pop Information Society, em uma imagem recente. O visual irreverente é uma das principais características desse grupo de música eletrônica. Logo abaixo, uma imagem surpreendente, com visual elegante e refinado, incomum para o "padrão" deles, quase sempre avesso ao "convencional", digamos.
O Information Society é uma criativa, inovadora e ousada banda de música pop, com elementos integrados de música house e música techno, dentre outros ritmos e estilos, formada em 1982 em Minneapolis, nos Estados Unidos. Ele é formado pelo compositor e vocalista Kurt Harland, pelo baixista e tecladista James Cassidy e pelo tecladista e baterista Paul Robb. Atualmente, ele é considerado uma das mais icônicas bandas de música eletrônica do mundo, com vários hits considerados clássicos da música pop e usados como referência musical para novos artistas do cenário pop.

Não se engane com a aparência meio extravagante, meio exuberante, um pouco esquisita e meio exótica dos integrantes da banda Information Society, eles são respeitados pelo público urbano de música eletrônica, no meio artístico e na mídia em geral, apesar do visual meio maluco e meio excêntrico. A sua música eletrônica urbana é sofisticada e precisa, ainda hoje eles são usados como referência para a produção dos hits mais atuais e “descolados”, mais “moderninhos”, digamos, da cena musical eletrônica e, eventualmente, seus clássicos são ainda lembrados e são rodados em rádios FM, na TV paga e em casas noturnas.

Ele ainda está em atividade, com sua formação original, fazendo apresentações musicais em várias partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos e na Europa Ocidental, embora agora em ritmo bem mais tranquilo que antes. Os três principais integrantes da banda falam abertamente que não dão mais prioridade ao sucesso comercial, se limitando agora a apenas produzir conteúdo de qualidade e se relacionar bem com os fãs.

CARREIRA MUSICAL

Logo acima, a linha do tempo do Information Society, com a relação de todos os integrantes da banda e artistas contratados, dependendo de cada caso. Clique na imagem para visualizar melhor os detalhes. Logo abaixo, uma imagem da década de 1990, incluindo a compositora e tecladista Amanda Kramer, que, atualmente, segue carreira solo.
O Information Society (ou a Information Society, se você preferir) teve origem em 1982, quando os então jovens estudantes Kurt Harland, James Cassidy e Paul Robb se conheceram na escola e decidiram formar uma banda de música eletrônica. Simples assim. A partir de então eles lançaram dois álbuns menos conhecidos, por meio de uma gravadora independente, também pouco conhecida, com vários hits de música eletrônica de vanguarda, mas sem grande sucesso comercial.

Anos depois eles conseguiram pelo menos um contato com uma grande gravadora comercial, auxiliados por produtores musicais mais experientes, entre eles Fred Maher, da gravadora Tommy Boy Records, quando então assinaram contrato para lançamento de um primeiro álbum realmente focado no grande público popular de música urbana e noturna.

Com talentos incomuns para criar músicas e fazer arranjos instrumentais eletrônicos sofisticados e de uma precisão impressionante, eles precisavam de pelo menos um produtor musical mais experiente para fazer as melhorias necessárias para alcançar o respeito da crítica musical e da mídia. O termo melhoria aqui está relacionado à exclusão ou corte de alguns “excessos sonoros” ou “exageros sonoros”, algumas bizarrices presentes na música eletrônica em geral da época, tornando assim o produto final mais “digerível”, mais “fácil de ouvir”, comercialmente viável.

Embora as primeiras músicas de qualidade tenham sido lançadas entre 1983 e 1987, o reconhecimento do público e da mídia pela qualidade musical e estética bem ousada veio somente a partir de 1988. Assim, o sucesso comercial, de mídia e de crítica chegou somente a partir de 1988, com o lançamento do álbum Information Society, com as músicas Whats On Your Mind, Repetition, Walking Away e Running, marcando presença nas paradas de sucesso das rádios FM dos Estados Unidos, da Europa Ocidental e até do Brasil, onde, alguns anos depois, chegaram, inclusive, a se apresentar no Rock In Rio, em 1991, com um público de mais de 190.000 pessoas, o maior da carreira deles.

A partir de então, o Information Society ajudou a redefinir os padrões para o cenário da música eletrônica, ao inserir uma boa dosagem de ousadia, de criatividade, de sofisticação e de “exuberância musical” às suas músicas, e a criatividade dos arranjos instrumentais e de voz é comparável a de outras influentes bandas populares de dance music, techno music e de house music, dentre elas Pet Shop Boys, Erasure, Deee-Lite, New Order e C+C Music Factory.

Em geral, grupos de dance music fazem sucesso, mas têm vida curta, enquanto grupos de techno music e house music não alcançam público de massa e se mantêm em nicho de mercado, o que não é necessariamente ruim, pois nem sempre música de bom gosto é a mais consumida. Mas o Information Society conseguiu se manter em um meio termo, digamos. Ele vendeu bem nas décadas de 1980 e 1990, o que para as gravadoras é uma questão de sobrevivência no mercado, foram bem tocados nas rádios FM, conseguiram a atenção do público, sem perder o respeito dele, embora tenham cometido alguns erros e exageros ou extravagâncias.

Ele vendeu bem, embora bem longe dos números de outros nomes mais populares da música eletrônica, como Pet Shop Boys e Erasure, por exemplo, e, depois do sucesso das décadas de 1980 e 1990, se manteve em um nicho de mercado, um nicho sofisticado e exigente, predominantemente urbano. Ele fez sucesso naquela época graças à influência da Warner Records junto às mídias de cada país. Por exemplo, aqui no Brasil, a banda conseguiu se destacar no cenário pop graças aos acordos da WEA / Warner e BMG Ariola com a Organizações Globo, para incluir algumas faixas em trilhas sonoras de novelas, dentre elas Deus nos Acuda, Perigosas Peruas e Gente Fina, e marcar presença em alguns programas de TV de perfil popular, como, por exemplo, Domingão do Faustão.

Além disso, eles aceitaram o convite para participar do programa de auditório da apresentadora Hebe Camargo, no SBT, por exemplo.

Nas décadas de 1980 e 1990, o Information Society ajudou a popularizar e difundir a house music e a techno music nas rádios FM, na TV aberta, em casas noturnas, danceterias, discotecas, festas privadas e, atualmente, ele ainda está presente na Internet, em sites de vídeos musicais, como o YouTube, por exemplo, e ainda é ouvido em sites de música, como Spotify e Deezer, por exemplo.

PRINCIPAIS ÁLBUNS

INFORMATION SOCIETY (1988)

Esse foi o primeiro álbum do Information Society, lançado por uma grande gravadora comercial. Sim, é isso mesmo que você está lendo, Information Society é o nome do primeiro álbum. Ele foi lançado em 1988 nos Estados Unidos, na Europa Ocidental, no Brasil e em outras partes do mundo pela Tommy Boy Records, pela Warner Records, pela Reprise Records, pela WEA Records e pela BMG Ariola. Esse foi o único álbum com participação intensa da instrumentista Amanda Kramer, que, a partir de então, se afastou do grupo por problemas pessoais...

As músicas de maior sucesso desse álbum foram Whats On Your Mind, Repetition, Walking Away e ousada e um pouco exótica Running. Ele conseguiu alcançar a marca de 500.000 cópias logo nos primeiros anos de vendas.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes no Brasil e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia, Livrarias Curitiba e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as suas faixas pelo Google Play e YouTube.

HACK (1990)

Esse foi o segundo álbum de estúdio do Information Society, lançado em 1990 nos Estados Unidos, na Europa Ocidental, no Brasil e em outros países pela Tommy Boy Records, pela Warner Records, pela Reprise Records, pela WEA Records e pela BMG Ariola. Esse álbum se beneficiou do sucesso do primeiro álbum Information Society, por sua vez lançado em 1988. As músicas de maior sucesso desse álbum foram Think, How Long e Sleeping Away.

Inicialmente, ele foi lançado em LP’s, fitas cassetes e CD’s no Brasil. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia, Livrarias Curitiba e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

PEACE AND LOVE (1992)

Esse foi o terceiro álbum de estúdio do Information Society, lançado em 1992 nos Estados Unidos, na Europa Ocidental, no Brasil e em outros países pela Tommy Boy Records, pela Warner Records, pela Reprise Records, pela WEA Records e pela BMG Ariola. Esse álbum se beneficiou do sucesso dos dois álbuns anteriores do Information Society, lançados anos antes. As músicas de maior sucesso desse álbum foram Peace and Love, Watts of Love e Cry Baby.

Inicialmente, ele foi lançado em LP’s, fitas cassetes e CD’s no Brasil. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

THE BEST OF
Como o próprio nome diz, esse álbum é uma coletânea em CD dos primeiros anos de carreira do Information Society, reunindo 10 dos mais conhecidos hits da carreira dos quatro músicos americanos do Information Society, incluindo Amanda Kramer. Para quem ainda não conhece bem a música dessa banda eletrônica ele é o produto mais recomendado. Ele reúne as músicas mais conhecidas e bem sucedidas do grupo.

Ele pode ser encontrado em lojas de e-commerce e também em sites de classificados on-line, como Mercado Livre, por exemplo.

INTEGRANTES

  • Kurt Harland: O vocalista do grupo, um talentoso compositor e engenheiro de áudio de nacionalidade americana. Ele também é um produtor de música para vídeo games. Ele esteve no Information Society entre 1982 e 1998 e retornou ao grupo musical em 2006. Ele é casado e tem um filho.
  • Paul Robb (Paul Jason Robb): Um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo, um mestre da música eletrônica, respeitado no meio artístico e na mídia, uma referência em música pop dançante noturna. Ele é tecladista, baterista e compositor. Ele tem um filho.
  • James Cassidy: Conhecido também como Jim Kazmeyer, ele é tecladista e baixista. Desde a década de 2000, ele segue uma carreira paralela como professor universitário de Agronomia, nos Estados Unidos.
  • Amanda Kramer: Ela é tecladista e pianista. Ela deixou a banda Information Society na década de 1990 e seu juntou à banda de rock 10.000 Maniacs, principalmente como vocalista, também por alguns anos, quando seguiu carreira solo.


FICHA TÉCNICA
  • Gravadoras: Tommy Boy, Warner, Reprise, WEA, Elektra e Cleopatra;
  • Integrantes atuais da banda: Kurt Harland, Paul Robb e James Cassidy;
  • Integrantes anteriores: Amanda Kramer e Christopher Anton, dentre outros;
  • Origem: Estados Unidos;
  • Início da carreira: Década de 1980;
  • Auge da carreira: Décadas de 1980 e 1990;
  • Resultado comercial: + de 3 milhões de cópias;
  • Gênero: Eletrônica (house ou synthpop e techno);

O INFORMATION NO YOUTUBE


BANDAS SIMILARES
  • Deee Lite
  • Pet Shop Boys
  • C&C Music Factory
  • Erasure
  • Jamiroquai
  • B52's
  • New Order
  • Technotronic
  • Ace Of Base
  • Black Eyed Peas

MAIS MÚSICA ELETRÔNICA

VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Information_Society
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Information_Society_(band)
  • Warner Music (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)