TAP AIR PORTUGAL

TAP AIR PORTUGAL
TAP EXPRESS (REGIONAL)
AIR PORTUGÁLIA (EXTINTA)
TAP ENGENHARIA (NO BRASIL)


INTRODUÇÃO

A tradicional TAP Air Portugal é uma grande e conceituada companhia aérea estatal portuguesa, com sede administrativa e hub principal localizados em Lisboa, a capital de Portugal, fundada em 1945 pelo Governo de Portugal, inicialmente com o nome Transportes Aéreos Portugueses, tornando-se, com os passar dos anos, a maior companhia aérea de Portugal, uma das maiores companhias da Europa e uma das maiores do mundo.


Atualmente, ela é a maior e mais importante companhia aérea de Portugal, com uma frota de mais de 100 aeronaves, incluindo os aviões de sua subsidiária para voos regionais TAP Express. Ambas as empresas, matriz e subsidiária, atendem mais de 93 destinos em Portugal e em 36 países, incluindo a Europa Ocidental, Estados Unidos, Rússia, Canadá, Brasil, Israel e alguns países da África (principalmente países de língua portuguesa), com alguns desses destinos suspensos temporariamente em razão da pandemia por Covid-19.


Com a vacinação em massa da população mundial, iniciada em 2021, com o consequente retorno à normalidade, é provável que os voos para esses destinos sejam normalizados nos próximos meses ou anos, com mais localidades atendidas, inclusive.


Aqui no Brasil, as principais concorrentes da TAP Air Portugal são as companhias aéreas brasileiras LATAM Airlines e Azul Linhas Aéreas, ambas também com voos para países europeus.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A tradicional TAP Air Portugal é uma grande e conceituada companhia aérea estatal portuguesa, com sede e hub localizados em Portugal, de onde partem voos regulares, não necessariamente diários, para mais de 93 destinos em Portugal e mais 36 países, operados principalmente por aviões da marca Airbus, Embraer e ATR, inclusive operados por sua subsidiária para voos regionais TAP Express, esta conhecida anteriormente como Portugália Airlines.


Ela é a maior companhia aérea de Portugal, com uma receita bruta de quase € 3 bilhões (euros) em 2017, com lucro de € 23 milhões (euros) no mesmo período, a principal companhia aérea do país, com uma rede de rotas que utiliza o seu hub principal no Aeroporto Internacional de Lisboa, conhecido também como Aeroporto Humberto Delgado, como ponto intermediário de conexões entre a América do Norte (Estados Unidos e Canadá), o Brasil, a Europa Ocidental, a Rússia, Israel e alguns países africanos, como, por exemplo, Angola, Cabo Verde, Marrocos, Moçambique, Guiné-Bissau, Argélia e Senegal, não por acaso uma parte desses países de língua portuguesa e ex-colônias de Portugal.


A rigor, é uma empresa de capital misto, mas de controle estatal, controlada pelo Governo de Portugal, com 72% do capital, tendo o Grupo Barraqueiro como acionista minoritário, com 22%, e o restante nas mãos dos funcionários da empresa. Ela é um dos membros da tradicional aliança de voos internacionais Star Alliance, por meio da qual os passageiros da TAP podem desfrutar de salas VIP e outras conveniências das demais integrantes da aliança, e vice-versa, incluindo a Air Canada, a Air China, a Air India, a Air New Zeeland (Nova Zelândia), a ANA All Nippon (Japão), a Asiana (Coreia do Sul), a Avianca (Colômbia), a Copa (Panamá), a Lufthansa (Alemanha), a Singapore (Singapura), a South African (África do Sul), a Swiss (Suíça), a Thai (Tailândia) e a United Airlines (Estados Unidos), formando assim uma das maiores alianças do gênero no mundo.


O código da TAP Air Portugal na IATA – International Air Transport Association, ou Associação do Transporte Aéreo Internacional, em português, é TP, e o código da empresa na ICAO – International Civil Aviation Organization, ou Organização Civil da Aviação Internacional, em português, é TAP.


HISTÓRIA

A companhia aérea Transportes Aéreos Portugueses foi fundada em 1945 pelo Governo de Portugal, por meio do órgão público Secretariado da Aeronáutica Civil, com a administração da então recém criada companhia tendo escolhido o clássico bimotor a pistão para transporte aéreo Douglas DC-3 para compor a sua frota, com a primeira linha aérea ligando Portugal à Espanha, seguida de outras linhas internacionais importantes, como, por exemplo, Portugal e Angola e Portugal e Moçambique, na época, acredite, com até doze escalas para reabastecimento até chegar a esses destinos no continente africano, com duração de até uma semana, para ida, ou duas semanas, para ida e volta, sendo, na época, a mais extensa linha aérea mundial regular operada com aviões bimotores.


A primeira linha doméstica, entre Lisboa e Porto, uma famosa, elegante e charmosa cidade litorânea de Portugal, foi inaugurada em 1947, no ano em que foram adquiridos os aviões quadrimotores a pistão Douglas C-54 Skymaster. Em 1948, a empresa tornou-se membro efetivo da IATA – International Air Transport Association ou Associação Internacional do Transporte Aéreo, em português. Nos anos seguintes, a Transportes Aéreos Portugueses inaugurou linhas aéreas ligando Portugal à França, Portugal à Inglaterra e Portugal ao Marrocos, este no continente africano.


Em 1953, a Transportes Aéreos Portugueses torna-se uma empresa do tipo Sociedade Anônima, ou seja, uma empresa de capital por ações, mas com controle mantido nas mãos do Governo de Portugal, portanto, na prática, ainda considerada uma empresa estatal, embora, a rigor, já fosse uma empresa de capital misto. Em 1955, com essa injeção de capital externo foram adquiridos dois aviões quadrimotores a pistão pressurizados Lockheed Super-Constellation, um dos mais sofisticados e confortáveis aviões da época, os primeiros aviões de longo alcance da companhia, que permitiram uma drástica redução do tempo de viagem entre Lisboa e Moçambique.


Em 1961, a Transportes Aéreos Portugueses inaugurou o chamado "Voo da Amizade" entre Lisboa e o Rio de Janeiro, um serviço especial entre Portugal e Brasil, com escala técnica para reabastecimento na Ilha do Sal e em Recife. Também em 1961, a empresa inaugurou a sua ligação aérea entre Portugal e a Índia, com uma duração total de 19 horas, com cinco escalas para reabastecimento.


A ERA DO JATO

Em 1962, a Transportes Aéreos Portugueses iniciou a operação com o seu primeiro avião a jato, o bimotor francês Sud Aviation Caravelle, com a ligação entre Lisboa, em Portugal, e Madri, na Espanha, em apenas uma hora de voo, seguida de outras ligações, como, por exemplo, Portugal e Ilhas Canárias, Portugal e Açores, Portugal e Suíça, Portugal e Alemanha, Portugal e Ilha da Madeira e Portugal e Guiné-Bissau, este também um país de língua portuguesa, localizado na África.


Em 1964, a empresa atingiu a marca de 1.000.000 de passageiros transportados.


Em 1965, chega à Transportes Aéreos Portugueses o primeiro jato quadrimotor intercontinental da empresa, o americano Boeing 707, um dos ícones do transporte aéreo transoceânico da época, um dos aviões mais sofisticados e confortáveis da época, seguido dois anos depois pelo trimotor Boeing 727, neste caso para rotas domésticas e internacionais dentro da Europa.


Em 1967, a Transportes Aéreos Portugueses passa a ser a primeira companhia aérea europeia a operar exclusivamente com aviões a jato. Em 1969, foi inaugura a primeira linha aérea da empresa portuguesa ligando Lisboa à cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Durante a década de 1970, foram inauguradas novas linhas aéreas comerciais ligando Portugal ao Canadá. Em 1972, a empresa passou a operar o seu primeiro jato quadrimotor intercontinental Boeing 747, utilizando-o em suas linhas intercontinentais.


Em 1975, a companhia aérea Transportes Aéreos Portugueses foi nacionalizada, passando a ser uma empresa totalmente pública. Em 1979, a companhia aérea foi renomeada para TAP Air Portugal, e, no ano seguinte, em 1980, foi adotada uma nova imagem corporativa, resultando num novo logótipo, novas decorações dos aviões e novos uniformes para os colaboradores da empresa. No mesmo ano, a empresa passou a operar o jato trimotor intercontinental Lockheed L-1011 Tristar, em rotas transoceânicas, inclusive.


No final da década de 1970, a Transportes Aéreos Portugueses operava uma frota de 32 aviões a jato, atendendo 40 destinos, incluindo o Brasil.


Durante a década de 1980, foram inauguradas novas linhas aéreas comerciais partindo de Portugal, inclusive para Roma, na Itália, para Barcelona, na Espanha, e para Basileia, na Suíça. Essa década de 1980 foi difícil para a TAP Air Portugal e para várias companhias aéreas europeias e americanas, pois houve uma desregulamentação governamental quase que generalizada nessas duas regiões, permitindo a entrada de novas competidoras nesses mercados, inclusive de empresas de voos charter, com preços mais baixos. Várias companhias despreparadas, com custos operacionais elevados, foram à falência nesses dois mercados, e as empresas tradicionais que conseguiram sobreviver tiveram que enxugar custos para se manter competitivas.


Em 1983, a TAP Air Portugal passou a operar o bimotor Boeing 737 em suas rotas mais curtas, tanto dentro de Portugal quanto para ligações dentro da Europa. Em 1985, foi inaugurado o Museu TAP, e foi criada a companhia de voos charter Air Atlantis, que operou até 1993. Em 1985, a empresa atingiu a marca de 2.000.000 de passageiros transportados.


Em 1991, a TAP Air Portugal foi transformada novamente em uma Sociedade Anônima, com ações disponíveis no mercado, mas ainda com controle mantido pelo Governo de Portugal. Em 1993, a empresa passa a fazer a ligação entre Portugal e Israel, pousando em Tel Aviv ou Telavive, a capital do país. Em 1994, foi lançado o Plano Estratégico e de Saneamento Económico-Financeiro para recuperação da empresa. Em 1999, foi lançado o conjunto de orientações estratégicas chamado Modernização e Recuperação da TAP.


Durante a década de 1990, foi implementado uma completa renovação da frota da TAP Air Portugal, com a introdução de modelos de aviões mais eficientes em sua frota, passando a operar quase exclusivamente aviões europeus, incluindo o Airbus A310, o Airbus A320, o Airbus A319, o Airbus A321 e o Airbus A340, este em substituição ao trimotor Lockheed L-1011 Tristar, menos econômico.


Durante a década de 2000, foi iniciada uma reestruturação da TAP Air Portugal, com a chegada de um experiente executivo, o engenheiro e administrador de empresas brasileiro Fernando Pinto, um ex-executivo da então companhia aérea brasileira Varig – Viação Aérea Riograndense, que, logo nos primeiros anos, implementou um inteligente sistema de irradiação de rotas a partir de Portugal, transformando assim o país europeu numa porta de entrada ou ponte de ligação para cidadãos sul-americanos em visita à Europa Ocidental, um ponto de conexão para inúmeros voos ligando os dois continentes.


Em 2003, surgiu o Grupo TAP, para concentrar e organizar todos os investimentos e iniciativas relacionados à TAP Air Portugal. A recuperação econômico-financeira iniciada então começou a apresentar resultados e a empresa apresentou pela primeira vez lucros em muitos anos. Mais adiante, em 2005, em comemoração aos 60 anos da companhia, foi alterada a imagem corporativa da empresa, inclusive com um novo logotipo e introduzindo a empresa na gigante Star Alliance, uma das maiores associações de companhias de aviação do mundo. No mesmo ano, nasce também o novo programa de passageiro frequente da companhia, o Programa Victoria.


Em 2006, a TAP Air Portugal assumiu o controle da empresa brasileira de manutenção aeronáutica Varig Engenharia e Manutenção, o maior centro de manutenção de aviões comerciais de médio e grande portes da América do Sul, com oficinas de manutenção no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Em 2007, foi concretizada a integração operacional da TAP Air Portugal e da companhia aérea regional Portugália Airlines. No ano seguinte, nasce a revista de bordo UP, da TAP Air Portugal.


Em 2007, a TAP foi considerada a 10ª companhia aérea mais segura do mundo pela edição japonesa da revista Newsweek.


Depois de tomar a decisão de subcontratar o seu sistema de serviço de passageiros em 2008, a TAP Air Portugal migrou os seus sistemas de reservas e inventário para o sistema Altéa, administrado pelo Amadeus. Antes da migração para o sistema Altéa, a TAP Air Portugal usava um sistema derivado da Delta Air Lines chamado de Tapmatic, usado desde 1972.


De acordo com o relatório de segurança aéreo JACDEC, divulgado em 2011, a TAP Air Portugal foi classificada como a mais segura companhia aérea da Europa Ocidental e a 4ª mais segura de todo o mundo, ultrapassada apenas pelas companhias aéreas Qantas, da Austrália, Finnair, da Finlândia, e Air New Zealand, da Nova Zelândia.


Em 2014, a então companhia aérea regional Portugália Airlines, anunciou que passaria a operar o avião bimotor turboélice de porte médio ATR-42-600, como parte de seu plano de renovação de frota.


PRIVATIZAÇÕES

Ao longo de sua existência, desde a década de 1950, houve várias tentativas de privatizar, total ou parcialmente, o capital da Transportes Aéreos Portugueses e de sua sucessora, a TAP Air Portugal. Algumas tentativas foram, digamos, mais ou menos felizes, outras nem tanto.


A TAP Air Portugal é uma entre inúmeros casos de companhias aéreas estatais privatizadas e, posteriormente, reestatizadas. Entre as razões apontadas por economistas, analistas de mercados de capitais, jornalistas, executivos do mercado financeiro e funcionários públicos para esse fenômeno está a excessiva exposição de companhias aéreas no mundo todo ao sobe e desce dos preços do petróleo no mercado internacional. É praticamente impossível se proteger completamente dessas variações abruptas. Essas empresas tentam fazer hedge (assinatura antecipada de contratos de compra de combustíveis), mas mesmo assim acabam sendo, mais cedo ou mais tarde, vítimas dessas instabilidades, algumas até chegando ao ponto de fechar as portas.


Entre as soluções apontadas para esse fenômeno de mercado está o uso de aviões bimotores, mais econômicos, em substituição aos aviões quadrimotores e trimotores. Assim, as companhias ficam menos expostas (embora não totalmente) a essas variações de preços. Já dizia o falecido comandante Rolim Amaro, dono da então TAM Linhas Aéreas, conhecida atualmente LATAM Airlines, que o segredo de se manter no mercado de transporte aéreo é reagir rápido, se necessário com demissões e devolução de aviões às empresas de leasing.


Durante a década de 2010, por exemplo, foram algumas tentativas de privatização, a primeira em 2012, com um interessado ao final do processo, o empresário brasileiro Germán Efromovich, e, mais adiante, em 2014, com a reabertura do processo de privatização, com um investidor de peso interessado, o experiente brasileiro e americano David Neeleman, principal acionista da bem sucedida companhia aérea brasileira Azul Linhas Aéreas, com a conclusão do processo de privatização em 2015.


Um pouco mais adiante, a privatização foi revertida pelo atual Governo de Portugal, de convicções políticas de esquerda, que negociou com David Neeleman a recompra de ações por parte do Estado Português, que voltou a controlar a empresa.


Na sequência, em 2016, foi anunciada a mudança e consequente extinção comercial da marca PGA - Portugália Airlines, passando apenas a existir operacionalmente, ostentando a denominação comercial de TAP Express, com os aviões Embraer E-190, Embraer E-195 e ATR-72, os três econômicos e seguros.


Em 2017, o executivo Miguel Antunes Frasquilho, até então presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, foi escolhido para ser o presidente do conselho da TAP Air Portugal.


ESTRUTURA CORPORATIVA

A empresa portuguesa TAP Air Portugal é uma companhia aérea que possui algumas participações societárias / acionárias importantes em outras empresas ou detém controle integral do capital de outras empresas, ou seja, é uma empresa do tipo matriz ou holding.


O Grupo TAP é formado pela TAP Air Portugal e suas empresas subsidiárias, controladas e coligadas.


PRINCIPAIS EMPRESAS DO GRUPO TAP (EM 2019)

EMPRESA

ATIVIDADE

PARTICIPAÇÃO

TAP Express

Companhia aérea regional

100%

Groundforce Portugal

Serviços de apoio em solo (handling)

49%

TAP Maintenance

Manutenção de aviões em Portugal

100%

TAP Engenharia

Manutenção de aviões no Brasil

90%

TAP Tours

Agências de viagens

100%

TAP Serviços

 

100%

CateringPOR

Limpeza e alimentação nos aviões

51%

Megasis

 

100%

UCS

 

100%

TAP Cargo

Transporte de cargas

100%

 

 

 

Observação: As porcentagens de participação são referentes a 2019, elas podem variar um pouco, para cima ou para baixo, de acordo com a fonte consultada. O blog optou pelas fontes que parecem ser mais precisas.


DESTINOS DA TAP

A companhia aérea portuguesa TAP Air Portugal tem uma rede de 93 destinos em 36 países, principalmente na Europa, na África, na América do Sul e nos Estados Unidos. Alguns destinos domésticos ou regionais, europeus e africanos são operados pela TAP Express, a subsidiária do grupo que opera aviões menores, o ATR-72, o Embraer E-190 e o Embraer E-195.


Em 2019, ela foi a companhia aérea europeia com mais destinos atendidos no Brasil, com o maior número de passageiros transportados entre o Brasil e a Europa, quando comparada com as suas congêneres europeias.


DESTINOS DA TAP E DA TAP EXPRESS, A PARTIR DE PORTUGAL

PAÍS

CIDADES ATENDIDAS

África do Sul

Cidade do Cabo

Argélia

Argel

Angola

Luanda

Áustria

Viena

Bélgica

Bruxelas

Brasil

Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Maceió, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo

Canadá

Montreal e Toronto

Cabo Verde

Boa Vista, Praia, Ilha do Sal e São Vicente

Espanha

Alicante, Asturias, Barcelona, Bilbao, Las Palmas, Madri, Málaga, Sevilha e Valência

Dinamarca

Copenhague

Estados Unidos

Boston, Chicago, Miami, Nova York, Newark, San Francisco e Washington

Finlândia

Helsinque

França

Bordeaux, Lyon, Marselha, Nantes, Legal, Paris e Toulouse

Gâmbia

Banjul

Alemanha

Berlim, Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Munique e Stuttgart

Gana

Accra

Guiné

Conakri

Guiné-Bissau

Bissau

Hungria

Budapeste

Irlanda

Dublin

Israel

Tel Aviv

Itália

Bolonha, Florença, Milão, Nápoles, Roma e Veneza

Costa do Marfim

Abidjan

Luxemburgo

Luxemburgo

Marrocos

Casablanca, Marrakech e Tanger

Moçambique

Maputo

Holanda / Países Baixos

Amsterdam

Noruega

Oslo

Polônia

Varsóvia

Rússia

Moscou

Senegal

Dacar

República Checa

Praga

Suécia

Estocolmo

Suíça

Genebra e Zurique

São Tomé e Príncipe

São Tomé

Reino Unido / Inglaterra

Londres e Manchester

Venezuela

Caracas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação: Por causa da pandemia por Covid-19, é possível que esse quadro não esteja atualizado. Confirme as localidades atendidas no site da empresa ou pelo telefone da empresa, caso pretenda viajar em breve.


MERCADO

Infelizmente, em 2020, com a pandemia provocada pelo vírus Covid-19, o tráfego aéreo mundial foi reduzido em cerca de 90% e companhias aéreas no mundo todo sentiram fortemente o impacto. Assim como em outros casos, a dívida da TAP Air Portugal cresceu, mas no caso específico da empresa portuguesa para 395 milhões (euros).


Ainda em 2020, Pedro Nuno Santos, ministro da infraestrutura de Portugal disse que a "A TAP é do povo português, para o bem e para o mal", efetivando assim o controle da empresa pela população portuguesa.


Com a vacinação em massa da população mundial em 2021, com o consequente retorno do tráfego aéreo mundial à normalidade, é provável que a situação financeira da empresa portuguesa se normalize, assim como nos demais casos, em todo o mundo.


Aqui no Brasil, as principais concorrentes da TAP Air Portugal são as companhias aéreas brasileiras LATAM Airlines e Azul Linhas Aéreas, ambas também com voos para países europeus.


FROTA DA TAP

 TAP Air Portugal e sua empresa regional TAP Express só utilizam aviões das marcas Airbus, Embraer e ATR, grande parte deles por meio de arrendamento / leasing ou aluguel.


FROTA DA TAP AIR PORTUGAL EM 2020

MODELO

QUANTIDADE

Airbus A319

17

Airbus A320

18

Airbus A320neo

7

Airbus A321

13

Airbus A321neo

7

Airbus A330

7

Airbus A330neo

19

 

 

 

 

 

 


FROTA DA TAP EXPRESS EM 2020

MODELO

QUANTIDADE

ATR-72-600

8

Embraer E-190

9

Embraer E-195

4

 

 

 

 


FICHA TÉCNICA

  • Nome atual: TAP Air Portugal
  • Nome anterior: Transportes Aéreos Portugueses;
  • Fundação: 1945;
  • Sede: Lisboa, Portugal;
  • Hub principal: Lisboa, Portugal;
  • Presidente: Miguel Frasquilho;
  • Principal acionista: Governo de Portugal (72%);
  • Receita bruta (2017): € 2,97 bilhões (euros);
  • Resultado líquido (2017): € 23 milhões (euros);
  • Subsidiárias: TAP Express, entre outras;
  • Frota: + de 100 aeronaves (Airbus, Embraer e ATR);
  • Empregados (2018): + de 7.300, em Portugal e no exterior;
  • Destinos atendidos: 93;
  • Países atendidos: 36;
  • Aliança comercial: Star Alliance;
  • Código ICAO: TAP;
  • Código IATA: TP;
  • Chamada: AIR PORTUGAL;
  • Milhagem: TAP Miles&Go (antes TAP Victória);
  • Site oficial: www.flytap.com


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/TAP_Air_Portugal
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Portug%C3%A1lia_Airlines
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/TAP_Air_Portugal
  • TAP (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)