TAP AIR PORTUGAL
TAP AIR PORTUGAL
TAP EXPRESS (REGIONAL)
AIR PORTUGÁLIA (EXTINTA)
TAP ENGENHARIA (NO BRASIL)
INTRODUÇÃO
A tradicional TAP Air Portugal é uma grande e conceituada companhia aérea estatal portuguesa, com sede administrativa e hub principal localizados em Lisboa, a capital de Portugal, fundada em 1945 pelo Governo de Portugal, inicialmente com o nome Transportes Aéreos Portugueses, tornando-se, com os passar dos anos, a maior companhia aérea de Portugal, uma das maiores companhias da Europa e uma das maiores do mundo.
Atualmente, ela é a maior e mais importante companhia
aérea de Portugal, com uma frota de mais de 100 aeronaves, incluindo os aviões
de sua subsidiária para voos regionais TAP
Express. Ambas as empresas, matriz e subsidiária, atendem mais de 93
destinos em Portugal e em 36 países, incluindo a Europa Ocidental, Estados Unidos, Rússia, Canadá, Brasil, Israel e alguns
países da África (principalmente
países de língua portuguesa), com alguns desses destinos suspensos
temporariamente em razão da pandemia por Covid-19.
Com a vacinação em massa da população mundial,
iniciada em 2021, com o consequente retorno à normalidade, é provável que os voos
para esses destinos sejam normalizados nos próximos meses ou anos, com mais
localidades atendidas, inclusive.
Aqui no Brasil, as principais concorrentes da TAP Air
Portugal são as companhias aéreas brasileiras LATAM Airlines e Azul Linhas
Aéreas, ambas também com voos para países europeus.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A tradicional TAP Air Portugal é uma grande e conceituada companhia aérea estatal portuguesa, com sede e hub localizados em Portugal, de onde partem voos regulares, não necessariamente diários, para mais de 93 destinos em Portugal e mais 36 países, operados principalmente por aviões da marca Airbus, Embraer e ATR, inclusive operados por sua subsidiária para voos regionais TAP Express, esta conhecida anteriormente como Portugália Airlines.
Ela é a maior companhia aérea de Portugal, com uma
receita bruta de quase € 3 bilhões (euros) em 2017, com
lucro de € 23 milhões (euros) no mesmo período, a principal companhia aérea do país, com uma rede de
rotas que utiliza o seu hub principal no Aeroporto Internacional de Lisboa,
conhecido também como Aeroporto Humberto Delgado, como ponto intermediário de
conexões entre a América do Norte (Estados Unidos e Canadá), o Brasil, a Europa
Ocidental, a Rússia, Israel e alguns países africanos, como, por exemplo, Angola, Cabo Verde, Marrocos, Moçambique,
Guiné-Bissau, Argélia e Senegal,
não por acaso uma parte desses países de língua portuguesa e ex-colônias de
Portugal.
A rigor, é uma empresa de capital misto, mas de
controle estatal, controlada pelo Governo de Portugal, com 72% do capital,
tendo o Grupo Barraqueiro como acionista minoritário, com 22%, e o restante nas
mãos dos funcionários da empresa. Ela é um dos membros da tradicional aliança
de voos internacionais Star Alliance,
por meio da qual os passageiros da TAP podem desfrutar de salas VIP e outras
conveniências das demais integrantes da aliança, e vice-versa, incluindo a Air Canada, a Air China, a Air India,
a Air New Zeeland (Nova Zelândia), a
ANA All Nippon (Japão), a Asiana (Coreia do Sul), a Avianca (Colômbia), a Copa (Panamá), a Lufthansa (Alemanha), a Singapore (Singapura), a South African (África do Sul), a Swiss (Suíça), a Thai (Tailândia) e a United
Airlines (Estados Unidos), formando assim uma das maiores alianças do
gênero no mundo.
O código da TAP Air Portugal na IATA – International
Air Transport Association, ou Associação do Transporte Aéreo Internacional, em
português, é TP, e o código da empresa na ICAO – International Civil Aviation
Organization, ou Organização Civil da Aviação Internacional, em português, é
TAP.
HISTÓRIA
A companhia aérea Transportes Aéreos Portugueses foi fundada em 1945 pelo Governo de Portugal, por meio do órgão público Secretariado da Aeronáutica Civil, com a administração da então recém criada companhia tendo escolhido o clássico bimotor a pistão para transporte aéreo Douglas DC-3 para compor a sua frota, com a primeira linha aérea ligando Portugal à Espanha, seguida de outras linhas internacionais importantes, como, por exemplo, Portugal e Angola e Portugal e Moçambique, na época, acredite, com até doze escalas para reabastecimento até chegar a esses destinos no continente africano, com duração de até uma semana, para ida, ou duas semanas, para ida e volta, sendo, na época, a mais extensa linha aérea mundial regular operada com aviões bimotores.
A primeira linha doméstica, entre Lisboa e Porto, uma
famosa, elegante e charmosa cidade litorânea de Portugal, foi inaugurada em
1947, no ano em que foram adquiridos os aviões quadrimotores a pistão Douglas C-54 Skymaster. Em 1948, a empresa
tornou-se membro efetivo da IATA – International Air Transport Association ou
Associação Internacional do Transporte Aéreo, em português. Nos anos seguintes,
a Transportes Aéreos Portugueses inaugurou linhas aéreas ligando Portugal à
França, Portugal à Inglaterra e Portugal ao Marrocos, este no continente
africano.
Em 1953, a Transportes Aéreos Portugueses torna-se uma
empresa do tipo Sociedade Anônima, ou seja, uma empresa de capital por ações,
mas com controle mantido nas mãos do Governo de Portugal, portanto, na prática,
ainda considerada uma empresa estatal, embora, a rigor, já fosse uma empresa de
capital misto. Em 1955, com essa injeção de capital externo foram adquiridos
dois aviões quadrimotores a pistão pressurizados Lockheed Super-Constellation, um
dos mais sofisticados e confortáveis aviões da época, os primeiros aviões de
longo alcance da companhia, que permitiram uma drástica redução do tempo de viagem
entre Lisboa e Moçambique.
Em 1961, a Transportes Aéreos Portugueses inaugurou o
chamado "Voo da Amizade" entre Lisboa e o Rio de Janeiro, um serviço
especial entre Portugal e Brasil, com escala técnica para reabastecimento na
Ilha do Sal e em Recife. Também em 1961, a empresa inaugurou a sua ligação
aérea entre Portugal e a Índia, com uma duração total de 19 horas, com cinco
escalas para reabastecimento.
A ERA DO JATO
Em 1962, a Transportes Aéreos Portugueses iniciou a operação com o seu primeiro avião a jato, o bimotor francês Sud Aviation Caravelle, com a ligação entre Lisboa, em Portugal, e Madri, na Espanha, em apenas uma hora de voo, seguida de outras ligações, como, por exemplo, Portugal e Ilhas Canárias, Portugal e Açores, Portugal e Suíça, Portugal e Alemanha, Portugal e Ilha da Madeira e Portugal e Guiné-Bissau, este também um país de língua portuguesa, localizado na África.
Em 1964, a empresa atingiu a marca de 1.000.000 de
passageiros transportados.
Em 1965, chega à Transportes Aéreos Portugueses o
primeiro jato quadrimotor intercontinental da empresa, o americano Boeing 707, um dos ícones do transporte
aéreo transoceânico da época, um dos aviões mais sofisticados e confortáveis da
época, seguido dois anos depois pelo trimotor Boeing 727, neste caso para rotas domésticas e internacionais
dentro da Europa.
Em 1967, a Transportes Aéreos Portugueses passa a ser
a primeira companhia aérea europeia a operar exclusivamente com aviões a jato. Em
1969, foi inaugura a primeira linha aérea da empresa portuguesa ligando Lisboa
à cidade de Nova York, nos Estados Unidos. Durante a década de 1970, foram
inauguradas novas linhas aéreas comerciais ligando Portugal ao Canadá. Em 1972,
a empresa passou a operar o seu primeiro jato quadrimotor intercontinental
Boeing 747, utilizando-o em suas linhas intercontinentais.
Em 1975, a companhia aérea Transportes Aéreos
Portugueses foi nacionalizada, passando a ser uma empresa totalmente pública. Em
1979, a companhia aérea foi renomeada para TAP Air Portugal, e, no ano
seguinte, em 1980, foi adotada uma nova imagem corporativa, resultando num novo
logótipo, novas decorações dos aviões e novos uniformes para os colaboradores
da empresa. No mesmo ano, a empresa passou a operar o jato trimotor
intercontinental Lockheed L-1011 Tristar, em rotas transoceânicas, inclusive.
No final da década de 1970, a Transportes Aéreos
Portugueses operava uma frota de 32 aviões a jato, atendendo 40 destinos,
incluindo o Brasil.
Durante a década de 1980, foram inauguradas novas
linhas aéreas comerciais partindo de Portugal, inclusive para Roma, na Itália,
para Barcelona, na Espanha, e para Basileia, na Suíça. Essa década de 1980 foi
difícil para a TAP Air Portugal e para várias companhias aéreas europeias e
americanas, pois houve uma desregulamentação governamental quase que
generalizada nessas duas regiões, permitindo a entrada de novas competidoras
nesses mercados, inclusive de empresas de voos charter, com preços mais baixos.
Várias companhias despreparadas, com custos operacionais elevados, foram à
falência nesses dois mercados, e as empresas tradicionais que conseguiram
sobreviver tiveram que enxugar custos para se manter competitivas.
Em 1983, a TAP Air Portugal passou a operar o bimotor
Boeing 737 em suas rotas mais curtas, tanto dentro de Portugal quanto para
ligações dentro da Europa. Em 1985, foi inaugurado o Museu TAP, e foi criada a
companhia de voos charter Air Atlantis, que operou até 1993. Em 1985, a empresa
atingiu a marca de 2.000.000 de passageiros transportados.
Em 1991, a TAP Air Portugal foi transformada novamente
em uma Sociedade Anônima, com ações disponíveis no mercado, mas ainda com
controle mantido pelo Governo de Portugal. Em 1993, a empresa passa a fazer a
ligação entre Portugal e Israel, pousando em Tel Aviv ou Telavive, a capital do
país. Em 1994, foi lançado o Plano Estratégico e de Saneamento Económico-Financeiro
para recuperação da empresa. Em 1999, foi lançado o conjunto de orientações
estratégicas chamado Modernização e Recuperação da TAP.
Durante a década de 1990, foi implementado uma
completa renovação da frota da TAP Air Portugal, com a introdução de modelos de
aviões mais eficientes em sua frota, passando a operar quase exclusivamente
aviões europeus, incluindo o Airbus A310, o Airbus A320, o Airbus A319, o
Airbus A321 e o Airbus A340, este em substituição ao trimotor Lockheed L-1011
Tristar, menos econômico.
Durante a década de 2000, foi iniciada uma
reestruturação da TAP Air Portugal, com a chegada de um experiente executivo, o
engenheiro e administrador de empresas brasileiro Fernando Pinto, um
ex-executivo da então companhia aérea brasileira Varig – Viação Aérea
Riograndense, que, logo nos primeiros anos, implementou um inteligente sistema
de irradiação de rotas a partir de Portugal, transformando assim o país europeu
numa porta de entrada ou ponte de ligação para cidadãos sul-americanos em
visita à Europa Ocidental, um ponto de conexão para inúmeros voos ligando os
dois continentes.
Em 2003, surgiu o Grupo TAP, para concentrar e
organizar todos os investimentos e iniciativas relacionados à TAP Air Portugal.
A recuperação econômico-financeira iniciada então começou a apresentar
resultados e a empresa apresentou pela primeira vez lucros em muitos anos. Mais
adiante, em 2005, em comemoração aos 60 anos da companhia, foi alterada a
imagem corporativa da empresa, inclusive com um novo logotipo e introduzindo a
empresa na gigante Star Alliance, uma das maiores associações de companhias de
aviação do mundo. No mesmo ano, nasce também o novo programa de passageiro
frequente da companhia, o Programa Victoria.
Em 2006, a TAP Air Portugal assumiu o controle da empresa
brasileira de manutenção aeronáutica Varig Engenharia e Manutenção, o maior
centro de manutenção de aviões comerciais de médio e grande portes da América
do Sul, com oficinas de manutenção no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Em
2007, foi concretizada a integração operacional da TAP Air Portugal e da companhia
aérea regional Portugália Airlines. No ano seguinte, nasce a revista de bordo
UP, da TAP Air Portugal.
Em 2007, a TAP foi considerada a 10ª companhia aérea mais
segura do mundo pela edição japonesa da revista Newsweek.
Depois de tomar a decisão de subcontratar o seu
sistema de serviço de passageiros em 2008, a TAP Air Portugal migrou os seus
sistemas de reservas e inventário para o sistema Altéa, administrado pelo
Amadeus. Antes da migração para o sistema Altéa, a TAP Air Portugal usava um
sistema derivado da Delta Air Lines chamado de Tapmatic, usado desde 1972.
De acordo com o relatório de segurança aéreo JACDEC,
divulgado em 2011, a TAP Air Portugal foi classificada como a mais segura
companhia aérea da Europa Ocidental e a 4ª mais segura de todo o mundo,
ultrapassada apenas pelas companhias aéreas Qantas, da Austrália, Finnair, da
Finlândia, e Air New Zealand, da Nova Zelândia.
Em 2014, a então companhia aérea regional Portugália
Airlines, anunciou que passaria a operar o avião bimotor turboélice de porte
médio ATR-42-600, como parte de seu plano de renovação de frota.
PRIVATIZAÇÕES
Ao longo de sua existência, desde a década de 1950, houve várias tentativas de privatizar, total ou parcialmente, o capital da Transportes Aéreos Portugueses e de sua sucessora, a TAP Air Portugal. Algumas tentativas foram, digamos, mais ou menos felizes, outras nem tanto.
A TAP Air Portugal é uma entre inúmeros casos de
companhias aéreas estatais privatizadas e, posteriormente, reestatizadas. Entre
as razões apontadas por economistas, analistas de mercados de capitais,
jornalistas, executivos do mercado financeiro e funcionários públicos para esse
fenômeno está a excessiva exposição de companhias aéreas no mundo todo ao sobe
e desce dos preços do petróleo no mercado internacional. É praticamente
impossível se proteger completamente dessas variações abruptas. Essas empresas
tentam fazer hedge (assinatura
antecipada de contratos de compra de combustíveis), mas mesmo assim acabam
sendo, mais cedo ou mais tarde, vítimas dessas instabilidades, algumas até
chegando ao ponto de fechar as portas.
Entre as soluções apontadas para esse fenômeno de
mercado está o uso de aviões bimotores, mais econômicos, em substituição aos
aviões quadrimotores e trimotores. Assim, as companhias ficam menos expostas
(embora não totalmente) a essas variações de preços. Já dizia o falecido
comandante Rolim Amaro, dono da então TAM Linhas Aéreas, conhecida atualmente
LATAM Airlines, que o segredo de se manter no mercado de transporte aéreo é
reagir rápido, se necessário com demissões e devolução de aviões às empresas de
leasing.
Durante a década de 2010, por exemplo, foram algumas
tentativas de privatização, a primeira em 2012, com um interessado ao final do
processo, o empresário brasileiro Germán Efromovich, e, mais adiante, em 2014,
com a reabertura do processo de privatização, com um investidor de peso
interessado, o experiente brasileiro e americano David Neeleman, principal acionista da bem sucedida companhia aérea
brasileira Azul Linhas Aéreas, com a
conclusão do processo de privatização em 2015.
Um pouco mais adiante, a privatização foi revertida
pelo atual Governo de Portugal, de convicções políticas de esquerda, que
negociou com David Neeleman a recompra de ações por parte do Estado Português, que
voltou a controlar a empresa.
Na sequência, em 2016, foi anunciada a mudança e
consequente extinção comercial da marca PGA - Portugália Airlines, passando
apenas a existir operacionalmente, ostentando a denominação comercial de TAP Express,
com os aviões Embraer E-190, Embraer E-195 e ATR-72, os três econômicos e
seguros.
Em 2017, o executivo Miguel Antunes Frasquilho, até
então presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal,
foi escolhido para ser o presidente do conselho da TAP Air Portugal.
ESTRUTURA CORPORATIVA
A empresa portuguesa TAP Air Portugal é uma companhia aérea que possui algumas participações societárias / acionárias importantes em outras empresas ou detém controle integral do capital de outras empresas, ou seja, é uma empresa do tipo matriz ou holding.
O Grupo TAP é formado pela TAP Air Portugal e suas
empresas subsidiárias, controladas e coligadas.
PRINCIPAIS
EMPRESAS DO GRUPO TAP (EM 2019) |
||
EMPRESA |
ATIVIDADE |
PARTICIPAÇÃO |
TAP Express |
Companhia aérea regional |
100% |
Groundforce Portugal |
Serviços de apoio em solo (handling) |
49% |
TAP Maintenance |
Manutenção de aviões em Portugal |
100% |
TAP Engenharia |
Manutenção de aviões no Brasil |
90% |
TAP Tours |
Agências de viagens |
100% |
TAP Serviços |
|
100% |
CateringPOR |
Limpeza e alimentação nos aviões |
51% |
Megasis |
|
100% |
UCS |
|
100% |
TAP Cargo |
Transporte de cargas |
100% |
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Observação: As porcentagens de participação são
referentes a 2019, elas podem variar um pouco, para cima ou para baixo, de
acordo com a fonte consultada. O blog optou pelas fontes que parecem ser mais
precisas.
DESTINOS DA TAP
A companhia aérea portuguesa TAP Air Portugal tem uma rede de 93 destinos em 36 países, principalmente na Europa, na África, na América do Sul e nos Estados Unidos. Alguns destinos domésticos ou regionais, europeus e africanos são operados pela TAP Express, a subsidiária do grupo que opera aviões menores, o ATR-72, o Embraer E-190 e o Embraer E-195.
Em 2019, ela foi a companhia aérea europeia com mais
destinos atendidos no Brasil, com o maior número de passageiros transportados
entre o Brasil e a Europa, quando comparada com as suas congêneres europeias.
DESTINOS DA
TAP E DA TAP EXPRESS, A PARTIR DE PORTUGAL |
|
PAÍS |
CIDADES
ATENDIDAS |
África do Sul |
Cidade do Cabo |
Argélia |
Argel |
Angola |
Luanda |
Áustria |
Viena |
Bélgica |
Bruxelas |
Brasil |
Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Maceió, Natal,
Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo |
Canadá |
Montreal e Toronto |
Cabo Verde |
Boa Vista, Praia, Ilha do Sal e São Vicente |
Espanha |
Alicante, Asturias, Barcelona, Bilbao, Las Palmas,
Madri, Málaga, Sevilha e Valência |
Dinamarca |
Copenhague |
Estados Unidos |
Boston, Chicago, Miami, Nova York, Newark, San
Francisco e Washington |
Finlândia |
Helsinque |
França |
Bordeaux, Lyon, Marselha, Nantes, Legal, Paris e
Toulouse |
Gâmbia |
Banjul |
Alemanha |
Berlim, Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Munique e
Stuttgart |
Gana |
Accra |
Guiné |
Conakri |
Guiné-Bissau |
Bissau |
Hungria |
Budapeste |
Irlanda |
Dublin |
Israel |
Tel Aviv |
Itália |
Bolonha,
Florença, Milão, Nápoles, Roma e Veneza |
Costa
do Marfim |
Abidjan |
Luxemburgo |
Luxemburgo |
Marrocos |
Casablanca,
Marrakech e Tanger |
Moçambique |
Maputo |
Holanda
/ Países Baixos |
Amsterdam |
Noruega |
Oslo |
Polônia |
Varsóvia |
Rússia |
Moscou |
Senegal |
Dacar |
República Checa |
Praga |
Suécia |
Estocolmo |
Suíça |
Genebra
e Zurique |
São
Tomé e Príncipe |
São
Tomé |
Reino
Unido / Inglaterra |
Londres
e Manchester |
Venezuela |
Caracas |
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Observação: Por causa da pandemia por Covid-19, é
possível que esse quadro não esteja atualizado. Confirme as localidades
atendidas no site da empresa ou pelo telefone da empresa, caso pretenda viajar
em breve.
MERCADO
Infelizmente, em 2020, com a pandemia provocada pelo vírus Covid-19, o tráfego aéreo mundial foi reduzido em cerca de 90% e companhias aéreas no mundo todo sentiram fortemente o impacto. Assim como em outros casos, a dívida da TAP Air Portugal cresceu, mas no caso específico da empresa portuguesa para € 395 milhões (euros).
Ainda em 2020, Pedro Nuno Santos, ministro da
infraestrutura de Portugal disse que a "A TAP é do povo português, para o
bem e para o mal", efetivando assim o controle da empresa pela população
portuguesa.
Com a vacinação em massa da população mundial em 2021,
com o consequente retorno do tráfego aéreo mundial à normalidade, é provável
que a situação financeira da empresa portuguesa se normalize, assim como nos
demais casos, em todo o mundo.
Aqui no Brasil, as principais concorrentes da TAP Air
Portugal são as companhias aéreas brasileiras LATAM Airlines e Azul Linhas
Aéreas, ambas também com voos para países europeus.
FROTA DA TAP
TAP Air Portugal e sua empresa regional TAP Express só utilizam aviões das marcas Airbus, Embraer e ATR, grande parte deles por meio de arrendamento / leasing ou aluguel.
FROTA DA
TAP AIR PORTUGAL EM 2020 |
|
MODELO |
QUANTIDADE |
Airbus A319 |
17 |
Airbus A320 |
18 |
Airbus A320neo |
7 |
Airbus A321 |
13 |
Airbus A321neo |
7 |
Airbus A330 |
7 |
Airbus A330neo |
19 |
|
|
|
|
|
|
FROTA DA
TAP EXPRESS EM 2020 |
|
MODELO |
QUANTIDADE |
ATR-72-600 |
8 |
Embraer E-190 |
9 |
Embraer E-195 |
4 |
|
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FICHA TÉCNICA
- Nome atual: TAP Air Portugal
- Nome anterior: Transportes Aéreos Portugueses;
- Fundação: 1945;
- Sede: Lisboa, Portugal;
- Hub principal: Lisboa, Portugal;
- Presidente: Miguel Frasquilho;
- Principal acionista: Governo de Portugal (72%);
- Receita
bruta (2017): € 2,97 bilhões (euros);
- Resultado líquido (2017): € 23 milhões (euros);
- Subsidiárias: TAP Express, entre outras;
- Frota: + de 100 aeronaves (Airbus, Embraer e ATR);
- Empregados (2018): + de 7.300, em Portugal e no exterior;
- Destinos atendidos: 93;
- Países atendidos: 36;
- Aliança comercial: Star Alliance;
- Código ICAO: TAP;
- Código IATA: TP;
- Chamada: AIR PORTUGAL;
- Milhagem: TAP Miles&Go (antes TAP Victória);
- Site oficial: www.flytap.com
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Melhores Destinos: https://www.melhoresdestinos.com.br/novo-airbnus-a330-neo-tap.html
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/TAP_Air_Portugal
- Vou na Janela: https://www.vounajanela.com/companhias-aereas/como-e-voar-nos-novos-airbus-a320neo-da-tap/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Portug%C3%A1lia_Airlines
- Site da TAP: https://www.flytap.com/pt-br/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/TAP_Air_Portugal
- TAP (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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