CHRYSTIAN & RALF (MÚSICA)

CHRYSTIAN & RALF
JOSÉ PEREIRA DA SILVA (CHRYSTIAN)
RALF RICHARDSON DA SILVA (RALF)
MÚSICA SERTANEJA


INTRODUÇÃO

Chrystian & Ralf é o nome de uma talentosa, sensível e bem sucedida dupla brasileira de música sertaneja, com elementos e tendências de soul, MPB, country, caipira, MPP / fado e blues, dentre outros ritmos e estilos, formada no Brasil, na década de 1980, pelo cantor, compositor e violonista José Pereira da Silva, o Chrystian, em tom agudo ou segunda voz, e pelo também cantor, compositor e violonista Ralf Richardson da Silva, o Ralf, em tom agudo ou falsete, ambos de nacionalidade brasileira. Atualmente, a dupla ainda existe e faz apresentações musicais, mas agora em ritmo bem mais tranquilo que antes.


Durante o período de intensa atividade, nas décadas de 1980 e 1990, a dupla Chrystian & Ralf obteve o reconhecimento da crítica musical brasileira, da indústria fonográfica, da mídia em geral e do público pelo bom gosto e refinamento musicais, pela originalidade, pela sensibilidade musical e pela precisão na execução dos arranjos. Entre as faixas mais marcantes da dupla, consideradas até mesmo pelos mais exigentes críticos musicais como clássicos da música sertaneja brasileira, estão Sou Eu, Loucura Demais, Chora Peito, Louco por Ela, Nova York, Cheiro de Shampoo, Prazer por Prazer, Vira Virou, Com Você, Bijouteria e Vida Dividida, algumas consideradas até obras primas da música nacional, como, por exemplo, Sensível Demais, Minha Gioconda / Mia Gioconda, Yolanda, Esse Amor que Me Mata, Saudade, Esperando Você Chegar e Ausência.


Ambos os irmãos são artistas veteranos da música sertaneja, respeitados e considerados referências em qualidade musical para as novas gerações de cantores, mas também tiveram carreiras solo por pelo menos dois curtos períodos, um antes de 1980, antes da criação da dupla, e outro nos anos 2000 e 2001, numa breve separação e interrupção das atividades da dupla.


A WARNER MUSIC

Atualmente, a Warner Music Group é uma holding que controla uma variedade de gravadoras dos mais variados estilos musicais. A Warner Music, por exemplo, é uma subsidiária da Warner Music Group, a terceira maior companhia proprietária de gravadoras do mundo, atrás apenas da Universal Music, a maior, e da Sony Music, a segunda maior do planeta.


A Warner Music Group foi propriedade do conglomerado gigante de telecomunicações e mídia Time Warner até 2004, teve ações colocadas no mercado acionário americano a partir de então e atualmente é propriedade da Acces Industries. Ela possui atualmente as gravadoras Continental / East West Music, Atlantic Records, Rhino Entertainment, Warner Bros Records, Parlophone, Warner Music Nashville (música country), Maverick Records, Warner Chappell, WEA International, a Elektra Records e a Sire Records.


Essa holding emprega atualmente mais de 3.500 pessoas e opera em mais de 50 países.


Durante as décadas de 1980 e 1990, a dupla sertaneja Chrystian & Ralf assinou contratos de gravação, marketing e distribuição com as gravadoras e/ou selos RGE, comprada pela Som Livre, Chantecler / Gravações Elétricas, comprada pela Warner Music, e BMG Ariola, comprada pela Sony Music.


A MÚSICA SERTANEJA

A chamada música sertaneja contemporânea ou, simplesmente, música sertaneja é um típico gênero musical rural brasileiro que alcançou o seu auge de popularidade nas décadas de 1980 e 1990, principalmente nos estados brasileiros de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Tocantins, não por acaso alguns dos principais estados produtores pecuários e agrícolas do país. Ela é diretamente derivada da chamada música sertaneja caipira ou, simplesmente, música caipira, por sua vez fortemente popularizada no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás (na época ainda não existia Tocantins), Mato Grosso (na época ainda não existia Mato Grosso do Sul), Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Por se tratar de um gênero musical rural simples, modesto, despretensioso e totalmente acústico, quase sempre retratando a vida do homem do campo da época, a música caipira era vítima frequente de preconceitos de parte da população urbana brasileira nas décadas de 1960 e 1970, principalmente dos mais jovens, inclusive tachada de “brega”, “ultrapassada”, “reba”, “cafona”, “bruta”, “mal educada”, “sem graça”, “barrela”, “rude” e “quadrada”, entre outros adjetivos pejorativos.


Apesar disso, já na década de 1970 ela era executada com regularidade em programas populares das rádios AM, ouvidas principalmente pelo público urbano e rural adulto e idoso, portanto mais maduro, porém encontrava resistência junto às rádios FM, com público mais jovem e urbano, ávido por novidades e ousadias, o que levou os músicos do gênero, os produtores musicais e as gravadoras submeterem a música caipira a uma reformulação e modernização, “um banho de loja”, digamos, a partir da década de 1980, para vencer essa resistência, com a introdução de elementos de outros gêneros, inclusive, como o soul, o blues, a MPB, o folk, a jovem guarda, o bolero, o rock, o mariachi, o R&B e até o country, principalmente com a introdução da guitarra, do baixo, da bateria e do teclado ou sintetizador, dando origem assim à música sertaneja contemporânea, mais moderna, que, por sua vez, deu origem, a partir da década de 2000, ao chamado gênero sertanejo universitário, um dos principais produtos atuais da indústria fonográfica brasileira.


Assim como ocorreu com outros gêneros musicais, nacionais e estrangeiros, um fenômeno curioso se repetiu com a música sertaneja e com a música caipira, no passado elas eram consideradas populares e de “de segunda linha”, mas nas décadas mais recentes passaram a ser consideradas cult por muitos colecionadores e críticos de música.


CARREIRA

A dupla sertaneja Chrystian & Ralf foi formada em 1982, quando os então jovens cantores de música pop urbana, música sertaneja e música caipira José Pereira da Silva, que usa o nome artístico Chrystian, e seu irmão Ralf Richardson da Silva, decidiram unir suas carreiras solo, formando assim uma dupla sertaneja, uma forte tendência estética e musical da época, um tipo de música rural modernizada e diretamente derivada da música caipira das décadas de 1960 e 1970, uma decisão radical tomada principalmente pela dificuldade de deslanchar suas respectivas carreiras solo com dignidade, já que na época, na década de 1970, acredite, em diversas ocasiões eles eram obrigados a cantar em inglês nos produtos fonográficos e televisivos lançados e, mais ainda, impedidos de aparecer pessoalmente em programas de rádio e TV.


Só pra se ter uma ideia desse absurdo, uma vez Chrystian gravou um disco LP ou Long Play, mas na capa estava impressa uma imagem de outra pessoa, um modelo profissional contratado para fazer um ensaio fotográfico. Outra situação constrangedora, uma parte das suas músicas era cantada em inglês e por isso eles eram impedidos pelas gravadoras e produtores musicais de aparecer pessoalmente em programas de rádio e TV, aqui no Brasil, cantando tais musicais para que o público não “descobrisse” que se tratava, na verdade, de cantores brasileiros.


Ambos os músicos são de origem humilde, moravam em Goiânia, a capital do estado de Goiás, quando decidiram tentar a vida na capital São Paulo, na década de 1970, num primeiro momento chegando a passar fome na cidade grande, inclusive, mas depois alcançando um sucesso relativo em alguns projetos musicais, inicialmente com o nome Charles & Ralf, até que conseguiram uma oportunidade para se apresentar na TV Bandeirantes (atual Band) e conseguiram um contrato relevante com a então gravadora RGE (posteriormente Som Livre), em 1982, já com o nome Chrystian & Ralf, conquistando um disco de ouro, inclusive.


Mudou tudo, da água para o vinho. Passaram a fazer parte da elite da música sertaneja, ao lado de outros grandes nomes, como, por exemplo, Milionário & José Rico, Sérgio Reis, Trio Parada Dura, Roberta Miranda, Chitãozinho & Xororó, João Mineiro & Marciano, Almir Sater, Amado Batista, Mato Grosso & Mathias, Leandro & Leonardo, Sula Miranda, João Paulo & Daniel, Zezé Di Camargo & Luciano, Rionegro & Solimões, Jayne, Perla, Gian & Giovani, Bruno & Marrone, Duduca & Dalvan, Gilberto & Gilmar, Chico Rei & Paraná, Renato Teixeira, Ataíde & Alexandre, Cezar & Paulinho e Rick & Renner, dentre outros, embora uma parte desses citados tenha alcançado o sucesso alguns anos depois.


Ambos os artistas sempre gostaram, desde jovens, de cantar em inglês e português, o que pode explicar o nome artístico Chrystian, de origem americana. Eles também cantam em espanhol, com pelo menos um álbum lançado nesta língua.


De modo geral, as letras das músicas de Chrystian & Ralf falam de amores, paixões, amizades e relacionamentos familiares, principalmente de relacionamentos amorosos entre um homem e uma mulher, não apenas de personagens que moram e trabalham no campo, mas também de personagens urbanos. Essas letras falam de relacionamentos bem sucedidos, felizes, outros nem tanto, alguns até “mal resolvidos”, mas há também personagens sonhadores, que se esforçam para melhorar de vida, por exemplo. A maioria das letras é simples, fácil de entender, mas algumas são mais elaboradas, chegando ao ponto de serem consideradas obras-primas da música brasileira.


Com o passar do tempo, essa dupla sertaneja conseguiu vencer a barreira do rótulo pejorativo de “caipiras”, o que significa que eles realmente possuem um trabalho sólido, com letras simples sim (por que não?), mas bem escritas, com gramática correta, e músicas de qualidade e bom gosto, com arranjos esmerados e execução primorosa dos arranjos. Desde o início da dupla, na década de 1980, eles conquistaram o respeito do público, da mídia, da indústria fonográfica e da crítica de música.


Na verdade, o perfeccionismo e o comportamento meio reservado, meio temperamental, discreto e moderado da dupla Chrystian & Ralf renderam alguns episódios curiosos, inusitados ou constrangedores, outros engraçados e polêmicos, dependendo do ponto de vista de cada um, alguns desses episódios mais antigos e outros mais recentes. Entre os episódios mais recentes está a recusa de receber no camarim o cantor Zé Neto, da dupla de música sertaneja universitária Zé Neto e Cristiano, um fã declarado da dupla Chrystian & Ralf. Mais tarde o aparente mal entendido foi explicado, Ralf disse que nem sequer ficou sabendo da presença do famoso admirador no local da apresentação.


DISCOGRAFIA

A dupla sertaneja Chrystian & Ralf é considerada uma das mais icônicas e respeitadas bandas de música rural do Brasil, um exemplo de bom gosto musical, com vários hits considerados clássicos da música sertaneja brasileira. O trabalho desenvolvido pela dupla, principalmente nas décadas de 1980 e 1990, em cerca de 20 anos de intensa atividade, é digno de ser apreciado pelos ouvidos mais exigentes e refinados. Atualmente, eles ainda fazem apresentações musicais e produzem novos conteúdos de estúdio e ao vivo, mas em ritmo mais tranquilo, inclusive com novas versões, com novos arranjos, de seus clássicos.


Com mais 200 músicas escritas, arranjadas e gravadas, incluindo versões diferentes da mesma música, remasterizadas e remixadas, inclusive, com mais de 15.000.000 de cópias de álbuns vendidos, dependendo da fonte consultada, ambos estão entre os mais bem sucedidos artistas do Brasil, embora não tenham sido uma unanimidade entre todas as comunidades urbanas, mais cosmopolitas, mais “moderninhas” e “descoladas”, avessas ao conteúdo “conservador” da música sertaneja. Mas, como diz o ditado: Nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos. Então paciência.


Foram mais de 50 álbuns lançados desde o início da carreira, dos quais pelo menos 30 são álbuns de coletânea, com músicas remasterizadas e remixadas, algumas delas inclusive com músicas incluídas em trilhas sonoras de novelas da TV Globo, como Minha Gioconda, na novela O Rei do Gado, por exemplo.


Eles estão no topo da indústria fonográfica brasileira, estão entre as mais bem sucedidas duplas da chamada música sertaneja contemporânea.


ÁLBUNS ORIGINAIS E COLETÂNEAS

A discografia da dupla Chrystian & Ralf é composta por 20 álbuns principais, 32 coletâneas de músicas remasterizadas e/ou remixadas e 2 DVD’s ao vivo, acústicos ou semi-acústicos, totalizando mais de 15.000.000 de cópias vendidas ao longo de cerca de 40 anos de carreira da dupla, dependendo da fonte consultada.


Eles estão entre os mais bem sucedidos artistas da música sertaneja brasileira, com 15 discos de ouro, 9 discos de platina, 2 discos de platina triplo, 5 discos de diamante, sendo um destes da trilha sonora da novela O Rei Do Gado, da TV Globo.


ÁLBUNS DE ESTÚDIO


1983 – Quebradas da Noite (LP e K7)

1984 – Noite de Tortura (LP e K7)

1985 – Camisa Manchada (LP e K7)

1986 – Chora Peito (LP e K7)

1987 – Ausência (LP e K7)

1988 – Saudade (LP e K7)

1988 - En Español (CD)

1989 - Nova York (LP)

1991 – Bijuteria (CD e LP)

1992 - O Que Tiver Que Vir Virá (CD e LP)

1993 - Loucura Demais (CD e LP)

1995 - Prazer por Prazer (CD e LP)

1996 - Sozinho em Nova York (CD e LP)

1998 – Acústico (VHS e CD)

1999 – Estação Paraíso (CD)

2001 - De Volta (CD)

2002 - Viajando pelo Brasil (CD)

2004 – Acústico DVD (DVD)

2004 - Chrystian e Ralf (SMD)

2007 - Acústico 2 (DVD)

2010 - Para Sempre Irmãos (CD)

2013 - Pocket Show (DD)

2015 - Pocket Show 2 (DD)

2017 - Pocket Show 3 (DD)

2018 - Pocket Show IV (DD)


COLETÂNEAS


1986 - O Melhor de Chrystian & Ralf (LP e K7)

1987 - Chrystian & Ralf: Grandes Sucessos (LP e K7)

1988 - Convite para ouvir Chrystian & Ralf (LP e K7)

1990 - As Melhores de Chrystian & Ralf (CD e LP)

1993 - O Melhor de Chrystian & Ralf  (CD e LP)

1994 - Chrystian & Ralf (CD)

1995 - Dose Dupla: Chrystian & Ralf, Volume 01 (CD)

1996 - 20 Preferidas: Chrystian & Ralf (CD)

1997 - Dose Dupla: Chrystian & Ralf, Volume 02 (CD)

1997 - 14 Maiores Sucessos: Chrystian & Ralf (CD)

1997 - O Melhor de Chrystian & Ralf (CD)

1998 - Melhores Momentos: Chrystian & Ralf (CD)

1999 - Focus: O Essencial de Chrystian & Ralf (CD)

2000 - Pérolas: Chrystian & Ralf (CD)

2000 - Dose Dupla: Chrystian & Ralf, Volume 03 (CD)

2000 - Chrystian & Ralf: Ausência (CD)

2001 - O Melhor de C&R: Quebradas da Noite (CD)

2001 - 100 Anos de Música: Chrystian & Ralf (CD)

2001 - O Essencial de Chrystian & Ralf (CD)

2002 - O Melhor de Chrystian & Ralf (CD)

2002 - Chrystian & Ralf: Os Gigantes (CD)

2004 - Os Maiores Sucessos II (CD)

2005 - Dose Dupla: Chrystian & Ralf, Volume 04 (CD)

2005 – Maxximum (CD)

2005 - Dose Dupla Chrystian & Ralf (DVD e CD)

2006 - Warner 30 Anos (Chrystian & Ralf) (CD)

2006 - Trilhas Globo Rural: Chrystian & Ralf (CD)

2007 - Chrystian & Ralf: Quebradas da Noite (CD)

2007 - Chrystian & Ralf: Noite de Tortura (CD)

2007 - Chrystian & Ralf: Volume 03 (CD)

2007 - Chrystian & Ralf: Nova Série (CD)

2008 - Chrystian & Ralf: Super 3 (CD)


PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS


1984 – Jerônimo (LP e K7)

1991 - Pery Ribeiro (LP)

1992 - Altemar Dutra (LP)

1992 - Emoção em Dose Dupla (LP)

1994 – Biafra (LP)

1996 - Amigos 2 (CD)

1996 - Clássicos Sertanejos (CD)

1996 - Saudades de Tião Carreiro (CD)

1997 - Gilberto Barros (CD)

1998 - Tributo a Leandro (CD)

1999 - Nossa Senhora (CD)

2001 - Direito de Viver (CD)

2002 - Direito de Viver 2 (CD)

2005 - Zezé Di Camargo & Luciano (CD)


INTEGRANTES

  • Chrystian (José Pereira da Silva Neto): Um talentoso cantor e compositor de nacionalidade brasileira. É um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical da dupla. De origem humilde, filho da dona Eunice e do seu Mario, ele fez parte de uma típica família de músicos, embora não tenha conseguido alcançar o sucesso com seu irmão Ralf antes da década de 1980. Desde jovem, ele já cantava em inglês e, com a formação da dupla Chrystian & Ralf, anos depois também lançou um álbum em espanhol. Além de cantor, ele também é violonista e guitarrista. Ele é torcedor do time de futebol brasileiro São Paulo Futebol Clube, além disso pratica tênis amador e faz caminhadas para manter a forma. Ele se autodenomina cristão. Ele já foi casado com a cantora de música pop brasileira Gretchen e, diz ela, ele não era fiel. Atualmente, com comportamento mais discreto e tranquilo, ele mantém um casamento estável com Key Vieira e tem sete filhos e filhas, Flávio, Chrystian, Yan, Yuri, Jimmy, João e Lia.
  • Ralf (Ralf Richardson da Silva): Também um dos principais responsáveis pela qualidade e estética musical do grupo. Também de origem humilde, filho da dona Eunice e do seu Mario, criado dentro de uma família de músicos. Ele também canta em português, inglês e espanhol. Além de cantor, ele também é violonista e guitarrista. Ele é torcedor do time brasileiro de futebol Santos Futebol Clube, pratica golf e faz exercícios para se manter em forma. Ele também se autodenomina cristão. Assim como seu irmão Chrystian, ele tem comportamento meio discreto, é casado com Maria Inês e tem quatro filhos e filhas, Paola, Ralf, Thomas e Vitória.


OS VETERANOS NO YOUTUBE


FICHA TÉCNICA

  • Gravadoras: RGE (Som Livre), Chantecler (Warner), BMG Ariola (Sony) e Abril;
  • Nome original: José Pereira da Silva Neto
  • Nome original: Ralf Richardson da Silva
  • Origem: Brasil;
  • Início de carreira: Década de 1980;
  • Auge da carreira: Décadas de 1980 e 1990;
  • Gênero: Sertaneja, caipira, country, blues e soul, entre outras;
  • Resultado comercial: + de 15 milhões de cópias, dependendo da fonte consultada;


A MÚSICA SERTANEJA E SUAS IRMÃS


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chrystian_%26_Ralf
  • Warner Music (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)