LANCHA MIAMI CRUISER 4.9

MIAMI CRUISER 4.9
ESTALEIRO TECNOBOATS


INTRODUÇÃO

A Miami Cruiser 4.9 é uma pequena e simples embarcação monomotor para turismo, passeio e pesca amadora e desportiva, de proa aberta ou não cabinada, com construção em material composto de fibra de vidro e resina, com capacidade para transportar até 5 pessoas de dia e de noite, mas sem capacidade de pernoites, fabricada no Brasil a partir da década de 1990 pelo estaleiro Tecnoboats, localizado no município do Rio de Janeiro, a capital do estado do Rio de Janeiro, aqui no Brasil.


As suas principais concorrentes são as compactas lanchas de proa aberta ou não cabinadas Lorena Fisher 16, Caprice 160, Aquaterra 16, Top Fish 16, Focker 160, Coral 16, Naja 17, Sunflash 17 e Millenium 170 Open.


O ESTALEIRO TECNOBOATS

O pequeno estaleiro carioca Tecnoboats Indústria e Comércio Ltda esteve entre os estaleiros brasileiros fabricantes de pequenas lanchas cabinadas e não cabinadas em material composto de fibra de vidro. Ele foi uma pequena empresa fabricante de embarcações pequenas e de baixo custo, principalmente para uso recreativo, desportivo e esportivo, de turismo, de passeio e de pesca amadora, incluindo botes, caiaques e pequenas lanchas abertas. Ele estava localizado no município do Rio de Janeiro, a capital do estado do Rio de Janeiro, aqui no Brasil.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A pequena Miami Cruiser 4.9 é uma simples e econômica lancha aberta (com capota toldo opcional) e não cabinada (sem compartimento fechado para acomodações, como sofás e camas, por exemplo), monomotor e de comando aberto por meio de um console com volante, com capacidade para transportar até 5 pessoas de dia, sem camarote para pernoites, com casco fabricado em material composto de fibra de vidro e resina, mas com reforços estruturais, fabricada em larga escala a partir da década de 1990 pelo estaleiro carioca Tecnoboats.


Ela é uma opção razoável entre modelos de lanchas pequenas e de baixo custo atualmente disponíveis no mercado brasileiro de embarcações de lazer, com exemplares usados da Miami Cruiser 4.9 com preços entre R$ 25 mil e R$ 35 mil, dependendo do ano de fabricação, dos opcionais instalados e da motorização utilizada, que pode variar de 40 hp até 75 hp.


Essa econômica lanchinha tem console à direita do casco, com volante náutico e mini-posto de comando; acabamento simples dos estofamentos, de popa e de proa. Com dimensões compactas, projetada para quem não quer ter grandes despesas com o lazer de final de semana, ela possui comando aberto e acabamento simples, mas dentro da média do mercado nas décadas de 1990 e 2000. Ela foi projetada para turismo, passeio e pesca amadora e desportiva em águas abrigadas, ou seja, represas, lagos, lagoas e rios.


Ela possui um casco robusto, fabricado em material composto de fibra de vidro e resina, mas com reforço estrutural por meio de grelha de cavernas e longarinas ligadas ao costado e ao espelho de popa. Além disso, ela possui sofá em U na proa e assento reto na popa, o que, somado aos demais assentos, resulta na capacidade máxima de 5 pessoas. O robusto casco de quase 5 metros da Miami Cruiser 4.9 possui um paiol no piso, para guardar esquis ou material de pesca, por exemplo, além de mais paióis sob os assentos, inclusive para guardar os salva-vidas e a boia obrigatória.


Dependendo da motorização de popa utilizada, um Mercury de 50 hp, por exemplo, a velocidade pode chegar 40 km/h, embora seja possível alcançar até 50 km/h com um motor de popa de 75 hp, com capacidade para até 60 litros de combustível em seu tanque de aço inox, com autonomia de aproximadamente 80 quilômetros, com 75% de potência. São várias opções de motores a escolher, entre elas Evinrude, Yamaha, Mercury e Honda. Essa pequena lancha possui bocal de abastecimento externo, painel elétrico com quatro circuitos, cunhos e carreta de encalhe, embora não possua para-brisa.


É uma econômica embarcação de turismo e passeio, com bom acabamento e painel básico, embora sem as sofisticações e refinamentos de embarcações maiores, mais caras e chiques. Ela tem o essencial em termos de instrumentos e equipamentos, impulsionada por um motor compacto de popa.


De modo geral, de forma resumida, a embarcação foi projetada para atender as necessidades de até cinco pessoas adultas, com a possibilidade de ser transportada até a residência do proprietário com carreta rodoviária acoplada a uma caminhonete média, já que seu peso vazio é de cerca de 400 kg, com motor e combustível. Dessa forma o pagamento de mensalidades em marinas é desnecessário.


MERCADO

O Brasil é um dos maiores mercados de embarcações de lazer do planeta. O clima quente na maior parte do ano, o gosto do consumidor brasileiro por atividades recreativas de pesca, de turismo e de passeio, o desejo de praticar esportes aquáticos e do contato com a natureza exuberante da costa e dos rios brasileiros tornaram a indústria brasileira de turismo e de pesca com embarcações de lazer e esportes aquáticos uma das maiores do mundo. O Brasil também é um grande importador de produtos para esportes aquáticos, turismo aquático e de pesca esportiva.


O pequeno estaleiro Tecnoboats não existe mais. O blog tentou entrar em contato pelos meios comuns de comunicação, como telefone, por exemplo, mas não obteve retorno. Antes de fechar, o estaleiro firmou alguns acordos com oficinas de manutenção para assistência técnica pós-venda de embarcações de lazer em vários estados brasileiros. Porém, antes de fechar negócio, é aconselhável que o eventual interessado se certifique de que há peças de reposição para esse modelo de lancha compacta.


ESTALEIRO TECNOBOATS

  • Rua do Alho, 2.601
  • Rio de Janeiro – R.J.
  • (21) 2584-4013


FICHA TÉCNICA

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Capacidade (dia): 5 pessoas, incluindo o condutor;
  • Comprimento: Aprox. 4,9 metros;
  • Largura: Aprox. 1,9 metro;
  • Velocidade: Aprox. 50 km/h (motor de 75 hp);
  • Peso sem passageiros: Aprox. 380 kg (com combustível);
  • Autonomia: Até 80 quilômetros;
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$ 25 mil;


ONDE COMPRAR


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Tecnoboats (divulgação): Imagens

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