CITROEN JUMPER
CITROEN JUMPER (NO
BRASIL)
CITROEN RELAY (NO REINO
UNIDO)
FIAT DUCATO (NO BRASIL)
PEUGEOT BOXER ( NO
BRASIL)
RAM PROMASTER (EUA E
CANADÁ)
PEUGEOT MANAGER (NO
MÉXICO)
VAUXHALL MOVANO
(EUROPA)
OPEL MOVANO (EUROPA)
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, a segunda geração do Citroen Jumper, equivalente à terceira geração do Fiat Ducato, ambos semelhantes ou idênticos em quase tudo, exceto por alguns detalhes técnicos e de estética. Logo abaixo, a primeira geração do Citroen Jumper, equivalente à segunda geração do Fiat Ducato, ambos sucessos de vendas no Brasil.
O nome Citroen Jumper é utilizado, atualmente, pela Citroen para a 2ª geração da sua moderna família de veículos comerciais leves, com carrocerias dos tipos furgão e van, para transporte urbano e rodoviário de passageiros e cargas leves, mas com a 1ª geração criada e desenvolvida na década de 1990 pelo então grupo francês PSA Peugeot Citroen, em parceria com a então multinacional italiana Fiat SpA, e fabricada em série e em larga escala na Itália, desde a década de 1990, pela Fiat SpA, a antecessora do Grupo Stellantis, mas comercializada em vários mercados nas concessionárias da marca Citroen, inclusive na Europa Ocidental e na América Latina, mediante contrato de compartilhamento de projeto e de terceirização de produção entre os grupos PSA Peugeot Citroen, da França, e Fiat SpA, da Itália.
A 1ª geração do Citroen Jumper também foi fabricada pelas
subsidiárias da então Fiat SpA na Polônia,
na Turquia, na Rússia e no Brasil,
neste caso também sob contrato de terceirização da produção para a fabricante
brasileira Iveco do Brasil, no
município de Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais, onde também os seus primos
Fiat Ducato e Peugeot Boxer foram fabricados. Já a 2ª geração do Citroen
Jumper é fabricada pelas subsidiárias do Grupo Stellantis na Itália e no México, onde também seus primos Fiat
Ducato, Peugeot Boxer, RAM ProMaster,
Opel Movano e Vauxhall Movano
são fabricados.
Os mesmos projetos da 1ª e da 2ª gerações da família
Citroen Jumper foram utilizados para a fabricação dos veículos comerciais leves
Fiat Ducato e Peugeot Boxer, inclusive com as mesmas dimensões e capacidades; com
praticamente os mesmos formatos das carrocerias; mecânicas semelhantes, quando
não idênticas; e sistemas elétricos, hidráulicos e eletrônicos também
semelhantes, quando não idênticos.
Os principais concorrentes da família Citroen Jumper
no mercado brasileiro de veículos comerciais leves nas décadas de 1990, 2000 e
2010 foram o Renault Master,
a Kia Besta, a Mercedes-Benz Sprinter, a Hyundai H100 o Ford Transit e, é claro,
a Volkswagen Kombi (fabricada até 2013),
todos eles com carrocerias para transporte urbano e rodoviário de passageiros
e/ou de cargas leves. Atualmente, os principais concorrentes são o Master, a Sprinter e o Transit.
O veículo comercial leve Iveco Daily também esteve e está na categoria de furgões e vans para
transporte rodoviário e urbano de passageiros e cargas leves.
É importante que o internauta / leitor do blog não
confunda a família de vans e furgões Citroen Jumper (pronuncia-se Djamper) com
a família de vans e furgões Citroen
Jumpy (pronuncia-se Djampi), pois ambas possuem o mesmo conceito de
veículos da categoria de comerciais leves para transporte urbano e rodoviário
de passageiros e cargas leves, mas são projetos diferentes, inclusive nas
dimensões e capacidades de carga, que na família Citroen Jumpy é um pouco
menor.
A
CITROEN
A empresa francesa Citroen é uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de automóveis do planeta, anteriormente uma subsidiária da holding francesa Groupe PSA (o seu nome original em francês), que também controlava a fabricante francesa de automóveis Peugeot, ambas as fabricantes irmãs francesas agora integrantes do Grupo Stellantis, sediado na Holanda. O grupo francês PSA Peugeot Citroen foi formado a partir de 1974, quando a fabricante francesa Peugeot comprou uma participação societária na Citroen, assumindo o controle da empresa dois anos depois, e o grupo holandês Stellantis foi formado em 2021, a partir da fusão do Grupo PSA com o Grupo FCA, este conhecido anteriormente como Fiat SpA.
Atualmente, os principais acionistas do Grupo
Stellantis são a Família Agnelli, da Itália; a fabricante chinesa de automóveis
Dongfeng Motor; a Família Peugeot, da França; e o Governo Francês. Esse grupo
automotivo europeu é o detentor das marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroen, Vauxhall,
Opel, Chrysler, Dodge, Alfa Romeo e Maserati,
dentre outras. Já a marca Ferrari também
é controlada pela Família Agnelli, mas não faz parte do Grupo Stellantis.
Aqui no Brasil, o Grupo Stellantis possui fábricas nos
estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Pernambuco, produzindo automóveis com
as marcas Fiat, Jeep, Peugeot e Citroen. Mas a fabricação no Brasil da 1ª geração
do Citroen Jumper, do Fiat Ducato e do Peugeot Boxer foi terceirizada para a
Iveco do Brasil, atualmente uma subsidiária da CNH Industrial, que também é
controlada pela Família Agnelli, mas também não faz parte do Grupo Stellantis.
A CNH Industrial é uma holding
europeia que controla também a marca de tratores New Holland.
A FAMÍLIA JUMPER
Logo acima, mais uma imagem da segunda geração do Citroen Jumper, mas dessa vez na versão furgão, para transporte de cargas leves. Logo abaixo, a primeira geração do Citroen Jumper, mas dessa vez na versão para transporte urbano e rodoviário de passageiros, inclusive para transporte escolar.
A moderna família de comerciais leves Citroen Jumper faz parte da 2ª e da 3ª gerações de um projeto conjunto entre as marcas europeias Fiat, Peugeot e Citroen, criado, desenvolvido e fabricado em série e em larga escala a partir da década de 1980, com todos os modelos de todas as marcas apresentando propostas semelhantes em cada geração. No caso específico da família Citroen Jumper, consiste basicamente em uma família de veículos para transporte urbano e rodoviário de passageiros e cargas leves, com fabricação em série iniciada em 1993, na Itália, e em 1998, no Brasil, com capacidade para até 16 assentos, incluindo o assento do condutor, na versão Citroen Jumper Minibus, por exemplo, com entre-eixos de 3,2 metros, e capacidade para até 1.600 kg de carga útil ou 10 m³, na versão Citroen Jumper Furgão, com teto alto, também com entre-eixos de 3,2 metros, ressaltando que outras versões, inclusive com entre-eixos maiores, foram fabricadas.
De modo geral, de forma resumida, a família Citroen
Jumper é muito parecida com as famílias de comerciais leves Fiat Ducato e
Peugeot Boxer, as três com praticamente o mesmo monobloco e motorização, câmbio
e sistemas elétrico, hidráulico e eletrônico semelhantes, quando não idênticos,
com poucas diferenças.
PROJETO
FIAT DUCATO |
||
1ª GERAÇÃO |
2ª GERAÇÃO |
3ª GERAÇÃO |
Ducato (1981 até 1993) |
Ducato (1993 até 2006) |
Ducato (2006 em diante) |
Alfa Romeo AR6 |
Citroen Jumper |
Citroen Jumper |
Peugeot J5 |
Peugeot Boxer |
Peugeot Boxer |
Citroen C25 |
Citroen Relay |
RAM ProMaster |
Fiat Talento |
Peugeot Manager |
Citroen Relay |
Talbot Express |
|
Peugeot Manager |
|
|
Opel Movano |
|
|
Vauxhall Movano |
|
|
|
Aqui no Brasil, a família Citroen Jumper foi fabricada entre 1998 e 2016 pela Iveco do Brasil, na sua então recém inaugurada fábrica no município de Sete Lagoas, no estado de Minas Gerais, lado a lado com as famílias Fiat Ducato e Peugeot Boxer, na mesma linha de montagem. Essa mesma fábrica mineira foi e/ou é utilizada para a fabricação em série das linhas de caminhões médios e pesados com a marca Iveco, incluindo o Iveco Stralis, o Iveco Vertis, o Iveco Tector e o Iveco Trakker, também comercializados no Brasil.
Além da linha de veículos comerciais leves do Projeto
Fiat Ducato, essa planta industrial da Iveco do Brasil foi e é utilizada também
para a fabricação da linha de veículos comerciais leves Iveco Daily, que
compete no mesmo segmento de vans e furgões, mas apresenta design diferente,
sendo tratado como um projeto diferente.
JUMPER (1ª GERAÇÃO)
Logo acima, o painel, o volante e os assentos dianteiros do Citroen Jumper de primeira geração, com acabamento simples, mas com com linhas harmônicas e agradáveis. Logo abaixo, o interior do veículo para transporte de passageiros, também com acabamento simples, mas com espaço interno razoável para até dezesseis ocupantes, incluindo o condutor.
O comercial leve Citroen Jumper de 1ª geração é um dos integrantes do Projeto Fiat Ducato, com construção da carroceria em aço galvanizado e disponível em versões com entre-eixos curto, médio e longo, com teto baixo nas versões van, para transporte de passageiros, e com teto alto nas versões furgão, para cargas leves. A sua capacidade máxima nas versões com carroceria van e com entre-eixos médio, de 3,2 metros, e comprimento total de 5 metros, é de até 16 pessoas sentadas, com conforto razoável, incluindo o motorista, na configuração urbana e rodoviária, inclusive para transporte escolar. Ele foi fabricado na Itália, entre 1993 e 2006, pela multinacional italiana Fiat SpA, e foi fabricado no Brasil, entre 1998 e 2016, pela Iveco do Brasil, sob contrato de terceirização de produção em série, mas as unidades novas foram comercializadas no mercado brasileiro somente nas concessionárias da marca Citroen.
Essa 1ª geração do Citroen Jumper é equivalente em
especificações com a 2ª geração do Fiat Ducato, ambos com muitas
características em comum, quase gêmeos. Se levarmos em consideração a
categorização da SPTrans, uma estatal paulista do ramo dos transportes, o
pequeno veículo para transporte de passageiros e cargas leves da marca Citroen está
encaixado na categoria dos comerciais leves, mais especificamente nas subcategorias
das vans e dos furgões, portanto abaixo da categoria dos micro-ônibus.
Geralmente, as versões para transporte de passageiros
possuem teto baixo, com duas portas do lado direito da carroceria, sendo uma
articulada e uma corrediça, para acesso dos passageiros, e uma porta articulada
do lado esquerdo, neste caso para acesso apenas do motorista ou condutor, pois
para transporte escolar, por exemplo, é mais prudente usar apenas as portas
laterais direitas para desembarque de crianças, por uma razão óbvia. Além das
portas laterais, há duas portas traseiras para introdução de bagagens dos
passageiros, no caso de viagens rodoviárias, mas a capacidade do porta-malas é muito
limitada quando o veículo está configurado com 16 assentos, em alta densidade.
Aqui no Brasil, as versões Citroen Jumper Minibus,
para transporte de passageiros, e Citroen Jumper Furgão, para transporte de
cargas leves, por exemplo, estiveram disponíveis somente nas concessionárias da
marca Citroen, inicialmente com motor aspirado Iveco D 2.8 SOHC diesel, com quatro cilindros em linha, 8 válvulas e 2.800 cilindradas, com injeção indireta, com 90 cavalos de
potência e 19 kgfm de torque; e, posteriormente, com o motor Iveco JTD 2.3 DOHC turbodiesel e
intercooler, com quatro cilindros em linha, com 2.300 cilindradas e 16 válvulas,
com injeção direta Common Rail, com 127 cavalos de potência e 30 kgfm de
torque; em ambos os casos com tração dianteira, com câmbio manual de cinco
velocidades ou marchas e direção hidráulica. Ambas as versões estiveram
disponíveis com suspensão dianteira independente McPherson, com braços
oscilantes inferiores, geometria triangular, molas helicoidais, barra
estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos; e suspensão traseira
com eixo rígido tubular, com molas longitudinais e amortecedores hidráulicos telescópicos
com fixação elástica na carroceria.
Ambas as versões estiveram disponíveis aqui no Brasil com
freios a discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, nos primeiros
anos de fabricação, e freios a discos ventilados na dianteira e discos sólidos na
traseira, nos anos posteriores, com pneus 205/70 R15, na versão Minibus, e
pneus 205/75 R16, na versão Furgão. Geralmente, a versão Citroen Jumper Minibus
apresenta um nível de equipamentos de conforto e segurança mais alto que a versão
utilitária Furgão, com alavanca de câmbio no painel; chave canivete com
dispositivo antifurto; ar condicionado (opcional) e ar quente; assento do
motorista com regulagem de altura, inclinação e distância; cintos de segurança
dianteiros de três pontos e os demais abdominais; volante com absorção de impactos;
conta-giros; desembaçador dos vidros traseiros; direção hidráulica; encostos de
cabeça em todos os assentos; luz de teto traseira e luzes de leitura no teto;
regulagem de altura do facho ou feixe de luz dos faróis; tacógrafo; dispositivo
de corte automático de alimentação de combustível em caso de acidente grave; e
vidros verdes.
Outras versões dessa 1ª geração da família Citroen
Jumper estiveram disponíveis no Brasil, inclusive uma versão executiva, com
assentos em couro e cortina nas janelas laterais. No entanto, a maioria das
versões possui especificações técnicas semelhantes ou idênticas às versões
citadas acima, com poucas diferenças estéticas e de acabamento.
JUMPER (2ª GERAÇÃO)
Logo acima, o painel, o volante e os assentos dianteiros do Citroen Jumper de segunda geração, com acabamento simples, mas com linhas harmônicas e agradáveis. Logo abaixo, o interior do veículo para transporte de passageiros, com acabamento simples, mas com espaço interno razoável para até dezesseis ocupantes.
O comercial leve Citroen Jumper de 2ª geração é um dos integrantes da 3ª geração do Projeto Fiat Ducato, com construção da carroceria em aço galvanizado e disponível em versões com entre-eixos curto, médio e longo, com opções de teto alto ou teto baixo. A sua capacidade máxima nas versões com carroceria van e com entre-eixos longo, de 4 metros, e comprimento total de 6 metros, é de até 16 pessoas sentadas, com conforto razoável, incluindo o motorista, na configuração urbana e rodoviária, inclusive para transporte escolar.
A sua fabricação em série foi iniciada em 2006, na Itália, e 2007, no México, mas as versões importadas do México só chegaram ao Brasil a partir de 2018, dois anos depois do encerramento definitivo da produção seriada da 1ª geração do Citroen Jumper em Sete Lagoas, e sua comercialização aqui. As unidades importadas do Citroen Jumper de 2ª geração chegam ao Brasil com preço competitivo, com preços a partir de R$ 250 mil, sem desconto, ou a partir de R$ 180 mil, em casos específicos, para CNPJ, por exemplo, pois o país tem acordo comercial com o México para importação de veículos com tributação diferenciada, em relação a outros países.
A 2ª geração do Citroen Jumper é equivalente em
especificações com a 3ª geração do Fiat Ducato, ambas com muitas
características em comum, quase gêmeas. Se levarmos em consideração a
categorização da SPTrans o
pequeno veículo para transporte de passageiros e cargas leves da marca Citroen está
encaixado na categoria dos comerciais leves, mais especificamente nas subcategorias
das vans e dos furgões, portanto abaixo da categoria dos micro-ônibus.
A partir da 2ª geração da família Citroen Jumper, as
versões para transporte de passageiros passaram a ser fabricadas com teto alto,
com duas portas do lado direito da carroceria, sendo uma articulada e uma
corrediça, para acesso dos passageiros, e uma porta articulada do lado esquerdo, para acesso do motorista. Além das três portas laterais, há duas portas
traseiras para introdução de bagagens dos passageiros, no caso de viagens
rodoviárias, mas desta vez com a vantagem de capacidade volumétrica de até 1.000 litros.
Aqui no Brasil, as versões Citroen Jumper Minibus, para transporte de passageiros, e Citroen Jumper Furgão, para transporte de cargas leves, por exemplo, estão disponíveis somente nas concessionárias da marca Citroen, com o motor BlueHDi 2.0 turbodiesel, com quatro cilindros em linha, com 2.000 cilindradas e 16 válvulas, com injeção direta Common Rail, com 130 cavalos de potência e 34 kgfm de torque, capaz de atender aos requisitos do Proconve L7, inclusive com catalisador SCR, ureia ADBlue e filtro particulado; em ambos os casos com tração dianteira, com câmbio manual de seis velocidades ou marchas e direção elétrica. Ambas as versões estão disponíveis com protetor de cárter e suspensão dianteira independente pseudo McPherson, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores hidráulicos; e suspensão traseira com eixo rígido, com molas semielípticas e amortecedores hidráulicos.
Ambas as versões estão disponíveis aqui no Brasil com
freios a discos ventilados na dianteira e freios a discos sólidos na traseira, com
ABS ou antitravamento e EBD ou distribuição eletrônica de frenagem, com
controle de estabilidade e assistente de partida em aclives ou rampas, com
pneus 225/75 R16, na versão Minibus. Geralmente, a versão Citroen Jumper Minibus
apresenta um nível de equipamentos de conforto e segurança mais alto que a versão
utilitária Furgão, com alavanca de câmbio no painel; computador de bordo; trava
central elétrica e vidros dianteiros com acionamento elétrico; airbag duplo
frontal; chave com telecomando; ar condicionado e ar quente; assento do
motorista com regulagem de altura, inclinação e distância; cintos de segurança
dianteiros de três pontos e os demais abdominais; volante com absorção de impactos;
conta-giros; tomada USB para recarga de smartphones; desembaçador dos vidros
traseiros; direção elétrica; encostos de cabeça em todos os assentos; luz de
teto traseira e luzes de leitura no teto; faróis halógenos; tacógrafo; e vidros
verdes.
MERCADO
O projeto de comerciais leves Fiat Ducato é um grande sucesso de vendas do Grupo Stellantis, iniciado na década de 1980 pelas multinacionais europeias Fiat, Citroen e Peugeot, alcançando mais de 2.600.000 unidades até o momento, com os modelos Fiat Ducato, Citroen Jumper e Peugeot Boxer, dentre outros.
CLASSIFICAÇÃO DE VEÍCULOS METROPOLITANOS DE PASSAGEIROS |
|||
CATEGORIA |
COMPRIMENTO |
PESO BRUTO TOTAL |
CAPACIDADE |
Van |
Abaixo de 6,4 metros |
Abaixo de 4,5 toneladas |
Até 15 passageiros |
Micro-ônibus |
De 6,4 até 7,5 metros |
De 4,5 ton. até 7,5 ton. |
Até 21 passageiros |
Mini-ônibus |
De 7,5 até 9 metros |
De 7,5 ton. até |
Até 36 passageiros |
Ônibus |
Mais de 9 metros |
Mais de |
Mais de 36 passageiros |
Fonte:
SPTrans
Essa classificação é válida apenas para São Paulo, mas
tende a ser adotada em todo Brasil
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
JUMPER 2.8 DIESEL (1ª
GERAÇÃO)
- Capacidade: 3 pessoas (furgão) e 16 pessoas (van);
- Capacidade volumétrica: 10 m³ (furgão) e 7,5 m³ (van);
- Comprimento: Aprox. 5 metros;
- Largura: Aprox. 2,5 metros (com retrovisores);
- Altura: Aprox. 2,5 metros (furgão) e 2,2 metros (van);
- Entre-eixos: Aprox. 3,2 metros;
- Motor: Iveco D 2.8 DOHC aspirado, diesel, injeção indireta;
- Tipo: 4 cilindros em linha, DOHC, 4 válvulas por cilindro;
- Cilindrada: 2.800 cm³;
- Potência: 90 cv a 3.800 rpm;
- Torque: 19 kgfm a 2.000 rpm;
- Câmbio: Manual de 5 velocidades ou marchas;
- Tração: Dianteira;
- Carrocerias: Furgão de teto alto ou van de teto baixo;
- Direção: Pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica;
- Suspensão dianteira: McPherson, independente, com braços triangulares inferiores, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com molas longitudinais e amortecedores hidráulicos;
- Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás;
- Pneus: 205/75 R16 (furgão) e 205/70 R15 (van);
- Peso vazio: 1.885 kg (furgão) e 2.080 kg (van);
JUMPER 2.0 TURBODIESEL (2ª GERAÇÃO)
- Capacidade: 3 pessoas (furgão) e 16 pessoas (van);
- Capacidade volumétrica: 13 m³ (furgão);
- Comprimento: Aprox. 6 metros (furgão);
- Largura: Aprox. 2,5 metros (com retrovisores);
- Altura: Aprox. 2,5 metros (furgão);
- Entre-eixos: Aprox. 4 metros (furgão);
- Motor: BlueHDi 2.0 turbodiesel;
- Tipo: 4 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro;
- Cilindrada: 2.000 cm³;
- Potência: 130 cv a 3.500 rpm;
- Torque: 34 kgfm a 1.800 rpm;
- Câmbio: Manual de 6 velocidades ou marchas;
- Tração:
- Carrocerias: Furgão de teto alto ou van de teto alto;
- Direção:
- Suspensão dianteira: McPherson, independente, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora;
- Suspensão traseira: Eixo rígido, com molas semielípticas, amortecedores e barra;
- Freios: Discos ventilados na frente e discos sólidos atrás, com ABS e EBD;
- Pneus e rodas: 275/75 R16 (furgão) e 16 polegadas;
- Peso vazio: 2.180 kg (furgão);
ONDE COMPRAR
- Web Motors (classificados): https://www.olx.com.br/brasil
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX Brasil (classificados):
https://www.webmotors.com.br/
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Iveco do Brasil: https://www.iveco.com/brasil/institucional/pages/fabricas.aspx
- Wikipédia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_Ducato
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Fiat_Ducato
- Iveco do Brasil: https://www.iveco.com/brasil/pages/home-page.aspx
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_Jumpy
- Citroen: https://www.citroen.com.br/
- Concessionária Triasa: http://triasacitroen.com.br/ficha-tecnica/fichatecnica_jumperminibus.pdf
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_Jumpy
- Wikipedia (em italiano): https://it.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_Jumper
- Wikipedia (em italiano): https://it.wikipedia.org/wiki/Citro%C3%ABn_Jumper
- Stellantis (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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