CHASSIS AGRALE MA MIDIBUS
CHASSI AGRALE MA 15.0 MIDIBUS
CHASSI AGRALE MA 15.0 RURAL
CHASSI AGRALE MA 17.0 MIDIBUS
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A família Agrale MA Midibus é uma moderna linha de chassis de miniônibus e ônibus médios para transporte urbano, rodoviário e rural de passageiros, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala no Brasil pela empresa brasileira Agrale desde a década de 2000, formada pelos modelos de chassis Agrale MA 12.0, Agrale MA 15.0, Agrale MA 15.0 Rural e Agrale MA 17.0, mas cujos atuais integrantes ainda em produção seriada são os modelos de chassis Agrale MA 12.0, Agrale MA 15.0 e Agrale MA 15.0 Rural, esses três para encarroçamento de veículos de médio porte com capacidade rodoviária variando entre 33 e 48 assentos, com razoável conforto para trajetos urbanos, rurais, viagens intermunicipais e viagens interestaduais curtas.
De modo geral, os modelos de chassis da família Agrale
MA Midibus são tracionados por motores a diesel Cummins ou MWM, com
potências variando entre 190 cavalos e 230 cavalos, com torques variando entre 72 kgfm e 82 kgfm e com pesos brutos variando entre 12 toneladas e 17,5 toneladas,
dependendo do modelo de chassi.
A AGRALE
A Agrale é uma grande e tradicional indústria automotiva brasileira. Ela foi fundada em 1965 no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário Francisco Stédile, inicialmente como fabricante de tratores e motores a diesel, e, posteriormente, nas décadas seguintes, passou a atuar em diversos segmentos da indústria automotiva e utilitária, entre eles o segmento de transporte urbano e rodoviário de cargas, com a fabricação em larga escala de caminhões de médio porte; o segmento militar, com a fabricação de veículos militares off-road ou crossover; o segmento de transporte urbano e rodoviário de passageiros, com a fabricação em larga escala de chassis para micro-ônibus, tornando-se então a maior fabricante brasileira de chassis para micro-ônibus; e o segmento de motocicletas urbanas, rurais e esportivas.
Atualmente o Grupo Agrale produz em larga escala
modernos modelos de tratores; caminhões de médio porte; chassis para
micro-ônibus; veículos off-road ou crossover utilitários e semiutilitários,
para uso civil, policial e militar; motores a diesel e geradores auxiliares de
energia elétrica; motobombas para irrigação agrícola; e empilhadeiras;
É um dos maiores e mais importantes grupos industriais
do Brasil, com capital nacional, com a maioria das fábricas localizada nos
estados brasileiros do Rio Grande do Sul e Espírito Santo, e uma unidade na
Argentina, o nosso país vizinho, gerando mais de 1.800 empregos diretos, a
maioria no Brasil, e com uma receita bruta anual média de cerca de R$ 1,8
bilhão na década de 2010, por exemplo.
FAMÍLIA AGRALE MA
LINHA AGRALE MIDIBUS
A linhagem de chassis para veículos de transporte coletivo urbano, rodoviário e rural de passageiros Agrale MA foi iniciada na década de 1990, a partir da percepção dos investidores, executivos e projetistas da empresa brasileira Agrale sobre o mercado brasileiro de transporte coletivo terrestre de pessoas. Eles acreditavam que havia espaço suficiente no mercado para mais um competidor nesse segmento, começando pelos chassis Agrale MA Microbus, para o encarroçamento de micro-ônibus, a partir de 1996, alcançando a liderança do mercado de micro-ônibus apenas alguns anos depois do início da fabricação seriada, principalmente para a encarroçadora Volare, por sua vez uma empresa do Grupo Marcopolo, seguidos dos chassis Agrale MA Midibus, com fabricação seriada iniciada em 2007.
De modo geral, os modelos de chassis da família Agrale MA Midibus possuem motorização dianteira, chassis com duas longarinas longitudinais, tração traseira e atendem o nível Proconve P7 / Euro 5 de emissões de poluentes na atmosfera, um dos mais rigorosos.
AGRALE MA 12.0

É um dos irmãos menores da família Agrale MA Midibus, um modelo de tamanho e potência intermediários da linhagem Agrale MA, mas neste caso dentro das categorias dos miniônibus e ônibus médios. Ele pode receber uma carroceria com até 9,3 metros de comprimento e capacidade para até 33 passageiros sentados, com conforto razoável, na configuração rodoviária. A sua fabricação seriada foi iniciada em 2007 pela Agrale e, atualmente, está disponível com motorização MWM MaxxForce 4.8H, com 190 cavalos de potência e 72 kgfm de torque.
De modo geral, as carrocerias para transporte coletivo urbano de passageiros possuem duas ou três portas laterais, do lado direito da carroceria, e as carrocerias para transporte coletivo rodoviário possuem uma porta dianteira direita.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: Até 33 passageiros sentados (rodoviário);
- Comprimento do chassi: Aprox. 9,3 metros ou 10,5 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 4,3 metros ou 5,2 metros;
- Largura da carroceria: Aprox. 2,4 metros (sem retrovisores);
- Direção: Hidráulica, ZF Servocom 8097;
- Motor: MWM MaxxForce 4,8H SCR diesel;
- Tipo: 4 cilindros em linha;
- Cilindrada: 4.784 cm³;
- Injeção: Direta e eletrônica, do tipo Common Rail;
- Potência: 190 cv a 2.300 rpm;
- Torque: 72 kgfm a 1.800 rpm;
- Controle de emissões: Pós tratamento de gases SCR;
- Câmbio: Eaton FS 5406 A, 6 marchas à frente e 1 a ré;
- Embreagem: Monodisco a seco, com acionamento hidráulico;
- Tração: 4X2 traseira;
- Sistema elétrico: 24 volts, com 2 baterias de 12 volts e 100 ampères;
- Alternador: 28 volts e 80 ampères;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas, com amortecedores telescópicos;
- Suspensão traseira: Molas semielípticas de duplo estágio, com amortecedores telescópicos;
- Freios: Tambores, S-Cam pneumático, assistido eletronicamente;
- Freio de estacionamento: Spring brake 30;
- Rodas e pneus: 275/80 R22,5 e rodas de 22,5 polegadas;
- Tanque de combustível: 210 litros;
- Tanque de Arla / ureia: 32 litros;
- Peso bruto: Aprox. 12.000 kg, com carroceria e ocupantes;
- Peso do chassi: Aprox. 4.345 kg;
AGRALE MA 15.0
É um dos irmãos menores da família Agrale MA Midibus, um modelo de tamanho e potência intermediários da linhagem Agrale MA, mas neste caso dentro das categorias dos miniônibus e ônibus médios. Ele pode receber uma carroceria com até 10 metros de comprimento e capacidade para até 33 passageiros sentados, com conforto razoável, na configuração rodoviária. A sua fabricação seriada foi iniciada em 2007 pela Agrale e, atualmente, está disponível com motorização Cummins ISB 4.5 L SCR, com 207 cavalos de potência e 76 kgfm de torque.
De modo geral, as carrocerias para transporte coletivo
urbano de passageiros possuem duas ou três portas laterais, do lado direito da
carroceria, e as carrocerias para transporte coletivo rodoviário possuem uma
porta dianteira direita.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: Até 33 passageiros sentados (rodoviário);
- Comprimento do chassi: Aprox. 9,3 metros ou 10,5 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 4,3 metros ou 5,2 metros;
- Largura da carroceria: Aprox. 2,4 metros (sem retrovisores);
- Direção: Hidráulica, ZF Servocom 8097;
- Motor: Cummins ISB 4,5 L SCR diesel;
- Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e aftercooler;
- Cilindrada: 4.460 cm³;
- Injeção: Direta e eletrônica, do tipo Common Rail;
- Potência: 207 cv a 2.300 rpm;
- Torque: 76 kgfm a 1.800 rpm;
- Controle de emissões: Redução catalítica seletiva, com Arla;
- Câmbio: Eaton FS 5406 A, 6 marchas à frente e 1 a ré;
- Embreagem: Monodisco a seco;
- Tração: 4X2 traseira;
- Sistema elétrico: 24 volts, com 2 baterias de 12 volts;
- Alternador: 28 volts e 80 ampères;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas, com amortecedores telescópicos;
- Suspensão traseira: Molas semielípticas de duplo estágio, com amortecedores telescópicos;
- Freios: Tambores, S-Cam pneumático, assistido eletronicamente, com ABS e EBD;
- Freio de estacionamento: Spring brake 30;
- Rodas e pneus: 275/80 R22,5 e rodas de 22,5 polegadas;
- Tanque de combustível: 210 litros;
- Peso bruto: Aprox. 15.000 kg, com carroceria e ocupantes;
- Peso do chassi: Aprox. 4.363 kg ou 4.750 kg;
AGRALE MA 15.0 RURAL
Também é um dos irmãos menores família Agrale MA Midibus, um modelo de tamanho e potência intermediários da linhagem Agrale MA, neste caso também dentro das categorias dos miniônibus e ônibus médios. Ele pode receber uma carroceria com até 10 metros de comprimento e capacidade para até 33 passageiros sentados, com conforto razoável, na configuração para transporte rural de estudantes do ensino público e na configuração rodoviária de transporte de passageiros. A sua fabricação seriada foi iniciada na década de 2000 pela Agrale e, atualmente, está disponível com motorização Cummins ISB 4.5 L SCR, com 207 cavalos de potência e 76 kgfm de torque, ou MWM MaxxForce 4.8H ou Cummins ISB 4.5L, com 190 cavalos e 72 kgfm.
De modo geral, as carrocerias para transporte coletivo
rural de passageiros possuem uma porta lateral e dianteira do lado direito e as
carrocerias para transporte coletivo rodoviário também possuem uma porta
dianteira direita.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: Até 33 passageiros sentados (rodoviário);
- Comprimento do chassi: Aprox. 9,3 metros ou 10,5 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 4,3 metros ou 5,2 metros;
- Largura da carroceria: Aprox. 2,4 metros (sem retrovisores);
- Direção: Hidráulica, ZF Servocom 8097, com regulagem de inclinação;
- Motor: Cummins ISB 4,5 L SCR turbo e aftercooler;
- Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo;
- Cilindrada: 4.460 cm³;
- Injeção: Direta e eletrônica, do tipo Common Rail;
- Potência: 207 cv a 2.300 rpm;
- Torque: 76 kgfm a 1.800 rpm;
- Motor: MWM MaxxForce 4.8H diesel;
- Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo;
- Cilindrada: 4.748 cm³;
- Injeção: Direta e eletrônica, do tipo Common Rail;
- Potência: 190 cv a 2.200 rpm;
- Torque: 72 kgfm a 1.600 rpm;
- Controle de emissões: Redução catalítica seletiva, com Arla;
- Câmbio: Eaton FS 5406 A, 6 marchas à frente e 1 a ré;
- Embreagem: Monodisco a seco, com acionamento hidráulico;
- Tração: 4X2 traseira;
- Sistema elétrico: 24 volts, com 2 baterias de 12 volts;
- Alternador: 28 volts e 80 ampères;
- Suspensão dianteira: Molas parabólicas, com amortecedores telescópicos;
- Suspensão traseira: Molas semielípticas de duplo estágio, com amortecedores telescópicos;
- Freios: Tambores, S-Cam pneumático, assistido eletronicamente, com ABS e EBD;
- Freio de estacionamento: Spring brake 30;
- Rodas e pneus: 275/80 R22,5 e rodas de 22,5 polegadas;
- Tanque de combustível: 210 litros;
- Peso bruto: Aprox. 15.000 kg, com carroceria e ocupantes;
- Peso do chassi: Aprox. 4.365 kg ou 4.450 kg;
AGRALE MA 17.0
É o irmão maior da família Agrale MA Midibus, o maior modelo da linhagem Agrale MA, o maior chassi produzido em série pela Agrale, mas neste caso também dentro das categorias dos miniônibus e ônibus médios. Ele pode receber uma carroceria com até 12 metros de comprimento e capacidade para até 49 passageiros sentados, com conforto razoável, na configuração rodoviária. A sua fabricação seriada foi iniciada em 2013 pela Agrale e, atualmente, está disponível com motorização Cummins ISBe 6.7 L SCR, com 230 cavalos de potência e 83 kgfm de torque.
De modo geral, as carrocerias para transporte coletivo
urbano de passageiros possuem duas ou três portas laterais, do lado direito da
carroceria, e as carrocerias para transporte coletivo rodoviário possuem uma
porta dianteira direita.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: Até 49 passageiros sentados (rodoviário);
- Comprimento do chassi: Aprox. 12,6 metros;
- Entre-eixos: Aprox. 5,2 metros, 5,9 metros ou 6,5 metros;
- Largura da carroceria: Aprox. 2,4 metros (sem retrovisores);
- Direção: Hidráulica, ZF Servocom 8097;
- Motor: Cummins ISBe 6.7 L SCR diesel;
- Tipo: 6 cilindros em linha, com turbo e aftercooler;
- Cilindrada: 6.700 cm³;
- Injeção: Direta e eletrônica, do tipo Common Rail;
- Potência: 230 cv a 2.300 rpm;
- Torque: 83 kgfm a 1.800 rpm;
- Motor: MWM MaxxForce 7.2H diesel;
- Tipo: 6 cilindros em linha, com turbo e aftercooler;
- Cilindrada: 7.200 cm³;
- Injeção: Direta e eletrônica, do tipo Common Rail;
- Potência: 225 cavalos a 2.200 rpm;
- Torque: 86 kgfm a 1.600 rpm;
- Controle de emissões: Redução catalítica seletiva, com Arla;
- Câmbio: Eaton FS 6406 A, 6 marchas à frente e 1 a ré;
- Embreagem: Monodisco a seco, hidropneumática;
- Tração: 4X2 traseira;
- Sistema elétrico: 24 volts, com 2 baterias de 12 volts;
- Alternador: 28 volts e 80 ampères;
- Suspensão dianteira: Molas semielípticas (de série) ou pneumática (opcional);
- Suspensão traseira: Molas semielípticas de duplo estágio (de série) ou pneumática;
- Freios: Tambores, S-Cam pneumático, assistido eletronicamente, com ABS e EBD;
- Freio de estacionamento: Spring brake 30;
- Rodas e pneus: 275/80 R22,5 e rodas de 22,5 polegadas;
- Tanque de combustível: 300 litros;
- Peso bruto: Aprox. 16.000 kg ou 17.500 kg, com carroceria e ocupantes;
- Peso do chassi: Aprox. 5.300 kg;
MERCADO
Desde 1996, a Agrale fabrica no estado do Rio Grande
do Sul a família Agrale MA Microbus de chassis para micro-ônibus, melhorando
seus produtos a cada ano, inclusive produzindo na década de 2000 os modelos
Agrale MA 7.5T, Agrale MA 8.5T e Agrale MA 8.5 Super, tornando-se então a maior
fabricante brasileira de chassis para micro-ônibus e a 3ª maior fabricante
brasileira de chassis em geral para transporte urbano e rodoviário de
passageiros, considerando todas as fabricantes instaladas no Brasil, alcançando
em 2003, por exemplo, a marca de 15.000 unidades fabricadas. Alguns anos
depois, em 2006, a empresa alcançou a marca de 20.000 chassis para micro-ônibus
produzidos.
Atualmente, ela é líder nacional na fabricação de
chassis para micro-ônibus, considerando seus modelos em produção seriada, o
Agrale MA 9.2, Agrale MA 10.0 e Agrale MA 11.0 GNV, que são as versões melhoradas da
família Agrale MA Microbus.
A partir de 2007, ela lançou a sua segunda família de
chassis para veículos de transporte coletivo de passageiros, a Agrale MA Midibus,
para atender o segmento de transporte coletivo urbano, rodoviário e rural de
passageiros, inclusive para transporte escolar, consolidando assim sua posição
como uma das maiores fabricantes do setor.
Parte do sucesso da Agrale na indústria de transporte
urbano e rodoviário de passageiros pode ser creditado às parcerias que ela
conseguiu fechar, nessas décadas, com várias encarroçadoras, entre elas a
Marcopolo / Volare / Neobus, a Caio, a Mascarello, a Comil, a Metalbus e a
Italbus.
- Amazônia
- ATR-42
- ATR-72
- Saab JAS 39 Gripen NG
- Beechcraft Corporation
- Beechraft King Air
- Agricultura e Pecuária
- Pesos e Medidas
- Galvanização (Química)
- Ivermectina (Agropecuária)
- Oxitetraciclina (Agropecuária)
- Cessna 208B Grand Caravan
- Cessna Citation
- Nota Fiscal
- Bombardier Learjet
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Cirrus Aircraft
- Satélites (Telecomunicações)
- Gastrite (Medicina)
- Indústria Automobilística
- Nutrientes (Medicina e Veterinária)
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Aquecimento Global
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Energia Solar Fotovoltaica
- Trator Ford 6600
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Conexão ADSL (Telecomunicações)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Segurança Privada
- Massey Ferguson MF 275
- Medroxiprogesterona (Medicina e Veterinária)
- Produção Florestal
- Drones
- Nobreak (Informática)
- Propoxur (Veterinária)
- Massey Ferguson MF 290
- Piper Aircraft
- James Bond (Cinema)
- Doramectina (Agropecuária)
- Pessoas Jurídicas (Administração)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Roteadores (Telecomunicações)
- Fundações (Construção Civil)
- Panetone
- Cal (Construção Civil)
- Trator Ford 6610
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Iodophor (Agropecuária)
- Cimento (Construção Civil)
- Documentos (Administração)
- Esquizofrenia (Psicologia)
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Maconha (Segurança Pública)
- Ford do Brasil
- Airbus A320
- General Motors do Brasil
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Areia (Construção Civil)
- Argamassa (Construção Civil)
- Mbps - Megabits por Segundo (Informática)
- Embraer E-190
- Concreto (Construção Civil)
- Chassis Agrale MA Microbus
- Embraer E-195
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Suzuki EN125 Yes
- Computador (Informática)
- Multiplicação (Matemática)
- Viação Motta (Transporte Rodoviário)
- Chassis Iveco Scudato
- Legislação Trabalhista (Direito)
- Aço (Siderurgia)
- Volkswagen Delivery
- Açúcar (Agroindústria)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Pepsico do Brasil
- Fertilizante (Agricultura e Pecuária)
- Grupo Boticário
- Ford Ranger
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Chevrolet S10
- Úlcera (Medicina)
- Água (Biologia e Química)
- Ford F-250
- Hyundai HR
- Unilever Brasil
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Trator Valmet 68
- Conservação de Alimentos (Culinária)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Álcool (Agroindústria)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Alumínio (Metalúrgica)
- Antibióticos (Medicina e Veterinária)
- Hyundai HD 80
- Hyundai HD 78
- Aquecedor Solar de Água
- Fibrocimento NT (Construção Civil)
- Trator Valmet 88
- Caminhões Mercedes-Benz Atego
- Injeção Direta (Mecânica)
- CRDI - Common Rail Direct Injection
- Honda HA-420 HondaJet
- Trator Massey 265 (Agropecuária)
- Componentes Eletrônicos
- Água Oxigenada (Química)
- Atmosfera (Química e Física)
- Lancha Coral 16
- Lancha Top Fish 16
- Lancha Aquaterra 16
- Lancha Focker 160
- Lancha Caprice 160
- Lancha Lorena Fisher 16
- IRPF - Imposto de Renda de Pessoa Física
- TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Navios (Engenharia Naval)
- Barcos (Engenharia Naval)
- Bicicleta (Ciclismo)
- Mata Bicheiras (Agropecuária)
- Contêineres (Transporte de Cargas)
- Modem (Telecomunicações)
- Embraer EMB-203 Ipanema
- Tina Turner (Música)
- Tijolo (Construção Civil)
- Aquífero Guarani (Geografia)
- Ford Pampa
- Dire Straits (Música)
- Massey Ferguson MF 275 Advanced
- Toyota Hilux
- Alicerce (Construção Civil)
- Marcopolo Paradiso G6 1550 LD
- Busscar Panorâmico DD
- Marcopolo Paradiso G6 1800 DD
- Caminhões Volvo FMX
- Chrystian & Ralf (Música)
- Massey Ferguson MF 292 Advanced
- Cascalho (Construção Civil)
- Pedra Britada (Construção Civil)
- Busscar Jum Buss 400
- Líder Aviação (Transporte Aéreo)
- Microcomputador (Informática)
- Micro-Ônibus AMD Solum
- Cabos de Telecomunicações
- ISS - Imposto Sobre Serviços
- Busscar Vissta Buss DD
- Ferro (Siderurgia)
- Fast Food (Comércio)
- Blindagem de Automóveis
- Marcopolo Paradiso G7 1800 DD
- Citroen Jumper
- Ônibus AMD Alamo
- Roberta Miranda (Música)
- Sindrome do Pânico (Psicologia)
- Adubo (Agricultura e Pecuária)
- Pilha (Química e Física)
- Caminhões Mercedes-Benz Axor
- Refrigerador (Conservação de Alimentos)
- John Williams (Música)
- Scania L 111 (Jacaré)
- Roberta Miranda (Música)
- Trator Valtra BH 205i G2
- Adubo (Agricultura e Pecuária)
- Pá carregadeira Case W20F
- Mitsubishi L200
- Álcool Combustível (Agroindústria)
- Chevrolet Silverado
- Plástico (Indústria)
- Pá Carregadeira Case 721E
- Pá Carregadeira Case 821E
- A Caçada ao Outubro Vermelho (Filme)
- Aeroporto de Guarulhos
- Scania S 450
- Jesus (Filme)
- Carpenters (Música)
- Petróleo (Economia e Política)
- Suzanne Ciani (Música)
- Fatura (Administração de Empresas)
- Duplicata (Administração de Empresas)
- Fiat Ducato
- Compulsão Sexual (Psicologia)
- Alien - O Oitavo Passageiro (Filme)
- Blade Runner - O Caçador de Andróides (Filme)
- Bloco de Concreto (Construção Civil)
- Ennio Morricone (Música)
- Poços de Água (Geologia)
- Nissan Frontier
- Northrop F-5 (Força Aérea Brasileira)
- Embraer EMB-312 Tucano
- Massey Ferguson MF 5275
- Igrejas Evangélicas (Religião)
- Embraer EMB-202 Ipanema
- JAC Hunter
- Escavadeira Case CX240C Mass Excavator
- Escavadeira Case CX240B
- Paula Fernandes (Música)
Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Transporte Mundial: http://transportemundial.com.br/
- Agrale:
https://www.agrale.com.br/pt
- Campione (classificados): http://campioneveiculos.com.br/
- Rede Agrale: http://rede.agrale.com.br/agrale/intranet/intranet.nsf/NOTI-VISU?OpenForm&UID=56&PG=37&SESSIONID=
- A Tarde: https://atarde.uol.com.br/motor/noticias/1456042-agrale-lanca-novos-chassis-para-micro-e-midbus
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agrale
- Site Ônibus Brasil: https://onibusbrasil.com/modelos/chassi/agrale/ma-150
- Campione Veículos: http://campioneveiculos.com.br/agrale-apresenta-onibus-com-chassi-ma-17-0/
- Marcopolo / Volare: https://www.volare.com.br/
- Agrale (divulgação): Imagens







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