CHASSIS AGRALE MA MIDIBUS

CHASSI MA 15.0
CHASSI MA 15.0 RURAL
CHASSI MA 17.0


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A família Agrale MA Midibus é uma moderna linha de chassis de miniônibus e ônibus médios para transporte urbano, rodoviário e rural de passageiros, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala no Brasil pela empresa brasileira Agrale desde a década de 2000, cujos atuais integrantes ainda em produção seriada são os modelos de chassis Agrale MA 15.0, Agrale MA 15.0 Rural e Agrale MA 17.0, esses três para encarroçamento de veículos de médio porte com capacidade rodoviária variando entre 33 e 49 assentos, com razoável conforto para trajetos urbanos, rurais, viagens intermunicipais e viagens interestaduais curtas.


De modo geral, os modelos de chassis da família Agrale MA Midibus são tracionados por motores a diesel Cummins ou MWM, com potências variando entre 190 cavalos e 230 cavalos, com torques variando entre 72 kgfm e 82 kgfm e com pesos brutos variando entre 15 toneladas e 17,5 toneladas, dependendo do modelo de chassi.


A AGRALE

A Agrale é uma grande e tradicional indústria automotiva brasileira. Ela foi fundada em 1965 no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário Francisco Stédile, inicialmente como fabricante de tratores e motores a diesel, e, posteriormente, nas décadas seguintes, passou a atuar em diversos segmentos da indústria automotiva e utilitária, entre eles o segmento de transporte urbano e rodoviário de cargas, com a fabricação em larga escala de caminhões de médio porte; o segmento militar, com a fabricação de veículos militares off-road ou crossover; o segmento de transporte urbano e rodoviário de passageiros, com a fabricação em larga escala de chassis para micro-ônibus, tornando-se então a maior fabricante brasileira de chassis para micro-ônibus; e o segmento de motocicletas urbanas, rurais e esportivas.


Atualmente o Grupo Agrale produz em larga escala modernos modelos de tratores; caminhões de médio porte; chassis para micro-ônibus; veículos off-road ou crossover utilitários e semiutilitários, para uso civil, policial e militar; motores a diesel e geradores auxiliares de energia elétrica; motobombas para irrigação agrícola; e empilhadeiras;

 

É um dos maiores e mais importantes grupos industriais do Brasil, com capital nacional, com a maioria das fábricas localizada nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul e Espírito Santo, e uma unidade na Argentina, o nosso país vizinho, gerando mais de 1.800 empregos diretos, a maioria no Brasil, e com uma receita bruta anual média de cerca de R$ 1,8 bilhão na década de 2010.


FAMÍLIA AGRALE MA
LINHA AGRALE MIDIBUS

A linhagem de chassis para veículos de transporte coletivo urbano, rodoviário e rural de passageiros Agrale MA foi iniciada na década de 1990, a partir da percepção dos investidores, executivos e projetistas da empresa brasileira Agrale sobre o mercado brasileiro de transporte coletivo terrestre de pessoas. Eles acreditavam que havia espaço suficiente no mercado para mais um competidor nesse segmento, começando pelos chassis Agrale MA Microbus, para o encarroçamento de micro-ônibus, a partir de 1996, alcançando a liderança do mercado de micro-ônibus apenas alguns anos depois do início da fabricação seriada, principalmente para a encarroçadora Volare, por sua vez uma empresa do Grupo Marcopolo, seguidos dos chassis Agrale MA Midibus, com fabricação seriada iniciada em 2007.


De modo geral, os modelos de chassis da família Agrale MA Midibus possuem motorização dianteira, chassis com duas longarinas longitudinais, tração traseira e atendem o nível Euro 5 de emissões de poluentes na atmosfera, um dos mais rigorosos.  


AGRALE MA 15.0

É um dos irmãos menores da família Agrale MA Midibus, um modelo de tamanho e potência intermediários da linhagem Agrale MA, mas neste caso dentro das categorias dos miniônibus e ônibus médios. Ele pode receber uma carroceria com até 10 metros de comprimento e capacidade para até 33 passageiros sentados, com conforto razoável, na configuração rodoviária. A sua fabricação seriada foi iniciada em 2007 pela Agrale e, atualmente, está disponível com motorização Cummins ISB 4.5 L SCR, com 207 cavalos de potência e 76 kgfm de torque.


De modo geral, as carrocerias para transporte coletivo urbano de passageiros possuem duas ou três portas laterais, do lado direito da carroceria, e as carrocerias para transporte coletivo rodoviário possuem uma porta dianteira direita.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Capacidade: Até 33 passageiros sentados (rodoviário);
  • Comprimento do chassi: Aprox. 9,3 metros ou 10,5 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 4,3 metros ou 5,2 metros;
  • Largura da carroceria: Aprox. 2,4 metros (sem retrovisores);
  • Direção: Hidráulica, ZF Servocom 8097;
  • Motor: Cummins ISB 4,5 L SCR diesel;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e aftercooler;
  • Cilindrada: 4.460 cm³;
  • Injeção: Direta e eletrônica, do tipo Common Rail;
  • Potência: 207 cv a 2.300 rpm;
  • Torque: 76 kgfm a 1.800 rpm;
  • Controle de emissões: Redução catalítica seletiva, com Arla;
  • Câmbio: Eaton FS 5406 A, 6 marchas à frente e 1 a ré;
  • Embreagem: Monodisco a seco;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Sistema elétrico: 24 volts, com 2 baterias de 12 volts;
  • Alternador: 28 volts e 80 ampères;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, com amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas semielípticas de duplo estágio, com amortecedores telescópicos;
  • Freios: Tambores, S-Cam pneumático, assistido eletronicamente, com ABS e EBD;
  • Freio de estacionamento: Spring brake 30;
  • Rodas e pneus: 275/80 R22,5 e rodas de 22,5 polegadas;
  • Tanque de combustível: 210 litros;
  • Peso bruto: Aprox. 15.000 kg, com carroceria e ocupantes;
  • Peso vazio: Aprox. 4.360 kg ou 4.750 kg;


AGRALE MA 15.0 RURAL

Também é um dos irmãos menores família Agrale MA Midibus, um modelo de tamanho e potência intermediários da linhagem Agrale MA, neste caso também dentro das categorias dos miniônibus e ônibus médios. Ele pode receber uma carroceria com até 10 metros de comprimento e capacidade para até 33 passageiros sentados, com conforto razoável, na configuração para transporte rural de estudantes do ensino público e na configuração rodoviária de transporte de passageiros. A sua fabricação seriada foi iniciada na década de 2010 pela Agrale e, atualmente, está disponível com motorização Cummins ISB 4.5 L SCR, com 207 cavalos de potência e 76 kgfm de torque, ou MWM MaxxForce 4.8H 4.5 L ISB, com 190 cavalos e 72 kgfm.


De modo geral, as carrocerias para transporte coletivo rural de passageiros possuem uma porta lateral e dianteira do lado direito e as carrocerias para transporte coletivo rodoviário também possuem uma porta dianteira direita.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Capacidade: Até 33 passageiros sentados (rodoviário);
  • Comprimento do chassi: Aprox. 9,3 metros ou 10,5 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 4,3 metros ou 5,2 metros;
  • Largura da carroceria: Aprox. 2,4 metros (sem retrovisores);
  • Direção: Hidráulica, ZF Servocom 8097, com regulagem de inclinação;
  • Motor: Cummins ISB 4,5 L SCR diesel;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e aftercooler;
  • Cilindrada: 4.460 cm³;
  • Injeção: Direta e eletrônica, do tipo Common Rail;
  • Potência: 207 cv a 2.300 rpm;
  • Torque: 76 kgfm a 1.800 rpm;
  • Motor: MWM MaxxForce 4.8H diesel;
  • Tipo: 4 cilindros em linha, com turbo e aftercooler;
  • Cilindrada: 4.748 cm³;
  • Injeção: Direta e eletrônica, do tipo Common Rail;
  • Potência: 190 cv a 2.200 rpm;
  • Torque: 72 kgfm a 1.600 rpm;
  • Controle de emissões: Redução catalítica seletiva, com Arla;
  • Câmbio: Eaton FS 5406 A, 6 marchas à frente e 1 a ré;
  • Embreagem: Monodisco a seco, com acionamento hidráulico;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Sistema elétrico: 24 volts, com 2 baterias de 12 volts;
  • Alternador: 28 volts e 80 ampères;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, com amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas semielípticas de duplo estágio, com amortecedores telescópicos;
  • Freios: Tambores, S-Cam pneumático, assistido eletronicamente, com ABS e EBD;
  • Freio de estacionamento: Spring brake 30;
  • Rodas e pneus: 275/80 R22,5 e rodas de 22,5 polegadas;
  • Tanque de combustível: 210 litros;
  • Peso bruto: Aprox. 15.000 kg, com carroceria e ocupantes;
  • Peso vazio: Aprox. 4.360 kg ou 4.450 kg;


AGRALE MA 17.0

É o irmão maior da família Agrale MA Midibus, o maior modelo da linhagem Agrale MA, o maior chassi produzido em série pela Agrale, mas neste caso também dentro das categorias dos miniônibus e ônibus médios. Ele pode receber uma carroceria com até 12 metros de comprimento e capacidade para até 49 passageiros sentados, com conforto razoável, na configuração rodoviária. A sua fabricação seriada foi iniciada em 2013 pela Agrale e, atualmente, está disponível com motorização Cummins ISBe 6.7 L SCR, com 230 cavalos de potência e 83 kgfm de torque.


De modo geral, as carrocerias para transporte coletivo urbano de passageiros possuem duas ou três portas laterais, do lado direito da carroceria, e as carrocerias para transporte coletivo rodoviário possuem uma porta dianteira direita.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Capacidade: Até 49 passageiros sentados (rodoviário);
  • Comprimento do chassi: Aprox. 12,6 metros;
  • Entre-eixos: Aprox. 5,2 metros, 5,9 metros ou 6,5 metros;
  • Largura da carroceria: Aprox. 2,4 metros (sem retrovisores);
  • Direção: Hidráulica, ZF Servocom 8097;
  • Motor: Cummins ISBe 6.7 L SCR diesel;
  • Tipo: 6 cilindros em linha, com turbo e aftercooler;
  • Cilindrada: 6.700 cm³;
  • Injeção: Direta e eletrônica, do tipo Common Rail;
  • Potência: 230 cv a 2.300 rpm;
  • Torque: 83 kgfm a 1.800 rpm;
  • Motor: MWM MaxxForce 7.2H diesel;
  • Tipo: 6 cilindros em linha, com turbo e aftercooler;
  • Cilindrada: 7.200 cm³;
  • Injeção: Direta e eletrônica, do tipo Common Rail;
  • Potência: 225 cavalos a 2.200 rpm;
  • Torque: 86 kgfm a 1.600 rpm;
  • Controle de emissões: Redução catalítica seletiva, com Arla;
  • Câmbio: Eaton FS 6406 A, 6 marchas à frente e 1 a ré;
  • Embreagem: Monodisco a seco, hidropneumática;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Sistema elétrico: 24 volts, com 2 baterias de 12 volts;
  • Alternador: 28 volts e 80 ampères;
  • Suspensão dianteira: Molas semielípticas (de série) ou pneumática (opcional);
  • Suspensão traseira: Molas semielípticas de duplo estágio (de série) ou pneumática;
  • Freios: Tambores, S-Cam pneumático, assistido eletronicamente, com ABS e EBD;
  • Freio de estacionamento: Spring brake 30;
  • Rodas e pneus: 275/80 R22,5 e rodas de 22,5 polegadas;
  • Tanque de combustível: 300 litros;
  • Peso bruto: Aprox. 16.000 kg ou 17.500 kg, com carroceria e ocupantes;
  • Peso vazio: Aprox. 5.300 kg;


MERCADO

Desde 1996, a Agrale fabrica no estado do Rio Grande do Sul a família Agrale MA Microbus de chassis para micro-ônibus, melhorando seus produtos a cada ano, inclusive produzindo na década de 2000 os modelos Agrale MA 7.5T, Agrale MA 8.5T e Agrale MA 8.5 Super, tornando-se então a maior fabricante brasileira de chassis para micro-ônibus e a 3ª maior fabricante brasileira de chassis em geral para transporte urbano e rodoviário de passageiros, considerando todas as fabricantes instaladas no Brasil, alcançando em 2003, por exemplo, a marca de 15.000 unidades fabricadas. Alguns anos depois, em 2006, a empresa alcançou a marca de 20.000 chassis para micro-ônibus produzidos.


Atualmente, ela é líder nacional na fabricação de chassis para micro-ônibus, considerando seus modelos em produção seriada, o Agrale MA 8.7, Agrale MA 9.2 e Agrale MA 10.0, que são as versões melhoradas da família Agrale MA Microbus.


A partir de 2007, ela lançou a sua segunda família de chassis para veículos de transporte coletivo de passageiros, a Agrale MA Midibus, para atender o segmento de transporte coletivo urbano, rodoviário e rural de passageiros, inclusive para transporte escolar, consolidando assim sua posição como uma das maiores fabricantes do setor.


Parte do sucesso da Agrale na indústria de transporte urbano e rodoviário de passageiros pode ser creditado às parcerias que ela conseguiu fechar, nessas décadas, com várias encarroçadoras, entre elas a Marcopolo / Volare / Neobus, a Caio, a Mascarello, a Comil, a Metalbus e a Italbus.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Agrale
  • Agrale (divulgação): Imagens

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