MARCOPOLO PARADISO G7 1800 DD
PARADISO G7 1800 DD 6X2
PARADISO G7 1800 DD 8X2
MARCOPOLO
INTRODUÇÃO
O moderno ônibus Marcopolo Paradiso G7 1800 DD é um popular modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com carroceria do tipo double decker, fabricado em série e em larga escala na década de 2010 pela multinacional brasileira Marcopolo S.A., uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para veículos urbanos e rodoviários para transporte coletivo de passageiros do mundo.
Os seus principais concorrentes na década de 2010
foram os modelos Busscar Panorâmico DD,
também com carroceria double decker, o Comil
Campione Invictus DD, de carroceria double decker; o Irizar i6 Plus, de carroceria semi-convencional high deck, o Busscar Vissta Buss HI, de carroceria
semi-convencional high deck; o Metalbus
Maxibus Lince 3,40, de carroceria convencional, o Mascarello Roma R8, de carroceria semi-convencional high deck, e o Busscar Jum Buss 400, de carroceria
semi-convencional high deck.
O ônibus Marcopolo Paradiso G7 1800 DD ainda está em
produção seriada, mas o seu substituto natural, o Marcopolo G8 1800 DD já está sendo introduzido no mercado. Atualmente,
um dos principais concorrentes de ambos os modelos top de linha da Marcopolo é
o Busscar Vissta Buss DD, também com
carroceria double decker. Mas além do Marcopolo Paradiso G7 1800 DD e do
Marcopolo Paradiso G8 1800 DD, a renomada fabricante gaúcha oferece o Marcopolo Paradiso G7 1600 LD, o Marcopolo Paradiso G7 1350 e o Marcopolo Paradiso G7 1200, esses três
com carrocerias semi-convencionais high deck.
A MARCOPOLO
A multinacional brasileira Marcopolo S.A. é uma das maiores, mais tradicionais e bem sucedidas fabricantes de carrocerias de veículos coletivos para transporte urbano e rodoviário de passageiros do mundo. Ela foi fundada em 1949, no estado do Rio Grande do Sul, pelos irmãos Dorval Nicola, Nelson Steffen e Doracy Nicola, inicialmente com o nome Nicola & Cia Ltda e, posteriormente, anos depois, renomeada para Marcopolo S.A., se tornando então, a partir das décadas de 1970, 1980 e 1990, a maior empresa encarroçadora de ônibus do Brasil e a terceira maior do mundo.
Atualmente, ela é uma empresa de capital aberto,
sediada em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, e tem entre seus
principais acionistas a Família Bellini, e se mantém entre as maiores, mais
conceituadas e mais bem sucedidas fabricantes de ônibus para transporte urbano
e rodoviário do mundo, com mais de 450.000 unidades fabricadas.
É uma empresa multinacional, com subsidiárias e joint
ventures no Brasil e em vários países, incluindo Neobus, Volare e Ciferal,
essas três no Brasil; a Tata Marcopolo, na Índia; a Volgren, na Austrália; a
Metalpar S.A., na Argentina; a Superpolo S.A., na Colômbia; a Polomex S.A., no
México; a Marcopolo South Africa, na África do Sul; e a Auto Components, na
China; entre outras.
Aqui no Brasil, ela possui duas fábricas em Caxias do
Sul e uma fábrica em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro
– R.J.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O bonito ônibus Marcopolo Paradiso G7 1800 DD é um modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com construção mista em aço galvanizado, alumínio e material composto de fibra de vidro, com carroceria do tipo double decker, ou seja, de dois andares, montada sobre chassi, com motorização turbodiesel traseira, com capacidade para transportar até 56 passageiros na versão Marcopolo Paradiso G7 1800 DD 6X2 ou 68 passageiros na versão Marcopolo Paradiso G7 1800 DD 8X2, o primeiro com três eixos, sendo um deles de tração, e o segundo com quatro eixos, sendo um deles de tração.
Conhecido também como Marcopolo Paradiso New G7 1800
DD, ele é considerado um dos mais sofisticados, bonitos e confortáveis modelos
de ônibus para transporte rodoviário de passageiros do Brasil, fabricado em
série e em larga escala durante a década de 2010 pela Marcopolo S.A. e
utilizado pelas melhores e mais conceituadas transportadoras do Brasil,
incluindo Viação
Catarinense, Auto Viação 1001, Expresso do Sul e Viação Cometa, essas quatro controladas pelo Grupo JCA; Viação Águia Branca / Expresso Brasileiro; Reunidas Paulista;
Viação Garcia e Viação Brasil Sul,
ambas do Grupo GBS; Planalto Transportes; Eucatur; Viação
Andorinha; Expresso de Prata; Expresso Maringá, Nossa Senhora da Penha
e Expresso União, essas três
controladas pelo Grupo Comporte
(Família Constantino); Viação Motta;
e Guerino Seiscento, entre outras.
Durante a década de 2010, essa sofisticada opção de
carroceria estava disponível para montagem sobre os maiores modelos de chassis
nacionais das fabricantes Mercedes-Benz,
Scania e Volvo, com as opções de
três ou quatro eixos, 6X2 ou 8X2, com motor traseiro turbodiesel e intercooler,
com suspensão a ar, com potências variando entre 360 cavalos até 450 cavalos,
torques variando entre 188 kgfm até 224 kgfm, capazes de suportar até 29.000 kg
de PBT ou peso bruto total, com até 15 metros de comprimento e 4,1 metro de
altura.
Para quem não sabe, a carroceria de um veículo de
transporte coletivo rodoviário de passageiros é a parte superior da estrutura,
na qual estão os compartimentos de bagagem, a cabine ou salão de passageiros e o
cockpit ou a cabine do motorista. Já o chassi é a estrutura metálica de
sustentação do ônibus sobre a suspensão e as rodas, geralmente composta por
duas longarinas metálicas longitudinais fixadas com travessas metálicas
transversais. É no chassi que estão fixados a carroceria, o motor e a
suspensão.
No caso específico do ônibus Marcopolo Paradiso G7
1800 DD, a sua carroceria metálica é formada pela união solidária da base, das
laterais, do teto, dos painéis dianteiro e traseiro por meio de solda gasosa,
com tratamento especial contra corrosão e isolamento termo-acústico. Além
disso, o revestimento externo do painel frontal, do painel traseiro e do teto
da carroceria é fabricado em material composto de fibra de vidro. As laterais
da carroceria, abaixo das janelas, são fabricadas com revestimento em alumínio
liso e os pára-choques são fabricados com reforço interno em tubos de aço.
No interior do veículo, principalmente na cabine de
passageiros, há uma variedade de materiais. O piso da cabine, por exemplo, é
composto por painéis finos de madeira compensada naval, de 1 centímetro de
espessura, com revestimento antiderrapante e impermeável. As janelas são fixas,
com tratamento fumê, para reduzir a entrada de raios solares e, assim, manter a
temperatura interna controlada, com auxílio de ar condicionado.
O veículo é fabricado desde 2009 com quatro opções
diferentes de configuração de assentos, incluindo uma combinação de leito ou
executivo e alta densidade, todas essas opções com baixo nível de ruído
interno, graças a um bom isolamento acústico. Durante a década de 2010, todas
as unidades fabricadas já saíam de fábrica com toalete, galley compacta para
água e aparelho de ar condicionado. Nessa década, o veículo saía de fábrica com faróis principais halógenos, de série, mas com a opção de faróis principais de LED .
MERCADO
O belo ônibus Marcopolo Paradiso G7 1800 DD faz parte
da família de ônibus rodoviários Marcopolo Paradiso, a mais completa,
confortável e sofisticada linha de veículos para transporte rodoviário de
passageiros a médias e longas distâncias do fabricante gaúcho, iniciada em 1983
com o modelo Marcopolo Paradiso, na época montado sobre o chassi Scania B-58,
de três eixos e suspensão a ar. Na época, ele foi considerado o primeiro ônibus
high deck do Brasil, fabricado em larga escala, já que outra tentativa
anterior, de outro fabricante, de introduzir um ônibus desse tipo, não teve
sucesso.
O termo high deck (pronuncia-se rái dék) significa
cabine ou salão de passageiros alto, não necessariamente um double decker
(pronuncia-se dâbo déker), que, por sua vez, significa um veículo para
transporte de passageiros com uma estrutura de dois andares ou dois pisos, com
duas cabines de passageiros, uma em cima e outra embaixo. O peso maior dessa
estrutura é distribuído nas vias públicas (ruas, avenidas e rodovias) por meio
de três eixos, sendo um deles direcional, ou quatro eixos, sendo dois deles
direcionais.
No caso específico do ônibus Marcopolo Paradiso G7
1800 DD a sigla G7 significa a sétima geração de ônibus da empresa, desde sua
fundação, com o seu belo design baseado nas tendências estéticas europeias,
para onde também foi exportado, um mercado exigente de altos padrões de
segurança e conforto.
Ele está sendo substituído na linha de montagem da
fabricante Marcopolo S.A., desde 2021, pelo Marcopolo Paradiso G8 1800 DD, que,
por sua vez, faz parte da oitava geração de ônibus rodoviários da empresa.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade (6X2): Até 56 passageiros;
- Capacidade (8X2): Até 68 passageiros;
- Comprimento: Até 14 metros (6X2);
- Comprimento: Até 15 metros (8X2);
- Largura: Aprox. 2,6 metros;
- Altura: Aprox. 4,1 metros;
- Altura da cabine de passageiros: Aprox. 1,8 metro;
- Iluminação interna: Em LED;
- Iluminação externa: Halógena e LED;
- Assentos: Em tecido, cinto de segurança e tomada para recarga de celulares (opcional);
- Interior (opcionais): Internet Wi-Fi, Ar condicionado, GPS, DVD e MP3;
- Opções de chassis: Mercedes-Benz, Scania e Volvo;
- Potência: Até 450 cavalos, dependendo do chassi escolhido;
- Torque: Até 234 kgfm, dependendo do chassi escolhido;
- Peso Bruto Total: Até 29.000 kg, dependendo do chassi escolhido;
- Opções de eixos: 6X2, com um direcional, ou 8X2, com dois direcionais;
- Preço: Aprox. R$ 1 milhão (novo);
OPÇÕES DE
CHASSIS PARA O G7 1800 DD |
||||
MARCA |
MODELO |
MOTOR |
POTÊNCIA |
TORQUE |
Mercedes |
0-500 RSD
2436 6X2 |
OM-457 LA
SCR |
360
cavalos |
188 kgfm |
Mercedes |
0-500 RSD
2441 6X2 |
OM-457 LA
SCR |
408
cavalos |
194 kgfm |
Mercedes |
0-500
RSDD 2741 8X2 |
OM-457 LA
SCR |
408
cavalos |
194 kgfm |
Scania |
K 360 6X2 |
DC13 114
SCR |
360
cavalos |
188 kgfm |
Scania |
K 400 6X2 |
DC13 113
SCR |
400
cavalos |
214 kgfm |
Scania |
K400 8X2 |
DC13 113
SCR |
400
cavalos |
214 kgfm |
Scania |
K400
6X2*4 |
DC13 113
SCR |
400
cavalos |
214 kgfm |
Scania |
K440 8X2 |
DC13 112
SCR |
440
cavalos |
234 kgfm |
Volvo |
B380R 6X2 |
Volvo DC11
SCR |
370
cavalos |
182 kgfm |
Volvo |
B380R 8X2 |
Volvo
DC11 SCR |
370
cavalos |
182 kgfm |
Volvo |
B450R 6X2 |
Volvo
DC11 SCR |
450
cavalos |
224 kgfm |
Volvo |
B450R 8X2 |
Volvo
DC11 SCR |
450
cavalos |
224 kgfm |
Volvo |
B420R 6X2 |
Volvo
DC11 SCR |
410
cavalos |
203 kgfm |
Volvo |
B420R 8X2 |
Volvo
DC11 SCR |
410
cavalos |
203 kgfm |
|
|
|
|
|
GALERIA DE IMAGENS
VIAÇÃO ANDORINHA
CONFIGURAÇÃO LEITO
VIAÇÃO MOTTA
CABINE MOTORISTA
EXPRESSO DE PRATA
ACESSO PARA DEFICIENTES
Nota:
O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Marcopolo, por
meio da senhora Ana, da Assessoria de Imprensa, pelo fornecimento de informações prestadas diretamente ao
editor por meio de correio eletrônico.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Jornal Estado de São Paulo: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,donos-da-gol-faturam-r-1-5-bi-com-onibus-imp-,1646983
- Ônibus Brasil: https://onibusbrasil.com/modelos
- Tudo de Ônibus: https://www.marcopolo.com.br/marcopolo/paradiso-new-g7-1800-dd
- Jornal Estado de São Paulo: https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/double-decker-8x2-ganha-espaco-no-transporte-turistico/
- Auto Vídeos / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=AqTFL8Yglc0
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Auto_Via%C3%A7%C3%A3o_Catarinense
- Diário dos Transportes: https://diariodotransporte.com.br/2020/07/24/grupo-comporte-cria-plataforma-digital-mobifacil-e-unifica-vendas-de-passagens-de-onibus/
- Auto Vídeos: YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=bvd_cNv7EIM
- Diário dos Transportes: https://diariodotransporte.com.br/2019/06/16/grupo-viacao-garcia-e-brasil-sul-completa-5-anos-com-aumento-de-130-no-faturamento/
- Expresso de Prata: https://www.expressodeprata.com/a-empresa/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcopolo
- QRA Volantão / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=OtKiIl7iooE
- Buss On The Road: https://www.busontheroad.net/2021/10/andorinha-7221.html
- Revista Transporte Mundial: https://transportemundial.com.br/
- Parthenon Turismo: http://www.parthenonturismo.com.br/onibus.php?cod=6#:~:text=MARCOPOLO%20PARADISO%20G7%201800%20Double,e%20Mesa%20no%20andar%20inferior%2C
- Marcopolo (divulgação): Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.