MARCOPOLO PARADISO G7 1800 DD

PARADISO G7 1800 DD 6X2
PARADISO G7 1800 DD 8X2
MARCOPOLO


INTRODUÇÃO

O moderno ônibus Marcopolo Paradiso G7 1800 DD é um popular modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com carroceria do tipo double decker, fabricado em série e em larga escala na década de 2010 pela multinacional brasileira Marcopolo S.A., uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para veículos urbanos e rodoviários para transporte coletivo de passageiros do mundo.


Os seus principais concorrentes na década de 2010 foram os modelos Busscar Panorâmico DD, também com carroceria double decker, o Comil Campione Invictus DD, de carroceria double decker; o Irizar i6 Plus, de carroceria semi-convencional high deck, o Busscar Vissta Buss HI, de carroceria semi-convencional high deck; o Metalbus Maxibus Lince 3,40, de carroceria convencional, o Mascarello Roma R8, de carroceria semi-convencional high deck, e o Busscar Jum Buss 400, de carroceria semi-convencional high deck.


O ônibus Marcopolo Paradiso G7 1800 DD ainda está em produção seriada, mas o seu substituto natural, o Marcopolo G8 1800 DD já está sendo introduzido no mercado. Atualmente, um dos principais concorrentes de ambos os modelos top de linha da Marcopolo é o Busscar Vissta Buss DD, também com carroceria double decker. Mas além do Marcopolo Paradiso G7 1800 DD e do Marcopolo Paradiso G8 1800 DD, a renomada fabricante gaúcha oferece o Marcopolo Paradiso G7 1600 LD, o Marcopolo Paradiso G7 1350 e o Marcopolo Paradiso G7 1200, esses três com carrocerias semi-convencionais high deck.


A MARCOPOLO

A multinacional brasileira Marcopolo S.A. é uma das maiores, mais tradicionais e bem sucedidas fabricantes de carrocerias de veículos coletivos para transporte urbano e rodoviário de passageiros do mundo. Ela foi fundada em 1949, no estado do Rio Grande do Sul, pelos irmãos Dorval Nicola, Nelson Steffen e Doracy Nicola, inicialmente com o nome Nicola & Cia Ltda e, posteriormente, anos depois, renomeada para Marcopolo S.A., se tornando então, a partir das décadas de 1970, 1980 e 1990, a maior empresa encarroçadora de ônibus do Brasil e a terceira maior do mundo.


Atualmente, ela é uma empresa de capital aberto, sediada em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, e tem entre seus principais acionistas a Família Bellini, e se mantém entre as maiores, mais conceituadas e mais bem sucedidas fabricantes de ônibus para transporte urbano e rodoviário do mundo, com mais de 450.000 unidades fabricadas.


É uma empresa multinacional, com subsidiárias e joint ventures no Brasil e em vários países, incluindo Neobus, Volare e Ciferal, essas três no Brasil; a Tata Marcopolo, na Índia; a Volgren, na Austrália; a Metalpar S.A., na Argentina; a Superpolo S.A., na Colômbia; a Polomex S.A., no México; a Marcopolo South Africa, na África do Sul; e a Auto Components, na China; entre outras.


Aqui no Brasil, ela possui duas fábricas em Caxias do Sul e uma fábrica em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro – R.J.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O bonito ônibus Marcopolo Paradiso G7 1800 DD é um modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com construção mista em aço galvanizado, alumínio e material composto de fibra de vidro, com carroceria do tipo double decker, ou seja, de dois andares, montada sobre chassi, com motorização turbodiesel traseira, com capacidade para transportar até 56 passageiros na versão Marcopolo Paradiso G7 1800 DD 6X2 ou 68 passageiros na versão Marcopolo Paradiso G7 1800 DD 8X2, o primeiro com três eixos, sendo um deles de tração, e o segundo com quatro eixos, sendo um deles de tração.


Conhecido também como Marcopolo Paradiso New G7 1800 DD, ele é considerado um dos mais sofisticados, bonitos e confortáveis modelos de ônibus para transporte rodoviário de passageiros do Brasil, fabricado em série e em larga escala durante a década de 2010 pela Marcopolo S.A. e utilizado pelas melhores e mais conceituadas transportadoras do Brasil, incluindo Viação Catarinense, Auto Viação 1001, Expresso do Sul e Viação Cometa, essas quatro controladas pelo Grupo JCA; Viação Águia Branca / Expresso Brasileiro; Reunidas Paulista; Viação Garcia e Viação Brasil Sul, ambas do Grupo GBS; Planalto Transportes; Eucatur; Viação Andorinha; Expresso de Prata; Expresso Maringá, Nossa Senhora da Penha e Expresso União, essas três controladas pelo Grupo Comporte (Família Constantino); Viação Motta; e Guerino Seiscento, entre outras.


Durante a década de 2010, essa sofisticada opção de carroceria estava disponível para montagem sobre os maiores modelos de chassis nacionais das fabricantes Mercedes-Benz, Scania e Volvo, com as opções de três ou quatro eixos, 6X2 ou 8X2, com motor traseiro turbodiesel e intercooler, com suspensão a ar, com potências variando entre 360 cavalos até 450 cavalos, torques variando entre 188 kgfm até 224 kgfm, capazes de suportar até 29.000 kg de PBT ou peso bruto total, com até 15 metros de comprimento e 4,1 metro de altura.


Para quem não sabe, a carroceria de um veículo de transporte coletivo rodoviário de passageiros é a parte superior da estrutura, na qual estão os compartimentos de bagagem, a cabine ou salão de passageiros e o cockpit ou a cabine do motorista. Já o chassi é a estrutura metálica de sustentação do ônibus sobre a suspensão e as rodas, geralmente composta por duas longarinas metálicas longitudinais fixadas com travessas metálicas transversais. É no chassi que estão fixados a carroceria, o motor e a suspensão.


No caso específico do ônibus Marcopolo Paradiso G7 1800 DD, a sua carroceria metálica é formada pela união solidária da base, das laterais, do teto, dos painéis dianteiro e traseiro por meio de solda gasosa, com tratamento especial contra corrosão e isolamento termo-acústico. Além disso, o revestimento externo do painel frontal, do painel traseiro e do teto da carroceria é fabricado em material composto de fibra de vidro. As laterais da carroceria, abaixo das janelas, são fabricadas com revestimento em alumínio liso e os pára-choques são fabricados com reforço interno em tubos de aço.


No interior do veículo, principalmente na cabine de passageiros, há uma variedade de materiais. O piso da cabine, por exemplo, é composto por painéis finos de madeira compensada naval, de 1 centímetro de espessura, com revestimento antiderrapante e impermeável. As janelas são fixas, com tratamento fumê, para reduzir a entrada de raios solares e, assim, manter a temperatura interna controlada, com auxílio de ar condicionado.


O veículo é fabricado desde 2009 com quatro opções diferentes de configuração de assentos, incluindo uma combinação de leito ou executivo e alta densidade, todas essas opções com baixo nível de ruído interno, graças a um bom isolamento acústico. Durante a década de 2010, todas as unidades fabricadas já saíam de fábrica com toalete, galley compacta para água e aparelho de ar condicionado. Nessa década, o veículo saía de fábrica com faróis principais halógenos, de série, mas com a opção de faróis principais de LED .


MERCADO

O belo ônibus Marcopolo Paradiso G7 1800 DD faz parte da família de ônibus rodoviários Marcopolo Paradiso, a mais completa, confortável e sofisticada linha de veículos para transporte rodoviário de passageiros a médias e longas distâncias do fabricante gaúcho, iniciada em 1983 com o modelo Marcopolo Paradiso, na época montado sobre o chassi Scania B-58, de três eixos e suspensão a ar. Na época, ele foi considerado o primeiro ônibus high deck do Brasil, fabricado em larga escala, já que outra tentativa anterior, de outro fabricante, de introduzir um ônibus desse tipo, não teve sucesso.


O termo high deck (pronuncia-se rái dék) significa cabine ou salão de passageiros alto, não necessariamente um double decker (pronuncia-se dâbo déker), que, por sua vez, significa um veículo para transporte de passageiros com uma estrutura de dois andares ou dois pisos, com duas cabines de passageiros, uma em cima e outra embaixo. O peso maior dessa estrutura é distribuído nas vias públicas (ruas, avenidas e rodovias) por meio de três eixos, sendo um deles direcional, ou quatro eixos, sendo dois deles direcionais.


No caso específico do ônibus Marcopolo Paradiso G7 1800 DD a sigla G7 significa a sétima geração de ônibus da empresa, desde sua fundação, com o seu belo design baseado nas tendências estéticas europeias, para onde também foi exportado, um mercado exigente de altos padrões de segurança e conforto.


Ele está sendo substituído na linha de montagem da fabricante Marcopolo S.A., desde 2021, pelo Marcopolo Paradiso G8 1800 DD, que, por sua vez, faz parte da oitava geração de ônibus rodoviários da empresa.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Capacidade (6X2): Até 56 passageiros;
  • Capacidade (8X2): Até 68 passageiros;
  • Comprimento: Até 14 metros (6X2);
  • Comprimento: Até 15 metros (8X2);
  • Largura: Aprox. 2,6 metros;
  • Altura: Aprox. 4,1 metros;
  • Altura da cabine de passageiros: Aprox. 1,8 metro;
  • Iluminação interna: Em LED;
  • Iluminação externa: Halógena e LED;
  • Assentos: Em tecido, cinto de segurança e tomada para recarga de celulares (opcional);
  • Interior (opcionais): Internet Wi-Fi, Ar condicionado, GPS, DVD e MP3;
  • Opções de chassis: Mercedes-Benz, Scania e Volvo;
  • Potência: Até 450 cavalos, dependendo do chassi escolhido;
  • Torque: Até 234 kgfm, dependendo do chassi escolhido;
  • Peso Bruto Total: Até 29.000 kg, dependendo do chassi escolhido;
  • Opções de eixos: 6X2, com um direcional, ou 8X2, com dois direcionais;
  • Preço: Aprox. R$ 1 milhão (novo);

 

OPÇÕES DE CHASSIS PARA O G7 1800 DD

MARCA

MODELO

MOTOR

POTÊNCIA

TORQUE

Mercedes

0-500 RSD 2436 6X2

OM-457 LA SCR

360 cavalos

188 kgfm

Mercedes

0-500 RSD 2441 6X2

OM-457 LA SCR

408 cavalos

194 kgfm

Mercedes

0-500 RSDD 2741 8X2

OM-457 LA SCR

408 cavalos

194 kgfm

Scania

K 360 6X2

DC13 114 SCR

360 cavalos

188 kgfm

Scania

K 400 6X2

DC13 113 SCR

400 cavalos

214 kgfm

Scania

K400 8X2

DC13 113 SCR

400 cavalos

214 kgfm

Scania

K400 6X2*4

DC13 113 SCR

400 cavalos

214 kgfm

Scania

K440 8X2

DC13 112 SCR

440 cavalos

234 kgfm

Volvo

B380R 6X2

Volvo DC11 SCR

370 cavalos

182 kgfm

Volvo

B380R 8X2

Volvo DC11 SCR

370 cavalos

182 kgfm

Volvo

B450R 6X2

Volvo DC11 SCR

450 cavalos

224 kgfm

Volvo

B450R 8X2

Volvo DC11 SCR

450 cavalos

224 kgfm

Volvo

B420R 6X2

Volvo DC11 SCR

410 cavalos

203 kgfm

Volvo

B420R 8X2

Volvo DC11 SCR

410 cavalos

203 kgfm

 

 

 

 

 

 

GALERIA DE IMAGENS


VIAÇÃO ANDORINHA


CONFIGURAÇÃO LEITO


VIAÇÃO MOTTA


CABINE MOTORISTA


EXPRESSO DE PRATA


ACESSO PARA DEFICIENTES


Nota: O blog Ciência e Tecnologia em Foco agradece a gentileza e atenção da Marcopolo, por meio da senhora Ana, da Assessoria de Imprensa, pelo fornecimento de informações prestadas diretamente ao editor por meio de correio eletrônico.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Auto_Via%C3%A7%C3%A3o_Catarinense
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcopolo
  • Marcopolo (divulgação): Imagens

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