ÔNIBUS AMD ALAMO

AMD ALAMO
AMD ENCARROÇADORA
GRUPO DINIZ


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O moderno AMD Alamo é um modelo de ônibus para transporte urbano, rodoviário e rural de passageiros, inclusive para uso no transporte escolar, criado, desenvolvido e fabricado em larga escala no Brasil pela empresa brasileira AMD Encarroçadora, durante a década de 2010, cuja carroceria foi montada sobre os modelos de chassis Volkswagen 15.190 OD, com 9,6 metros, Volkswagen 17.230 OD, com 11,2 metros, ou Volkswagen 17.260 OD, com 12,2 metros, os três com capacidade rodoviária, urbana e rural, com capacidade variando entre 30 e 34 assentos, dependendo do modelo, em alta densidade, com razoável conforto para trajetos curtos, de até 100 quilômetros, embora o veículo tenha autonomia para trajetos mais longos.


De modo geral e de forma resumida, o moderno modelo de ônibus AMD Alamo possui estrutura principal da carroceria de fabricação mista, com partes principais em aço galvanizado e alumínio, mas com partes menores fabricadas em material composto de fibra de vidro, sempre com motorização dianteira, fixada sobre o chassi Volkswagen 15.190 OD, mais curto, com motor a diesel MAN DO834 190, com potência de 186 cavalos e torque de 71 kgfm, e com transmissão manual ZF 6S 1010 BO, com seis velocidades ou marchas à frente; sobre o chassi Volkswagen 17.230 OD, intermediário, com motor a diesel MAN DO834 230, com potência de 225 cavalos e torque de 86 kgfm, e com transmissão manual ZF 6S 1010 BO, com seis velocidades ou marchas à frente, mas com a opção de câmbio automatizado ZF 6AS 1010 BO; ou sobre o chassi Volkswagen 17.260 OD, mais longo, com motor a diesel MAN DO836 260, com potência de 256 cavalos e torque de 91 kgfm, e com transmissão manual ZF 6S 1010 BO, com seis velocidades ou marchas à frente, mas com a opção de cambio automatizado ZF 6AS 1010 BO.


Entre as especificações técnicas do veículo estão o brake-light integrado à carroceria; os faróis biodo H4; os assentos com apoios de cabeça; a câmera de ré, com tela de 7 polegadas no painel (opcional); as janelas laterais com vidros fumê; o piso do salão ou cabine de chapa de alumínio ou compensado naval, revestido com ecoflex antiderrapante; o elevador para acesso de pessoas com necessidades especiais; as portas de acesso bipartidas; o assento do motorista com regulagens de altura e inclinação; os assentos dos passageiros injetados em plástico com almofadas; o ar condicionado (opcional); o desembaçador do para-brisa com ar quente ou frio (opcional); e o isolamento térmico de toda a carroceria (opcional).

 

A AMD ENCARROÇADORA

A AMD Encarroçadora e Implementadora foi uma indústria automotiva brasileira. Ela foi fundada em 2013 pelo empresário brasileiro Antônio Diniz no município de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, como uma subsidiária do Grupo Diniz, do estado de São Paulo, que, por sua vez, possui também a Apta Caminhões e Ônibus, uma rede de concessionárias de caminhões e ônibus com as marcas Volkswagen e MAN, além de outras empresas.


Embora fizesse parte de um importante grupo comercial do setor automobilístico ou automotivo do Brasil, a AMD Encarroçadora e Implementadora sofreu com a recessão econômica no Brasil, iniciada em 2014, e sofreu fortemente o impacto da recessão econômica mais recente no Brasil, causada pela pandemia de Covid-19, infelizmente.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


AMD ALAMO (15.190 OD)

  • Perfil: Urbano, Rodoviário e Rural;
  • Capacidade: Até 30 passageiros, em alta densidade;
  • Comprimento: Aprox. 9,6 metros;
  • Largura: Aprox. 2,5 metros;
  • Altura total: Aprox. 3,4 metros (com ar condicionado);
  • Altura do salão ou cabine: Aprox. 2 metros;
  • Entre-eixos: 5,1 ou 4,3 metros;
  • Motor: MAN DO834 190 diesel;
  • Nível: Proconve Fase P7 e Euro 5;
  • Tipo: 4 cilindros em linha
  • Cilindrada:
  • Potência: 186 cv a 2.400 rpm;
  • Torque: 71 kgfm a 1.600 rpm;
  • Câmbio: ZF 6S 1010 BO, manual de 6 velocidades ou marchas;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Iluminação: LED, interna e externa;
  • Sistema elétrico: 24 volts (de série) ou 28 volts (opcional);
  • Suspensão dianteira: Molas semielípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação, molas de borracha e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Molas semielípticas, com molas auxiliares parabólicas, amortecedores telescópicos, molas de borracha e barra estabilizadora;
  • Pneus: 275/80 R22,5;
  • Freios: A ar, S Came, tambor nas quatro rodas, com ABS e EBD;
  • Peso bruto: Até 15.500 kg, com carroceria e ocupantes;


AMD ALAMO (17.230 OD)

  • Perfil: Urbano, Rodoviário e Rural;
  • Capacidade: Até 34 passageiros, em alta densidade;
  • Comprimento: Aprox. 11,2 metros;
  • Largura: Aprox. 2,5 metros;
  • Altura total: Aprox. 3,4 metros (com ar condicionado);
  • Altura do salão ou cabine: Aprox. 2 metros;
  • Entre-eixos: 5,9 metros;
  • Motor: MAN DO834 230 diesel;
  • Nível: Proconve Fase P7 e Euro 5;
  • Tipo: 4 cilindros em linha
  • Cilindrada:
  • Potência: 225 cv a 2.400 rpm;
  • Torque: 86 kgfm a 1.600 rpm;
  • Câmbio: ZF 6S 1010 BO, manual de 6 velocidades ou marchas (de série);
  • Câmbio: ZF 6AS 1010 BO, automatizado (opcional);
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Iluminação: LED, interna e externa;
  • Sistema elétrico: 24 volts (de série) ou 28 volts (opcional);
  • Suspensão dianteira: Molas semielípticas, amortecedores telescópicos de dupla ação, molas de borracha e barra estabilizadora;
  • Suspensão traseira: Molas semielípticas, com molas auxiliares parabólicas, amortecedores telescópicos, molas de borracha e barra estabilizadora;
  • Freios: A ar, S Came, tambor nas quatro rodas, com ABS e EBD;
  • Pneus: 275/80 R22,5;
  • Peso bruto: Até 17.300 kg, com carroceria e ocupantes;


AMD ALAMO (17.260 OD)

  • Perfil: Urbano, Rodoviário e Rural;
  • Capacidade: Até 34 passageiros, em alta densidade;
  • Comprimento: Aprox. 12,2 metros;
  • Largura: Aprox. 2,5 metros;
  • Altura total: Aprox. 3,4 metros;
  • Altura do salão ou cabine: Aprox. 2 metros;
  • Motor: MAN DO836 260 diesel;
  • Nível: Proconve Fase P7 e Euro 5;
  • Tipo: 6 cilindros em linha
  • Cilindrada:
  • Potência: 256 cv a 2.300 rpm;
  • Torque: 91 kgfm a 1.800 rpm;
  • Câmbio: ZF 6S 1010 BO, manual de 6 velocidades ou marchas (de série);
  • Câmbio: ZF 6AS 1010 BO, automatizado (opcional);
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Iluminação: LED, interna e externa;
  • Sistema elétrico: 24 volts (de série) ou 28 volts (opcional);
  • Entre-eixos: 6 metros;
  • Suspensão dianteira: Molas semielípticas e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas semielípticas, com molas auxiliares parabólicas e amortecedores telescópicos;
  • Freios: A ar, S Came, tambor nas quatro rodas, com ABS e EBD;
  • Pneus: 275/80 R22,5;
  • Peso bruto: Até 17.300 kg, com carroceria e ocupantes;


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Grupo Diniz / AMD (divulgação): Imagens

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