CESSNA CITATION MUSTANG

CESSNA CITATION MUSTANG
MUSTANG HIGH SIERRA (SUB-VERSÃO)
CESSNA CITATION 510 MUSTANG
CESSNA CITATION 510S MUSTANG


INTRODUÇÃO

O moderno Cessna Citation Mustang é uma aeronave bimotor executiva de pequeno porte e alta performance, com motorização turbofan da marca americana Pratt & Whitney, com capacidade para transportar quatro ou cinco passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada para viagens interestaduais e internacionais, criada, desenvolvida e fabricada em série e em larga escala nos Estados Unidos, a partir da década de 2000, pela então Cessna Aircraft, conhecida atualmente como Textron Aviation, uma das maiores fabricantes de aviões executivos do mundo.


Até 2016, a aeronave foi fabricada em Independence, no estado norte-americano do Kansas, nos Estados Unidos, onde também outros modelos de aeronaves com a marca Cessna eram e são fabricados, incluindo os pequenos monomotores a pistão Cessna 172 Skyhawk, Cessna 182 Skylane e Cessna 206 StationAir, também sucessos de vendas.


Durante as décadas de 2000 e 2010, os principais concorrentes do jatinho executivo Cessna Citation Mustang no mercado mundial foram o jatinho americano e brasileiro Embraer Phenom 100, fabricado inicialmente no Brasil, e, posteriormente, nos Estados Unidos, também dentro da categoria very-light ou entry-level; o americano Beechcraft Premier IA, conhecido anteriormente como Beechcraft Premier I, também dentro da categoria entry-level; o japonês e americano Honda HA-420 HondaJet, fabricado em material composto; o americano Eclipse 550, também very-light, conhecido anteriormente como Eclipse 500; e o americano Cirrus SF50 Vision, o primeiro monojato fabricado em larga escala no mundo.


Uma parte desses modelos de aeronaves concorrentes citada também não é mais fabricada, portanto só é possível encontrá-la no mercado de aeronaves usadas.


A TEXTRON AVIATION

A Textron Aviation é uma das maiores fabricantes de aeronaves executivas do mundo, ela é a empresa sucessora das fabricantes Cessna Aircraft e Beechcraft Corporation, ambas fundidas em 2014, passando assim a serem tratadas como marcas da Textron Aviation, que, por sua vez, é uma subsidiária da holding americana Textron Company, proprietária também da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.


Ela também é proprietária da tradicional marca Hawker de jatos executivos, mas a fabricação em série desses modelos está suspensa por tempo indeterminado.


Até 2014, a Cessna Aircraft era uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de aeronaves executivas do mundo. Atualmente, o portfólio de produtos da Textron Aviation, sua sucessora natural, é amplo, vai desde pequenos e extremamente econômicos monomotores a pistão, como o Cessna 172 Skyhawk, por exemplo, até sofisticados jatos executivos bimotores de alta performance, de porte médio e alcance intercontinental, como o Cessna Citation Longitude.


No competitivo mercado mundial de jatos executivos, a fabricante norte americana Textron Aviation enfrenta atualmente forte concorrência de grandes fabricantes que também detêm alta tecnologia na construção de aeronaves executivas, incluindo a americana Learjet (propriedade da Bombardier), a fabricante suíça Pilatus, a brasileira Embraer, a francesa Dassault Falcon, a americana Gulfstream (subsidiária da General Dynamics), a japonesa e americana Honda e a americana Cirrus Aircraft.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O Cessna Citation Mustang é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, de pequeno porte e de alcance interestadual e internacional, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com asas retas e trem de pouso triciclo retrátil, com motorização turbofan compacta da marca Pratt & Whitney e com capacidade para transportar quatro ou cinco passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 2000 nos Estados Unidos pela então Cessna Aircraft, que utilizou como base para sua criação e desenvolvimento alguns conceitos estruturais e de sistemas do jatinho executivo Cessna Citation CJ1, também de pequeno porte, mas um pouco maior, mais completo, um pouco mais sofisticado e mais confortável que o Mustang.


Conhecido também como Cessna Citation 510 Mustang, ele é um dos integrantes da variada linhagem de jatos executivos Cessna Citation, composta por mais de vinte modelos de jatos executivos, variando de jatinhos interestaduais e internacionais até sofisticados jatos intercontinentais de médio porte. Na verdade, para ser mais preciso, o jatinho executivo Cessna Citation Mustang (pronuncia-se Césna Saitêchan Mâstén, uma alusão ao termo em inglês mustang, que significa cavalo selvagem) é um projeto quase totalmente original da Cessna, com novas asas e novos motores a jato, inclusive, criado quase totalmente a partir do zero, a partir de uma folha de papel em branco.


Ele é o menor jato executivo, o mais leve, o de menor capacidade, o de menor alcance e o de menor custo de aquisição e manutenção da linhagem de aviões executivos Cessna Citation, com asas retas e alcance interestadual e internacional, com fabricação em série iniciada em 2006 e encerrada em 2016, com mais de 470 unidades fabricadas, o que, para os padrões da indústria aeronáutica, pode ser considerado um sucesso de vendas.


Considerando todos os modelos de jatos executivos da categoria entry-level (pronuncia-se éntri-lével, com a tradução nível de entrada) fabricados em série nas décadas de 2000 e 2010, o Cessna Citation Mustang apresenta uma combinação competitiva, com fuselagem com espaço interno bastante razoável para ombros, cabeças e pés de seus usuários em relação a alguns de seus principais concorrentes. Ele possui um corredor central rebaixado na cabine de passageiros, com altura livre de quase 1,4 metro para circulação dos passageiros, com galley compacta na cabine, para água mineral, sucos, refrigerantes e refeições rápidas, mas sem toalete atrás, no fundo da cabine.


A capacidade máxima homologada da aeronave é de cinco passageiros e um piloto, com uma galley compacta para bebidas e refeições rápidas na cabine de passageiros. São quatro assentos confortáveis em club-seat (frente a frente) na cabine de passageiros, mais um assento ao lado do piloto, já que a aeronave possui homologação para operar com apenas um piloto. Entretanto, grande parte dos proprietários da aeronave, inclusive proprietários pessoas físicas, prefere colocar um co-piloto na cabine de comando, ao lado do piloto, por uma razão de redundância, portanto, neste caso, a capacidade máxima é limitada a quatro passageiros, com conforto bastante razoável. Além disso, aqui no Brasil empresas de táxi-aéreo são obrigadas a colocar dois pilotos (piloto e co-piloto) na cabine de comando.


Desde o início de sua fabricação em série, em 2006, o Cessna Citation Mustang já saía de fábrica com um moderno e sofisticado conjunto de aviônicos do tipo EFIS – Electronic Flight Instrument System, modelo Garmin G1000, composto por três telas com tecnologia LCD – Liquid Crystal Display, com duas PFD - Primary Flight Display, as telas primárias, com 10 polegadas, uma do lado esquerdo do painel, para o piloto, e outra do lado direito, para o co-piloto, e a tela MFD - Multi Function Display, ou multifunção, com 15 polegadas, no centro do painel, com as funções do FMS – Flight Management System integrada nessa tela. Posteriormente, a partir de 2010, o conjunto de aviônicos Garmin G1000 passou a ter mais uma funcionalidade integrada, a visão sintética ou sintetic vision, em inglês, que melhora a consciência situacional da tripulação sobre o terreno sobrevoado, o que, por sua vez, tem consequência direta na segurança de voo.


Os freios do Cessna Citation Mustang possuem discos de aço, de acionamento hidráulico convencional, com dispositivo anti-skid (antibloqueio, equivalente aos freios ABS dos automóveis), e o trem de pouso é do tipo trailing link, com haste de arrasto, para pousos mais suaves. Os flaps e os freios aerodinâmicos (spoilers) são acionados eletricamente. As asas retas desse jatinho possibilitam a operação tranquila em pistas de pouso pavimentadas de comprimento limitado, graças a uma combinação dos flaps e dos freios.


Além disso, a aeronave possui para-brisa aquecido eletricamente, para evitar embaçamento e formação de gelo, bordos de ataque dos motores aquecidos e boots de degelo nos bordos de ataque das asas e dos estabilizadores traseiros, horizontal e vertical, tanto que a aeronave está homologada para voos em condições de baixa temperatura ambiente, até um certo limite, é claro.


Por outro lado, a aeronave possui desempenho de decolagem em dias quentes bastante razoável. Por exemplo: Em um dia quente, com quatro passageiros adultos a bordo, bagagem leve e pouco mais da metade dos tanques com combustível é possível decolar de uma pista de pouso pavimentada de 1.200 metros de uma fazenda no interior do estado de Goiás, do estado de Mato Grosso do Sul ou do estado de Santa Catarina e pousar em Campinas, por exemplo, apenas uma hora e meia depois, com reservas de combustível. Em outro contexto, o alcance da aeronave é de 1.800 quilômetros, com quatro passageiros a bordo e bagagem, decolando a partir de uma pista de pouso de 1.400 metros, com 700 metros de altitude, em dias quentes, o suficiente para decolar de Jundiaí, por exemplo, e voar direto até Aracaju, a capital do estado de Sergipe, sem necessidade de escalas para reabastecimento.


Segundo o fabricante, o alcance máximo do avião é de 2.100 quilômetros, com quatro passageiros a bordo. É verdade, porém em condições de 35º de temperatura ambiente, ou mais, baixa densidade do ar, comprimento limitado de pista da pouso, sem vento, pista acima de 500 metros de altitude, obstáculo de 15 metros próximo à cabeceira oposta (poste ou árvore, por exemplo), quatro passageiros adultos a bordo e bagagem, o que é comum no Brasil, esse alcance não é aplicável na prática, no dia a dia, com margem razoável de segurança, pois não é possível decolar com os tanques cheios.


Além disso, pra quem precisa viajar com frequência para Europa, África, Ásia e América do Norte é aconselhável comprar ou alugar um avião de alcance maior, um avião intercontinental.


CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Os jatos executivos Cessna Citation fazem parte de uma ampla linhagem de aviões de pequeno e médio portes, todos bimotores turbofan, todos de cabine pressurizada e de construção metálica, todos com trem de pouso retrátil e de asas baixas, uma parte deles com asas retas e outra parte com asas enflechadas, com os primeiros modelos criados a partir das décadas de 1960 e 1970, desenvolvidos e fabricados a partir da década de 1970, com toda linhagem formada por mais de 20 modelos, conseguido acumular o impressionante número de mais de 7.000 unidades fabricadas até o momento.


Essa linhagem é composta por dois modelos totalmente originais, o jatinho Cessna Citation 500, que é o mais velho da família, fabricado em série a partir da década de 1970, e o Cessna Citation III, o primeiro jato intercontinental fabricado pela Cessna Aircraft, fabricado em série a partir da década de 1980. De uma forma ou de outra, se todo rigor técnico for usado, todos os demais modelos da linhagem Cessna Citation são derivados.


Se não for adotado um critério muito rígido de conceituação ou definição, o jato executivo intercontinental Cessna Citation Latitude e o jatinho doméstico Cessna Citation Mustang podem ser considerados o terceiro e o quarto modelos totalmente originais ou totalmente novos de jatos executivos da Cessna Aircraft desde o início da fabricação em série da linhagem Cessna Citation, na década de 1970.


O jatinho Cessna Citation Mustang é o modelo de entrada da linhagem Cessna Citation, ele é o menor jato executivo, o mais leve, o de menor capacidade, o de menor alcance e o de menor custo de aquisição e manutenção da linhagem. A então Cessna Aircraft começou a estudar a viabilidade da produção seriada de um modelo de jatinho da categoria very-light na década de 2000, ela percebeu que havia espaço suficiente no mercado para mais um competidor no segmento de jatos executivos leves, para viagens interestaduais e internacionais.


O objetivo da Cessna Aircraft era fabricar um jato executivo para competir em um segmento de mercado da aviação executiva formado por clientes com poder aquisitivo suficiente para viagens non-stop interestaduais e internacionais, ou com apenas uma escala para reabastecimento, a bordo de um jato executivo confortável, porém com tamanho e alcance menores que os do segmento logo acima, chamado light-jet ou, traduzindo, jato leve, no qual estão os jatos Cessna Citation CJ2, Embraer Phenom 300, Beechcraft Hawker 400XP e Bombardier Learjet 40, por exemplo.


O Cessna Citation Mustang é um projeto moderno de aeronave, os engenheiros da Cessna Aircraft aproveitaram parte dos conhecimentos e experiências acumulados na fabricação de outros modelos de jatos executivos da linhagem Cessna Citation, desde a década de 1970, para dar origem a um modelo de avião do segmento dos jatinhos ou very-light, com peso máximo de decolagem abaixo de 5.700 kg, portanto fora das obrigações impostas pelas autoridades reguladoras para a homologação FAR Part 25, um segmento em que ela não tinha estado antes, pois os demais modelos Cessna Citation estavam e estão dentro desta homologação mais rígida e exigente, mais sofisticada.


A aeronave foi concebida com o máximo de simplicidade possível para os padrões de um jato executivo bimotor, com motor relativamente simples, com o objetivo de reduzir seus custos operacionais o máximo possível, mas sem comprometer a segurança de voo; reduzir o peso, graças ao tamanho menor, com fuselagem um pouco mais curta que os demais modelos da linhagem; manter, na medida do possível, o conforto biológico dos passageiros, com pressurização de 2.000 metros em 10.000 metros; reduzir o consumo de combustível, com o uso de aerodinâmica refinada, com ensaios em túnel de vento, inclusive; com uma capacidade bastante razoável de transportar bagagens, com bagageiro traseiro e bagageiro dianteiro de boa capacidade volumétrica, porém não pressurizados e não aquecidos; entre outras qualidades positivas.


As suas asas são retas, mas não invadem o espaço da cabine reservado para os passageiros, pois foram fixadas totalmente sob a fuselagem, tornando o corredor da cabine de passageiros totalmente plano, começando da porta de entrada da aeronave até os assentos traseiros. Resumindo, é um modelo de aeronave bem resolvido tecnicamente, embora o fabricante não tenha optado por um toalete como item de série, o que, verdade seja dita, dificultou um pouco suas vendas. Mas mesmo assim, mesmo sem esse item de conforto biológico, para grande parte dos passageiros considerado essencial em um jatinho “decente”, as vendas do Cessna Citation Mustang foram bastante razoáveis, graças aos esforços de Marketing da Cessna Aircraft, com mais de 470 unidades vendidas, com a grande maioria dos clientes satisfeita.


O pequeno Cessna Citation Mustang não é um “jatinho meia boca”, ele é uma aeronave com um nível de conforto bastante razoável, projetada para viagens interestaduais e internacionais, com modernos e eficientes motores Pratt & Whitney PW615F, com capacidade bastante razoável de pousar e decolar em pistas de pouso curtas, com até 1.500 metros de comprimento, em dias quentes, sem vento, com quatro passageiros a bordo e bagagem leve.


O CITATION MUSTANG

O pequeno Cessna Citation Mustang é uma moderna aeronave bimotor executiva de alta performance, com asas retas e motorização turbofan, com estrutura da fuselagem convencional metálica semi-monocoque, com capacidade para transportar quatro ou cinco passageiros em viagens interestaduais e internacionais, dependendo da configuração de assentos adotada, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos, a partir da década de 2000, pela então Cessna Aircraft, atualmente Textron Aviation, a maior fabricante de jatos executivos do mundo, com mais de 7.000 unidades fabricadas, desde a década de 1970.


Na prática, o Cessna Citation Mustang é um modelo quase totalmente novo de jatinho executivo da linhagem Cessna Citation, inclusive com novas asas de três longarinas e novos motores, mais compactos e econômicos que outros mais potentes. Ele atente aos requisitos de homologação FAR Part 23, menos rígidos que os requisitos FAR Part 25, no entanto alguns equipamentos sofisticados exigidos nesta homologação mais rígida foram adicionados ao Mustang, como, por exemplo, o TAWS – Terrain Awareness and Warning System, um equipamento que alerta a tripulação sobre o risco de colisão contra o solo, durante as aproximações para pouso sob neblina / nevoeiro ou chuva leve. Além disso, ele possui a homologação RVSM – Reduced Vertical Separation Minimum, que permite voar em cruzeiro entre 8.500 metros e 12.000 metros de altitude com separação vertical reduzida de 300 metros, dentre outros requisitos. Hoje em dia, é praticamente impensável um jatinho não ter essa homologação de separação reduzida.


Ele é impulsionado por dois modernos, compactos e leves motores turbofan Pratt & Whitney PW615F com 1.460 libras de potência / empuxo cada, totalizando 2.920 libras de potência / empuxo, o suficiente para que a aeronave mantenha uma velocidade de cruzeiro de cerca de 620 km/h em uma altitude de 12.000 metros. Esses motores possuem o FADEC - Full Authority Digital Engine Control, um sistema de monitoramento e controle dos parâmetros de funcionamento dos motores, que impede que eles ultrapassem níveis seguros de funcionamento. O seu peso máximo de decolagem é de 3.900 kg, com alcance IFR – Instrument Flight Rules de cerca de 2.100 quilômetros, com quatro passageiros a bordo, 75% de potência, 200 quilômetros para alternativa e reserva de 30 minutos de combustível.


Ele é um dos mais confiáveis modelos de jatos executivos da categoria very-light, com baixíssimo número de acidentes graves com vítimas fatais, um dos mais vendidos modelos de aviões da categoria dos jatinhos, com mais de 470 unidades fabricadas.


O modelo Cessna Citation Mustang não é mais fabricado, no lugar dele a Textron Aviation oferece o jatinho Cessna Citation M2, uma versão melhorada da família CitationJet, esse sim com a vantagem do toalete no fundo da cabine de passageiros. Por outro lado, o Cessna Citation Mustang pode sim ser considerado um avião bem equipado, com sistema de alerta dos parâmetros de funcionamento dos motores e dos sistemas; TAWS, de alerta de proximidade do terreno sobrevoado; cartas eletrônicas ou moving map no MFD – Multi Function Display; conexão via satélite XM Weather, para acesso às imagens meteorológicas instantâneas, complementando assim a funcionalidade do radar meteorológico de bordo; ELT homologado, que emite um sinal de emergência de localização para resgate, em caso de acidente grave; TCAS – Traffic Collision Avoidance System, para alertar a tripulação sobre o risco de colisão com outras aeronaves no mesmo tráfego; visão sintética do terreno sobrevoado no MFD (a partir de 2010); cintos de segurança de três pontos para todos os quatro passageiros; pacote de navegação VOR/DME e NDB, com GPS integrado e ILS – Instrument Landing System, neste caso para aproximações para pouso com neblina / nevoeiro ou chuva leve; extintores de incêndio halon; oxigênio de emergência na cabine de passageiros e no cockpit, em caso de despressurização acidental; entre outros itens.


Uma parte dos itens citados no parágrafo acima não é exigida na certificação FAR Part 23, mas está presente no Cessna Citation Mustang, o que deixa claro o compromisso e o respeito do fabricante com a segurança de seus clientes.


O jatinho Cessna Citation Mustang é considerado uma opção competitiva entre os aviões executivos de pequeno porte disponíveis no mercado mundial de aeronaves usadas, com uma ampla rede de oficinas autorizadas e centros próprios de manutenção, comparável à rede da Embraer S.A., também considerada uma referência do setor. Isso significa tranquilidade para o comprador da aeronave, que dispõe de peças de reposição e pessoal qualificado para fazer as manutenções preventiva e corretiva da aeronave, quando necessário, o que, obviamente, tem reflexo positivo no seu preço de revenda.


Esse pequeno modelo de jato executivo tem dois bagageiros externos, um na frente, no nariz da aeronave, e outro atrás, em sua cauda, totalizando 1.800 litros de capacidade volumétrica. O bagageiro traseiro não é pressurizado, portanto nada de colocar seu bichinho de estimação ali atrás. Recomenda-se colocá-lo dentro de uma caixa plástica de transporte, que vai dentro da cabine.


A aeronave possui um sistema elétrico duplo, de 28 volts DC e 300 ampères, com dois barramentos separados, com dois geradores, um em cada motor, com potência de 9.000 watts / cada, com uma bateria principal de ácido chumbo e uma bateria de emergência, para 30 minutos. O sistema hidráulico também é duplicado, com duas bombas hidráulicas, uma para cada motor, com 103 bar de pressão no sistema e o sistema de pressurização de cabine produz 0,6 bar. A aeronave possui dois tanques de combustível, um em cada asa.


A transmissão dos comandos da cabine de comando até as superfícies aerodinâmicas primárias de controle de voo são convencionais, por meio de cabos e roldanas, sem auxílio hidráulico junto aos ailerons, ao leme e aos profundores.


A aeronave não possui o CVR – Cockpit Voice Recorder, conhecido popularmente como caixa preta.


O MOTOR PW615F

O motor turbofan canadense Pratt & Whitney PW615F de alto desempenho que impulsiona o Cessna Citation Mustang é uma das versões da série ou família de motores Pratt & Whitney PW600, uma opção moderna, racional, compacta, confiável, leve e eficiente de propulsão projetada principalmente para jatos executivos leves, da categoria entry-level ou very-light, ou seja, usada para impulsionar jatinhos, entre eles o Embraer Phenom 100, o Eclipse 500 e o Eclipse 550, esses três dentro da categoria de pequeno porte.


Projetado e desenvolvido na década de 2000, nos Estados Unidos e no Canadá, e fabricado no Canadá pela renomada fabricante de motores aeronáuticos Pratt & Whitney, ele possui uma taxa de bypass de 2,7:1, com uma concepção relativamente simples, visando reduzir o máximo possível seu custo de manutenção, com ventilador ou fan de estágio único, com 45 centímetros de diâmetro, acoplado a uma turbina de baixa pressão com um estágio. O seu projeto é composto também por um compressor centrífugo de alta pressão com dois estágios.


Esse motor é mais moderno, mais compacto, mais eficiente, mais leve, mais refinado, mais econômico e mais sofisticado que a tradicional e também confiável motorização Pratt & Whitney JT15D usada para impulsionar a 1ª geração dos jatinhos da Série 500 da Cessna Aircraft, entre eles o Cessna Citation II e o Cessna Citation V, por exemplo, e os jatinhos Beechcraft Beechjet 400A e Raytheon Hawker 400XP, ambos da Beechcraft / Raytheon, por exemplo, entre outros. Ele consome menos combustível que o modelo clássico de motor turbofan Pratt & Whitney JT15D, usado para impulsionar esses modelos citados.


O Pratt & Whitney PW615F é controlado pelo sistema FADEC – Full Authority Digital Engine Control, fabricado pela Hispano-Suiza Canada / Safran, utilizado para evitar que os parâmetros de segurança de funcionamento sejam ultrapassados pela tripulação, evitando assim, na medida do possível, danos aos motores e assegurando a vida útil deles.


ALTA TECNOLOGIA

Embora seja considerado um modelo de jatinho relativamente simples, se comparado com seu irmão mais sofisticado Cessna Citation CJ2, maior e mais confortável, o Cessna Citation Mustang é considerado uma aeronave segura e confiável, com a sua fase de testes práticos para certificação iniciada em 2005, com sua fabricação em série iniciada em 2006, logo após a obtenção das certificações da FAA – Federal Aviation Administration, dos Estados Unidos, e da EASA – European Aviation Safety Agency, da União Europeia.


Desde o início, a aeronave foi projetada e desenvolvida para uma vida útil de célula (fuselagem e asas) de 25.000 horas de voo ou 25.000 ciclos (pressurizações), o que significa um bom tempo disponível de utilização da aeronave, inclusive para empresas de táxi-aéreo ou de propriedade compartilhada.


Graças às suas asas retas, o trecho final de aproximação, próximo à cabeceira, pode ser realizado com velocidade em torno de 198 km/h, próximo à cabeceira, em condições típicas de missão, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo da temperatura ambiente, da altitude do aeródromo e do peso da aeronave.


SEGURANÇA DE VOO

Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coréia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.


O pequeno Cessna Citation Mustang é considerado um modelo de aeronave muito seguro, com dois acidentes graves com vítimas fatais registrados desde o início da fabricação seriada.


MERCADO

Não por acaso, o Cessna Citation Mustang é um dos modelos de jatos executivos de pequeno porte mais usados por proprietários particulares, neste caso para transporte pessoal, empresas de táxi-aéreo e de propriedade compartilhada, em várias partes do mundo, usado intensivamente no transporte de empresários, executivos, fazendeiros e até artistas. Aqui no Brasil não é diferente, em 2021, por exemplo, havia 39 unidades registradas em nome de pessoas físicas e jurídicas.


A maior parte dos operadores da aeronave está concentrada nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental e na América do Sul, incluindo o Brasil.


Para comemorar as boas vendas do modelo, a Cessna Aircraft lançou, em 2010, uma edição especial comemorativa do Cessna Citation Mustang, chamada Cessna Citation Mustang High Sierra, uma sub-versão com acabamento melhorado, com revestimento exclusivo dos assentos, e alguns itens extras de aviônicos, incluindo a visão sintética, mas sem nenhuma mudança técnica substancial em relação ao modelo que lhe deu origem.


Pra quem viaja pouco, duas ou três vezes por mês, é recomendável a contratação de uma empresa de táxi-aéreo ou de propriedade compartilhada. Pra quem viaja com frequência, uma ou duas vezes por semana, a aquisição de uma aeronave pode ser uma opção mais adequada.


A americana Textron Aviation é a maior fabricante de jatos executivos do mundo, com cerca de 9.000 unidades fabricadas desde a década de 1970, incluindo os números de vendas das marcas Cessna, Beechcraft e Hawker. Em seguida vem a canadense Bombardier, com cerca de 5.500 unidades, incluindo os números dos produtos Learjet, Challenger e Global. Logo atrás vem a francesa Dassault Falcon, com cerca de 2.500 unidades, a americana Gulfstream, com cerca de 2.000 unidades, e a brasileira Embraer, com cerca de 1.200 unidades. Mas há também mais três grandes emergentes nesse mercado, a Honda Aircraft, a Cirrus Aircraft e a Pilatus Aircraft.


Nos últimos anos, os jatos executivos Embraer Phenom 300 e Honda HA-420 HondaJet têm conseguido se manter como os mais vendidos dos segmentos de médio porte e de pequeno porte, respectivamente, o que pode ser interpretado como um sinal de que está na hora da Textron Aviation enfrentar a concorrência com dois produtos completamente novos ou atualizados nesses segmentos, conhecidos também como light-jet e very-light.


A fabricante americana Textron Aviation é representada no Brasil pela TAM Aviação Executiva, localizada em São Paulo – S.P., que também presta serviços de manutenção, treinamento, hangaragem, fretamento de aeronaves, consultoria para compra e venda de aeronaves, catering (alimentos e limpeza de aeronaves), atendimento aeroportuário e gerenciamento de aeronaves, inclusive com oficinas de manutenção localizadas em Jundiaí – S.P. e Aracati – CE.


Atualmente, os principais operadores estrangeiros da aeronave são a GlobeAir, da Áustria, a WiJet, da França, a Blink, da Inglaterra, e a Aeropartner, da República Tcheca.


O Cessna Citation Mustang também está disponível para fretamento no Brasil pelas empresas de táxi-aéreo e de voos charter Icon Aviation e Air Charter Service.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Capacidade: 4 ou 5 passageiros;
  • Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto (opcional);
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 620 km/h;
  • Comprimento: Aprox. 12,3 metros;
  • Envergadura: Aprox. 13,2 metros;
  • Altura da aeronave: Aprox. 4,1 metros;
  • Altura da cabine: Aprox. 1,4 metro;
  • Motorização (potência): 2 X Pratt & Whitney PW615F (1.460 libras / cada);
  • TBO (tempo entre revisões): 3.500 horas;
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Consumo médio (QAV): Aprox.
  • Aviônicos: EFIS Garmin G1000;
  • Climb (subida): Aprox. 12.000 metros em 30 minutos (4 passageiros);
  • Homologação: FAR Part 23, com IFR e RVSM;
  • Transponder: Garmin GTX 33D Modo S;
  • Radar meteorológico: Garmin GWX 68, colorido;
  • Sistema elétrico: 2 geradores e 2 baterias;
  • Pressurização: Kollsman KAPS II, pressão 0,6 bar;
  • Peso máximo decolagem: Aprox. 3.900 kg;
  • Alcance: Aprox. 1.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Pista de pouso: Aprox. 1.500 metros (quatro passageiros / dias quentes);
  • Teto de serviço: Aprox. 12.000 metros;
  • Preço (no Brasil): Aprox. US$ 1,8 milhão (usado / bom estado de conservação);


ONDE COMPRAR

A importação de unidades usadas de Cessna Citation Mustang é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.

Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.


Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a Goal Aircraft, a Líder Aviação, a Japi Aeronaves, a Icon Aviation, a Global Aircraft e a Amaro Aviation, dentre outras. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.


TRÊS VISTAS


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Cessna_Citation_Mustang
  • Textron Aviation (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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