TRATOR CBT 2400

TRATOR CBT 2400
COMPANHIA BRASILEIRA DE TRATORES
MOTOR DETROIT DIESEL


INTRODUÇÃO

Logo acima, o trator CBT 2400, numa imagem publicitária da década de 1980, um integrante da linhagem de tratores médios da marca CBT, uma das principais fabricantes de tratores do Brasil na época. Logo abaixo, o trator da CBT numa imagem mais recente, totalmente restaurado. Esse modelo de trator foi fabricado em larga escala, no Brasil, nas décadas de 1970 e 1980.

O trator CBT 2400 é um potente, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com motor diesel de dois tempos GM Detroit 5043-5050 (4.53N) de injeção direta e mecânica, com tração 4X2, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em série nas décadas de 1970 e 1980 pela CBT – Companhia Brasileira de Tratores, na época uma das principais fabricantes de tratores do Brasil, uma das maiores do setor de utilitários agrícolas e industriais na época.


Os seus principais concorrentes na década de 1980 foram os tratores médios Massey Ferguson MF 290, Ford 6610, Massey Ferguson MF 292, Ford 7610, Massey Ferguson MF 295, Ford 7630, Massey Ferguson MF 296 e Ford 7810, todos comercializados no Brasil e muitos deles ainda disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, parte deles ainda em bom estado de conservação.


A CBT

A CBT – Companhia Brasileira de Tratores foi uma das maiores fabricantes de utilitários agrícolas e agroindustriais do Brasil, fundada em 1959 pelo empresário Mario Lopes, inicialmente como uma fabricante de peças, partes e componentes para tratores e caminhões e, posteriormente, a partir de 1962, como uma fabricante de tratores, a única de capital nacional entre as grandes fabricantes da época.


Com o passar dos anos, ela se tornou uma das maiores fabricantes de tratores da América Latina, exportando seus produtos para vários países, incluindo Argentina, México e África do Sul, e até para mercados exigentes, como Estados Unidos, Austrália e Japão. Nas décadas de 1980 e 1990, ela tentou entrar no mercado de utilitários esportivos e de drones, com o jipe CBT Javali e o drone CBT BQM-1BR.


A partir da década de 1990, com a abertura do mercado nacional para produtos manufaturados importados promovida pelo Governo Brasileiro, a empresa fechou definitivamente e, alguns anos depois, parte de suas instalações industriais em São Carlos – S.P. foi reformada e ampliada para dar origem ao centro de manutenção de aeronaves da companhia aérea brasileira TAM Linhas Aéreas, conhecida atualmente como LATAM Airlines.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O trator CBT 2400 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com motor a diesel de dois tempos, injeção direta e mecânica de combustível, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros (disponível na época como opcional) para acoplamento / conexão de uma razoável variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo tombadores / arados, grades de tamanho médio e máquinas colhedoras de forragem, incluindo napier / capiaçu e cana.


Também é possível o acoplamento de lâmina dianteira, mas o uso deve ser moderado.


A motorização diesel do trator CBT 2400 é um clássico do transporte rodoviário de cargas, o icônico GM Detroit 5043-5050 (4.53N), inicialmente importado do México e posteriormente fabricado no Brasil, com quatro cilindros em linha e 3.480 cilindradas, sem turbo, mas com compressor (blower), com 120 cavalos de potência e 37 kgfm de torque, que tem força de tração suficiente para puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola, além de roçadeiras e cultivadores.


No entanto, é necessário ressaltar aqui que é difícil encontrar no mercado de utilitários agrícolas usados exemplares do trator CBT 2400 ainda com esse motor original GM Detroit 5043-5050 (4.53N), a grande maioria já foi adaptada para ser tracionada com motores diesel da Mercedes-Benz, com peças de reposição mais fáceis de serem encontradas no mercado.


Os exemplares originais possuem acelerador de pé; barra de tração reforçada; quatro faróis dianteiros, dois faróis traseiros e duas lanternas traseiras; painel de instrumentos com indicador de rotação, indicador de horas trabalhadas, termômetro da água de arrefecimento, chave de ignição, afogador do motor e afogador de emergência (neste caso para interromper disparos do motor), indicador de combustível, amperímetro, manômetro de óleo, indicador de restrição do filtro de ar, jogo de pesos dianteiros e protetor de cárter.


MERCADO

A CBT – Companhia Brasileira de Tratores não existe mais. Por outro lado, é possível e fácil encontrar peças de reposição no mercado para a maioria dos tratores fabricados pela empresa, exceto para o trator CBT 2400, que é tracionado pelo icônico motor GM Detroit 5043-5050 (4.43N), um clássico da época. Portanto, só compre um exemplar original de fábrica do modelo CBT 2400 se tiver paciência para encontrar peças de reposição.


Mesmo assim, o blog fez uma consulta em sites populares de classificados de peças de reposição, como Mercado Livre e OLX, por exemplo, e conseguiu encontrar uma parte das peças, partes e componentes mais comuns para o trator CBT 2400 original de fábrica, à pronta entrega e a preços razoáveis. Portanto, verifique se o exemplar que lhe interessa ainda tem o motor GM Detroit.


PEÇAS E COMPONENTES DE REPOSIÇÃO PARA O TRATOR CBT 2400

Motor de arranque

R$ 1.600,00

Filtro de óleo

R$ 50,00

Filtro de ar

R$ 200,00

Bomba d’água

 

Alternador

 

Filtro de combustível

R$ 50,00

Bomba de combustível

 

Faróis e lanternas (4 peças)

R$ 400,00

Pneus traseiros (par)

R$ 10.000,00

 

 

 

 

Fonte: Mercado Livre (2021)


Caso queira comprar, verifique se o exemplar de CBT 2400 que lhe interessa possui tomada de potência, pois na época era um opcional disponibilizado pela fábrica.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Motorização: GM Detroit 5053-5050 (4.53N), com 4 cilindros e injeção direta;
  • Motorização: 3.480 cilindradas, com compressor, ciclo dois tempos;
  • Injeção de combustível: Bomba injetora mecânica direta;
  • Potência: Aprox. 120 cavalos, com 2.200 RPM;
  • Torque: Aprox. 37 kgfm, com 1.800 RPM;
  • Embreagem: Disco de 13 polegadas;
  • Filtragem de ar: A seco;
  • Direção: Hidráulica ou hidrostática;
  • Câmbio: 6 marchas à frente e 2 à ré;
  • Sistema hidráulico: Levante hidráulico de 3 pontos (opcional);
  • Tomada de potência:
  • Cárter do motor: 14 litros;
  • Sistema de arrefecimento: 24 litros;
  • Sistema elétrico:
  • Bateria: 2 unidades;
  • Alternador:
  • Motor de arranque ou partida:
  • Freio: Discos duplos, no diferencial;
  • Freio de estacionamento:
  • Capacidade de combustível: Aprox. 157 litros;
  • Caixa de transmissão: 30 litros;
  • Unidade hidráulica: 20 litros;
  • Peso (com lastro e acessórios): Aprox. 6.355 kg;
  • Peso (sem lastro e acessórios): Aprox. 4.908 kg;
  • Tração: 4X2 traseira;
  • Pneus traseiros: 18X25 (original) ou 18.4X34 (adaptado);
  • Preço: R$ 50 mil (restaurado / bom estado);


ONDE COMPRAR


OUTRAS ESPECIFICAÇÕES





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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Companhia_Brasileira_de_Tratores
  • CBT (divulgação): Imagens

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