MARCOPOLO PARADISO G6 1550 LD
PARADISO G6 1550 LD 6X2
FAMÍLIA MARCOPOLO PARADISO
MARCOPOLO S.A.
INTRODUÇÃO
O moderno ônibus Marcopolo Paradiso G6 1550 LD é um popular modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com carroceria do tipo high deck, fabricado em série e em larga escala na década de 2000 pela multinacional brasileira Marcopolo S.A., uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para veículos urbanos e rodoviários para transporte coletivo de passageiros do mundo.
Os seus principais concorrentes na década de 2000
foram os modelos Busscar Panorâmico DD,
do tipo double decker, o Comil Campione
4.05, de carroceria high deck; o Busscar
Vissta Buss HI, de carroceria high deck; o Metalbus Maxibus Lince 3,40, de carroceria convencional, e o Busscar Jum Buss 400, de carroceria
high deck.
A MARCOPOLO
A multinacional brasileira Marcopolo S.A. é uma das maiores, mais tradicionais e bem sucedidas fabricantes de carrocerias de veículos coletivos para transporte urbano e rodoviário de passageiros do mundo. Ela foi fundada em 1949, no estado do Rio Grande do Sul, pelos irmãos Dorval Nicola, Nelson Steffen e Doracy Nicola, inicialmente com o nome Nicola & Cia Ltda e, posteriormente, anos depois, renomeada para Marcopolo S.A., se tornando então, a partir das décadas de 1970, 1980 e 1990, a maior empresa encarroçadora de ônibus do Brasil e a terceira maior do mundo.
Atualmente, ela é uma empresa de capital aberto,
sediada em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, e tem entre seus
principais acionistas a Família Bellini, e se mantém entre as maiores, mais
conceituadas e mais bem sucedidas fabricantes de ônibus para transporte urbano
e rodoviário do mundo, com mais de 400.000 unidades fabricadas.
É uma empresa multinacional, com subsidiárias e joint
ventures no Brasil e em vários países, incluindo Neobus, Volare e Ciferal,
essas três no Brasil; a Tata Marcopolo,
na Índia; a Volgren, na Austrália; a
Metalpar S.A., na Argentina; a Superpolo S.A., na Colômbia; a Polomex S.A., no México; a Marcopolo South Africa, na África do
Sul; e a Auto Components, na China;
entre outras.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O bonito ônibus Marcopolo Paradiso G6 1550 LD é um modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com construção mista em aço, alumínio e material composto de fibra de vidro, com carroceria do tipo high deck, ou seja, com cabine ou salão de passageiros alto, montada sobre chassi, com motorização turbodiesel traseira, com capacidade para transportar até 42 ou 46 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com três eixos, sendo um deles de tração.
Ele ainda é considerado um dos mais bonitos e
confortáveis modelos de ônibus para transporte rodoviário de passageiros do
Brasil, fabricado em série e em larga escala durante a década de 2000 pela
Marcopolo S.A. e utilizado por algumas das melhores e mais conceituadas
transportadoras do Brasil, incluindo Viação Garcia / Brasil Sul, Viação Cometa, Eucatur, Expresso São Luiz, Viação
Andorinha, Nacional Expresso e Viação Motta, entre outras.
Essa moderna, confortável e segura opção de carroceria
estava disponível para montagem sobre alguns dos maiores modelos de chassis
nacionais das fabricantes Mercedes-Benz, Scania e Volvo na década de 2000, com três
opções de três eixos, todas com tração 6X2, com motor traseiro turbodiesel e
intercooler, com suspensão a ar, com potências variando entre 340 cavalos até 420
cavalos, torques variando entre 168 kgfm até 204 kgfm, capazes de suportar até
25.000 kg de PBT ou peso bruto total, com até 14 metros de comprimento e 4,1 metro de altura.
Para quem não sabe, a carroceria de um veículo de
transporte coletivo rodoviário de passageiros é a parte superior da estrutura,
na qual estão os compartimentos de bagagem, a cabine ou salão de passageiros (conhecido
também como habitáculo) e a cabine do motorista ou cockpit. Já o chassi é a
estrutura metálica de sustentação do ônibus sobre a suspensão e as rodas,
geralmente composta por duas longarinas metálicas longitudinais fixadas com
travessas metálicas transversais. É no chassi que estão fixados a carroceria, o
motor e a suspensão.
No caso específico do ônibus Marcopolo Paradiso G6 1550
LD, a sua carroceria metálica é formada pela união solidária da base, das
laterais, do teto, dos painéis dianteiro e traseiro por meio de solda gasosa,
com tratamento especial contra corrosão e com isolamento termo-acústico. Além
disso, o revestimento externo do painel frontal, do painel traseiro e do teto
da carroceria são fabricados em material composto de fibra de vidro. As
laterais da carroceria, abaixo das janelas, são fabricadas com revestimento em
alumínio liso e os pára-choques são fabricados com reforço interno em tubos de
aço.
No interior do veículo, principalmente na cabine de
passageiros, há uma variedade de materiais. O piso da cabine, por exemplo, é
composto por painéis finos de madeira compensada naval, de 1 centímetro de
espessura, com revestimento antiderrapante e impermeável. As janelas são fixas,
com tratamento fumê, para reduzir a entrada de raios solares e, assim, manter a
temperatura interna controlada.
O veículo foi fabricado na década de 2000 com quatro
opções diferentes de configuração de assentos, incluindo uma combinação de
leito ou executivo e alta densidade, todas essas opções com baixo nível de
ruído interno, graças a um bom isolamento acústico. Todas as unidades
fabricadas já saíam de fábrica com toalete, galley compacta para água e
aparelho de ar condicionado.
MERCADO
O belo ônibus Marcopolo Paradiso G6 1550 LD faz parte da família de ônibus rodoviários Marcopolo Paradiso, a mais completa, confortável e sofisticada linha de veículos para transporte rodoviário de passageiros a médias e longas distâncias do fabricante gaúcho, iniciada em 1983 com o modelo Marcopolo Paradiso, na época montado sobre o chassi Scania B-58, de três eixos e suspensão a ar. Na época, ele foi considerado o primeiro ônibus high deck do Brasil, fabricado em larga escala, já que outra tentativa anterior, de outro fabricante, de introduzir um ônibus desse tipo não teve sucesso.
O termo high deck (pronuncia-se rái dék) significa
cabine ou salão de passageiros alto, não necessariamente um double decker
(pronuncia-se dâbo déker), que, por sua vez, significa um veículo para transporte
de passageiros com uma estrutura de dois andares ou dois pisos, com duas
cabines de passageiros, uma em cima e outra embaixo. O peso maior dessa
estrutura é distribuído nas vias públicas (ruas, avenidas e rodovias) por meio
de três eixos, sendo um deles direcional, ou quatro eixos, sendo dois deles
direcionais.
No caso específico do ônibus Marcopolo Paradiso G6 1550
LD a sigla G6 significa a sexta geração de ônibus da empresa, desde sua
fundação, com o seu belo design baseado nas tendências estéticas europeias,
para onde também foi exportado, um mercado exigente de altos padrões de
segurança e conforto.
Ele foi substituído na linha de montagem da fabricante
Marcopolo S.A. em 2011 pelo Marcopolo
Paradiso G7 1600 LD, que, por sua vez, faz parte da sétima geração de
ônibus rodoviários da empresa.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Capacidade: Até 46 passageiros;
- Carroceria: High deck (um piso);
- Construção: Aço, alumínio e fibra de vidro;
- Comprimento: Aprox. 14 metros;
- Altura: Aprox. 4,1 metros;
- Largura: Aprox. 2,6 metros;
- Produção: Entre 2000 e 2011;
- Categoria: Rodoviário, médias e longas distâncias;
- Chassi (opção 1): Mercedes 0-400 RSD ou 0-500 RSD (motor OM-457 LA / 360 cavalos);
- Chassi (opção 2): Scania K124 IB (motor DSC12 02 / 360 cavalos e 170 kgfm);
- Chassi (opção 3): Volvo B12R (motor D12D / até 420 cavalos e até 204 kgfm);
- Certificação: Euro III e Proconve P-5;
- Suspensão: A ar;
- Rodas: Alumínio;
- PBT – Peso Bruto: Até 25.000 kg, dependendo do chassi;
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nacional_Expresso
- Auto Vídeos / YouTube:
- Viação Motta: https://www.motta.com.br/venda-de-onibus/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcopolo
- QRA Volantão / YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=OtKiIl7iooE
- Marcopolo: https://www.marcopolo.com.br/marcopolo/
- Buss On The Road: https://www.busontheroad.net/2011/09/4111-eucatur.html?view=magazine
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Expresso_S%C3%A3o_Luiz
- Revista Transporte Mundial: https://transportemundial.com.br/
- Marcopolo (divulgação): Imagens
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