BUSSCAR PANORÂMICO DD
BUSSCAR
PANORÂMICO DD 6X2
BUSSCAR
PANORÂMICO DD 8X2
BUSSCAR ÔNIBUS
INTRODUÇÃO
O moderno ônibus Busscar Panorâmico DD é um popular modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com carroceria do tipo double decker, fabricado em série e em larga escala na década de 2000 pela empresa brasileira Busscar Ônibus, na época uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para veículos urbanos e rodoviários para transporte coletivo de passageiros do Brasil.
Os seus principais concorrentes na década de 2000
foram os modelos Marcopolo Paradiso G6 1800
DD, também double decker, o Comil
Campione 4.05, de carroceria semi-convencional high deck; e o Metalbus Maxibus Lince 3,40, de
carroceria convencional.
O modelo Busscar
Vissta Buss HI, de carroceria semi-convencional high deck, e o modelo Busscar Jum Buss 400, de carroceria
semi-convencional high deck, também estavam na categoria de ônibus para
transporte rodoviário de passageiros a médias e longas distâncias.
A
BUSSCAR
A empresa brasileira Carbuss Carrocerias é uma das maiores e mais bem sucedidas fabricantes de carrocerias de veículos coletivos para transporte urbano e rodoviário de passageiros do Brasil. Ela foi fundada em 2017, a partir da aquisição, pela fabricante brasileira Caio Induscar, das instalações, das máquinas e equipamentos, dos projetos e da tradicional marca Busscar de carrocerias de ônibus, que, por sua vez, pertencia ao tradicional Grupo Busscar até 2012, quando teve sua falência decretada pelo Poder Judiciário.
Trata-se da empresa sucessora de uma das maiores, mais
respeitadas e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para ônibus urbanos
e rodoviários do Brasil, fundada em 1946, no estado de Santa Catarina, pelos irmãos Augusto
Nielson e Eugênio Nielson, inicialmente com o nome Nielson & Irmão Ltda e,
posteriormente, décadas depois, a partir de 1989, renomeada para Busscar Ônibus
S.A., tendo sido, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, uma das maiores empresas
encarroçadoras de ônibus do Brasil.
Atualmente, a fabricante Carbuss Carrocerias é uma
empresa de capital fechado, sediada em Joinville, no estado de Santa Catarina, uma
subsidiária integral da também fabricante de ônibus Caio Induscar, que, por sua
vez, está sediada no estado de São Paulo e é considerada a maior fabricante de
ônibus urbanos do Brasil e se mantém entre as maiores, mais conceituadas e mais
bem sucedidas fabricantes de ônibus para transporte rodoviário do país.
PRINCIPAIS
CARACTERÍSTICAS
O bonito ônibus Busscar Panorâmico DD é um modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com construção mista em aço, alumínio e material composto de fibra de vidro, com carroceria do tipo double decker, ou seja, de dois andares, montada sobre chassi, com motorização turbodiesel traseira, com capacidade para transportar até 64 passageiros na versão Busscar Panorâmico DD 6X2 e até 72 passageiros na versão Busscar Panorâmico DD 8X2, o primeiro com três eixos, sendo um deles de tração, e o segundo com quatro eixos, sendo um deles de tração.
Ele ainda é considerado um dos mais sofisticados,
bonitos e confortáveis modelos de ônibus para transporte rodoviário de passageiros
do Brasil, fabricado em série e em larga escala durante a década de 2000 pela Busscar
Ônibus e utilizado por algumas das melhores e mais conceituadas transportadoras
do Brasil, incluindo Expresso
União / Comporte, Reunidas Paulista, Viação 1001 / Grupo JCA, Viação Garcia, Pássaro
Marron / Comporte e Viação Gontijo,
entre outras.
Essa sofisticada opção de carroceria estava disponível
para montagem sobre alguns dos maiores modelos de chassis nacionais das
fabricantes Mercedes-Benz, Scania e Volvo na década de 2000, com as opções
de três ou quatro eixos, 6X2 ou 8X2, com motor traseiro turbodiesel e
intercooler, com suspensão a ar, com potências variando entre 360 cavalos até
420 cavalos, torques variando entre 153 kgfm até 200 kgfm, capazes de suportar
até 25.000 kg de PBT ou peso bruto total, com até 14 metros de comprimento e
4,1 metros de altura.
Para quem não sabe, a carroceria de um veículo de
transporte coletivo rodoviário de passageiros é a parte superior da estrutura,
na qual estão os compartimentos de bagagem, a cabine ou salão de passageiros e
a cabine do motorista. Já o chassi é a estrutura metálica de sustentação do
ônibus sobre a suspensão e as rodas, geralmente composta por duas longarinas
metálicas longitudinais fixadas com travessas metálicas transversais. É no
chassi que estão fixados a carroceria, o motor e a suspensão.
No caso específico do ônibus Busscar Panorâmico DD, a
sua carroceria metálica é composta por uma estrutura tubular em chapas de aço
zincado ou galvanizado, com perfis de aço carbono, com cobertura das laterais
de alumínio e isolamento termo-acústico. Além disso, o revestimento externo do
painel frontal, do painel traseiro e do teto da carroceria são fabricados em
material composto de fibra de vidro. Os bagageiros são construídos em estrutura
de aço zincado ou galvanizado, mas recobertos por chapas de alumínio, para
manter o peso sob controle, já que o alumínio é mais leve que o aço. A porta
rodoviária é pantográfica, com funcionamento pneumático.
No interior do veículo, principalmente no salão ou cabine
de passageiros, há uma variedade de materiais. Na cabine de passageiros superior,
por exemplo, o teto é composto por plástico, carpete e até tecido. As laterais
dessa cabine são forradas de plástico, carpete, fórmica ou tecido. O piso tem revestimento
antiderrapante e impermeável. As janelas são fixas, com tratamento fumê, para
reduzir a entrada de raios solares e, assim, manter a temperatura interna
controlada.
O veículo foi fabricado na década de 2000 com pelo
menos três opções diferentes de configuração de assentos, incluindo uma
combinação de leito ou executivo, na cabine inferior, e de alta densidade, na
cabine superior, todas as opções com baixo nível de ruído interno, graças a um
bom isolamento acústico. Todas as unidades já saíam de fábrica com
toalete, galley compacta para água e aparelho de ar condicionado.
MERCADO
O belo ônibus Busscar Panorâmico DD faz parte da 2ª geração da família de ônibus rodoviários da Busscar Ônibus, a mais completa, confortável e sofisticada linha de veículos para transporte rodoviário de passageiros a médias e longas distâncias do fabricante catarinense, iniciada em 2001 e, infelizmente, interrompida em 2012, com a falência da fabricante catarinense de ônibus. No caso específico do Busscar Panorâmico DD, ele foi considerado o mais sofisticado e confortável modelo de ônibus rodoviário da empresa na época, um dos mais desejados entre os passageiros.
Por outro lado, felizmente, o legado da Busscar Ônibus
foi, de certa forma, mantido pela Carbuss Carrocerias, a nova empresa criada
pela Caio Induscar para dar continuidade aos projetos até então bem sucedidos,
mas dessa vez com uma variedade de melhorias, modernizações e refinamentos,
incluindo o novo Busscar Vissta Buss DD,
também double decker.
O termo high deck (pronuncia-se rái dék) significa
cabine ou salão de passageiros alto, não necessariamente um double decker
(pronuncia-se dâbo déker), que, por sua vez, significa um veículo para
transporte de passageiros com uma estrutura de dois andares ou dois pisos, com
duas cabines de passageiros, uma em cima e outra embaixo. O peso maior dessa
estrutura é distribuído nas vias públicas (ruas, avenidas e rodovias) por meio
de três eixos, sendo um deles direcional, ou quatro eixos, sendo dois deles
direcionais.
No caso específico do ônibus Busscar Panorâmico DD, trata-se
de um ônibus com belo design, baseado nas tendências estéticas europeias da época, mas
adaptado para as duras condições das rodovias e avenidas brasileiras, tudo isso
sem abrir mão do conforto para médias e longas viagens.
FICHA
TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES
TÉCNICAS
PANORÂMICO DD 6X2
- Capacidade: Até 64 passageiros;
- Carroceria: Double decker (dois pisos);
- Construção: Aço, alumínio e fibra de vidro;
- Comprimento: Aprox. 13,2 metros;
- Altura: Aprox. 4,1 metros;
- Largura: Aprox. 2,6 metros;
- Produção: Entre 1998 e 2009;
- Categoria: Rodoviário, médias e longas distâncias;
- Chassi (opção 1): Mercedes-Benz O 400 RSD (motor OM-457 LA / 360 cavalos);
- Chassi (opção 2): Scania K124 IB (motor DSC12 02 / 360 cavalos e 170 kgfm);
- Chassi (opção 3): Volvo B10R (motor D10A360 / 360 cavalos e 153 kgfm);
- Suspensão: A ar;
- PBT – Peso Bruto: Até 23.000 kg, dependendo do chassi;
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Ônibus Brasil: https://onibusbrasil.com/modelos
- Lexicar:
- Revista Transporte Mundial: https://transportemundial.com.br/
- Classiônibus:
https://classionibus.com.br/product/busscar-panoramico-dd-2004-04-k-124-360-completo-6484/
- Wikipédia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_JCA
- Auto Vídeos / YouTube:
- Wikipédia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Busscar
- Viação Garcia: https://www.viacaogarcia.com.br/
- Busscar:
http://novabusscar.com.br/
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Comporte
- QRA Volantão / YouTube:
- Tudo de Ônibus: http://www.tudodeonibus.com/2013/08/panoramico-dd-vavatur.html
- Busscar / Caio (divulgação): Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.