BUSSCAR PANORÂMICO DD

BUSSCAR PANORÂMICO DD 6X2
BUSSCAR PANORÂMICO DD 8X2
BUSSCAR ÔNIBUS


INTRODUÇÃO

O moderno ônibus Busscar Panorâmico DD é um popular modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com carroceria do tipo double decker, fabricado em série e em larga escala na década de 2000 pela empresa brasileira Busscar Ônibus, na época uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para veículos urbanos e rodoviários para transporte coletivo de passageiros do Brasil.


Os seus principais concorrentes na década de 2000 foram os modelos Marcopolo Paradiso G6 1800 DD, também double decker, o Comil Campione 4.05, de carroceria semi-convencional high deck; e o Metalbus Maxibus Lince 3,40, de carroceria convencional.


O modelo Busscar Vissta Buss HI, de carroceria semi-convencional high deck, e o modelo Busscar Jum Buss 400, de carroceria semi-convencional high deck, também estavam na categoria de ônibus para transporte rodoviário de passageiros a médias e longas distâncias.


A BUSSCAR

A empresa brasileira Carbuss Carrocerias é uma das maiores e mais bem sucedidas fabricantes de carrocerias de veículos coletivos para transporte urbano e rodoviário de passageiros do Brasil. Ela foi fundada em 2017, a partir da aquisição, pela fabricante brasileira Caio Induscar, das instalações, das máquinas e equipamentos, dos projetos e da tradicional marca Busscar de carrocerias de ônibus, que, por sua vez, pertencia ao tradicional Grupo Busscar até 2012, quando teve sua falência decretada pelo Poder Judiciário.


Trata-se da empresa sucessora de uma das maiores, mais respeitadas e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para ônibus urbanos e rodoviários do Brasil, fundada em 1946, no estado de Santa Catarina, pelos irmãos Augusto Nielson e Eugênio Nielson, inicialmente com o nome Nielson & Irmão Ltda e, posteriormente, décadas depois, a partir de 1989, renomeada para Busscar Ônibus S.A., tendo sido, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, uma das maiores empresas encarroçadoras de ônibus do Brasil.


Atualmente, a fabricante Carbuss Carrocerias é uma empresa de capital fechado, sediada em Joinville, no estado de Santa Catarina, uma subsidiária integral da também fabricante de ônibus Caio Induscar, que, por sua vez, está sediada no estado de São Paulo e é considerada a maior fabricante de ônibus urbanos do Brasil e se mantém entre as maiores, mais conceituadas e mais bem sucedidas fabricantes de ônibus para transporte rodoviário do país.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O bonito ônibus Busscar Panorâmico DD é um modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com construção mista em aço, alumínio e material composto de fibra de vidro, com carroceria do tipo double decker, ou seja, de dois andares, montada sobre chassi, com motorização turbodiesel traseira, com capacidade para transportar até 64 passageiros na versão Busscar Panorâmico DD 6X2 e até 72 passageiros na versão Busscar Panorâmico DD 8X2, o primeiro com três eixos, sendo um deles de tração, e o segundo com quatro eixos, sendo um deles de tração.


Ele ainda é considerado um dos mais sofisticados, bonitos e confortáveis modelos de ônibus para transporte rodoviário de passageiros do Brasil, fabricado em série e em larga escala durante a década de 2000 pela Busscar Ônibus e utilizado por algumas das melhores e mais conceituadas transportadoras do Brasil, incluindo Expresso União / Comporte, Reunidas Paulista, Viação 1001 / Grupo JCA, Viação Garcia, Pássaro Marron / Comporte e Viação Gontijo, entre outras.


Essa sofisticada opção de carroceria estava disponível para montagem sobre alguns dos maiores modelos de chassis nacionais das fabricantes Mercedes-Benz, Scania e Volvo na década de 2000, com as opções de três ou quatro eixos, 6X2 ou 8X2, com motor traseiro turbodiesel e intercooler, com suspensão a ar, com potências variando entre 360 cavalos até 420 cavalos, torques variando entre 153 kgfm até 200 kgfm, capazes de suportar até 25.000 kg de PBT ou peso bruto total, com até 14 metros de comprimento e 4,1 metros de altura.


Para quem não sabe, a carroceria de um veículo de transporte coletivo rodoviário de passageiros é a parte superior da estrutura, na qual estão os compartimentos de bagagem, a cabine ou salão de passageiros e a cabine do motorista. Já o chassi é a estrutura metálica de sustentação do ônibus sobre a suspensão e as rodas, geralmente composta por duas longarinas metálicas longitudinais fixadas com travessas metálicas transversais. É no chassi que estão fixados a carroceria, o motor e a suspensão.


No caso específico do ônibus Busscar Panorâmico DD, a sua carroceria metálica é composta por uma estrutura tubular em chapas de aço zincado ou galvanizado, com perfis de aço carbono, com cobertura das laterais de alumínio e isolamento termo-acústico. Além disso, o revestimento externo do painel frontal, do painel traseiro e do teto da carroceria são fabricados em material composto de fibra de vidro. Os bagageiros são construídos em estrutura de aço zincado ou galvanizado, mas recobertos por chapas de alumínio, para manter o peso sob controle, já que o alumínio é mais leve que o aço. A porta rodoviária é pantográfica, com funcionamento pneumático.


No interior do veículo, principalmente no salão ou cabine de passageiros, há uma variedade de materiais. Na cabine de passageiros superior, por exemplo, o teto é composto por plástico, carpete e até tecido. As laterais dessa cabine são forradas de plástico, carpete, fórmica ou tecido. O piso tem revestimento antiderrapante e impermeável. As janelas são fixas, com tratamento fumê, para reduzir a entrada de raios solares e, assim, manter a temperatura interna controlada.


O veículo foi fabricado na década de 2000 com pelo menos três opções diferentes de configuração de assentos, incluindo uma combinação de leito ou executivo, na cabine inferior, e de alta densidade, na cabine superior, todas as opções com baixo nível de ruído interno, graças a um bom isolamento acústico. Todas as unidades já saíam de fábrica com toalete, galley compacta para água e aparelho de ar condicionado.


MERCADO

O belo ônibus Busscar Panorâmico DD faz parte da 2ª geração da família de ônibus rodoviários da Busscar Ônibus, a mais completa, confortável e sofisticada linha de veículos para transporte rodoviário de passageiros a médias e longas distâncias do fabricante catarinense, iniciada em 2001 e, infelizmente, interrompida em 2012, com a falência da fabricante catarinense de ônibus. No caso específico do Busscar Panorâmico DD, ele foi considerado o mais sofisticado e confortável modelo de ônibus rodoviário da empresa na época, um dos mais desejados entre os passageiros.


Por outro lado, felizmente, o legado da Busscar Ônibus foi, de certa forma, mantido pela Carbuss Carrocerias, a nova empresa criada pela Caio Induscar para dar continuidade aos projetos até então bem sucedidos, mas dessa vez com uma variedade de melhorias, modernizações e refinamentos, incluindo o novo Busscar Vissta Buss DD, também double decker.


O termo high deck (pronuncia-se rái dék) significa cabine ou salão de passageiros alto, não necessariamente um double decker (pronuncia-se dâbo déker), que, por sua vez, significa um veículo para transporte de passageiros com uma estrutura de dois andares ou dois pisos, com duas cabines de passageiros, uma em cima e outra embaixo. O peso maior dessa estrutura é distribuído nas vias públicas (ruas, avenidas e rodovias) por meio de três eixos, sendo um deles direcional, ou quatro eixos, sendo dois deles direcionais.


No caso específico do ônibus Busscar Panorâmico DD, trata-se de um ônibus com belo design, baseado nas tendências estéticas europeias da época, mas adaptado para as duras condições das rodovias e avenidas brasileiras, tudo isso sem abrir mão do conforto para médias e longas viagens.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


PANORÂMICO DD 6X2

  • Capacidade: Até 64 passageiros;
  • Carroceria: Double decker (dois pisos);
  • Construção: Aço, alumínio e fibra de vidro;
  • Comprimento: Aprox. 13,2 metros;
  • Altura: Aprox. 4,1 metros;
  • Largura: Aprox. 2,6 metros;
  • Produção: Entre 1998 e 2009;
  • Categoria: Rodoviário, médias e longas distâncias;
  • Chassi (opção 1): Mercedes-Benz O 400 RSD (motor OM-457 LA / 360 cavalos);
  • Chassi (opção 2): Scania K124 IB (motor DSC12 02 / 360 cavalos e 170 kgfm);
  • Chassi (opção 3): Volvo B10R (motor D10A360 / 360 cavalos e 153 kgfm);
  • Suspensão: A ar;
  • PBT – Peso Bruto: Até 23.000 kg, dependendo do chassi;


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Lexicar:
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_JCA
  • Auto Vídeos / YouTube:
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Busscar
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_Comporte
  • QRA Volantão / YouTube:
  • Busscar / Caio (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)