CAMINHÕES VOLVO FMX

VOLVO FMX 380 4X4R (PESADO)
VOLVO FMX 380 6X4R (PESADO)
VOLVO FMX 380 6X6R (PESADO)
VOLVO FMX 380 6X6T (CAVALO MECÂNICO)
VOLVO FMX 380 8X4R (PESADO)
VOLVO FMX 420 6X4R (PESADO)
VOLVO FMX 420 6X4T (CAVALO MECÂNICO)
VOLVO FMX 420 6X6R (PESADO)
VOLVO FMX 420 8X4R (PESADO)
VOLVO FMX 460 6X4R (PESADO)
VOLVO FMX 460 6X4T (CAVALO MECÂNICO)
VOLVO FMX 460 6X6R (PESADO)
VOLVO FMX 460 6X6T (PESADO)
VOLVO FMX 500 6X4R (PESADO)
VOLVO FMX 500 6X4T (CAVALO MECÂNICO)
VOLVO FMX 500 6X6R (PESADO)
VOLVO FMX 500 6X6T (CAVALO MECÂNICO)
VOLVO FMX 500 8X4R (PESADO)
VOLVO FMX 540 6X4R (PESADO)
VOLVO FMX 540 6X4T (CAVALO MECÂNICO)
VOLVO FMX 540 6X6R (PESADO)
VOLVO FMX 540 6X6T (CAVALO MECÂNICO)
VOLVO FMX 540 8X4R (PESADO)


INTRODUÇÃO

O nome Volvo FMX é usado pela fabricante sueca de caminhões Volvo Trucks para sua moderna, robusta e eficiente família de veículos de transporte multiuso de cargas pesadas, incluindo transporte rodoviário, de construção civil, de mineração e rural canavieiro e de celulose, criada, desenvolvida e fabricada em larga escala a partir da década de 2010 pela Volvo Trucks, na Suécia, e pelas subsidiárias do grupo sueco Volvo AB na Bélgica, na Austrália, na Rússia, na África do Sul, na Índia, no Brasil e no Egito, também a partir da década de 2010, em duas gerações, a primeira iniciada em 2010 e a segunda iniciada em 2020, tornando-se um sucesso de vendas na década de 2010 aqui no Brasil, por exemplo, principalmente entre empresas mineradoras.


Durante a década de 2010, os seus principais concorrentes no Brasil foram os caminhões Ford Cargo 1933 R 4X2, Ford Cargo 2631 6X4, Ford Cargo 3031 8X2, Ford Cargo 3131 6X4, Ford Cargo 3133 6X4, Mercedes-Benz Axor 3131 6X4, Mercedes-Benz Axor 4144 6X4, Mercedes-Benz Actros 4844 8X4, Mercedes-Benz Actros 4160 8X8, Mercedes-Benz Atron 1635, Scania 6500 B8X4 Heavy Tipper, Scania G360 A4X2, Scania G450 A6X4, Scania R500 A6X4, Volkswagen Constellation 31.390 6X4 e Volkswagen Constellation 32.360 V-Tronic 6X4.


Alguns dos modelos citados acima não são mais fabricados.


A VOLVO AB

A Volvo AB é uma grande holding sueca que concentra investimentos nos segmentos de fabricação de caminhões leves, médios, semipesados e pesados para transporte rodoviário, de construção civil, de mineração e agroindustrial de cargas; conjuntos de chassis / motores de ônibus e carrocerias para ônibus para transporte rodoviário de passageiros; fabricante de motores a combustão interna para embarcações; equipamentos para uso na construção civil; e possui uma empresa de serviços financeiros.


Conhecida também como Volvo Group, ela possui várias subsidiárias, inclusive na Austrália, no Brasil, na Bélgica, na França, nos Estados Unidos, na Rússia, na China, na África do Sul, na Coreia do Sul, na Alemanha e na Índia, onde fabrica utilitários para transporte de cargas, chassis / motores para ônibus, ônibus completos, equipamentos para construção civil, motores para embarcações e presta serviços financeiros. Ela emprega mais de 95.000 pessoas em dezenas de países, possui fábricas em 18 países e comercializa seus produtos em mais de 190 países.


A tradicionalíssima Volvo AB, fundada em 1927, inicialmente como fabricante de automóveis, é, atualmente, uma holding gigante da indústria automotiva, uma das cinco maiores fabricantes mundiais de utilitários para transporte leve, médio, semipesado e pesado de cargas no mundo, por meio das empresas ou marcas Volvo Trucks (mundo), Mack Trucks (Estados Unidos), Renault Trucks (Europa Ocidental), Dongfeng (China) e VE Eicher. Algumas fontes afirmam que se trata da maior fabricante de caminhões do mundo, comparando receitas e unidades fabricadas.


A Volvo AB foi a proprietária da marca de automóveis de alto luxo Volvo Cars, vendida para a Ford Motor Company em 1999, que, por sua vez, vendeu, posteriormente, em 2010, a mesma fabricante de automóveis para a holding chinesa Dongfeng Corporation, que, por sua vez, também é uma das principais acionistas da holding sueca Volvo AB.


Ela já foi proprietária da fabricante de motores aeronáuticos Volvo Aero, uma das mais respeitadas do mundo, fornecedora de motores turbofan para a primeira geração do caça militar Saab Gripen, inclusive.


Atualmente, ela é proprietária da marca Volvo Penta, de motores para embarcações, e Volvo Construction, de equipamentos para construção civil, incluindo escavadeiras e retroescavadeiras, pás carregadeiras, motoniveladoras para terraplanagem e compactadores de solos para a indústria de pavimentação asfáltica e terraplanagem.


A subsidiária brasileira da Volvo AB é a Volvo do Brasil (não confundir como Volvo Cars do Brasil), com fábrica de caminhões localizada em Curitiba, no estado do Paraná, com uma fábrica de equipamentos de construção civil em Pederneiras, no estado de São Paulo, e com um centro de distribuição de peças em São José dos Pinhais, também no Paraná. Ela fabrica caminhões, motores turbodiesel e conjuntos de chassis / motores para ônibus para transporte rodoviário de passageiros, totalizando mais de 5.000 empregados no Brasil.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O nome Volvo FMX é usado pelo grupo sueco Volvo AB para a nomenclatura oficial de sua moderna, robusta e eficiente família de veículos de transporte rodoviário, de construção civil, de mineração e rural de cargas pesadas, incluindo a agroindústria canavieira e de celulose, com sua 1ª geração fabricada em larga escala na Suécia, na Austrália, no Brasil, na Bélgica, na Rússia, na África do Sul, na Índia e no Egito, durante a década de 2010, com pesos brutos totais variando entre 21.000 kg e 52.000 kg, seguida da 2ª geração, fabricada também em vários países, a partir de 2020.


A sigla FMX, usada na nomenclatura dessa família de caminhões pesados, significa Forward Control Medium Xtreme, em inglês. A família Volvo FMX foi projetada para o chamado transporte vocacional de cargas, principalmente para uso fora de estrada, incluindo grandes mineradoras, grandes construtoras e empreiteiras, grandes agroindústrias sucroalcooleiras e de celulose, grandes metalúrgicas e siderúrgicas e grandes fabricantes de materiais para construção civil.


É uma das mais confiáveis famílias de caminhões pesados para transporte rodoviário, de construção civil, de mineração e rural de cargas do Brasil, incluindo as agroindústrias sucroalcooeiras e de celulose, fabricada em larga escala em Curitiba, a capital do estado do Paraná, por sua vez uma das mais tradicionais fábricas de caminhões do Brasil, inaugurada em 1977.


Todos os modelos da família Volvo FMX estão classificados na categoria de caminhões pesados, com projetos focados principalmente para a construção civil, para mineração, para a agroindústria canavieira e de celulose, principalmente dentro do chamado segmento off-road utilitário, que não deve ser confundido com o off-road de competição e/ou de desporto.


VERSÕES DA FAMÍLIA FMX

A fabricação em série e em larga escala da 1ª geração da família de caminhões pesados Volvo FMX foi iniciada na Suécia, no Brasil e em outros países a partir de 2010 pela fabricante Volvo Trucks e suas subsidiárias. Os modelos de 1ª geração da família Volvo FMX foram baseados em outra família de caminhões para transporte de cargas pesadas, a série rodoviária Volvo FM, por sua vez fabricada no Brasil a partir da década de 2000, criada e desenvolvida pela própria fabricante sueca Volvo Trucks, com a participação das subsidiárias do Grupo Volvo na fase de desenvolvimento, inclusive já prevendo a possibilidade de exportação para outros países.


Durante as décadas de 2000 e 2010, o mercado de caminhões leves, médios e pesados era praticamente dominado no Brasil por marcas fortes, como Scania, Mercedes-Benz, Volkswagen, Ford e Volvo. Porém, a partir de 2019, a fabricante brasileira Ford do Brasil anunciou sua saída do mercado brasileiro de caminhões leves, médios e pesados, com o encerramento definitivo da produção da linha Ford Cargo, o que abriu espaço para a consolidação de outras marcas no mercado interno, como Iveco, Agrale, DAF e Hyundai, uma parte delas com forte presença no exterior, mas ainda fazendo esforços de Marketing para fixar seus nomes no mercado nacional de transporte de cargas.


VOLVO FMX (1ª GERAÇÃO)

Os modelos de caminhões da 1ª geração da família Volvo FMX são modernos veículos para transporte rodoviário, de construção civil, de mineração e rural de cargas pesadas, inclusive para agroindústria canavieira e de celulose. A produção seriada foi iniciada em 2010 em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Eles passaram a ser fabricados em série e em larga no Brasil, na cidade de Curitiba, na fábrica da Volvo do Brasil, tornando-se um sucesso de vendas da marca sueca, principalmente entre empresas mineradoras.


Os primeiros modelos da família Volvo FMX possuem potências variando entre 370 cavalos e 480 cavalos.


A partir de 2012, essa 1ª geração passou a ser composta pelos modelos Volvo FMX 380 4X4R, com peso bruto de 21.000 kg ou 22.000 kg e 380 cavalos de potência, Volvo FMX 380 6X4R, com peso bruto de 30.500 kg ou 42.000 kg e 380 cavalos de potência, Volvo FMX 380 6X6R, com peso bruto de 34.000 kg ou 41.000 kg e 380 cavalos de potência, Volvo FMX 380 8X4R, com peso bruto de 36.000 kg ou 52.000 kg e 380 cavalos de potência, Volvo FMX 420 6X4R, com peso bruto de 33.500 kg ou 42.000 kg e 420 cavalos de potência, Volvo FMX 420 6X6R, com peso bruto de 34.000 kg ou 41.000 kg e 420 cavalos de potência, Volvo FMX 420 8X4R, com peso bruto de 36.000 kg ou 52.000 kg e 420 cavalos de potência, Volvo FMX 460 6X4R, com peso bruto de 33.500 kg ou 42.000 kg e 460 cavalos de potência, Volvo FMX 460 6X6R, com peso bruto de 34.000 kg ou 41.000 kg e 460 cavalos de potência, Volvo FMX 500 6X4R, com peso bruto de 33.500 ou 42.000 kg e 500 cavalos de potência, Volvo FMX 500 6X6R, com peso bruto de 34.000 ou 41.000 kg e 500 cavalos de potência, Volvo FMX 500 8X4R, com peso bruto de 36.000 kg ou 52.000 kg e 500 cavalos de potência, Volvo FMX 540 6X4R, com peso bruto de 33.500 kg ou 42.000 kg e 540 cavalos de potência, Volvo FMX 540 6X6R, com peso bruto de 34.000 kg ou 41.000 kg e 540 cavalos de potência, Volvo FMX 540 8X4R, com peso bruto de 36.000 kg ou 52.000 kg e 540 cavalos de potência, Volvo FMX 380 6X6T, com peso bruto de 34.000 ou 41.000 kg e 380 cavalos de potência, Volvo FMX 420 6X4T, com peso bruto de 33.500 kg ou 42.000 kg e 420 cavalos de potência, Volvo FMX 460 6X4T, com peso bruto de 33.500 kg ou 42.000 kg e 460 cavalos de potência, Volvo FMX 460 6X6T, com peso bruto de 34.000 kg ou 41.000 kg e 460 cavalos de potência, Volvo FMX 500 6X4T, com peso bruto de 33.500 kg ou 42.000 kg e 500 cavalos de potência, Volvo FMX 500 6X6T, com peso bruto de 34.000 kg ou 41.000 kg e 500 cavalos de potência, Volvo FMX 540 6X4T, com peso bruto de 33.500 kg ou 42.000 kg e 540 cavalos de potência, e Volvo 540 6X6T, com peso bruto de 34.000 kg ou 41.000 kg e 540 cavalos de potência.


Além dessas versões citadas acima, uma versão específica para empresas mineradoras foi colocada à disposição por meio de encomenda, com conjunto de chassi / suspensão / câmbio na configuração 10X4, a mais sofisticada da família. Disponível também sob encomenda, uma versão hexatrem para uso exclusivamente fora de estrada foi adquirida em grande quantidade pela empresa brasileira de celulose e papel Suzano Papel e Celulose, a partir de 2019.


Note que o nome de cada um dos modelos tem relação direta com a potência de seu motor e com a configuração de seu conjunto de chassi / suspensão / transmissão. Por exemplo, a versão Volvo FMX 420 6X4T é tracionada com o motor turbodiesel de 420 cavalos de potência e conjunto de chassi / suspensão / transmissão 6X4, ou seja, com três eixos, sendo dois deles de tração e o eixo dianteiro direcional. Já a versão Volvo FMX 500 8X4 possui motor de 500 cavalos e conjunto com quatro eixos, sendo dois deles traseiros de tração e dois eixos dianteiros direcionais, portanto mais adequada para trabalho pesado em áreas de mineração.


Uma das principais estrelas da 1ª geração da família Volvo FMX é o modelo de caminhão pesado Volvo FMX 500 8X4, um robusto e “parrudo” caminhão de chassi rígido com aço de alta resistência para transporte rodoviário, de construção civil, de mineração e de agroindústria canavieira e de celulose para cargas pesadas, com direção hidráulica e, a partir de 2016, disponível câmbio automatizado I-Shift, específico para melhor desempenho no fora de estrada, principalmente para trabalhos pesados encontrados em ambientes da construção civil e da mineração, com um total de 13 ou 14 velocidades ou marchas à frente, com a primeira verdrive, com uma marcha superreduzida, com a segunda direct drive, com duas marchas superreduzidas, com três opções de cabines articuladas ou basculantes, inclusive uma delas com cama, construído sobre chassi com entre-eixos de 4,3 metros ou 5,6 metros, dependendo do modelo, e com motorização Volvo D13C500, com injeção direta e eletrônica de diesel, com turbo e injeção direta em seis cilindros em linha, com 12.800 cilindradas, com comando de válvulas no cabeçote e quatro válvulas por cilindro, certificado para atender o Proconve 7 ou Euro 5, gerando 500 cavalos de potência e incríveis 255 kgfm de torque, o suficiente para o seu peso bruto máximo certificado de 52.000 kg, com quatro eixos, sendo um deles, traseiro, denominado RTH3210F, combinado com pneus 12R22,5 . Ele é fabricado em série desde 2012 pela fabricante brasileira Volvo do Brasil, ao lado de seus demais irmãos da família Volvo FMX, alguns ainda mais potentes e outros menos potentes.


O modelo Volvo FMX 500 8X4 compartilha chassi e/ou motorização com vários de seus irmãos da mesma família, todos amplamente testados em rodovias, avenidas e ruas pavimentadas e estradas de leito natural na América do Sul, além de ambientes da construção civil, da agroindústria canavieira e de mineração, comprovando assim a sua robustez, com custo de manutenção competitivo em relação aos modelos concorrentes.


Ele é um dos modelos top de linha da família Volvo FMX, com a possibilidade de fixação de caçamba metálica sobre o seu chassi em aço reforçado, com uma bonita e confortável cabine articulada, do tipo cara-chata, com volante multifuncional, com assento com amortecedores a ar e opção de ar-condicionado ou climatizador, vidros elétricos e trava central elétrica, com alarme.


É uma das melhores opções para o setor de mineração e de construção civil, com alto desempenho e bom nível de sofisticação e modernidade, com boa mecânica, elétrica, hidráulica e eletrônica, com preço de tabela na faixa de R$ 650 mil (novo), à vista, é claro, incluindo uma boa variedade de itens de conforto, de segurança, de desempenho e de controle de emissão de poluentes, dentre eles o freio-motor VEB 510, disponível como opcional; os freios principais pneumáticos (ar comprimido) de duplo circuito S-Cam, com tambores em todas as rodas; freio de estacionamento com mola acumuladora; cintos de segurança de três pontos; direção hidráulica (de série) ou direção dinâmica Volvo (opcional); faróis de halogênio; auxílio de partida em rampa; redutor de emissão de gases SCR, com AdBlue; suspensão pneumática; e bloqueio de diferencial de dois estágios; entre outros itens.


Ele é uma das melhores opções de caminhões pesados para construtoras e mineradoras do Brasil, com a possibilidade de fixação de caçamba metálica com capacidade de payload ou carga útil entre 35.000 kg (técnico) e 38.000 kg, dependendo da caçamba escolhida, lembrando que a carga útil ou payload pode variar de acordo com o peso da caçamba, com potência e torque suficientes para uso pesado, diária e intensivo.


Ele tem capacidade para transportar o motorista e um ajudante ou acompanhante, com conforto bem razoável, mas nada excepcional, já que se trata de um utilitário para o dia a dia de trabalho. Ele apresenta um bom desempenho para uso diário, com um dos melhores valores de revenda no mercado nacional de veículos utilitários para transporte pesado.


VOLVO FMX (2ª GERAÇÃO)

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Os modelos de caminhões da 2ª geração da família Volvo FMX são modernos veículos para transporte rodoviário, de construção civil, de mineração e rural de cargas pesadas, inclusive para agroindústria canavieira e de celulose. A produção seriada foi iniciada em 2020 em várias partes do mundo.


Entre as novidades estão os faróis de LED de halogênio escurecidos, os para-choques de aço e polipropileno, a caixa de absorção de energia e a placa de proteção de 3 mm. Ele possui um volante multifuncional de nova geração, um painel de instrumentos totalmente digital e uma tela multifuncional sensível ao toque no painel.


MERCADO

Desde a década de 1980, a Volvo do Brasil, oficialmente Volvo Motores e Veículos S.A., fabrica caminhões para transporte pesado de cargas e chassis para ônibus rodoviários, melhorando seus produtos a cada ano. Ela começou no Brasil, na década de 1930, como uma simples importadora de veículos para transporte rodoviário de cargas, passando a fabricá-los no Brasil a partir da década de 1980, na cidade de Curitiba, em sua então nova fábrica, fabricando, inclusive, os lendários caminhões da família Volvo N, apelidados carinhosamente pelos frotistas brasileiros de “Volvo Bicudos”, os chassis para ônibus Volvo B58 e, no Rio de Janeiro, os motores para embarcações Volvo AQB41, neste caso fabricados pela Volvo Penta, a subsidiária do Grupo Volvo especializada em motores náuticos.


Desde a década de 1980, a empresa fabrica chassis para ônibus urbanos e rodoviários, também melhorando seus produtos a cada ano, tornando-se então uma das maiores fabricantes brasileiras desse setor, uma das mais respeitadas. Atualmente, ela é uma das líderes nacionais na fabricação de chassis para ônibus médios e grandes, urbanos e rodoviários, e uma das líderes na fabricação de caminhões semipesados e pesados.


Aqui no Brasil, a produção total de caminhões em 2017, por exemplo, foi de quase 52.000 unidades, com as principais fabricantes Mercedes-Benz do Brasil, Volkswagen / MAN, Ford do Brasil, Volvo e Scania, nesta ordem decrescente, considerando unidades fabricadas, conseguindo praticamente dominar o mercado nacional, com mais de 90% do market share, enquanto as demais continuam se esforçando para ganhar terreno, entre elas algumas notáveis, a Iveco, a Agrale, a DAF, a Hyundai e a Kia, estas duas pertencentes ao mesmo grupo sul-coreano Hyundai.


MERCADO BRASILEIRO DE UTILITÁRIOS DE CARGA RODOVIÁRIA (2017)

FABRICANTE

UNIDADES

PARTICIPAÇÃO

Mercedes-Benz

+ d 15.000

Cerca de 29%

Volkswagen / MAN

+ d 14.000

Cerca de 28%

Ford do Brasil

+ de 7.800

Cerca de 15%

Volvo

+ de 5.900

Cerca de 11%

Scania

+ de 5.700

Cerca de 11%

Iveco (Grupo CNH)

+ de 1.900

Cerca de 4%

DAF

+ d 1.040

Cerca de 2%

Agrale

+ d 110

Cerca de 0,5%


Nota: Os números são aproximados e/ou arredondados. Em 2019, a Ford do Brasil anunciou a intenção de parar a sua fabricação de caminhões. A Agrale é uma marca brasileira. A fabricante chinesa Sinotruk encerrou em 2016 suas atividades de importação / comercialização de veículos utilitários no Brasil.


CRITÉRIO DE SEGMENTAÇÃO DE CATEGORIAS DE UTILITÁRIOS

CATEGORIA

PBT (PESO BRUTO)

OBSERVAÇÃO

Furgões

Chassi cabine

Até 3,5 toneladas

Semileve

De 3,5 ton. até 6 toneladas

Leve

De 6 ton. até 10 toneladas

Médio

De 10 ton. até 15 toneladas

Semipesado

De 15 ton. até 45 toneladas

Pesado

A partir de 45 toneladas

Cavalo mecânico

Fonte: Anfavea


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


VOLVO FMX 500 8X4 (1ª GERAÇÃO)

  • Cabine: Estendida, leito e estendida, leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e basculante, entre outras opções;
  • Entre-eixos: Entre 4,35 metros ou 5,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Volvo D13C500 turbodiesel de 12,8 litros, 6 cilindros em linha (500 cavalos / 255 kgfm);
  • Câmbio (a partir de 2016): AT2612D I-Shift, automatizado de 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas longitudinais e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas e semielípticas;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito (Z-CAM), a tambor em todas as rodas;
  • Rodas e pneus: 8,25 X 22,5”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico / legal): 36.000 kg ou 50.000 kg;
  • Peso vazio (ordem de marcha): 11.065 kg ou 11.280 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço: R$ 380 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço: R$ 650 mil (novo);


VOLVO FMX 380 4X4R (1ª GERAÇÃO)

  • Cabine: Estendida, leito e estendida, leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e basculante, entre outras opções;
  • Entre-eixos: Entre 3,7 metros, 4,3 metros, 4,6 metros ou 4,9 metros;
  • Motorização (potência / torque): Volvo turbodiesel de 12,8 litros, 6 cilindros em linha (380 cavalos / 194 kgfm);
  • Câmbio (a partir de 2016): I-Shift, automatizado de 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito (Z-CAM), a tambor em todas as rodas;
  • Freio motor: VEB 410 / VEB 510
  • Rodas e pneus: 8 X 22”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico / legal): 21.000 kg ou 22.000 kg;
  • Peso vazio (ordem de marcha): 7.695 kg, 7.770 kg, 7.810 ou 7.845 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço: R$ 


VOLVO FMX 380 6X4R (1ª GERAÇÃO)

  • Cabine: Estendida, leito e estendida, leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e basculante, entre outras opções;
  • Entre-eixos: 3,4 metros, 3,7 metros, 4,3 metros, 4,6 metros, 4,9 metros, 5,2 metros e 5,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Volvo turbodiesel de 12,8 litros, 6 cilindros em linha, injeção direta e SCR (380 cavalos / 194 kgfm);
  • Câmbio (a partir de 2016): I-Shift, automatizado de 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas semielípticas;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito (Z-CAM), a tambor em todas as rodas (de série) ou discos em todas as rodas (opcional);
  • Freio motor: VEB 410 / VEB 510
  • Rodas e pneus: 8 X 22”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico / legal): 30.500 kg ou 42.000 kg;
  • Peso vazio: 9.565 kg, 9.755 kg, 9.930 kg, 9.965 kg, 10.000 kg, 10.025 kg e 10.090 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço: R$ 


VOLVO FMX 380 6X6R (1ª GERAÇÃO)

  • Cabine: Estendida, leito e estendida, leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e basculante, entre outras opções;
  • Entre-eixos: 3,7 metros, 4,3 metros e 4,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Volvo turbodiesel de 12,8 litros, 6 cilindros em linha, injeção direta e SCR (380 cavalos / 194 kgfm);
  • Câmbio (a partir de 2016): I-Shift, automatizado de 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas ou pneumáticas;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito (Z-CAM), a tambor em todas as rodas;
  • Freio motor: VEB 410 / VEB 510
  • Rodas e pneus: 8 X 22”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico / legal): 34.000 kg ou 41.000 kg;
  • Peso vazio (ordem de marcha): 10.100 kg, 10.335 kg ou 10.370 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço: R$ 


VOLVO FMX 380 8X4R (1ª GERAÇÃO)

  • Cabine: Estendida, leito e estendida, leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e basculante, entre outras opções;
  • Entre-eixos: 4,3 metros, 4,6 metros, 4,9 metros, 5,1 metros e 5,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Volvo turbodiesel de 12,8 litros, 6 cilindros em linha, injeção direta e SCR (380 cavalos / 194 kgfm);
  • Câmbio (a partir de 2016): I-Shift, automatizado de 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas ou semielípticas;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito (Z-CAM), a tambor em todas as rodas (de série) ou discos em todas as rodas (opcional);
  • Freio motor: VEB 410 / VEB 510;
  • Rodas e pneus: 8 X 22”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico / legal): 36.000 kg ou 52.000 kg;
  • Peso vazio (ordem de marcha): 11.065 kg, 11.170 kg, 11.190 kg, 11.210 kg ou 11.250 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço: R$ 


VOLVO FMX 420 6X4R (1ª GERAÇÃO)

  • Cabine: Estendida, leito e estendida, leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e basculante, entre outras opções;
  • Entre-eixos: 3,4 metros, 3,7 metros, 4,3 metros, 4,6 metros, 4,9 metros, 5,2 metros e 5,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Volvo turbodiesel de 12,8 litros, 6 cilindros em linha, injeção direta e SCR (420 cavalos / 214 kgfm);
  • Câmbio (a partir de 2016): I-Shift, automatizado de 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas semielípticas;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito (Z-CAM), a tambor em todas as rodas (de série) ou discos em todas as rodas (opcional);
  • Freio motor: VEB 410 / VEB 510;
  • Rodas e pneus: 8 X 22”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico / legal): 33.500 kg ou 42.000 kg;
  • Peso vazio: 9.565 kg, 9.755 kg, 9.930 kg, 9.965 kg, 10.000 kg, 10.025 kg ou 10.090 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço: R$ 


VOLVO FMX 420 6X6R (1ª GERAÇÃO)

  • Cabine: Estendida, leito e estendida, leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e basculante, entre outras opções;
  • Entre-eixos: 3,7 metros, 4,3 metros e 4,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Volvo turbodiesel de 12,8 litros, 6 cilindros em linha, injeção direta e SCR (420 cavalos / 214 kgfm);
  • Câmbio (a partir de 2016): I-Shift, automatizado de 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas (de série) ou pneumática (opcional);
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito (Z-CAM), a tambor em todas as rodas (de série);
  • Freio motor: VEB 410 / VEB 510;
  • Rodas e pneus: 8 X 22”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico / legal): 34.000 kg ou 41.000 kg;
  • Peso vazio: 10.100 kg, 10.335 kg ou 10.370;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço: R$  


VOLVO FMX 420 8X4R (1ª GERAÇÃO)

  • Cabine: Estendida, leito e estendida, leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e basculante, entre outras opções;
  • Entre-eixos: 4,3 metros, 4,6 metros, 4,9 metros, 5,1 metros e 5,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Volvo turbodiesel de 12,8 litros, 6 cilindros em linha, injeção direta e SCR (420 cavalos / 214 kgfm);
  • Câmbio (a partir de 2016): I-Shift, automatizado de 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas ou semielípticas;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito (Z-CAM), a tambor em todas as rodas (de série) ou discos em todas as rodas (opcional);
  • Freio motor: VEB 410 / VEB 510;
  • Rodas e pneus: 8 X 22”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico / legal): 36.000 kg ou 52.000 kg;
  • Peso vazio: 11.065 kg, 11.170 kg, 11.190 kg, 11.210 kg ou 11.250 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço: R$  


VOLVO FMX 460 6X4R (1ª GERAÇÃO)

  • Cabine: Estendida, leito e estendida, leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e basculante, entre outras opções;
  • Entre-eixos: 3,4 metros, 3,7 metros, 4,3 metros, 4,6 metros, 4,9 metros, 5,2 metros e 5,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Volvo turbodiesel de 12,8 litros, 6 cilindros em linha, injeção direta e SCR (420 cavalos / 214 kgfm);
  • Câmbio (a partir de 2016): I-Shift, automatizado de 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas semielípticas;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito (Z-CAM), a tambor em todas as rodas (de série) ou discos em todas as rodas (opcional);
  • Freio motor: VEB 410 / VEB 510;
  • Rodas e pneus: 8 X 22”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico / legal): 33.500 kg ou 42.000 kg;
  • Peso vazio: 9.565 kg, 9.755 kg, 9.930 kg, 9.965 kg, 10.000 kg, 10.025 kg ou 10.090 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço: R$  


VOLVO FMX 460 6X6R (1ª GERAÇÃO)

  • Cabine: Estendida, leito e estendida, leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e basculante, entre outras opções;
  • Entre-eixos: 3,7 metros, 4,3 metros e 4,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Volvo turbodiesel de 12,8 litros, 6 cilindros em linha, injeção direta e SCR (460 cavalos / 235 kgfm);
  • Câmbio (a partir de 2016): I-Shift, automatizado de 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas e pneumáticas;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito (Z-CAM), a tambor em todas as rodas;
  • Freio motor: VEB 410 / VEB 510;
  • Rodas e pneus: 8 X 22”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico / legal): 33.500 kg ou 42.000 kg;
  • Peso vazio: 10.100 kg, 10.335 kg ou 10.370 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço: R$  


VOLVO FMX 500 6X4R (1ª GERAÇÃO)

  • Cabine: Estendida, leito e estendida, leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e basculante, entre outras opções;
  • Entre-eixos: 3,4 metros, 3,7 metros, 4,3 metros, 4,6 metros, 4,9 metros, 5,2 metros e 5,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Volvo turbodiesel de 12,8 litros, 6 cilindros em linha, injeção direta e SCR (500 cavalos / 255 kgfm);
  • Câmbio (a partir de 2016): I-Shift, automatizado de 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas semielípticas;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito (Z-CAM), a tambor em todas as rodas (de série) ou discos em todas as rodas (opcional);
  • Freio motor: VEB 410 / VEB 510;
  • Rodas e pneus: 8 X 22”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico / legal): 33.500 kg até 42.000 kg;
  • Peso vazio: 9.565 kg, 9.755 kg, 9.930 kg, 9.965 kg, 10.000 kg, 10.025 kg ou 10.090 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço: R$  


VOLVO FMX 500 6X6R (1ª GERAÇÃO)

  • Cabine: Estendida, leito e estendida, leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e basculante, entre outras opções;
  • Entre-eixos: 3,7 metros, 4,3 metros e 4,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Volvo turbodiesel de 12,8 litros, 6 cilindros em linha, injeção direta e SCR (500 cavalos / 255 kgfm);
  • Câmbio (a partir de 2016): I-Shift, automatizado de 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas (de série) ou pneumática (opcional);
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito (Z-CAM), a tambor em todas as rodas (de série) ou discos em todas as rodas (opcional);
  • Freio motor: VEB 410 / VEB 510;
  • Rodas e pneus: 8 X 22”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico / legal): 34.000 kg até 41.000 kg;
  • Peso vazio: 10.100 kg, 10.335 kg ou 10.370 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço: R$  


VOLVO FMX 500 8X4R (1ª GERAÇÃO)

  • Cabine: Estendida, leito e estendida, leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e basculante, entre outras opções;
  • Entre-eixos: 4,3 metros, 4,6 metros, 4,9 metros, 5,1 metros e 5,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Volvo turbodiesel de 12,8 litros, 6 cilindros em linha, injeção direta e SCR (500 cavalos / 255 kgfm);
  • Câmbio (a partir de 2016): I-Shift, automatizado de 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas parabólicas ou semielípticas;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito (Z-CAM), a tambor em todas as rodas (de série) ou discos em todas as rodas (opcional);
  • Freio motor: VEB 410 / VEB 510;
  • Rodas e pneus: 8 X 22”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico / legal): 36.000 kg até 52.000 kg;
  • Peso vazio: 11.065 kg, 11.170 kg, 11.190 kg, 11.210 kg e 11.250 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço: R$  


VOLVO FMX 540 6X4R (1ª GERAÇÃO)

  • Cabine: Estendida, leito e estendida, leito com teto alto;
  • Assentos: 1 motorista e 1 auxiliar ou acompanhante;
  • Tipo: Caçamba aberta e basculante, entre outras opções;
  • Entre-eixos: 3,4 metros, 3,7 metros, 4,3 metros, 4,6 metros, 4,9 metros, 5,2 metros e 5,6 metros;
  • Motorização (potência / torque): Volvo turbodiesel de 12,8 litros, 6 cilindros em linha, injeção direta e SCR (500 cavalos / 255 kgfm);
  • Câmbio (a partir de 2016): I-Shift, automatizado de 12 marchas à frente e 4 à ré;
  • Suspensão dianteira: Molas parabólicas, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos;
  • Suspensão traseira: Molas semielípticas;
  • Freios: Ar comprimido de duplo circuito (Z-CAM), a tambor em todas as rodas (de série) ou discos em todas as rodas (opcional);
  • Freio motor: VEB 410 / VEB 510;
  • Rodas e pneus: 8 X 22”, com 295/80 R22,5, entre outras opções;
  • Peso bruto (técnico / legal): 33.500 kg até 42.000 kg;
  • Peso vazio: 9.565 kg, 9.755 kg, 9.930 kg, 9.965 kg, 10.000 kg, 10.025 kg, 10.090 kg;
  • Categoria: Pesado;
  • Preço: R$  


ONDE COMPRAR


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • QRA Volantão / YouTube:
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercedes-Benz_Atego
  • Site Lexicar:
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Volvo
  • Volvo Caminhões (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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