BUSSCAR JUM BUSS 400

BUSSCAR JUM BUSS 400
BUSSCAR ÔNIBUS


INTRODUÇÃO

O moderno ônibus Busscar Jum Buss 400 é um popular modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com carroceria do tipo semiconvencional high deck, fabricado em série e em larga escala na década de 2000 pela empresa brasileira Busscar Ônibus, na época uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para veículos urbanos e rodoviários para transporte coletivo de passageiros do Brasil.


Os seus principais concorrentes na década de 2000 foram os modelos Marcopolo Paradiso G6 1800 DD, com carroceria double decker; o Comil Campione 4.05, de carroceria semiconvencional high deck; o Marcopolo Paradiso G6 1550 LD; e o Metalbus Maxibus Lince 3,40, de carroceria convencional.


O modelo Busscar Vissta Buss HI, de carroceria semiconvencional high deck, e o modelo Busscar Panorâmico DD, de carroceria double decker, também estavam na categoria de ônibus para transporte rodoviário de passageiros a médias e longas distâncias.


A BUSSCAR

A empresa brasileira Carbuss Carrocerias é uma das maiores e mais bem sucedidas fabricantes de carrocerias de veículos coletivos para transporte urbano e rodoviário de passageiros do Brasil. Ela foi fundada em 2017, a partir da aquisição, pela fabricante brasileira Caio Induscar, das instalações, das máquinas e equipamentos, dos projetos e da tradicional marca Busscar de carrocerias de ônibus, que, por sua vez, pertencia ao tradicional Grupo Busscar até 2012, quando teve sua falência decretada pelo Poder Judiciário.


Trata-se da empresa sucessora de uma das maiores, mais respeitadas e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para ônibus urbanos e rodoviários do Brasil, fundada em 1946, no estado de Santa Catarina, pelos irmãos Augusto Nielson e Eugênio Nielson, inicialmente com o nome Nielson & Irmão Ltda e, posteriormente, décadas depois, a partir de 1989, renomeada para Busscar Ônibus S.A., tendo sido, nas décadas de 1970, 1980 e 1990, uma das maiores empresas encarroçadoras de ônibus do Brasil.


Atualmente, a fabricante Carbuss Carrocerias é uma empresa de capital fechado, sediada em Joinville, no estado de Santa Catarina, uma subsidiária integral da também fabricante de ônibus Caio Induscar, que, por sua vez, está sediada no estado de São Paulo e é considerada a maior fabricante de ônibus urbanos do Brasil e se mantém entre as maiores, mais conceituadas e mais bem sucedidas fabricantes de ônibus para transporte rodoviário do país.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O bonito ônibus Busscar Jum Buss 400 é um modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com construção mista em aço, alumínio e material composto de fibra de vidro, com carroceria do tipo high deck, ou seja, com cabine ou salão de passageiros alto, montada sobre chassi, com motorização turbodiesel traseira, com capacidade para transportar até 59 passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com três eixos, sendo um deles de tração.


A partir de 2001, ele foi o substituto do modelo de ônibus homônimo Busscar Jum Buss 400P na linha de montagem da fabricante brasileira, que, por sua vez, faz parte da 1ª geração da família de ônibus rodoviários de médias e longas distâncias Busscar Jum Buss, fabricado na década de 1990 e também um sucesso de vendas.


Ele ainda é considerado um dos mais bonitos e confortáveis modelos de ônibus para transporte rodoviário de passageiros do Brasil, fabricado em série e em larga escala durante a década de 2000 pela Busscar Ônibus e utilizado por algumas das melhores e mais conceituadas transportadoras do Brasil, incluindo Expresso de Prata, Auto Viação Catarinense / Grupo JCA e Expresso São Luiz, entre outras.


Essa moderna, confortável e segura opção de carroceria estava disponível para montagem sobre alguns dos maiores modelos de chassis nacionais das fabricantes Mercedes-Benz, Scania e Volvo na década de 2000, com três opções de três eixos, todas com tração 6X2, com motor traseiro turbodiesel e intercooler, com suspensão a ar, com potências variando entre 340 cavalos até 420 cavalos, torques variando entre 153 kgfm até 204 kgfm, capazes de suportar até 25.000 kg de PBT ou peso bruto total, com até 14 metros de comprimento e 3,95 metro de altura.


Para quem não sabe, a carroceria de um veículo de transporte coletivo rodoviário de passageiros é a parte superior da estrutura, na qual estão os compartimentos de bagagem, a cabine ou salão de passageiros (conhecido também como habitáculo) e a cabine do motorista ou cockpit. Já o chassi é a estrutura metálica de sustentação do ônibus sobre a suspensão e as rodas, geralmente composta por duas longarinas metálicas longitudinais fixadas com travessas metálicas transversais. É no chassi que estão fixados a carroceria, o motor e a suspensão.


No caso específico do ônibus Busscar Jum Buss 400, a sua carroceria metálica é composta por uma estrutura tubular em chapas de aço zincado ou galvanizado, com perfis de aço carbono, com cobertura das laterais de alumínio e isolamento termo-acústico. Além disso, os revestimentos externos do painel frontal, do painel traseiro e do teto da carroceria são fabricados em material composto de fibra de vidro. Os bagageiros são construídos em estrutura de aço zincado ou galvanizado, mas recobertos por chapas de alumínio, para manter o peso sob controle, já que o alumínio é mais leve que o aço.


A porta rodoviária é pantográfica, com funcionamento pneumático, e o para-brisa é laminado sobre molduras de borracha, com duas opções, bipartido ou inteiriço. Os pára-choques de material composto de fibra de vidro são fabricados com reforço interno em tubos de aço.


No interior do veículo, principalmente no salão ou cabine de passageiros, há uma variedade de materiais. Na cabine de passageiros, por exemplo, o teto é composto por plástico, carpete e até tecido. As laterais dessa cabine são forradas de plástico, carpete, fórmica ou tecido. O piso tem revestimento antiderrapante e impermeável. As janelas são fixas, com tratamento fumê, para reduzir a entrada de raios solares e, assim, manter a temperatura interna controlada.


O veículo foi fabricado na década de 2000 com pelo menos quatro opções diferentes de configuração de assentos, incluindo leito, semi-leito, executivo ou alta densidade, todas as opções com baixo nível de ruído interno, graças a um bom isolamento acústico. Todas as unidades já saíam de fábrica com toalete básico, galley compacta para água e aparelho de ar condicionado.


MERCADO

O belo ônibus Busscar Jum Buss 400 faz parte da linhagem de ônibus rodoviários da Busscar Ônibus, ele faz parte da 2ª geração da família de ônibus rodoviários para médias e longas distâncias Busscar Jum Buss, uma das mais completas e confortáveis famílias de veículos para transporte rodoviário de passageiros da fabricante catarinense. Essa 2ª geração também é composta pelo Busscar Jum Buss 360 e Busscar Jum Buss 380, ambos irmãos do Busscar Jum Buss 400, por sua vez o mais completo e mais alto da família.


A 1ª geração da família Busscar Jum Buss foi iniciada em 1992, com o Busscar Jum Buss 340, um dos ícones do transporte rodoviário da época, um dos mais modernos e confortáveis da época, e a 2ª geração foi iniciada em 2001, com o Busscar Jum Buss 400 e seus irmãos, mas, infelizmente, interrompida em 2012, com a falência da Busscar Ônibus. No caso específico do Busscar Jum Buss 400, ele foi considerado um dos mais confortáveis e seguros modelos de ônibus rodoviários da época, um dos mais desejados entre os passageiros.


Por outro lado, felizmente, o legado da Busscar Ônibus foi, de certa forma, mantido pela Carbuss Carrocerias, a nova empresa criada pela Caio Induscar para dar continuidade aos projetos até então bem sucedidos, mas dessa vez com uma variedade de melhorias, modernizações e refinamentos, incluindo o novo Busscar Vissta Buss 400, também high deck.


O termo high deck (pronuncia-se rái dék) significa cabine ou salão de passageiros alto, não necessariamente um double decker (pronuncia-se dâbo déker), que, por sua vez, significa um veículo para transporte de passageiros com uma estrutura de dois andares ou dois pisos, com duas cabines de passageiros, uma em cima e outra embaixo. O peso maior dessa estrutura é distribuído nas vias públicas (ruas, avenidas e rodovias) por meio de três eixos, sendo um deles direcional, ou quatro eixos, sendo dois deles direcionais.


No caso específico do ônibus Busscar Jum Buss 400 o número 400 tem relação direta com a altura total do solo do veículo, com quase 4 metros até o teto. O seu design foi baseado nas tendências estéticas europeias, ainda hoje admirado pelas linhas modernas, harmônicas e agradáveis.


Ele foi substituído na linha de montagem da fabricante Busscar / Carbuss em 2018 pelo Busscar Vissta Buss 400, que, por sua vez, faz parte da 3ª geração da família Busscar Jum Buss de ônibus rodoviários da empresa.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Capacidade: Até 59 passageiros;
  • Carroceria: High deck (um piso);
  • Construção: Aço, alumínio e fibra de vidro;
  • Comprimento: Aprox. 14 metros;
  • Altura: Aprox. 3,95 metros;
  • Largura: Aprox. 2,6 metros;
  • Produção: Entre 2001 e 2010;
  • Categoria: Rodoviário, médias e longas distâncias;
  • Chassi (opção 1): Mercedes 0-400 RSD (motor OM-457 LA / 360 cavalos e 168 kgfm);
  • Chassi (opção 2): Scania K124 IB (motor DSC12 02 / até 420 cavalos e até 199 kgfm);
  • Chassi (opção 3): Volvo B12R ou B12B (motor D12D / até 420 cavalos e até 204 kgfm);
  • Certificação: Euro III e Proconve P-5;
  • Suspensão: A ar;
  • Rodas: Alumínio;
  • Freios: Pneumáticos (a ar), tambor nos eixos traseiros;
  • PBT – Peso Bruto: Até 25.000 kg, dependendo do chassi;


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_JCA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Busscar
  • Busscar / Caio (divulgação): Imagens

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