LAND ROVER RANGE ROVER EVOQUE
LAND ROVER RANGE ROVER (SÉRIE ORIGINAL)
LAND ROVER RANGE ROVER SPORT (1º RAMO)
LAND ROVER RANGE ROVER EVOQUE (2º RAMO)
LAND ROVER RANGE ROVER VELAR (3º RAMO)
INTRODUÇÃO
Logo acima, o bonito, moderno, sofisticado e refinado modelo de utilitário esportivo de tamanho médio Land Rover Range Rover Sport, para até cinco ocupantes, na sua segunda geração, produzido em série a partir da década de 2010, um dos três ramos separados da linhagem Range Rover, com opção de econômica motorização turbodiesel, inclusive. Logo abaixo, o modelo de utilitário esportivo Land Rover Range Rover Evoque, um pouco menor que os demais veículos da mesma linhagem, outro ramo separado da linhagem Range Rover, também com cinco lugares, mas com porta-malas um pouco menor, produzido em série a partir da década de 2010 e atualmente disponível nos mercados brasileiros de automóveis novos e usados, também com opção de motorização diesel.
O nome Range Rover é uma marca registrada da tradicional fabricante britânica de automóveis premium Jaguar Land Rover para sua longa e variada linhagem de automóveis utilitários esportivos de alto luxo de tamanho médio, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas, incluindo o motorista, projetada, desenvolvida e fabricada em larga escala na Inglaterra desde a década de 1970 pela então fabricante britânica British Leyland e, posteriormente, pela Land Rover, conhecida atualmente como Jaguar Land Rover, por sua vez uma subsidiária do grupo automobilístico ou automotivo indiano Tata Motors.
Ao lado da série original foram criados três ramos
separados da linhagem Range Rover, o primeiro deles, o Range Rover Sport, com linhas um pouquinho mais arredondadas;
seguido do Ranger Rover Evoque, mais
“moderninho” e “descolado”; e o Range
Rover Velar, o mais recente, com um toque esportivo; todos eles com
personalidade própria, com construção de carrocerias de aço sobre chassis nos
modelos anteriores e construção monobloco ou semi-monobloco de aço ou de
alumínio nos modelos mais recentes, dependendo de cada caso, cumprindo assim a
proposta do fabricante de oferecer produtos complementares à série original,
tudo isso para agradar aos clientes mais jovens ou de gosto mais contemporâneo,
também fãs da marca Land Rover, mas que apreciam modelos de design mais ousado
e gracioso, mais moderno, menos conservador.
Os principais concorrentes dos modelos Land Rover
Range Rover são os utilitários esportivos de luxo ou de alto luxo, dependendo
de cada caso, Ford Edge, Fiat Freemont
e Dodge Journey, Audi Q7 e Audi Q5, Chevrolet Trailblazer, BMW X5,
Hyundai Santa Fe, Nissan Pathfinder, Mercedes ML ou Mercedes GLE, Kia Sorento, Mitsubishi Pajeto Full, Jeep Cherokee e Jeep Grand Cherokee, Volvo XC90 e Volvo XC60, Mitsubishi Pajeto Dakar,
Porsche Cayenne, Subaru Forester, Toyota SW4, Volkswagen Touareg, Chevrolet
Equinox, Toyota RAV4, Subaru Tribeca, Honda CR-V e Mitsubishi Airtrek.
Alguns desses modelos citados acima não são mais
fabricados ou não são mais importados para o Brasil.
O Land Rover
Discovery e Jaguar F-Pace, com
capacidade para até sete pessoas e cinco pessoas, respectivamente, ambos
fabricados na Inglaterra e ambos comercializados no Brasil, estão no mesmo
segmento de mercado de automóveis SUV’s Sport Utility Vehicles de alto luxo.
A JAGUAR LAND ROVER
A Jaguar Land Rover, conhecida anteriormente como Land Rover e como Jaguar, duas empresas separadas, é uma grande e tradicional fabricante inglesa de automóveis premium, uma subsidiária da gigante indiana Tata Motors, por sua vez uma fabricante de automóveis populares. Ela é o resultado da compra em 2008 e da fusão em 2014 dessas duas conhecidas fabricantes europeias de automóveis de alto luxo, a Jaguar e a Land Rover.
A Rover Company foi fundada em 1878 por John Kemp
Starley, com a fabricação em série de motocicletas e bicicletas e, décadas
depois, a partir de 1947, com a fabricação em série de um dos primeiros modelos
de utilitários esportivos da história da indústria automobilística, o Land
Rover Serie I, um modelo muito simples e robusto, projetado para atender o
Governo Britânico, o Exército Britânico e também para venda a civis. Com o
passar dos anos e décadas, novos modelos de veículos foram acrescentados ao
portfólio da empresa, entre eles o Range Rover, o Discovery e o Freelander, por exemplo, com o aumento
gradativo de sofisticação e de refinamento a cada nova geração até chegar ao
segmento de automóveis de alto luxo, de onde não saiu mais. Atualmente, somente
dessa forma são considerados os automóveis da marca.
A fabricante britânica Land Rover já foi propriedade
da British Leyland, a partir de 1968; da fabricante de automóveis alemã BMW, a
partir de 1994; da fabricante americana Ford Motor Company, a partir do ano
2000; até chegar às mãos da fabricante indiana Tata Motors, em 2008. A partir
de então, o Grupo Tata decidiu juntar as duas fabricantes, para reduzir custos,
mas mantendo o alto padrão de construção e acabamento dos veículos, mas
mantendo as vendas dos veículos com suas respectivas marcas, por uma razão de Marketing,
aproveitando assim a fidelidade dos consumidores a cada uma das marcas.
O Brasil é um dos pouquíssimos países fora da
Inglaterra que receberam investimentos em instalações para fabricação de
veículos de alto luxo com a marca Land Rover. A fábrica brasileira do modelo de
utilitário esportivo de tamanho médio Land Rover Range Rover Evoque está
instalada no município de Itatiaia, no interior do Estado do Rio de Janeiro. As
demais fábricas da Jaguar Land Rover estão instaladas na China e na Índia.
Aliás, a fabricante Land Rover tem uma história de
amizade com o Brasil, pois na década de 1990 ela inaugurou aqui uma linha de
montagem de veículos utilitários esportivos em São Bernardo do Campo, interior
do Estado de São Paulo, para fabricar o Land Rover Defender, com motorização a
diesel nacional da marca Maxion, com um investimento de quase US$ 150 milhões,
em valores da época.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o modelo Land Rover Evoque na sua moderna primeira geração, com fabricação em série iniciada em 2011, com design levemente ousado, elegante e “moderninho”, típico da maioria dos crossovers compactos e médios fabricados e comercializados atualmente no Brasil. Logo abaixo, o modelo Land Rover Evoque de segunda geração, com fabricação em série iniciada em 2018. Ele é considerado um automóvel de alto luxo e impressiona observadores e usuários com a elegância, a sofisticação, a classe e o refinamento britânicos.
Os modelos Land Rover Range Rover Evoque são modernos utilitários esportivos de tamanho médio, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, fabricados em larga escala na Inglaterra, na China, na Índia e no Brasil, desde a década de 2010, pela fabricante inglesa Jaguar Land Rover, uma subsidiária da fabricante indiana de automóveis populares Tata Motors. Essa família de automóveis é uma legítima representantes da icônica multinacional britânica Jaguar Land Rover no segmento de utilitários esportivos de tamanho médio, com robustez estrutural; com opções de tração 4X4 integral e 4X2 dianteira; com opções de motorização a gasolina e turbodiesel, inclusive; a grande maioria deles com quatro portas laterais para acesso do motorista e passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta-malas.
Aqui no mercado brasileiro, a fabricante Jaguar Land
Rover deu prioridade para a fabricação no Brasil e/ou para importação dos
modelos Land Rover Evoque de 1ª geração movidos a gasolina e com tração 4X4
integral. Mais recentemente, a partir da 2ª geração, foi introduzida a
motorização convencional flex, que aceita gasolina e/ou etanol, em qualquer
proporção.
Embora a família Land Rover Range Rover Evoque seja
considerada de tamanho compacto nos Estados Unidos, aqui no Brasil ela foi
comercializada, na 1ª geração, dentro do segmento de utilitários esportivos de
tamanho médio, graças ao seu entre eixos bastante razoável de 2,66 metros, o
suficiente para até cinco adultos de até 1,8 metro de altura viajarem com
conforto por até três horas ou quatro adultos e uma criança viajarem com
conforto por até cinco horas. Atualmente, ela está na 2ª geração, com entre
eixos melhorado para quase 2,7 metros e largura de quase 2 metros.
Essa família de automóveis utilitários esportivos de
tamanho médio Land Rover Range Rover Evoque é composta por duas gerações, a
primeira com a fabricação em série iniciada em 2011, disponível em várias
versões, dentre elas a Range Rover
Evoque Si4 2.0 SE, a Range Rover
Evoque Si4 2.0 Pure, a Range Rover
Evoque Si4 2.0 Dynamic, a Range
Rover Evoque Si4 2.0 Prestige, com opções de tração 4X2 dianteira e 4X4
integral e duas opções de motor turbodiesel; e a segunda com fabricação em
série iniciada em 2018, atualmente disponível em várias versões, dentre elas a Range Rover Evoque 2.0 R-Dynamic SE, a Range Rover Evoque 2.0 R-Dynamic HSE, a Range Rover Evoque Lafayette e a Range Rover Evoque Autobiography, também
com opções de tração 4X2 dianteira e 4X4 integral; no entanto todas elas, de
ambas as gerações, consideradas premium, com design ousado, atraente e bem
resolvido, com projeto moderno e uma boa ou ótima variedade de itens de
conforto, segurança, sofisticação e refinamento, ou não seria Land Rover.
Todos os modelos fabricados na década de 2010 são
completos, com uma boa ou ótima variedade de itens de segurança e conforto, dependendo
do modelo e do ano de fabricação, dentre eles ar-condicionado e ar quente;
direção elétrica; câmbio automático de seis, oito ou nove velocidades ou
marchas, dependendo do modelo e do ano de fabricação; airbags frontais,
laterais e de cortina; freios a discos ventilados na dianteira e sólidos na
traseira, com ABS (sistema antitravamento); controle de tração, controle de estabilidade
e controle de frenagem; faróis xenon e controle de altura do facho ou feixe de
luz; bancos em couro com ajustes elétricos; teto solar na maioria dos modelos,
ou disponível como opcional; detalhes de acabamento em madeira nobre ou
detalhes prateados no painel e nas portas, dependendo do modelo; tração 4X4
integral na maioria dos modelos; vidros elétricos e trava central elétrica das
portas, com alarme; aparelho de som Meridian com subwoofer para reforçar sons
graves, incluindo rádio AM e FM, CD Player, DVD Player e entrada USB para
arquivos de áudio em MP3; sistema multimídia em tela de cristal líquido com GPS
integrado na maioria dos modelos; rodas de liga leve; sensor de chuva para
acionamento automático do limpador de para-brisa; sensor de estacionamento, com
várias câmeras, na maioria dos modelos; computador de bordo; piloto automático;
volante com regulagem de altura e profundidade; desembaçador e limpador do
vidro traseiro; faróis de neblina; e controle elétrico e eletrônico da firmeza
da suspensão, em velocidades mais altas, dependendo do modelo e do ano de
fabricação; dentre outros.
A grande maioria desses itens de conforto, segurança e
desempenho estavam e/ou estão disponíveis desde as versões de entrada, no
entanto é recomendável ao comprador confirmar um a um sobre os itens
disponíveis no exemplar usado que lhe interessa ou entrar em contato com a
concessionária, em caso de dúvida na aquisição de um exemplar novo.
A grande maioria das unidades de Ranger Rover Evoque vendidas
no Brasil durante a década de 2010 é movida a gasolina.
A FAMÍLIA EVOQUE
Logo acima, painel completíssimo, recheadíssimo de tecnologia, quase totalmente digital, do Range Rover Evoque de 2ª geração, com volante e assentos elegantes, confortáveis e ergonômicos, com vários ajustes de posição comandados eletricamente. Logo abaixo, o painel do Range Rover da 1ª geração, também moderno, sofisticado e refinado, com acabamento de primeira e design sóbrio, com detalhes em madeira ou prateados, dependendo do gosto do cliente.
O moderno, ousado e bonito modelo Land Rover Range Rover Evoque é um utilitário esportivo totalmente original, isso significa que ele foi criado por designers e projetistas da fabricante Jaguar Land Rover a partir do zero, baseado no carro conceito Land Rover LRX, da década de 2000. Ele é o segundo projeto de automóvel da marca Land Rover construído sobre plataforma, com carroceria do tipo monobloco de aço galvanizado, geralmente mais leve e compacta que as construções sobre chassi. O principal objetivo dos investidores, executivos e projetistas da fabricante era substituir o utilitário esportivo de tamanho médio Land Rover Freelander, até então no segmento de entrada do portfólio de produtos da empresa, também um sucesso de vendas.
O principal projetista do modelo Range Rover Evoque, o
britânico Gerard McGovern, que atualmente é o diretor de design da fabricante
britânica, pensava em criar um modelo de automóvel de alto luxo capaz de reunir
atributos de sofisticação, beleza, modernidade e refinamento, mas com dimensões
moderadas, para não ocupar muito espaço nas vias públicas de grandes metrópoles
e estacionamentos de condomínios. Além disso, ele deveria ser capaz de
percorrer trechos de estradas de leito natural sem dificuldades, para
satisfazer as necessidades de transporte dos usuários que gostam de desportes
ao ar livre ou possuem propriedades rurais, embora sem muitas ousadias, tudo
isso mantendo a posição de um símbolo de status da indústria automobilística.
Entre as características mais evidentes da 1ª e da 2ª gerações
do Land Rover Range Rover Evoque está o seu design externo bem resolvido, com
linhas levemente vincadas e harmônicas, atraentes e fotogênicas, seguindo as
mais recentes tendências do design automobilístico, combinadas com o design
interno de bom gosto, com acabamento refinado, com materiais nobres no painel,
no console, no volante, nas portas e nos bancos. Não há dúvida de que o
objetivo do fabricante era encantar os compradores com design de vanguarda e
elegância, mas sem deixar de lado a praticidade e funcionalidade que os novos
tempos exigem. Por exemplo, o assento traseiro pode ser rebatido, para aumentar
o espaço do porta-malas, com espaço suficiente para uma bicicleta ou duas
pranchas de surf.
RANGE ROVER EVOQUE (1ª GERAÇÃO)
O utilitário esportivo Land Rover Range Rover Evoque de 1ª geração foi colocado à disposição dos mercados europeu, americano, latino-americano, canadense, australiano e asiático em pelo três configurações de carroceria, crossover cupê de cinco portas, crossover cupê de três portas e, acredite, uma versão conversível. Naturalmente, a versão crossover cupê de cinco portas foi a mais bem sucedida em todos os mercados, inclusive no Brasil, com quatro portas laterais e uma porta traseira (o fabricante diz tampa do porta-malas) para acesso ao porta-malas.
Note que o termo “de entrada” utilizado aqui não
significa um produto inferior, já que estamos falando de automóvel premium, mas
apenas uma sinalização do fabricante para o consumidor de que se trata de um
produto um pouco mais acessível que os demais produtos de seu portfólio. Na
prática, ele é o mais barato entre os mais caros, dentro da categoria premium,
com um nível de sofisticação e refinamento acima da grande maioria dos modelos
de automóveis utilitários esportivos comuns disponível no mercado.
Conhecida também como geração Evoque L538, ela se
tornou um sucesso imediato de vendas da marca, surpreendendo até mesmo o
próprio fabricante, que esperava pelo menos manter o ritmo moderado de vendas anuais
do seu antecessor, o Land Rover Freelander, que já era considerado um ritmo razoável,
já que estamos falando de carros premium, portanto mais caros que os carros
comuns. Uma das explicações para o sucesso do Range Rover Evoque é a rigidez estrutural
e o ótimo aproveitamento de espaço da plataforma Land Rover D8 / LR-MS, com
motorização transversal, baseada na plataforma Ford EUCD, o que resultou também
em um bom comportamento dinâmico.
A construção do Range Rover Evoque é convencional, com
carroceria sobre plataforma, formando um monobloco robusto e harmônico, com
estrutura básica de aço galvanizado, mas com capô do motor e teto de alumínio, com
o objetivo de manter o peso sob controle, entre 1.600 kg (vazio) e 1.700 kg (vazio),
dependendo da versão, com entre eixos de comprimento médio, com 2,66 metros, e
carroceria com altura dentro da média dos crossovers compactos nacionais, com
1,6 metro, largura também dentro da média, com 2,1 metros, incluindo os
retrovisores, com vão livre do solo de cerca de 21 centímetros, com motorização
dianteira e tração 4X4 integral ou tração 4X2 dianteira, dependendo do modelo e
do ano de fabricação, tudo isso combinado com moderna suspensão independente
nas quatro rodas, McPherson na frente e multilink atrás, com molas helicoidais
e amortecedores. E para não dizerem que eu não falei das flores, o acabamento é
primoroso, com detalhes em couro e/ou tecidos finos no painel, nas portas, no
volante e nos bancos, detalhes de madeira e/ou metais no painel, nas portas e
no console central. Além disso, como era de se esperar de um carro familiar inglês,
o nível de ruído interno é baixo, mesmo a 100 km/h. Como diria o fabricante:
“Seja bem vindo ao topo da pirâmide”.
Duas opções principais de motores foram colocadas à
disposição do consumidor brasileiro, ambas a gasolina, embora versões
turbodiesel também tenham sido oferecidas. A grande maioria das unidades de
Land Rover Range Rover Evoque de 1ª geração vendida no Brasil é tracionada por
motores a gasolina, uma parte delas com o moderno motor Land Rover Ingenium de quatro cilindros em linha, com bloco e
cabeçote de alumínio, com 2.000 cilindradas, com turbo, 16 válvulas e duplo
comando de válvulas, com injeção eletrônica multiponto e direta de combustível;
e a outra parte com o motor também moderno Ford
EcoBoost, também de quatro cilindros em linha e também com bloco e cabeçote
de alumínio, com 2.000 cilindradas, com turbo, 16 válvulas e duplo comando de
válvulas, com injeção eletrônica multiponto e direta de combustível, este com
potência de 240 cavalos e 34 kgfm de torque, o que resulta em aceleração de 0 a
100 km/h em 8 segundos, vazio, ou 10 segundos, lotado.
Os motores a gasolina e diesel foram combinados com o
câmbio automático nipo-americano Ford AWF21 / Aisin AWTF-80 de seis velocidades ou marchas, com aletas atrás do volante; e com o
câmbio automático alemão ZF Friedrichshafen
9HP de nove velocidades ou marchas, também com opção de mudanças manuais
por aletas. Uma opção de câmbio manual alemão Magna Getrag M66EH50 de seis velocidades também esteve disponível
em alguns mercados, mas a grande maioria, quase todos, os exemplares vendidos
no Brasil foram e/ou são automáticos. Na hora da compra, confirme cada um
desses detalhes.
O projeto do Land Rover Range Rover Evoque de 1ª
geração foi submetido, em 2011, aos testes de colisão do Euro NCAP, conseguindo
alcançar cinco estrelas, a nota máxima. Contribuiu para esse resultado o
monobloco com frente deformável, para absorção da energia do impacto frontal, e
a posição transversal do motor.
Essa geração esteve disponível no Brasil entre 2011 e 2018, com uma boa ou ótima variedade de itens de segurança e conforto, dependendo da versão e do ano de fabricação, dentre eles ar-condicionado e ar quente; direção elétrica; câmbio automático de seis ou nove velocidades ou marchas, dependendo do modelo e do ano de fabricação; airbags frontais, laterais e de cortina; freios a discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS (sistema antitravamento); controle de tração, controle de estabilidade e controle de frenagem; faróis xenon e controle de altura do facho ou feixe de luz; bancos em couro com ajustes elétricos; teto solar na maioria dos modelos, ou disponível como opcional; assento traseiro com pontos de fixação ISOFIX para assentos infantis; detalhes de acabamento em madeira nobre ou detalhes prateados no painel, no console central e nas portas, dependendo da versão; tração 4X4 integral; vidros elétricos e trava central elétrica das portas, com alarme; sistema multimídia em tela de cristal líquido com GPS integrado na maioria das versões, com aparelho de som Meridian com subwoofer para reforçar sons graves, incluindo rádio AM e FM, CD Player, DVD Player e entrada USB para arquivos de áudio em MP3; rodas de liga leve; sensor de chuva para acionamento automático do limpador de para-brisa; sensor de estacionamento, com câmera de ré, dependendo da versão; computador de bordo; piloto automático; volante com regulagem de altura e profundidade; desembaçador e limpador do vidro traseiro; faróis de neblina; dentre outros.
Atualmente, a 1ª geração do Land Rover Range Rover
Evoque está disponível somente no mercado de automóveis usados, por meio de
classificados populares, como Mercado Livre, OLX e Web Motors, por exemplo, mas
o próprio fabricante Jaguar Land Rover tem uma parceria com as concessionárias
da marca, aqui no Brasil, para oferecer modelos seminovos totalmente revisados
e com garantia, a Seminovos Approved.
Algumas dezenas de unidades blindadas nível III-A estão
disponíveis no mercado de usados. Os preços variam entre R$ 100 mil e R$ 180 mil, em bom estado de conservação, no mercado comum de usados. Já no mercado Approved, os preços partem de R$ 180 mil.
RANGE ROVER EVOQUE (2ª GERAÇÃO)
A partir de 2018, a Jaguar Land Rover iniciou a fabricação em série da 2ª geração do Land Rover Ranger Rover Evoque, mais uma vez obtendo resultados satisfatórios no mercado de automóveis de luxo, inspirado, em certa medida, é claro, no design da geração anterior, já que em “time que está ganhando não se mexe ou se mexe apenas no absolutamente necessário”, neste caso mantendo as principais características de design externo levemente vincado da geração anterior e as características mecânicas que agradaram aos consumidores. A nova plataforma Land Rover PTA é inspirada na plataforma Land Rover D8 da geração anterior do Range Rover Evoque, mas com algumas modificações para permitir a inclusão de uma versão de propulsão híbrida no portfólio da fabricante britânica.
Conhecida também como geração Evoque L551, ela está
disponível no Brasil nas versões Range
Rover Evoque 2.0 S, Range Rover
Evoque 2.0 R-Dynamic SE, Range Rover
Evoque 2.0 R-Dynamic HSE, Range Rover Evoque Lafayette e Range Rover Evoque Autobiography, com pelo
menos uma opção de motorização convencional a combustão interna, flex
inclusive, e uma opção híbrida, ou seja, uma combinação de motor convencional a
pistão e um motor elétrico.
Houve melhorias, sutis ou não, em relação aos modelos
anteriores, da 1ª geração, inclusive na motorização, no design, na elétrica, na
eletrônica e no acabamento. É um modelo completo de automóvel, com baixo nível
de ruído interno, inclusive. Como o design interior do carro já agradava aos
compradores do veículo, então a empresa não quis o correr o risco de “mexer demais”
no que estava dando certo. Foi realizado então um trabalho de atualização do
modelo, com a inclusão de um painel de instrumentos quase totalmente digital, com
pelo menos duas telas interativas, uma delas sensível ao toque, complementadas
por um head up display automotivo, neste caso como opcional.
Todos os modelos fabricados atualmente são completos,
com uma boa ou ótima variedade de itens de segurança e conforto, dependendo do
modelo e dos opcionais solicitados, dentre eles ar-condicionado de duas zonas e
ar quente, inclusive com saída de ar para os ocupantes do assento traseiro;
direção elétrica; câmbio automático alemão ZF
Friedrichshafen 8HP de oito velocidades ou marchas, com aletas, ou
automático ZF Friedrichshafen 9HP de nove velocidades, também com aletas,
dependendo do modelo; airbags frontais, laterais e de cortina; freios a discos ventilados na
dianteira e sólidos na traseira, com ABS (sistema antitravamento);
controle de tração, controle de estabilidade e controle de frenagem; faróis de
LED, com sensor de luminosidade para acendimento automático e controle de
altura do facho ou feixe de luz; lanternas traseiras de LED; volante com
revestimento em couro, com ajuste manual de altura, e bancos em couro com
ajustes elétricos memorizáveis; assento traseiro com pontos de fixação ISOFIX
para assentos infantis; teto solar na maioria dos modelos, ou disponível como
opcional; detalhes de acabamento em madeira nobre ou detalhes prateados no
painel e nas portas, dependendo do modelo; tração 4X4 integral; vidros
elétricos e trava central elétrica das portas, com alarme; sistema multimídia
em tela de cristal líquido com GPS integrado, com aparelho de som Meridian com
subwoofer para reforçar sons graves, incluindo rádio AM e FM, e conexão ao
smartphone via cabo USB, com Android Auto e Apple CarPlay; rodas de liga leve;
sensor de chuva para acionamento automático do limpador de para-brisa; sensor
de estacionamento, com várias câmeras; computador de bordo; piloto automático,
com assistente de faixa, frenagem de emergência, monitor de fadiga do motorista,
auxílio de subida e controle de descida em terrenos mais inclinados; read-up
display automotivo; desembaçador e limpador do vidro traseiro; faróis de
neblina; abertura automática inteligente da quinta porta traseira ou tampa do
porta-malas, com sensor de presença que detecta a aproximação do condutor do
carro; tomadas de 12 volts para carregamento de smartphones, tanto na frente,
para o motorista e o acompanhante, quanto para o passageiro do assento
traseiro; dentre outros itens.
Três opções de motorização estão disponíveis no
mercado brasileiro, sendo duas convencionais Land Rover Ingenium e uma híbrida,
ou seja, uma combinação de motor a pistão com motor elétrica. Em relação aos
motores convencionais, um deles é flex, ou seja, pode ser usado com gasolina
e/ou etanol, em qualquer proporção, e o outro somente a gasolina, sendo ambos
os motores com quatro cilindros em linha, com 2.000 cilindradas, com turbo, 16
válvulas e duplo comando de válvulas, com injeção eletrônica multiponto e
direta de combustível; Já a motorização híbrida faz uma combinação do motor
Land Rover Ingenium a gasolina com um motor elétrico.
A motorização convencional Land Rover Ingenium recebeu
dois nomes, o primeiro deles é Land Rover Ingenium P250, com motor flex, com
250 cavalos de potência e 36 kgfm de torque e o segundo é o Land Rover Ingenium
P300, com 300 cavalos de potência e 40 kgfm de toque. Os números de performance
das versões tracionadas por ambos os motores convencionais são bons, a versão
com motor Ingenium P250, por exemplo, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8
segundos, vazio, ou 10 segundos, lotado.
Para os clientes que se preocupam com o aspecto de segurança, a Jaguar Land Rover do Brasil possui parcerias com blindadoras de veículos nacionais, o que possibilita que o cliente compre o veículo em concessionária já blindado, sem perder os três anos de garantia de fábrica. Para quem mora em grandes metrópoles ou médias cidades ou as visita com frequência a blindagem é recomendável, pois se trata de veículos cobiçados.
Os preços partem de R$ 280 mil, novos ou em ótimo estado de conservação.
MERCADO
Logo acima, o portfólio de veículos da marca Land Rover reunido na mesma imagem. Da esquerda para a direita, o Land Rover Range Rover (abaixo), o Land Rover Range Rover Sport (abaixo), o Land Rover Discovery (acima), o Land Rover Range Rover Velar (abaixo), o Land Rover Discovery Sport (acima) e o Land Rover Range Rover Sport (abaixo). Logo abaixo, da esquerda para a direita, no mesmo plano, o Land Rover Discovery, o Land Rover Range Rover Sport, o Land Rover Range Rover Velar e o Land Rover Range Rover Evoque.
Para evitar confusões, é importante que o internauta / leitor entenda que existem diferenças significativas entre a série original de automóveis Land Rover Range Rover, que ainda existe, que ainda é fabricada em série, e suas demais três séries derivadas.
A primeira série, ou série original de automóveis, chamada
simplesmente Land Rover Range Rover, é formada por vários modelos de automóveis
de um total de quatro gerações. Ao lado dessa série surgiram mais três séries
ou ramos, a primeira delas chamada Land Rover Range Rover Sport, lançada na
década de 2000; a segunda chamada Land Rover Range Rover Evoque, de tamanho
menor e de construção monobloco, com fabricação em série iniciada em 2011; e a
terceira, a mais recente, chamada Land Rover Range Rover Velar, lançada em
2017. Cada uma dessas séries ou ramos tem sua personalidade própria e suas
características próprias, inclusive com chassi ou plataforma própria, embora
seja comum, por uma razão lógica de controle de custos, que muitas peças,
partes e componentes usados na sua construção ou montagem sejam semelhantes ou
idênticos.
Todas as versões do Land Rover Range Rover Evoque são
utilitários esportivos de tamanho médio, embora várias publicações, no Brasil e
no exterior, prefiram colocá-lo na categoria dos crossovers compactos, a grande
maioria delas fabricada com quatro portas laterais para acesso do motorista e
mais quatro passageiros e uma porta traseira para acesso ao porta-malas.
A série Land Rover Range Rover Evoque já pode ser
considerada uma das mais bem sucedidas da fabricante britânica Land Rover, com
quase 1.000.000 de unidades fabricadas desde o início da fabricação em série,
em 2011. Ela nasceu na década de 1990, a partir da percepção dos executivos,
engenheiros e designers da montadora britânica sobre o mercado mundial de
automóveis de carroceria alta e, portanto, posição de dirigir também alta, com
pneus de tamanho médio, com vão livre do solo maior que a altura do solo
encontrada em automóveis sedans, tração 4X4 integral, espaço interno bem
razoável e aspecto estético externo atual e atraente, realmente jovial, se
afastando das linhas externa levemente conservadoras adotadas até então pela
fabricante britância em seus demais modelos. O sucesso foi tão grande, que
quase todos os demais modelos da marca seguiram a mesma tendência bem sucedida de
design.
A fabricante Land Rover só fabrica utilitários
esportivos de alto luxo. Esses modelos de automóveis também são definidos
tecnicamente e mercadologicamente pelas expressões cross-over / all-terrain e
off-road, que significa todo terreno e fora-de-estrada, numa tradução livre. Geralmente,
dentro da indústria automobilística mundial, os carros construídos com
plataforma, formando um monobloco, recebem também a definição de crossovers,
enquanto os carros de carroceria sobre chassi recebem a definição de
utilitários esportivos. Mas, na prática, os termos são quase sinônimos, usados
com o mesmo sentido, poucas publicações seguem essa definição mais rígida.
Essa tendência de mercado favorável aos veículos SUV’s
– Sport Utility Vehicles, em inglês, ou utilitários esportivos, em português,
foi iniciada na década de 1940 pelo pequeno Jeep Willys, um utilitário aberto
fabricado pela Willys Overland e pela Ford, foi seguida na década de 1950 pela
inglesa Land Rover, com a fabricação do Land Rover Serie I, e reforçada pela
Toyota em 1960, com a fabricação do Toyota Bandeirante no Brasil. Esses são
alguns dos pioneiros de um mercado crescente no mundo todo, principalmente nos
Estados Unidos, no Brasil e na Austrália, três países de forte tradição rural.
Todos os modelos Land Rover, tanto os maiores quanto
os menores, passaram a ser considerados símbolos de status e conquistaram o seu
espaço no mercado brasileiro, tanto na cidade como no campo, desde a década de
1990, quando começaram a ser importados para o Brasil e quando a fabricação em
série de alguns deles foi iniciada no Brasil.
Com todos esses modelos de utilitários esportivos, a
então Land Rover conseguiu se firmar no mercado nacional de automóveis, em
parte graças ao prestígio ou credibilidade da marca, em parte graças às
campanhas publicitárias na mídia, e graças ao investimento em treinamento para
formar uma rede de mais de 20 concessionárias na época, para prestar um serviço
eficiente de apoio pós venda, principalmente na manutenção dos veículos. Assim
esses automóveis passaram a agradar seu publico alvo, principalmente
empresários, executivos, fazendeiros e profissionais liberais brasileiros das
classes alta e média, que geralmente adoram automóveis versáteis,
principalmente os de carroceria alta, a maioria deles com bom espaço interno.
Atualmente, a fabricante britânica Jaguar Land Rover
possui mais de 35 concessionárias no Brasil.
Há cerca de 70 anos a fabricante inglesa Land Rover
produz alguns dos mais respeitáveis e robustos utilitários esportivos de tração
4X4 integral do mundo. Esta tecnologia 4X4 foi mantida e aprimorada no suntuoso
Land Rover Range Rover, o “carro do patrão”, o maior e mais caro veículo da
fabricante, mas, a partir da década de 2010, a fabricante decidiu tornar os
seus veículos um pouco menores e mais acessíveis, com a introdução do moderno
conceito monobloco na carroceria do Land Rover Range Rover Evoque, que absorve
melhor impactos em acidentes graves.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
EVOQUE (1ª GERAÇÃO / L538)
- Capacidade: 5 pessoas, incluindo o condutor;
- Comprimento: Aprox. 4,4 metros;
- Largura: Aprox. 2,1 metros (incluindo o retrovisor);
- Entre-eixos: Aprox. 2,66 metros;
- Altura: Aprox. 1,6 metro;
- Motor (potência / torque): EcoBoost, 2 litros, turbo, gasolina (240 cavalos / 34 kgfm);
- Motor (potência / torque): Ingenium, 2 litros, turbo, gasolina (
- Motor (potência / torque): Ingenium, 2 litros, turbo, diesel (
- Aceleração (EcoBoost): 8 segundos / vazio;
- Aceleração (EcoBoost): 10 segundos / lotado;
- Alimentação: Injeção eletrônica multiponto e direta;
- Câmbio: Automático Ford Aisin, 6 marchas, com aletas;
- Câmbio: Automático ZF 9HP, 9 marchas, com aletas;
- Tração: 4X4 integral;
- Direção: Elétrica;
- Suspensão dianteira: McPherson, com molas helicoidais e amortecedores;
- Suspensão traseira: Multilink, com molas helicoidais e amortecedores;
- Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira;
- Rodas e pneus: 245/45 R18, Liga leve 18 polegadas;
- Rodas e pneus: 245/45 R19 (opcional), Liga leve 19 polegadas (opcional);
- Rodas e pneus: 245/45 R20 (opcional), Liga leve 20 polegadas (opcional);
- Consumo (cidade / lotado): 7 km / litro (EcooBoost, gasolina);
- Consumo (rodovia / lotado): 11 km / litro (EcoBoost, gasolina);
- Peso (EcoBoost): Aprox. 1.640 kg (vazio);
- Peso (EcoBoost): Aprox. 1.640 kg (lotado);
- Porta-malas: 500 litros;
- Tanque de combustível: 70 litros;
- Projetista: Gerard McGovern;
- Preço: Entre R$ 100 mil e R$ 180 mil (usado / bom estado de conservação);
- Mercado Livre (classificados): https://www.mercadolivre.com.br/
- OLX (classificados): https://www.olx.com.br/
- Web Motors (classificados): https://www.webmotors.com.br/
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Jaguar
Land Rover: https://www.landrover.com.br/families/range-rover.html
- Revista Auto Esporte / Globo.com:
- Revista Quatro Rodas / Abril:
- Wikipédia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Land_Rover_Range_Rover_Evoque
- Jaguar Land Rover:
https://www.landrover.com.br/vehicles/range-rover-evoque/index.html
- Jaguar Land Rover: https://approved.br.landrover.com/pt_br/search
- Wikipedia
(em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Range_Rover_Evoque
- Jaguar Land Rover: https://www.landrover.com.br/Images/Range-Rover-Evoque-Catalogo-1L5512020000BBRPT01P_tcm300-775489.pdf
- Transmission Repair (em inglês): https://www.transmissionrepaircostguide.com/awf21/
- Jaguar Land Rover (divulgação): Imagem
- Wikimedia: Imagens
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