MARCOPOLO PARADISO G6 1800 DD

PARADISO G6 1800 DD 6X2
PARADISO G6 1800 DD 8X2
MARCOPOLO


INTRODUÇÃO

O moderno ônibus Marcopolo Paradiso G6 1800 DD é um popular modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com carroceria do tipo double decker, fabricado em série e em larga escala na década de 2000 pela multinacional brasileira Marcopolo S.A., uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de carrocerias para veículos urbanos e rodoviários para transporte coletivo de passageiros do mundo.


Os seus principais concorrentes na década de 2000 foram os modelos Busscar Panorâmico DD, também double decker, o Comil Campione 4.05, de carroceria semi-convencional high deck; o Busscar Vissta Buss HI, de carroceria semi-convencional high deck; o Metalbus Maxibus Lince 3,40, de carroceria convencional, e o Busscar Jum Buss 400, de carroceria semi-convencional high deck.


A MARCOPOLO

A multinacional brasileira Marcopolo S.A. é uma das maiores, mais tradicionais e bem sucedidas fabricantes de carrocerias de veículos coletivos para transporte urbano e rodoviário de passageiros do mundo. Ela foi fundada em 1949, no estado do Rio Grande do Sul, pelos irmãos Dorval Nicola, Nelson Steffen e Doracy Nicola, inicialmente com o nome Nicola & Cia Ltda e, posteriormente, anos depois, renomeada para Marcopolo S.A., se tornando então, a partir das décadas de 1970, 1980 e 1990, a maior empresa encarroçadora de ônibus do Brasil e a terceira maior do mundo.


Atualmente, ela é uma empresa de capital aberto, sediada em Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, e tem entre seus principais acionistas a Família Bellini, e se mantém entre as maiores, mais conceituadas e mais bem sucedidas fabricantes de ônibus para transporte urbano e rodoviário do mundo, com mais de 400.000 unidades fabricadas.


É uma empresa multinacional, com subsidiárias e joint ventures no Brasil e em vários países, incluindo Neobus, Volare e Ciferal, essas três no Brasil; a Tata Marcopolo, na Índia; a Volgren, na Austrália; a Metalpar S.A., na Argentina; a Superpolo S.A., na Colômbia; a Polomex S.A., no México; a Marcopolo South Africa, na África do Sul; e a Auto Components, na China; entre outras.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

O bonito ônibus Marcopolo Paradiso G6 1800 DD é um modelo de veículo para transporte rodoviário de passageiros por médias e longas distâncias, de turismo, de passeio e de transporte executivo, com construção mista em aço, alumínio e material composto de fibra de vidro, com carroceria do tipo double decker, ou seja, de dois andares, montada sobre chassi, com motorização turbodiesel traseira, com capacidade para transportar até 56 passageiros em ambos os modelos ou versões, o Marcopolo Paradiso G6 1800 DD 6X2 e o Marcopolo Paradiso G6 1800 DD 8X2, o primeiro com três eixos, sendo um deles de tração, e o segundo com quatro eixos, sendo um deles de tração.


Ele ainda é considerado um dos mais sofisticados, bonitos e confortáveis modelos de ônibus para transporte rodoviário de passageiros do Brasil, fabricado em série e em larga escala durante a década de 2000 pela Marcopolo S.A. e utilizado pelas melhores e mais conceituadas transportadoras do Brasil, incluindo Viação Águia Branca / Expresso Brasileiro, Reunidas Paulista, Viação Garcia, Viação Cometa, Eucatur, Viação Andorinha, Expresso de Prata, Expresso Maringá, Viação Motta, Viação Gontijo e Guerino Seiscento, entre outras.


Essa sofisticada opção de carroceria estava disponível para montagem sobre os maiores modelos de chassis nacionais das fabricantes Mercedes-Benz, Scania e Volvo na década de 2000, com as opções de três ou quatro eixos, 6X2 ou 8X2, com motor traseiro turbodiesel e intercooler, com suspensão a ar, com potências variando entre 340 cavalos até 420 cavalos, torques variando entre 150 kgfm até 200 kgfm, capazes de suportar até 23.000 kg de PBT ou peso bruto total, com até 14 metros de comprimento e 4,1 metro de altura.


Para quem não sabe, a carroceria de um veículo de transporte coletivo rodoviário de passageiros é a parte superior da estrutura, na qual estão os compartimentos de bagagem, a cabine ou salão de passageiros e a cabine do motorista. Já o chassi é a estrutura metálica de sustentação do ônibus sobre a suspensão e as rodas, geralmente composta por duas longarinas metálicas longitudinais fixadas com travessas metálicas transversais. É no chassi que estão fixados a carroceria, o motor e a suspensão.


No caso específico do ônibus Marcopolo Paradiso G6 1800 DD, a sua carroceria metálica é formada pela união solidária da base, das laterais, do teto, dos painéis dianteiro e traseiro por meio de solda gasosa, com tratamento especial contra corrosão e isolamento termo-acústico. Além disso, o revestimento externo do painel frontal, do painel traseiro e do teto da carroceria são fabricados em material composto de fibra de vidro. As laterais da carroceria, abaixo das janelas, são fabricadas com revestimento em alumínio liso e os pára-choques são fabricados com reforço interno em tubos de aço.


No interior do veículo, principalmente na cabine de passageiros, há uma variedade de materiais. O piso da cabine, por exemplo, é composto por painéis finos de madeira compensada naval, de 1 centímetro de espessura, com revestimento antiderrapante e impermeável. As janelas são fixas, com tratamento fumê, para reduzir a entrada de raios solares e, assim, manter a temperatura interna controlada.


O veículo foi fabricado na década de 2000 com quatro opções diferentes de configuração de assentos, incluindo uma combinação de leito ou executivo e alta densidade, todas essas opções com baixo nível de ruído interno, graças a um bom isolamento acústico. Todas as unidades fabricadas já saíam de fábrica com toalete, galley compacta para água e aparelho de ar condicionado.


MERCADO

O belo ônibus Marcopolo Paradiso G6 1800 DD faz parte da família de ônibus rodoviários Marcopolo Paradiso, a mais completa, confortável e sofisticada linha de veículos para transporte rodoviário de passageiros a médias e longas distâncias do fabricante gaúcho, iniciada em 1983 com o modelo Marcopolo Paradiso, na época montado sobre o chassi Scania B-58, de três eixos e suspensão a ar. Na época, ele foi considerado o primeiro ônibus high deck do Brasil, fabricado em larga escala, já que outra tentativa anterior, de outro fabricante, de introduzir um ônibus desse tipo não teve sucesso.


O termo high deck (pronuncia-se rái dék) significa cabine ou salão de passageiros alto, não necessariamente um double decker (pronuncia-se dâbo déker), que, por sua vez, significa um veículo para transporte de passageiros com uma estrutura de dois andares ou dois pisos, com duas cabines de passageiros, uma em cima e outra embaixo. O peso maior dessa estrutura é distribuído nas vias públicas (ruas, avenidas e rodovias) por meio de três eixos, sendo um deles direcional, ou quatro eixos, sendo dois deles direcionais.


No caso específico do ônibus Marcopolo Paradiso G6 1800 DD a sigla G6 significa a sexta geração de ônibus da empresa, desde sua fundação, com o seu belo design baseado nas tendências estéticas europeias, para onde também foi exportado, um mercado exigente de altos padrões de segurança e conforto.


Ele foi substituído na linha de montagem da fabricante Marcopolo S.A. em 2011 pelo Marcopolo Paradiso G7 1800 DD, que, por sua vez, faz parte da sétima geração de ônibus rodoviários da empresa.


GALERIA DE IMAGENS







REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcopolo
  • Marcopolo (divulgação): Imagens

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