MASSEY FERGUSON MF 295

MASSEY FERGUSON MF 295
MASSEY SÉRIE 200
TRATOR MASSEY 295


INTRODUÇÃO

Logo acima, a família Massey Série 200 reunida, numa imagem de divulgação da década de 1980. Logo abaixo, o trator Massey Ferguson MF 295, também numa imagem de divulgação da mesma época. Esse modelo de trator foi fabricado em larga escala, no Brasil, nas décadas de 1980 e 1990. Ele é um dos integrantes da família de tratores Massey Série 200, composta por sete modelos.

O trator Massey Ferguson MF 295 é um econômico, prático e robusto utilitário agrícola de tamanho médio, com eixo alto e tração traseira 4X2, para uso geral em propriedades rurais (agricultura e pecuária) e agroindústrias, fabricado em larga escala nas décadas de 1980 e 1990 pela Massey Ferguson do Brasil. que também fabricou na mesma linha de montagem brasileira os seus irmãos Massey Ferguson MF 265, Massey Ferguson MF 275 e Massey Ferguson MF 290, os quatro com vários pontos em comum, exceto em alguns aspectos, como a potência e o torque, que no MF 265, MF 275 e MF 290 são mais baixos.


Os seus principais concorrentes na década de 1980 foram os tratores médios de tração 4X2 Ford 6600, Valmet 88, Ford 6610 e Valmet 118, todos sucessos de vendas no Brasil e muitos deles ainda disponíveis no mercado de utilitários agrícolas usados, parte deles ainda em bom estado de conservação.


A MASSEY FERGUSON

A Massey Ferguson é, atualmente, uma das maiores e mais tradicionais marcas de utilitários agrícolas do mundo, incluindo tratores e colheitadeiras. A Newcastle Foundry foi fundada no Canadá por Daniel Massey, em 1847, e, posteriormente, na década de 1950, surgiu a Massey Ferguson, que foi a empresa resultante da fusão entre a empresa de Daniel, já com o nome Massey Harris, e a empresa Ferguson, da Inglaterra. Atualmente, essa marca de utilitários agrícolas é propriedade da holding americana AGCO Corporation, que também é proprietária da marca de tratores e colheitadeiras Valtra, também conhecida no Brasil.


A Massey Feguson do Brasil, oficialmente Massey Ferguson Perkins S.A., foi a maior fabricante de tratores do Brasil, ano após ano, desde sua fundação, também na década de 1950, durante a administração pública do então presidente da república Juscelino Kubitschek, como resultado de um plano governamental brasileiro de incentivo à expansão da indústria de veículos e utilitários no Brasil.


Atualmente, os utilitários agrícolas com a marca Massey Ferguson são fabricados pela AGCO do Brasil nos municípios de Canoas, Santa Rosa e Ibirubá, no estado do Rio Grande do Sul.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, parte lateral do trator Massey Ferguson MF 295, com um olhar atento percebe-se o eixo alto e a mecânica simples, de manutenção fácil e barata. Antes de comprar, verifique se o exemplar que lhe interessa está realmente em bom estado de conservação. Logo abaixo, com um olhar atento percebe-se a tomada de força e o enganche de três pontos do utilitário agrícola.

O trator Massey Ferguson MF 295 é um utilitário agrícola de tamanho médio e média potência, com sistema hidráulico e tomada de força traseiros para acoplamento / conexão de uma boa variedade de implementos agrícolas traseiros, incluindo roçadeiras, semeadeiras e plantadeiras, cultivadores e guinchos, colhedoras de forragens de tamanho médio, para cortar e triturar vegetais para forragem e volumoso / silagem, por exemplo, como cana e napier.


A motorização diesel aspirada Perkins A6.358, com seis cilindros em linha e 5.841 cilindradas, injeção direta de combustível e controle de fluxo, com aproximadamente 105 cavalos de potência e 35 kgfm de torque, tem força de tração suficiente para uso moderado em geral, como puxar implementos agrícolas de tamanho médio para gradeação de terra, pulverização de lavouras, distribuição / lançamento de sementes e aplicação de calcário e gesso agrícola. A transmissão possui 8 marchas à frente e duas à ré, com bloqueio automático do diferencial.


O acoplamento de lâmina frontal também é possível.


Apesar de não ser atualmente o mais moderno e potente modelo de trator de tamanho médio disponível no mercado, já fora de linha de produção inclusive, e somente disponível para venda no mercado de utilitários agrícolas usados, todas essas características relacionadas acima e abaixo tornam o trator Massey Ferguson MF 295 uma das melhores opções para uso geral na agricultura familiar no Brasil e em quase todos os outros países da América Latina, principalmente pelo seu custo de aquisição relativamente baixo, em torno de R$ 45.000,00 no Brasil, para compra à vista e em bom estado de conservação.


É um modelo de trator econômico, com sistemas hidráulico, elétrico e mecânico simples e de manutenção fácil e barata. Ele foi comercializado no Brasil durante as décadas de 1980 e 1990, mas já saía de fábrica com uma boa variedade de itens de modernidade e praticidade, incluindo acelerador de pé; painel de instrumentos iluminado, com tratômetro, marcador de temperatura do motor, pressão do óleo lubrificante, marcador de combustível e lâmpada indicadora da carga da bateria; direção hidrostática ou hidráulica; mudança automática de bitola; filtro de ar a seco; luzes para trabalho noturno; toldo de fábrica; e freios a discos banhados a óleo.


Por outro lado, a simplicidade dos sistemas hidráulico, elétrico e mecânico é uma de suas principais características, com manutenção simples e barata, o que certamente torna esse modelo um das melhores opções para a agricultura familiar no Brasil.


NO BRASIL

Atualmente, a marca Massey Ferguson possui no Brasil uma das maiores redes de concessionárias e oficinas autorizadas de máquinas agrícolas e agroindustriais, prestando serviços de venda de utilitários agrícolas novos, semi-novos e usados e serviços de manutenção e venda de peças. Essa marca faz parte da AGCO do Brasil, empresa com mais de 4.200 concessionárias e oficinas autorizadas no Brasil.


Entre os modelos novos para trabalho rural moderado da marca Massey Ferguson estão os tratores da série Massey Ferguson MF 4400, com potências variando entre 80 e 105 cavalos, inclusive com opções de tração 4X4 e cabine climatizada.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


MAIS ESPECIFICAÇÕES




GALERIA DE IMAGENS




VEJA TAMBÉM


ONDE COMPRAR


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Massey_Ferguson
  • AGCO do Brasil (divulgação): Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)