IAI ASTRA SP
GULFSTREAM G100
GULFSTREAM G150
IAI ASTRA (IAI 1125 ASTRA)
IAI ASTRA SP (IAI 1125 ASTRA SP)
IAI ASTRA SPX (IAI 1125 ASTRA SPX)
GULFSTREAM C-38A COURIER
INTRODUÇÃO
Logo acima, o jato executivo intercontinental de alta tecnologia Israel Astra SPX, criado, desenvolvido e fabricado pela empresa estatal aeroespacial israelense IAI – Israel Aircraft Industries, e, logo abaixo, o seu derivado quase idêntico, o Gulfstream G100, fabricado em parceria pela IAI e pela americana Gulfstream
O Gulfstream G100 é uma sofisticada aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e alcance intercontinental, com aerodinâmica refinada e com capacidade para transportar confortavelmente seis ou oito passageiros, dependendo da configuração adotada, fabricada em Israel e nos Estados Unidos a partir do início da década de 2000 pela IAI – Israel Aircraft Industries e pela Gulfstream Corporation, esta atualmente uma das maiores fabricantes de jatos executivos do mundo, uma subsidiária da corporação americana General Dynamics, uma das maiores companhias aeroespaciais e de defesa do mundo.
O IAI Astra também é uma sofisticada aeronave bimotor executiva de médio porte e alta performance, com motorização turbofan e alcance intercontinental, com aerodinâmica refinada e com capacidade para transportar confortavelmente seis ou oito passageiros, dependendo da configuração adotada, criada, desenvolvida e fabricada a partir da década de 1980 em Israel pela IAI – Israel Aircraft Industries, conhecida atualmente como IAI - Israel Aerospace Industries, a maior fabricante de produtos de defesa de Israel e, na época, uma grande fabricante de aviões civis e militares.
Os principais concorrentes do IAI Astra, do IAI Astra SP, do IAI Astra SPX, do Gulfstream G100 e do Gulfstream G150 são os modelos de jatos executivos Learjet 35, Cessna Citation III, Raytheon Hawker 800, Dassault Falcon 50, Learjet 55, Cessna Citation VII, Beechcraft Hawker 900, Dassault Falcon 50EX e Learjet 60, por exemplo, entre outros.
A GULFSTREAM AEROSPACE
A Gulfstream Aerospace é uma das maiores, mais respeitadas, mais conceituadas e mais bem sucedidas fabricantes de aeronaves executivas do mundo, especializada na fabricação de jatos executivos de médio porte. Inicialmente, a partir de 1957, os aviões com a marca Gulfstream (pronuncia-se Gâufstrím) eram fabricados pela indústria aeronáutica americana Grumman Corporation (conhecida atualmente como Northrop Grumman) e, posteriormente, a partir de 1967, o segmento de fabricação de aeronaves civis da Grumman Corporation ganhou vida própria.
Ela é uma das principais e mais rentáveis subsidiárias da companhia americana General Dynamics, um dos maiores e mais importantes grupos industriais de alta tecnologia aeroespacial, espacial e de defesa do planeta, especializada na criação, no desenvolvimento e na fabricação de aeronaves civis e militares, embarcações militares, mísseis, tanques de guerra e outros veículos terrestres para uso militar, softwares e hardwares para uso militar e componentes para lançadores de satélites.
Atualmente, a Gulfstream Aerospace emprega mais de 13.300 pessoas, a grande maioria delas nos Estados Unidos.
A ISRAEL AEROSPACE
A atual empresa estatal IAI – Israel Aerospace Industries, é também uma das maiores criadoras, desenvolvedoras e fabricantes especializadas em alta tecnologia aeroespacial, espacial, aeronáutica e de defesa do planeta. Ela atua basicamente nos segmentos aeroespaciais, civil e militar, incluindo aeronaves e satélites, mísseis, drones, lançadores de satélites ou foguetes, e atua e na fabricação de veículos militares marítimos e terrestres.
Conhecida anteriormente como IAI – Israel Aircraft Industries, ela foi fundada em 1953, inicialmente com o nome Bedek Aviation Company, como uma das principais fabricantes da indústria aeronáutica, aeroespacial e espacial de Israel. Entre os seus principais produtos das décadas de 1970, 1980 e 1990 estão os modelos de jatos executivos IAI Westwind e IAI Astra.
Ela é a maior indústria aeronáutica civil e militar, indústria aeroespacial, espacial e de defesa de Israel, com mais de 16.000 empregados e seus principais clientes são as Forças Armadas de Israel. Ela possui uma importante subsidiária, a Elta Systems LTD, uma fabricante de radares militares.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o cockpit avançado do Gulftream G100. Em seu painel nota-se as telas MFD – Multifunction Display, as telas multifuncionais, e PFD – Primary Flight Display, as telas primárias, que juntamente com o FMS – Flight Management System, ou sistema de gerenciamento de voo, cuja interface está fixada um pouco abaixo, no console central, próxima das manetes de potência, compõem o sistema EFIS - Electronic Flight Instrument System, ou sistema de voo por instrumentos, conhecido também como glass cockpit. Logo abaixo, o painel do Israel Astra SPX, quase idêntico ao do Gulfstream G100.
O sofisticado jato executivo bimotor intercontinental IAI Astra SPX e seus irmãos IAI Astra SP e IAI Astra são derivados melhorados do antigo jato executivo IAI Westwind, entretanto com um grande número de mudanças, melhorias e modernizações que torna esses projetos de aeronaves da família IAI Astra quase completamente novos e evoluídos em relação ao seu antecessor, mais modernos e mais confortáveis, mais aerodinâmicos, com melhor aproveitamento de espaço interno, esteticamente bem resolvidos, inclusive, tanto internamente como externamente.
O jato executivo de alta performance IAI Astra, o modelo original a partir do qual toda a família IAI Astra foi desenvolvida, foi projetado, desenvolvido e fabricado a partir da década de 1980 pela então fabricante estatal israelense IAI – Israel Aircraft Industries, conhecida atualmente como IAI - Israel Aerospace Industries, que utilizou como base para sua criação o jato executivo IAI Westwind, mas implementando no então novo projeto do IAI Astra uma parte dos conhecimentos e experiências adquiridos na fabricação de outros modelos de aviões, militares e civis, portanto com um passo significativo à frente em praticamente todos os aspectos do projeto do então novo ou quase novo modelo de aeronave em relação aos projetos mais antigos da própria IAI e de fabricantes concorrentes, com várias melhorias e modernizações nos seus sistemas elétrico, hidráulico, eletrônico e mecânico, e na sua estrutura, incluindo o seu conceito de asa de perfil supercrítico.
No total, são cinco integrantes dessa bem sucedida família de aeronaves IAI Astra, o primeiro deles, o IAI Astra, seguido das versões IAI Astra SP, IAI Astra SPX, Gulfstream G100 e Gulfstream G150, este com fabricação seriada encerrada em 2017, com mais de 265 unidades fabricadas de todos os modelos da família.
A FAMÍLIA ASTRA
Quase todos os modelos dessa família de jatos executivos bimotores intercontinentais, incluindo os modernos IAI Astra SPX e Gulfstream G100, possuem projetos de fuselagem de perfil semiquadrado, com ótimo aproveitamento de espaço interno, portanto confortáveis para até oito passageiros. A construção das asas enflechadas de perfil supercrítico e da espaçosa fuselagem do IAI Astra SPX e Gulfstream G100 é convencional em alumínio e ligas metálicas, mas há várias partes em material composto, uma necessidade dos tempos atuais, para reduzir o peso do conjunto e, consequentemente, o consumo de combustível.
Jatos executivos com asas de perfil supercrítico não precisam de pistas de pouso muito compridas para pousar e decolar normalmente, em segurança. Dentro de padrões normais, com quatro passageiros adultos e duas crianças a bordo, dias quentes e tanques cheios o Gulfstream G100 e o Astra SPX, por exemplo, pousam e decolam em pistas de pouso com 1.850 metros de comprimento. Tudo isso sem abrir mão da alta velocidade de cruzeiro.
As asas do IAI Astra, o primeiro membro da família, são fruto dos conhecimentos e experiências acumulados da IAI – Israel Aircraft Industries em décadas de desenvolvimento e fabricação de aviões civis e militares, com flaps nos bordos de fuga das asas e slats do tipo Krueger nos bordos de ataque. Essa aeronave possui também uma cauda no estilo cruciforme e motores turbofan Garrett TFE-731, com 3.700 libras de potência ou empuxo em cada motor. O conjunto de aviônicos desse jato executivo é analógico, mas completo para voos por instrumentos.
Entre as características positivas dos jatos bimotores da família IAI Astra está a tradicional motorização turbofan Garrett TFE-731 das fabricantes Garrett, Allied Signal e Honeywell, em várias versões criadas a partir do motor original, todas com potência ou empuxo suficiente para operar com boa margem de segurança em aeroportos ou aeródromos quentes e com pistas de pouso de comprimento limitado, mesmo no peso máximo de decolagem.
Essa linha de motores Garrett TFE-731 era produzida em larga escala pela fabricante americana Garrett nas décadas de 1970 e 1980 e, posteriormente, na década de 1990, passou a ser fabricada, também em larga escala, pela também americana Allied Signal, até que na década de 2000 passou a ser fabricada pela americana Honeywell. Na verdade, essas três fabricantes foram sendo fundidas ou incorporadas ao longo dessas décadas, até assumir definitivamente o nome Honeywell Aerospace, uma das maiores fornecedoras mundiais de peças e componentes da indústria aeroespacial, com cerca de 100 anos de experiência nessa área.
Essa linha de motores turbofan Garrett TFE-731 é um best seller do mercado aeronáutico mundial, com mais de 13.000 unidades fabricadas, em cerca de 20 versões diferentes, com TBO – Time Between Overhaul, ou tempo entre revisões, variando de 3.500 horas até 5.000 horas, dependendo da versão. Os jatos executivos Learjet 35, Learjet 55 e Learjet 45, Hawker 800 e Hawker 900 e seus derivados, Cessna Citation III e Cessna Citation VII, Falcon 50 e Falcon 50EX, por exemplo, entre outros, são impulsionados por versões de motores dessa linha.
A fabricação em série do primeiro modelo da família IAI Astra, conhecido também como IAI 1125 Astra, foi iniciada em 1985, seguida pela fabricação em série da sua versão melhorada IAI Astra SP, iniciada em 1990, com a introdução de melhorias e refinamentos nos aviônicos e no acabamento em relação ao modelo original, com aumento de alcance e motores Allied Signal TFE-731. Dando sequência ao melhoramento contínuo do produto, os winglets nas pontas das asas, para reduzir o arrasto aerodinâmico e assim melhorar o seu alcance, e o conjunto de aviônicos com EFIS - Electronic Flight Instrument System da marca Collins, modelo ProLine 4, foram introduzidos em 1995, no lançamento do IAI Astra SPX. Na sequência, o IAI Astra SPX foi renomeado para Gulfstream G100 após a Gulfstream Corporation ter comprado a Galaxy Aerospace em 2001.
De modo geral, de forma bem resumida, os aviões da família IAI Astra apresentam um bom desempenho, com boa velocidade de cruzeiro, na faixa de 750 km/h até 850 km/h, dependendo do regime de potência adotado pela tripulação, em função do alcance pretendido, todos eles acima de 4.500 quilômetros, com reservas, tudo isso preservando a capacidade de transportar confortavelmente seis ou oito passageiros, dependendo da configuração adotada.
Um dos exemplos mais marcantes do nível de sofisticação do IAI Astra SPX e, por consequência, do Gusfstream G100, é o seu projeto de asa de perfil supercrítico, com extradorso de curvatura mais suave que outros perfis de asas utilizados em vários modelos de aeronaves a pistão e turboélices de asas retas, possibilitando uma melhora do desempenho do jato executivo em voos de cruzeiro em relação às antigas aeronaves com asas convencionais, sem perda de desempenho significativa nas decolagens em pistas de pouso de comprimento limitado.
Na década de 1990, a Israel Aircraft Industries optou por sistemas de degelo de borracha nos bordos de ataque das asas e do estabilizador horizontal. Curiosamente, a Gulfstream Corporation manteve essa opção no Gulfstream G100 e no seu sucessor Gulfstream G150. A maior parte dos jatos de outros fabricantes atualmente utiliza ar quente dos motores, canalizados para os bordos de ataque das asas para aquecer estas áreas e assim evitar a formação de gelo.
Foram cinco modelos fabricados entre 1985 e 2017:
- IAI 1125 Astra, com fabricação em série iniciada em 1985, impulsionado por dois motores americanos Garrett TFE731-3A-200G, com 3.700 libras de potência / empuxo em cada motor, com 32 aeronaves fabricadas;
- IAI 1125 Astra SP, com fabricação em série iniciada em 1990, com aerodinâmica melhorada e um aumento de 100 quilômetros no alcance, com 36 aeronaves fabricadas;
- IAI 1125 Astra SPX, com fabricação em série iniciada em 1995, impulsionado por dois motores americanos Honeywell TFE731-40R-200G, com potência / empuxo aumentada para 4.200 libras em cada motor. Em 2001 a aeronave foi renomeada para Gulfstream G100, com algumas mudanças no acabamento interno e peso máximo de decolagem de 11.100 kg. No total, foram fabricadas 77 unidades do IAI Astra SPX e do Gulfstream G100;
- Gulfstream G150, com fabricação em série iniciada em 2005, com fuselagem redesenhada, um pouco mais larga e mais comprida, com aviônicos atualizados e peso máximo de decolagem de 11.800 kg;
MERCADO
Logo acima, a cabine de passageiros do Gulfstream G100, confortável. O fabricante oferecia várias configurações diferentes de layout de cabine, incluindo essa da imagem, com oito assentos. Logo abaixo, a cabine de passageiros do Israel Astra SPX, com praticamente o mesmo nível de conforto e elegância.
Conhecido anteriormente como IAI Astra, quando foi criado e desenvolvido a partir da década de 1980 pela IAI – Israel Aircraft Industries, em parceria com fornecedores de motores e outros componentes, e vendido nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa Ocidental, na Austrália, na Coreia do Sul, no Japão e até na América do Sul, incluindo o Brasil e a Venezuela, o projeto do moderno IAI Astra foi posteriormente, na década de 2000, comprado pela Gulfstream Corporation e renomeado para Gulfstream G100.
Somando todas as unidade vendidas da família IAI Astra e considerando que, na prática, os modelos Gulfstream G100 e Gulfstream G150 também fazem parte da mesma família de aviões, foram mais de 260 unidades vendidas, incluindo versões militares para várias forças aéreas do planeta, principalmente a US Air Force, a Força Aérea dos Estados Unidos, e a US Navy, a Marinha dos Estados Unidos.
Para os padrões da indústria aeronáutica mundial, a parceria entre a Gulfstream Corporation e IAI – Israel Aircraft Industries pode ser considerada um sucesso, com centenas de unidades vendidas da família IAI Astra para clientes em vários países do mundo e centenas de outros modelos de aeronaves vendidas, entre elas o Gulfstream G200 ou Israel Galaxy, um jato executivo da categoria super midsize, maior e mais espaçoso que o IAI Astra SPX e o Gulfstream G100.
O Gulfstream G150, a versão melhorada do Gulfstream G100, deixou de ser comercializada em 2017 pela Gulfstream Corporation e a partir de agora só é possível encontrá-lo no mercado de aeronaves usadas. Ele é o único membro da família IAI Astra com fuselagem de perfil circular, com mais espaço interno para a circulação dos passageiros no corredor plano de sua cabine, tornando possível para a maioria dos passageiros de média estatura acessar a galley e o toalete sem necessidade de curvar suas cabeças.
Os aviões da família IAI Astra competem diretamente com os sofisticados jatos executivos Cessna Citation X, Embraer Legacy 450, Cessna Citation IV, Raytheon Hawker 800 e Beechcraft Hawker 900 e seus derivados, Learjet 60 e Learjet 55, Cessna Citation III, Beechcraft Hawker 750, Cessna Citation Latitude, algumas versões da família Bombardier Challenger, Dassault Falcon 50, Cessna Citation Excel e Dassault Falcon 50EX.
A Gulfstream Corporation oferecia ao seu exigente cliente de altíssimo poder aquisitivo o Gulfstream G100 e o Gulfstream G150 com um ótimo conjunto de aviônicos e itens de conforto, com um toalete traseiro para tripulantes e passageiros, acesso via satélite a Internet, telefone por satélite, fax, forno de microondas, refrigerador para bebidas, CD player e DVD player, guarda-roupas compacto, etc.
Todas essas facilidades e conveniências podem ser utilizadas e acessadas por tempo indeterminado e com a aeronave ainda no solo, com os motores desligados, incluindo o sistema de ar-condicionado alimentado pela eletricidade gerada pela APU - Auxiliary Power Unit, uma unidade independente fornecedora de energia.
É uma família de aviões de alta qualidade, bem projetada e bem fabricada, com assistência técnica disponível no Brasil, inclusive, por meio da subsidiária de manutenção da própria Gulfstream Corporation, a Gulfstream do Brasil, com oficina de manutenção em Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
GULFSTREAM G100 / ASTRA SPX
GULFSTREAM G150
- Capacidade: 6 ou 8 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 850 km / h;
- Comprimento: Aprox. 17,3 metros;
- Envergadura: Aprox. 17 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 6 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,75 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Honeywell TFE-731 (4.400 libras / cada);
- TBO (tempo entre revisões): 5.000 horas;
- Aviônicos:
- Teto de serviço: Aprox. 13.000 metros;
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Alcance: Aprox. 4.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo decolagem: Aprox. 11.700 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 1.999 metros (dias quentes / tanques cheios);
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 3,5 milhões (usado / bom estado de conservação);
GULFSTREAM G100 / ASTRA SPX
- Capacidade: 6 ou 8 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 850 km / h;
- Comprimento: Aprox. 17 metros;
- Envergadura: Aprox. 17 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 6 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,7 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Honeywell TFE-731 (4.200 libras / cada);
- TBO (tempo entre revisões): 5.000 horas;
- Aviônicos: EFIS Collins ProLine 4;
- Teto de serviço: Aprox. 13.000 metros;
- Consumo médio (QAV): Aprox. 850 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (QAV): Aprox. 0,13 litro / passageiro / km voado;
- Alcance: Aprox. 4.800 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo decolagem: Aprox. 11.180 kg;
- Pista de pouso: Aprox. 1.850 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Preço SPX (no exterior): Aprox. US$ 1,5 milhão (usado / bom estado de conservação);
- Preço G100 (no exterior): Aprox. US$ 2,1 milhões (usado / bom estado de conservação);
IAI ASTRA SP
- Capacidade: 6 ou 8 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 810 km / h;
- Comprimento: Aprox. 17 metros;
- Envergadura: Aprox. 17 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 6 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,7 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Allied Signal TFE-731 (3.700 libras / cada);
- TBO (tempo entre revisões): 4.200 horas;
- Aviônicos:
- Teto de serviço: Aprox. 13.000 metros;
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Alcance: Aprox. 4.600 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo decolagem: Aprox.
- Pista de pouso: Aprox. 1.850 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 1 milhão (usado / bom estado de conservação);
IAI ASTRA
- Capacidade: 6 ou 8 passageiros;
- Tripulação: 1 piloto e 1 co-piloto;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 810 km / h;
- Comprimento: Aprox. 17 metros;
- Envergadura: Aprox. 17 metros;
- Altura da aeronave: Aprox. 6 metros;
- Altura da cabine: Aprox. 1,7 metro;
- Motorização (potência / empuxo): 2 X Garrett TFE-731
- TBO (tempo entre revisões): 4.200 horas;
- Aviônicos:
- Teto de serviço: Aprox. 13.000 metros;
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Consumo médio (QAV): Aprox.
- Alcance: Aprox. 4.500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Peso máximo decolagem: Aprox.
- Pista de pouso: Aprox. 1.850 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Preço (no exterior): Aprox. US$ 800 mil (usado / bom estado de conservação);
SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coréia do Sul e a Austrália, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais para cada um milhão de viagens realizadas.
Os aviões da família IAI Astra são considerados modelos de aeronaves muito seguros, um acidente grave com vítima fatal foi registrado desde o início da fabricação em série.
A importação de unidades usadas de aviões fabricados pela Gulfstream Aerospace também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 20% em relação ao preço inicial no exterior.
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- Controller (em inglês): https://www.controller.com
- FlightMarket (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/
- Aircraft24 (no exterior): https://pt.aircraft24.com
- Global Air (em inglês): https://www.globalair.com/aircraft-for-sale/
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.
Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a Líder Aviação, a Icon Aviation, a Goal Aircraft e a Global Aircraft. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.
Logo acima e logo abaixo, duas opções de layout de assentos disponíveis para os aviões da família IAI Astra, ambas com quatro assentos em club seat, totalizando seis ou oito assentos, dependendo do gosto ou necessidade do cliente
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- Dassault Falcon 50
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
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- Honda HA-420 HondaJet
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Jet Advisors (em inglês): http://jetadvisors.com/astra-spx/
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/IAI-1125-Astra/index
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gulfstream_G100
- Gulfstream do Brasil (em inglês): http://www.gulfstream.com/product-support/service-centers/sorocaba
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/database/types/IAI-1125-Astra/database
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Gulfstream_G100
- Honeywell Aerospace (em inglês): https://aerospace.honeywell.com/en/products/engines/tfe731-turbofan-engine
- Skybrary (em inglês): https://www.skybrary.aero/index.php/ASTR
- AutAir Transportation (em inglês): http://www.aut-air.com/private-jet-charter/medium-jets/astra-1125-astra-spx/
- Gulfstream Corporation (divulgação): Imagens
- Premier Jet Aviation (divulgação): Imagens
- Fly Victor (divulgação): Imagem
- Air Charter (divulgação): Imagem
- Wikimedia: Imagens
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