MAULE M-7-235
MAULE M-7-235 (TREM CONVENCIONAL)
MAULE M-7-260 (TREM CONVENCIONAL)
MAULE MX-7-160 (TREM CONVENCIONAL)
MAULE MX-7-180 (TREM CONVENCIONAL)
MAULE MT-7-235 (TREM TRICICLO)
MAULE MT-7-260 (TREM TRICICLO)
INTRODUÇÃO
Logo acima, a versão Maule M-7-235 com trem de pouso convencional, um integrante da família Maule M-7, e, logo abaixo, a sub-versão anfíbia do Maule M-7-235, com trem de pouso com flutuadores. Com um olhar atento percebe-se poucas diferenças estéticas externas de fuselagens, de asas e de empenagens entre as duas versões. Entre as poucas exceções está, óbvio, o grande flutuador da sub-versão anfíbio.
O Maule M-7-235 é uma econômica aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com asas altas, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), criada, desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos a partir da década de 1980 pela Maule Incorporated, que utilizou como base para sua criação os projetos antecessores de aeronaves monomotoras a pistão Maule M-4, Maule M-5 e Maule M-6, todos da mesma fabricante.
O Maule MT-7-235 é uma econômica aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com asas altas e metálicas convencionais e trem de pouso triciclo fixo, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), fabricada nos Estados Unidos a partir da década de 1980 pela Maule Incorporated, também baseado nos antecessores Maule M-4, Maule M-5 e Maule M-6.
Os seus principais concorrentes no mercado mundial de aviões monomotores a pistão nas décadas de 1990, 2000 e 2010 foram os americanos Beechcraft Bonanza, Piper Saratoga e Cessna 206 Stationair.
A MAULE
A Maule Incorporated é uma fabricante americana de aeronaves monomotoras de pequeno porte, a maioria delas a pistão, para uso executivo, semi-utilitário, de turismo e de passeio. É uma das mais tradicionais fabricantes de aeronaves de pequeno porte do mundo. Ela Air foi fundada em 1941 pelo empresário americano Belford Maule. Ele também participou diretamente e ativamente da criação e do desenvolvimento da família Maule M-7. Atualmente, essa fabricante é controlada pelos descendentes de Belford Maule e June Maule, sua esposa.
Atualmente, as principais concorrentes da Maule Incorporated no mercado mundial de aviões monomotores a pistão são as também americanas Textron Aviation (Beechcraft e Cessna), Cirrus Aircraft, Piper Aircraft e Mooney Aircraft.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, imagens do Maule MT-7-235, com uma porta lateral dianteira esquerda e três portas laterais na direita para acesso aos quatro ou cinco assentos da aeronave. Logo abaixo, com um olhar atento, percebe-se a simplicidade de projeto e o painel de comando analógico. Além disso, as versões de aeronaves da família Maule MT-7 possuem design conservador, sem ousadias estéticas.
O Maule M-7-235 é uma econômica aeronave monomotor a pistão de pequeno porte, com construção mista de tubos de aço e revestimento, com asas altas, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), criada, desenvolvida e fabricada nos Estados Unidos a partir da década de 1980 pela Maule Incorporated, que utilizou como base para sua criação os projetos antecessores de aeronaves monomotoras a pistão Maule M-4, Maule M-5 e Maule M-6, todos da mesma fabricante.
O Maule MT-7-235 é uma econômica aeronave monomotor a pistão, com fuselagem com construção mista composta de uma estrutura de tubos de aço alloy, revestida de uma camada de um material sintético conhecido como Ceconite, com asas metálicas convencionais e carenagem do motor em material composto de fibra de vidro, com asas altas e trem de pouso triciclo fixo, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas), fabricada nos Estados Unidos a partir da década de 1980 pela Maule Air.
Uma quinta pessoa dentro da aeronave, como quarto passageiro, é possível, porém a capacidade de transportar bagagens seria reduzida, praticamente inviabilizada.
O Maule MT-7-235 é uma aeronave com construção mista de aço, alumínio e material composto, com asas altas e com trem de pouso triciclo, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais (rotas domésticas). A manutenção simples e barata, o baixo consumo de combustível e a funcionalidade são as suas principais características, já que a intenção da Maule Incorporated na década de 1980 e 1990 era competir com as grandes fabricantes americanas de aviões monomotores a pistão Cessna Aircraft, Beechcraft Corporation e Piper Aircraft.
Embora seja considerado no meio aeronáutico um avião de características típicas de STOL – Short Take Off and Landing, ou seja, características de pouso e decolagens curtas, o perfil de operação do Maule MT-7-235 e dos seus irmão e primos americanos mais potentes é de uso moderado. Ele foi projetado para transporte executivo, transporte pessoal e semi-utilitário, de turismo, de passeio e de instrução de voo / treinamento em escolas de aviação e aeroclubes. Essa versão aspirada da família Maule MT-7 pode ser usada de forma menos restritiva que seus primos menos potentes. Em uma pista de pouso com apenas 1.000 metros, é possível decolar com piloto e três passageiros a bordo, em dias quentes e com tanques cheios, pois ele dispõe de 235 hp na decolagem, ao nível do mar.
O Maule MT-7-235 é disponibilizado pela Maule Air com vários opcionais, incluindo vários itens de navegação IFR – Instrument Flight Rules, os voos por instrumentos, incluindo o GPS - Global Positioning System. Esse modelo de avião é vendido com trem de pouso triciclo.
CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima e logo abaixo, o Maule M-7-235 é um dos integrantes da família Maule M-7, a série de aviões monomotores de pequeno porte bem conhecida no meio aeronáutico americano e canadense. Todos as versões da família Maule M-7 foram e ainda são fabricadas com trem de pouso convencional e trem de pouso anfíbio.
A família Maule M-7 de aviões monomotores foi lançada em 1986 para competir diretamente com os modelos de monomotores a pistão das fabricantes americanas Cessna Aircraft, Beechcraft Corporation e Piper Aircraft, as então líderes mundiais do mercado de aeronaves a pistão de pequeno porte. No entanto, o empresário Belford Maule optou pela construção mista da fuselagem com tubos de aço revestidos de material sintético, ao contrário das construções convencionais semi-monocoque das suas principais concorrentes na década de 1980.
A fabricação em série da versão Maule M-7-235, por exemplo, foi iniciada em 1986. Ele é um dos aviões monomotores a pistão da família Maule M-7. Esse avião monomotor é um derivado melhorado dos monomotores a pistão Maule M-4, Maule M-5 e Maule M-6. Entre as principais e mais visíveis diferenças conceituais entre o Maule M-7 e seus antecessores está a fuselagem um pouco mais comprida e, portanto, um pouco mais confortável, e os tanques de combustível um pouco maiores, com consequente alcance um pouco maior.
Nas décadas de 1980 e 1990, a Maule Incorporated focou os projetos das famílias Maule M-7, Maule MX-7 e Maule MT-7 com o máximo de comunalidade (semelhança) possível, aproveitando o máximo possível as características comuns entre todas as versões diferentes de aeronaves, instalando nelas sistemas hidráulicos, elétricos e eletrônicos semelhantes, quando não idênticos. Comparando os diversos modelos diferentes de aeronaves dessas três famílias da Maule Air, nota-se que as fuselagens, as asas e as empenagens são semelhantes, com quase as mesmas dimensões e formatos, com poucas diferenças entre si.
Ao todo, desde a década de 1980, foram mais de 500 unidades fabricadas dessas três famílias, a maioria vendida nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa Ocidental. Atualmente, quatro famílias de aviões monomotores a pistão são fabricadas pela Maule Air em Moultrie, no estado da Georgia, nos Estados Unidos, os Maule M-7, todos com trem de pouso convencional, os Maule MT-7, todos com trem de pouso triciclo, os Maule MX-7, todos com trem de pouso convencional, e os Maule M-9, esta família derivada das outras três.
Nas décadas de 1980 e 1990, entre as principais diferenças de projeto das várias versões das famílias Maule M-7, Maule MX-7 e Maule MT-7 estiveram as motorizações Lycoming IO-540 e O-540, dependendo de cada versão ou sub-versão, com potências variando de 235 hp até 260 hp, as motorizações Lycoming IO-360 e O-360 e as motorizações Lycoming IO-320 e O-320, dependendo de cada versão ou sub-versão, com potências variando de 160 hp até 180 hp. As versões e sub-versões com as motorizações Lycoming IO-540 e O-540 são as mais potentes e as versões e sub-versões com as motorizações Lycoming IO-360 e O-360 e Lycoming IO-320 e O-320 são as menos potentes. As versões e sub-versões dessas três famílias variam também nos tipos de trens de pouso, com trem de pouso convencional, trem de pouso triciclo e trem pouso com flutuadores. No Canadá e no estado americano do Alasca é comum o uso de aviões pequenos e médios com trens de pouso com flutuadores.
Só para resumir, de modo geral as versões e sub-versões das famílias Maule M-7 e Maule MT-7 tem motores mais potentes, sendo mais adequadas para viagens executivas, transporte pessoal, turismo e passeio e patrulhamento ambiental, e as versões e sub-versões da família Maule MX-7 tem motores menos potentes, sendo mais adequadas para treinamento, reboque de planadores em aeroclubes e reboque de faixas de propaganda.
VERSÕES DA FAMÍLIA M-7
MAULE M-7-235
Esse avião é fabricado nos Estados Unidos desde a década de 1980. Essa versão é tracionada por um motor Lycoming IO-540 ou O-540, ambos aspirados, com 235 hp disponíveis na decolagem, com opções de hélices Hartzell de duas ou três pás. Essa versão está disponibilizada ao cliente com trem de pouso convencional. Com um olhar atento percebe-se a despretensão geral do modelo de avião, cujo objetivo de projeto é, basicamente, transportar pessoas de forma simples, barata e eficiente.
Uma quinta pessoa dentro da aeronave, como quarto passageiro, é possível, porém a capacidade de transportar bagagens seria reduzida, praticamente inviabilizada.
É uma aeronave básica mas não tem uma concepção antiga. Alguns toques de tecnologia estão presentes na concepção e construção da aeronave, como, por exemplo, a construção em material composto de fibra de vidro da carenagem do motor. É possível solicitar às oficinas homologadas e certificadas por autoridades aeronáuticas e pelo fabricante a modernização do cockpit com a instalação de aviônicos para melhorar as operações, incluindo o stormscope e o TCAS - Traffic Collision Avoidance System. Esses aviônicos são indispensáveis para uma viagem tranquila e segura, sem surpresas desagradáveis durante o voo.
É uma aeronave fácil de pilotar, econômica, razoavelmente confortável para até quatro pessoas, incluindo o piloto. O nível de ruído interno não é baixo, mas está dentro dos limites suportáveis para o ouvido humano. O custo de manutenção é baixo, com TBO – Time Between Overhaul, isto é, tempo entre revisões gerais, de 2.000 horas.
Além disso, ele possui acabamento interno em veludo e vinil, boa visibilidade e robustez estrutural, inclusive com suportes / montantes externos entre as asas e a fuselagem.
MAULE M-7-235 ANFÍBIO
Esse avião é semelhante ao Maule M-7-235 com trem convencional em quase tudo, com a exceção óbvia do trem de pouso com flutuadores.
MAULE M-7-260
É uma versão semelhante ao Maule M-7-235 em quase tudo, exceto na motorização mais potente, com 260 hp disponíveis na decolagem.
VERSÕES DA FAMÍLIA MT-7
MAULE MT-7-235
Esse avião com trem de pouso triciclo também é fabricado nos Estados Unidos desde a década de 1980. Ele é tracionado por um motor Lycoming IO-540 aspirado, com 235 hp disponíveis na decolagem, com opções de hélices Hartzell ou McCauley, de duas ou três pás. Com um olhar atento também percebe-se a despretensão geral do modelo de avião, cujo objetivo de projeto é, basicamente, transportar pessoas de forma simples, barata e eficiente.
É uma aeronave básica mas não tem uma concepção antiga. Alguns toques de tecnologia estão presentes na concepção e construção da aeronave, como, por exemplo, a construção em material composto de vibra de vidro da carenagem do motor. É possível solicitar às oficinas homologadas e certificadas por autoridades aeronáuticas e pelo fabricante a modernização do cockpit com a instalação de aviônicos para melhorar as operações, incluindo o stormscope e o TCAS - Traffic Collision Avoidance System. Esses aviônicos são indispensáveis para uma viagem tranquila e segura, sem surpresas desagradáveis durante o voo.
É uma aeronave fácil de pilotar, econômica, razoavelmente confortável para até quatro pessoas, incluindo o piloto. O nível de ruído interno também não é baixo, mas é tolerável. O custo de manutenção é baixo, com TBO – Time Between Overhaul, isto é, tempo entre revisões gerais, variando de 1.800 horas até 2.000 horas, dependendo da versão.
Além disso, ele possui ganchos para tracionar planadores, acabamento interno em veludo e vinil, boa visibilidade e robustez estrutural, inclusive com suportes / montantes externos entre as asas e a fuselagem.
MAULE MT-7-260
É uma versão semelhante ao Maule MT-7-235 em quase tudo, exceto na motorização mais potente, com 260 hp disponíveis na decolagem.
NO BRASIL
A fabricante Maule Incorporated é representada no Brasil pela Plane Aviation, de Jundiaí, interior do Estado de São Paulo, um distribuidor exclusivo da marca Maule no Brasil, que também presta serviços de assessoramento para compra e venda e faz a manutenção dos aviões fabricados pela Maule.
De acordo com o RAB - Registro Aeronáutico Brasileiro, havia 36 aviões fabricados pela Maule voando no Brasil em 2017.
Pela capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso curtas e sem pavimentação, os aviões fabricados pela Maule Air são usados no Brasil por fazendeiros para visitas regulares às suas fazendas no interior do país e também por empresários e executivos para visitas às filiais, fornecedores e revendedores.
De acordo com o RAB - Registro Aeronáutico Brasileiro, havia 36 aviões fabricados pela Maule voando no Brasil em 2017.
Pela capacidade de pousar e decolar em pistas de pouso curtas e sem pavimentação, os aviões fabricados pela Maule Air são usados no Brasil por fazendeiros para visitas regulares às suas fazendas no interior do país e também por empresários e executivos para visitas às filiais, fornecedores e revendedores.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MAULE M-7-235
- Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 265 km/h;
- Comprimento: Aprox. 7,2 metros;
- Envergadura: Aprox. 10,2 metros;
- Altura: Aprox. 2 metros;
- Trem de pouso: Convencional;
- Motorização (potência): Lycoming IO-540 (235 hp);
- Motorização (potência): Lycoming O-540 (235 hp);
- Hélice: Hartzell (duas ou três pás);
- Ruído interno: Aprox. 73 decibéis (em cruzeiro);
- TBO (tempo entre revisões): 2.000 horas;
- Alcance: Aprox. 1.200 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Consumo médio: Aprox. 60 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio: Aprox. 0,07 litro / passageiro / km voado;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.130 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
- Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 350 mil (novo)
MAULE MT-7-235
- Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 265 km/h;
- Comprimento: Aprox. 7,2 metros;
- Envergadura: Aprox. 10,2 metros;
- Altura: Aprox. 2,5 metros;
- Trem de pouso: Triciclo;
- Motorização (potência): Lycoming IO-540 (235 hp);
- Hélice: Hartzell ou McCauley (duas ou três pás);
- Ruído interno: Aprox. 73 decibéis (em cruzeiro);
- TBO (tempo entre revisões): 2.000 horas;
- Alcance: Aprox. 1.200 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Consumo médio: Aprox. 60 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio: Aprox. 0,07 litro / passageiro / km voado;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.130 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
- Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 98 mil (usado / bom estado de conservação);
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 380 mil (novo);
ONDE COMPRAR
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
VEJA TAMBÉM
- Aileron (Indústria Aeronáutica)
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan (Indústria Aeronáutica)
- Trimotor (Indústria Aeronáutica)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor (Indústria Aeronáutica)
- Beechcraft (Indústria Aeronáutica)
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor (Indústria Aeronáutica)
- Piper Arrow
- Bombardier Canadair CRJ
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Bombardier Q Series
- Monomotor (Indústria Aeronáutica)
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Helicopters MD 900 Explorer
- Cessna 210 Centurion
- MD Helicopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Cessna Citation Encore
- Gates Learjet 35
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft (Indústria Aeronáutica)
- Satélites (Telecomunicações)
- Cirrus SR20
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- Fokker F27
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Embraer Phenom 300
- Embraer ERJ-135 Regional Jet
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Sukhoi SuperJet 100
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Fokker F-50
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Fokker F-100
- Embraer ERJ-140 Regional Jet
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Cessna 182 Skylane
- Leonardo AW119 Koala
- Drones
- Bell 407
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft (Indústria Aeronáutica)
- James Bond (Cinema)
- Embarcações (Indústria Naval)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bell 222
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Embraer E-Jet
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD600 Notar
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Cessna Citation CJ3
- Embraer E-190
- Boeing 717
- Cessna Citation Ultra
- Cessna 208A Caravan
- Bombardier CRJ200
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Sistema Métrico Decimal
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier CRJ-700
- Bell 427
- Cessna Citation XLS+
- Cessna Citation XLS
- Embraer E-175
- Bell 430
- Embraer E-195
- Gates Learjet 36
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Cessna Citation I
- Embraer E-195
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Aero Boero AB-95
- Aero Boero AB-180
- Champion 8KCAB Super Decathlon
- Bellanca 8KCAB Super Decathlon
- Let L-410 Turbolet
- Aero Boero AB-115
- ETOPS - Extended Operations
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Lockheed C-130 Hercules
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Cessna 177 Cardinal
- Fairchild-Dornier 328
- Airbus H120
- Injeção Direta (Mecânica)
- Honda HA-420 HondaJet
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Plane Aviation: http://www.planeaviation.com.br/
- Plane Aviation: http://www.planeaviation.com.br/paginas/maule/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Maule_M-7
- Plane Aviation: http://www.planeaviation.com.br/plane/
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/
- Maule Air (em inglês): http://mauleairinc.com/maule-aircraft-models/
- Revista Sky Dive Air & Sports
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Maule_Air
- Maule Air (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.