CAP-4 PAULISTINHA
CAP-4 PAULISTINHA
NEIVA 56 PAULISTINHA
EAY-201 YPIRANGA
INTRODUÇÃO
Logo acima, um dos exemplares do Neiva Paulistinha em uso por aeroclubes no Brasil. A aeronave é fácil de pilotar, dócil e obediente aos comandos. Logo abaixo, um dos exemplares do mesmo modelo de aeronave utilizado pelo aeroclube de Itápolis, localizado no interior do estado de São Paulo.
O CAP-4 Paulistinha é um antigo, pequeno e leve monomotor a pistão com capacidade para transportar duas pessoas em voos de treinamento, passeio e turismo, fabricado no Brasil desde 1942 pela CAP - Companhia Aeronáutica Paulista, que usou como base para sua criação praticamente todos os conceitos criados e desenvolvidos pelo engenheiro aeronáutico alemão Fritz Roesler para o seu pequeno monomotor a pistão EAY-201 Ypiranga, fabricado pela Empresa Aeronáutica Ypiranga.
Já o Neiva 56 Paulistinha é um antigo, pequeno e leve monomotor a pistão com capacidade para transportar duas pessoas em voos de treinamento, passeio e turismo, fabricado no Brasil desde 1954 pela Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva, que também usou como base para sua criação o pequeno monomotor a pistão EAY-201 Ypiranga.
Esse pequeno modelo de aeronave também foi fabricado com kit de pulverização agrícola, disponível como opcional pela Neiva.
A NEIVA E A CAP
A CAP - Companhia Aeronáutica Paulista foi uma fabricante brasileira de aeronaves de pequeno porte, localizada em Santo André, interior do Estado de São Paulo. Essa empresa fazia parte do Grupo Pignatari, de propriedade do empresário brasileiro Francisco Pignatari, composto também pela Laminação Nacional de Metais, uma fabricante brasileira de peças metálicas usinadas.
Já a Unidade Embraer Botucatu, conhecida anteriormente com Indústria Aeronáutica Neiva e Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva, é uma empresa brasileira fabricante de aeronaves e peças, partes e componentes para aeronaves, localizada no município de Botucatu, interior do Estado de São Paulo. Atualmente é uma subsidiária integral da Embraer S.A., a terceira maior fabricantes de aviões comerciais para transporte regional de passageiros do mundo e uma das maiores fabricantes de aviões executivos.
A Unidade Embraer Botucatu está localizada no Complexo Industrial do Aeroporto Tancredo Neves, em Botucatu, um promissor município brasileiro com mais de 100.000 habitantes.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, um dos exemplares do Neiva Paulistinha utilizado para treinamento dos alunos do Aeroclube de Presidente Prudente, também no interior do estado de São Paulo. Logo abaixo, o mesmo modelo durante treinamento, na decolagem.
O CAP-4 Paulistinha é um antigo, pequeno e leve monomotor a pistão com asa alta, com trem de pouso convencional e com construção da fuselagem com de tubos de aço e tela e construção das asas com alguns metais, madeira e tela, sem sistema elétrico e com capacidade para transportar duas pessoas em voos de treinamento, passeio e turismo. Ele foi desenvolvido e fabricado pela CAP - Companhia Aeronáutica Paulista de 1942 até 1948 para cumprir várias missões, desde treinamento militar e reconhecimento / observação militar até uso civil, incluindo treinamento de pilotos civis, rebocador de planadores em aeroclubes, passeio e turismo. Entretanto, hoje em dia é mais comum o seu uso para treinamento de pilotos civis e uso particular de colecionadores. O CAP-4 Paulistinha tem capacidade para transportar um piloto instrutor e um piloto aprendiz, em missões típicas de treinamento para cursos de PP – Piloto Privado de avião, o primeiro grau de instrução necessário para o futuro profissional de aviação civil.
Já o Neiva 56 Paulistinha é semelhante ao CAP-4 Paulistinha. Ele também é um antigo, pequeno e leve monomotor a pistão com asa alta, com trem de pouso convencional e com construção da fuselagem com de tubos de aço e tela e construção das asas com alguns metais, madeira e tela, sem sistema elétrico e com capacidade para transportar duas pessoas em voos de treinamento, passeio e turismo. Ele foi desenvolvido e fabricado pela Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva a partir de 1954 também para cumprir várias missões, desde treinamento militar e reconhecimento / observação militar até uso civil, incluindo treinamento de pilotos civis, rebocador de planadores em aeroclubes, passeio e turismo. Entretanto, hoje em dia também é mais comum o seu uso para treinamento de pilotos civis e uso particular de colecionadores.
A aeronave foi fabricada pela Neiva com a opção de um kit de pulverização agrícola.
Os dois modelos de aeronaves dos dois fabricantes são muito simples, dóceis, fáceis de pilotar, pequenos e leves. Eles estão entre os modelos de monomotores a pistão mais vendidos da história da indústria aeronáutica brasileira, com um bom índice de nacionalização de peças, partes e componentes, e com mais de 1.100 unidades fabricadas em cerca de 20 anos de produção em larga escala, fabricados em várias versões, com opções de motores americanos Continental e Franklin, com potências variando de 65 hp até 100 hp. Muitas unidades do CAP-4 Paulistinha e do Neiva 56 Paulistinha ainda estão voando no Brasil, dezenas delas de propriedade de colecionadores, muito bem conservadas, submetidas a restaurações e atualizações.
HISTÓRIA
Logo acima, um anúncio publicitário antigo da Neiva, com a versão agrícola do Neiva Paulistinha. Logo abaixo, uma imagem histórica, várias unidades recém fabricadas da versão de treinamento do Paulistinha no pátio da fabricante paulista, no município de Botucatu.
O pequeno monomotor a pistão EAY-201 Ypiranga foi criado pelo engenheiro alemão naturalizado brasileiro Fritz Roesler, que se juntou a vários sócios brasileiros em 1931 para formar a Empresa Aeronáutica Ypiranga, entre eles Henrique Dumont Villares, o sobrinho de Alberto Santos Dumont, o brilhante projetista brasileiro inventor do avião. Fritz Roesler também era professor e instrutor de voo da Escola de Aviação Ypiranga e se envolveu na fase inicial de criação da companhia aérea brasileira VASP – Viação Aérea São Paulo, como consultor técnico.
Antes mesmo do seu lançamento no mercado, os primeiros esboços do EAY-201 Ypiranga foram submetidos a diversos aprimoramentos e refinamentos, auxiliado informalmente pelo mecânico e piloto de aeronaves Orthon Hoover, que algum tempo depois tornou-se um de seus sócios.
Na verdade, esses dois modelos de aviões, fabricados pela CAP - Companhia Aeronáutica Paulista e pela Sociedade Construtura Aeronáutica Neiva, fazem parte da família Paulistinha, uma série de aviões monomotores a pistão pequenos, extremamente econômicos e leves, composta pelo irmão mais velho EAY-201 Ypiranga, o modelo original, fabricado pela Empresa Aeronáutica Ypiranga, seguido pelo CAP-4 Paulistinha, um pouco melhorado, com motor Franklin de 65 hp, e, finalmente, pelo Neiva 56 Paulistinha, o melhor de todos, com uma variedade de melhorias e refinamentos, entre eles o motor Continental de 90 hp ou 100 hp, dependendo da versão, novo desenho da carenagem dos motores, com melhor visibilidade para o piloto, sistema de refrigeração do motor mais eficiente, acesso externo facilitado ao motor para manutenção e assentos mais confortáveis.
O fundador da Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva, o industrial José Carlos Neiva, acompanhou pessoalmente os trabalhos para melhorar o projeto do EAY-201 Ypiranga, logo após comprar os direitos de fabricação do modelo de avião, na década de 1950. O Neiva 56 Paulistinha foi o primeiro modelo de avião fabricado pela Sociedade Construtura Aeronáutica Neiva, que até então só fabricava planadores. Posteriormente, a empresa foi transferida do Rio de Janeiro para o município de Botucatu, no interior do Estado de São Paulo, e renomeada para Indústria Aeronáutica Neiva, vendida na década de 1980 para a Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, que alguns anos atrás a renomeou para Unidade Embraer Botucatu.
MERCADO
A maioria dos aviões da família Paulistinha adquiridos pelo Ministério da Aeronáutica do Brasil, atualmente Ministério da Defesa, foi distribuída nas décadas de 1950 e 1960 para aeroclubes brasileiros, para servirem de treinadores de novos pilotos.
O CAP-4 Paulistinha, com cerca de 780 unidades fabricadas, e o Neiva 56 Paulistinha, com cerca de 250 unidades fabricadas, foram por vários anos os modelos de aviões mais fabricados no Brasil.
FICHA TÉCNICA
EAY-201 YPIRANGA
- Capacidade: 2 pessoas / tandem (instrutor e aprendiz);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 130 km / h;
- Comprimento: Aprox. 7 metros;
- Envergadura: Aprox. 11 metros;
- Altura: Aprox. 2 metros;
- Motorização (potência): Salmson 9AD (40 hp);
- Hélice: Madeira de passo fixo;
- Freios:
- Combustível: AVGAS 100LL;
- Partida: Totalmente manual;
- Razão de planeio: Aprox. 10 : 1;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 540 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 3.500 metros;
- Pista de pouso: Aprox. 500 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. 600 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
CAP-4 PAULISTINHA
- Capacidade: 2 pessoas / tandem (instrutor e aprendiz);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 130 km / h;
- Comprimento: Aprox. 7 metros;
- Envergadura: Aprox. 11 metros;
- Altura: Aprox. 2 metros;
- Motorização (potência): Franklin (65 hp);
- Hélice: Madeira de passo fixo;
- Freios: Hidráulicos;
- Combustível: AVGAS 100LL;
- Partida: Totalmente manual;
- Razão de planeio: Aprox. 10 : 1;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 530 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 4.000 metros;
- Pista de pouso: Aprox. 500 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. 500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
NEIVA 56 PAULISTINHA
- Capacidade: 2 pessoas / tandem (instrutor e aprendiz);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 150 km / h;
- Comprimento: Aprox. 7 metros;
- Envergadura: Aprox. 11 metros;
- Altura: Aprox. 2 metros;
- Motorização (potência): Continental C-90 (90 hp);
- Hélice: Madeira de passo fixo;
- Freios: Hidráulicos;
- Combustível: AVGAS 100LL;
- Partida: Totalmente manual;
- Razão de planeio: Aprox. 10 : 1;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 660 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
- Pista de pouso: Aprox. 500 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. 700 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
ONDE COMPRAR
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
VEJA TAMBÉM
- Aileron (Indústria Aeronáutica)
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan (Indústria Aeronáutica)
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- Saab JAS 39 Gripen NG
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- Robinson R44
- Quadrimotor (Indústria Aeronáutica)
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- Monomotor (Indústria Aeronáutica)
- Cessna 206 Station Air
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- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
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- Cessna Citation Encore
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- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
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- Iridium (Telefonia por Satélite)
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- Neiva (Indústria Aeronáutica)
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- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- Fokker F27
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Embraer Phenom 300
- Embraer ERJ-135 Regional Jet
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Sukhoi SuperJet 100
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Fokker F-50
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Fokker F-100
- Embraer ERJ-140 Regional Jet
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Cessna 182 Skylane
- Leonardo AW119 Koala
- Drones
- Bell 407
- Piper Cub
- Piper Aircraft (Indústria Aeronáutica)
- James Bond (Cinema)
- Mooney M20K Encore
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bell 222
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Embraer E-Jet
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD600 Notar
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Cessna Citation CJ3
- Embraer E-190
- Boeing 717
- Cessna Citation Ultra
- Cessna 208A Caravan
- Bombardier CRJ200
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
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- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
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- Sistema Métrico Decimal
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
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- Bell 427
- Cessna Citation XLS+
- Cessna Citation XLS
- Embraer E-175
- Bell 430
- Embraer E-195
- Gates Learjet 36
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- Airbus A319
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Cessna Citation I
- Embraer E-195
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Aero Boero AB-95
- Aero Boero AB-180
- Champion 8KCAB Super Decathlon
- Bellanca 8KCAB Super Decathlon
- Let L-410 Turbolet
- Aero Boero AB-115
- ETOPS - Extended Operations
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Lockheed C-130 Hercules
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Cessna 177 Cardinal
- Fairchild-Dornier 328
- Airbus H120
- Injeção Direta (Mecânica)
- Honda HA-420 HondaJet
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/avioes-para-aprender-pilotar_1391.html
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulistinha_CAP-4
- Blog Delmanto: http://blogdodelmanto.blogspot.com.br/2015/08/industria-aeronautica-neivaembraer-o.html
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Neiva_P-56_Paulistinha
- Blog Altino Correia: http://altinocorreia.blogspot.com.br/2015/08/aeroclube-de-presidente-prudente-ja.html
- Centro Histórico Embraer: http://www.centrohistoricoembraer.com.br/sites/iba/pt-BR/Historia/Paginas/Detalhes.aspx?IDI=8
- Aeroclube de Prudente (divulgação): Imagem
- Família Neiva (divulgação): Imagens
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