AEROPORTO CAMPO DE MARTE
AEROPORTO
CAMPO DE MARTE
BASE AÉREA DE MARTEINTRODUÇÃO
O Aeroporto Campo de Marte é um tradicional aeroporto público brasileiro destinado às operações visuais de aeronaves de pequeno e médio portes das aviações geral, de instrução, governamental, policial e militar, localizado na zona norte da cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo, no Brasil. Esse importante aeroporto brasileiro está localizado bem próximo ao centro da cidade de São Paulo, no bairro de Santana. Ele é considerado um dos mais estratégicos aeroportos brasileiros, é um dos mais movimentados aeroportos destinados ao transporte aéreo civil não regular, e transportes aéreos governamental, policial e militar, incluindo o apoio de infraestrutura fundamental para o funcionamento das operações aéreas policiais e aeromédicas de asas rotativas e fixas para a região metropolitana de São Paulo.
Ele é um dos dez aeroportos mais movimentados do Brasil, um dos mais estrategicamente bem localizados, quase no centro da cidade de São Paulo, a apenas seis quilômetros ao norte do centro da cidade. Dentro do meio aeronáutico, o Aeroporto Campo de Marte é oficialmente conhecido também pela sigla MAE, da IATA – International Air Transport Association, ou Associação do Transporte Aéreo Internacional, em português, e pela sigla SBMT, da ICAO – International Civil Aviation Organization, ou Organização da Aviação Civil Internacional, em português.
O Aeroporto Campo de Marte é absolutamente fundamental e imprescindível para o desenvolvimento econômico e social da região metropolitana de São Paulo. Ele concentra uma das maiores movimentações de aeronaves de aviação geral, de instrução, governamental, policial, militar e aeromédica da capital, servindo como infraestrutura de base para o transporte de um grande número de empresários em visitas às suas filiais de empresas, fornecedores e revendedores, executivos, políticos e funcionários públicos, turistas, fazendeiros em visitas às suas fazendas, transporte de acidentados, cidadãos doentes e transporte de órgãos para transplante.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O
Aeroporto Campo de Marte é um dos mais antigos e conhecidos
aeroportos do Brasil. É um aeroporto com administração
compartilhada, com parte da sua área física sob controle do Comando
da Aeronáutica e
outra parte sob a administração da Infraero
- Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, empresa
pública federal brasileira subordinada à SAC
- Secretaria de Aviação Civil. A
Infraero administra o Aeroporto Campo de Marte desde 1979.
Foi o primeiro terminal aeroportuário de São Paulo, um dos primeiros do Brasil, fundado na década de 1920, sendo que hoje não conta mais com linhas aéreas comerciais regulares, predominando o tráfego de helicópteros e aviões de pequeno e médio portes, incluindo jatos executivos e turboélices, a denominada aviação geral. Apresenta a maior movimentação de helicópteros do Brasil e sua infraestrutura contribui para que São Paulo abrigue o maior número de helicópteros no mundo, tendo superado os números de Nova York e Tóquio.
Foi o primeiro terminal aeroportuário de São Paulo, um dos primeiros do Brasil, fundado na década de 1920, sendo que hoje não conta mais com linhas aéreas comerciais regulares, predominando o tráfego de helicópteros e aviões de pequeno e médio portes, incluindo jatos executivos e turboélices, a denominada aviação geral. Apresenta a maior movimentação de helicópteros do Brasil e sua infraestrutura contribui para que São Paulo abrigue o maior número de helicópteros no mundo, tendo superado os números de Nova York e Tóquio.
Oficialmente,
o Aeroporto Campo de Marte está localizado na Avenida Santos Dumont,
número 1979, mas uma parte de sua infraestrutura, a maior parte, aliás, está localizada na Avenida Olavo Fontoura, bem
próxima à Marginal do Rio Tiete, a Avenida
Assis Chateaubriand e a Avenida Castelo Branco. Do
outro lado da Avenida Olavo Fontoura está o Parque Anhembi.
O
Aeroporto Campo de Marte está bem próximo do Terminal
Rodoviário Tietê, do Shopping Center Norte e do Estádio Osvaldo
Teixeira Duarte ou Estádio do Canindé. Ele está rodeado pelos bairros Santana e Casa
Verde, ao norte, e Barra Funda e Bom Retiro ao Sul.
O
Hospital da Aeronáutica, também conhecido como HFASP - Hospital da Força Aérea de São Paulo, importante instituição pública militar, bem conhecida entre aeronautas civis e militares brasileiros, está
localizado dentro do Aeroporto Campo de Marte. Os exames periódicos
obrigatórios realizados nesses profissionais e militares da aviação
são realizados no Hospital da Aeronáutica. Este é um dos motivos
pelos quais o Aeroporto Campo de Marte é considerado entre muitos
civis e militares uma infraestrutura aeronáutica fundamental para
São Paulo.
O
Aeroporto Campo de Marte possui uma pista de pouso pavimentada de
asfalto com aproximadamente 1.600 metros de comprimento. Não é uma
pista comprida ou longa, mas é o suficiente para a operações
visuais e por instrumentos razoavelmente seguras de aeronaves de
pequeno e médio portes, com margem de segurança, desde que as
maiores não estejam no seu peso máximo de decolagem.
O
Aeroporto Campo de Marte é o quinto aeroporto mais movimentado do
Brasil, logo atrás do Aeroporto de Congonhas, também em
São Paulo; do Aeroporto André Franco Montoro / Aeroporto de
Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo; do Aeroporto
Juscelino Kubitschek / Aeroporto de Brasília, na capital do Brasil; e do Aeroporto
Tom Jobim / Galeão, no Rio de Janeiro.
Atualmente
o Aeroporto Campo de Marte está homologado para operações VFR - Visual Flight Rules da aviação geral, incluindo a
aviação executiva e de táxi aéreo. O aeroporto opera com o
sistema de balizamento noturno, que permite operações da aviação
executiva até as 22 horas. Uma das principais diferenças entre voos visuais e voos por instrumentos está no aspecto geral de meteorologia, em que nos voos visuais praticamente não há fenômenos meteorológicos (nevoeiros, por exemplo) que dificultem a visão natural do piloto da aeronave sobre o que se passa no ambiente. Por outro lado, qualquer viagem realizada acima de 5.000 metros de altitude deve, obrigatoriamente, ser realizada sob as regras de voos por instrumentos.
De modo geral, uma eventual homologação das autoridades aeronáuticas brasileiras para operações por instrumentos de qualquer aeroporto no Brasil, conhecidas dentro do meio aeronáutico como IFR – Instrument Flight Rules, é possível apenas com investimentos em um número e variedade maiores de instrumentos e dispositivos de auxílio à navegação e de pousos e decolagens, com a criação de procedimentos padronizados para pousos e decolagens por instrumentos. Os chamados VOR - VHF Omnidirectional Range e ILS - Instrument Landing System são alguns desses instrumentos.
HISTÓRIA
De modo geral, uma eventual homologação das autoridades aeronáuticas brasileiras para operações por instrumentos de qualquer aeroporto no Brasil, conhecidas dentro do meio aeronáutico como IFR – Instrument Flight Rules, é possível apenas com investimentos em um número e variedade maiores de instrumentos e dispositivos de auxílio à navegação e de pousos e decolagens, com a criação de procedimentos padronizados para pousos e decolagens por instrumentos. Os chamados VOR - VHF Omnidirectional Range e ILS - Instrument Landing System são alguns desses instrumentos.
HISTÓRIA
O Aeroporto Campo de Marte é um dos mais antigos aeroportos do Brasil. As atividades operacionais do então campo de pouso da Força Pública, atualmente Polícia Militar Brasileira, foram iniciadas em 1920, sendo ele a primeira infraestrutura aeroportuária da cidade de São Paulo, quando foi construída a primeira pista para pousos e decolagens, bem como um hangar da Força Pública.
É importante dizer que na época de sua criação não havia imóveis residenciais e comerciais em torno do aeroporto como há hoje. Com o passar dos anos, os bairros mais próximos foram se desenvolvendo, com o aumento do número de residências e comércio bem próximos ao aeroporto.
Em 1929, houve uma enchente no local, lembrando que o Rio Tietê passa bem ao lado do aeroporto. Esse evento natural provocou entre as autoridades e funcionários públicos o início de estudos técnicos para a escolha de um local alternativo para criação de mais um aeroporto para São Paulo. O local escolhido foi Congonhas, inaugurado em 1936, próximo aos bairros Jabaquara e Ibirapuera, na zona sul de São Paulo.
Em 1933 foi realizada uma cerimônia de inauguração de voos comercias partindo do Aeroporto Campo de Marte para o interior paulista pela companhia aérea VASP – Viação Aérea São Paulo, para os municípios de São José do Rio Preto, São Carlos, Ribeirão Preto, e para Uberaba, interior do Estado de Minas Gerais.
O Aeroporto Campo de Marte já foi administrado pelo Governo do Estado de São Paulo, em conjunto como o então Ministério do Exército, atualmente Ministério da Defesa. Ele já foi administrado também pela Prefeitura Municipal de São Paulo e pelo Ministério da Aeronáutica, também atualmente Ministério da Defesa. Desde 1958, o Aeroporto Campo de Marte é administrado pelo Governo Federal, diretamente ou indiretamente.
PERFIL DO CAMPO DE MARTE
O Aeroporto Campo de Marte tem uma área total de aproximadamente 2,1 milhões de metros quadrados, o equivalente a 210 hectares. Ele é um aeroporto com administração compartilhada, o que significa que cerca de metade de sua área física, aproximadamente 1,1 milhão de metros quadrados, está sob a administração do Comando da Aeronáutica, por meio do PAMA SP – Parque de Materiais Aeronáuticos de São Paulo, órgão da FAB – Força Aérea Brasileira, do HASP – Hospital de Aeronáutica de São Paulo / HFASP - Hospital da Froça Aérea de São Paulo, do CELOG – Centro de Logística da Aeronáutica, da SDAB – Subdiretoria de Abastecimento e da PASP – Prefeitura da Aeronáutica, instalados nesse local. Sob a administração da Infraero está uma área total de cerca de 1 milhão de metros quadrados.
Sua localização é privilegiada, na zona norte de São Paulo, próxima ao Terminal Rodoviário do Tietê, à Estação Carandiru do Metrô, a importantes avenidas e à Marginal do Rio Tietê, que é via de acesso às rodovias intermunicipais e interestaduais.
No Aeroporto Campo de Marte não é permitida a operação regular de companhias aéreas regionais, entretanto ele é um dos maiores aeroportos em movimento operacional no Brasil, se somados todos os movimentos civis e militares. Em 2015, por exemplo, foram realizadas cerca de 93.000 operações de pousos e decolagens de aeronaves civis e militares, com uma média mensal de cerca de 7.700 movimentos. Mais da metade dessas operações foram realizadas por helicópteros. O aeroporto tem infraestrutura que permite pousos e decolagens noturnos em uma pista de aproximadamente 1.600 metros. No sítio aeroportuário, ou seja, na área do aeroporto, estão construídos 23 hangares para a aviação executiva e 32 concessionários de vários serviços.
Em 2019, por exemplo, foram realizadas cerca de 73.000 operações de pousos e decolagens de aeronaves civis e militares, com cerca de 118.000 passageiros civis, governantes, militares, policiais e pacientes / acidentados transportados, atendendo mais de 900 localidades no Brasil, a maioria delas não atendida por linhas aéreas regulares, sendo este mais um exemplo da importância do aeroporto. Além disso, atualmente, o aeroporto gera cerca de 470 empregos diretos, incluindo prestadores de serviços e servidores públicos da Infraero e de outros órgãos públicos, com um total de quase R$ 20 milhões em arrecadação por meio de tributos e concessões.
No
Aeroporto Campo de Marte as atividades operacionais são voltadas,
essencialmente, à aviação executiva, incluindo táxi-aéreo, às
escolas de pilotagem, incluindo o Aeroclube de São Paulo, um
dos mais tradicionais do Brasil e o maior da América Latina, fundado em 1931; e aos serviços aerotáticos da Polícia Civil e da Polícia
Militar.
O
Aeroporto Campo de Marte tem importância histórica, nele foi
realizada uma grande variedade de eventos sociais e religiosos,
incluindo a visita do papa Bento XVI em 2007 e a realização do
encontro religioso evangélico para a gravação do DVD e do CD do
grupo musical Diante do Trono em 2003. O aeroporto também tem
importância econômica, movimenta milhões de reais da economia de
São Paulo, gera uma grande soma de recursos arrecadados na forma de
impostos e taxas e gera centenas de empregos diretos e indiretos.
Com
o avanço da tecnologia de propulsão e sistemas, a tendência é que
as operações de pousos e decolagens de aviões e helicópteros no
Aeroporto Campo de Marte se tornem mais seguras e os níveis de
ruídos gerados a partir do aeroporto sejam reduzidos.
O
Aeroporto Campo de Marte também tem importância ambiental e
ecológica, cerca de 1/3 de sua área total é coberta por mata
nativa, contribuindo inclusive para absorção da água das chuvas,
já que uma grande parte de seu solo está descoberta, ou seja, não
está impermeabilizada por asfalto, calçadas e construções, como
infelizmente acontece na maior parte da área total da cidade de São
Paulo.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
- Localização: Cidade de São Paulo;
- CEP / ZIP code / Post code: 02012-010
- Coordenadas geográficas: 23º30'25"S / 46º38'03"W
- Propriedade do solo: Prefeitura Municipal de São Paulo;
- Código IATA: MAE
- Código ICAO: SBMT
- Administração: Infraero e FAB - Força Aérea Brasileira;
- Telefone Geral: (11) 2223-3701 (fixo);
- Sala AIS: (11) 2221-0428 (fixo);
- Ouvidoria Infraero: 0800-7271234
- Uso: Público, militar e governamental;
- Inauguração: 1920
- Altitude: 722 metros;
- Movimentação em 2012: Aprox. 392 mil passageiros;
- Movimentação em 2012: Aprox. 143 mil aeronaves;
- Movimentação em 2014: Aprox. 185 mil passageiros;
- Movimentação em 2014: Aprox. 116 mil aeronaves;
- Movimentação em 2019: Aprox. 118 mil passageiros;
- Capacidade máxima: 450 aeronaves;
- Pista de pouso: Cabeceiras 12 e 30;
- Pista de pouso: Aprox. 1.600 metros (asfalto);
- Pista de pouso: PCN 16
- Homologação: VFR / 6 hrs até 22 hrs;
PRINCIPAIS CONCESSIONÁRIOS
AEROCLUBE DE SÃO PAULO
O tradicional Aeroclube de São Paulo é uma das mais icônicas escolas de aviação do Brasil. Ele foi fundado em 1931 e é considerado uma parte da história da aviação brasileira, tanto no aspecto do ensino teórico e instrução prática de profissões da aviação civil quanto no incentivo da cultura aeronáutica na sociedade brasileira. Esse importante aeroclube brasileiro oferece vários cursos profissionais ligados à atividade de transporte aéreo e atividades desportivas aéreas, entre eles os cursos de Piloto Privado, Piloto Comercial, Instrutor de Voo, IFR - Instrument Flight Rules, Bimotor e Comissário de Bordo.
Ele é uma das mais representativas entidades de ensino da área de aviação civil no Brasil, com mais de 20.000 pilotos formados desde sua fundação em 1931. Esse aeroclube ocupa uma área total de cerca de 18.000 m² do Aeroporto Campo de Marte, desse total sendo cerca de 6.000 m² de área construída, incluindo hangares e salas de aula. O aeroclube dispõe de vários modelos leves de aeronaves para instrução prática, entre eles o Piper Cherokee, o Embraer Tupi, o Embraer Corisco e o Piper Seneca.
ICON AVIATION
A empresa de táxi aéreo Icon Aviation é uma das maiores e mais conceituadas prestadoras de serviços de fretamento de aeronaves no Brasil. Ela é a empresa resultante de fusão da CB Aviation com a Global Aviation, ambas então também prestadoras desse mesmo serviço. Atualmente, a empresa tem entre seus sócios o empresário Michael Klein, que é um empresário do ramo de varejo, dono da Via Varejo / Casas Bahia, inclusive.
Atualmente, a Icon Aviation só trabalha com aeronaves de primeira linha, entre elas jatos da Gulfstream, da Cessna Aircraft / Textron, da Embraer e da Dassault Falcon, turboélices da Beechcraft e da Pilatus e helicópteros da Agusta / Leonardo. A empresa também presta serviços de gerenciamento de aeronaves, assessoramento para compra e venda de aeronaves, incluindo os trâmites de importação e exportação, quando for o caso, gestão de propriedade compartilhada de aeronaves, hangaragem e atendimento de pista.
HANGAR TUCSON
AUDI HELICÓPTEROS
A Audi Helicópteros é representante e distribuidora no Brasil da marca de helicópteros Robinson. A empresa também presta serviços de hangaragem, manutenção e catering, atendimento de pista e assessoramento para compra e venda de helicópteros, incluindo os trâmites de importação e exportação, quando for o caso.
HELIBRAS
AIRBUS HELICOPTERS
A grande e tradicional Helibras é a única fabricante de helicópteros certificados a turbina do Brasil e a única subsidiária da Airbus Helicopters na América Latina. Ela foi fundada em 1978, em Minas Gerais, pela então fabricante aeroespacial e aeronáutica Aerospatiale, conhecida atualmente como Airbus Group. Em 1998, a empresa inaugurou um centro de manutenção de helicópteros e um escritório da marca Eurocopter / Helibras no Aeroporto Campo de Marte, para atender clientes em geral e potenciais clientes.
Segundo a própria empresa, ela detém um market shake (participação de mercado) de cerca de 50% do mercado brasileiro de helicópteros civis e militares.
JP MARTINS
A tradicional JP Martins é uma empresa brasileira dedicada ao setor de aviação geral, desempenhando principalmente atividades de manutenção de aeronaves a pistão e turboélice da linhagem Piper e Embraer. Ela foi fundada em 1965 pelo empresário Jeremias Martins, que, posteriormente, assumiu a representação no Brasil da fabricante americana de aviões de pequeno porte Piper Aircraft.
Ela é a maior revendedora de aeronaves da marca Piper fora dos Estados Unidos e recentemente assumiu também a representação da fabricante francesa de aviões monomotores turboélice Daher, conhecida anteriormente como EADS Socata.
VEJA TAMBÉM
- Aileron (Indústria Aeronáutica)
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan (Indústria Aeronáutica)
- Trimotor (Indústria Aeronáutica)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor (Indústria Aeronáutica)
- Beechcraft (Indústria Aeronáutica)
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor (Indústria Aeronáutica)
- Piper Arrow
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- Bombardier Learjet 45
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Bombardier Learjet 60
- Galvanização (Química)
- Monomotor (Indústria Aeronáutica)
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Helicopters MD 900 Explorer
- Cessna 210 Centurion
- MD Helicopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Gates Learjet 55
- Cessna Citation Encore
- Gates Learjet 35
- Cessna Citation Excel
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Apicultura (Mel e Própolis)
- Cessna Citation III
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft (Indústria Aeronáutica)
- Satélites (Telecomunicações)
- Cirrus SR20
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Decolagem (Aviação)
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Embraer Phenom 300
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Rumo ALL (Companhia Ferroviária)
- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Cessna 182 Skylane
- Saneamento Básico
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Energia Solar Fotovoltaica
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Paul Mauriat (Música)
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- tormscope (Meteorologia)
- Material Composto
- Socata TBM
- Segurança Privada
- Leonardo AW119 Koala
- Socata TB
- Drones
- Bell 407
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft (Indústria Aeronáutica)
- James Bond (Cinema)
- Mooney M20K Encore
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bell 222
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Vector Fox V5
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD600 Notar
- Inércia (Física)
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Airbus H125 / Helibras AS350 Esquilo
- Cessna Citation CJ3
- Cessna Citation Ultra
- Cessna 208A Caravan
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Sistema Métrico Decimal
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bell 427
- Bell 430
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation VII
- Bombardier Learjet 40
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Aero Boero AB-180
- Champion 8KCAB Super Decathlon
- Bellanca 8KCAB Super Decathlon
- Let L-410 Turbolet
- Aero Boero AB-115
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Lockheed Hercules (Força Aérea Brasileira)
- Aeroporto Regional de Maringá
- Cessna 177 Cardinal
- Airbus H120
- Aquecedor Solar de Água
- Honda HA-420 HondaJet
- Airbus H135
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Prefeitura Municipal de São Paulo: http://www.cidadedesaopaulo.com/sp/br/o-que-visitar/atrativos/pontos-turisticos/3973-aeroporto-campo-de-marte
- Infraero: http://www.infraero.gov.br/index.php/br/aeroportos/sao-paulo/aeroporto-campo-de-marte.html
- Guia Quatro Rodas / Abril: https://www.saraiva.com.br/guia-quatro-rodas-1200-cidades-edicao-especial-175444.html
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/empresa-de-taxi-aereo-de-michael-klein-ganha-novo-nome_3551.html
- Icon Aviation: http://www.iconaviation.com.br/detalhes/campo-de-marte/
- Audi Helicópteros: http://www.helicopteros.com.br/hangar-tucson
- Aeroclube de São Paulo: http://aeroclubesp.com.br/
- Força Aérea Brasileira: https://www.fab.mil.br/organizacoes/mostra/225/Hospital%20de%20For%C3%A7a%20A%C3%A9rea%20de%20S%C3%A3o%20Paulo
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aeroporto_Campo_de_Marte
- Site Canal Piloto: http://canalpiloto.com.br/guia-para-novas-reas-da-terminal-sao-paulo/
- Governo de São Paulo: http://www.saopaulo.sp.gov.br/visitadopapa/mapa/campodemarte.htm
- Flight Market: http://www.flightmarket.com.br/pt/anuncio/aeroporto/SBMT
- Site Jus Brasil: http://folha-online.jusbrasil.com.br/noticias/2908392/disputa-entre-prefeitura-e-uniao-pelo-campo-de-marte-vai-ao-stf
- ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil: http://www2.anac.gov.br/biblioteca/portarias/2010/PA2010-0864.pdf
- Site Jus Brasil: http://estadao.jusbrasil.com.br/noticias/2907136/stj-diz-que-campo-de-marte-e-da-prefeitura
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/o-aeroporto-campo-de-marte-sera-desativado-ou-privatizado_4709.html
- Site Tecnodefesa: https://tecnodefesa.com.br/associacao-brasileira-de-aviacao-geral-repudia-ideia-de-fechar-campo-de-marte/
- USP - Universidade de São Paulo: Imagens
- Cultura Aeronáutica: Imagem
- Gafisa: Imagem
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.