MOONEY M20K ENCORE
MOONEY M20K 231 (TURBO)
MOONEY M20K 252TSE (TURBO)
MOONEY M20K ENCORE (TURBO)
FAMÍLIA MOONEY M20
SÉRIE MOONEY M20
INTRODUÇÃO
Logo acima,
o modelo Mooney M20K Encore, um dos principais integrantes da família Mooney M20, um modelo de aeronave robusto e econômico, com
manutenção simples e barata. Entre pilotos, um dos mais desejados e
admirados aviões monomotores a pistão. Logo abaixo, mais uma imagem do bonito avião monomotor a pistão, cujas principais características são a construção exemplar, a aerodinâmica refinada, o bom nível de equipamentos e aviônicos de série e a boa motorização, com boa potência.
O Mooney M20K 231 é uma econômica e robusta aeronave monomotor executiva a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens interestaduais e intermunicipais (rotas domésticas), criada, desenvolvida e fabricada em série e em larga escala a partir da década de 1970, nos Estados Unidos, pela Mooney Aircraft, posteriormente Mooney International, que utilizou como base para sua criação outros modelos semelhantes de aviões a pistão de pequeno porte do mesmo fabricante, da mesma família Mooney M20, entre eles o Mooney M20J 201.
Já o Mooney M20K 252TSE é uma econômica e robusta aeronave monomotor executiva a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens interestaduais e intermunicipais, criada, desenvolvida e fabricada em série e em larga escala a partir da década de 1980 nos Estados Unidos pela Mooney Aircraft, que utilizou como base para sua criação outros modelos semelhantes da mesma família, principalmente o Mooney M20K 231.
Já o Mooney M20K Encore é uma econômica e robusta aeronave monomotor executiva a pistão de pequeno porte, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros em viagens interestaduais e intermunicipais, criada, desenvolvida e fabricada em série durante a década de 1990 nos Estados Unidos pela Mooney Aircraft, que utilizou como base para sua criação outros modelos semelhantes da mesma família, principalmente o Mooney M20K 252TSE.
Esses três modelos da família Mooney M20 são reconhecidos pelos mercados estadunidense (americano), sul-americano (incluindo o brasileiro), o canadense e europeu como de qualidade superior de projeto e de construção, eles estão entre os mais respeitados projetos de monomotores a pistão para uso executivo, com manutenção simples e fácil de pilotar.
Durante as décadas de 1970, 1980 e 1990, os seus principais concorrentes no mercado mundial de aviões monomotores a pistão foram o americano Cessna 182 Skylane, o francês Socata TB20 Trinidad, o americano Piper PA-28R (equivalente ao Embraer EMB-711 Corisco, fabricado sob licença no Brasil) e o americano Beechcraft Bonanza.
O monomotor a pistão americano Cirrus SR22 está na mesma categoria de aviões leves para uso executivo de quatro lugares, mas chegou ao mercado mundial apenas a partir da década de 2000, portanto não chegou a competir diretamente com os três modelos da família Mooney M20 citados acima.
A MOONEY CORPORATION
A tradicional fabricante americana de aviões monomotores a pistão Mooney International Corporation é considerada uma grife entre pilotos de aviões. É uma das mais tradicionais, respeitadas e admiradas fabricantes de aviões monomotores a pistão de pequeno porte, fundada em 1948, inicialmente como Mooney Incorporated, pelo engenheiro Albert Mooney, em Kerrville (com dois "r" mesmo), no estado norte-americano do Texas.
A tradicional fabricante americana de aviões monomotores a pistão Mooney International Corporation é considerada uma grife entre pilotos de aviões. É uma das mais tradicionais, respeitadas e admiradas fabricantes de aviões monomotores a pistão de pequeno porte, fundada em 1948, inicialmente como Mooney Incorporated, pelo engenheiro Albert Mooney, em Kerrville (com dois "r" mesmo), no estado norte-americano do Texas.
Conhecida anteriormente como Mooney Incorporated e Mooney Aircraft, a empresa foi comprada em 2013 pelo fundo chinês de investimentos Meijing Group / Soaring America, que decidiu manter as instalações da fabricante em território americano e decidiu dar continuidade ao legado de seu fundador, o icônico projetista Albert Mooney.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Logo acima, o pequeno
Mooney M20K Encore e sua curiosa deriva com bordo de ataque paralelo
com o eixo vertical da aeronave, um pequeno ícone da aviação executiva. Essa é uma característica curiosa de todos os modelos Mooney fabricados, desde os mais clássicos até os mais modernos. Logo abaixo, imagem da cabine de passageiros desse monomotor a
pistão, com bom acabamento geral.
A família Mooney M20 é uma longa e bem sucedida linhagem ou série de aviões monomotores a pistão, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e até três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, criada, desenvolvida e fabricada em série e em larga escala a partir da década de 1950, com mais de 60 anos acumulados de fabricação seriada, com algumas interrupções curtas na linha de produção devido a fatores conjunturais, com a grande maioria dos modelos com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, sem pressurização, com asas baixas e retas e trem de pouso triciclo retrátil.
Para facilitar o entendimento e a compreensão do público usuário e dos profissionais de aviação, essa linhagem Mooney M20 é composta por mais de 20 versões criadas e fabricadas durante as décadas de 1950, 1960, 1970, 1980, 1990, 2000 e 2010, que foram agrupadas em três ramos, apelidados pelo mercado como Mooney's Curtos, Mooney's Médios e Mooney's Longos, com fuselagens curtas, médias e longas, respectivamente. Os três modelos ou versões que levam a letra K junto ao nome Mooney M20, nomeados como Mooney M20K 231, Mooney M20K 252TSE e Mooney M20K Encore possuem fuselagens médias, com quase 8 metros de comprimento total, com cerca de 25 centímetros a mais de comprimento de cabine em relação aos chamados Mooney's Curtos, portanto com mais espaço para as pernas dos passageiros dos dois assentos traseiros.
De modo geral, desde a década de 1950, a família Mooney M20 é reconhecida pelo mercado aeronáutico mundial como sendo uma das robustas e mais performáticas famílias de aviões monomotores a pistão da história da indústria aeronáutica mundial, com robustez estrutural das fuselagens semimonocoque, com aerodinâmica refinada, com motorizações potentes e sistemas hidráulico, elétrico e eletrônico confiáveis. Alguns fãs mais apaixonados pelos modelos dessa família apelidaram-nos de "Porsche's com Asas".
Entre as pouquíssimas exceções estão os primeiros modelos fabricados durante a década de 1950, com alguns componentes estruturais das asas em madeira, que apresentaram problemas de resistência e durabilidade, a maioria sendo posteriormente retrofitada para componentes de metal, portanto mais confiáveis. Mesmo assim é recomendada alguma cautela antes de fechar negócio para aquisição dessas unidades, caso tenha interesse.
Com os modelos Mooney M20K 231, Mooney M20K 252TSE e Mooney M20K Encore a história é bem diferente. Durante as fases de criação e desenvolvimento, os projetos desses três modelos contaram com a participação do projetista LeRoy LoPresti, com ênfase em características de estética apurada, aerodinâmica refinada, bom acabamento, construção exemplar das fuselagens e asas e motorização potente. Trata-se de modelos que passaram por uma variedade de melhorias, modernizações e refinamentos.
MOONEY M20K 231
Logo acima, o pequeno Mooney M20K 231, a partir da década de 1970, com motor Continental turbo, desenvolvido e fabricado pela Mooney Aircraft para atender as necessidades dos clientes por mais velocidade e altitude de cruzeiro. Logo abaixo, o cockpit ou cabine de comando de um exemplar submetido a um upgrade de aviônicos, com stormscope, GPS e TCAS, itens recomendados.
O pequeno Mooney M20K 231 é um avião monomotor a pistão de asa baixa, trem de pouso triciclo retrátil e construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele foi projetado, desenvolvido e fabricado em série e em larga escala pela Mooney Aircraft a partir da década de 1970 e tem capacidade para transportar um piloto e três passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais.
Especificamente, esse modelo de avião é um derivado direto, com motorização turbo e de seis cilindros, inclusive, de outros modelos Mooney da família Mooney M20, principalmente o Mooney M20J 201, e tem entre suas principais utilidades o transporte executivo, transporte pessoal, transporte de turismo e de passeio.
Ele é um dos modelos de aviões mais vendidos da família Mooney M20, com mais de 880 unidades fabricadas entre 1978 e 1985, embora nos primeiros anos de fabricação, entre 1978 e 1982, tenha apresentado um problema de superaquecimento dos motores Continental TSIO-360-GB, com turbo RayJay, com waste-gate fixo, nada grave, mas que teria lhe causado um sério problema de reputação no mercado caso a própria fabricante americana Teledyne Continental não tivesse tomado a iniciativa de oferecer gratuitamente um retrofit para todos os motores submetidos a overhaul (revisão geral) na própria fábrica. Assim, esses motores passaram a ter a designação Continental TSIO-360-LB, já com as melhorias implementadas.
Por outro lado, o Mooney M20K 231 é um modelo de monomotor apreciado por pilotos, por suas características de aerodinâmica refinada, com speed brakes sobre as asas, inclusive, facilidade de pilotagem, economia de combustível e mecânica focada na performance. O acabamento da cabine é razoável, nada excepcional.
O sistema elétrico com um gerador de 60 ampères e 14 volts é o suficiente para suprir de energia os aviônicos IFR essenciais da aeronave, equipamentos e dispositivos, incluindo as luzes externas de navegação, luzes de posição / estroboscópicas de ponta de asa e os faróis de táxi / aterragem. Mas havia relatos, na época, de que a instalação de equipamentos adicionais, aviônicos, inclusive, por meio de upgrades poderia forçar demais o sistema, portanto é preciso verificar antes da instalação quais itens de conforto, segurança e desempenho a mais ele suporta.
A alta qualidade geral de projeto e de construção da fuselagem e das asas do Mooney M20K 231 é comparada aos aviões da série Beechcraft Bonanza, com robusta estrutura semimonocoque da fuselagem do tipo gaiola tubular protetora que envolve a cabine e protege, até certo ponto, é claro, o piloto e os passageiros em caso de acidente.
MOONEY M20K 252TSE
Logo acima, o pequeno Mooney M20K 252TSE, com motor Continental turbo melhorado, mais potente e com intercooler, inclusive, fabricado em série a partir da década de 1980. Logo abaixo, o cockpit ou cabine de comando de um exemplar submetido a algum upgrade de aviônicos, também com stormscope, GPS e TCAS, itens que melhoram fortemente a segurança de voo.
O pequeno Mooney M20K 252TSE é um avião monomotor a pistão de asa baixa, trem de pouso triciclo retrátil e construção convencional em alumínio e ligas metálicas. Ele foi projetado, desenvolvido e fabricado em série pela Mooney Aircraft a partir da década de 1980 e tem capacidade para transportar um piloto e três passageiros. Esse avião é um modelo diretamente derivado do Mooney M20K 231, ele é uma versão melhorada, com motorização turbo Continental TSIO-360-MB1 reformulada, inclusive, e tem entre suas principais utilidades o transporte executivo, transporte de turismo e de passeio.
É um dos modelos de aeronaves monomotoras mais desejados entre pilotos, por suas admiradas características de aerodinâmica refinada, com speed brakes Precise Flight sobre as asas, inclusive, facilidade de pilotagem, economia de combustível e mecânica apurada e simples, o que resulta em facilidade de manutenção.
Entre as principais mudanças implementadas nessa versão Mooney M20K 252TSE, cuja sigla TSE significa Turbo Special Edition está o motor turbo Continental TSIO-360-MB1, com seis cilindros horizontais opostos, com 210 hp de potência, com novo sistema de indução e resfriamento, com intercooler / aftercooler e turbo Garrett AiResearch, com válvula waste-gate variável (válvula de controle de pressão do turbo), com coletor de admissão e coletor de escape sintonizados e hélice bipá McCauley de passo variável ou velocidade constante, resultando em uma velocidade de cruzeiro de até 380 km/h, com 85% de potência.
O sistema elétrico com um gerador de 70 ampères e 28 volts, também com alternador duplo ou dois alternadores, é o suficiente para suprir de energia todos os aviônicos IFR, equipamentos e dispositivos, incluindo as luzes externas de navegação, luzes de posição / estroboscópicas de ponta de asa e os faróis de táxi / aterragem. Além disso, uma bomba de vácuo de reserva, com acionamento elétrico, foi instalada nesse modelo como equipamento padrão.
A alta qualidade geral de projeto e de construção da fuselagem e das asas do Mooney M20K 252TSE também é comparada aos aviões da série Beechcraft Bonanza, com robusta estrutura semimonocoque da fuselagem do tipo gaiola tubular protetora. Assim como nos aviões Bonanza, o acabamento em couro do Mooney M20K 252TSE é exemplar, com ajustes de altura, complementados por bocais de ventilação no teto e luzes de leitura.
Além disso, ele possui faróis de pouso embutidos na carenagem do motor; refrigeração ou arrefecimento do motor melhorado, inclusive com tomadas de ar maiores, com cowl-flape único, com atuação elétrica; asas de perfil laminar, com dois tanques integrais no total, com capacidade para até 280 litros de gasolina de aviação; flapes de atuação elétrica;
Considerando os padrões da época em que foi fabricado o avião, a década de 1980, o seu painel de comando era completo, com aviônicos King, incluindo piloto automático KAP-150 de dois eixos, acoplado ao giro e ao HSI, modelo KI-525A; dois ADF's - Automatic Direction Finder; um VOR - VHF Omnidirection Range; e um DME - Distance Measuring Equipment. Além disso, a aeronave possui um Stormscope da marca 3M, um medidor de TIT - Turbine Inlet Temperature, pressão de admissão, RPM, fuel flow ou medidor de consumo de combustível, três manetes convencionais, indicadores de posição do flap, vacuômetro / luz de alerta, pressão e temperatura do óleo, CHT, nível de combustível nos tanques e indicador de carga dos alternadores.
MOONEY M20K ENCORE
O pequeno Mooney M20K
Encore é um avião monomotor a pistão de asa baixa, trem de pouso
triciclo retrátil e construção convencional em alumínio e ligas
metálicas. Ele foi projetado e fabricado pela Mooney Aircraft na década de 1990 e tem capacidade para transportar um piloto
e três passageiros. Esse avião é um modelo diretamente derivado do Mooney M20K 252TSE, com várias melhorias, incluindo aviônicos mais modernos e precisos e acabamento superior. Entre suas principais
utilidades está o transporte executivo, transporte de turismo e de
passeio.
É um dos modelos de
aeronaves monomotoras mais desejados entre pilotos, por suas
admiradas características de aerodinâmica refinada, com speed
brakes sobre as asas, inclusive, facilidade de pilotagem,
economia de combustível e mecânica apurada e simples, o que resulta
em facilidade de manutenção. Além disso, o acabamento é bom e
possui alguns toques de sofisticação e refinamento, como luzes
de leitura e bocais de ventilação posicionados no teto e bancos de couro.
O sistema elétrico com um
gerador de 70 ampères e
duas baterias é o
suficiente para suprir de energia todos os aviônicos, equipamentos e
dispositivos, incluindo as luzes externas de navegação, luzes de
posição / estroboscópicas de ponta de asa e os faróis de táxi /
aterragem. Além disso, a Mooney Aircraft / Mooney International foi
e é conhecida por ser criteriosa na seleção de aviônicos para
seus modelos, que no caso do Mooney M20K Encore a marca escolhida
durante a década de 1990 foi a Bendix
King, com o piloto automático KAP-150 de dois eixos, o GPS KLN94, o Nav Com KX 155 /
165, o transponder KT-76C, o stormscope BF Goodrich WX-950, o DME KN-64, entre
outros. O TCAS pode ser comprado separadamente e instalado em uma
oficina autorizada de confiança.
A alta qualidade geral de
projeto e de construção do Mooney M20K Encore é comparada aos
aviões da série Beechcraft Bonanza, com robusta estrutura
semimonocoque da fuselagem do tipo gaiola tubular protetora. O Mooney M20K Encore possui ainda
duas longarinas nas asas, que por sua vez têm nervuras extrudadas em
liga leve.
Embora seja considerado o melhor entre os três modelos Mooney M20K, o Mooney M20K Encore vendeu apenas 27 unidades, o que é uma pena.
MERCADO
Os três modelos Mooney M20K são derivados melhorados da família Mooney M20, a série de aviões mais
bem sucedida da Mooney Aircraft e uma das mais bem sucedidas da
história da indústria aeronáutica mundial, com mais de 11.000
unidades fabricadas desde a década de 1950, reconhecida
pelo mercado aeronáutico, principalmente entre pilotos, como uma das
melhores e mais refinadas famílias de aviões monomotores que
existem, fáceis de pilotar e, a grande maioria, confiável.
São vários modelos de
aviões dessa família, todos semelhantes no aspecto estético, na
qualidade de construção e no refinamento aerodinâmico, com várias
opções de motores das marcas Lycoming e Continental, que estão entre as mais bem sucedidas fabricantes de motores
aeronáuticos a pistão do mundo.
Em relação ao seu predecessor Mooney M20J 201, os três modelos Mooney M20K apresentaram melhorias significativas de performance, principalmente com a adição do turbo, o que, na prática os tornou versões
que representam um passo à frente em relação aos demais modelos de aviões monomotores da Mooney Aircraft.
O Mooney M20K Encore, por
exemplo, foi projetado e fabricado com um melhor isolamento
térmico-acústico na sua parede de fogo, esta uma parte ou peça
metálica que separa o cockpit do avião e o seu nariz, no qual está
fixado o motor, resultando em uma sensível redução dos níveis de
ruído dentro do avião, inclusive no voo de cruzeiro. Além disso, a Mooney Aircraft conseguiu, na década de 1990, tornar o uso da motorização turbo mais prática e econômica que nos monomotores predecessores da família Mooney M20, graças ao avanço da tecnologia dessa motorização, com a adoção de mais sensores e dispositivos de proteção do motor, inclusive.
Vários switches /
interruptores foram transferidos do painel para o teto do cockpit,
tornando a operação do avião mais adequada para os pilotos. Além
disso, o Mooney M20K Encore foi fabricado e oferecido no mercado, na
década de 1990, com três pacotes de equipamentos e instrumentos, o
primeiro deles, o Pacote Standard, com um conjunto básico de
instrumentos IFR – Instrument Flight Rules, o segundo, chamado
Classic Group, com piloto automático de dois eixos, GPS e intercom,
e o terceiro, mais completo, o Classic Plus, com seletor de
velocidade vertical, diretor de voo e stormscope BF Goodrich WX950.
O pacote Standard incluía
também a bomba de vácuo auxiliar, o alternador de reserva, os speed brakes
ou freios aerodinâmicos, o sistema de oxigênio, já que se trata de
um avião com motorização turbo, o seletor de altitude, luzes de
reconhecimento, o plug de energia auxiliar, ajustes de posição dos
assentos dianteiros e o desembaçador de pára-brisa.
NO BRASIL
Logo
acima, um Mooney M20K Encore em seu habitat natural, um aeródromo típico de uma cidade do interior, com pista pavimentada, embora seja possível também a operação a partir de pistas de pouso de leito natural, ou seja, pistas de pouso de terra. Logo
abaixo, um painel convencional de um Mooney M20K Encore da década
de 1990, com vários instrumentos analógicos, mas completo para voos
por instrumentos.
Os aviões da Mooney
Aircraft / Mooney International sempre foram e ainda são conhecidos
pelos usuários e bem vendidos nos Estados Unidos, no Canadá e na
Europa. Porém, no Brasil eles não são um sucesso de vendas, embora com um pouco de atenção e tempo seja possível encontrar pela
Internet uma quantidade razoável deles disponível aqui no Brasil
para venda, no mercado de aeronaves usadas. A importação também é
possível, mas a aeronave chegaria aqui no Brasil com preço cerca de
30% mais alto, em função dos impostos e outras despesas e gastos
variados.
Pela robustez e
resistência características do projeto e pela capacidade de pousar
e decolar em pistas de pouso sem pavimentação, foi escolhido por empresários, executivos e agropecuaristas brasileiros como o
seu meio de transporte para visitas às suas fazendas, às filiais de
empresas, fornecedores e revendedores.
FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
MOONEY M20K ENCORE
- Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 380 km/h (85% potência);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 350 km/h (75% potência);
- Comprimento: Aprox. 8 metros;
- Envergadura: Aprox. 11 metros;
- Altura: Aprox. 2,6 metros;
- Motorização (potência): Continental TSIO 360 turbo (220 hp);
- TBO (tempo entre revisões): 1.800 horas;
- Hélice: McCauley duas pás;
- Turbo: Garrett, com intercooler;
- Controle de combustível: Shadin;
- Teto de serviço: Aprox. 7.000 metros (com oxigênio);
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros (sem oxigênio);
- Consumo médio (AVGAS): Aprox. 63 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,06 litro / passageiro / km voado;
- Alcance: Aprox. 1.400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (lotado / dias quentes);
- Trem de pouso: Triciclo retrátil, com amortecedores de borracha;
- Peso máximo decolagem: Aprox. 1.400 kg;
- Engenheiro do Mooney M20K: Thomas Bowen e Roy LoPresti;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 250 mil (usado / bom estado de conservação);
MOONEY M20K 252TSE
- Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 380 km/h (85% potência);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 350 km/h (75% potência);
- Comprimento: Aprox. 8 metros;
- Envergadura: Aprox. 11 metros;
- Altura: Aprox. 2,6 metros;
- Motorização (potência): Continental TSIO-360-MB1 turbo (210 hp);
- TBO (tempo entre revisões): 1.800 horas;
- Hélice: McCauley de duas pás;
- Turbo: Garrett, com intercooler;
- Controle de combustível:
- Teto de serviço: Aprox. 7.500 metros (com oxigênio);
- Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros (sem oxigênio);
- Consumo médio (AVGAS): Aprox. 63 litros / hora (lotado / 75% potência);
- Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,06 litro / passageiro / km voado;
- Alcance: Aprox. 1.400 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
- Pista de pouso: Aprox. 1.000 metros (lotado / dias quentes);
- Trem de pouso: Triciclo retrátil, com amortecedores de borracha;
- Peso máximo decolagem: Aprox. 1.400 kg;
- Engenheiro do Mooney M20K: Thomas Bowen e Roy LoPresti;
- Preço (no Brasil): Aprox. US$ 250 mil (usado / bom estado de conservação);
SEGURANÇA DE VOO
Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de decolagens realizadas, considerando a média mundial. No entanto, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, o Japão, a Coreia do Sul, a Austrália e a Nova Zelândia, os números de acidentes para cada um milhão de viagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais.
Até o momento, os três modelos Mooney M20K da família ou linhagem de aviões de pequeno porte Mooney M20 se envolveram e/ou foram envolvidos em 95 ocorrências graves com vítimas fatais em várias partes do mundo, o equivalente a cerca de 9% do número total de aeronaves fabricadas.
ONDE COMPRAR
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
- Aeronaves à Venda (classificados): https://www.aeronavesavenda.com/
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
- Controller Aircraft (no exterior): https://www.controller.com/
GALERIA DE IMAGENS
Logo acima, o bonito Mooney M20K 252TSE em uma imagem da década de 1980, um dos mais desejados monomotores a pistão do mundo na época, com performance superior aos seus principais concorrentes. Logo abaixo, o painel de comando ou cockpit completo do avião, considerando os padrões da época, é claro.
Logo acima, imagem em close do trem de pouso do Mooney M20K Encore, do tipo trailing link, mas com amortecimento em peça de borracha, uma opção comum do fabricante nos seus modelos. Logo abaixo, um painel de comando com upgrade para instrumentos mais modernos, incluindo um GNSS / GPS Garmin, item recomendado pelo blog.
VEJA TAMBÉM
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- Satélites (Telecomunicações)
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- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- Fokker F27
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Embraer Phenom 300
- Embraer ERJ-135 Regional Jet
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Sukhoi SuperJet 100
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Fokker F-50
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Fokker F-100
- Embraer ERJ-140 Regional Jet
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Cessna 182 Skylane
- Leonardo AW119 Koala
- Drones
- Bell 407
- Neiva Paulistinha
- Piper Cub
- Piper Aircraft (Indústria Aeronáutica)
- James Bond (Cinema)
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bell 222
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Embraer E-Jet
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD600 Notar
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Cessna Citation CJ3
- Embraer E-190
- Boeing 717
- Cessna Citation Ultra
- Cessna 208A Caravan
- Bombardier CRJ200
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Sistema Métrico Decimal
- Bombardier Dash 8-300
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- Bombardier CRJ-700
- Bell 427
- Cessna Citation XLS+
- Cessna Citation XLS
- Embraer E-175
- Bell 430
- Embraer E-195
- Gates Learjet 36
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Cessna Citation I
- Embraer E-195
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
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REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE
LEITURA
- Site da AOPA – Associação: https://www.aopa.org/news-and-media/all-news/1997/august/pilot/mooney-encore
- Aero Magazine / UOL: http://aeromagazine.uol.com.br/
- Mooney Events: http://www.mooneyevents.com/chrono.htm
- Flap Internacional: http://www.revistaflap.com.br/
- Revista Voar - Internacional de Aviação
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mooney_M20
- Mooney International (em inglês): https://www.mooney.com/
- Aviation Consumer (em inglês): https://www.aviationconsumer.com/aircraftreviews/mooney-m20k-231-252tse-encore/
- Flight Safety Foundation (em inglês): https://aviation-safety.net/wikibase/type/M20T
- Mooney (em inglês): https://www.mooney.com/
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Mooney_M20
- Revista SkyDive Air & Sports
- Aviation Consumer (em inglês): http://www.aviationconsumer.com/airplanereviews/reviews.html?letter=M
- Revista Avião Revue: http://www.aviaorevue.com/
- Air Facts Journal (em inglês): http://airfactsjournal.com/2014/03/whats-wrong-mooney-pilots-lot/
- Mooney Pilots (em inglês): http://www.mooneypilots.com/mapalog/M20K231%20Eval%20Files/M20K231_Eval.htm
- Mooney (divulgação): Imagens
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