NEW ORDER (MÚSICA)

NEW ORDER
BERNARD SUMNER
STEPHEN MORRIS
GILLIAN GILBERT
PHIL CUNNINGHAN
TOM CHAPMAN
PETER HOOK

INTRODUÇÃO
Antes e depois: Bem criativo e original, o New Order é uma das mais emblemáticas, originais, ousadas, inovadoras e respeitadas bandas musicais de house music e techno music, com auge alcançado nas décadas 1980 e 1990, e ainda hoje é usado como ponto de referência em qualidade musical por produtores musicais, por músicos, pela mídia e pela crítica. É um exemplo ainda hoje lembrado de música eletrônica urbana sofisticada, com letras reflexivas e descritivas de personagens em fases de crises existenciais.
O New Order é uma criativa, inovadora, influente e ousada banda de música pop, com elementos integrados de música house, rock, música techno e música trance, formada na década de 1980 em Manchester, na Inglaterra, e com músicas de qualidade reconhecida pelo mercado, pela mídia e pela crítica lançadas nas décadas de 1980 e 1990 pela Factory Records e pela London Records, ambas gravadoras independentes nessas décadas, mas, posteriormente, com seu direitos adquiridos pela Warner Music Group e pela Universal Music.

Essa banda foi formada na década de 1980 pelo vocalista, guitarrista e tecladista britânico Bernard Sumner, pelo baixista e tecladista britânico Peter Hook, pelo baterista e tecladista britânico Stephen Morris, todos esses músicos remanescentes da extinta banda de rock progressivo Joy Division, somados à tecladista e guitarrista britânica Gillian Gilbert.

Ela foi uma das mais populares e bem sucedidas bandas de música urbana eletrônica nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e até na América Latina, nas décadas de 1980 e 1990, e ainda faz apresentações, mas agora em ritmo de trabalho menos intenso e com dois novos integrantes, o baixista Tom Chapman, que substituiu Peter Hook, e o tecladista e guitarrista Phil Cunningham.

A WARNER MUSIC

A gigante americana Warner Music Group é uma das maiores e mais tradicionais empresas proprietárias de gravadoras e de direitos autorais do mundo. Ela foi propriedade do conglomerado gigante de telecomunicações e mídia Time Warner até 2004, teve ações colocadas no mercado acionário americano a partir de então e atualmente é propriedade da Acces Industries. Ela possui atualmente as gravadoras Continental / East West Music, Atlantic Records, Rhino Entertainment, Warner Bros Records, Parlophone, Warner Music Nashville (música country), Maverick Records, Warner Chappell, WEA International, Elektra Records Sire Records.

Essa holding emprega atualmente mais de 3.500 pessoas e opera em mais de 50 países.

PERFIL DA BANDA

O New Order é uma criativa, inovadora e ousada banda de música pop, com elementos integrados de música house, rock, música techno e música trance, formada na década de 1980 em Manchester, na Inglaterra. Ele é formado pelo vocalista, guitarrista e tecladista britânico Bernard Sumner, pelo baixista, pelo baterista e tecladista britânico Stephen Morris, pela tecladista e guitarrista britânica Gillian Gilbert e, mais tarde, anos depois, a partir de 2011, pelo baixista Tom Chapman, que substituiu Peter Hook, que por sua vez foi um dos primeiros integrantes da banda, e pelo guitarrista e tecladista Phil Cunningham.

Ela foi uma das mais populares, respeitadas e bem sucedidas bandas de música urbana eletrônica nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e até na América Latina nas décadas de 1980 e 1990 e ainda faz apresentações, mas agora em ritmo de trabalho menos intenso. Atualmente, ela é considerada uma das mais icônicas bandas de música eletrônica do mundo, um exemplo de sofisticação em arranjos instrumentais, com vários hits considerados clássicos da música pop.

Com mais de 20.000.000 de cópias de álbuns vendidos, o New Order (pronuncia-se Níu Órdâr) é um dos mais bem sucedidos grupos de música eletrônica do mundo. Ele (ou ela, se você preferir, já que se trata de uma banda ou grupo) ainda está em atividade, com parte de sua formação original, fazendo apresentações musicais em várias partes do mundo, embora agora em ritmo bem mais tranquilo que antes.

CARREIRA MUSICAL

O New Order teve origem em 1980, quando Ian Curtis, o jovem vocalista e guitarrista da banda de rock progressivo Joy Division, que, aliás, sofria de epilepsia e agorafobia, se suicidou. Assim os músicos remanescentes da banda decidiram fundar um novo grupo musical, mas dessa vez mais inclinado para a música eletrônica do que para o rock, com elementos mais acentuados de sintetizadores, não deixando mais dúvidas a respeito da natureza de sua estética musical, assumindo de vez o formato de música eletrônica, ao contrário do Joy Division, que ficava mais inclinado para o rock.

Apesar da mudança de estética musical, a então nova banda New Order manteve, pelo menos em parte, as letras de crítica social e de cunho reflexivo, algumas delas introspectivas, representando personagens levemente deprimidos, um pouco ansiosos, em crise existencial ou com problemas de relacionamento pessoal mal resolvidos, o que levou os críticos da época a classificá-la como uma banda alternativa.

Na verdade, o New Order é mais do que apenas uma banda alternativa de rock, eles ultrapassaram essa barreira apelidada de estilo underground, ajudando a redefinir os padrões de sons e/ou arranjos instrumentais da música eletrônica mundial na época, o que significa que parte da música eletrônica mais “moderninha”, “leve” e “descolada” que ouvimos hoje em dia teve alguma influência, maior ou menor, do New Order, cujos integrantes tinham um talento incomum para criar músicas e fazer arranjos instrumentais eletrônicos impecáveis, sofisticados e de uma precisão impressionante.

A partir de então, o New Order ajudou a redefinir os padrões para o cenário da música eletrônica, ao inserir uma boa dosagem de criatividade, de ousadia e de sofisticação às suas músicas, e a criatividade dos arranjos instrumentais e de voz é comparável a de outras influentes bandas populares de dance music, techno music e de house music, dentre elas Pet Shop Boys, Deee-Lite, Erasure, Jamiroquai e C+C Music Factory, por exemplo.

Em geral, grupos de dance music fazem sucesso, mas têm vida curta, enquanto grupos de techno music e house music não alcançam público de massa e se mantêm em nicho de mercado, o que não é necessariamente ruim, pois nem sempre música de bom gosto é a mais consumida. Mas o New Order é uma das exceções em quase todos os aspectos, tanto no aspecto comercial, pois eles foram bem, quanto no aspecto de crítica e de mídia. Eles conseguiram vender bem, o que para as gravadoras é uma questão de sobrevivência no mercado, foram bem tocados nas rádios FM, conseguiram a atenção do público, sem perder o respeito dele, embora tenham cometido alguns erros e exageros ou extravagâncias.

Na verdade, a música do New Order não é, exatamente, uma música adequada para casas noturnas, discotecas, festas privadas ou boates, ou seja, ela não é, exatamente, uma música alegre e de bem com a vida. Ela é um tipo de música para ser ouvida em casa, é uma música para levar o ouvinte à reflexão crítica sobre as suas letras, com a maioria delas abordando problemas pessoais e/ou sociais difíceis de resolver.

Com o passar do tempo o New Order se tornou também uma banda cult de música eletrônica, considerada no mesmo nível de qualidade e estética musical do Kraftwerk, de Jean Michel Jarre, de Vangelis e de Suzanne Ciani.

PRINCIPAIS ÁLBUNS

MOVEMENT (1980)

Esse foi o primeiro álbum do New Order, lançado pela Factory Records e marcou o rompimento com a estética musical do então recém-extinto Joy Division e o início de uma nova fase na carreira dos músicos remanescentes. As vendas desse primeiro álbum não foram muito boas, mas o suficiente para dar prosseguimento à carreira dos músicos.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e K7 ou cassete e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Esse álbum é mais difícil de ser encontrado em CD em lojas varejistas brasileiras, mas as suas faixas podem ser baixadas em sites de música, como Google Play, YouTube, Deezer, Spotify e iTunes Store, por exemplo.

POWER, CORRUPTION AND LIES (1983)

Esse é o segundo álbum de estúdio do New Order, também lançado na Europa Ocidental e nos Estados Unidos pela Factory Records. A música de maior sucesso desse álbum foi Blue Monday e ela ajudou a deslanchar a carreira da banda nas rádios FM e nas lojas de venda de LP’s ou discos de vinil.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia, Livrarias Curitiba e Saraiva.com. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

LOW-LIFE (1985)

Esse é o terceiro álbum de estúdio do New Order, lançado na Europa Ocidental e nos Estados Unidos pela Factory Records. A música de maior sucesso desse álbum foi Perfect Kiss e ela também ajudou a manter a presença da banda nas rádios FM e manter as vendas nas lojas de venda de LP’s ou discos de vinil.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia, Livrarias Curitiba e Saraiva.com, por exemplo. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

BROTHERHOOD (1986)

Esse é o quarto álbum de estúdio do New Order, lançado na Europa Ocidental e nos Estados Unidos pela Factory Records. A música de maior sucesso desse álbum foi Bizarre Love Triangle e ela ajudou a manter a presença da banda nas rádios FM e manter as vendas nas lojas de venda de LP’s ou discos de vinil.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia, Livrarias Curitiba e Saraiva.com, por exemplo. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

TECHNIQUE (1989)

Esse é o quinto álbum de estúdio do New Order, lançado na Europa Ocidental e nos Estados Unidos pela Factory Records. As músicas de maior sucesso desse álbum foram Fine Time, Round and Round e Vanishing Point e elas ajudaram a manter a presença da banda nas rádios FM e manter as vendas nas lojas de venda de LP’s ou discos de vinil.

Inicialmente, ele foi lançado em LP ou vinil e fitas cassetes e, posteriormente, a partir da década de 1990, disponibilizado em CD. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia, Livrarias Curitiba e Saraiva.com, por exemplo. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

Foi um dos álbuns mais vendido da banda em toda sua carreira.

REPUBLIC (1993)

Já com uma carreira bem encaminhada, o New Order não se acomodou, não abandonou o seu esforço em produzir músicas bem elaboradas. O resultado, em 1993, foi o álbum Republic, com várias faixas bem originais e criativas. Esse é o sexto álbum de estúdio do New Order, dessa vez lançado pela gravadora London Records na Europa Ocidental e pela Warner Music nos Estados Unidos. As músicas de maior sucesso desse álbum foram Regret, Price of Love e Ruined In a Day.

Ele foi lançado em CD na Europa Ocidental, nos Estados Unidos e até no Brasil. Até hoje é possível encontrá-lo em lojas de e-commerce, como Americanas.com, Magazine Luiza, Casas Bahia, Livrarias Curitiba e Saraiva.com, por exemplo. Também é possível adquirir e baixar on-line as faixas pelo Google Play e YouTube.

O New Order nunca foi muito feliz na produção de seus videoclipes, mas há algumas exceções notáveis, dentre elas o videoclipe Price of Love, dirigido por Baillie Walsh, muito bem produzido, filmado propositalmente em preto e branco, em um ambiente turístico chique em Cannes, na França, com longas e fluidas tomadas em câmera estabilizada Steadicam, uma forma elegante, discreta, sutil, sensível e delicada de abordar um assunto polêmico, a prostituição de luxo, mas sem preconceitos e julgamentos moralistas.

THE BEST OF NEW ORDER (1994)

Esse álbum é uma coletânea em CD dos primeiros 10 anos de carreira do New Order. É uma coletânea com 16 dos mais conhecidos hits da carreira da banda britânica. Para quem ainda não conhece bem a música desse grupo musical de música eletrônica ele é o produto mais recomendado, pois contém as suas músicas mais conhecidas e bem sucedidas. É como se fosse uma introdução à carreira da banda, para que a partir dela o ouvinte escolha mais álbuns ou hits para ouvir.

Ele pode ser encontrado em lojas de e-commerce e também em sites de classificados online, como Mercado Livre, por exemplo.

INTEGRANTES
  • Bernard Sumner (“Barney”): O vocalista e guitarrista do grupo, um talentoso compositor de nacionalidade britânica, que também atua, eventualmente, como tecladista. Ele é casado com Sarah Dalton, sua segunda esposa, e tem quatro filhos, sendo um filho do primeiro casamento e três filhos do segundo casamento. Ele tocou projetos musicais paralelos em sua carreira, juntamente como o vocalista inglês Neil Tennant, da banda Pet Shop Boys, a banda ou dupla Electronic. É torcedor do time de futebol inglês Manchester United.
  • Stephen Morris: É um dos músicos originais da banda New Order, desde a década de 1980. Ele é baterista e, eventualmente, atua como programador e tecladista dessa banda. É casado com Gillian Gilbert e, juntos, têm duas filhas. É um pouco excêntrico, gosta de colecionar veículos militares.
  • Gillian Gilbert: É a principal tecladista da banda New Order, presente no grupo musical desde a década de 1980. É casada com Stephen Morris, que, juntos, moram na Inglaterra.
  • Phil Cunningham: É um dos integrantes posteriores do New Order, tendo sido convidado a fazer parte da banda em 2001, como tecladista e, posteriormente, como guitarrista. Ele tem 43 anos e, assim como os demais integrantes, também é britânico.
  • Tom Chapman: É um dos integrantes posteriores do New Order, tendo sido convidado a fazer parte da banda em 2011, como baixista, em substituição a Peter Hook. Ele tem 45 anos é britânico.
  • Peter Hook: Ele foi um dos integrantes do New Order, atuando como baixista de 1980 até 2011.

CLÁSSICOS DO NEW ORDER

FICHA TÉCNICA
  • Gravadoras: Factory, London e Warner;
  • Integrantes da banda: Bernand Sumner, Stephen Morris, Gillian Gilbert, Phil Cunninghan, Peter Hook (até 2011) e Tom Chapman;
  • Origem: Inglaterra;
  • Lançamento: 1980;
  • Gênero: Eletrônica (house, trance e techno);
  • Site oficial: http://www.neworder.com/

BANDAS SIMILARES
  • C&C Music Factory
  • Pet Shop Boys
  • Information Society
  • Technotronic
  • Ace Of Base
  • Deee Lite
  • KC & The Sunshine Band
  • Earth Wind & Fire
  • Soul II Soul
  • Jamiroquai
  • Black Eyed Peas
  • Erasure

MAIS CRÍTICA SOCIAL


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/New_Order
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_progressivo
  • Warner Music (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)