LÍDER AVIAÇÃO (TRANSPORTE AÉREO)
LÍDER AVIAÇÃO (HOLDING / MATRIZ)
LÍDER TÁXI-AÉREO S.A. (RAZÃO SOCIAL)
LÍDER SIGNATURE (SUBSIDIÁRIA)
CT BRASIL (SUBSIDIÁRIA)
LIDERÁVIA (SUBSIDIÁRIA)
CAE – LÍDER TRAINING (SUBSIDIÁRIA)
INTRODUÇÃO
A Líder Aviação é uma grande e tradicional empresa brasileira de aviação executiva doméstica e internacional; de transporte aeromédico; de transporte corporativo offshore; de manutenção de aeronaves executivas; de gerenciamento, hangaragem e atendimento aeroportuário para aeronaves executivas; de assessoramento para compra e venda de aeronaves; de corretagem de seguros aeronáuticos; de treinamento de tripulação de cockpit de aeronaves; e de venda de peças, partes e componentes de aeronaves; dentre outras atividades.
Entre as principais atividades da empresa está o
serviço de táxi-aéreo, ou seja, fretamento de aeronaves, serviço conhecido
popularmente como aluguel de aeronaves executivas, uma de suas principais
especialidades e a atividade econômica pela qual, há mais de 60 anos, ficou
conhecida e consagrada em território nacional, sendo considerada atualmente uma das melhores e mais confiáveis do setor no Brasil, com 19 bases
operacionais nos principais aeroportos brasileiros.
Atualmente, a empresa é representante oficial no Brasil da fabricante japonesa e americana de jatinhos executivos Honda Aircraft Company, com o produto Honda HA-420 HondaJet, fabricado nos Estados Unidos, o modelo de jatinho executivo mais vendido do mundo nos últimos quatro anos, com mais de 30 unidades fabricadas e entregues em 2020, por exemplo, com um total acumulado de mais de mais de 170 unidades fabricadas desde 2015.
A Líder Aviação importa, comercializa, nacionaliza e
presta serviços de manutenção preventiva e corretiva para o HondaJet.
As principais concorrentes da Líder Aviação (ressaltando
que a Líder não é apenas uma operadora de táxi-aéreo) no Brasil são a TAM Aviação Executiva, a Voar Aviation / Icon, a Sete Táxi Aéreo, a
Japi Aeronaves, a Amaro Aviation, a
SynerJet, a Leonardo do Brasil / Agusta (Itapevi), a Omni Táxi Aéreo, a Scoda
Aeronáutica, a Avantto (propriedade compartilhada), a JP Martins, a Audi
Helicópteros, a Embraer S.A., a Gulfstream
do Brasil (Sorocaba), a Dassault do Brasil (Sorocaba), a Sales Serviços Aéreos, a Helipark
Manutenção, a Helisul Táxi Aéreo, a Power Helicópteros (Ribeirão Preto), a TAP
Manutenção, a Plane Aviation / Maule (Jundiaí), a Power Pack (Rio de Janeiro), a Aeromot (Porto Alegre) e a Heli-Rio
Táxi Aéreo.
CONCEITO E CONTEXTO
De modo geral e de forma resumida, o transporte mundial de pessoas e cargas está dividido em transporte terrestre, transporte aéreo, transporte dutoviário (neste caso somente para líquidos e gases), transporte aquaviário (marítimo e fluvial) e transporte espacial. A atividade de transporte aéreo de pessoas e cargas, por sua vez, está subdividida em transporte militar e transporte civil, sendo este regulamentado e regulado por autoridades reguladoras, geralmente governamentais.
A aviação civil (ou transporte aéreo civil) possui uma
subdivisão ainda mais específica, com segmentos ou nichos específicos de
mercado, dentre eles a aviação comercial, formada por empresas de transporte
aéreo regular; a aviação geral, formada, inclusive, pela aviação executiva,
pela aviação aeromédica, pela aviação experimental e pela aviação agrícola; a aviação científica (NASA, por exemplo); e a
aviação acrobática; dentre outras.
As atividades comerciais da Líder Aviação estão no
contexto da aviação executiva e da aviação aeromédica. Além disso, o conceito
ou contexto de transporte aéreo público não regular é utilizado pelas agências
reguladoras em geral, incluindo a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil,
para a definição e regulamentação dos serviços de táxi-aéreo, de transporte
aeromédico, de transporte aéreo não regular de cargas e do transporte aéreo
corporativo offshore, dentre outros.
Aqui no Brasil, o transporte aéreo público não regular
de passageiros e cargas é regulamentado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação
Civil, uma autarquia federal que atua em todo país para manter níveis mínimos
aceitáveis de segurança, conforto e higiene aos usuários desse tipo de
transporte. As empresas concessionárias desse tipo de serviço recebem as
devidas autorizações (certificações e outorgas) para percorrer trechos com o
compromisso prévio de manter um nível mínimo aceitável de qualidade do serviço.
PERFIL E CARACTERÍSTICAS
A Líder Aviação é uma grande e tradicional empresa brasileira de transporte aéreo público não regular intermunicipal, interestadual e internacional, mais conhecido aqui no Brasil como táxi-aéreo; de transporte aeromédico por meio de aviões e helicópteros; de transporte corporativo offshore, principalmente para plataformas de petróleo; de manutenção preventiva e corretiva de aeronaves executivas e corporativas; de gerenciamento, hangaragem, atendimento aeroportuário e limpeza para aeronaves executivas e corporativas; de assessoramento para compra e venda de aeronaves, incluindo o cumprimento dos trâmites burocráticos de importação e nacionalização de aeronaves, se for o caso; de corretagem (intermediação) de serviços de seguro aeronáutico; e de treinamento de tripulação de cockpit de aeronaves, inclusive em simuladores de voo; dentre outros.
Ela é a maior e mais tradicional empresa do ramo de
aviação executiva do Brasil, uma das primeiras empresas brasileiras de
táxi-aéreo, fundada em 1958, uma das mais confiáveis do segmento de transporte
aéreo público não regular executivo e corporativo e de prestação de serviços
relacionados à aviação executiva, incluindo manutenção de aeronaves, uma das
maiores e mais confiáveis do segmento de transporte aeromédico e de transporte
offshore, neste caso sobre o mar, principalmente para plataformas de petróleo, inclusive
tendo como principal cliente corporativo a Petrobras, que, por sua vez, é a
maior empresa de petróleo do Brasil e uma das maiores do mundo.
Mais de 50.000 pessoas são transportadas por mês por
meio de helicópteros em voos offshore para plataformas de petróleo e navios da
Petrobras e de outras empresas petrolíferas ou petroleiras, totalizando cerca de 40.000 voos por ano, algumas dessas plataformas
a cerca de 350 quilômetros de distância do litoral brasileiro. Cerca de 80% da
produção de petróleo em alto mar da empresa brasileira Petrobras depende do transporte
aéreo offshore por meio de helicópteros. Uma parte dessas pessoas é
transportada pela Líder Aviação, por meio de contrato de prestação de serviços
com a Petrobras.
A Líder Aviação é a maior empresa de aviação executiva
da América Latina, uma das maiores do mundo, considerando receita bruta anual de
mais de R$ 1 bilhão (pré-pandemia); número atual de aeronaves de frota própria,
55 no total, incluindo jatos, turboélices e helicópteros; número atual de
empregados diretos, mais de 1.000 pessoas; número de passageiros atendidos e
clientes proprietários de aeronaves atendidos.
O número de telefone da central de atendimento ao cliente
da empresa é 0800 970 2020 (ligação
gratuita), neste caso principalmente para contratação de serviços de táxi-aéreo,
além do atendimento ao cliente por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp,
por meio do número (31) 9242-4300. Para outros assuntos, o número de telefone
principal da empresa é (31) 3490-4500 (PABX), para atendimento aos demais
clientes.
A empresa presta serviços de ligação aérea pública executiva
e turística não regular para todos os estados brasileiros, por meio de
turboélices e jatos executivos, offshore (sobre o mar) para plataformas de
petróleo, por meio de helicópteros, e voos executivos e turísticos para o
exterior, por meio de jatos executivos. Atualmente, ela possui uma frota
relativamente moderna de veículos para transporte aéreo de passageiros, transporte
corporativo offshore, transporte aeromédico e transporte de cargas leves,
como, por exemplo, vacinas, remédios, materiais hospitalares, sêmen de gado, documentos e pequenas encomendas em geral.
Praticamente todos os aviões operados pela empresa
possuem pressurização combinada com climatização a bordo, com aparelhos de ar
condicionado e ar quente; com toaletes compactos, a maioria totalmente
privativa; pequenos refrigeradores para água, sucos e refrigerantes e alguns
com forno de micro-ondas para aquecimento de refeições semipreparadas; assentos
reclináveis com pelo menos 80 centímetros de separação entre fileiras nos modelos menores e
pelo menos 1 metro nos modelos maiores e tomadas para carregadores de dispositivos
móveis, como, por exemplo, notebooks e smartphones. Além disso, possuem
iluminação da cabine de passageiros, a maioria em LED, que cria um ambiente
interno confortável e acolhedor.
HISTÓRIA DA LÍDER
A tradicional Líder Aviação surgiu como uma pequena empresa de táxi-aéreo em 1958, fundada pelo piloto de aeronaves mineiro José Afonso Assumpção, inicialmente com a razão social Táxi Aéreo Líder Ltda, com a aquisição de um pequeno avião monomotor, modelo Cessna 170, com capacidade para três passageiros. Posteriormente, quatro anos depois, a frota da companhia já somava 12 aeronaves, incluindo o Cessna 170, o Cessna 180, o Cessna 172 e o Cessna 182.
Foi nessa época que a Líder incorporou o seu primeiro
avião bimotor a pistão, um Beech D185, com motor radial a pistão, um tipo de
motor comum na época. Foi a primeira empresa de táxi-aéreo do Brasil a operar
um bimotor a pistão de pequeno porte, elevando os níveis de segurança, conforto
e desempenho. Naquela época, um dos focos principais da companhia era realizar
ligações não regulares para a região metalúrgica do estado de Minas Gerais,
atendendo grandes mineradoras, inclusive.
Em 1963 ocorreu uma melhoria operacional e de
qualidade no transporte aéreo executivo brasileiro, com a chegada dos aviões
bimotores a pistão Aero Commander 500,
com motores boxer de seis cilindros e alcance melhorado, capazes de percorrer
trechos maiores sem necessidade de escalas para reabastecimento. Além disso, a
empresa inaugurou um novo hangar no Aeroporto
da Pampulha, dentro da cidade de Belo Horizonte, a capital do estado de
Minas Gerais.
A partir de 1964 a Líder passou a prestar serviços de
manutenção de aeronaves a pistão, hangaragem e assessoria para compra,
importação e nacionalização de aeronaves. Para quem não sabe, a hangaragem é o
serviço de guardar aeronaves em hangares, para protegê-las da ação do tempo. Já
o hangar é o imóvel próprio para abrigar aeronaves e protegê-las da ação do
sol, das tempestades e de vandalismo, não muito diferente de uma garagem para
automóveis.
Em 1965 a então Táxi Aéreo Líder Ltda tornou-se a
Líder Táxi Aéreo S.A., esta a razão social mantida até hoje. Em 1971 a Líder
Táxi Aéreo S.A. passou a representar no Brasil a icônica e badalada fabricante
americana de jatos executivos Learjet,
prestando serviços de comercialização de aviões dessa marca no Brasil, serviços
de manutenção e serviços de táxi-aéreo com jatinhos dessa marca, começando pelo
Learjet 24, com motor turbojato, na época o mais veloz avião executivo de
pequeno porte disponível para fretamento no Brasil. Neste mesmo ano a empresa
inaugurou sua base operacional no Aeroporto
Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Em 1972 a empresa inaugurou uma base operacional no Aeroporto de Congonhas. Em 1973 a
empresa venceu licitação para prestação de serviços de transporte corporativo
para a Petrobrás, inclusive com helicópteros americanos Sikorsky S-58. Nesse mesmo ano foi inaugurada a base operacional de
Brasília.
Em 1975 a Líder introduziu no Brasil o jato executivo Learjet 35, o primeiro da marca
americana impulsionado pelo motor turbofan, mais econômico e com menor nível de
ruído que o motor turbojato ou jato puro, usado anteriormente. Em 1978 foi
inaugurado o edifício sede da Líder em Belo
Horizonte.
Em 1984 a Líder passou a representar a fabricante de
helicópteros americana Bell Helicopter,
de propriedade da Textron Company.
Nesse ano a Líder tornou-se a maior do setor de aviação executiva na América
Latina, inclusive com serviços de representação e manutenção dos motores
aeronáuticos com a marca Allied-Signal
(posteriormente Honeywell) e dos aviônicos com as marcas Bendix King, Rockwell Collins e Honeywell, entre os melhores do mundo.
Em 1986 a empresa inaugurou a sua base operacional em Macaé, no litoral do estado do Rio de
Janeiro, para servir de suporte operacional aos helicópteros com destino offshore, para plataformas de petróleo. Em 1988 a empresa firmou parceria para
prestação de serviços de treinamento com a Flight Safety International. Anos
depois, em 1995, a Líder passou a representar no Brasil a fabricante de aviões
executivos Raytheon Aircraft, na
época a proprietária das marcas de aviões executivos Beechcraft e Hawker,
entre as melhores do mundo. Nesse mesmo ano a empresa introduziu em sua frota o
helicóptero executivo e corporativo Sikorsky
S-76, com capacidade offshore, inclusive.
Em 1997 a empresa introduziu o jato executivo
intercontinental Raytheon Hawker 800
em sua frota de táxi-aéreo. Em 1998 a Líder adquiriu a empresa de táxi-aéreo
mineira ATP – Aero Táxi Pampulha. Nesse mesmo ano, ela inaugurou seu hangar em Manaus, no estado do Amazonas.
Durante a década de 2000 a Líder firmou algumas parcerias que possibilitaram à empresa ampliar seu
leque de serviços no Brasil, incluindo a parceria com a Composite Technology, para a criação da CT Brasil, empresa especializada na manutenção de rotores de
helicópteros; a parceria com a BBA-Signature,
para a criação da Líder Signature,
empresa especializada em manutenção de aeronaves e prestação de serviços
aeroportuários; a assinatura de contrato de representação da CAE Simuflite, para comercialização de
serviços de treinamento para mecânicos e pilotos de aeronaves; e o início de
parceria da empresa brasileira com a americana Bristow Group, o que possibilitou à Líder expandir serviços de
transporte corporativo offshore no Brasil, por meio da aquisição de mais
helicópteros.
Nessa década, a Líder possuía 16 jatos executivos, 4
turboélices e 30 helicópteros, totalizando 50 aeronaves, com um quadro de 300
empregados, dos quais 120 eram técnicos especializados em manutenção de
aeronaves.
No ano 2000 foi inaugurada a base operacional de Itanhaém, no estado de São Paulo. Em
2001 foi inaugurada a base operacional no Aeroporto
Roberto Marinho, conhecido também como Aeroporto
de Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro – R.J. Em 2002 a Líder
introduziu o Beechcraft Premier I, o
primeiro jatinho executivo com fuselagem totalmente fabricada em material
composto. Em 2003 a empresa adquiriu mais 10 helicópteros de porte médio
Sikorsky S-76. Nesse ano a empresa recebeu a certificação ISO 9001.
Em 2004 a empresa passou a representar no Brasil os
helicópteros da marca Eurocopter /
Helibrás, conhecida posteriormente, anos depois, como Airbus Helicopters. Em 2005, a empresa passou a adotar o nome
fantasia Líder Aviação para refletir o amplo leque de serviços relacionados à
aviação executiva, corporativa offshore e aeromédica. Em 2006, a empresa
inaugurou seu centro de treinamento de aviação executiva, homologado pela ANAC
– Agência Nacional de Aviação Civil. Nesse ano, a empresa adquiriu mais 6
helicópteros Sikorsky S-76 para prestação do serviço de transporte offshore.
Em 2006 a Líder Aviação inaugurou a sua base
operacional em Vitória, capital do
estado do Espírito Santo, e sua base em Fortaleza,
capital do Ceará. Em 2007 a empresa inaugurou sua base no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas – S.P.. Em 2008 a empresa adquiriu mais quatro
helicópteros Sikorsky S-76. Em 2009 a empresa adquiriu mais três Sikorsky S-76.
No mesmo ano a empresa inaugurou as suas bases operacionais em Curitiba – PR e Natal – R.N. Em 2009 mais um helicóptero Sikorsky S-76 foi
incorporado à frota da empresa.
Em 2010 a empresa adquiriu mais três helicópteros
Sikorsky S-76 e mais dois Sikorsky S-92, ambos para atendimento offshore. Nesse
mesmo ano mais três jatinhos Premier I e mais um turboélice King Air C-90 foi
incorporado à frota de táxi-aéreo da Líder Aviação. Em 2011 foi
inaugura a base operacional em Tefé – AM, para apoio às operações offshore. Foi
inaugurada a base operacional em Boa Vista, no estado de Roraima.
Em 2012 a Líder Aviação incorporou mais três
helicópteros Sikorsky S-92. Nesse mesmo ano a empresa inaugurou hangar no Aeroporto Campo dos Goytacazes, no
estado do Rio de Janeiro. Além disso, a empresa inaugurou a sua base operacional
em Corumbá, interior do estado de
Mato Grosso do Sul.
Em 2017 a empresa inaugurou sua base operacional em
Carauari, no estado do Amazonas. Em 2018 a empresa foi homologada para realizar
a manutenção preventiva e corretiva do jatinho executivo Honda HA-420 HondaJet,
um dos mais vendidos do mundo nos últimos anos.
A ESTRUTURA DA LÍDER
A Líder Aviação é o maior e mais completo grupo de aviação executiva, corporativa e aeromédica da América Latina, com mais de 1.000 empregados diretos, com 55 aeronaves próprias, dessas sendo 36 helicópteros e 19 aviões executivos de pequeno e médio portes, incluindo Beechcraft King Air B200, Embraer Phenom 300, Beechcraft Premier IA, Sikorsky S-76 e Raytheon Hawker 800, este adequado para viagens intercontinentais. As aeronaves da empresa estão distribuídas em bases operacionais espalhadas estrategicamente pelo Brasil, para oferecer o serviço mais conveniente ao cliente.
Antes da pandemia a empresa era ainda maior, com 23 bases operacionais, uma frota de mais de 60 aeronaves e mais de 1.200
empregados diretos. Acredita-se que com a vacinação em massa da população
brasileira em 2021 e com o consequente reaquecimento da economia brasileira a empresa
volte a apresentar crescimento contínuo.
É importante ressaltar que ela não é apenas um grupo
de táxi-aéreo, os seus serviços incluem também a manutenção preventiva e corretiva
de aviões e helicópteros King Air, Learjet, Beechjet / Hawker 400, Challenger, Cessna
Citation, HondaJet, Baron e Bonanza, Embraer Legacy e Embraer Phenom, Gulfstream, IAI – Israel Aerospace,
Cirrus, Bell, Aero Commander, Cessna Caravan, Sikorsky, Hawker 800 e Premier, Piper Meridian,
Global, Pilatus PC-12, Socata TBM, Piaggio Avanti, Leonardo / Agusta, MD Helicopters,
Aerospatiale / Eurocopter / Airbus Helicopters / Helibras e Dassault Falcon; além
de motores aeronáuticos Rolls-Royce / Allison, Pratt & Whitney, Honeywell /
Allied-Signal / Garret, General Electric / Honda, Williams e Turbomeca / Safran,
incluindo os modelos Arriel e Arrius; das hélices Hartzell; e dos aviônicos e
sistemas Bendix King, Rockwell Collins e Honeywell.
Em alguns dos casos citados no parágrafo acima ela
realiza manutenção apenas dos motores e/ou dos aviônicos de determinados
modelos, mas na maioria dos casos ela tem condições e certificações para
realizar manutenção preventiva e corretiva completa, incluindo motores,
células, aviônicos e sistemas. Consulte a empresa para mais detalhes
específicos sobre a manutenção da sua aeronave atual ou da aeronave que
pretende comprar.
A expressão MRO
– Maintenance, Repair and Overhaul é utilizada dentro do meio aeronáutico
para definir a manutenção completa de aeronaves, incluindo motores, sistemas
hidráulico, elétrico e pneumático, aviônicos e a célula, ou seja, a estrutura
de fuselagem e asas, no caso dos aviões, ou fuselagem e cauda, no caso dos
helicópteros.
As oficinas mais sofisticadas e completas da Líder
Aviação, para aviões e/ou helicópteros, dependendo de cada caso, estão
localizadas em São Paulo – S.P. / Guarulhos – S.P., Rio de Janeiro – R.J.,
Brasília – D.F., Belo Horizonte – M.G., Recife – PE, Belém – PA, Manaus – AM,
Porto Alegre – R.S. e Salvador – BA. A maioria dos técnicos da empresa
(mecânicos, principalmente) possui entre 10 anos e 30 anos de experiência em
aviação. Na década de 2000, por exemplo, a empresa realizou uma média de 500
revisões por ano em aeronaves, de maior ou menor complexidade, dependendo de
cada caso, serviços realizados por mais de 120 técnicos.
A Líder Aviação possui certificações para manutenção
aeronáutica concedidas pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, do
Brasil, e pela FAA – Federal Aviation
Administration, dos Estados Unidos. Isso significa que aeronaves de
matrícula americana também podem realizar suas revisões no Brasil, nas oficinas
da empresa brasileira.
A maior parte das bases operacionais da empresa é
formada por hangares, salas VIP, dormitórios para tripulação, cozinhas,
banheiros, escritórios, oficinas de manutenção preventiva e corretiva, veículos
para transporte terrestre (principalmente vans com motorista) e, é claro,
aviões e helicópteros à disposição, 24 horas por dia / 7 dias por semana, para
prestação do serviço de fretamento. A maioria das bases é completa e algumas
são um pouco mais simples, mas, de modo geral, todas atendem de forma
satisfatória as necessidades específicas de transporte executivo e corporativo
de cada região. As bases mais sofisticadas da Líder Aviação estão localizadas
em São Paulo – S.P. / Guarulhos – S.P., Rio de Janeiro – R.J., Belo Horizonte –
M.G. e Brasília – D.F.
De modo geral, as bases operacionais mais completas estão localizadas no Aeroporto
de Congonhas (São Paulo), Aeroporto Internacional de Guarulhos, Aeroporto
Santos Dumont (Rio de Janeiro), Aeroporto Internacional do Galeão (Rio de
Janeiro), Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek (Brasília), Aeroporto
Internacional Confins (Belo Horizonte), Aeroporto da Pampulha (Belo Horizonte),
Aeroporto de Viracopos (Campinas), Aeroporto Internacional dos Guararapes (Recife),
Aeroporto Internacional Val de Cans (Belém), Aeroporto Eurico Salles (Vitória),
Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães (Salvador), Aeroporto
Internacional Salgado Filho (Porto Alegre), Aeroporto Internacional Afonso Pena
(Curitiba) e Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Manaus).
Além dessas bases citadas no parágrafo acima, a
empresa possui bases em Macaé – R.J. (voos offshore), Aeroporto Roberto
Marinho / Jacarepaguá (Rio de Janeiro), Aracajú – SE e Coari - AM.
FROTA ATUAL DA LÍDER AVIAÇÃO |
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QTD |
MODELO |
TIPO |
|
Honda HA-420 HondaJet |
Jato executivo de pequeno porte |
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Embraer Phenom 100 |
Jato executivo de pequeno porte |
|
Beechcraft Premier I |
Jato executivo de pequeno porte |
|
Beechcraft King Air C90 |
Turboélice executivo
de pequeno porte |
|
Beechcraft King Air B200 |
Turboélice executivo
de médio porte |
|
Embraer Phenom 300 |
Jato executivo de
médio porte |
|
Learjet 31A |
Jato executivo de
médio porte |
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Raytheon Hawker 800 |
Jato executivo médio intercontinental |
|
Sikorsky S-76 |
Helicóptero médio bimotor a
turbina (cat. A) |
|
Sikorsky S-92 Helibus |
Helicóptero médio bimotor a
turbina (cat. A) |
|
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Nota:
Aviões a jato com mais de 5.700 kg de peso máximo de decolagem são categorizados
na faixa de médio porte, enquanto aviões turboélice com mais de 8.600 kg de
peso máximo de decolagem também são categorizados como médio porte. Helicópteros
com menos de 3.200 kg de peso máximo de decolagem são considerados de pequeno
porte. Para evitar confundir o leitor leigo do blog todos os aviões, a jato e
turboélice, com mais de 5.700 kg estão relacionados aqui como de médio porte.
MERCADO
O Brasil é um dos maiores mercados mundiais para transporte de pessoas e cargas, com uma frota de mais de 90.000.000 de veículos em circulação, incluindo automóveis, motos, embarcações, ônibus, caminhões, comerciais leves e aeronaves. O país conseguiu sobreviver a várias crises, entre elas a crise do petróleo na década de 1970, uma hiperinflação na década de 1980 e uma forte recessão econômica na década de 1990, conseguindo se recuperar na década de 2000. O país possuía um dos 10 maiores PIB’s – Produtos Internos Brutos do planeta, com mais de US$ 2,1 trilhões em 2017, e com mais de US$ 1,8 trilhão em 2019, por exemplo.
Atualmente, o país possui mais de 28.000 aeronaves,
grandes, médias e pequenas, registradas em nome de proprietários brasileiros,
pessoas físicas e pessoas jurídicas, incluindo aeronaves certificadas e
experimentais, neste caso conhecidas também como ultraleves. Cerca de 25% do
número total de aeronaves registradas é da aviação experimental e as demais são
certificadas pelas regras FAR 25 e FAR 29, as mais rígidas, e FAR 23 e FAR 27,
intermediárias. É a terceira maior frota de aeronaves do mundo, atrás apenas
dos Estados Unidos e da Europa Ocidental. Do total de aeronaves registradas, a
maioria está concentrada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais,
Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato
Grosso e Pará.
O foco principal da Líder Aviação são as aeronaves
certificadas.
Mais da metade da frota brasileira de aeronaves possui
entre 10 e 40 anos de idade. De modo geral, aviões usados possuem custo de
aquisição menor, porém custo de manutenção mais alto que aviões novos de
categoria equivalente, por uma razão óbvia. Não é muito diferente do que ter um
carro na garagem, você já sabe que ao comprar um carro usado pagará menos por
ele, porém o custo de manutenção dele será maior que se você comprasse um carro
novo.
Mais de 80% da frota brasileira de aeronaves é formada
por aviões monomotores e bimotores a pistão, aviões monomotores turboélice e
helicópteros monomotores a pistão, pois, de modo geral, eles são mais
econômicos.
O segmento de manutenção preventiva e corretiva de
aeronaves (aviões e helicópteros), incluindo aviões comerciais, movimenta mais de US$ 8 bilhões anuais (pré-pandemia) no
Brasil, com cerca de 100 oficinas certificadas / homologadas, espalhadas por
todo o país, porém somente 30 delas com alta qualificação profissional, necessária
para atender aeronaves mais sofisticadas, como jatos, turboélices e
helicópteros a turbina, dentre elas a Líder Aviação, uma especialista em aviões e helicópteros executivos e corporativos.
Além disso, os brasileiros gastam mais de US$ 200
milhões anuais na aquisição de aeronaves de aviação geral, novas e usadas, com mais
de 80% deles com a intenção de utilizá-las principalmente como ferramenta de
trabalho, nos dias de semana, e, eventualmente, para passeios e/ou turismo nos
finais de semana e feriados. Os números e valores citados neste parágrafo são
referentes aos anos pré-pandemia, mas acredita-se que o setor de manutenção de
aeronaves voltará ao normal em 2022.
De modo geral, o avião monomotor ou bimotor a pistão é
cerca de três vezes mais veloz que um automóvel e o avião monomotor ou bimotor
turboélice é cerca de quatro ou cinco vezes mais veloz que um automóvel,
dependendo do modelo. Cerca de 200 municípios brasileiros são atendidos
atualmente por linhas aéreas regulares, aquelas realizadas por companhias
aéreas, como, por exemplo, LATAM, Gol,
Azul e VoePass / Passaredo. Se somarmos os
números de municípios que fazem parte de regiões metropolitanas e municípios
vizinhos com até 50 quilômetros de distância de municípios com aeroportos
atendidos por voos regulares o número pode chegar a 800 municípios, mais ou
menos, dependendo da fonte consultada. Mesmo assim é pouco para o potencial do
Brasil, que possui 5.570 municípios.
Por exemplo, uma viagem entre Presidente Prudente –
S.P. e Uberlândia – M.G. em um monomotor a pistão ou bimotor a pistão de uso
executivo pode ser realizada em apenas 2 horas de voo, talvez um pouco
menos, dependendo do modelo de avião. Em um automóvel, a mesma viagem pode ser
realizada em cerca de 6 horas. Mas se houver crianças e idosos a bordo aí fica
um pouquinho complicado, é necessário fazer paradas para as necessidades
fisiológicas, o que aumenta o tempo de viagem para até 7 horas, no total.
Uma viagem mais longa, entre Londrina – PR e Goiânia –
GO, por exemplo, em um monomotor turboélice ou bimotor turboélice de uso
executivo pode ser realizada em 2 ou 3 horas, dependendo do modelo. Em um
automóvel, a mesma viagem pode ser realizada em 12 horas, com criança e/ou
idoso a bordo. Fica bem óbvia então a vantagem técnica do avião, ele não é
apenas um “brinquedo de rico”, na verdade ele é um instrumento de trabalho nos
chamados dias úteis e/ou um meio de transporte seguro e confortável para viajar
com a família nos finais de semana.
Pra quem viaja pouco, duas ou três vezes por mês, o
aluguel ou propriedade compartilhada de uma aeronave pode ser uma opção mais
racional e econômica. Pra quem viaja quatro ou mais vezes por mês, uma ou duas
vezes por semana, pode valer mais a pena comprar uma. Mesmo assim, é
recomendável fazer os cálculos antes com uma empresa idônea, como, por exemplo,
a Líder Aviação, dentre outras.
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Líder Aviação: https://www.lideraviacao.com.br/pt-br/pagina-inicial
- ANAC – Agência:
https://www2.anac.gov.br/arquivos/pdf/especializadas/Taxi%20Aereo%20-%20Lista%20de%20Autorizadas.pdf
- Wikipedia (em inglês):
https://en.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADder_Avia%C3%A7%C3%A3o
- Líder Aviação: https://www.lideraviacao.com.br/pt-br/bases
- G1 / Globo.com: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/saiba-como-contratar-um-voo-sem-risco-de-ser-taxi-aereo-clandestino.ghtml
- Revista Aero Magazine: https://aeromagazine.uol.com.br/
- Wikipedia (em inglês):
https://en.m.wikipedia.org/wiki/Federal_Aviation_Regulations
- Líder Aviação: https://www.lideraviacao.com.br/pt-br/centros-de-manutencao
- Click Petróleo: https://clickpetroleoegas.com.br/divulgado-o-resultado-da-licitacao-de-helicopteros-da-petrobras/
- Revista Avião Revue: https://www.aviaorevue.com/destaque/lider-aviacao-anuncia-retomada-da-parceria-com-a-honeywell/
- Líder Aviação (divulgação): Imagens
- Wikimedia: Imagens
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