PIPER J-3 CUB
TAYLOR J-2 CUB
PIPER J-3 CUB
PIPER PA-18 SUPER CUB
PIPER L-4 GRASSHOPPER
O Piper J-3 Cub é um
antigo, pequeno e leve monomotor a pistão com capacidade para
transportar duas pessoas em voos de treinamento, passeio e turismo,
criado, desenvolvido e fabricado em larga escala nos Estados Unidos
desde 1938 pela Piper Aircraft Corporation, que utilizou como base
para sua criação os também pequenos e leves monomotores a pistão
Cub E-2 e J-2 Cub, fabricados pela Taylor Brothers Corporation e
Taylor Aircraft Corporation, respectivamente.
Aqui no Brasil, durante as décadas de 1950, 1960 e 1970, os seus principais concorrentes foram os pequenos monomotores a pistão CAP-4 Paulistinha, Neiva 56 Paulistinha e Bellanca 8KCAB Decathlon. Posteriormente, durante as décadas de 1980 e 1990 outros modelos de aviões da mesma categoria passaram a marcar presença no Brasil, entre eles o Aero Boero AB-115, Aero Boero AB-180 e Champion 8KCAB Super Decathlon.
A PIPER AIRCRAFT
A Piper Aircraft
Incorporated é, atualmente, uma grande e tradicional fabricante
norte-americana de aeronaves monomotoras e bimotoras leves a pistão
e aeronave monomotora turboélice de pequeno porte para a chamada
aviação geral. A sua fábrica e sede estão localizadas em Vero
Beach, no estado da Flórida, nos Estados Unidos.
Atualmente, a Piper
Aircraft é propriedade do Governo de Brunei, um pequeno país
monárquico do sudeste asiático e é uma das maiores fabricantes de
aviões certificados de pequeno porte, a pistão e turboélice, para
uso executivo e de treinamento no mundo, incluindo grandes best
sellers, como o bimotor Piper Seneca e o monomotor Piper Malibu, que
estão entre os aviões executivos de pequeno porte mais vendidos no
mundo.
Conhecida anteriormente,
até 1937, como Taylor Aircraft, quando foi renomeada para Piper
Aircraft, e conhecida a partir de 1995 como New Piper Aircraft, até
2006, quando voltou a se chamar Piper Aircraft, é uma das maiores,
mais tradicionais e mais conhecidas fabricantes de aeronaves
executivas do mundo.
O Piper J-3 Cub é um
antigo, pequeno e leve monomotor a pistão com asa alta, com trem de
pouso convencional e com construção da fuselagem com de tubos de
aço e tela, revestidos em tecido, e construção das asas com alguns metais, madeira e
tela, sem sistema elétrico e com capacidade para transportar duas
pessoas em voos de treinamento, passeio e turismo. Ele foi criado,
desenvolvido e fabricado pela Piper Aircraft de 1938 até 1946 para
cumprir várias missões, desde treinamento militar e reconhecimento / observação militar até uso civil, incluindo treinamento de pilotos civis, uso
semi-utilitário como avião agrícola, rebocador de planadores em
aeroclubes, passeio e turismo. Entretanto, hoje em dia é mais comum
o seu uso para treinamento de pilotos civis e uso particular de
colecionadores.
O Piper J-3 Cub tem capacidade para transportar um
piloto instrutor e um piloto aprendiz, em missões típicas de
treinamento para cursos de PP – Piloto Privado de avião, o
primeiro grau de instrução necessário para o futuro profissional
de aviação civil.
É um avião muito
simples, dócil, fácil de pilotar, pequeno e leve. É um dos modelos
de monomotores a pistão mais vendidos da história da indústria
aeronáutica mundial, com cerca de 20.000 unidades fabricadas em cerca de 10 anos de produção em larga escala, fabricado em várias versões civis e militares, com opções de motores Lycoming, Continental e Franklin, com
potências variando de 40 hp até 65 hp, combinados com hélice de passo fixo. Dezenas de unidades do Piper
J-3 Cub ainda estão voando no Brasil, algumas delas de propriedade
de colecionadores, muito bem conservadas, submetidas a restaurações
primorosas.
Após a Segunda Guerra Mundial a grande maioria das versões militares foram convertidas para uso civil e vendidas para escolas de aviação, aeroclubes, empresas de pulverização agrícola e operadores particulares, neste caso usado como transporte pessoal.
O Piper J-3 Cub faz parte
da família Cub, uma série de aviões monomotores a pistão
pequenos, extremamente econômicos e leves, composta pelo irmão mais
velho Taylor Cub E-2, fabricado a partir de 1928 pela Taylor Brothers
Corporation em Bradford, no Estado da Pennsylvania, nos Estados
Unidos, seguida pelo Taylor J-2 Cub, projetado por Walter Jamouneau, a
partir de 1936, substituído posteriormente pelo Piper J-3 Cub, o
best seller da família, usado na época pelas Forças Armadas dos
Estados Unidos para treinamento de novos pilotos e por um grande
número de empresários, executivos e fazendeiros norte americanos em
missões variadas, desde transporte de pessoas até transporte de
mercadorias.
O Piper J-3 Cub foi
fabricado em Lock Haven, também no Estado da Pennsylvania, nos
Estados Unidos. Esse pequeno avião monomotor chegou a ser usado
durante a Segunda Guerra Mundial pelas Forças Armadas Americanas
para voos de reconhecimento e observação, transporte de militares
de média e alta patentes e até como ambulância aérea.
Posteriormente, vários
outros derivados e/ou versões da família Cub foram lançados,
entre eles um dos mais bem aceitos pelo mercado aeronáutico, o Piper
PA-18 Super Cub, mais completo que seus irmãos mais velhos, com mais
de 10.200 unidades fabricadas. Esse é, provavelmente, o melhor
integrante da família, com motor mais potente, alcance maior, luzes
de navegação, cockpit mais completo (com mais instrumentos de voo)
e partida elétrica.
A FAMÍLIA CUB
LANÇAMENTO
|
MODELO
(DERIVADO OU VERSÃO)
|
PRODUÇÃO
|
1928
|
Taylor Cub
E-2
|
+ d 300
unidades
|
1936
|
Taylor J-2
Cub
|
+ d 1.200
unidades
|
1938
|
Piper J-3 Cub (civil) e Piper L-4 (militar)
|
+ d 19.800
unidades
|
1939
|
Piper J-4 Cub
Coupe
|
+ d 1.250
unidades
|
1940
|
Piper J-5 Cub
Cruiser
|
+ d 1.500
unidades
|
1947
|
Piper PA-11
Cub Special
|
+ d 1.540
unidades
|
1950
|
Piper PA-18
Super Cub
|
+ d 2.650 unidades
|
OPERADORES HISTÓRICOS
A partir da década de 1930, as versões militares dos aviões da família Cub foram utilizadas principalmente por forças armadas dos países que, anos mais tarde, se tornaram aliados na Segunda Guerra Mundial, entre elas as seguintes:
- Força Aérea dos Estados Unidos;
- Exército dos Estados Unidos;
- Força Aérea Real da Inglaterra;
- Marinha dos Estados Unidos;
- Força Aérea da Coreia do Sul;
- Marinha Real da Tailândia;
FICHA TÉCNICA
PIPER J-3 CUB
- Capacidade: 2 pessoas / tandem (instrutor e aprendiz);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 130 km / h;
- Comprimento: Aprox. 7 metros;
- Envergadura: Aprox. 11 metros;
- Altura: Aprox. 2 metros;
- Motorização (potência): Continental A-65 / dupla ignição (65 hp);
- Hélice: Madeira de passo fixo / Orley;
- Freios: Hidráulicos, com discos;
- Combustível: AVGAS 100LL;
- Partida: Totalmente manual;
- Razão de planeio: Aprox. 10 : 1;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 550 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 4.000 metros;
- Pista de pouso: Aprox. 500 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox. 200 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
PIPER PA-18 SUPER CUB
- Capacidade: 2 pessoas / tandem (instrutor e aprendiz);
- Velocidade de cruzeiro: Aprox. 180 km / h;
- Comprimento: Aprox. 7 metros;
- Envergadura: Aprox. 11 metros;
- Altura: Aprox. 2 metros;
- Motorização (potência): Lycoming O-320 (150 hp);
- Hélice:
- Freios: Hidráulicos, com discos;
- Combustível: AVGAS 100LL;
- Partida: Elétrica;
- Razão de planeio: Aprox. 10 : 1;
- Peso máximo de decolagem: Aprox. 800 kg;
- Teto de serviço: Aprox. 4.000 metros;
- Pista de pouso: Aprox. 500 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
- Alcance: Aprox.
ONDE COMPRAR
- Aeromercado (classificados): http://www.aeromercado.com.br/defr.asp
- América Aviões (classificados): http://www.americaavioes.com.br/deft.asp
- Flight Market (classificados): http://www.flightmarket.com.br/pt/home
TRÊS VISTAS
VEJA TAMBÉM
- Aileron (Indústria Aeronáutica)
- ATR-42
- ATR-72
- Abdução (Ufologia)
- Turbofan (Indústria Aeronáutica)
- Trimotor (Indústria Aeronáutica)
- Saab JAS 39 Gripen NG
- AVGAS (Gasolina de Aviação)
- Extraterrestre (Ufologia)
- Robinson R44
- Quadrimotor (Indústria Aeronáutica)
- Beechcraft (Indústria Aeronáutica)
- Programa FX2 (Força Aérea Brasileira)
- Piper Seneca
- Beechcraft Baron
- Piper Saratoga
- Beechcraft Bonanza
- Piper Navajo
- Beechraft King Air
- Piper Malibu Meridian
- Beechcraft Premier
- Piper Malibu
- Bimotor (Indústria Aeronáutica)
- Piper Arrow
- Bombardier Canadair CRJ
- Agricultura e Pecuária
- Pilatus PC-12
- Pesos e Medidas
- Ônibus Espacial
- UFO/ OVNI (Ufologia)
- Galvanização (Química)
- Bombardier Q Series
- Monomotor (Indústria Aeronáutica)
- Cessna 206 Station Air
- Cessna 208B Grand Caravan
- MD Helicopters MD 900 Explorer
- Cessna 210 Centurion
- MD Helicopters MD 520 Notar
- Cessna Citation
- Longarina (Engenharia Aeronáutica)
- Cessna Citation CJ2
- Cessna Citation Encore
- Gates Learjet 35
- Bombardier Learjet
- Cessna Citation II
- Gates Learjet 25
- Iridium (Telefonia por Satélite)
- Cessna Citation V
- Neiva (Indústria Aeronáutica)
- Caso ET de Varginha
- Cirrus Aircraft (Indústria Aeronáutica)
- Satélites (Telecomunicações)
- Cirrus SR20
- Cirrus SR22
- Beechcraft Hawker 400
- Indústria Automobilística
- Embraer EMB-120 Brasilia
- Decolagem (Aviação)
- Embraer ERJ-145 Regional Jet
- Fokker F27
- Etops (Aviação)
- Disco Voador
- Bell 206 Jet Ranger
- Embraer EMB-121 Xingu
- Embraer Phenom 300
- Embraer ERJ-135 Regional Jet
- Embraer EMB-110 Bandeirante
- Agronegócios / Agribusiness (Economia)
- Mooney M20R Ovation
- Airbus H-135 / Eurocopter EC-135
- Embraer KC-390 (Força Aérea Brasileira)
- Sukhoi SuperJet 100
- Bombardier (Indústrias de Veículos)
- Embraer
- Fokker F-50
- Injeção Eletrônica (Mecânica)
- Transportes no Brasil (Logística)
- Bell 206 Long Ranger
- Globalstar (Telefonia por Satélite)
- Eurocopter EC-120 Colibri
- Fokker F-100
- Embraer ERJ-140 Regional Jet
- Operação Prato (Ufologia)
- Energia Elétrica
- Boeing 737
- Paul Mauriat (Música)
- Airbus H-130 / Eurocopter EC-130
- Área 51 (Ufologia)
- Stormscope (Meteorologia)
- Aeroporto Campo de Marte
- Material Composto
- Cessna 182 Skylane
- Leonardo AW119 Koala
- Drones
- Bell 407
- Neiva Paulistinha
- Piper Aircraft (Indústria Aeronáutica)
- James Bond (Cinema)
- Mooney M20K Encore
- Maule MT-7
- Embarcações (Indústria Naval)
- Cessna 172 Skyhawk
- Aero Commander 500
- EFIS - Electronic Flight Instrument System
- Bell 222
- Schweizer 300
- Aeroporto de Congonhas
- Aeroporto Santos Dumont
- Aeroporto de São José do Rio Preto
- Embraer EMB-314 Super Tucano
- Bell 429
- Aeroporto de Presidente Prudente
- Embraer AMX (Força Aérea Brasileira)
- Embraer E-Jet
- Aeroporto de Ribeirão Preto
- Piaggio P-180 Avanti
- Enstrom 280 e Enstrom F-28
- MD Helicopters MD600 Notar
- Inércia (Física)
- Airbus A320
- Pilatus PC-24
- Eclipse 500 e Eclipse 550
- FAB - Força Aérea Brasileira
- Cessna Citation CJ3
- Embraer E-190
- Boeing 717
- Cessna Citation Ultra
- Cessna 208A Caravan
- Bombardier CRJ200
- Turbojato (Indústria Aeronáutica)
- Mitsubishi MU-300 Diamond
- Beechcraft Beechjet
- Embraer Seneca
- Embraer Sertanejo
- Embraer Navajo
- Embraer Corisco
- Sistema Métrico Decimal
- Bombardier Dash 8-300
- Bombardier Q-400
- Cessna 207
- Spoileron (Engenharia Aeronáutica)
- Bombardier CRJ-700
- Bell 427
- Cessna Citation XLS+
- Cessna Citation XLS
- Embraer E-175
- Bell 430
- Embraer E-195
- Gates Learjet 36
- Airbus A321
- Casa C-295 (Força Aérea Brasileira)
- Airbus A319
- Computador (Informática)
- AgustaWestland AW109 Grand
- Agusta A109 Power
- Cessna Citation I
- Embraer E-195
- Elbit Hermes 900 (Força Aérea Brasileira)
- Profundor (Engenharia Aeronáutica)
- Música Eletrônica (Indústria Fonográfica)
- Cessna Citation 500
- Unidade Embraer Botucatu
- Bateria (Química e Física)
- Aeronaves (Indústria Aeronáutica)
- Aero Boero AB-95
- Aero Boero AB-180
- Champion 8KCAB Super Decathlon
- Bellanca 8KCAB Super Decathlon
- Let L-410 Turbolet
- Aero Boero AB-115
- ETOPS - Extended Operations
- Circuito Eletrônico (Eletrônica)
- Aviação Agrícola (Agricultura)
- Lockheed C-130 Hercules
- Aeroporto Regional de Maringá
- Alumínio (Metalúrgica)
- Cessna 177 Cardinal
- Fairchild-Dornier 328
- Airbus H120
- Injeção Direta (Mecânica)
- Honda HA-420 HondaJet
REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
- Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Piper_J-3_Cub
- Revista Aero Magazine: http://aeromagazine.uol.com.br
- Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Piper_J-3_Cub
- Wikimedia: Imagem
Comentários
Postar um comentário
Você pode ajudar voluntariamente a melhorar ainda mais a qualidade geral deste artigo ou conteúdo. Por gentileza, faça um comentário, se achar necessário, se perceber algum equívoco, imprecisão ou erro.