AIRBUS H125

AIRBUS H125 (NO MUNDO)

HELIBRAS AS350 ESQUILO (NO BRASIL)
EUROCOPTER AS350 ÉCUREUIL (NO MUNDO)
AEROSPATIALE AS350 ÉCUREUIL (NO MUNDO)
EUROCOPTER AS350 ASTAR (NOS EUA)
HELIBRAS HB350 ESQUILO (NO BRASIL)
AEROSPATIALE AS350 ASTAR (NOS EUA)
EUROCOPTER AS350 SQUIRREL (AUSTRÁLIA)
AEROSPATIALE AS350 SQUIRREL (AUSTRÁLIA)
EUROCOPTER AS350 SQUIRREL (REINO UNIDO)
AEROSPATIALE AS350 SQUIRREL (REINO UNIDO)
SOLOY AS350 SD1 ASTAR (RETROFITADO)
SOLOY AS350 ALLSTAR (RETROFITADO)
SOLOY AS350 SD2 ASTAR (RETROFITADO)

INTRODUÇÃO
Logo acima, um grande best seller da indústria aeronáutica francesa, fabricado em larga escala também nos Estados Unidos e no Brasil, um dos modelos de helicópteros mais vendidos do mundo e o helicóptero a turbina mais vendido do Brasil. Logo abaixo, uma máquina prática, versátil, eficiente e que ainda pode ser considerada moderna.
Airbus H125, conhecido anteriormente como Eurocopter AS350 Écureuil e Aerospatiale AS350 Écureuil, é um moderno helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para busca e resgate, para transporte de cargas, para transporte aeromédico, para uso policial e para coberturas jornalísticas, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e cinco ou seis passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, projetado, desenvolvido e fabricado em larga escala na França a partir da década de 1970, inicialmente pela Aerospatiale e, posteriormente, pela Eurocopter, conhecida atualmente como Airbus Helicopters.

Esse modelo de helicóptero semi-utilitário e multifunção passou a ser fabricado também no Brasil, a partir da década de 1980, com o nome Helibras AS350 Esquilo, desde então um dos modelos de helicópteros monomotores a turbina mais conhecidos e mais usados no Brasil, amplamente aceito no mercado nacional, e passou a ser fabricado também nos Estados Unidos, a partir da década de 2010, com o nome Airbus H125, para comercialização no mercado interno americano.

Atualmente e/ou nas décadas de 1980, 1990, 2000 e 2010, os principais concorrentes do Airbus H125, do Aerospatiale AS350 Écureuil, do Eurocopter AS350 Astar, do Aerospatiale AS350 Squirrel, do Eurocopter AS350 Écureuil, do Helibras AS350 Esquilo e do Eurocopter AS350 Squirrel foram e/ou são os monomotores a turbina Bell 206 Long Ranger, dos Estados Unidos; Agusta A119 Koala / Agusta AW119 Koala, da Itália; Bell 407, dos Estados Unidos; e MD Helicopters MD600 Notar, também dos Estados Unidos, todos também monomotores a turbina.

Já o monomotor a turbina europeu Airbus H130, conhecido anteriormente como Eurocopter EC130, também está nessa faixa de capacidade de assentos e de carga, mas é mais moderno e sofisticado, pois possui o rotor de cauda Fenestron, dentre outros itens de segurança, conforto e desempenho.

A AIRBUS HELICOPTERS
Logo acima, o logotipo oficial da Eurocopter, utilizado nas décadas de 1990 e 2000, como resultado da fusão da Aerospatiale, uma empresa francesa, com a DASA, uma empresa alemã. Logo abaixo, o novo logotipo da fabricante de helicópteros, a Airbus Helicopters, utilizado a partir da década de 2010, uma subsidiária da Airbus Group. 
Atualmente, a Airbus Helicopters é uma das maiores e mais respeitadas fabricantes de helicópteros do mundo. Ela é propriedade da corporação europeia Airbus Group, sediada na Holanda, que tmbém controla uma das maiores fabricantes de aeronaves comerciais do mundo, a Airbus S.A.S. A holding europeia Airbus Group também controla a Airbus Defense and Space, que fabrica o lançador de satélites Ariane, um dos maiores e mais potentes do mundo.

A Airbus Group é uma gigantesca corporação europeia que controla também a Astrium, uma fabricantes de satélites. A Airbus Military é uma subsidiária da Airbus Defense e Space, que fabrica vários produtos para uso militar, dentre eles o Airbus A400M, quadrimotor turboélice de grande porte para transporte logístico militar de soldados, cargas militares e reabastecimento em voo. A Airbus Group possui uma importante participação societária na ATR, a fabricante do turboélice bimotor regional ATR-72, usado intensivamente no Brasil pela Azul Linhas Aéreas e pela Passaredo / Voe Pass, duas companhias regionais.

Airbus C295 / Casa C295, um bimotor turboélice para uso militar de logística, usado pela FAB – Força Aérea Brasileira, inclusive, é mais um exemplo de produto fabricado em larga escala pela Airbus Military. A Airbus Group possui também uma participação societária minoritária na Dassault Aviation, que fabrica na França os jatos executivos Dassault Falcon e o caça militar Dassault Rafale.

Aérospatiale / Matra da França, a Daimler / DASA da Alemanha e a CASA da Espanha formaram no início da década de 2000 o consórcio aeroespacial EADS, que, posteriormente, em 2014, após uma variedade de fusões e aquisições, se tornou a Airbus Group, a corporação proprietária da Airbus Helicopters, que, por sua vez, fabricou na Europa o helicóptero monomotor Airbus H120, conhecido anteriormente como Eurocopter EC120 Colibri, o irmão menor do monomotor Airbus H130 / Eurocopter EC-130, este atualmente em linha de produção seriada.

A Airbus Group também fabrica o helicóptero bimotor Airbus H135, conhecido anteriormente como Eurocopter EC135. Todos esses modelos de helicópteros possuem rotor de cauda carenado Fenestron, exceto o Helibras AS350 Esquilo / Airbus H125, com rotor de cauda convencional, inclusive fabricado no Brasil por meio de sua subsidiária Helibras, com sede em Minas Gerais.

A Airbus Helicopters é uma das maiores fabricantes de helicópteros do mundo, com mais de 13.000 helicópteros a turbina fabricados desde a década de 1950, inicialmente como Aérospatiale / Sud Aviation e, posteriormente, como Eurocopter. Atualmente, a empresa emprega mais de 20.000 pessoas, principalmente na França, na Alemanha, nos Estados Unidos, no Brasil e na Austrália.

A HELIBRAS
A Helibras – Helicópteros do Brasil é uma grande e tradicional fabricante brasileira de helicópteros cuja instalação industrial está localizada no município de Itajubá, no interior do estado de Minas Gerais. Ela foi fundada em 1978 pelo Governo de Minas Gerais, pela Aérospatiale e pela Aerofoto Cruzeiro, e iniciou suas atividades de fabricação de helicópteros em 1980, com um contrato para a fabricação de seis unidades da versão militar do helicóptero Helibras AS350 Esquilo ou Helibras HB350 Esquilo para a Marinha do Brasil.

Além desse modelo, a Helibras comercializou no Brasil o helicóptero semi-utilitário Helibras SA315 Gavião, uma versão nacionalizada do Aerospatiale SA313 Allouette, por sua vez o primeiro helicóptero a turbina do mundo.

Com o passar dos anos, a Helibras fechou mais contratos para a fabricação de versões civis e militares do helicóptero Helibras AS350 Esquilo para operadores privados, pessoas físicas e pessoas jurídicas, operadores governamentais e militares, inclusive para FAB – Força Aérea Brasileira, para o Exército Brasileiro e para a Marinha do Brasil.

Atualmente, a Helibras é uma subsidiária totalmente controlada pela empresa europeia Airbus Helicopters e ainda fabrica em larga escala o Helibras AS350 Esquilo no Brasil, mas agora renomeado para Airbus H125, com um índice de nacionalização de mais de 50% de peças, partes e componentes.

Com mais de 45 anos de atividades no Brasil, a Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros certificados, com mais de 700 unidades de vários modelos fabricadas e/ou montadas no Brasil, desde sua fundação, para operadores brasileiros e operadores de outros países da América do Sul. A empresa também presta serviços de importação, venda e manutenção de toda a linha de helicópteros da Airbus Helicopters fabricada na Europa Ocidental.

Atualmente, a Helibras – Helicópteros do Brasil é uma subsidiária integral da Airbus Helicopters. Os seus principais clientes são a FAB – Força Aérea Brasileira, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil e a Polícia Militar de São Paulo. A empresa afirma que possui, atualmente, uma participação de cerca de 50% do mercado de helicópteros civis a turbina e cerca de 70% do mercado de helicópteros militares no Brasil.

Na área de segurança pública, a participação da Helibras seria ainda maior, com cerca de 80% do mercado brasileiro de helicópteros policiais, aeromédicos, de salvamento (busca e resgate) e de combate a incêndios, inclusive com fornecimento de peças de reposição.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, a configuração executiva do helicóptero Helibras AS350 Esquilo, conhecido atualmente como Airbus H125, com acabamento interno caprichado, com quatro assentos para passageiros. Mas há uma opção de configuração de alta densidade, para transporte turístico, com cinco ou seis assentos para passageiros. Logo abaixo, a configuração aeromédica do helicóptero nacional.
O Airbus H125, conhecido anteriormente como Eurocopter AS350 Écureuil ou Helibras AS350 Esquilo, dentre outros nomes, é um moderno modelo de helicóptero monomotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, para operações de busca e resgate, de passeio e de turismo, para transporte aeromédico, para transporte de cargas, para uso policial e para coberturas jornalísticas, com capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e cinco ou seis passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, com construção convencional em alumínio e ligas metálicas e cauda convencional com rotor de cauda, projetado, desenvolvido e fabricado em larga escala na França a partir da década de 1970, inicialmente pela Aérospatiale e, posteriormente, pela Eurocopter, conhecida atualmente como Airbus Helicopters.

Ele foi lançado no mercado internacional no início da década de 1970. É um modelo totalmente original de helicóptero, com projeto focado inicialmente para o mercado civil, com ênfase nos aspectos de eficiência, funcionalidade, praticidade, versatilidade e um nível bastante razoável de conforto. Curiosamente, ao longo de cerca de cinco décadas o projeto conseguiu se manter no mercado, graças a uma sequência de melhorias, modernizações e atualizações implementadas pelo fabricante, com mais de 13 versões e sub-versões civis e militares lançadas nessas décadas e, atualmente, com algumas versões ainda em linha de produção seriada, na França, nos Estados Unidos e no Brasil.

Por esses motivos, e provavelmente pelas características de relativa simplicidade, o Eurocopter AS350 Écureuil conseguiu se manter no mercado mundial de aviação executiva, semi-utilitária e militar mesmo depois da chegada de seu substituto natural, mais moderno, mais confortável, mais refinado e mais seguro, o Eurocopter EC130, com fabricação em série iniciada na década de 2000, conhecido atualmente como Airbus H130.

Ambas as aeronaves são totalmente diferentes no aspecto externo e interno, mas o Eurocopter AS350 Écureuil foi usado como base para dar origem ao Eurocopter EC130, este fabricado em várias versões, dentre elas o civil Eurocopter EC130 B4, sustentado por uma turbina Arriel 2B, e o também civil Eurocopter EC130 T2, sustentado por uma turbina Turbomeca Arriel 2D, ambos com rotor de cauda carenado Fenestron e capacidade para transportar seis ou sete passageiros.

Voltando ao helicóptero com cauda convencional Eurocopter AS350 Écureuil, a maioria dos modelos fabricados foi projetada e desenvolvida pela Aerospatiale e pela Eurocopter, com capacidade para transportar um piloto e cinco ou seis passageiros em missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.

Em linhas gerais, a família Airbus H125 é variada, incluindo o Helibras AS350 Esquilo, que pode ser operado por um piloto e tem capacidade para transportar até cinco ou seis passageiros, numa configuração de alta densidade. A versão Helibras AS350 Esquilo B3, por exemplo, lançada em 1997, foi amplamente melhorada e possui motorização europeia Turbomeca Arriel 2B mais potente, movida a querosene, com 847 shp disponível para decolagem e 728 shp disponível no voo de cruzeiro.

Essa versão amplamente melhorada da família possui sistema hidráulico duplo (opcional); sistema de controle e proteção do motor com parâmetros pré-estabelecidos pelo fabricante, conhecido como FADEC – Full Authority Digital Engine Control; rotor principal de três pás em material composto de fibra de vidro e rotor de cauda simples, com duas pás também de material composto. Ela possui ainda o conjunto de aviônicos com VEMD - Vehicle and Engine Multifunction Display e GPS – Global Positioning System, ambos integrados no painel principal.

O cockpit ou painel de controle possui um bom conjunto de aviônicos, incluindo o rádio VHF, o VOR, o ADF e o ILS, com RMI ou HSI, além do GPS nativo Garmin 295, com moving map. Além disso a transmissão principal foi melhorada, o rotor de cauda foi melhorado e novos itens opcionais foram acrescentados ao portfólio, na época, incluindo gancho para cargas externas, acoplado à estrutura do helicóptero, para até 1.400 kg; um gancho elétrico para até 260 kg; uma câmera de TV giroestabilizada (jornalismo); um dispositivo FLIR (infravermelho) para operações noturnas (militar e policial); e um farol de busca (militar e policial).

A maior parte da estrutura (fuselagem e cauda) do Helibras AS350 Esquilo é construída em alumínio e ligas metálicas, portanto é uma construção convencional, mas há um número considerável de partes, peças e componentes em material composto, incluindo as pás do rotor principal e parte da cabine de passageiros e/ou do cockpit.

A velocidade de cruzeiro do Helibras AS350 Esquilo é de cerca de 230 km/h. O nível de ruído é razoável, tanto fora quanto dentro da aeronave. Para missões aeromédicas, é perfeitamente possível o transporte de uma maca com acidentado ou doente no helicóptero, com um piloto, um paramédico de plantão e um acompanhante, inclusive com uma porta corrediça no lado esquerdo, disponível como opcional.

Entre os pontos positivos da versão Helibras AS350 B3 Esquilo é possível destacar a sua ótima performance em dias quentes e aeroportos e/ou aeródromos de altitude elevada, o que é comum em alguns países da América do Sul, como a Bolívia, por exemplo. Além disso, o acesso do piloto e de todos os passageiros aos cinco ou seis assentos, dois dianteiros e três ou quatro traseiros, é facilitado por quatro amplas portas laterais, duas de cada lado.

A marca de turbinas aeronáuticas Turbomeca, fabricada atualmente pela Safran, é tradicional no mercado aeronáutico, com boa reputação e baixíssimo índice de falhas em pleno voo. Na operação diária, o risco de falhas é baixíssimo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, homologadas e certificadas por autoridades aeronáuticas e pela fabricante.

Em caso de falha do motor em pleno voo, o que é raríssimo, é possível proceder a operação de autorrotação ou auto-rotação. Por isso a necessidade de treinamento completo do profissional responsável pela operação da aeronave. É aconselhável que o proprietário da aeronave não “economize” no treinamento do seu empregado...

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima, um exemplar do Eurocopter  AS350 Squirrel, da Royal Australian Navy, a Marinha da Austrália. Na prática, é o mesmo helicóptero Eurocopter AS350 Écureiul, mas fabricado com alguns diferenciais para atender o mercado local australiano. Logo abaixo, um exemplar do Eurocopter AS350 Astar, da polícia metropolitana de Los Angeles, nos Estados Unidos.
O helicóptero nacional Helibras HB350 Esquilo, posteriormente renomeado para Helibras AS350 Esquilo e Airbus H125, é um projeto de origem predominantemente europeia, com foco principal na eficiência, praticidade, funcionalidade e, em certa medida, até com uma certa dose de simplicidade, já que se trata de um modelo de entrada da categoria de helicópteros leves monoturbina, para fazer jus à proposta do fabricante de custos operacionais razoáveis para os padrões do mercado de asas rotativas.

Ele foi pensado desde o início, na década de 1970, como uma opção leve e razoavelmente econômica de helicóptero na faixa de seis ou sete assentos, incluindo o assento do piloto, focado no mercado civil, já que para o mercado militar já havia uma opção oferecida pela Aérospatiale, o monomotor a turbina Aerospatiale Gazelle. Mesmo assim, muitos operadores militares se interessaram pelo modelo Aerospatiale AS350 Écureuil, inclusive os militares brasileiros.

O projeto do Aerospatiale AS350 B Écureuil, o modelo original a partir do qual todas as demais versões foram fabricadas, já que o Aerospatiale AS350 é considerado pelo próprio fabricante um protótipo, foi pensado desde o início pelo engenheiro francês René Mouille e sua equipe para ter um número reduzido de peças na cabeça do rotor principal Starflex, o mínimo possível, desde que os aspectos de segurança e desempenho não fossem afetados negativamente. Além disso, novas técnicas de construção em chapas laminadas de alumínio aeronáutico foram implementadas, com o objetivo de reduzir o peso do conjunto.

Para o mercado americano, foi projetada uma versão um pouco diferente do Aerospatiale AS350, chamada por lá de Aerospatiale AS350 AStar, já que para satisfazer o Governo Americano era necessário encontrar uma forma de aumentar o máximo possível o índice de nacionalização de peças, partes e componentes. Assim, a Aerospatiale encontrou um meio termo entre um projeto europeu mas com parte de seu conteúdo de origem americana, a utilização do motor a turbina americano Lycoming LTS101, com praticamente a mesma potência dos motores turboshaft da Turbomeca francesa, conhecida atualmente como Safran.

Os helicópteros da família Ecureuil foram projetados desde o início com comandos de voo assistidos hidraulicamente. Com o passar dos anos eles passaram a ser projetados para possibilitar várias configurações e flexibilidade de cabine, como, por exemplo, a mudança de uma configuração de transporte de passageiros para transporte aeromédico em apenas meia hora. Além disso, operadores públicos em geral, incluindo policiais e militares, tinham e têm a sua disposição uma variedade de possibilidades de fixação e acoplamento de equipamentos auxiliares, dentre eles guinchos de resgate, ganchos de carga, espelhos externos auxiliares, faróis noturnos, sistema de visão noturna e corta-cabos, dentre outros.

VERSÕES DA FAMÍLIA ÉCUREUIL
A polivalente e ainda moderna família Airbus H125 de helicópteros civis e militares possui mais de 16 modelos, com fabricação em série iniciada na década de 1970. Além dessas versões de fábrica, há também versões retrofitadas por empresas especializadas, como, por exemplo, a americana Soloy. Atualmente, o modelo principal da família é o Airbus H125, ainda em fabricação seriada, inclusive no Brasil, com uma variedade de modernizações e atualizações:
  • Aerospatiale AS350: É o protótipo da família, com duas unidades fabricadas, uma motorizada com uma tubina Lycoming LTS101, desenvolvida exclusivamente para o mercado norte-americano, e outra motorizada com uma Turbomeca Arriel 1A, para atender os demais países;
  • Aerospatiale AS350 B Écureuil: É o modelo original da família Écureuil, a partir do qual todas versões foram desenvolvidas. Ele é sustentado por uma turbina Turbomeca Arriel 1B e foi fabricado no Brasil com o nome Helibras HB350 B Esquilo, com praticamente as mesmas especificações técnicas;
  • Aerospatiale AS350 B1 Écureuil: Foi uma das primeiras versões da família Écureuil, sustentado por uma turbina Turbomeca Arriel 1D;
  • Aerospatiale AS350 B2 Écureuil: É uma versão com peso máximo de decolagem melhorado para cerca de 2.200 kg e sustentado por uma turbina Turbomeca Arriel 1D1, mais potente, com 732 shp de potência disponível nas decolagens e 625 shp disponível em voo de cruzeiro. Ele foi fabricado no Brasil com o nome Helibras AS350 B2 Esquilo;
  • Eurocopter AS350 B3 Écureuil: Conhecido no Brasil com o nome Helibras AS350 B3 Esquilo, é uma das melhores versões de helicópteros da família Écureuil, cuja fabricação em série foi iniciada na década de 1990, sustentado por um turboshaft Turbomeca Arriel 2B, com potência aumentada para operações em aeroportos, aeródromos, helipontos e heliportos de clima quente e de altitude elevada, com 847 shp disponíves na decolagem e 728 shp disponível em cruzeiro. Ele foi renomeado recentemente pelo fabricante para Airbus H125. Várias sub-versões foram lançadas, dentre elas algumas com peso máximo de decolagem aumentado. Posteriormente, a aeronave foi equipada com aviônicos digitais Garmin G500H, dentro do conceito glass cockpit.
  • Eurocopter AS350 BA Écureuil: Versão com Turbomeca Arriel 1B e diâmetro do rotor principal maior;
  • Eurocopter AS350 BB Écureuil: Conhecida também como Eurocopter AS350 BB Squirrel, é a versão militar para as Forças Armadas do Reino Unido;
  • Aerospatiale AS350 C AStar: Versão americana, comercializada nos Estados Unidos, sustentada por um motor Lycoming LTS101;
  • Aerospatiale AS350 D AStar: Versão americana, comercializada nos Estados Unidos, sustentada por um motor Lycoming LTS101;
  • Aerospatiale AS350 L1: Versão militar;
  • Aerospatiale AS350 L2: Versão militar;
  • Soloy AS350 SD1 Astar: Versão retrofitada, com motor Lycoming LTS101-600A;
  • Soloy AS350 AllStar: Versão retrofitada, com motor Rolls-Royce 250C-30;
  • Soloy AS350 SD2 Astar: Versão retrofitada, com motor Lycoming LTS101-700D;

MERCADO
Logo acima, o cockpit ou cabine de comando do Eurocopter AS350 B3 Écureuil, modelo equivalente ao Helibras AS350 B3 Esquilo, com painel dentro do conceito glass cockpitcom VEMD - Vehicle and Engine Multifunction Display e GPS – Global Positioning System. Logo abaixo, o cockpit do Eurocopter AS350 B2 Écureuil, equivalente ao Helibras AS350 B2 Esquilo, com painel com instrumentos convencionais, com aviônicos analógicos.
Atualmente, o Brasil tem a quarta maior frota de helicópteros do mundo, com mais de 1.700 unidades nacionalizadas e em operação no Brasil, principalmente para operadores brasileiros, pessoas físicas e pessoas jurídicas, para transporte governamental, e para uso policial, paramédico e militar. Na década de 1990, essa frota já era grande, com mais de 800 helicópteros, dos quais 300 estavam concentrados na Região Metropolitana de São Paulo e municípios vizinhos. Na década de 2000, a frota nacional passou de 1.300 unidades, com mais de 540 unidades concentradas no estado de São Paulo, mais de 280 unidades concentradas no estado do Rio de Janeiro e mais de 130 em Minas Gerais.

Considerando a frota atual brasileira, mais de 100 unidades são, atualmente,  usadas por polícias, corpo de bombeiros e órgãos ambientais em diversas missões, como patrulha, policiamento ostensivo, investigação, operações policiais de cerco e captura, transferência de presidiários, combate a incêndios e patrulhamento ambiental, busca e salvamento de pessoas, transporte de órgãos para transplante, transporte de cidadãos acidentados e doentes, dentre outras.

Considerando unidades registradas no Brasil, as principais fabricantes com presença no país são a Helibras / Airbus, a Bell Helicopter, a Robinson, a Leonardo / Agusta e a MD Helicopters. Elas são fabricantes de helicópteros de primeira linha, todos certificados pelas mais exigentes agências reguladoras do mundo, incluindo a americana FAA - Federal Aviation Administation e a europeia EASA - European Aviation Safety Agency.

Em nível mundial, considerando unidades fabricadas, a fabricante Robinson Helicopter reivindica para si a liderança do mercado mundial de helicópteros nos últimos 20 anos, com quase 70% do mercado nas décadas de 2000 e 2010, principalmente com as vendas de seus modelos Robinson R44, com motor a pistão e quatro assentos, Robinson R66, com motor a turbina e cinco ou quatro assentos,  e o pequeno Robinson R22, com motor a pistão e dois assentos, principalmente para treinamento. Mas a família Écureuil está num degrau acima do segmento em que atuam esses três concorrentes, pois sua capacidade de assentos é maior.

No total, mais de 380 unidades do Airbus H125, do Helibras AS350 Esquilo e do Helibras HB350 Esquilo foram fabricadas desde a fundação da Helibras, incluindo versões e sub-versões militares, policiais, aeromédicas, executivas e de combate a incêndios. A tendência de longo prazo verificada no mercado internacional é que o Airbus H130 se torne o substituto definitivo do Airbus H125, que, aliás, está atualmente entre os modelos de helicópteros mais vendidos no mundo.

De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero monomotor a turbina com capacidade para até cinco ou seis passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa turboélice monomotor também com capacidade semelhante de transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.

Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.

Embora o custo operacional de um helicóptero monomotor a turbina seja maior que o custo operacional de um helicóptero monomotor a pistão, atualmente não há no mercado modelos a pistão com capacidade acima de três passageiros. Por esse e por outros motivos, o Helibras HB350 Esquilo e o Helibras AS350 Esquilo são os modelos mais utilizados para operações policiais, aeromédicas, de busca e salvamento, de patrulhamento ambiental e de combate a incêndios no Brasil e no mundo. Ele é usado intensivamente pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, que possui 23 unidades em sua frota, apelidados de Águia; pela Polícia Militar de Minas Gerais, que possui 5 unidades; pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, que possui 2 unidades, apelidados de Pelicano; e pelo Ibama / Prevfogo, em missões de patrulhamento ambiental e combate a incêndios florestais; entre outros.

Atualmente, quase todas as polícias civis e/ou militares brasileiras possuem pelo menos um helicóptero em sua frota. A maioria delas optou por modelos das marcas Helibras, Bell e Agusta, a maioria deles equipados com farol de busca; equipamentos de visão noturna do tipo FLIR, que capta imagens em infravermelho; macas para transporte de acidentados; redes para busca e salvamento; e alguns deles são até blindados.

No estado de São Paulo, por exemplo, são realizadas por ano mais de 10.000 missões policiais variadas com a utilização de helicópteros, incluindo ocorrências policiais e transporte aeromédico. A família de helicópteros monomotores Écureuil é uma das mais vendidas do mundo, com mais de 3.300 unidades fabricadas desde a década de 1970, desse total mais de 780 unidades vendidas nos Estados Unidos.

PRINCIPAIS OPERADORES PÚBLICOS DO ESQUILO NO BRASIL (MONO E BI)
QUANTIDADE
OPERADOR
MODELOS
35
Exército Brasileiro
AS350 L1 (mono), AS355 (bi)
30
FAB – Força Aérea Brasileira
H-50 (mono), H-55 (bi), VC-55 (bi)
18
Marinha do Brasil
UH-12 (mono), UH-13 (bi)
23
Polícia Militar de São Paulo
AS350 Águia (mono)
5
Polícia Militar de Minas Gerais

5
Polícia Militar do Rio de Janeiro

3
Polícia Civil de São Paulo
AS350 (mono) e AS355 (bi)




OUTROS OPERADORES PÚBLICOS DA FAMÍLIA ÉCUREUIL

QTD

OPERADOR

PAÍS

 

Polícia Militar da Argentina (Gendarmerie)

Argentina

 

Polícia de Buenos Aires

Argentina

8

Polícia Federal da Áustria (AS350 e AS355)

Áustria

2

Força Aérea da Bolívia

Bolívia

10

Força Aérea de Botsuana

Botsuana (África)

2

Força Aérea do Camboja (AS350 e AS355)

Camboja (África)

 

Polícia de Calgary

Canadá

 

Polícia de Edmonton (H125)

Canadá

6

Polícia Federal do Canadá (Mounted)

Canadá

 

Exército do Chile

Chile

 

Exército do Equador

Equador

26

Polícia Militar da França (Gendarmerie)

França

2

Força Aérea da Hungria

Hungria

 

Guarda Costeira da Islândia

Islândia

 

Polícia de Israel

Israel

 

Força Aérea da Jordânia

Jordânia

9

Força Aérea do Quênia (África)

Quênia

3

Força Aérea do Malawi (África)

Malawi

2

Polícia Nacional da Namíbia (África)

Namíbia

10

Exército do Paquistão

Paquistão

1

Força Aérea do Paraguai

Paraguai

1

Marinha do Paraguai

Paraguai

7

Polícia Nacional das Filipinas (H125)

Filipinas

 

Polícia de Anaheim (Los Angeles)

Estados Unidos

3

Polícia de Baltimore (Maryland)

Estados Unidos

15

Polícia Rodoviária da Califórnia (Highway)

Estados Unidos

14

Polícia do Condado de Los Angeles (Sheriff’s)

Estados Unidos

14

Departamento de Polícia de Los Angeles

Estados Unidos

 

Polícia de Memphis (Tennessee)

Estados Unidos

 

Polícia Metropolitana de Washington / DC

Estados Unidos

 

Departamento de Polícia de Miami

Estados Unidos

 

Polícia de Oakland (Michigan)

Estados Unidos

2

Departamento de Polícia de Oklahoma

Estados Unidos

 

Polícia de Filadélfia (Pensilvânia)

Estados Unidos

 

Polícia de San Diego (Califórnia)

Estados Unidos

16

Ministério da Defesa do Catar (H125)

Catar

 

Força Aérea da Rússia

Rússia

 

Parques Nacionais da África do Sul

África do Sul

13

Polícia da África do Sul (B3)

África do Sul

4

Escola de Pilotos Militares (Empire Test)

Reino Unido

 

Ministério do Interior da Ucrânia

Ucrânia

 

 

 

 

 

 


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

AIRBUS H125
HELIBRAS AS350 B3 ESQUILO
EUROCOPTER AS350 B3 ÉCUREUIL
  • Capacidade: 1 piloto e 5 ou 6 passageiros;
  • Comprimento total: Aprox. 13 metros;
  • Largura da cabine: Aprox. 1,9 metro;
  • Altura da aeronave: Aprox. 3,15 metros;
  • Altura interna da cabine: Aprox. 1,3 metro;
  • Diâmetro do rotor: Aprox. 11 metros;
  • Motorização (potência): 1 X Turbomeca Arriel 2B (847 shp);
  • Velocidade de cruzeiro (75%): Aprox. 230 km/h;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 2.250 kg;
  • Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
  • Teto pairado: Aprox. 3.000 metros;
  • Alcance: Aprox. 500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Capacidade no gancho: Aprox. 1.400 kg;
  • Preço (no Brasil): US$ 4,2 milhões (novo);


HELIBRAS AS350 B2 ESQUILO
EUROCOPTER AS350 B2 ÉCUREUIL
  • Capacidade: 1 piloto e 5 ou 6 passageiros;
  • Comprimento total: Aprox. 13 metros;
  • Largura da cabine:
  • Altura: Aprox. 3,15 metros;
  • Diâmetro do rotor: Aprox. 11 metros;
  • Motorização (potência): 1 X Turbomeca Arriel 1D1 (732 shp);
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 230 km / h;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 2.200 kg;
  • Teto de serviço: Aprox. 4.500 metros;
  • Alcance: Aprox. 500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo de decolagem: 2.200 kg;
  • Capacidade no gancho: Aprox. 1.160 kg;
  • Preço (no Brasil): US$ 1,5 milhão (usado / bom estado de conservação);


HELIBRAS HB350 B ESQUILO
AEROSPATIALE AS350 B ÉCUREUIL
  • Capacidade: 1 piloto e 5 passageiros;
  • Comprimento total: Aprox. 13 metros;
  • Largura da cabine:
  • Altura: Aprox. 3,15 metros;
  • Motorização (potência): 1 X Turbomeca Arriel 1B (641 shp);
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 230 km / h;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 1.950 kg;
  • Teto de serviço: Aprox. 4.500 metros;
  • Alcance: Aprox. 520 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo de decolagem: 1.950 kg;
  • Preço:

SEGURANÇA DE VOO

Estatisticamente, em números aproximados, a aviação comercial e a aviação executiva são os meios de transporte mais seguros que existem, com cerca de três acidentes graves com vítimas fatais para cada um milhão de decolagens realizadas, considerando a média mundial. Porém, se forem levados em consideração apenas os números de países desenvolvidos, como Canadá, Estados Unidos, países da Europa Ocidental, Japão, Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, os números de acidentes para cada um milhão de decolagens são ainda menores, na média cerca de um acidente grave com vítimas fatais.

Até o momento, os helicópteros monomotores a turbina da família Écureuil se envolveram e/ou foram envolvidos em 343 ocorrências graves com vítimas fatais em várias partes do mundo, o equivalente a cerca de 10% do número total de aeronaves fabricadas.


TRÊS VISTAS


GALERIA DE IMAGENS

AIRBUS H125


ESQUILO DO IBAMA


POLÍCIA DE SÃO PAULO


EUROCOPTER AS350

POLÍCIA DE SÃO PAULO


EXÉRCITO BRASILEIRO


ÉCUREUIL (TÁXI-AÉREO)


VEJA TAMBÉM

Atenção: As informações, conceitos e valores (preços) emitidos neste artigo ou página são apenas de caráter informativo e podem não estar absolutamente precisos e rigorosos, pois esse não é o objetivo do blog. Para informações, conceitos e valores mais precisos e rigorosos entre em contato com o fabricante e/ou com seu representante de vendas.


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_Ecureuil
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_AS350_Écureuil
  • Airbus Helicopters (divulgação): Imagens
  • Governo de São Paulo (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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