INFORMÁTICA (PARTE 1)

INFORMÁTICA
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
ELETRÔNICA
HARDWARE
SOFTWARE
SISTEMA OPERACIONAL
PROGRAMAS
DADOS

INTRODUÇÃO



Logo acima, exemplo recente de microcomputador desktop do tipo all in one da fabricante multinacional americana Hewlett Packard, com design elegante e de alta performance. O mercado brasileiro é bem atendido por grandes fabricantes de microcomputadores de mesa e notebooks, entre elas a Acer, a Lenovo, a LG, a Semp Toshiba, a Dell e a Positivo. Logo abaixo, um dos pioneiros da Informática, o matemática austríaco Kurt Godel, que contribuiu para a formação do conceito de Informática.
A Informática é o conjunto das ciências relacionadas à coleta, armazenamento, transmissão e processamento de informações nos meios digitais, incluindo a ciência da computação, os sistemas de informação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e, os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e da modelagem dos problemas. Além disso, ela pode ser também a ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos processados, armazenados e/ou transmitidos por meios digitais.

O termo Informática (com inicial maiúscula ou minúscula) teve origem a partir das palavras informatique, em francês, e informatik, em alemão, resultando na composição com as palavras em português  "informação" e "automática", sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico, em Portugal com o sentido ciência da computação, enquanto que no Brasil é habitualmente tratar o processo de tratamento da informação por meio de computadores.

O estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Godel e Alonzo Church começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples, independentemente do tempo requerido para isso.

A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa de que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que um dia uma máquina pudesse tratar informações.


ORIGEM DO TERMO

A palavra informática surgiu em meados do século XX, traduzida diretamente dos termos “informatique”, em francês; “information”, em inglês; “automatique”, em francês; e “informatik”, em alemão. Os termos “informatique” e “informatik” foram criados pelos cientistas Philippe Dreyfus, francês, e Karl Steinbuch, alemão, e então traduzidos para outras línguas, incluindo o português.


A rigor, a Informática surgiu devido a necessidade de se fazer um processamento da informação de forma automatizada, processamento por meios automáticos analógicos, mais antigos, ou digitais, mais recentes. O meio mais comum da utilização de informática são os computadores que tratam informações de maneira automática.


A Informática é a disciplina que lida com o tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos e eletrônicos. Ela representa o tratamento automático da informação. Constitui o emprego da ciência da informação através do computador. Embora não se deva confundir informática com computadores, na verdade ela existe porque estes existem.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
A Informática é a ciência do armazenamento e processamento ou tratamento automático e lógico da informação. Já a Eletrônica é a ciência que realiza estudos sobre os elétrons e suas propriedades para a fabricação de produtos eletrônicos em geral. A eletrônica é parte da Física, ela estuda e utiliza variações de grandezas elétricas e cria aplicações para esses fenômenos.

A partir dos resultados dos estudos da Eletrônica sobre esses fenômenos físicos, incluindo a corrente ou os elétrons nos circuitos eletrônicos e processadores ou chips, a Informática criou e desenvolveu métodos e modos de processamento e transmissão de informações. Por meio ou a partir da Informática se criam e se desenvolvem as técnicas e/ou métodos e modos de processamento e transmissão de informações e outras técnicas relacionadas a elas.

A aplicação prática desse conjunto de técnicas, métodos e modos de processamento, principalmente em grandes e médias organizações, com e/ou sem fins lucrativos, é conhecida nos meios acadêmicos e empresariais como TI – Tecnologia da Informação.

A Informática é a ciência ou o estudo dos métodos e modos de processamento e transmissão de informações. É óbvia e muito clara a importância da Informática para ajudar o administrador de organizações a tomar decisões com base em dados processados com agilidade e precisão.

Por exemplo: Informações como lucratividade e rentabilidade são fornecidas com agilidade e precisão em balanços pelo departamento de contabilidade, após o processamento de dados coletados durante todo a ano.

Segundo o Dicionário Michaelis, a Informática é a ciência ou o estudo do processamento automático de informações, atualmente considerada suporte necessário para o desenvolvimento do conhecimento moderno e viabilizar as comunicações modernas.

TI - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Logo acima, exemplo recente de servidor de alta performance e pequeno porte da fabricante multinacional americana Dell. O mercado brasileiro é bem atendido por grandes fabricantes de servidores para organizações de pequeno, médio e grande portes, entre elas a IBM, a Hewlett Packard, a Itautec e a Cisco. Logo abaixo, o ENIAC, de propriedade do Governo dos Estados Unidos, considerado por historiadores o primeiro computador digital de alta capacidade de processamento de dados, da década de 1940.
A TI - Tecnologia da Informação é a tecnologia relacionada à aquisição, armazenamento, processamento e distribuição de informações. São os recursos tecnológicos e computacionais utilizados para geração e uso da informação. Ela é formada por todos os dispositivos que têm capacidade para tratar dados e/ou informações, tanto de forma sistêmica como de forma esporádica, aplicada a um produto ou aplicada a um processo.

A Tecnologia da Informação apenas, isoladamente, não é suficiente para que as empresas obtenham vantagens competitivas, pois são necessárias pessoas para operar as máquinas e interpretar as informações obtidas com o uso delas, decidir quais dados devem ser processados e quais informações são relevantes, discernir com o uso de critérios quais informações são úteis para um dado momento, uma situação em especial.

Portanto, os recursos humanos são tão importantes quanto a Tecnologia da Informação. Todos os componentes da Tecnologia da Informação não funcionam sem um ente fundamental, o recurso humano. A grande maioria dos seres humanos tem capacidade de discernir coisas, fatos, acontecimentos, situações, eventos, etc. Além disso, os humanos têm consciência sobre a própria existência. E essas duas capacidades citadas as máquinas não têm... Então é óbvia a importância do recurso humano na operação dos hardwares e softwares.

Não arrisque na escolha de um servidor para sua empresa, escolha somente servidores fabricados por empresas confiáveis. Uma falha grave em um servidor de baixa qualidade pode causar a perda de dados valiosos, paralisar temporariamente sua linha de produção e/ou deixar seus clientes sem atendimento por tempo demais...

HARDWARE
Logo acima, exemplo de um circuito eletrônico ou circuito impresso, com muitos componentes eletrônicos fixados nele, incluindo microprocessadores ou chips. A miniaturização de componentes é uma das mais fortes tendências atuais dentro da Informática e/ou da TI - Tecnologia da Informação. Logo abaixo, um microprocessador ou chip.

O hardware (pronuncia-se rárduér) é o equipamento ou aparelho eletrônico alimentado por eletricidade, usado no processamento de informações e/ou transmissão de informações, e seus demais periféricos variados. O hardware é o conjunto de partes físicas que formam um computador e os dispositivos relacionados a ele. Além disso, dispositivos usados em telecomunicações também podem ser considerados hardwares.

A palavra hardware é utilizada para designar unidades físicas, componentes, circuitos eletrônicos e circuitos integrados, discos e demais mecanismos que compõem um computador e seus periféricos e equipamentos utilizados em telecomunicações. Está claro que hardware é a parte física do computador, formada por diversos componentes eletrônicos, fios e  periféricos.

O hardware pode ser dividido em várias partes, conforme a função de cada equipamento: dispositivo de processamento, dispositivos de entrada e saída de dados e dispositivos de armazenamento de dados.

Hoje em dia, já é possível, por exemplo, encontrar no mercado notebooks com capacidade de armazenamento e velocidade no processamento de dados equivalentes aos grandes servidores corporativos de três décadas atrás.

TRANSISTORES
Os transistores são modernos dispositivos semicondutores miniaturizados de controle de corrente de estado sólido, utilizados na fabricação de circuitos e produzidos em larga escala. O transistor é um dispositivo ou componente miniaturizado que controla a corrente elétrica. Dentro da Eletrônica, ele também é conhecido como fonte de corrente controlada por corrente, pois por meio da corrente aplicada na sua base é possível controlar a circulação de corrente do seu coletor para o seu emissor. 

O circuito integrado é um circuito eletrônico compactado, extremamente miniaturizado, geralmente um pedaço de material semicondutor utilizado para integrar e conectar componentes eletrônicos, principalmente transistores, diodos, resistores e capacitores. Um processador ou microchip é um exemplo de circuito integrado.

O primeiro transistor de silício e germânio tecnicamente e economicamente viável que se tem conhecimento foi inventado em 1948 por John Bardeen e Walter Brattain, ele foi o substituto natural da válvula eletrônica de três pólos, utilizada até então em larga escala nos rádios e nos sistemas de telecomunicações da época.

O transistor trouxe pelo menos seis grandes vantagens sobre a válvula eletrônica: Miniaturização, grande redução de custo de fabricação, aumento do ritmo de produção, baixo consumo de energia, durabilidade e confiabilidade. Quando foi colocado no mercado na década de 1950, o transistor de silício já era muito menor que a válvula eletrônica, apenas 3% do tamanho dela. Seu custo de produção em larga escala era de apenas 10% do custo da válvula. O passo seguinte da evolução da Eletrônica foi a criação do circuito integrado, em 1964, reunindo em uma placa de silício vários componentes, incluindo o diodo, o capacitor, o resistor, o indutor e o próprio transistor.

Em seguida veio o primeiro microprocessador ou chip, isto é, a primeira unidade de processamento central que se tem conhecimento, a chamada CPU – Central Processing Unit, em 1971, inventada por Robert Noyce, o fundador da gigante norte-americana Intel.

VÁLVULAS

As válvulas são os antigos dispositivos eletrônicos de controle de fluxo de corrente, formado por um cátodo aquecido e um ânodo fechado em tubo de vidro a vácuo.

A válvula eletrônica foi inventada por LeeDeForest, em 1906. A partir dela surgiram várias invenções importantes, incluindo as telecomunicações sem fio, o rádio, a televisão e os primeiros computadores, estes na época grandes e pesados, usados apenas por grandes corporações, institutos de pesquisa, governos e forças armadas.

As válvulas fazem parte da 1ª geração de computadores, na acepção popular da palavra, popularizadas na década de 1930 e tendo sido substituídas pelos transistores, posteriormente, na década de 1950, estes com grande vantagem econômica e técnica.

Embora pareça antagônico, as válvulas eletrônicas ainda são utilizadas na transmissão de sinais de rádio e em alguns instrumentos musicais.

SOFTWARE

Logo acima, o logotipo de um dos principais produtos da gigante de informática americana Microsoft Corporation, o Windows 10, que ainda é o sistema operacional mais utilizado no mundo. E um dos logotipos mais conhecidos e populares da atualidade. Logo abaixo, o logotipo do sistema operacional de código aberto Linux, cujas primeiras versões foram criadas pelo programador finlandês Linus Torvalds.
A palavra software (pronuncia-se sóftuér) é utilizada para designar qualquer programa que instrui o hardware sobre a maneira como ele deve executar uma tarefa. Entre os softwares estão os sistemas operacionais, processadores de textos, navegadores, antivírus, etc. Os softwares são programas executados em um computador. Eles são compostos por uma sequência de instruções, que é interpretada e executada por um processador, informando ao computador como executar uma determinada tarefa. Os dados são itens referentes a uma descrição primária, eventos, atividades e transações que são gravados, classificados e armazenados.

Software é a denominação genérica adotada para todo programa requerido por um hardware, ou seja, requerido pela parte física do computador, incluindo os aplicativos instalados em smartphones e notebooks.

Todo computador precisa de um grupo de informações organizadas chamado de programa. Para a execução de uma tarefa o programa é carregado na memória RAM e sua função após carregado é controlar o computador para a execução da tarefa.

SISTEMA OPERACIONAL

O sistema operacional é um software, ele é um conjunto de programas que faz o gerenciamento de informações e componentes de hardware e software. Quando o computador é ligado, o primeiro programa a ser carregado é o sistema operacional, e é justamente ele que controlará as atividades dos programas chamados de aplicativos.

O sistema operacional, conhecido também como software de sistemas, também gerencia os discos e arquivos, controla o monitor ou tela para exibir imagens, reserva espaço na memória para cada programa e organiza todas as tarefas executadas pelo computador.

Estão entre os mais conhecidos e populares sistemas operacionais para computadores de mesa, notebooks, smartphones e tablets, dependendo de cada caso, o Windows 11, da gigante norte-americana Microsoft Corporation, o Linux, o sistema operacional gratuito da Linux Foundation, e o Android, o sistema operacional para dispositivos móveis do Google.

SOFTWARE DE APLICATIVO

Os softwares de aplicativos são programas que executam determinadas tarefas. De modo geral, cada aplicativo desempenha um papel ou executa uma determinada tarefa para a qual foi projetado anteriormente. Por exemplo: O Word é o programa processador de textos da Microsoft Corporation, a empresa americana de softwares. Com ele, é possível criar textos para documentos oficiais, cartas, trabalhos escolares, etc.

DADOS
Os dados são fatos compostos de números, caracteres e símbolos armazenados em um hardware de tal modo que possam ser processados. Os dados são unidades usadas em processamento e comunicações, transmitidas geralmente em grande número por meio de sinais de frequência eletromagnética, como cabos de condutores metálicos e luz sobre fibra ótica, por exemplo, e armazenadas e processadas em meios físicos chamados hardwares. Os dados são utilizados para dar origem às informações.

Apenas para efeito de analogia, dados são comparáveis a peças de um quebra cabeças, enquanto informações são comparáveis a um quebra cabeças montado e que forma uma imagem perceptível e clara de algo, ou seja, os dados soltos, não ordenados, são incompreensíveis, enquanto os dados ordenados com lógica podem ser compreendidos e formam uma informação.

O código binário é o principal elemento que forma o sistema de numeração binário, que por sua vez é uma forma de comunicação digital e processamento de dados baseada em apenas dois algarismos, o 0 e o 1, que juntos, de forma combinada, dão origem a uma forma de comunicação e um padrão de processamento de dados universalmente aceitos em praticamente todo o mundo.

INFORMAÇÃO

A informação é todo o conjunto de dados organizados de forma a terem sentido e valor para seu destinatário ou usuário. As informações são dados que foram processados ou organizados para produzirem fatos que tenham significado.

O conhecimento são dados e informações organizados e processados para transmitir compreensão, experiência, aprendizado acumulado e técnica, quando se aplicam a determinado problema ou atividade. Os dados processados para extrair deduções críticas e para refletir experiência e perícia anteriores fornecem a quem os recebe conhecimento organizacional, de grande valor.

FEEDBACK

Em sistemas de informação, o feedback é uma saída usada para fazer ajustes e modificações nas atividades de entrada ou no processamento como, por exemplo, erros ou problemas que podem fazer com que os dados de entrada sejam corrigidos ou que o processo seja modificado.

Para efeito de analogia, em uma gráfica, por exemplo, é normal e comum que vários modelos e formatos de folhetos solicitados por um fornecedor de produtos e serviços sejam criados, como esboço ou scamp, sem intenção de acabamento final, como base para a ideia de layout para anúncio ou material de promoção.

VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Válvula_termiônica
  • Unigran - Universidade da Grande Dourados
  • Dicionário Michaelis / UOL: Consulte também a versão de informática do Michaelis
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trans%C3%ADstor
  • Revista In Hardware / Editora Escala
  • Hewlett Packard (divulgação): Imagem
  • Microsoft (divulgação): Imagens
  • Dell (divulgação): Imagem
  • Linux (divulgação): Imagem
  • Wikimedia: Imagens

MAIS POSTAGENS

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)

TRATOR FORD 6610 (AGROPECUÁRIA)

TRATOR VALMET 88

TRATOR VALMET 985

MASSEY FERGUSON MF 235

MASSEY FERGUSON MF 296