SAAB JAS 39 GRIPEN NG

SAAB JAS 39 GRIPEN
SAAB JAS 39 GRIPEN NG
SAAB JAS 39 SUPER GRIPEN
SAAB GRIPEN A / B (MODELO ORIGINAL)
SAAB GRIPEN C / D (VERSÃO DE EXPORTAÇÃO)
SAAB GRIPEN E / F (GRIPEN NG)
SAAB F-39 GRIPEN (NA FAB)

INTRODUÇÃO
Logo acima, o novíssimo Saab Gripen NG, a versão mais moderna e atual da família Saab Gripen, uma aeronave ágil e muito sofisticada, um avião militar de primeiro mundo, a primeira renovação significativa da esquadra ou frota de caças supersônicos da FAB - Força Aérea Brasileira em mais de 40 anos. Ele é um caça de quarta geração, desenvolvido para ser uma plataforma versátil e multiuso de proteção de espaços aéreos e de territórios, com altíssima tecnologia embarcada. Logo abaixo, o Saab Gripen C, o antecessor do Saab Gripen NG.
Saab JAS 39 Gripen NG ou, simplesmente, Saab Gripen NG, é um projeto em desenvolvimento de aeronave ágil e econômica, monomotor de altíssima performance para emprego exclusivamente militar, criado pela Saab, da Suécia, e que está sendo desenvolvido e aprimorado em conjunto pela Saab e pela Embraer, do Brasil, com participação da FAB – Força Aérea Brasileira, com o primeiro protótipo de caça da Saab já em fase de testes e melhoramentos na Suécia e, posteriormente, no Brasil, com a previsão oficial de entrega das primeiras unidades de série fabricadas na Suécia e no Brasil, pela Saab e pela Embraer, à FAB – Força Aérea Brasileira a partir de 2021, com entrada em serviço prevista para o mesmo ano.

Os seus principais concorrentes no mercado militar internacional de aeronaves de superioridade aérea são o americano General Dynamics F-16 Fighting Falcon, o europeu Eurofighter Typhoon, o francês Dassault Rafale, os russos Sukhoi Su-30/33/35/37 e Sukhoi Su-34, os chineses Chengdu J-10 e Shenyang J-11, e os americanos McDonnell Douglas F-15 Eagle e Boeing F/A 18 E/F Super Hornet, todos esses antecessores da novíssima quinta geração de caças supersônicos semi-stealth.

A SAAB

A SAAB AB é uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de aeronaves militares do mundo, sistemas de controle do tráfego aéreo, sistemas militares e radares militares. Ela foi fundada em 1936 na Suécia e está sediada na capital do país europeu, Estocolmo. Ela já foi uma grande fabricante de aeronaves comerciais para uso civil e seu principal produto na década de 1990 foi o Saab 340. Atualmente, é controlada pela empresa de investimentos sueca  Investor AB, por sua vez controlada pela Família Wallenberg, da Suécia.

Até alguns anos atrás pouco conhecida pela população brasileira, de fato a Saab AB é uma das maiores e mais tradicionais companhias de altíssima tecnologia militar do planeta, ela usou como base para a criação e desenvolvimento do novíssimo caça multiemprego Saab JAS 39 Gripen NG o seu antecessor também relativamente econômico e muito ágil Saab JAS 39 Gripen, um dos mais modernos e tecnológicos modelos de caça de quarta geração do planeta, criado pela Saab na década de 1980, e, posteriormente, na década de 1990, desenvolvido em conjunto com a British Aerospace, da Inglaterra, para ser oferecido como versão de exportação a vários países amigos da Suécia e da Inglaterra nas década de 1990 e 2000.

Com mais de 70 anos de experiência na fabricação de aeronaves civis e militares, a companhia sueca Saab é uma das maiores e mais tradicionais empresas de altíssima tecnologia do mundo, ela é controlada pelo conglomerado europeu de investimentos Investor AB, que também detém participações societárias na fabricante multinacional de eletrodomésticos Electrolux, na centenária fabricante multinacional de equipamentos de telecomunicações Ericsson, na fabricante multinacional de ferramentas e motosserras Husqvarna e na multinacional suíça de engenharia ABB, que fabrica equipamentos para automação de energia, incluindo transformadores de alta voltagem e equipamentos utilizados por indústrias metalúrgicas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Saab Gripen NG é uma aeronave militar monomotor de altíssima performance, com construção mista em alumínio, aço, titânio e materiais compostos, atualmente em fase de desenvolvimento pela fabricante sueca de aeronaves militares Saab e pela fabricante brasileira de aeronaves militares Embraer S.A., com participação da FAB – Força Aérea Brasileira, que em breve se tornará uma de suas principais operadoras, com a fabricação em série das primeiras unidades a ser iniciada na Suécia e, posteriormente, com as demais unidades do primeiro lote de 36 unidades a serem fabricadas em território brasileiro pela subsidiária de defesa da Embraer, com entrada em serviço prevista para o ano de 2021.

Trata-se de um modelo de aeronave que possui asas em delta e superfícies aerodinâmicas de controle do tipo canards, para permitir uma agilidade fora do comum durantes as missões. Com capacidade para transportar até 6,5 toneladas de carga bélica, ele é a versão de performance melhorada da família Saab Gripen, superior que seus antecessores Saab JAS 39 Gripen A/B e Saab JAS 39 Gripen C/D.

Ele é o primeiro caça supersônico da FAB - Força Aérea Brasileira em mais de 40 anos e representa um salto tecnológico e operacional para essa força armada brasileira, que retomará, sem dúvida alguma, a terceira posição de superioridade tecnológica militar na América do Sul, perdida para a Venezuela durante a década de 2000, quando da introdução do temido caça militar bimotor russo Sukhoi Su-30, lembrando que as duas primeira posições são da França (Guiana Francesa) e do Reino Unido (Falklands ou Malvinas), respectivamente...

Basicamente, em linhas gerais, o Saab Gripen NG é a mais recente versão da família Saab Gripen, mas o número mudanças e melhorias em relação aos modelos antecessores é realmente significativo, ao ponto da própria fabricante Saab, da Embraer e da FAB - Força Aérea Brasileira considerarem-no um novo modelo de avião, embora conserve o conceito de avião monomotor supersônico multifunção para emprego em um contexto de superioridade aérea para proteção de territórios.

Entre as principais características da aeronave estão a compacidade, a leveza, a agilidade, a velocidade, a praticidade e a rapidez na execução das missões, com eficiência, sem abrir mão do custo de manutenção e consumo de combustível abaixo de seus principais concorrentes e sem abrir mão da superioridade aérea de um caça típico de quarta geração projetado e desenvolvido para atender as necessidades de países de primeiro mundo, inclusive a Suécia, um de seus principais operadores.

O seu antecessor Saab JAS Gripen foi projetado e desenvolvido na década de 1980 e fabricado a partir da década de 1990 para atender os requisitos da Força Aérea da Suécia, entre os quais a possibilidade de espalhar discretamente ou esconder a esquadra ou frota pelo territória da Suécia, inclusive sob grandes copas de árvores e em hangares ou barracões de fazendas e aeroclubes, por exemplo, ou em locais considerados "pouco prováveis" pelo potencial inimigo, como instalações próximas a rodovias, como, por exemplo, oficinas mecânicas, borracharias, galpões industriais e depósitos de distribuidoras de mercadorias em geral.

Há um ditado que diz que armas existem para não serem usadas, mas o novíssimo Saab JAS 39 Gripen NG será equipado com metralhadora e terá vários hard points ou pontos de acoplagem de bombas e mísseis para serem usados somente quando absolutamente necessário.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Logo acima e logo abaixo, o sofisticado Saab JAS 39 Gripen, o antecessor do Saab Gripen NG. Aeronave militar avançada, tecnologicamente superior a qualquer outro caça militar monomotor de quarta geração atualmente em operação no mundo. Esse avião atendeu aos rígidos critérios de seleção da Flygvapen ou Flygvapenet, a Força Aérea da Suécia.

Historicamente, a Suécia mantém uma longa tradição de criar, desenvolver e fabricar seus próprios equipamentos militares, mantendo também uma posição neutra em relação a grandes conflitos militares. Dando continuidade a essa tradição de autonomia, após a Segunda Guerra Mundial a Saab projetou, desenvolveu e fabricou em série os aviões  militares Saab J21, Saab J29, Saab J32 Lansen, Saab J35 Draken e Saab J37 Viggen, na sequência, década após década, até chegar ao Saab JAS 39 Gripen durante a década de 1980, com fabricação seriada a partir da década de 1990.

Embora na prática o Saab JAS 39 Gripen NG seja um projeto quase novo de aeronave, com uma variedade de aprimoramentos em relação ao seu antecessor, para entender sua origem é necessário rever a história e os detalhes do seu predecessor Saab JAS 39 Gripen, iniciada na década de 1980 e mantida nas décadas seguintes.

O seu antecessor Saab JAS 39 Gripen é um caça monomotor de multiemprego de quarta geração, ele foi criado pela Saab na década de 1980 para inicialmente renovar a frota de aeronaves militares de altíssima performance da Força Aérea da Suécia e, posteriormente, desenvolvido em conjunto pela Saab e pela British Aerospace na década de 1990 para exportação. É uma aeronave muito ágil, muito veloz e extremamente eficiente nos requisitos de proteção a espaços aéreos e territórios. Antes do Saab Gripen a Força Aérea da Suécia mantinha pelo menos dois modelos de aeronaves de altíssimo desempenho para executar missões de ataque ar-ar, ataque ar-solo e reconhecimento. A partir de então, o Saab Gripen passou a desempenhar todas essas missões, sem perda de eficiência, o que resultou em redução de custos operacionais para o Governo da Suécia.

A expressão de origem grega Gripen (em português, Grifo) é uma alusão ao nome de uma criatura da mitologia grega, cuja imagem também está presente no logotipo da própria marca Saab. Já a sigla JAS de seu nome significa "ataque ar - ar", "ataque ar-terra" e "reconhecimento", em sueco. Além da capacidade de combate ar-ar, típica de modelos de caças de superioridade, o Saab JAS 39 Gripen também é capaz de fazer ataques ao solo, contra tanques de guerra, por exemplo, e ataques contra embarcações militares. A aeronave possui também casulo Vinten Vicon 70 Série 72, com sistemas eletro-óticos e infravermelho, para missões noturnas e diurnas.

O antecessor Saab JAS 39 Gripen é um dos mais avançados aviões monomotores de caça do mundo e combina uma excelente agilidade com excepcionais capacidades de pouso e decolagem em pistas de pouso pavimentadas de comprimento limitado. O Gripen foi projetado para pousar e decolar em segmentos de rodovias, em pistas de pouso pavimentadas de fazendas e de aeroclubes. Embora esse tipo de utilização não seja comum no Brasil, a Saab projetou o Gripen de modo a tornar isso possível na Suécia e em qualquer país amigo que precise utilizá-lo a partir de segmentos de rodovias pavimentadas ou pistas de pouso com apenas 1.500 metros de comprimento, com alta capacidade de ataque, tanques cheios e em dias quentes.

Na chamada configuração básica, na qual não há o uso de toda a capacidade de ataque da aeronave até o seu limite de peso máximo de decolagem, o Saab JAS 39 Gripen pode operar em pistas mais curtas, de cerca de 1.200 metros de comprimento, em dias quentes. É uma máquina de ótima flexibilidade operacional, podendo até ser camuflada ou escondida em hangares, galpões industriais e comerciais, salões de festas, armazéns e barracões relativamente pequenos em caso de real necessidade de uso em um contexto complicado de conflitos ou tensões entre duas nações ou mais, desde que esses imóveis estejam próximos de rodovias.

O Saab JAS 39 Gripen tornou-se o primeiro caça totalmente original do mundo criado a partir do conceito de estabilidade digital, com estabilizadores do tipo canard, fixados nas duas laterais dianteiras da fuselagem, e asas em delta, fixadas nas duas laterais traseiras da fuselagem, graças ao uso da chamada aerodinâmica de instabilidade intrínseca, controlada por avançado sistema fly-by-wire, que utiliza fios com impulsos ou pulsos elétricos para transmissão de comandos às suas superfícies aerodinâmicas de controle.

Nas versões anteriores Gripen A/B e Gripen C/D, ele está equipado com o radar multimodo compacto Ericsson PS-05/A com funções de busca e rastreamento de alvos múltiplos, navegação, mapeamento do terreno, com grande resolução, e ataque ao solo, vigilância marítima, com alto poder de processamento de dados, considerando os padrões da década de 1990. Só pra se ter uma ideia de sua capacidade, ele consegue detectar alvos pequenos como um automóvel clandestino a quilômetros de distância. Também possui um moderno computador de bordo para o controle de tiro, telas multifuncionais de cristal líquido coloridas e um HUD - Head Up Display de amplo campo visual. O cockpit do Saab JAS 39 Gripen é o mais moderno entre caças monomotores de quarta geração em operação no mundo.

Em um contexto estrito de aviação militar avançada, o Saab JAS 39 Gripen foi criado para ser uma aeronave relativamente fácil e simples de ser mantida, de ser operada, com rotinas rápidas e simples de rearmamento, reaparelhamento e reabastecimento de combustível em solo, após a execução de cada etapa de missão, para retornar imediatamente ao combate. Segundo algumas fontes, são necessários apenas 30 minutos em solo para reabastecer totalmente e rearmar totalmente o Saab JAS 39 Gripen, tempo que pode ser reduzido pela metade caso não haja necessidade de reabastecimento e rearmamento completo. São necessários apenas cinco homens em terra para reabastecimento e rearmamento, mesmo que a aeronave não esteja em uma base aérea.

O compacto, relativamente leve e potente motor turbofan Volvo RM12 que impulsiona o Saab JAS 39 Gripen, o antecessor do Saab JAS 39 Gripen NG, foi criado originalmente pelo fabricante norte-americano de motores General Electric, mas com o outro nome, General Electric GE F404, e, posteriormente, licenciado para a fabricante sueca de motores aeronáuticos Volvo, que o renomeou para Volvo RM12 e aumentou a sua potência em 10% em relação à versão americana fabricada pela gigante americana.

A combinação dessa motorização Volvo utilizada para impulsionar o Saab JAS 39 Gripen e uma variedade de novas tecnologias, incluindo a aerodinâmica extremamente refinada, com design esguio, e o uso de materiais compostos na construção de várias partes da aeronave, resulta na altíssima velocidade máxima de aproximadamente 2.100 km/h.

Cerca de 25% do total de peças e partes do Gripen é construído em materiais compostos, principalmente suas asas, mas há peças e partes em alumínio e titânio na fuselagem.

O Saab JAS 39 Gripen está equipado com cerca de 40 computadores que desempenham uma grande variedade de funções, entre elas o sistema de controle de voo fly-by-wire e a comunicação altamente codificada entre aeronaves militares amigas dentro de um mesmo cenário de combate, com link digital de troca completa de dados, com ou sem uso de satélites. O cockpit da aeronave está equipado com três telas multifuncionais e um HUD - Head Up Display para auxiliar o piloto nas missões programadas.

O sistema datalink permite o recebimento e envio em tempo real, em voo, de dados relacionados à missão, como, por exemplo, posição de alvos aéreos, terrestres e marítimos; imagens de radar e de satélite; dados sobre disponibilidade de combustível, a configuração, a situação e a condição de voo de aeronaves amigas no teatro de operações; entre outros.

Os aviões Saab JAS 39 Gripen destinados à exportação estiveram disponíveis com vários opcionais, como, por exemplo, padrão imperial de medidas; sonda para reabastecimento em voo; sistema Obogs,  para geração de oxigênio; ar condicionado no cockpit; pilones padrão OTAN; sistema passivo de busca e rastreamento por infravermelho / eletro-ótico e engajamento de alvos HMS. Além disso, a aeronave possui sistema de contramedidas, incluindo chaffs e jammings, contra mísseis guiados por radar, e flares, contra mísseis guiados por infravermelho.

O GRIPEN NG
O novíssimo Saab JAS 39 Gripen NG representa um importante salto operacional para a FAB - Força Aérea Brasileira, que até o momento conta com uma capacidade limitada, em termos tecnológicos, de proteger seu território, com capacidade de dissuasão questionável, já que seu único modelo supersônico, o caça americano Northrop F-5 Tiger é um projeto de terceira geração, da década de 1960, que, embora, na década de 2010, tenha passado por um programa de modernização no Brasil, não é suficiente para atender as necessidade de defesa do País.

O caça sueco e brasileiro integrará tecnologias de ponta na defesa do território brasileiro, entre elas o moderníssimo radar AESA ES-05 Raven, fabricado pela Selex, capaz de identificar alvos aéreos ou de superfície, no mar, inclusive, com ângulo de até 100° da antena; sensor de busca por infravermelho; datalink (troca automática de informações via ondas de rádio) com criptografia; e capacidade supercruise, ou seja, capacidade de se manter em voo supersônico sem uso do pós-combustor, o que significa mais economia de combustível e, portanto, maior raio de ação ou alcance.

O protótipo Saab JAS 39 Gripen NG de dois assentos foi apresentado em 2008. Ele tem maior capacidade de combustível, com um tanque adicional instalado permanentemente dentro da fuselagem, e um motor General Electric GE F414G mais potente que os das versões anteriores do projeto Saab Gripen. Esse aumento de potência dos motores do Saab Gripen NG permite uma maior capacidade de carga, incluindo bombas e mísseis, já que se trata de um caça com capacidade de combate ar-ar e ar-terra.

Esse protótipo também é referido como o Gripen Demo. A expressão Demo está relacionada à expressão demonstração, em inglês demonstration.

Também há uma variedade de mudanças e melhorias nos aviônicos e outros sistemas de bordo, incluindo os radares de quarta geração AESA ES-05 Raven, com capacidade semelhante aos radares de quinta geração, com placa oscilante móvel. Esse radar será produzido no Brasil pelos fabricantes Selex – Galileo e Atmos Sistemas. A Selex é uma subsidiária do conglomerado italiano de alta tecnologia Finmeccanica.

O novo Saab Gripen NG terá muitas peças, partes e componentes novos em relação ao Saab JAS 39 Gripen. Seu motor turbofan General Electric GE F414G produzirá até 22.000 libras de empuxo, ou seja, 20% de empuxo a mais que o turbofan anterior, fabricado pela Volvo, o que permitirá manter a alta velocidade de super cruzeiro de Mach 1,2 ao nível do mar do projeto Saab Gripen no Saab Gripen NG, mesmo considerando o tamanho e o peso um pouco maiores.

A expressão super cruzeiro está relacionada à capacidade que uma aeronave de combate tem de manter velocidade supersônica sem necessidade de ativar o seu sistema de pós-combustão. Essa capacidade é importante pois o sistema de pós-combustão consome muito combustível e deve ser usado apenas em situações de extrema necessidade...

Comparado ao antecessor Saab JAS 39 Gripen C, o peso máximo de decolagem do Saab JAS 39 Gripen NG foi aumentado de 14.000 kg para 16.000 kg, com aumento do peso vazio de 200 kg. Devido ao trem de pouso principal ter sido realocado, a capacidade interna de combustível aumentou 30%, o que aumentou o alcance para cerca de 4.000 quilômetros na configuração e ajuste de potência para translado. A nova configuração de fuselagem permite a adição de dois cabides de armas sob a fuselagem.

No Brasil será praticamente impossível escondê-lo sob copas de árvores, pois o clima é equatorial e tropical, com alta incidência de raios na maior parte do ano.

MERCADO

Logo acima e logo abaixo, duas opções de configuração de instrumentos digitais no cockpit do Saab Gripen NG, a primeira com tela multifuncional única, complementada por um HUD - Head Up Display, e a segunda mais convencional, com três telas multifuncionais e o HUD. A FAB - Força Aérea Brasileira optou pela tela multifuncional única.

O projeto Saab JAS 39 Gripen custou aos cofres do contribuinte sueco cerca de US$ 18 bilhões,  em valores atualizados, incluindo os recursos gastos pela Saab na criação, no desenvolvimento e na fabricação das 200 aeronaves da Força Aérea Sueca. Ele consiste em seis versões principais que levam o nome Saab Gripen, o primeiro deles, o Saab JAS 39 Gripen A (monoposto, para missões efetivas), seguido pelo Saab JAS 39 Gripen B (biposto, para treinamento), pelo Saab JAS 39 Gripen C (monoposto), pelo Saab JAS 39 Gripen D (biposto), pelo Saab JAS 39 Gripen E (monoposto) e Saab JAS 39 Gripen F (biposto), estes dois conhecidos também como Saab Gripen NG, em fase de desenvolvimento.

Até o momento foram fabricadas mais de 300 unidades da família Saab Gripen, com a expectativa de aumentar esse número para mais de 400 unidades, caso as encomendas de novos lotes de longo prazo por parte do Governo Brasileiro e do Governo Sueco se concretizem. Durante as décadas de 1990 e 2000 a Saab e a British Aerospace fizeram intensas campanhas de marketing para vender modelos da família Saab Gripen para vários países, incluindo África do Sul, Polônia, Áustria, República Tcheca, Brasil, Inglaterra, Índia, Chile e Hungria. Mas nem todos esses esforços foram frutíferos, a Índia, por exemplo, deu preferência ao caça francês Dassault Rafale, um bimotor de alta tecnologia, e a Finlândia optou pelo McDonnell Douglas F/A 18 Hornet.

Atualmente, a Força Aérea da Suécia é o principal operador do avião, com cerca de 200 unidades em sua esquadra ou frota. É provável que, no longo prazo, o Brasil se torne o segundo mais importante operador dos aviões da família Saab Gripen, já que o País tem dimensões continentais e gigantescas riquezas naturais e artificiais para serem protegidas, incluindo reservas de petróleo, áreas agricultáveis, água, biodiversidade, minérios e infraestruturas de eletricidade e de telecomunicações, por exemplo.   

Na década de 2000, por exemplo, o caça multimissão Saab JAS 39 Gripen, o antecessor do Saab Gripen NG, foi oferecido inicialmente ao Governo Brasileiro pela Saab, dentro do contexto do Projeto FX, uma concorrência aberta pelo Governo Brasileiro para renovação de sua frota de caças militares supersônicos, capazes de ultrapassar a chamada barreira do som Mach, de aproximadamente 1.200 km/h. A velocidade máxima do Saab JAS 39 Gripen é de cerca de 2.100 km/h. Entre os principais argumentos estavam o custo operacional do Saab Gripen C em cerca de US$ 4.500,00 por hora de voo, ou algo em torno de US$ 7.500,00 por hora, em valores atualizados, para o Saab Gripen NG. Talvez você, contribuinte brasileiro, esteja assustado com esses números, mas saiba que é um dos menores custos operacionais entre os caças de quarta geração.

CUSTO OPERACIONAL DOS PRINCIPAIS CAÇAS OCIDENTAIS

MODELO

CUSTO POR HORA

Lockheed F-16 V (Block 70)

US$ 8.000,00

Saab Gripen NG

US$ 7.500,00

Boeing F-18 Super Hornet

US$ 11.000,00

Dassault Rafale

US$ 17.000,00

Eurofighter Typhoon

US$ 19.000,00

Lockheed F-35 Lightning

US$ 38.000,00

 

 

 

 

Fonte: Site Jane’s, entre outros. Fabricantes orientais de aviões militares, principalmente da Rússia e da China, evitam dar maiores detalhes sobre os custos operacionais de seus caças de superioridade.


É consenso no meio aeronáutico de que o projeto do Saab JAS 39 Gripen NG é quase novo em relação ao seu antecessor Saab JAS 39 Gripen, com um número considerável de mudanças, inovações e aprimoramentos, embora os aspectos externos dos dois modelos de aeronaves sejam bem semelhantes. Ou seja, o antecessor Saab JAS 39 Gripen foi utilizado como base pela fabricante europeia Saab para dar origem a um derivado melhorado e com motorização mais potente, o Saab JAS 39 Gripen Next Generation, com alcance melhorado e motorização mais robusta da General Electric, oferecido ao Governo Brasileiro para equipar a FAB - Força Aérea Brasileira, dentro do Projeto FX-2 de concorrência para renovação da frota de caças militares de altíssimo desempenho utilizada pelo Brasil.

A Saab fez estudos sobre uma versão naval baseada em porta-aviões na década de 1990. Em 2009, lançou o projeto Sea Gripen em resposta ao pedido da Índia para obter informações sobre um avião naval. O Brasil tem potencial e necessidade de desenvolver essa aeronave, já que possui riquezas naturais e artificiais na sua área de jurisdição sobre o Oceano Atlântico, incluindo reservas de petróleo e cabos submarinos de telecomunicações.

Em 2010, foi noticiado na imprensa que o relatório final do Projeto FX2, de avaliação pela FAB - Força Aérea Brasileira, colocou o Saab JAS 39 Gripen NG à frente dos outros dois candidatos, o Boeing F/A-18 Super Hornet e o Dassault Rafale, ambos caças bimotores. O fator decisivo foi, aparentemente, o custo geral dos novos caças da Saab, tanto em termos de custo unitário de aquisição, como em termos de custo de operação, incluindo o consumo de combustível e o custo de manutenção, lembrando que se trata de uma aeronave com apenas um motor, ou seja, um monomotor, e, de modo geral, monomotores são mais econômicos que bimotores.

Em 2013, após mais de dez anos de discussão, a presidente brasileira Dilma Rousseff decidiu pela aquisição de 36 unidades dos caças Saab JAS 39 Gripen NG, de nova geração, a serem fabricados no Brasil pela Embraer e pela Saab, para renovar a frota de caças supersônicos da FAB - Força Aérea Brasileira, no contexto do Projeto FX-2, o programa de renovação de aeronaves militares supersônicas. O pacote de 36 aviões foi comprado pelo valor de US$ 5,4 bilhões, com a exigência de transferência tecnológica relacionada ao modelo para a indústria aeroespacial nacional, cooperação industrial e treinamento de 350 pessoas, incluindo pilotos, mecânicos e engenheiros.

NO BRASIL

Logo acima e logo abaixo, ilustrações simplificadas da Saab, contendo dados relativos às fichas técnicas ou especificações técnicas do Saab Gripen NG, inclusive com a configuração padrão de armamento disponível para o modelo, que poderá ser alterada pela Força Aérea Brasileira, se achar necessário. O termo hard point ou ponto duro significa ponto externo de acoplagem de armamentos.

Em 2013, o Governo Brasileiro comunicou oficialmente a escolha do Saab Gripen NG para a renovação da frota de caças militares supersônicos da FAB – Força Aérea Brasileira, com desenvolvimento e fabricação em conjunto da Saab com a companhia aeroespacial brasileira Embraer S.A., por meio de sua subsidiária Embraer Defesa e Segurança. Naquele momento, a Força Aérea Brasileira destacou, entre outros importantes aspectos, a possibilidade de adequação do Saab Gripen NG a futuros desenvolvimentos e melhorias no projeto, com acesso inclusive ao código fonte da variedade de softwares altamente sofisticados da aeronave.

A transferência tecnológica está sendo realizada para a Embraer S.A. / Atech, para a AEL Sistemas / Elbit, para a Akaer e para a SBTA, entre outras .

As primeiras unidades do novíssimo Saab JAS 39 Gripen NG a serem fabricadas, inicialmente na Suécia e, posteriormente, no Brasil, para equipar a FAB – Força Aérea Brasileira serão entregues ao 1º GDA – Grupo de Defesa Aérea, localizado na Base Aérea de Anápolis, próxima à Brasília, capital federal do Brasil, com a principal tarefa óbvia de proteger a capital federal. No total, serão 28 unidades de modelos monopostos (um piloto) e 8 unidades de modelos bipostos (instrutor e aprendiz). A colaboração entre a Saab e a Embraer terá duração de cerca de 10 anos, tempo suficiente para a fabricação do primeiro lote de aviões e da transferência de tecnologia.

O Brasil é um país relativamente pacífico, com relacionamento razoável com seus vizinhos países sul-americanos, portanto não haveria necessidade de um poder de dissuasão maior que o oferecido pelo Saab JAS 39 Gripen NG que, aliás, é considerada uma aeronave monomotor muito ágil e muito sofisticada, mas relativamente econômica, se comparada com outros caças supersônicos bimotores, também de quarta geração.

A previsão da FAB – Força Aérea Brasileira, da Saab e da Embraer é que os Saab Gripen NG sejam introduzidos no Brasil a partir de 2021, porém as Forças Armadas da Suécia ofereceram ao Governo Brasileiro várias unidades de Saab JAS 39 Gripen usados para proteger provisoriamente o espaço aéreo brasileiro até a introdução dos novíssimos Saab Gripen NG, proposta aparentemente não aceita pelo Brasil, por algum motivo.

Aeronaves de combate da FAB – Força Aérea Brasileira fazem parte do SISDACTA – Sistema de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo. Esse sistema de defesa aérea é composto também por uma rede de equipamentos usados no monitoramento e rastreamento do espaço aéreo brasileiro, para identificar e localizar aeronaves em geral que sobrevoam o território brasileiro. As aquisições dos aviões são coordenadas pela COPAC - Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate, da Força Aérea Brasileira.

De acordo com o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei 7.565), de 1986, alterado pela Lei do Abate (Lei 9.614), de 1998, e, posteriormente, regulamentada pelo Decreto 5.144, de 2004, se os militares brasileiros detectam suposto tráfego aéreo clandestino ou que seja considerado uma suposta ameaça contra o país então imediatamente uma ação preventiva de abordagem é iniciada, para conferir, reconhecer e discernir se se trata de uma ameaça militar real ou potencial, tráfico de drogas ou de armas, sequestro ou roubo de aeronave civil, ou, caso contrário, apenas um problema técnico nos equipamentos de bordo da aeronave inofensiva abordada, que impossibilita o seu contato com qualquer um dos CINDACTA`s em operação no Brasil.

Assim, o Saab JAS 39 Gripen NG substituirá totalmente e definitivamente o caça Northrop F-5 Tiger, usado por décadas no Brasil para defesa do espaço aéreo brasileiro.

A versão biposta ou, em inglês, biplace (pronuncia-se baipleis), de dois lugares, instrutor e aluno, do Saab JAS 39 Gripen NG será usada pela FAB – Força Aérea Brasileira para treinamento de pilotos militares para operarem a versão monoposta ou, em inglês, monoplace (pronuncia-se mónpleis), de um lugar, apenas piloto, do Saab JAS 39 Gripen NG.

A frota atual de aeronaves de combate da FAB – Força Aérea Brasileira, incluindo os modelos Embraer EMB-314 Super Tucano, turboélice monomotor de ataque leve, e o jato subsônico monomotor de ataque leve  AMX, foram desenvolvidas para operar dentro do conceito de guerra centrada em rede, na qual há troca de dados via datalink. O Saab JAS 39 Gripen NG também será incluído nesse conceito, com a inclusão da tecnologia de troca de dados e voz codificadas via satélite e outros meios por ondas eletromagnéticas de rádio.


Futuramente, o Saab Gripen NG substituirá o caça leve de ataque AMX, quando este estiver com sua vida útil esgotada. O número total de caças Saab JAS 39 Gripen poderá chegar a 100 unidades no longo prazo.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

SAAB JAS 39 GRIPEN NG
SAAB JAS 39 GRIPEN E
  • Tripulação: 1 piloto;
  • Motorização (potência / empuxo): General Electric F414G (22.000 libras);
  • Comprimento: Aprox. 14,1 metros;
  • Envergadura: Aprox. 8,6 metros;
  • Altura: Aprox. 4,5 metros;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 16.500 kg;
  • Peso vazio: Aprox. 7.100 kg;
  • Velocidade máxima (em altitude elevada): Aprox. 2.100 km/h;
  • Velocidade máxima (a baixa altitude): Aprox. 1.400 km/h;
  • Alcance máximo para translado: Aprox. 4.000 quilômetros;
  • Raio de ação (área protegida): Aprox. 1.000 quilômetros;

SAAB JAS 39 GRIPEN
SAAB JAS 39 GRIPEN C
  • Tripulação: 1 piloto;
  • Motorização (potência / empuxo): Volvo Aero RM12
  • Comprimento: Aprox. 14,1 metros;
  • Envergadura: Aprox. 8,6 metros;
  • Altura: Aprox. 4,7 metros;
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 12.400 kg;
  • Peso vazio: Aprox. 6.600 kg;
  • Velocidade máxima (em altitude elevada): Aprox. 2.100 km / h;
  • Velocidade máxima (a baixa altitude): Aprox. 1.400 km / h;
  • Alcance máximo para translado: Aprox. 
  • Raio de ação (área protegida): Aprox.
  • Canhão: Mauser BK27 (27 milímetros);
  • Míssil ar-ar: AIM Sidewinder (infravermelho / curto alcance);
  • Míssil ar-ar: Diehl IRIS-T (curto alcance);
  • Missil ar-ar: MBDA Meteor (médio alcance);

GALERIA DE IMAGENS
Logo acima e logo abaixo, duas imagens de encher os olhos, a impressionante performance de pista pavimentada do Saab JAS 39 Gripen, o antecessor do Saab JAS 39 Gripen NG. Essa é uma das principais características do caça militar de alta tecnologia fabricado na Suécia pela tradicional Saab, uma das maiores e melhores especialistas em aviação militar do planeta.




Logo acima, o Saab Gripen NG sobrevoando um belíssimo mar azul ao fundo e, logo abaixo, o Saab Gripen NG sobrevoando uma região litorânea industrializada. O Brasil tem mais de 7.400 quilômetros de região costeira com riquezas naturais e artificiais para serem protegidas.




Logo acima, o modelo monoposto Saab JAS 39 Gripen E terá capacidade de reabastecimento em voo. Logo abaixo, mais uma imagem do caça sueco, sendo reabastecido em pleno voo. Com um olhar atento percebe-se os tanques de combustível externos fixos sob as asas.


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Saab_JAS_39_Gripen
  • Saab (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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