AVGAS - GASOLINA DE AVIAÇÃO

AVGAS
GASOLINA DE AVIAÇÃO
GASOLINA AZUL

INTRODUÇÃO
Avgas ou gasolina de aviação é um combustível geralmente usado em aeronaves leves a pistão, principalmente pequenos aviões e pequenos helicópteros. Ela é um combustível aeronáutico de alta octanagem amplamente usado no Brasil e, no passado, foi usado em carros de competição. Ela é usada em aeronaves com motores a pistão, principalmente em motores boxer, ou seja, motores com cilindros horizontais opostos, que ainda são a maioria dos motores usados atualmente em pequenas aeronaves nos Estados Unidos, no Canadá, no Brasil, na Austrália e na África do Sul, por exemplo.

Ela  é um combustível líquido obtido principalmente a partir do fracionamento (refinamento) do petróleo. Ela é formada por uma combinação de hidrocarbonetos e é utilizada principalmente em pequenos aviões e helicópteros a pistão. Ela é um dos principais derivados do petróleo, dentre os quais também estão a gasolina automotiva, o óleo diesel e o querosene.

De modo geral, pelo menos teoricamente, aviões a turbina também podem operar com Avgas, mas geralmente não usam, pois têm à sua disposição um combustível mais abundante e mais barato, o QAV ou querosene de aviação.

CONCEITO E CONTEXTO

Antes de falar sobre a Avgas ou gasolina de aviação é necessário explicar resumidamente aqui os três tipos de motores aeronáuticos mais comuns no mundo, utilizados em larga escala pela indústria aeronáutica mundial em seus aviões e helicópteros, começando pelo motor turbofan, conhecido também como motor a jatoque consome QAV ou querosene de aviação; passando pelo motor turboélice, que também consome querosene; até chegar ao motor aeronáutico a pistão, geralmente boxer, que é justamente o tipo de motor que utiliza a Avgas ou gasolina de aviação como combustível.

Atualmente, existem três tipos de motores aeronáuticos de combustão interna utilizados em larga escala pela indústria aeronáutica mundial para impulsionar e tracionar seus inúmeros modelos de aviões e helicópteros, o motor turbofan, que movimenta grandes volumes de ar, utilizado principalmente para impulsionar grandes aviões comerciais e jatos executivos de pequeno e médio portes, geralmente de alta performance, com velocidades acima de 600 km/h; o motor turboélice, conhecido também como motor turboshaft, utilizado principalmente para tracionar aviões comerciais de médio porte e aviões executivos de pequeno e médio portes, com velocidades intermediárias, entre 400 km/h e 600 km/h, e para sustentar helicópteros; e o motor a pistão, utilizado principalmente para tracionar aviões de pequeno porte, com baixas velocidades, entre 200 km/h e 400 km/h, e para sustentar helicópteros.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

A Avgas ou gasolina de aviação é um tipo de combustível geralmente usado em pequenos aviões e helicópteros com motores a pistão, geralmente motores boxer, ou seja, motores de combustão interna, com cilindros / pistões deitados, que precisam de ignição constante, por meio de velas de ignição, geralmente duas velas para cada cilindro, por uma razão de segurança.

Ela possui uma volatilidade menor do que a gasolina para automóveis e não evapora rapidamente, sendo importante para uso em altas temperaturas. As misturas que são usadas hoje foram desenvolvidas entre as décadas de 1950 e 1960 e então conseguiu-se as taxas de alta octanagem com a adição de tetraetilchumbo ou chumbo tetraetila, uma substância tóxica que acabou sendo retirada do mercado de combustíveis para automóveis em muitos países durante na década de 1980.

Ela é um combustível diretamente derivado do refinamento do petróleo e o principal componente do petróleo usado na mistura da Avgas é a alquila, que é, essencialmente, uma mistura de vários isoctanos (2,2,4-trimetilpentano), embora em algumas refinarias eles sejam obtidos a partir da reforma catalítica.

A Avgas está, atualmente, disponível em vários níveis, com diferentes concentrações de chumbo. Desde que o chumbo tetratila ou chumbo tetraetila começou a ser um aditivo caro, uma quantidade mínima desta substância é adicionada ao combustível para aumentar o índice de octanagem a concentrações mais baixas, aproximadamente 0,56%.

O tipo de Avgas mais usado pelos motores aeronáuticos a pistão é o Avgas 100LL, que significa “100 low lead, traduzindo “100 baixo chumbo”, que contém um chumbo para menos octanagem do que o “altamente chumbado”, nome dado ao combustível Avgas 100 / Avgas 130 e ao Avgas 115 / Avgas 145. No entanto, lá nos Estados Unidos já é consenso de que esses combustíveis altamente chumbados devem ser retirados o mais rápido possível do mercado por causa da sua toxicidade...

Como a Avgas 100LL foi um dos principais combustíveis usados na maioria das aeronaves a pistão pelo mundo por muitos anos, fez com que muitos aeroportos só utilizassem esse tipo combustível, fazendo com que ainda hoje as aeronaves a pistão, principalmente as de pequeno porte, usem apenas esse combustível.

A Avgas 100LL ainda é um dos combustíveis para aviação mais usados nos Estados Unidos, no Canadá, no Brasil e na Austrália. Aqui no Brasil, a Avgas 100LL é muito comum na aviação geral, praticamente a única opção de combustível para motores a pistão para pequenos aviões e helicópteros, disponível na grande maioria dos aeroportos metropolitanos e regionais de grandes e médias cidades. O limite de chumbo para esse tipo de combustível é de 0.56 gramas / litro.

Algumas modelos de aeronaves a pistão utilizam a gasolina automotiva. A maior parte dessas aeronaves é de motores de baixa compressão com um certificado de originalidade para usar a Avgas 80 / Avgas 87 e algumas aeronaves utilizam a “gasolina regular 87”, nome dado à gasolina comum usada em automóveis nos Estados Unidos e Canadá.

Os principais consumidores da Avgas são os Estados Unidos, Canadá, Austrália, BrasilÁfrica do Sul. Na Europa, o preço da Avgas é alto, levando uma parte dos aviões para a conversão para motores flex, movidos a diesel ou QAV, o querosene para jatos, que possuem algumas vantagens no uso na aviação.

No contexto da aviação geral, para saber identificar qual o tipo de combustível adequado para as aeronaves, foram criadas cores para demarcar o seu nível de octanagem:
  • Avgas 80 / 87: vermelha;
  • Avgas 100 / 130: verde;
  • Avgas 115 / 145: roxa;
  • Avgas 100LL: azul;

Um dos problemas atuais para a difícil utilização da gasolina automotiva comum ou gasolina amarela em aeronaves é a sua facilidade de evaporar, causando uma “fechadura de vapor”, uma bolha em forma de uma linha, fazendo com que o combustível não chegue ao motor. Isto não é considerado um obstáculo insuperável, mas requer uma examinação do sistema de combustível que garanta um “escudo” adequado para altas temperaturas e uma manutenção suficiente da pressão nos tanques de combustível. Essa é a principal razão para que os motores específicos de aeronaves sejam submetidos a conversões certificadas de combustível. O Avgas tem uma densidade de 2,727 kg / por galão à 15 ºC ou 0.72kg / l . A sua densidade aumenta para 2,899 kg / por galão à - 40 ºC.

MERCADO

Ao contrário do que possa parecer, o mercado mundial de Avgas ou gasolina de aviação é relativamente pequeno, se for comparado com o mercado mundial de gasolina automotiva e óleo diesel. Até mesmo se fizermos uma comparação apenas entre combustíveis utilizados na aviação, o consumo mundial de Avgas ou gasolina de aviação é muito menor que o consumo de QAV ou querosene de aviação.

De modo geral, a Avgas é utilizada principalmente para a propulsão de aviões e helicópteros pequenos, enquanto o QAV ou querosene de aviação é utilizado para a propulsão de aviões e helicópteros de pequeno, médio e grande portes, por isso o consumo do querosene é muito maior. Isso significa que, por uma razão de economia de escala, principalmente, o preço / custo da Avgas é maior que o preço do querosene.

Aqui no Brasil, o preço médio de 1 litro de Avgas nos principais aeroportos brasileiros, de grandes metrópoles, e aeroportos de cidades de médio porte do interior do país é de pelo menos R$ 10 (reais), nas regiões Sul e Sudeste, chegando até R$ 15 (reais), nas regiões Norte e Nordeste, o que encarece o custo de parte da aviação executiva e/ou particular, aquela que utiliza aviões menores, com motores a pistão. Já o preço do QAV ou querosene é de pelo menos R$ 5 (reais) o litro, variando um pouco de acordo com a localidade.

O Brasil consome anualmente cerca de 7.000.000.000 (bilhões) de litros de QAV ou querosene de aviação, enquanto o consumo de Avgas ou gasolina de aviação é de cerca de 30.000.000 (milhões) litros, ou seja, menos de 1% do total de querosene consumido, o que dá pelo menos uma ideia do motivo pelo qual a gasolina é tão cara, o que, consequentemente, encarece o preço do serviço de transporte aéreo de pequeno porte.

A Avgas ou gasolina de aviação consumida no Brasil é produzida pela Petrobras a partir do petróleo refinado na Refinaria Presidente Bernardes, no município paulista de Cubatão. Eventualmente, quando essa refinaria entra em manutenção, a Petrobras passa a importar essa gasolina.

O transporte aéreo de pequeno porte não é uma “futilidade”, ele serve principalmente a empresários, executivos, fazendeiros e profissionais liberais que precisam viajar para locais não servidos pelas redes de transporte regular das grandes companhias aéreas domésticas e das companhias aéreas regionais. Ele também é utilizado para o transporte de turistas, em menor proporção, principalmente por famílias em visitas a pontos turísticos, o que, consequentemente aquece o mercado de turismo, gerando empregos.

Atualmente, grande parte do serviço de aviação agrícola (pulverização de lavouras, principalmente) é realizado por meio de aviões a pistão que utilizam etanol como combustível, principalmente.

As principais distribuidoras de Avgas e QAV no Brasil são a BR Aviation (Vibra), a Shell Aviation (Raízen) e a Air BP, localizadas nos principais aeroportos brasileiros, em grandes metrópoles, e em aeroportos regionais de médias cidades, no interior do país.


VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Avgas
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tetraetilchumbo
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Avgas
  • BR Aviation (divulgação): Imagem
  • Shell (divulgação): Imagem

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