BELL 230

BELL 222
BELL 230


INTRODUÇÃO
Logo acima e logo abaixo, a bonita máquina americana vista de dois ângulos diferentes. Um dos mais confortáveis e sofisticados helicópteros bimotores a turbina da década de 1980. Ainda hoje impressiona pela sua forma externa aerodinâmica, futurista e elegante.
Bell 222 é um confortável helicóptero bimotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para coberturas jornalísticas, para transporte governamental e transporte aeromédico, criado e desenvolvido pela Bell Helicopter nos Estados Unidos na década de 1970 e fabricado também nos Estados Unidos na década de 1980, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de helicópteros do mundo.

Esse bonito modelo de helicóptero é sustentado por duas turbinas Lycoming LTS-101 e tem capacidade para transportar um ou dois pilotos e seis ou sete passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada pelo operador, realizando missões típicas dentro de metrópoles, pousando e decolando de helipontos e heliportos, e também para viagens intermunicipais. Em algumas situações, é possível também realizar viagens interestaduais, com ou sem escalas para reabastecimento, dependendo da distância entre origem e destino.

Posteriormente, na década de 1990, a Bell Helicopter introduziu no mercado o modelo de helicóptero bimotor Bell 230, o substituto do Bell 222, com melhorias em relação ao seu irmão predecessor, com motores mais potentes e sistemas modernizados.

Durante as décadas de 1980 e 1990, os principais concorrentes dos helicópteros bimotores a turbina Bell 222 e Bell 230 foram o europeu Eurocopter AS355 Écureuil, mais conhecido aqui no Brasil pelo nome Helibras AS355N Esquilo; o também europeu Agusta A109 Power, conhecido posteriormente como Agusta AW109 Power; o americano Sikorsky S-76; o europeu  Eurocopter EC130; o americano MD Helicopter MD Explorer; e o europeu Eurocopter AS365 Dauphin.

A BELL HELICOPTER
Atualmente, a Bell Helicopter, conhecida antigamente como Bell Aircraft Corporation, é uma das mais conceituadas fabricantes de helicópteros do mundo. Essa fabricante americana de helicópteros foi criada por Lawrence Bell na década de 1930, inicialmente como uma empresa de fabricação de aeronaves de asas fixas e asas rotativas, civis e militares, incluindo a fabricação de aeronaves para o Governo dos Estados Unidos.

Lawrence Bell, conhecido também como Larry Bell, foi um dos pioneiros na fabricação de helicópteros da história mundial, criando a partir da década de 1940 o seu primeiro helicóptero quase totalmente original a partir de alguns conceitos mais básicos criados e desenvolvidos por um conhecido seu, o estudante universitário Arthur Middleton.

Nas décadas de 1930, 1940 e nas décadas seguintes, a fabricante Bell esteve envolvida na criação, desenvolvimento e fabricação de aviões e helicópteros, militares e civis, totalizando mais de 35.000 unidades, entre asas fixas e asas rotativas. Atualmente, somente a Bell Helicopter existe, como fabricante de helicópteros apenas.

Atualmente, a Bell Helicopter é uma das mais conhecidas fabricantes de helicópteros do mundo. A Bell é propriedade da corporação americana Textron Company, proprietária também das marcas de aviões executivos Cessna Beechcraft e da fabricante de motores aeronáuticos Lycoming Engines.

A sede da Bell Helicopter está localizada em Fort Worth, no estado norte-americano do Texas, fabrica helicópteros em Amarillo, também no Texas, e Mirabel, no Canadá. O representante oficial e principal vendedor da Bell Helicopter no Brasil é a TAM Aviação Executiva, que também presta serviços de manutenção e treinamento.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Bell 222 é um helicóptero bimotor a turbina de pequeno porte projetado para transporte executivo e semi-utilitário, de passeio e de turismo, para uso policial, para coberturas jornalísticas, para transporte governamental e transporte aeromédico, com capacidade para transportar confortavelmente um ou dois pilotos e seis ou sete passageiros, dependendo da configuração de assentos adotada, criado e desenvolvido nos Estados Unidos na década de 1970 e fabricado também nos Estados Unidos na década de 1980 pela Bell Helicopter.

Ele é um projeto totalmente original das décadas de 1970 e 1980, com fuselagem semi-monocoque e construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com trem de pouso retrátil e com rotor principal com duas pás de material composto e rotor de cauda também com duas pás. A Bell Helicopter focou a fabricação e a oferta do Bell 222 para o mercado civil, como aeronave semi-utilitária de asas rotativas para usos variados, desde o transporte de executivos até coberturas jornalísticas, passeio e turismo, operações policiais, transporte governamental, transporte aeromédico e resgate.

O Bell 222 tem rotor principal composto por duas pás de material composto, neste caso uma combinação de aço inoxidável e fibra de vidro, com rotor de cauda também com duas pás. A fuselagem e a cauda do Bell 222 são fabricadas em alumínio e ligas metálicas, mas há algumas partes menores em material composto, esta uma tecnologia já disponível na época em que foi fabricado. A velocidade de cruzeiro é de cerca de 230 km/h. Ele foi o primeiro helicóptero biturbina de pequeno porte para uso executivo da marca Bell, criado, desenvolvido e fabricado nos Estados Unidos, o primeiro bimotor a turbina de asas rotativas desenvolvido em território norte-americano.

Ele ainda pode ser considerado uma aeronave sofisticada, com cockpit analógico completo para voos por instrumentos e com a redundância de dois sistemas hidráulicos e elétricos independentes, possibilitando operações off-shore, inclusive. Além disso, ele possui trem de pouso retrátil e sistema de redução de vibração. A maioria dos proprietários desse modelo de helicóptero já solicitou e/ou está solicitando upgrade de aviônicos, uma necessidade dos novos tempos.

Entre os pontos positivos do Bell 222 é possível destacar o fácil acesso dos passageiros aos cinco ou seis assentos traseiros em club seat, isto é, frente a frente, por duas amplas portas laterais, uma de cada lado, e o fácil acesso do piloto e de mais um passageiro aos dois assentos da frente, também por duas portas de cada lado, totalizando quatro portas.

Outro ponto positivo do Bell 222 é a integridade da estrutura (fuselagem e cauda) de alumínio e ligas metálicas. Além disso, o risco de falhas dos motores turboshaft Lycoming LTS-101 é baixo, desde que, é claro, a aeronave seja submetida regularmente a oficinas de manutenção confiáveis, homologadas / certificadas por autoridades aeronáuticas e pelos respectivos fabricantes.

Em caso de falha de um dos motores em pleno voo, o que é raro, é possível manter o voo até uma parada de emergência mais próxima. É aconselhável que o proprietário da aeronave não “economize” no treinamento do seu empregado, submetendo-o, quando necessário, a cursos teóricos e práticos de aperfeiçoamento e atualização.

A família Bell 222 foi composta também por versões melhoradas, fabricadas também na década de 1980, a partir do modelo original, entre elas o Bell 222B, com motores mais potentes e rotor principal maior, e o Bell 222UT, com trem de pouso fixo e alcance maior.

MERCADO
O Bell 222 foi considerado por anos um símbolo de status, principalmente nas décadas de 1980 e 1990, quando não havia no mercado aeronáutico mundial as variadas opções de modelos de helicópteros biturbina de diversos fabricantes, diversas origens e diversas capacidades e usos, como existem hoje. No entanto, a boa fama da máquina nunca esteve e não está limitada a apenas símbolo de posição social, pelo contrário, o Bell 222 é considerado um clássico da aviação executiva, de turismo e semi-utilitária, sendo usado ainda hoje para transporte aeromédico, operações policiais, transporte executivo, governamental e off-shore, inclusive.

No Brasil, o Bell 222 começou a voar já na década de 1980, transportando passageiros em viagens executivas, de turismo e de passeio. Atualmente, é possível encontrar algumas unidades desse modelo de helicóptero no mercado americano e europeu de aeronaves usadas, em bom estado de conservação e a preços razoáveis. A importação de unidades usadas desse modelo de aeronave é possível para compradores brasileiros, porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação ao preço inicial no exterior.

Cerca de 200 unidades do Bell 222 e mais de 30 unidades do Bell 230, este o sucessor modernizado do Bell 222, foram fabricadas na década de 1980 e parte da década de 1990, respectivamente. O Bell 230 substituiu, com vantagens técnicas, inclusive, o Bell 222 na linha de montagem da Bell Helicopter. No entanto, a fabricação do Bell 230 foi encerrada em 1995. Entre as possíveis explicações para o encerramento prematuro da fabricação seriada deste moderno, bonito e sofisticado bimotor a turbina estão as recessões econômicas mundiais da década de 1990 e o início da fabricação do derivado, também bimotor a turbina, Bell 430.

De modo geral, o custo operacional por quilômetro voado de um helicóptero bimotor a turbina com capacidade para até sete passageiros é maior que o custo operacional por quilômetro voado de uma aeronave de asa fixa turboélice com capacidade semelhante de transportar passageiros. Porém, o helicóptero tem flexibilidade operacional e versatilidade absolutamente insuperáveis para operar em regiões metropolitanas ou entre cidades próximas, com tráfego de automóveis intenso.

Por exemplo, a região metropolitana de São Paulo e outras cidades vizinhas têm uma das maiores concentrações de helicópteros para uso executivo, aeromédico, policial e de turismo do mundo.

Quando o Bell 222 foi lançado na década de 1980, havia pouquíssimos concorrentes com características semelhantes. Atualmente, há no mercado vários modelos de helicópteros de capacidade, velocidade e qualidade de construção equivalentes ao Bell 222 e seu irmão Bell 230, entre eles o europeu Airbus H-130 / Eurocopter EC-130, da Airbus Helicopters; o também europeu Agusta AW109 Grand / Leonardo AW109 Grand, da italiana Leonardo Company, o americano MD Explorer, da MD Helicopters; o europeu Airbus H155 /  Eurocopter EC155, da Airbus Helicopters; o europeu Eurocopter AS355 Écureuil, mais conhecido aqui no Brasil pelo nome Helibras AS355N Esquiloo americano Sikorsky S-76, da fabricante americana Sikorsky.

Atualmente, a Bell Helicopter fabrica o modelo sucessor do Bell 230, o moderno bimotor a turbina Bell 429, disponível para venda e fretamento no Brasil, inclusive, pela TAM Aviação Executiva.

CURIOSIDADE
Apesar de sofisticado e, portanto, caro na época em que estava em linha de produção, o Bell 222 está entre os modelos de helicópteros biturbina mais emblemáticos e icônicos que existem, em parte graças ao fato de ter sido escolhido, na década de 1980, pelo estúdio de cinema e TV americano CBS para as filmagens da série de TV Airwolf, renomeada aqui no Brasil para Águia de Fogo, exibida em horário nobre pela TV Globo na mesma época.

Estavam no elenco dessa série de ficção e ação os atores Jan Michael Vincent e o veterano das telas Ernest Borgnine, ambos já falecidos.

Mas cabe aqui algumas ressalvas importantes: Não existe helicóptero supersônico, portanto a realidade é diferente do que foi mostrado nessa série de TV. Por outro lado, algumas tecnologias retratadas na série, visão noturna por infravermelho, por exemplo, já existiam de fato, eram de uso militar e policial, praticamente restrito na época, nas versões mais avançadas, mas, pelo que se sabe, as tecnologias militares de uso restrito nunca chegaram a ser incorporadas ao projeto do Bell 222, somente as tecnologias policiais foram incorporadas.

Entre os pontos positivos desse produto televisivo está a sua trilha sonora, principalmente a faixa Airwolf Theme, que ganhou algumas versões remasterizadas e remixadas posteriormente, tornando-se um respeitável clássico da música eletrônica, uma obra prima.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

BELL 222A
  • Tripulação: 1 ou 2 pilotos;
  • Capacidade: 6 ou 7 passageiros;
  • Velocidade: Aprox. 230 km / h;
  • Comprimento total: Aprox. 15 metros;
  • Altura: Aprox. 3,6 metros;
  • Motorização (potência): 2 X Lycoming LTS-101 (610 shp / cada);
  • Trem de pouso: Retrátil, com rodas e pneus;
  • Homologação: IFR - Instrument Flight Rules;
  • Teto de serviço: Aprox. 3.800 metros;
  • Alcance: Aprox. 480 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 3.500 kg;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 600 mil (usado / bom estado de conservação);

BELL 222B
  • Tripulação: 1 ou 2 pilotos;
  • Capacidade: 6 ou 7 passageiros;
  • Velocidade: Aprox. 240 km / h;
  • Comprimento total: Aprox. 15,3 metros;
  • Altura: Aprox. 3,7 metros;
  • Motorização (potência): 2 X Lycoming LTS-101 (680 shp / cada);
  • Trem de pouso: Retrátil, com rodas e pneus;
  • Teto de serviço: Aprox. 4.800 metros;
  • Alcance: Aprox. 580 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 3.700 kg;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 700 mil (usado / bom estado de conservação);

BELL 230
  • Tripulação: 1 ou 2 pilotos;
  • Capacidade: 6 ou 7 passageiros;
  • Velocidade: Aprox. 250 km / h;
  • Comprimento total: Aprox. 15 metros;
  • Altura: Aprox. 3,6 metros;
  • Motorização (potência): 2 X Rolls Royce / Allison (700 shp / cada)
  • Trem de pouso: Retrátil, com rodas e pneus;
  • Teto de serviço: Aprox. 4.500 metros;
  • Alcance: Aprox. 680 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 3.800 kg;
  • Preço (no exterior): Aprox. US$ 800 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

A importação de unidades usadas de Bell 222 também é possível para compradores brasileiros. Porém, somando todos os impostos e taxas, o preço final da aeronave já nacionalizada pode sofrer um acréscimo de cerca de 30% em relação ao preço inicial no exterior.
Não é aconselhável comprar sozinho (a), sem acompanhamento, uma aeronave se não entende do assunto. É aconselhável buscar assessoria profissional especializada e confiável no Brasil para a seleção, a negociação de compra, o cumprimento de todos os trâmites burocráticos relacionados à importação e nacionalização, hangaragem, manutenção e treinamento de tripulação.

Várias empresas idôneas no Brasil oferecem esse tipo de serviço de assessoria e manutenção, entre elas a TAM Aviação Executiva, a Líder Aviação e a Helipark Manutençãoentre outras. Algumas delas oferecem também o serviço de gerenciamento de aeronaves.

O BELL 222 NO YOUTUBE

TRÊS VISTAS (222)

AIRWOLF (DIVULGAÇÃO)




VEJA TAMBÉM


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Bell_222/230
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Airwolf
  • Bell (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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