SAAB 9000 CD

SAAB 9000 CD (SEDAN / A PARTIR DE 1988)
SAAB 9000 CC (FASTBACK / A PARTIR DE 1984)
SAAB 900 CS (FASTBACK / A PARTIR DE 1992)


INTRODUÇÃO

Logo acima, as linhas externas e internas de design bem resolvidas do Saab 9000 CD, a versão sedan da família sueca de automóveis de luxo Saab 9000, um dos principais produtos da fabricante sueca Saab nas décadas de 1980 e 1990. Logo abaixo, a elegância, a performance, o conforto e o acabamento refinado marcaram a entrada da Saab no segmento de automóveis de alto padrão.

O Saab 9000 CD é um sofisticado automóvel sedan de luxo de tamanho médio, projetado e desenvolvido na Suécia e na Itália na década de 1980 e fabricado Suécia a partir da década de 1980 pela Saab Automobile, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, cuja versão com moderno e potente motor turbo a gasolina foi importada para o Brasil na década de 1990.


Os principais concorrentes do Saab 9000 CD nas décadas de 1980 e 1990 foram os sedans de alto luxo Volvo 960 e Volvo 850, Mercedes C-280 e Mercedes 190 E, Audi A6 e Audi A4, BMW 328 e BMW 325, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Nissan Maxima, Alfa Romeo 164, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Ford Taurus e Ford Mondeo, Toyota Camry, Kia Clarus e Honda Accord e o hatch de alto luxo francês Citroen XM. Porém, alguns desses modelos não são mais fabricados.


A SAAB

A Saab Automobile foi uma grande e tradicional fabricante sueca de automóveis. Ela foi fundada em 1945, na Suécia, a partir da empresa sueca de engenharia aeronáutica, aeroespacial e de defesa Saab AB, por sua vez de propriedade da Família Wallenberg, e, décadas depois, em 1990, foi desmembrada e vendida para a gigante americana General Motors, que deu continuidade às linhas de produção de automóveis sedans de luxo, como o Saab 9000 e o Saab 9-5, dois projetos bem sucedidos.


Ao longo dos anos, esse fabricante passou por várias mãos, foi propriedade da Saab-Scania, uma tradicional empresa de tecnologia aeronáutica e automobilística, uma conceituada multinacional fabricante de caminhões e chassis para ônibus, entre 1968 até 1990, quando foi desmembrada se tornou uma subsidiária da gigante americana General Motors, até 2010, quando foi adquirida pela empresa holandesa Spyker NV e, em 2012, pela empresa sueca NEVS, até fechar as portas definitivamente em 2014.


Atualmente, o grupo sueco Saab AB é o fabricante do caça sueco e brasileiro Saab Gripen NG, que será operado pela FAB – Força Aérea Brasileira. O avião é fabricado na Suécia e no Brasil, neste caso em parceria com a Embraer S.A., a multinacional brasileira do setor aeronáutico.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, com um olhar mais atento percebe-se o design elegante de linhas harmônicas do painel, do volante e dos assentos do sedan de luxo Saab 9000 CD, uma tendência estética da marca nas décadas de 1980 e 1990. Logo abaixo, também com um olhar atento, percebe-se o acabamento refinado em couro dos assentos traseiros desse modelo de automóvel de luxo, com espaço suficiente para até três adultos.

O Saab 9000 CD é um sofisticado automóvel sedan de luxo de tamanho médio, com quatro portas laterais e tração dianteira, projetado e desenvolvido na Suécia e na Itália na década de 1980, e fabricado em série e em larga escala na Suécia pela Saab Automobile nas décadas de 1980 e 1990 e comercializado em vários países, desenvolvidos e emergentes, com capacidade para transportar confortavelmente até cinco pessoas, incluindo o motorista, cuja versão com motor Saab B234 Turbo, a gasolina, com quatro cilindros em linha, turbo e injeção eletrônica, foi importada para o Brasil pela General Motors do Brasil e vendida pelas concessionárias da marca Chevrolet, principalmente em grandes e médias cidades brasileiras.


Na década de 1990, os automóveis da Saab Automobile já eram conhecidos em várias partes do mundo, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, mas eram praticamente desconhecidos no Brasil, até a General Motors do Brasil tomar a iniciativa de importá-los oficialmente pra cá.


Na década de 1990, os aspectos de desempenho, elegância, conforto, segurança e refinamento estiveram evidentes no modelo Saab 9000 CD, o sedan de luxo da Saab Automobile, com tamanho médio, com entre-eixos de quase 2,7 metros, o suficiente para três passageiros adultos no banco traseiro e, o melhor, sem o inconveniente do túnel no assoalho para a passagem do eixo cardan, presente nos veículos concorrentes de tração traseira.


Ele é um elegante modelo de automóvel de luxo (parte da imprensa especializada o considerava um modelo de alto luxo, o que realmente faz sentido), projetado desde o início com tração dianteira, projetado e fabricado para estar entre os melhores de sua categoria de sedan premium, com bom gosto na escolha dos materiais utilizados no acabamento interno e baixíssimo nível de ruído interno e vibrações, inclusive, proporcionado pelo projeto que contemplava um subchassi, desvinculado do monobloco, para reduzir vibrações do motor no habitáculo.


O Saab 9000CD é um automóvel de três volumes, ou seja, considerando basicamente o aspecto externo das partes do carro que abrigam o motor, os ocupantes e a bagagem, respectivamente, todas estão bem definidas, com dimensões equilibradas e uma carroceria monobloco em aço de peso razoável, com proporções bem equilibradas entre o cofre / vão do motor e o próprio motor, o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros) e o porta malas, dentro do segmento de automóveis sedans de luxo de tamanho médio, que é aquele segmento em que, em relação aos carros compactos populares atuais de 1.000 cilindradas vendidos no Brasil, os fabricantes em geral oferecem mais espaço interno para as pernas do motorista e seu acompanhante e para os passageiros do banco de trás.


O sedan de luxo sueco Saab 9000 CD foi desenhado pelos projetistas italiano Giorgetto Giugiaro e sueco Bjorn Envall, a partir da plataforma italiana Tipo 4, do então Grupo Fiat, a mesma utilizada para a montagem do sedan de alto luxo italiano Alfa Romeo 164. Não por acaso, então, percebe-se com um olhar atendo o design levemente ousado, com frente em cunha e traseira harmônica, o que favorece a aerodinâmica.


Esse modelo de automóvel sueco, apesar do seu aspecto externo levemente conservador das linhas de design e da época em que foi fabricado, ainda pode ser considerado moderno. Ele está na categoria premium de automóveis, que é um segmento elegante e confortável, seguro e sofisticado, para atender consumidores de poder aquisitivo mais alto, mais atentos a detalhes e que não abrem mão de tecnologia. É um público de classes média e alta mais exigente, disposto a pagar mais por um veículo mais completo e de qualidade superior.


Um detalhe importante: Todas as versões da família Saab 9000, fabricadas na Suécia, composta por dois modelos com carroceria fastback e um modelo com carroceria sedan, têm motorização transversal. Uma dessas versões da família Saab 9000, chamada Saab 9000 CD, o sedan da família, importada para o Brasil, já vinha de série com o avançado motor Saab B234 Turbo, a gasolina, com quatro cilindros em linha, turbo Garrett ou Mitsubishi, dependendo do ano de fabricação, ambos com intercooler, com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio na posição transversal, com 2.300 cilindradas, com quatro válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas no cabeçote e injeção eletrônica Bosch LH-Jetronic. Automóveis com essa configuração transversal são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.


Esse motor é um dos ícones da indústria automobilística europeia da década de 1990, era um dos mais avançados motores da época. Ele possui um dispositivo eletrônico chamado APC, que controla a alimentação do motor. Os sensores eletrônicos detectam batida de pino ou irregularidade na emissão de gases, que são considerados sinais de combustível de má qualidade nos tanques. O microprocessador ou chip altera então a pressão do turbo para evitar danos no sistema, até certo ponto, é claro.


A ignição é direta, com partida imediata mesmo em dias frios. Ele tem uma bobina para cada cilindro, portanto não possui cabos de vela e distribuidor. A vedação é perfeita, o que possibilita andar com o carro mesmo em dias chuvosos sem falhas de ignição, até certo ponto, é claro.


Na década de 1990, esse modelo de automóvel sueco fazia jus ao seu preço alto no Brasil. Ele já saía de fábrica com uma grande variedade de itens de segurança e conforto, entre eles o computador de bordo (consumo, autonomia, nível de óleo, nível do radiador e temperatura externa) e o piloto automático (este como opcional); o aparelho de som com rádio AM e FM e CD player; o airbag para o motorista, uma novidade na época (opcional); os vidros verdes e o controle de altura da coluna de direção; as barras laterais de proteção nas portas; os assentos com revestimento em tecidos finos ou couro, dependendo do gosto do cliente; o controle elétrico de altura e inclinação dos assentos dianteiros, com memória para até três posições; a injeção eletrônica, lembrando que essa tecnologia era uma novidade no Brasil; o ar-condicionado e o aquecedor; a direção hidráulica; o câmbio automático ZF de quatro marchas; a suspensão dianteira McPherson e traseira com eixo rígido, combinando conforto, estabilidade e robustez; a carroceria monobloco, com bom porta-malas de quase 500 litros; os cintos de segurança de três pontos para quatro ocupantes, com pré-tensionadores, e um sub-abdominal para o quinto ocupante; a regulagem pneumática da altura da suspensão traseira; os faróis de neblina e a regulagem de altura do facho ou feixe de luz dos faróis principais, com limpador, inclusive; as rodas de liga leve (opcional); os freios hidráulicos, com ABS de três canais (opcional); o controle elétrico dos retrovisores (opcional); o teto solar (opcional); e a trava central elétrica, com alarme.


O nível de ruído a 100 km/h é baixo, bem ao gosto de clientes exigentes, com apenas 65 decibéis.


O acabamento interno do Saab 9000 CD é refinado e sóbrio, com seleção criteriosa de materiais usados no painel, no volante e nos revestimentos dos assentos.


MERCADO

Logo acima, os encantos do Saab 9000 CD, um sedan de luxo de tamanho médio com design do estúdio italiano Italdesign, do conceituado projetista Giorgetto Giugiaro, um símbolo de status no Brasil na década 1990, com espaço interno suficiente para três passageiros adultos no banco de trás e acabamento caprichado em couro. Logo abaixo, o coração da máquina, um possante quatro cilindros turbinado. Ele tem fôlego de sobra para ultrapassagens, mesmo lotado.

O sedan de luxo Saab 9000 CD chegou ao Brasil no início da década de 1990 para satisfazer consumidores exigentes e de alto poder aquisitivo. Ele veio para disputar a faixa premium com os modelos sedans de tamanhos médio e grande BMW Série 3, Audi A4 e Audi A6, Mercedes 190 E e Mercedes Classe C, Volvo 960 e Volvo 850, Chevrolet Omega, Alfa Romeo 164, Subaru Legacy, Honda Accord, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Chrysler Stratus, Ford Taurus, Kia Clarus, Toyota Camry e Infinity Q45 e o hatch de alto luxo francês Citroen XM. Mesmo em meio a tantos ícones da alta sociedade, ele não “passou vergonha”, apresentou um conjunto sofisticado, refinado e discreto, embora o volume de vendas aqui no Brasil tenha ficado abaixo do esperado pela General Motors do Brasil.


Quando trouxe o Saab 9000 CD, importado da Suécia, a General Motors do Brasil impressionou os consumidores brasileiros de alto poder aquisitivo e até mesmo a imprensa com o seu nível de sofisticação e refinamento, com ênfase nos aspectos de conforto, desempenho e segurança.


Embora tenha sido pouco vendido no Brasil, apenas algumas dezenas de unidades foram vendidas aqui, principalmente por causa do seu preço elevado, algo em torno de US$ 120 mil, em valores da época, o equivalente hoje a cerca de US$ 200 mil, o Saab 9000 CD foi bem vendido em várias partes do mundo, com mais de 110.000 unidades fabricadas, principalmente nos Estados Unidos e na Europa Ocidental. Somando os números de vendas de toda a família Saab 9000, que, como já dito anteriormente, é composta por três modelos, sendo dois fastback’s e um sedan, foram mais de 500.000 unidades fabricadas, o que pode ser considerado um sucesso de vendas para os padrões de produção da indústria automobilística que atua no segmento premium.


Poucas unidades bem conservadas estão disponíveis no mercado brasileiro de automóveis usados, tornando o carro, na prática, um item de colecionador rico, apenas para os apaixonados pela marca Saab.


O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há oficinas mecânicas competentes e que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.


A manutenção do Saab 9000 não é barata, mas o carro compensa o seu dono com prazer de dirigir com conforto, segurança e classe. A fabricante Saab Automobile não existe mais, portanto uma parte das peças precisa ser importada, o que pode tornar o tempo de manutenção na oficina um pouco maior que o tempo médio do mercado nacional, até a chegada das peças em território nacional.


Mesmo assim o carro vale a pena.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,8 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro (sem os retrovisores);
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,67 metros;
  • Carroceria: Sedan de 4 portas;
  • Plataforma: Tipo 4 (Grupo Fiat);
  • Motorização (potência / torque): 2.3 turbo, com 16 válv. (200 cavalos / 34 kgfm);
  • Motorização: Dianteira e transversal, com ignição direta, com 40.000 volts;
  • Alimentação: Injeção eletrônica Bosch;
  • Transmissão: Automática, de 4 marchas;
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 8 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 10 segundos (lotado);
  • Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro;
  • Consumo rodovia: Aprox. 11 km / litro;
  • Suspensão dianteira: Independente McPherson, com braços transversais, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores pressurizados;
  • Suspensão traseira: Eixo rígido, com molas helicoidais, amortecedores e barra Panhard;
  • Freios: Discos ventilados na dianteira, discos sólidos na traseira, com ABS ou antibloqueio;
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Porta-malas: 490 litros;
  • Rodas e pneus: Liga leve de aro 15, 195/65 ZR;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.500 kg;
  • Tanque de combustível: 66 litros;
  • Ruído interno: Aprox. 65 decibéis a 100 km/h;
  • Design da carroceria: Giorgetto Giugiaro;
  • Preço (classificados): Aprox. R$ 75 mil (usado / bom estado de conservação);
  • Preço (FIPE): Aprox. R$ 15 mil (usado);


ONDE COMPRAR


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Saab_9000
  • Saab Automobile (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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