LOCKHEED L-188 ELECTRA II

LOCKHEED L-188 ELECTRA II
LOCKHEED L-188A ELECTRA II
LOCKHEED L-188C ELECTRA II
LOCKHEED P-3 ORION

INTRODUÇÃO
Logo acima, o Lockheed Electra nas cores da Varig, a principal companhia aérea brasileira nas décadas de 1970 e 1980, uma das principais operadoras desse modelo de aeronave. Um dos maiores clássicos da aviação civil mundial, o substituto natural do clássico Douglas DC-6 na frota de várias companhias aéreas domésticas e regionais em várias partes do planeta. Logo abaixo, a confortável cabine de passageiros dos Lockheed Electra operados no Brasil pela Varig, principalmente na ponte aérea Rio-São Paulo, a principal rota aérea nacional.

O Lockheed L-188 Electra II é uma antiga aeronave quadrimotor turboélice de médio porte, com capacidade para transportar entre 80 e 100 passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, dependendo da versão e da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos, a partir da década de 1950, pela então fabricante americana Lockheed Corporation, na época uma das maiores fabricantes de aeronaves civis e militares do mundo.

Os seus principais concorrentes no mercado mundial de transporte aéreo doméstico e regional de passageiros e cargas durante as décadas de 1960 e 1970 foram o clássico quadrimotor turboélice britânico Vickers 700 Viscount / Vickers 800 Viscount e o quadrimotor a pistão americano Douglas DC-6, ambos sucessos de vendas.

LOCKHEED MARTIN

A Lockheed Martin é uma gigante americana dos ramos aeroespacial, espacial, aeronáutico, de defesa, de equipamentos médicos, de sistemas de energia solar e de sistemas nucleares, criada em 1995 a partir da fusão de duas grandes empresas dos ramos aeroespacial, espacial, aeronáutico e de defesa, a Lockheed Corporation e a Martin Marietta, se tornando a partir de então a maior contratante de defesa do mundo, com receita bruta de cerca de US$ 53 bilhões em 2018, por exemplo, graças, em grande parte, a contratos militares com o Governo dos Estados Unidos e com nações amigas, com mais de 105.000 empregados em várias partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos.

Entre os seus principais produtos e empreendimentos estão o míssil Lockheed Trident, lançado a partir de submarinos; o avião de patrulha militar Lockheed P-3 Orion, ainda em operação em várias forças armadas; o caça de altíssima performance Lockheed F-16 Falcon, um grande sucesso operacional e de vendas; o caça de altíssima tecnologia Lockheed F-35 Lightning II, um dos aviões militares mais avançados do mundo; o turboélice militar quadrimotor Lockheed C-130 Hercules, também um sucesso operacional e de vendas; a empresa de lançamentos de satélites ULA – United Launch Alliance, em parceria com a Boeing Company; e a fabricante de helicópteros Sikorsky Aircraft, uma das maiores do mundo; entre outros.

Além disso, a empresa foi a fabricante de alguns dos mais tecnológicos produtos militares de suas respectivas épocas, dentre eles o bombardeiro stealth Lockheed F-117 Nighthawk e o caça semi-stealth Lockheed F-22 Raptor, dentre outros.

Já a Lockheed Corporation foi uma das duas grandes empresas antecessoras da Lockheed Martin, fundada em 1932, a partir da Alco Company, da Loughead Aircraft e da Detroit Aircraft. Entre seus produtos civis e militares mais tecnológicos de suas respectivas épocas estiveram os aviões de reconhecimento (espionagem, na verdade) Lockheed U-2 Utility e Lockheed SR-71 Blackbird, o caça a jato Lockheed P-180 Shooting Star, o cargueiro militar Lockheed C-5 Galaxy e o avião comercial de grande porte Lockheed L-1011 Tristar, um dos wide-bodies mais icônicos de sua época.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, o Lockheed Electra, um quadrimotor turboélice para transporte doméstico e regional de passageiros. Ele foi usado intensivamente na Oceania e no continente africano também, principalmente nas décadas de 1960, 1970 e 1980, principalmente por pequenas companhias aéreas domésticas, regionais e internacionais, atraídas pelos bons preços dos modelos usados colocados à venda por companhias aéreas europeias e americanas. Logo abaixo, o Lockheed Electra nas cores da companhia aérea americana American Airlines.

O Lockheed L-188 Electra II é uma antiga aeronave quadrimotor turboélice de médio porte, com pressurização e com construção convencional em alumínio e ligas metálicas, com asas baixas e retas e com trem de pouso retrátil, com capacidade para transportar entre 80 e 100 passageiros em viagens intermunicipais e interestaduais, dependendo da versão e da configuração de assentos adotada, projetada, desenvolvida e fabricada em larga escala nos Estados Unidos, a partir da década de 1950, pela então fabricante americana Lockheed Corporation, na época uma grande fabricante de aeronaves militares e comerciais para transporte regional, doméstico, internacional e intercontinental de passageiros e de carga.

Embora o Lockheed L-188 Electra II tenha apresentado graves problemas técnicos de confiabilidade logo após o início da sua produção seriada, o que, inclusive, prejudicou a continuidade da produção, com o passar dos anos, após ter sido submetido a um programa de retrofit da fabricante Lockheed Corporation para corrigir as suas falhas estruturais, ele se tornou um dos mais icônicos clássicos mundiais da aviação comercial, usado intensivamente na América do Sul, principalmente no Brasil, no continente africano e na Ásia durante as décadas de 1960, 1970 e 1980, em rotas domésticas e regionais para transporte de passageiros e cargas.

Em alguns casos, ele foi usado intensivamente também para transporte internacional de passageiros e cargas dentro de um mesmo continente, como na Europa, por exemplo.

O seu projeto só não foi um grande sucesso de vendas porque apresentou uma falha estrutural gravíssima, corrigida de forma satisfatória por meio de um retrofit implementado pela própria fabricante Lockheed Corporation, após ter sido identificada a causa do problema. Foram fabricadas mais de 170 unidades do Lokheed L-188 Electra II, principalmente para companhias aéreas americanas, europeia, australianas e asiáticas, dentre elas a American Airlines, a Eastern Airlines, a TWA – Trans World Airlines, a United Airlines, a KLM Royal Dutch, a Northwest Airlines, a Braniff Airways, a Ansett Austrália, a National Airlines e a Qantas Airways, todas fabricadas nos Estados Unidos, em apenas três anos de fabricação seriada. Aqui na América do Sul, ele foi usado por várias companhias, entre elas a LAP – Líneas Aéreas Paraguayas, o LAB – Lloyd Aéreo Boliviano e, é claro, pela brasileira Varig – Viação Aérea Riograndense.

Na década de 1960, ele era considerado um dos mais modernos modelos de aviões comerciais para transporte de passageiros e carga, com a então inovadora motorização turboélice, mais potente e mais confiável que as motorizações radiais a pistão da época, e com a introdução da tecnologia de pressurização de fuselagem (cabine de passageiros e cabine de comando), permitindo a operação em altitudes de cerca de 8.500 metros, superior às altitudes padrão da época para aviões radiais a pistão, de cerca de 5.000 metros, embora alguns modelos de aviões com motores radiais já conseguissem voar a 7.000 metros, lembrando que quanto mais alto o avião voa menos sujeito ao mau tempo ele é.

Entre as suas características mais marcantes estiveram a sua performance excepcional, com alta altitude de voo de cruzeiro, considerando os padrões da época; a sua ótima flexibilidade operacional para operar em pistas de pouso de comprimento limitado e em aeroportos de altitude elevada; a pressurização da cabine de passageiros e do cockpit, que proporcionava mais conforto biológico aos passageiros e à tripulação; o amplo espaço interno, com espaço suficiente para passageiros com até 1,75 metro de altura, em média densidade;  e o cockpit moderno, para os padrões da época, homologado para voos por instrumentos.

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima, a cabine de passageiros do turboélice doméstico e regional para transporte de passageiros Lockheed Electra, atualmente exposto em vários museus aeronáuticos. Logo abaixo, o então moderno cockpit do mesmo modelo de aeronave, atualmente aberto à visitação pública no Museu Aeroespacial da Aeronáutica, mantido pela Força Aérea Brasileira, no Rio de Janeiro.

O clássico quadrimotor a pistão Douglas DC-6 foi um grande sucesso de vendas da fabricante americana Douglas Aircraft durante as décadas de 1940 e 1950, fabricado em larga escala principalmente para atender as encomendas de companhias aéreas americanas, desempenhando um importante papel no transporte aéreo de passageiros e de carga aérea nessas décadas. Entretanto, a partir da década de 1950, as tecnologias de motorização turboélice e motorização a jato, que, na verdade, não são muito diferentes entre si, começavam a se tornar tecnicamente e economicamente viáveis, com os primeiros representantes dessas duas categorias, o de Havilland Comet e o Vickers 700 Viscount, nascendo do outro lado do Oceano Atlântico, na Europa Ocidental, o que praticamente obrigou os fabricantes americanos de aviões a reagirem ao avanço dos europeus nesse mercado.

Como consequência disso, muitas novas companhias aéreas, em quase todas as regiões do planeta, principalmente na Europa Ocidental, passaram a usar de forma intensiva o Vickers 700 Viscount e seu irmão maior Vickers 800 Viscount para ligar grandes centros urbanos a localidades médias no interior dos estados ou províncias, de modo que se algum outro fabricante quisesse colocar no mercado, durante a década de 1950, um novo modelo de aeronave para competir com esse clássico quadrimotor turboélice então teria que fazê-lo com o mesmo nível de tecnologia.

A primeira fabricante americana com coragem de desafiar o Vickers 700 Viscount / Vickers 800 Viscount foi justamente a Lockheed Corporation, que já possuía um fornecedor confiável de motor turboélice para fazer frente a esse desafio, a americana Allison Company, com o seu motor Allison 501, uma versão civil do motor turboélice Allison T-56, por sua vez usado para tracionar o quadrimotor para transporte militar Lockheed C-130 Hercules, um dos cargueiros militares mais vendidos do mundo.

Apesar das duas tragédias causadas por falhas estruturais durante os primeiros anos de uso do Lockheed L-188 Electra II, a grande maioria dos pilotos que operaram o modelo após a implementação do retrofit para corrigir o erro de projeto ressaltavam as características de performance, flexibilidade operacional e confiabilidade (sim, acredite, confiabilidade) da aeronave, com capacidade para pousar e decolar em pistas de pouso de comprimento limitado, transportar passageiros com bons níveis de conforto e modernidade (para os padrões da época, é claro) e a boa capacidade de transportar cargas, introduzidas pela sua ampla porta de carga na lateral dianteira, nas versões cargueiras.

Os primeiros acidentes envolvendo o Lockheed L-188 Electra II foram ocasionados por um fenômeno físico chamado ressonância, uma espécie vibração originada pela rotação dos motores e das hélices, que, em casos extremos, pode ocasionar o colapso estrutural das asas em que estão fixados. Após a identificação do problema a ser resolvido, todas as unidades de fabricação seriada foram submetidas a retrofits com reforços estruturais nos suportes dos motores e nas asas, uma solução definitiva.

A capacidade do quadrimotor turboélice Lockheed L-188 Electra II variava conforme o perfil de cada companhia aérea, com opções de configurações mistas e configurações de classe única, começando com duas classes, para 70 passageiros, até chegar às opções de classe única, para 80, 90 e 100 passageiros, em baixa, média e alta densidades, respectivamente, com toalete, inclusive.

A fabricante americana Lockheed Corporation projetou o Lokheed L-188 Electra II com capacidade para pousar e decolar em pistas de pouso pavimentadas com comprimento limitado a cerca de 1.500 metros, mesmo lotado de passageiros. Uma prova inquestionável de sua flexibilidade operacional foi a sua operação intensiva, por cerca de 30 anos seguidos, ininterruptos, pela companhia aérea brasileira Varig – Viação Aérea Riograndense na ligação Rio de Janeiro / Aeroporto Santos Dumont e São Paulo / Aeroporto de Congonhas, com absoluto sucesso, sem nenhum acidente grave registrado, lembrando que a pista do aeroporto carioca tem apenas 1.400 metros de comprimento. Essa é uma das explicações para o grande sucesso do modelo no Brasil.

O quadrimotor Lockheed L-188 Electra II era superior ao Douglas DC-6 em quase tudo. Ele voava mais alto e mais veloz, tinha capacidade de passageiros e carga superior, era mais confortável e mais moderno.

O nome Lockheed L-188 Electra II foi uma homenagem do fabricante americano a outro modelo de aeronave, o Lockheed L-10 Electra, um bimotor a pistão, com capacidade para até 15 passageiros.

VERSÕES DA FAMÍLIA ELECTRA

De modo geral, os aviões da família Lockheed L-188 Electra II são clássicos projetos de quadrimotores de propulsão turboélice de médio porte, com trem de pouso triciclo retrátil, com asas baixas e retas e cabines pressurizadas de construção semimonocoque convencional em alumínio e ligas metálicas, com capacidade para transportar entre 80 e 100 passageiros em viagens intermunicipais, interestaduais e internacionais dentro de um mesmo continente. Eles estiveram entre os primeiros modelos de aviões da década de 1950 com motorização turboélice, de performance superior aos motores radiais a pistão, muito comuns na década anterior, usados até mesmo para tracionar os aviões intercontinentais da época.

Os pioneiros motores turboélice britânicos da família Rolls-Royce Dart fazem parte da primeira geração de motores turboélice da história da indústria aeronáutica, eles estão na raiz da então inovadora tecnologia do motor a jato usado para impulsionar aviões. Pra quem não sabe, a tecnologia dos motores a reação ou motores a jato é semelhante à tecnologia dos motores turboélice. Basicamente, de forma resumida e didática, usando uma linguagem simples, para facilitar o entendimento do leitor / internauta, o motor turboélice é, na verdade, um motor a jato com uma hélice acoplada. Então, em vez dos gases queimados gerarem o maior impulso para movimentar o avião são as hélices acopladas ao motor a jato que geram a maior parte da tração.

Na sequência, vieram os motores turboélice americanos, neste caso os motores Allison T-56, para uso militar, e Allison 501, para uso civil, o que tornou possível também a criação, o desenvolvimento e a fabricação seriada de um modelo de avião turboélice essencialmente americano, com fuselagem, asas e motores e sistemas elétrico, hidráulico, eletrônico e mecânico majoritariamente americanos.

L-188A ELECTRA II

Esse é o modelo original da família Lockheed L-188, com capacidade entre 80 e 100 passageiros em classe única, com alcance de cerca de 3.500 quilômetros, com 98 passageiros a bordo. Foi o modelo mais fabricado, com fabricação em série iniciada em 1958 e encerrada precocemente em 1961. A sua fuselagem possui cerca de 3,5 metros de largura, o suficiente para a fixação de até cinco assentos por fileira, separados por um corredor central.

A sua tração é fornecida por quatro motores turboélice Allison 501-D13, com hélices Hamilton Standard de metal, com quatro pás, com 3.750 shp de potência em cada motor, totalizando 15.000 shp de potência, o suficiente para que o avião possa operar em pistas de pouso de apenas 1.500 metros de comprimento, mesmo com sua cabine lotada de passageiros, com velocidade de cruzeiro de cerca de 600 km/h.

O seu sistema hidráulico é responsável pelo acionamento dos ailerons, dos profundores, do leme e do trem de pouso. O sistema anticongelamento é do tipo convencional, por meio de ar quente extraído dos motores. O reabastecimento de combustível é realizado por meio de um ponto único, o que reduz o tempo total de reabastecimento e torna os procedimentos de solo mais seguros.

Foi um dos primeiros modelos de aviões para transporte doméstico de passageiros a dispensar o engenheiro de voo na cabine de comando, graças aos seus aviônicos modernos no cockpit.

Uma sub-versão do Lockheed L-188A Electra II também foi fabricada, chamada Lockheed L-188AF, exclusivamente para transporte de carga.

LOCKHEED L-188C ELECTRA II

Versão melhorada da família Lockheed L-188, como alcance aumentado, com poucas unidades fabricadas, compradas pela companhia aérea holandesa KLM Royal Dutch, utilizado principalmente para fazer ligações internacionais dentro do continente europeu.

Uma sub-versão do Lockheed L-188C Electra II também foi fabricada, chamada Lockheed L-188CF, exclusivamente para transporte de carga.

LOCKHEED L-188PF ELECTRA II

Versão quick change da família Lockheed L-188, com a possibilidade de ser rapidamente convertido em avião de transporte de carga, com a retirada de todos os assentos da cabine de passageiros em apenas 45 minutos. Após o cumprimento da missão de transporte de carga, a aeronave pode novamente receber os assentos para cumprir missão de transporte de passageiros.

MERCADO

Embora não tenha sido um sucesso de vendas, o Lockheed L-188 Electra II é considerado, no meio aeronáutico, o sucessor natural do Douglas DC-6, um dos modelos de aviões comerciais para transporte internacional, doméstico e regional de passageiros mais bem sucedidos da década de 1950. O projeto do Lockheed L-188 Electra II tem uma importância histórica no contexto da aviação doméstica e regional pelo mérito de ter possibilitado a integração em diversos países de grandes dimensões, incluindo o Brasil, onde foi largamente utilizado para transporte de passageiros e de cargas, transportando milhões de passageiros.

Atualmente, há cerca de 10 unidades da família Lockheed L-188 ainda em atividade, a maioria versões cargueiras e de combate a incêndios florestais.

Durante a década de década de 1960, o projeto do Lockheed L-188 Electra II foi utilizado como base para a criação e o desenvolvimento do turboélice militar de patrulhamento marítimo Lockheed P-3 Orion, um sucesso de vendas, com mais de 750 unidades fabricadas, inclusive mais de 100 unidades fabricadas sob licença no Japão, pela Kawasaki Heavy Industries.

A FAB - Força Aérea Brasileira é uma das operadoras militares do Lockheed P-3 Orion.

NO BRASIL

Aqui no Brasil, o Lockheed L-188 Electra II foi muito bem sucedido. Ele foi utilizado intensivamente, por cerca de 30 anos, na chamada ponte aérea Rio-São Paulo e em outras rotas da companhia aérea Varig – Viação Aérea Riograndense, que, por sua vez, não existe mais. Por algum tempo eles foram utilizados também para ligações internacionais entre o Brasil e os Estados Unidos e Brasil e Portugal, também pela Varig.

Os aviões foram comprados na década de 1960 pela Real Aerovias, uma companhia aérea brasileira da época, por sua vez comprada, posteriormente, pela Varig, que decidiu manter as unidades de Lockheed L-188 Electra II em sua frota.

Foram 15 aeronaves no total, todas usadas pela Varig, totalizando mais de 500.000 viagens realizadas, com mais de 217.000.000 de quilômetros voados e mais de 33.000.000 de passageiros transportados, totalizando mais de 55.000 horas de voo por aeronave, sem acidentes graves com vítimas fatais registrados, o que, mais vez, comprova a robustez e confiabilidade do projeto, após, é claro, o trabalho de retrofit realizado pela própria Lockheed Corporation para corrigir as falhas estruturais detectadas durante a produção seriada.

A partir da década de 1990, a ponte aérea Rio - São Paulo passou a ser operada com aeronaves a jato Boeing 737-300 e Boeing 737-400, dotados de novas tecnologias de motorização turbofan com alta taxa de bypass. Então maioria das unidades de Lockheed L-188 Electra II foi vendia pela Varig para companhias aéreas africanas.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

LOCKHEED L-188A ELECTRA II
  • Capacidade: Até 98 passageiros (alta densidade);
  • Tripulação de cockpit: 1 piloto, 1 co-piloto e 1 mecânico de voo;
  • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 600 km / h;
  • Comprimento: Aprox. 32 metros;
  • Envergadura: Aprox. 30 metros;
  • Altura: Aprox. 10 metros;
  • Motorização: 4 X Allison 501-D13 (3.750 shp / cada);
  • Hélices: Hamilton Standart de 4 pás metálicas;
  • Teto de serviço: Aprox. 8.500 metros;
  • Vida útil da célula: Aprox. 60.000 horas ou ciclos;
  • Pista de pouso: Aprox. 1.500 metros (lotado / dias quentes);
  • Alcance: Aprox. 3.500 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
  • Peso máximo de decolagem: Aprox. 51.000 kg;

SEGURANÇA DE VOO

Ao longo de toda sua vida útil, foram registrados oficialmente 30 acidentes graves com vítimas fatais nos quais os aviões da família Lockheed L-188 se envolveram e/ou foram envolvidos, o equivalente a cerca de 18% do número total de aeronaves fabricadas, com parte dos acidentes registrados não diretamente relacionada com a qualidade de projeto e de fabricação da aeronave.

TRÊS VISTAS


O CLÁSSICO NO YOUTUBE

  • Revista Flap Internacional

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Lockheed_L-188_Electra
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lockheed_L-188_Electra
  • Wikimedia: Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AGRICULTURA E PECUÁRIA

MASSEY FERGUSON MF 265

MASSEY FERGUSON MF 290

MASSEY FERGUSON MF 275

TRATOR FORD 6600 (AGROPECUÁRIA)