CHRYSLER STRATUS

CHRYSLER STRATUS (BRASIL, EUROPA E ARGENTINA)
DODGE STRATUS (ESTADOS UNIDOS, CANADÁ E MÉXICO)
CHRYSLER CIRRUS (ESTADOS UNIDOS E CANADÁ)
PLYMOUTH BREEZE (ESTADOS UNIDOS E CANADÁ)
CHRYSLER SEBRING (ESTADOS UNIDOS E CANADÁ)
VOLGA SIBER (RÚSSIA)

INTRODUÇÃO

Logo acima e logo abaixo, as linhas externas e internas de design elegante, fluido e atraente da primeira geração do Chrysler Stratus, um dos principais produtos da Chrysler Corporation na década de 1990, comercializado no Brasil, inclusive. A beleza, a performance, o conforto e o acabamento refinado de seus automóveis são, há décadas, focos de desenvolvimento da fabricante americana.
O belíssimo Chrysler Stratus é um sofisticado automóvel sedan de luxo de tamanho médio, projetado, desenvolvido e fabricado em série e em larga escala nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela Chrysler Corporation, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, cujas versões com motores aspirados a gasolina foram importadas para o Brasil na década de 1990.

Aqui no Brasil, os principais concorrentes do Chrysler Stratus na década 1990 foram os sedans de luxo Volvo 960 e Volvo 850, Mercedes C-180 e Mercedes C-230, Audi A6 e Audi A4, BMW 328 e BMW 325, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Alfa Romeo 164, Nissan Maxima, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Ford Taurus e Ford Mondeo, Toyota Camry, Kia Clarus e Honda Accord e o hatch de alto luxo francês Citroen XM.

A CHRYSLER

A Chrysler Corporation foi uma grande fabricante de automóveis americana, fundada em 1925 pelo mecânico, torneiro mecânico e maquinista de trens Walter Chrysler, que se tornou um dos maiores empreendedores da indústria automobilística dos Estados Unidos na época. Com o passar dos anos e décadas, atuando principalmente nos mercados automobilístico ou automotivo americano, canadense e europeu, a Chrysler se tornou uma das três maiores fabricantes de automóveis e autopeças dos Estados Unidos, ao lado da General Motors Corporation e da Ford Motor Company, tornando-se, na década de 1990, uma gigante multinacional com mais de 20 fábricas próprias e/ou por meio de joint ventures em mais de seis países, incluindo o Brasil, com mais de 115.000 funcionários e exportando seus produtos para mais de 100 países.

Em 1987 ela adquiriu a marca Jeep, de utilitários esportivos de luxo. Em 1998 ela se tornou parte do grupo alemão e americano DaimlerChrysler, por sua vez proprietário, na época, da marca de automóveis e caminhões Mercedes-Benz, fusão desfeita anos depois. Em 2008, assim como suas congêneres americanas, a empresa sofreu com a crise do setor imobiliário dos Estados Unidos, mas conseguiu se recuperar com a ajuda do Governo dos Estados Unidos e da multinacional italiana Fiat SpA, tornando-se então, definitivamente, uma integrante do Grupo FCA a partir de 2014, por meio de um processo de fusão.

O GRUPO STELLANTIS

O grupo empresarial Stellantis NV é uma gigante multinacional holandesa que atende interesses americanos, italianos e franceses, formado em 2021 pela fusão (ou consolidation, na linguagem americana) de duas grandes holdings multinacionais do setor automobilístico, a francesa PSA Peugeot Citroen e a também holandesa FCA Fiat Chrysler Automobiles, esta, por sua vez, uma gigante multinacional que atendia interesses americanos e italianos do ramo automobilístico ou automotivo, formada em 2014 pela fusão de duas grandes holdings multinacionais, a italiana Fiat SpA e a americana Chrysler Group, passando então a englobar as marcas Fiat, Chrysler, Jeep (utilitários esportivos), Alfa Romeo e Maserati (automóveis premium), Dodge e RAM (caminhões, pickups e comerciais leves), dentre outras.


Em 2019, os grupos automobilísticos PSA Peugeot Citroen, da França, e FCA Fiat Chrysler Automobiles, dos Estados Unidos e da Itália, anunciaram a intenção de promover uma nova fusão para juntar todas as suas marcas em um único grupo automotivo, para reforçar sua posição entre os dez maiores fabricantes de automóveis do mundo, com economia de escala no compartilhamento de plataformas e chassis (bases estruturais, motores e câmbios) e compartilhamento de uma variedade de peças, partes e componentes, com aquisição de matérias primas (aços e alumínios, por exemplo) em conjunto, com consequente aumento de competitividade.


Antes disso, em 2016, a marca Ferrari foi separada do então Grupo FCA em uma entidade empresarial sediada na Europa, mas também é controlada pela Família Agnelli, por sua vez formada pelos filhos e netos de Giovanni Agnelli, o fundador da Fiat, a fabricante automotiva italiana. Já as marcas Case e New Holland (tratores e outros utilitários), foram reunidas em 2012 em outra holding, a holandesa e britânica CNH Industrial, e a marca Iveco (vans, caminhões e chassis para micro-ônibus e ônibus) é controlada pela também holandesa Iveco Group, também controladas pela Família Agnelli.


Por razões óbvias, a Stellantis NV anunciou recentemente que está abandonando o mercado russo de automóveis e utilitários...


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, com um olhar mais atento percebe-se o design levemente ousado e elegante, de linhas harmônicas, fluidas e arredondadas do painel e do volante do Chrysler Stratus, uma tendência estética da marca na década de 1990. Logo abaixo, também com um olhar atento, percebe-se o acabamento refinado em couro dos assentos desse modelo de automóvel de luxo, com espaço suficiente para até três adultos no assento traseiro.

O belíssimo Chysler Stratus é um sofisticado automóvel sedan de luxo de tamanho médio, com carroceria de aço galvanizado e quatro portas laterais, com motorização aspirada e tração dianteira, projetado, desenvolvido e fabricado nos Estados Unidos a partir da década de 1990 pela então multinacional americana Chrysler Corporation, uma das três maiores fabricantes de automóveis do país, e comercializado em vários países, desenvolvidos e emergentes, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, cujas versões aspiradas a gasolina foram importadas para o Brasil por meio de importação oficial da própria fabricante e vendida por concessionárias da marca Chrysler, Dodge e Jeep, principalmente em grandes e médias cidades brasileiras.

Conhecido também como Dodge Stratus (Estados Unidos, Canadá e México), Chrysler Cirrus (Estados Unidos e Canadá) e Plymouth Breeze (Estados Unidos e Canadá), o veículo se tornou conhecido em várias partes do mundo, inclusive na Europa e no Brasil, pelo design ousado e muito elegante, com bom nível de qualidade e sofisticação na construção em geral, com ênfase nos aspectos de performance, custo / benefício, tecnologia embarcada, conforto e acabamento refinado.

Na década de 1990, os aspectos de desempenho, elegância, conforto e refinamento foram reafirmados no Brasil pelo modelo Chrysler Stratus, de tamanho médio, com entre-eixos de 2,7 metros, com espaço suficiente para três adultos no banco traseiro. É um elegante modelo de automóvel de luxo, projetado e fabricado para estar entre os melhores de sua categoria de sedans de luxo, com bom gosto na escolha dos materiais utilizados no acabamento interno e baixo nível de ruído interno e vibrações, inclusive.

O Chrysler Stratus (pronuncia-se Cráislâr Strátâs ou, pra nós, aqui no Brasil, simplemente Cráislâr Strátus) é um automóvel de três volumes, ou seja, considerando basicamente o aspecto externo das partes do carro que abrigam o motor, os ocupantes e a bagagem, respectivamente, todas estão bem definidas, com dimensões equilibradas e uma carroceria monobloco em aço de peso razoável, com proporções bem equilibradas entre o cofre do motor e o próprio motor, o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros) e o porta malas, dentro do segmento de automóveis sedans de luxo de tamanho médio, que é aquele segmento em que, em relação aos carros compactos populares atuais de 1.000 cilindradas vendidos no Brasil, os fabricantes em geral oferecem mais espaço interno para as pernas do motorista e seu acompanhante e para os passageiros do banco de trás.

Esse modelo de automóvel de design imponente ainda pode ser considerado moderno. Ele está na categoria premium de automóveis, que é um segmento elegante e confortável, seguro e sofisticado, para atender consumidores de poder aquisitivo mais alto, mais atentos a detalhes e que não abrem mão de tecnologia. É um público de classes média e alta mais exigente, disposto a pagar mais por um veículo mais completo e de qualidade superior.

Um detalhe importante: Todas as versões do Chrysler Stratus de 1ª geração fabricadas nos Estados Unidos têm motorização transversal. Uma dessas versões da família Chysler Stratus, importada para o Brasil, a Chrysler Stratus LX, já vinha de série com motor V6 aspirado na posição transversal, com 2.500 cilindradas, com quatro válvulas por cilindro, com injeção eletrônica multiponto. Automóveis com essa configuração transversal são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.

Na década de 1990, esse modelo de automóvel tipicamente americano tinha preço bem competitivo. Ele conseguia combinar a construção de boa qualidade (lembrando que o público americano é exigente) com um preço de aquisição mais baixo que os preços de automóveis de marcas premium, como Mercedes-Benz, BMW e Audi. Para quem não fazia questão de desfilar por aí em um automóvel de marca europeia chique, o Chrysler Stratus era uma boa opção de compra, com preço interessante e nível de conforto, sofisticação e refinamento adequados para atender consumidores mais exigentes.

Ele já saía de fábrica com uma grande variedade de itens de segurança e conforto, dentre eles o piloto automático ou cruise control, em inglês; todos os assentos com revestimento em couro e controle elétrico de altura e inclinação dos assentos dianteiros; a injeção eletrônica multiponto, lembrando que essa tecnologia era uma novidade no Brasil; o ar-condicionado e o aquecedor; a direção hidráulica progressiva; o câmbio automático Autostick de quatro marchas, neste caso com a possibilidade de fazer trocas manuais pela alavanca, se o condutor quiser; vidros elétricos e trava central elétrica, com alarme; airbag duplo; suspensão dianteira independente, com braços triangulares duplos, combinando conforto e estabilidade e suspensão traseira multilink; faróis de neblina e regulagem de altura do facho ou feixe de luz dos faróis principais; rodas de liga leve; freios as discos nas quatro rodas, ventilados na dianteira, com ABS ou sistema antitravamento.

O acabamento interno do Chrysler Stratus LX é refinado e sóbrio, com seleção criteriosa de materiais usados no painel, no volante e nos revestimentos dos assentos, inclusive com detalhes de madeira nobre no painel e nas portas.

A FAMÍLIA STRATUS

O sedan de luxo de tamanho médio Chrysler Stratus foi um dos mais bem sucedidos modelos de automóveis fabricados nos Estados Unidos na década de 1990. Ele foi exportado para mais de 20 países, a maioria deles com consumidores exigentes, incluindo Canadá e países da Europa. A família Chrysler Stratus é composta por duas ainda modernas gerações de automóveis sedans com, basicamente, a mesma proposta de atender um público que um procurava um modelo de automóvel de uso familiar, com conforto e tecnologia, mas não tão caro como veículos de marcas famosas europeias.

Modelos conversíveis baseados no Chrysler Stratus também foram fabricados nos Estados Unidos e importados para o Brasil, neste caso em pequena quantidade.

CHRYSLER STRATUS (1ª GERAÇÃO)

O top model Chysler Stratus de 1ª geração é um sofisticado automóvel sedan de luxo de tamanho médio, com carroceria de aço galvanizado e quatro portas laterais, com motorização aspirada e tração dianteira, projetado e desenvolvido na década de 1990, com fabricação em série iniciada em 1995 nos Estados Unidos pela então multinacional americana Chrysler Corporation, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista, cujas versões aspiradas a gasolina foram importadas para o Brasil por meio de importação oficial.

A versão Chrysler Stratus LE 2.0 é quase tão sofisticada e refinada quanto sua irmã Chrysler Stratus LX 2.5, exceto pela motorização menos potente e pelo acabamento em tecidos finos. O câmbio automático Autostick foi oferecido como opcional nessa versão menos potente.

DODGE STRATUS (2ª GERAÇÃO)

O confortável Dodge Stratus de 2ª geração é um sofisticado automóvel sedan de luxo de tamanho médio, com carroceria de aço galvanizado e quatro portas laterais, com motorizações aspirada e turbo e tração dianteira, projetado e desenvolvido na década de 1990, com fabricação em série iniciada no ano 2000 também nos Estados Unidos pela então multinacional americana Chrysler Corporation, com capacidade para transportar confortavelmente cinco pessoas, incluindo o motorista.

Infelizmente, essa 2ª geração da família Chrysler Stratus não foi trazida para o Brasil por meio de importadores oficiais.

MERCADO
Logo acima e logo abaixo, os encantos do Chrysler Stratus, um sedan de luxo de tamanho médio com design muito bem resolvido, um símbolo de status no Brasil nas décadas de 1990 e 2000, com espaço interno suficiente para três passageiros adultos no banco de trás e acabamento caprichado em couro.

O sedan de luxo Chrysler Stratus, chegou ao Brasil em 1995 para satisfazer consumidores exigentes e de alto poder aquisitivo. Ele veio para disputar a faixa premium com os modelos sedans de tamanhos médio e grande BMW Série 3, Audi A4 e Audi A6, Mercedes Classe C, Chevrolet Omega, Subaru Legacy, Honda Accord, Mitsubishi Galant, Volkswagen Passat, Alfa Romeo 164, Ford Taurus e Ford Mondeo, Kia Clarus, Toyota Camry e Infinity Q45 e o hatch de alto luxo francês Citroen XM.

Quando trouxe o Chrysler Stratus para o Brasil, importado dos Estados Unidos, a Chrysler do Brasil deixou uma boa impressão nos consumidores brasileiros de alto poder aquisitivo e até mesmo na imprensa com o seu nível de sofisticação e refinamento, com ênfase nos aspectos de conforto e desempenho.

Graças a sua boa relação custo benefício, o Chrysler Stratus foi bem vendido em várias partes do mundo, com mais de 1.300.000 unidades fabricadas, inclusive na Rússia, por meio de um acordo de licenciamento com a fabricante russa GAZ, mas lá com o nome Volga Siber, o que prova mais uma vez a força e a importância da indústria automotiva americana em geral no segmento de automóveis de luxo.

É possível encontrar unidades bem conservadas de Chrysler Stratus no mercado de automóveis usados. O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há concessionárias das marcas Chrysler, Dodge e Jeep ou oficinas mecânicas competentes e que entendam de automóveis premium, como as oficinas da franquia High-Torque, por exemplo.

A manutenção do Chrysler Stratus não é barata, mas o carro compensa o seu dono com prazer de dirigir com sofisticação, conforto e classe.

FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CHRYSLER STRATUS LX 2.5 V6
  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
  • Carroceria: Sedan de 4 portas;
  • Plataforma: Chrysler JA;
  • Motorização (potência / torque): 2.5 V6 de 24 valv. (163 cavalos / 22 kgfm);
  • Motorização: Dianteira e transversal;
  • Tração: Dianteira;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Transmissão: Autostick (automática de 4 marchas);
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 10 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 12 segundos (lotado);
  • Consumo cidade: Aprox. 6 km / litro (lotado);
  • Consumo rodovia: Aprox. 10 km / litro (lotado);
  • Suspensão dianteira: Independente, com braços duplos, molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
  • Freios: Discos nas quatro rodas, com ABS;
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Porta-malas: 450 litros;
  • Pneus: 195 / 65 R15;
  • Rodas: Liga leve, 6X15;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.400 kg (câmbio automático);
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$ 32 mil (usado / bom estado de conservação);

CHRYSLER STRATUS LE 2.0 16V
  • Capacidade: 5 lugares (incluindo motorista);
  • Comprimento: Aprox. 4,7 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,4 metro;
  • Entre-eixos (espaço interno): Aprox. 2,7 metros;
  • Carroceria: Sedan de 4 portas;
  • Plataforma: Chrysler JA;
  • Motorização (potência / torque): 2.0, 4 cil. em linha, com 16 valv. (131 cavalos / 18 kgfm);
  • Motorização: Dianteira e transversal;
  • Tração: Dianteira;
  • Alimentação: Injeção eletrônica multiponto;
  • Transmissão: Manual de 5 velocidades ou marchas;
  • Transmissão: Autostick (automática de 4 marchas), como opcional;
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 13 segundos (vazio);
  • Aceleração 0 a 100 km / h: Aprox. 15 segundos (lotado);
  • Consumo cidade: Aprox. 8 km / litro (lotado);
  • Consumo rodovia: Aprox. 12 km / litro (lotado);
  • Suspensão dianteira: Independente, com braços duplos, molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente, com braços, molas helicoidais e amortecedores;
  • Freios: Discos nas quatro rodas, com ABS;
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Porta-malas: 450 litros;
  • Pneus: 195 / 65 R15;
  • Rodas: Liga leve, 6X15;
  • Peso (vazio): Aprox. 1.350 kg (câmbio automático);
  • Preço (no Brasil): Aprox. R$ 32 mil (usado / bom estado de conservação);

ONDE COMPRAR

VEJA TAMBÉM

REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Dodge_Stratus
  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dodge_Stratus
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Chrysler_Cirrus
  • Grupo FCA (divulgação): Imagens

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