VOLKSWAGEN NEW BEETLE

VOLKSWAGEN FUSCA (2ª GERAÇÃO)
VOLKSWAGEN FUSCA (3ª GERAÇÃO)
VOLKSWAGEN NEW BEETLE (2ª GERAÇÃO)
VOLKSWAGEN BJALLA (NA ISLÂNDIA)
VOLKSWAGEN NOVO CAROCHA (EM PORTUGAL)
VOLKSWAGEN NOVO FUSQUINHA
VOLKSWAGEN NOVO BESOURO
VOLKSWAGEN COCCINELLE (NA FRANÇA)
VOLKSWAGEN MAGGIOLINO (NA ITÁLIA)


INTRODUÇÃO

Logo acima, o gracioso design do hatch compacto Volkswagen New Beetle, conhecido em alguns mercados como Novo Fusca e Novo Carocha. Ele é a segunda geração do Volkswagen Fusca, mas com moderna e econômica motorização compacta transversal e dianteira de quatro cilindros em linha, de 2.000 cilindradas, em uma das versões do pequeno veículo premium da gigante automobilística alemã Volkswagen, fabricado inicialmente na Alemanha e, posteriormente, em sua subsidiária mexicana Volkswagen de México. Logo abaixo, o charmoso, refinado e bonito Volkswagen Beetle, a terceira geração do Volkswagen Fusca, também fabricado no México, mas baseado em uma nova plataforma, um pouco mais espaçosa que a plataforma de segunda geração.

A família New Beetle é uma série bem sucedida de automóveis hatches compactos da faixa premium, com capacidade para transportar até quatro pessoas, incluindo o condutor, criada nos Estados Unidos e desenvolvida nos Estados Unidos, no México e na Alemanha a partir da década de 1990, fabricada em larga escala pela Volkswagen, inicialmente na Alemanha, a partir da década de 1990, e, posteriormente, a partir da década de 2000, pela sua subsidiária mexicana Volkswagen de México, na região metropolitana de Puebla, neste caso utilizando como base para sua fabricação todos os conceitos estéticos, mecânicos, eletrônicos, hidráulicos e elétricos do Volkswagen New Beetle fabricado inicialmente na Alemanha, portanto com a mesma boa qualidade de construção e acabamento caprichado.

 

No Brasil, durante as décadas de 1990, 2000 e 2010, os principais concorrentes do Volkswagen New Beetle (2ª geração) e do Volkswagen Fusca (3ª geração), importados oficialmente pela Volkswagen do Brasil, foram o crossover compacto Citroen Aircross, o fastback Chevrolet Astra, os monovolumes compactos Mercedes-Benz Classe A, Honda Fit e Mercedes-Benz Classe B e os hatches compactos Peugeot 206, Fiat Idea, Peugeot 208 e Mini Cooper.

 

O GRUPO VOLKSWAGEN

O grupo alemão Volkswagen é um dos maiores fabricantes de automóveis e utilitários do mundo, incluindo caminhões e ônibus. Também fazem parte do Grupo Volkswagen a Porsche, famosa fabricante de automóveis esportivos de alto luxo; a Scania e a MAN, duas grandes e conhecidas fabricantes de caminhões para transporte rodoviário de cargas; a Audi, uma das maiores e mais conceituadas fabricantes de automóveis de alto luxo do planeta; a Lamborghini, da Itália; a Seat, uma fabricante espanhola de automóveis populares; e a Ducati, uma fabricante de motos de alta performance.

 

Em 2017, por exemplo, o Grupo Volkswagen foi o maior fabricante de automóveis do planeta, com mais de 10,4 milhões de unidades fabricadas, incluindo os números de vendas da Audi, da Seat e da Porsche. Aqui no Brasil, em 2016 a Volkswagen do Brasil foi a 3ª maior fabricante de veículos do Brasil, com quase 230 mil unidades fabricadas.

 

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Logo acima, o simpático painel e volante do Volkswagen New Beetle, que esteve à venda no Brasil, nas concessionárias da marca Volkswagen, entre o ano 2000 e 2011, com bom padrão de acabamento interno e baixo nível de ruído interno. Logo abaixo, o interior do Volkswagen Fusca de terceira geração, com os também graciosos painel e volante, importado para o Brasil entre 2012 e 2019, também com bom padrão de construção, mas dessa vez com mais tecnologia embarcada e acabamento ainda mais caprichado.

De modo geral, a família New Beetle (pronuncia-se Níu Bíto) é composta por duas modernas sub-gerações de modelos hatches ou cupês de três portas e modelos conversíveis de duas portas, com carroceria monobloco de aço galvanizado, com motorização dianteira refrigerada a água e tração dianteira, com capacidade para transportar até quatro pessoas, incluindo o condutor, com a 1ª geração criada nos Estados Unidos na década de 1990, desenvolvida nos Estados Unidos, no México e na Alemanha, também na década de 1990, e fabricada em larga escala a partir da década de 1990, inicialmente pela multinacional alemã Volkswagen, inicialmente na Alemanha e, posteriormente, a partir do ano 2000, pela sua subsidiária Volkswagen de México, para onde a linha de produção foi completamente transferida.

 

A 3ª geração do Volkswagen Fusca também foi fabricada em série e em larga escala no México e Vietnã, entre 2011 e 2019.

 

Essa moderna família faz parte da linhagem Volkswagen Fusca, iniciada na década de 1930 pelo popular clássico Volkswagen Kafer alemão, conhecido também como Volkswagen Beetle, nos Estados Unidos, ou Volkswagen Fusca, este fabricado no Brasil, inicialmente com o nome Volkswagen Sedan, a partir da década de 1950, pela então recém fundada fabricante Volkswagen do Brasil, com mais de 21.000.000 de unidades fabricadas nas várias subsidiárias da gigante alemã, até 2003, quando foi definitivamente descontinuado. Fizeram parte dessa linhagem outros modelos menos conhecidos, como, por exemplo, os veículos militares Kubelwagen e Schwimmwagen, ambos fabricados pela Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial.

 

No entanto, a 2ª e a 3ª gerações do Volkswagen Fusca são projetos civis quase completamente novos em relação à 1ª geração civil, quase nada do clássico Fusca foi aproveitado, somente os nomes Fusca, Beetle e Carocha, por exemplo, dentre outros, e o conceito de carro compacto, com desenho de linhas suaves e curvas, com teto abobadado (curvado ou arredondado), foram aproveitados.

 

Aqui no Brasil, por exemplo, durante a década de 2000, as versões de 2ª geração do hatch Volkswagen Fusca, nomeada aqui no Brasil de Volkswagen New Beetle, eram a de entrada New Beetle hatch, com motor aspirado de 2.000 cilindradas e três portas, sendo duas portas laterais e uma porta traseira; e a top de linha New Beetle Cabrio, conversível, com duas portas laterais e a tampa traseira do porta-malas. Na verdade, o New Beetle chegou ao Brasil alguns anos antes, por meio de importadores independentes.

 

Além disso, até mesmo na versão de entrada Volkswagen New Beetle hach 2.0 aspirada, o nível de sofisticação e refinamento é bom, com acabamento caprichado, com assentos em tecidos finos ou couro, ao gosto do cliente; mecânica apurada, inclusive com injeção eletrônica multiponto de série e 8 válvulas; baixo nível de ruído interno, graças a um bom trabalho de isolamento acústico; e duas opções de câmbio, uma mecânica de cinco marchas e uma automática de quatro velocidades ou marchas. O pequeno automóvel apresentava uma combinação de design diferenciado, bom acabamento interno, boa variedade de itens de conforto, segurança e performance, construção dentro do padrão Volkswagen e economia de combustível, graças a alta eficiência do motor e baixo peso da carroceria.

 

Outro detalhe importante: Todas as versões do hatch Volkswagen New Beetle, de 2ª geração, e do Volkswagen Fusca, de 3ª geração, fabricadas na Europa e no México e importadas para o Brasil nas décadas de 1990, 2000 e 2010, têm motorização transversal. Automóveis com essa configuração são mais seguros porque em caso de acidente grave com impacto frontal o risco do bloco do motor invadir o habitáculo do carro é menor.

 

Nas décadas de 2000 e 2010, dentre os automóveis premium de carroceria compacta mais desejados do Brasil, estava o Volkswagen New Beetle e o seu sucessor, o Volkswagen Fusca, com seus charmosos formatos de carroceria, realmente bonitos e harmônicos, com linhas suaves e agradáveis, pneus largos 205/55, com rodas de liga leve de 16 polegadas; teto solar, este disponível como opcional; formando um visual moderninho, levemente retrô e agradável. Vale ressaltar ou lembrar que, de modo geral, o limite médio atual de velocidade estabelecido para as rodovias brasileiras é de cerca de 100 km/h para os chamados veículos leves de passeio, praticamente o mesmo limite de velocidade estabelecido por lei nas décadas de 2000 e 2010, portanto os números de velocidade máxima do Volkswagen New Beetle, por exemplo, não fazem sentido aqui no Brasil, mas os números de aceleração sim, precisando de apenas 11 segundos para chegar aos 100 km/h, vazio, ou 13 segundos, lotado.

 

Durante as décadas de 2000 e 2010, o moderno hatch compacto da Volkswagen chamava a atenção pelo design levemente vintage, bonitinho, jovial, obviamente inspirado nos clássicos automóveis compactos Volkswagen Fusca ou Volkswagen Carocha comercializados no Brasil e em Portugal, respectivamente, desde a década de 1950, muito comuns lá no Velho Continente também. Estes modelos clássicos foram substituídos pela moderna família New Beetle a partir da década de 2000, totalmente nova, mais moderna, mais eficiente, mais sofisticada, mais refinada e até mais bonita.

 

Os pequenos automóveis da família New Beetle já estavam na 3ª geração, ainda mais moderna, sofisticada e refinada, quando foram descontinuados em 2019. A sua produção em série foi encerrada desde então, com a linha de produção da Volkswagen de México dando lugar para a produção de outros modelos, dentre eles o crossover de tamanho médio Volkswagen Tiguan.

 

CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Logo acima, o New Beetle Cabriolet, bonitinho, na cor azul escura, fabricado a partir de 2003 no México e exportado para diversos mercados, incluindo o Brasil. Logo abaixo, o Volkswagen Fusca Convertible de terceira geração, a versão conversível, também bonito, fabricado a partir de 2011, também no México, e também comercializado no Brasil.

O pequeno Volkswagen New Beetle, que é a 2ª geração da linhagem Volkswagen Fusca, foi importado da Alemanha e do México para o Brasil como um automóvel premium da categoria hatch ou cupê, ou seja, um automóvel com a aparência de dois volumes, com carroceria razoavelmente leve, com proporções bem equilibradas entre o cofre / vão do motor e o próprio motor, o habitáculo (a parte do automóvel em que se acomodam motorista e passageiros) e o porta malas, neste caso considerando apenas o aspecto estético externo, como parte integrante do segundo volume.

 

Note que nos primeiros anos de fabricação os modelos Volkswagen New Beetle não estavam necessariamente posicionados no mercado premium internacional de automóveis compactos, inclusive com versões de entrada tracionadas com motores a gasolina aspirados com 1.400 cilindradas e 1.600 cilindradas, com acabamento um pouco mais simples, inclusive, mas aqui no Brasil a versão intermediária New Beetle hatch com motor motor 2.0 aspirado chegou como modelo premium, inicialmente por meio de importadores independentes, custando algo em torno de US$ 45 mil, no ano de 1999, algo em torno de US$ 81 mil, em valores atualizados, salgado para o tamanho do carro. Ou seja, ele chegou no Brasil como um “carrinho” de rico.

 

Quando a Volkswagen do Brasil passou a realizar a importação oficial, no ano 2000, os preços baixaram para cerca de US$ 30 mil, algo em torno de US$ 54 mil, em valores atualizados, ou seja, continuou sendo tratado como carro premium.

 

As versões importadas para o Brasil estão dentro da categoria dos automóveis compactos premium, com entre eixos de 2,5 metros, com boa qualidade de construção e acabamento, além, é claro, de um nível superior de itens de conforto, segurança e desempenho em relação aos automóveis compactos populares da década de 2000. Esse segmento compacto premium de automóveis é aquele em que, em relação aos carros compactos populares de 1.000 cilindradas, os fabricantes oferecem um nível superior de construção e de tecnologia embarcada, porém não tão espaçosos e confortáveis como os sedãs médios de luxo e SUV’s- Sport Utilities Vehicles premium de tamanho médio.

 

Na verdade, o seu público alvo não tinha (e não tem) essa exigência de espaço interno típica de famílias das classes média e alta, tratava-se de um público específico, um nicho de mercado, formado por consumidores jovens e adultos, geralmente solteiros, de alto poder aquisitivo, bem sucedidos financeiramente, que não davam (e não dão) prioridade ao espaço interno, mas não abrem mão de um design diferenciado e de alta tecnologia embarcada. Naturalmente, por apresentar um projeto superior e com qualidade de construção coerente com a proposta de um automóvel premium, o pequeno automóvel alcançou o patamar de símbolo de status em vários mercados, inclusive no Brasil.

 

A origem do Volkswagen New Beetle é um pouco curiosa: Ele nasceu como um projeto conceitual apenas, pela equipe de design da Volkswagen dos Estados Unidos, sem grandes perspectivas ou pretensões de se tornar um automóvel de linha de produção seriada. O modelo Concept One foi apresentado no salão do automóvel americano North American International Auto Show, em Detroit, a chamada capital americana do automóvel, em 1994, e, é claro, chamou a atenção do mundo inteiro, conquistando fãs e admiradores justamente por causa do aspecto que fazia alusão ao clássico Volkswagen Fusca.

 

Esse carro conceito foi projetado pelos conceituados designers americanos J Mays e Freeman Thomas, que, posteriormente, passaram a trabalhar em conjunto com o também conceituado designer alemão Peter Schreyer, outro ícone do design automotivo. Juntos, eles entenderam que seria mais adequado aproveitar a plataforma Volkwagen PQ34 (a mesma usada para o Volskwagen Golf de 4ª geração e o Audi A3 de 1ª geração) para a montagem da carroceria monobloco do pequeno Volkswagen New Beetle, aproveitando também os motores, câmbio e suspensão.

 

O carrinho mexicano tinha (e ainda têm) um visual moderno para a época, com o capô do motor inclinado para melhorar a visibilidade que o motorista tem à sua frente.

 

O designer americano J Mays é respeitado pela indústria automobilística mundial. Além de trabalhar na Volkswagen, ele também já esteve na Ford Motor Company e na Chrysler Corporation. Ele foi um dos principais responsáveis pelo desenho do Ford Fiesta, do Aston Martin DB-9, do Jaguar F-Type, do Ford Mustang e do Land Rover Discovery, dentre outros projetos. Não é uma surpresa, portanto, a origem do bom gosto no design do Volkswagen New Beetle. Ele trabalhou em parceria com outro respeitado design americano, Freeman Thomas, que também trabalhou na Ford, na então DaimlerChrysler, na Audi e na Porsche, sendo um dos principais responsáveis pelo design do Audi A4, do Dodge Charger e do Audi A6, dentre outros projetos.

 

Ambos trabalharam em conjunto com outro mestre do design automobilístico, o alemão Peter Schreyer, que também esteve na Kia Motors, na Audi AG e na Hyundai Motor, nas quais deu sua contribuição para o design do Audi A3, do Kia Cadenza, do Audi A4, do Kia Optima, do Audi A6, do Kia Picanto, do Hyundai i30, do Kia Sportage, do Volkswagen Golf e do Kia Sorento, dentre outros.

 

Anos depois, a partir de 2011, foi iniciada a produção seriada da 3ª geração da linhagem Volkswagen Fusca, com uma completa reformulação do projeto, inclusive com a plataforma melhorada Volkswagen PQ35, novas partes estruturais que formam o monobloco, novo acabamento interno e novo motor, além de um design reformulado, embora inspirado, em certa medida, no design da 2ª geração.

 

Quando parecia impossível deixar o Volkswagen New Beetle ainda mais bonito, eis que surge a 3ª geração da linhagem Volkswagen Fusca, em 2011, desenhada pelos projetistas Walter da Silva e Marc Lichte, com design muito bem resolvido, com aspecto “moderninho”, mas dessa vez com linhas uma pouco mais ousadas, levemente vincadas e esportivas, formando um conjunto realmente charmoso e levemente ousado, mas mantendo um envolvente conjunto de para-choques, dianteiro e traseiro, e um bonito conjunto de assentos dianteiros e traseiro com linhas levemente esportivas e também vincadas, perfeitamente combinadas com o painel e o volante, também com linhas levemente vincadas. Na prática, uma “aula de bom gosto” para os demais fabricantes de automóveis.

 

O designer italiano Walter da Silva também é um dos mais respeitados pela indústria automobilística mundial, ele esteve entre os principais responsáveis pelo desenho do Volkswagen Jetta, do Volkswagen Passat, do Alfa Romeo 156, do Audi Q7, do Volkswagen Polo, do Seat Ibiza, da Volkswagen Amarok, do Audi A6, do Seat Córdoba, do Audi A3, do Alfa Romeo 146, do Volkswagen Golf e da Volkswagen Touareg, dentre outros projetos. Também não é uma surpresa, portanto, a origem do bom gosto no design do Volkswagen Fusca de 3ª geração.

 

O Volkswagen Fusca de 3ª geração esteve disponível no Brasil nas concessionárias da marca Volkswagen, por meio de importação oficial.

 

NEW BEETLE / FUSCA (2ª GERAÇÃO)

Logo acima, uma das mais bem sucedidas versões do hatch alemão e mexicano, o Volkswagen New Beetle, com motorização aspirada de 2.000 cilindradas, com design levemente retrô. Logo abaixo, os assentos dianteiros do carrinho, com espaço suficiente para o motorista e passageiro e comando elétrico dos vidros. Na década de 2000, o New Beetle, que é a segunda geração do Volkswagen Fusca, era objeto de desejo de jovens das classes alta e média brasileira, ele chamava (e ainda chama) atenção por onde passava.

O Volkswagen New Beetle é um automóvel hatch ou cupê com capacidade para transportar até quatro pessoas, incluindo o condutor, com carroceria monobloco construída em aço galvanizado, com motorização compacta dianteira transversal, com arrefecimento à água e tração dianteira, fabricado em série inicialmente, a partir de 1998, na Alemanha, e, posteriormente, a partir do ano 2000, no México, com duas portas laterais e uma porta traseira para acesso ao porta-malas. A grande maioria das unidades de New Beetle importadas para o Brasil foram fabricadas no México durante a década de 2000, com motor aspirado de 2.000 cilindradas, com 8 válvulas e injeção eletrônica multiponto, com 115 cavalos de potência e 17 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h de 11 segundos, quando vazio, ou 13 segundos, quando lotado.

 

Trata-se de um automóvel completo, com um bom número de itens de segurança, conforto e desempenho, a grande maioria de série, dentre eles o ar condicionado; a direção hidráulica; os vidros elétricos e a trava central elétrica; com duas opções de câmbio, sendo um câmbio manual de cinco velocidades ou marchas e um câmbio automático de quatro velocidades; freios a discos nas quatro rodas, com ABS ou antibloqueio; dentre outros itens.

 

Embora seja claramente inspirado no design do clássico Volkswagen Fusca original, das décadas passadas, o Volkswagen New Beetle é um automóvel quase totalmente original de hatch premium, com para-choques envolventes e na mesma cor da carroceria. As lanternas traseiras têm um desenho gracioso, harmônico e agradável, bem resolvido, e o interior tem um desenho agradável também, com formato jovial, com bonito painel de formas arredondadas, com volante de três raios, formando um conjunto suave, sem muitas ousadias estéticas, mas, por outro lado, sem compromisso com o conservadorismo. Os designers e engenheiros da Volkswagen acertaram em cheio no aspecto externo e interno do veículo, tudo bem proporcional e equilibrado, sem exageros ou exibicionismos, mas, por outro lado, nada muito sério, reverente e sóbrio, afinal o público alvo era formado, na grande maioria, por jovens e adultos solteiros.

 

O desenho da carroceria do Volkswagen New Beetle foi claramente inspirado no pequeno e clássico Volkswagen Fusca de 1ª geração, das décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990, um grande sucesso de vendas da fabricante alemã Volkswagen AG, por sua vez com antiga motorização boxer traseira refrigerada a ar, tração traseira e com frente em formato arredondado. No entanto, as semelhanças ou alusões entre o velho e veterano Fusca e o moderno New Beetle estão apenas no formato estético externo, foi o projeto do New Beetle é totalmente diferente, a começar pela construção em monobloco, a motorização dianteira refrigerada a água e a tração dianteira.

 

Só pra se ter uma ideia de como o Volkswagen New Beetle é realmente muito mais moderno que o clássico Volkswagen Fusca, saiba que o carrinho mexicano conseguiu alcançar, no ano 2000, quatro estrelas no teste do EuroNCAP, o programa europeu de avaliação do nível de segurança dos automóveis comercializados no Velho Continente.

 

Além das versões básicas, intermediárias e top de linha, algumas versões esportivas de produção limitada do Volkswagen New Beetle foram fabricadas na década de 2000, incluindo o New Beetle RSi, com motor Volkswagen V6 de 3.200 cilindradas, câmbio de seis velocidades ou marchas e com suspensão modificada, mais firme.

 

Embora algumas versões mais simples do Volkswagen New Beetle tenham sido comercializadas na Europa Ocidental, no Canadá e nos Estados Unidos, aqui no Brasil ele chegou como um automóvel completo, dentro da categoria premium.

 

Aqui no Brasil, a versão intermediária do Volkswagen New Beetle, com motor aspirado de 2 litros, foi a mais vendida na década de 2000. Ela já saía da fábrica mexicana com uma boa variedade de itens de série, como direção hidráulica; ar condicionado e ar quente; airbags frontais; vidros elétricos e trava central elétrica das portas; bancos em couro (opcional) ou em tecidos finos; banco traseiro bipartido; coluna de direção ajustável; câmbio manual ou automático, dependendo do modelo; piloto automático; retrovisores com controle elétrico; aparelho de som com rádio AM e FM, com CD player e com vários alto-falantes espalhados pelo interior do veículo; desembaçador do vidro traseiro; teto solar elétrico (opcional); rodas de liga leve, com pneus largos, 205/55 R16; dentre outros itens.

 

O Grupo Volkswagen tem uma já bem conhecida tradição de projetar seus automóveis com boa estabilidade, com suspensões bem elaboradas, para favorecer o máximo possível a estabilidade e, por consequência, a segurança. No Volkswagen New Beetle essa tradição foi mantida, com suspensão independente McPherson na dianteira, com braços triangulares inferiores, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores pressurizados; e semi-independente na traseira, com eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores pressurizados; tudo isso complementado com rodas de liga leve e pneus bem largos.

 

O pequeno Volkswagen New Beetle hatch era oferecido com acabamento interno caprichado, com tecidos finos ou couro, agradáveis ao toque e de visual atraente ou com bancos revestidos em couro, dependendo do gosto do cliente.

 

Uma versão conversível do Volkswagen New Beetle também foi fabricada, chamada Volkswagen New Beetle Cabriolet, vendido a partir de 2003, com quase todos os itens de conforto, segurança e desempenho da versão New Beetle hatch, mas com o acrescimento do ESP ou controle eletrônico de estabilidade e reforços estruturais para preservar a rigidez do monobloco.

 

VOLKSWAGEN FUSCA (3ª GERAÇÃO)

Logo acima, uma das mais completas e bonitas versões da família New Beetle, o Volkswagen Fusca TSi de terceira geração, com duas portas laterais e com motorização 2.0 com turbo, com 2.000 cilindradas e injeção direta de combustível. Logo abaixo, os assentos traseiros compactos, com espaço suficiente para apenas dois adultos.

O Volkswagen Fusca de 3ª geração é um automóvel hatch compacto, com capacidade para transportar até quatro pessoas, incluindo o condutor, com carroceria monobloco construída em aço galvanizado, com motorização dianteira compacta transversal e tração dianteira, com duas portas laterais e uma porta traseira para acesso ao porta-malas.

 

A fabricante mexicana Volkswagen de México iniciou a fabricação em série do Volkswagen Fusca de 3ª geração em 2011, nomeado como Volkswagen Beetle nos Estados Unidos e Volkswagen Fusca no Brasil, por exemplo. Em outros países ele também foi renomeado, como Volkswagen Coccinelle, na França, e Volkswagen Maggiolino, na Itália, dentre outros nomes.

 

Também neste caso trata-se de um automóvel quase totalmente original de hatch premium, com para-choques envolventes e na mesma cor da carroceria, mas com desenho totalmente novo em relação ao seu antecessor, embora não pareça. Mudou quase tudo, a plataforma foi reformulada, o monobloco também, os então novos motores compactos Volkswagen TSi, todos dentro do conceito downsizing, com cilindradas variando entre 1,4 litro e 2 litros, com turbo, foram montados transversalmente no cofre do Volkswagen Fusca de 3ª geração, combinados com cinco opções de câmbio, sendo duas manuais e três automáticas.

 

Uma opção de motor convencional, com 2.500 cilindradas e cinco cilindros em linha, esteve disponível para consumidores americanos, mas não chegaram ao Brasil. Além disso, duas opções de motores a diesel estiveram disponíveis para consumidores europeus, mas também não chegaram ao Brasil.

 

Também nesse caso as lanternas traseiras têm um desenho gracioso, harmônico e agradável, bem resolvido, e o interior tem um desenho agradável, com bonito painel de formas levemente arredondadas e bonito volante de três raios, formando um conjunto suave, sem muitas ousadias estéticas, com um pouco de irreverência e diversão, não muito, o suficiente para agradar o seu público consumidor, mas, por outro lado, sem prejudicar o valor de renda.

 

Os designers e engenheiros da Volkswagen acertaram mais uma vez no aspecto externo e interno do veículo, tudo bem proporcional e equilibrado, sem exageros, com o vão compacto do motor em formato de cunha, com espaço suficiente para incluir ali os motores de 1.200 cilindradas, 1.400 cilindradas, 1.800 cilindradas e 2.000 cilindradas, o ar condicionado e o câmbio mecânico ou automático.

 

Aqui no Brasil, somente uma das opções de motorização downsizing do Volkswagen Fusca de 3ª geração foi importada oficialmente, a Volkswagen Fusca 2.0 TSi, a versão intermediária do Volkswagen Fusca, com motor Volkswagen TSi 2.0 turbo, de 2 litros, com injeção direta de combustível, 16 válvulas, quatro cilindros em linha, com 200 cavalos de potência e 28 kgfm de torque, o que garantiu ao pequeno automóvel um comportamento ágil, precisando de apenas 10 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, mesmo lotado de passageiros e bagagem.

 

Ela já saía da fábrica mexicana com uma ótima variedade de itens de série, como direção elétrica; ar condicionado e aquecedor; airbags frontais e laterais; vidros elétricos e trava central elétrica das portas, com alarme; bancos em couro ou tecidos finos; câmbio manual de seis velocidades ou marchas ou automático DSG, de dupla embreagem, com seis velocidades; retrovisores com controle elétrico; aparelho de som com rádio AM e FM e CD player, com entrada USB para arquivos de áudio em MP3 e com vários alto-falantes espalhados pelo interior do veículo; desembaçador do vidro traseiro; teto solar elétrico (opcional); e sensor de estacionamento; dentre outros itens.

 

Mais uma vez, a Volkswagen manteve no Volkswagen Fusca de 3ª geração a tradição de projetar seus automóveis com boa estabilidade, com suspensões bem elaboradas, para favorecer o máximo possível a estabilidade e, por consequência, a segurança. Neste caso a fabricante optou pela combinação de suspensão dianteira independente McPherson e independente multilink na traseira, realçando as características dinâmicas encontradas no Volkswagen New Beetle, da geração anterior. No caso do Volkswagen Fusca de 3ª geração foi dada preferência por rodas de liga leve de 17 polegadas, com pneus 225/45 R17, tudo isso complementado pelos freios ABS ou antibloqueio, pelo controle de tração ASR e pelo controle de estabilidade.

 

Conhecida também como geração Volkswagen Beetle A5, ela foi oferecida no Brasil em duas versões principais, a Volkswagen Fusca hatch e a Volkswagen Fusca Convertible, todas com acabamento interno caprichado, com tecidos finos, agradáveis ao toque e de visual atraente ou com bancos revestidos em couro, dependendo do gosto do cliente.

 

A versão Volkswagen Fusca hatch, de teto metálico e fixo, foi a mais vendida, com motorização Volkswagen TSi 2.0 turbo, de 2 litros, com injeção direta de combustível, 16 válvulas, quatro cilindros em linha, com 200 cavalos de potência e 28 kgfm de torque, com injeção eletrônica multiponto, com bons números de desempenho, precisando de 10 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, mesmo lotado de passageiros. Ela foi baseada na plataforma Volkswagen PQ35 do Grupo Volkswagen, utilizada também para a montagem dos monoblocos do Volkswagen Golf de 5ª geração, do Audi A3 de 2ª geração e do Volkswagen Tiguan de 1ª geração, dentre outros.

 

É claro que toda essa sofisticação não saía barato. Aqui no Brasil essa versão intermediária do Volkswagen Fusca era vendida em 2016 com preços em torno de R$ 98 mil nas concessionárias Volkswagen de veículos novos, o dobro do preço de um automóvel popular compacto, com motor de 1.000 cilindradas e poucos opcionais. Atualmente é possível encontrar o Volkswagen Fusca de 2ª geração somente no mercado nacional de automóveis usados, por preços entre R$ 65 mil e R$ 85 mil, a maioria em bom estado de conservação, inclusive algumas unidades blindadas nível IIIA. Note que houve pouca desvalorização em relação ao preço do veículo quando novo. “Por que será?” É o charme, meu caro, é o charme.


CONTROLE DE QUALIDADE

Logo acima, toda a linhagem Volkswagen Fusca reunida, com o “vovô” Fusca à esquerda e o desejado Volkswagen Fusca Corvertible em primeiro plano, com sua moderna carroceria conversível, um projeto com design totalmente novo em relação ao clássico modelo, com nova carroceria monobloco inclusive. Logo abaixo, um bônus nostálgico, pra quem gosta de recordações, alguns dos principais modelos clássicos e modernos de automóveis da Volkswagen, reunidos, incluindo a Volkswagen Kombi e o Volkswagen Passat, que, óbvio, não fazem parte da linhagem Volkswagen Fusca.

Durante a década de 2000 e 2010, as fábricas usadas para a montagem da 2ª e 3ª gerações da linhagem Volkswagen Fusca, importadas para o Brasil, inclusive, obedeceram a padrões internacionais de qualidade do Grupo Volkswagen, o que resultou em um veículo de qualidade reconhecida pelo mercado brasileiro, com construção exemplar das carrocerias.


As revisões anuais devem incluir a checagem de vários itens, como qualquer outro modelo de automóvel importado do segmento premium, com atenção especial ao estado de conservação do câmbio automático DSG, de dupla embreagem, que equipa uma parte dos modelos importados para o Brasil. É aconselhável checar periodicamente, pelo menos uma vez por ano, se o sistema está adequadamente lubrificado, principalmente as embreagens, para evitar aquecimento excessivo e desgaste prematuro dessas peças.


A grande maioria das unidades de New Beetle e Fusca com câmbio automático DSG, importada oficialmente pela Volkswagen do Brasil, possui embreagens banhadas a óleo, mesmo assim é aconselhável checar periodicamente, pelo menos uma vez por ano, se o sistema está funcionando normalmente. Por isso, é recomendável levar o veículo, pelo menos uma vez por ano, a uma das concessionárias da marca Volkswagen ou a uma oficina independente que entenda de automóveis premium, como as oficinas da franquia High Torque, por exemplo.


Todo automóvel sofisticado tem custo de manutenção mais alto que o custo de manutenção de automóveis populares, isso é óbvio. Mas até o momento não foram encontrados problemas crônicos de estrutura, elétrica, hidráulica e eletrônica na 1ª e 2ª gerações da família New Beetle, o que significa que, comparando com outros modelos de automóveis premium da mesma categoria, de outras marcas, elas tem um custo de manutenção tolerável, o que não significa necessariamente que seu custo de manutenção seja baixo.


Atualmente, elas só estão disponíveis no mercado de automóveis usados, a maioria em bom estado de conservação. Mesmo assim é aconselhável que o eventual comprador verifique se a unidade que lhe interessa está realmente em bom estado. Na dúvida, solicite uma vistoria técnica de um profissional de confiança e a checagem da regularidade da documentação por um despachante, por exemplo.


O eventual comprador deve ser seletivo e deve tomar alguns cuidados na hora da compra. Além disso, ele deve ser criterioso na manutenção do modelo, é necessário verificar se na região onde mora há concessionárias Volkswagen ou oficinas independentes que entendam de automóveis premium. Caso a unidade que lhe interesse tenha câmbio automático DSG com embreagens secas, verifique se é possível trocar todo o câmbio por um equivalente DSG banhado a óleo e aproveite para pedir um desconto no preço do veículo, para cobrir pelo menos uma parte dos gastos com esta substituição.


Além disso, verifique o estado de conservação das rodas esportivas de 17 polegadas, com pneus de perfil baixo, que sofrem com a pavimentação irregular das ruas, avenidas e rodovias brasileiras. Na dúvida troque também o conjunto de rodas e pneus por conjuntos novos, lembrando que, na medida do possível, deve-se evitar alterar as características originais do veículo.


FICHA TÉCNICA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS


NEW BEETLE / FUSCA (2ª GERAÇÃO)

  • Capacidade: 1 motorista e 3 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,1 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,5 metro;
  • Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,5 metros;
  • Estrutura: Monobloco de aço;
  • Plataforma: Volkswagen PQ34 (A4);
  • Motorização (potência / torque): VW 2.0 aspirado, 4 cilindros (115 cavalos / 17 kgfm);
  • Motorização: Injeção eletrônica multiponto, 8 válvulas e posição transversal;
  • Taxa de compressão: 10:1;
  • Câmbio: Manual de 5 velocidades ou marchas;
  • Câmbio: Automático de 4 velocidades;
  • Tração: Dianteira;
  • Porta malas: Aprox. 180 litros;
  • Peso (aut.): Aprox. 1.265 kg (vazio, completo);
  • Tanque combustível: Aprox. 55 litros;
  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson, braços triangulares, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Semi-independente, com eixo de torção, molas helicoidais, amortecedores e barra estabilizadora;
  • Consumo na cidade: Aprox.
  • Consumo na rodovia: Aprox.
  • Ruído interno (100 km/h): Aprox.
  • Rodas / pneus: Liga leve de 16 polegadas / 205/55 R16,;
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Preço; Aprox. R$ 35 mil (usado / bom estado de conservação);


VOLKSWAGEN FUSCA (3ª GERAÇÃO)

  • Capacidade: 1 motorista e 3 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,3 metros;
  • Largura: Aprox. 1,8 metro;
  • Altura: Aprox. 1,5 metro;
  • Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,5 metros;
  • Estrutura: Monobloco de aço;
  • Plataforma: Volkswagen PQ35 (A5);
  • Motorização (potência / torque): VW TSi 2.0 turbo, 4 cilindros (200 cavalos / 28 kgfm);
  • Motorização: Injeção eletrônica direta e  multiponto, 16 válvulas e posição transversal;
  • Taxa de compressão: 
  • Câmbio: DSG, automático de 6 velocidades, com dupla embreagem banhada;
  • Tração: Dianteira;
  • Porta malas: Aprox. 310 litros;
  • Peso: Aprox. 1.364 kg (vazio, completo);
  • Tanque combustível: Aprox. 
  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson, molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Independente multilink, molas helicoidais e amortecedores;
  • Consumo na cidade: Aprox.
  • Consumo na rodovia: Aprox.
  • Ruído interno (100 km/h): Aprox.
  • Rodas / pneus: Liga leve de 17 polegadas / 225/45 R17,;
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Preço: Entre R$ 65 mil e R$ 85 mil (usado / bom estado de conservação);


NEW BEETLE CABRIOLET / FUSCA (2ª GERAÇÃO)

  • Capacidade: 1 motorista e 3 passageiros;
  • Comprimento: Aprox. 4,1 metros;
  • Largura: Aprox. 1,7 metro;
  • Altura: Aprox. 1,5 metro;
  • Entre eixos (espaço interno): Aprox. 2,5 metros;
  • Estrutura: Monobloco de aço;
  • Plataforma: Volkswagen PQ34 (A4);
  • Motorização (potência / torque): VW 2.0 aspirado, 4 cilindros (115 cavalos / 17 kgfm);
  • Motorização: Injeção eletrônica multiponto, 8 válvulas e posição transversal;
  • Taxa de compressão: 10:1;
  • Câmbio: Manual de 5 velocidades ou marchas;
  • Câmbio: Automático de 4 velocidades;
  • Tração: Dianteira;
  • Porta malas: Aprox. 180 litros;
  • Peso (mec.): Aprox. 1.375 kg (vazio, completo);
  • Tanque combustível: Aprox. 55 litros;
  • Suspensão dianteira: Independente, McPherson, braços triangulares, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores;
  • Suspensão traseira: Semi-independente, com eixo de torção, molas helicoidais, amortecedores e barra estabilizadora;
  • Consumo na cidade: Aprox.
  • Consumo na rodovia: Aprox.
  • Ruído interno (100 km/h): Aprox.
  • Rodas / pneus: Liga leve de 16 polegadas / 205/55 R16,;
  • CX (eficiência aerodinâmica):
  • Preço; Aprox. R$ 


ONDE COMPRAR


REFERÊNCIAS E SUGESTÃO DE LEITURA

  • Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_New_Beetle
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Direct-shift_gearbox
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_New_Beetle
  • Wikipedia (em inglês): https://en.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_de_M%C3%A9xico
  • Volkswagen (divulgação): Imagens
  • Wikimedia: Imagens

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